15 anos de Resident Evil

Tags: , , , ,

Este ano a franquia Resident Evil atinge sua adolescência! Faz 15 anos que o T-Vírus e variações subsequentes entraram em nossas vidas, fazendo-nos enfrentar todo tipo de criatura asquerosa. Seja numa mansão obscura no meio da floresta, pelas ruas de Raccoon City, numa ilha misteriosa, em um vilarejo espanhol ou numa cidadezinha africana, vivemos muitas aventuras com um único objetivo: derrubar corporações farmacêuticas dumal. E falando nelas, em que outro universo fora dos games haveria uma multinacional chamada CORPORAÇÃO GUARDA-CHUVA? É amor demais no coração. ♥

Zumbis bocós que dava para desviar fazendo olé, cachorros-sem-tripas, Lickers e Tyrants cretinos, plantas, aranhas e minhocas gigantes, Mister X e Nemesis bombadões, parasitas nojentos e todo tipo de mutação genética bizarra que só os japoneses poderiam conceber… Coitados de nós nesse meio! Para piorar a situação, centenas de puzzles malucos, do tipo “vai com fé que uma hora você acerta”. Quem nunca demorou séculos tentando resolver o maldito puzzle da água de RE3, não é mesmo?

Mas para driblar os percalços, sempre podíamos contar com um isqueiro amigo, uma faquinha fuleira que quebra galho nos momentos de aperto, um lockpick camarada, a fiel pistola, os gloriosos shotgun e rocket launcher, mais uma infinidade de armas. Ao tomar dano, só (passar Gelol) dar uma sprayada gostosa ou ingerir (dorgas) umas ervinhas marotas que (o Entei aparece) fica tudo bem.

Enfim, não vou me estender mais porque dia 28 de setembro está quase aí e farei outra homenagem à nossa querida – e mais bagunçada que trama de novela mexicana – franquia survival horror. Deixo vocês com um vídeo comemorativo que celebra a história de Resident Evil desde 1996.

Vai também um unboxing da coleção especial de aniversário com RE 1 a 3 + trilhas sonoras de RE4 e Code Veronica + manuais, broches, adesivos e uma capinha para guardar RE5 (jogo não incluso no pacote). Por enquanto, lançamento só no Japão. O rapaz da Capcom Unity mostra também um blu-ray de Resident Evil Code Veronica X + RE4 em HD para o PS3, só para o mercado japonês (no ocidente essas versões HD saem para download na Live e na PSN agora em setembro).

Que momentos marcaram vocês na série RE?

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
93 Comentários em "15 anos de Resident Evil"
  1. leandro(leon belmont) alves
    23/09/2011

    Zumbis bocós que dava para desviar fazendo olé, cachorros-sem-tripas, Lickers e Tyrants cretinos, plantas, aranhas e minhocas gigantes, Mister X e Nemesis bombadões.

    RE tava perfeito desse jeito…porque tiveram que botar zumbis que correm e portam armas?(parece que só eu acho isso um absurdo) porque colocaram a Sheeva Alomar no RE 5? Fanservice?, ajudava mais deixando o Chris sozinho mesmo….

    momento marcante em RE…..deixa eu ver…
    …….
    ……
    ……

    quando eu vi Zelto(dono de uma locadora aqui do bairro) vencer o ultimo chefão do RE 1. aquilo foi dramático para um garoto de 9 anos de idade.

    RE 1, RE 2, RE 3 e Code Verônica…que saudade! enfim,parabens a série.

    ps: que eles não façam besteira nesse RE 6 que vai ser o ultimo da série.(ah sei…senta lá Cláudia!)

    seria legal se nesse novo RE volta-se as origens. tipo, zumbi paradões que só atacavam se você chegasse perto…mas acho que seria pedir muito (infelizmente)

    excelente Post Bebs, foi mal por trollar.

    • Bebs
      23/09/2011

      Que mané “trollar”, rapaz. Não tem trollagem nenhuma no seu comentário, ouxe. ;-)

  2. Gabriel Onasses
    23/09/2011

    Cara vou ser sincero, não acho que Resident Evil perdeu tanto o foco assim.Qualé cara foram 6 jogos com o mesmo estilo(Resident Evil 0, Remake, 1, 2, 3, e Code Verônica, ai eles decidiram inovar(oque é até plausível, fizeram do 4 um jogo com uma temática que se balanceava entre o Survivor Horror com um toque de ação(no inicio do jogo até pareceu ação, mas fala sério, durante toda a noite Leon passa pro vários lugares bem assombrosos pra quem tinha começado no 4, cemitério, na parte da cabana, quando enfrenta o gigante, quando via enfrentar o grandalhão do Bitores Mendez), no castelo também deu pra ter alguns sustos, até ai pode se dizer que foi survivor, pelo que pude concluir(após zerar o jogo 4 vezes), é que apenas no fim, quando partimos para a ilha, agente sente que o jogo fica com um pouco de ação(embora até mesmo lá e algumas partes você fique meio que no escuro, sem munição) até ai a franquia tava ótima.O problema é o seguinte o 5 foi na Africa, e lá rola mais esse cenário de Guerra, campo de batalha e tal, e ao meu ver a equipe de produção percebeu que seria ridículo fazer um jogo na Africa e não aproveitar essa temática de Guerra.Ai foi o começo do fim, quando a galera que começou a jogar no 4 se revoltou com a Capcom por ter errado(segundo eles) ao fazer de Resident Evil 5 um jogo de ação e oque é pior passaram a esculachar a saga, dizendo que ela deveria ser refeita e que acabaram com o Survivor Horror, mas eu aposto que se Resident Evil 5 fosse igual ao 4 mantivesse aquele Surivvor Horror legal, essa mesma galera que reclamou do jogo ser ação, reclamaria da franquia ter sido igual durante 15 anos.
    E é nesse ponto que quero chegar, até quanto foi certo antecipar uma mudança de estilo na série?(que é oque todos pedem nessa geração, para que as produtoras inovem na franquia), ao meu ver isso foi extremamente importante para a franquia, pois a partir dai os outros jogos que virão poderão ser igual aos anteriores sem que a galera reclame que a série continua a mesma, oque aconteceu com Resident Evil no 5 para min foi a melhor estratégia que a Capcom poderia ter usado(mesmo que ela não tenha pensado dessa forma caiu como uma luva).

  3. Gabriel Onasses
    23/09/2011

    Outro ponto legal que eu gostaria de enfatizar é essa volta ao Horror, se perceberem bem nesses novos lançamentos da franquia(o Resident Evil: Operation Raccoon City e o Resident Evil revelations não serão lançados só para que a Capcom ganhe mais e mais dinheiro, se perceberem bem eles são bem diferentes entre si mais juntos formam um papel extremamente importante para a Saga como um todo.A galera ta pedindo o Survivor Horror e os zumbis de volta não é?Então para fazer uma pequena experiência de mercado a Capcom vai lançar dois jogos de Resident Evil com oque a galera tá pedindo, mas é ai o ponto!Porque não lançar um jogo só com essas duas características?Simples, a Capcom quer fazer isso com o 6, pois assism alem de trazer o tão esperado retorno do terror na saga ela conseguirá atrair todos os holofotes para si, com uma publicidade imensa.E cara vou te dizer Resident Evil 6 tem tudo para ser o jogo do ano em 2013, se a Capcom souber jogar certo, fazer as jogadas certas na hora certa, e é claro trazendo o Leon que é o personagem mais conhecido, adorado, e carismático da série(não acho que a Ada seja um boa, pois a galera pode reclamar do jogo se parecer com o 4 por esse detalhe)se eles colocarem a Claire de quebra oque tenho certeza que vão fazer pois estamos a quase 10 anos sem um jogo com ela, e já vou adiantando logo, esse novo filme em computação gráfica vai ser de extrema importância(já que em Resident Evil os filmes em computação gráfica fazem parte da história do Jogo).
    Bom era só isso que queria dizer ai, mostrar minha teoria, que tenho certeza que se cumprirá.

  4. Clarice dos Santos
    23/09/2011

    Cada dia mais eu AMO os comentários dos nossos leitores! Sério!!! <3
    Seus lindos XD~
    Agora, sobre Resident Evil, eu não ligava muito pra série. A conheci com meus 10 aninhos (velha pra caralho) e com 11, quando conheci o RE2, não sei porque fiquei com medo da série. O_O Vai entender?
    Depois que comecei a namorar um super fã de Resident Evil que comecei a me interessar, tanto que tenho na listinha de detonados Resident Evil, Resident Evil 2, Resident Evil 5 (que tá mais pra jogo de ação que survival horror), Darkside Chronicles e Umbrella Chronicles. Ainda preciso terminar o 3 e o Code Veronica. ^^
    Parabéns zumbizinhos lindos do meu coração que tiraram meu sono por um mês quando eu era uma Little Girl of War. Muahahahah XD~
    Mandou bem,gema!!! \o/

  5. Clarice dos Santos
    23/09/2011

    Ah, esqueci do meu momento marcante. Serve aquela cena do maldito cachorro que se joga pra dentro da mansão e te assusta quando ele quebra a janela? hauhuahuahuahua
    ODEIO aquela parte! Mesmo eu sabendo que aquela MERDA vai acontecer,eu tomo susto!!!
    >/////

    • Bebs
      23/09/2011

      Os dogs sem tripas eram muito fdps. u__u

      O meu momento tenso, em termos de janelas quebrando, foi no RE2, quando você tá passando num corredor no subsolo da delegacia. Do nada os zumbis quebram as janelas e vem aquele monte de braços pra cima de você, tentando te pegar! O froidz é que o corredor é estreito, você tem que quase entrar na parede oposta pra não te alcançarem.

      • Clarice dos Santos
        23/09/2011

        ODEIO ESSA PARTE!!!
        E quando pula um Licker em cima da sua cabeça?? ¬¬
        Aaffffffffff

  6. 23/09/2011

    Tanto o RE4 quanto o RE5 são ótimos jogos, mas são péssimos RE – o RE4 principalmente. Sempre disse isso e sempre vou dizer.

    O lance é que ambos os jogos não passam instinto nenhum de sobrevivência. Eles tinham que sobreviver na mansão, eles tinham que sobreviver na cidade, eles tinham que sobreviver na ilha Rockfort… Até o Dead Aim – que é uma bomba – tem mais instinto de sobrevivência do que o RE4 e o RE5.

    Mas o lance é que, digamos, a série tomou esse rumo. Quando a Umbrella faliu (após os acontecimentos de RE3 e RE Code Veronica), a Capcom ficou meio sem rumo. Eles sabiam que iam fazer um RE4, mas não sabiam o que fazer para linkar a série aos acontecimentos anteriores. Conseguiram “contornar” a situação criando todo o contexto de Las Plagas e incubar a filha do presidente dos EUA pra dominar o mundo sem perceberem e tal… Sendo que dominação de corpos é um tema que eu já vi em 1861574 filmes.

    Aí, no RE5, eles já colocaram o lance do Wesker se apoderar de uma amostra de Las Plagas e desenvolver um outro tipo de parasita, mais forte – com a diferença de que ele não consegue controlar os infectados. E rola aquele papo de saturar o mundo, evolução da espécie, só os fortes sobrevivem e bla bla bla.

    No geral, eu gosto mais do RE5 do que do RE4, mas é simplesmente pela ideia de fazer sentido. O plot inicial do RE4, por exemplo, é que a filha do presidente foi sequestrada… e ele manda UMA pessoa pra salvá-la? Tipo, é a filha do presidente. No mínimo ele ia mandar um esquadrão pra salvar a filha (é só ver como é feito um resgate de prisioneiros de guerra). No RE5 já fez mais sentido o lance de ter uma dupla de agentes mais os esquadrões que atuam junto na região – tá que só sobram três vivos, né, o Josh, a Sheva e o Chris.

    Aí vem a questão de direcionamento da série. Quem jogou os DLC de RE5 (Lost In Nightmares e Desperate Escape) percebeu isso. O Lost In Nightmares possui exatamente o mesmo esquema de câmera do RE5 (apesar de ter o easter egg da câmera fixa, mas isso é outro papo :P) e consegue passar uma sensação de medo. Já o Desperate Escape é uma ação desenfreada pois, bem, eles estão desesperados querendo escapar dali. Por isso que eu acho que o RE: Revelations tem tudo pra ser um ótimo jogo, com um porém: portáteis não dão a mesma imersão.

    Já o RE: Operation Raccoon City, é uma retomada da Capcom ao multiplayer online. Eles tentaram com o RE Outbreak e Outbreak File #2 (que são dois puta jogos, inclusive). Com o ponto de vista sendo das equipes da USS o jogo tem tudo para ser, no mínimo, interessante. E apesar dele não fazer parte da cronologia, todo o viral do jogo tem dado informações e fechando pontas dos jogos passados.

    Enfim, eu ia escrever o que eu queria um Resident Evil que eu imaginei esses dias, mas ia ficar um comentário imensamente maior e ninguém ia ler, então deixa. Depois eu escrevo bonitinho e vejo se a galera do Resident Evil SAC publica , aí eu só passo o link pra vocês. :)

    • Bebs
      23/09/2011

      Eu leria. Fiquei curiosa sobre o seu Resident Evil ideal. =(

      Se publicar lá no SAC, não esquece de passar o link. ^^

      • 24/09/2011

        Estou escrevendo, Bebs! Acho que, na real, eu vou terminar de escrever tudo bonitinho e te mando por e-mail, pode ser? Mal comecei a escrever e já te 2 páginas de Word D:

        • Bebs
          26/09/2011

          Caraca, realmente não dava pra você colar essa história aqui nos comentários. hehehe

          Pode mandar por email sim, vou adorar ler. \o/

  7. Amyr L.
    23/09/2011

    Pra falar a verdade, eu nunca joguei a franquia quando tinha 8, 9 anos porque: 1) Eu podia adorar halloween , mas tinha um medo absurdo de filmes de terror e qualquer coisa relacionada a eles (contraditório, né?) 2) Assim como castlevania, final fantasy e outras franquias famosas, criei uma certo preconceito que só foi destruído com muita reza braba.
    Mas um dia um amigo chegou com Resident Evil 4 aqui em casa e sugeriu que nós tentássemos zerar juntos (Só ele zerou na verdade, eu servi mais de tradutor simultâneo Eng > PT-BR. Eu pegava tão pouco no controle que quando ia jogar, morria muito rápido) e acabei achando bem bacana. Agora eu aluguei resident evil 5 e eu e o mesmo amigo estamos zerando pouco a pouco (Minha faculdade não permite que nós fiquemos tão zurados nas nossas sessões co-op como quando nós tinhamos 10 anos). Apesar das reclamações sobre o jogo que vi em alguns sites net afora, estou achando uma esperiência divertida e bastante satisfatória. Em algum futuro próximo, estarei fazendo Jill sandwich e logo logo terei quitado todas as minhas dívidas =)

    PS: Meu primeiro survival horror foi Alone in the Dark: The new nightmare pra PSX. Mas não zerei até hoje porque era muito novo e besta pra resolver os puzzles da mansão (Além de na época morrer de medo daquelas coisa estranhas que saiam pra te atacar no escuro, sem falar nos cachorros dumal) rsrs

    • The Punisher
      23/09/2011

      Alone in the Dark foi o precursor do Suvival Horror

      • leandro(leon belmont) alves
        23/09/2011

        sinto lhe dizer Mestre Kenshiro, mas não foi Alone the Dark que inagurou o gênero Terror nos games. foi um jogo chamado Sweet Home, para o NES. era bem perturbador e sanguinário com tinha toques de rpg, e esse jogo foi feito em 1989 e Alone the Dark foi em 1992.

    • Bebs
      23/09/2011

      Amo a ambientação do New Nightmare. *-*
      Mas apesar de gostar do jogo, lembro que eu achava alguns elementos meio mal resolvidos.

      Aquela mansão tinha uns puzzles bizarrões, hein? Eu me amarrava no contraponto do cenário do Edward, mais focado na ação, com o cenário da Aline, mais focado nos puzzles. Gosto de jogos que tem essa dinâmica de acompanhar o enredo por pontos de vista diferentes, mas que vão se cruzando ao longo da narrativa. Isso é um dos fatores que faz RE2 ser o meu preferido na franquia. =)

      • Amyr L.
        23/09/2011

        Se eram mal resolvidos ou não, eu não pensava muito nisso na época rs Além disso era CD piratão (Triste isso, tsc tsc, na época nem fazia idéia de que meu PS1 era destravado) por isso todas as cutscenes não rodavam direito, então eu nunca vi o começo do jogo. Mas lembro de que sempre escolhia o Edward e sempre parava na mansão porque eu não sabia que diabos eu deveria fazer em seguida. Mas falei pra mim mesmo que assim que eu terminar minha mini maratona de metroidvanias, vou procurar esse jogo de novo para poder me redimir. (E a lista de coisas que eu não joguei porque era muito novinho e besta aumentam rs)

        • Bebs
          24/09/2011

          É mesmo, na época você era bem novinho! Jogando agora você vai ter uma visão bem mais ampla do New Nightmare. Quando jogar, vou querer saber o que achou. ^^

          • Amyr L.
            24/09/2011

            Só me sinto diminuto perto de tanta gente que teve experiências com survivor horror XD

  8. Carcaju
    23/09/2011

    “uma faquinha fuleira que quebra galho nos momentos de aperto”… fuleira nada!! No RE3, eu fiquei ninja naquela “esquiva” e matei o Nemesis na primeira vez que ele aparece só na facada! Foram quase 30 golpes de faca (28 para ser mais exato)!!

    • 23/09/2011

      Eu jurava que era o unico que tinha conseguido fazer essa façanha! HAHAHAHAHAHA

      \o/

      • Carcaju
        23/09/2011

        Eu era moleque na época, não trampava e um camarada havia duvidado que eu conseguiria, hehehe… foi cruel, mas deu certo!! O pior é que eu só joguei o RE3 na época do lançamento, depois não joguei mais, mas lembro de achar que ele tem os momentos mais emocionantes da série!

        • 23/09/2011

          Eu tenho um amigo que tem a PS Plus, então eu acabei pegando os 3 jogos pela conta dele (RE Director’s Cut, RE2 e RE3) porque estão de graça. Aí na quarta eu joguei o RE3. Salvei depois de sair do restaurante (quando você encontra o Carlos) e joguei… Até a Clock Tower. Aí eu sai do jogo porque eu precisava dormir e lembrei “PUTA QUE PARIU, NÃO TEM AUTOSAVE”.

          Ontem eu joguei o RE2 com a Claire, e salvei o jogo pouco antes de controlar a Sherry pela primeira vez. Continuei jogando, cheguei até o William Birkin, matei e… Sai do jogo, de novo. Sem salvar. ¬¬

    • Gabriel Onasses
      23/09/2011

      Caralho cara você também fez isso, eu fui lavando isso até o restaurante, mas conheço um cara que zerou na locadora que tinha aqui fazendo isso(só não sei se foi no Easy ou no Hard).

    • Bebs
      23/09/2011

      Caraca, seus berserkers! D:

      Eu só conseguia derrubar o Nemesis com arma pesada. Por isso que no Mercenaries eu era sempre o Mikhail. =(

      • 23/09/2011

        Eu já tentei fazer knife run, mas sempre foi sem sucesso. :(

        • Carcaju
          26/09/2011

          Ah não cara, knife run não dá não… a primeira vez que o Nemesis aparece até vai, ele não apela muito e está fracão, mas daí pra frente não rola…

          E eu só consegui a façanha de matar ele na facada porque eu tinha tempo de ser retardado, hoje nem conseguiria mais. Nem os trials do Super Street Fighter 4 eu tenho tempo (ou paciência, rs) para fazer…

          • Hélio
            26/09/2011

            Nunca fiz isso… :/

          • Hélio
            26/09/2011

            Mas em compensação, faço runs “exibicionistas” em GOW, FFXII, etc. :D

  9. raziel
    23/09/2011

    eu matei de hand gun na faca nunca tentei hehe

  10. Mugen
    23/09/2011

    Ôôô, 15 aninhos…(cada vez mais minha infância ganha distância)

    Não vou entrar na discussão do que é ou não é Resident Evil aqui pq o pessoal tá falando mais ou menos o q penso(mentira. tá no trabalho e tá com medo de te verem) principalmente o Bruno Massao.

    Então pula para o momento inesquecível:
    Lembro de jogar o resident evil 2 no meio da semana bem quando eu começava a me “viciar” em jogos. Lá estava eu na parte do helicoptero caído no heliporto, se não me engano, pra pegar um case. Descendo as escadas de fora encontrei uma porta normal…”ahh, vou entrar.” – pensei. Já q tinha a animação da porta q demorava uns 5 segundos, aproveitei e peguei um copo com suco(Tang, 1 dia, levemente adocicado) pra sobreviver no mundo real. Só que, pra quem jogou, sabe que nessa parte, zumbis aparecem na animação pra te pegar(ui)…então minha reação foi uma cuspida e uma chuva fenomenal de suco de uva q sujou o joystick, o PS1 e o meu dever de casa(barganha com a minha mãe)… o resultado desse momento lindo foi eu ter de desligar o videogame, limpá-lo e refazer o dever de casa enquanto o olhar da minha mãe dilacerava minha mente…MALDITOS ZUMBIS!

    Não foi assustador, mas sim surpreendente (o volume tava quase no máximo) Resumindo: passei pela porta- virei a cara pra pegar o suco- toca a música de suspense- viro a cara>>chuva roxa com açúcar- a pior tarde da minha infância…

    “Parabéns” Resident Evil(Irony Mode:On)
    Que retorne às raízes qualquer dia.

  11. 23/09/2011

    No começo eu não jogava muito o RE, até pq eu era viciado em Tomb Raider e não largava. Mas a série me conquistou com o lançamento do RE3 e acabei por pirar muito quando surgiu na minha frete a primeira vez o Nemesis.
    Mas 15 anos mew. To ficando velho =/ aheuaehuaeh

    • Bebs
      23/09/2011

      Tamo ficando tudo véio. =///

  12. The Punisher
    23/09/2011

    Pra mim os que mais me marcou me chamou a atenção e me fez tornar fã da série foi o Resident Evil 2, e creio que foi o mesmo para a maioria. Mas depois veio o Resident Evil: Code Veronica que gostei bastante também, pra mim foram os melhores da franquia. Gosto também do 4 e do 5, mas não exatamente como Survival Horror por não terem as mesmas características de seus antecessores.

    PS.: E Bebs, existe atualmente uma empresa farmacêutica dumal uma subsidiária da Umbrella Corporation  que usa um nome fantasia como fachada como pode ser visto nesse vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=Vr4z6TJTve8&feature=related

    • Gabriel Onasses
      23/09/2011

      Cara eu pensei exatamente isso quando vi essa propaganda da Avon.

    • leandro(leon belmont) alves
      23/09/2011

      aconteceu a mesma coisa de eu gostar de Resident evil 2 e o Code Veronica. eu não viajei no RE 4 e 5 e esse comercial da Avon é de assustar

      • The Punisher
        24/09/2011

        Se tu ver a versão do Resident Evil Code Veronica para Dreamcast que foi a que eu joguei quando tive o Dreamcast é de longe melhor que a do PS2 em qualidade gráfica nem se compara, nunca que o PS2 foi ou é melhor que o Dreamcast nesse quesito. E eu digo isso com convicção, pois tive ambos os consoles e ainda teria o Dreamcast se não fosse o problema da leitora dele que estragou e na época eu não tinha grana para o conserto. Bons tempos aqueles.

  13. Marcus
    23/09/2011

    Vendo o Nemesis esmagando a cabeça do Brad deu até uma saudade, pena que já baixei RE 1, 2, 2 3 pela PSN porque eu gostaria de ter esse pacote especial xD

  14. bQUARKz
    23/09/2011

    Gostei muito do RE2. E depois deste, RE4 dá uma ação a mais na série, o que para mim foi uma evolução natural, gostei muito tb e estou aguardando o remake em HD para comprar. RE5 foi tenebroso, conseguiram estragar aquilo que estava ficando muito bom. Zerei esses dias o remake do RE1 para Wii, só para matar saudades, muito bom tb.

  15. Ana
    23/09/2011

    Poxa, RE marcou. Já dá pra considerar como algo nostálgico, o primeiro que eu fechei foi o RE 2 e lembro que na época eu morria de medo, apesar dos zumbis serem bocós que dava para desviar como o Rebeca citou. XD Lembro-me também dos diálogos bobos do primeiro RE, tipo bem óbvios no começo hehehe. Joguei quase todos, apesar de eu não ter gostado a partir do RE 4 digo que foi uma série que, com certeza, faz parte da minha história gamer. =D
    Adorei o post Rebeca!
    Bjs =*

  16. Gabriel Onasses
    23/09/2011

    Pô cara eu não vou dizer qual foi meu mais marcante pois acredito que todos foram, desde o dia em que meu primo chegou aqui em casa com seu finado PS1 numa noite de sexta-feira eu percebi que deveria platinar toda a saga(ainda não fiz isso, mas todos os que fazem parte da cronologia já platinei, e alguns spin-off como a Chronicles de Wii).

  17. georges
    23/09/2011

    Momento mais marcante pra mim foi terminar Code Veronica.
    Sério, pra mim esse foi o RE com os Enigmas mais difíceis ja feitos e acho que ninguém nunca economizou tanta munição como eu no final.
    Acho q fui o único q não pegu a magnum pq eu deixei o extintor vazio na ilha Rockfort :(
    Tomara que RE faça mais 15 anos!

    PS:Odeio Hunters!

  18. Fernanda
    23/09/2011

    Bom,meu momento mais marcante foi quando eu tinha 4 anos e vi meus tios jogando RE1,bem na hora que a Jill passa em um corredor e é atacada pelos cachorros,gritei loucamente pela minha mae e passei uma semana sem dormir…aiai bons tempos…

  19. Mih
    23/09/2011

    Momento marcante?o Nemesis explodindo o helicóptero que ia resgatar a Jill no RE 3 *_____*

    http://www.youtube.com/watch?v=mPYamnhR7Io

    Enfim,parabéns zumbizinhos lindos do nosso ♥

    • Bebs
      24/09/2011

      Essa tem lugar eterno na lista de maiores sacanagens de vilões dos games!

      • 24/09/2011

        Outra sacanagem imensa é o Nicholai fugindo com o helicóptero hahahaha (dizem que esse é final cannon de RE3)

  20. weslley
    23/09/2011

    pra mim o momento mais marcante de RE é o final do RE3 muito cliche mais é massa e quando os redfields sem encontram finalmente…..

  21. Gabriel Onasses
    24/09/2011

    Cara pensando bem, o momento mais marcante não foi em nenhuma cena, e sim quando eu ZEREI os jogos da série, o Resident Evil 1 com o Chris, pois a galera do bairro tava toda lá na locadora olhando, quando o Brad chegou com o helicóptero todo mundo vibrou, com o 2 e o 3 até que teve uma animação dos meus primos, mas com o resto da saga, foi animação só nos 30 primeiros segundos da cg de encerramento.

  22. 24/09/2011

    O RE que mais me marcou foi o 1 não só por ser o melhor jogo da serie mas foi muito mais pelo modo em que eu o joguei!

    RE4LIFE

  23. Lu Gimenez
    24/09/2011

    eu lembro q eu vi o RE qndo eu tinha 6 anos(hj tenhu 15) e eu morria d medo de RE(o estranhu é q eu jogava silent hill desde os 5 anos e axava engraçado,enquanto cagava d medo d zumbis) até q com uns 10 anos eu comecei a jogar,e zerei qse todos os RE’s,só falta o RE 0
    marcante pra mim foi a primeira aparição do Nemesis

  24. Hélio
    24/09/2011

    Não sei nem o q dizer. RE marcou a minha vida. Todos os episódios são excelentes, nem sei se consigo eleger um preferido.
    RE1 me marcou pelo terror intenso, RE2 foi legal pelo jogo com dois protagonistas, RE3 acho q me divertiu ainda mais com a minhocona gigante e as várias lutas contra Nemesis, Code Veronica é fantástico, achei o episódio com melhor enredo, RE4 teve a melhor jogabilidade e talvez seja meu preferido na série, RE5 continuou o belo gameplay do anterior, enfim…
    Acho q depois de MGS, FF e God of War, essa é a série mais legal q já joguei.

  25. Lora0
    24/09/2011

    Sem dúvida o melhor é Resident Evil 2!!! história perfeita, cenários, a trama te prende ao jogo, sem contar que dá pra jogar várias vezes sem ser repetitivo, pois temos 2 personagens jogáveis em cada CD, e ainda o lado B da história muito mais Hardcore… e meus parabéns aos outros RE3 (muito bom, joguei muito), ao RE REMAKE, RE0 e RE: Code Veronica. O restante 4 e 5 podem jogar no lixo junto com os outbreaks que deram base para os atuais.. concordam?

    • georges
      24/09/2011

      Só concordo com RE 2 ser o melhor e os outbreaks serem ruins.
      Eu goste de Resident Evil 4 e 5.
      Talvez vc não goste por eles serem considerados Resident Evil e serem jogos de ação ao mesmo tempo, mas, se vc esquecer que eles fazem parte da série, perceberá que são ótimos jogos.
      Concorda?

    • 24/09/2011

      Os dois Outbreak são melhores que muitos RE que saíram. Vocês que falam que qualquer um dos Outbreak é ruim é porque jogaram offline (single player) apenas, o que torna o jogo praticamente IMPOSSÍVEL de se jogar em uma dificuldade mais díficil.

      Os dois Outbreak passam uma sensação de survival horror bem maior do que qualquer Resident Evil (incluindo os principais e clássicos) simplesmente pelo fato de colocar você na pele de personagens “normais”. Tirando o Mark, que é segurança e veterano de guerra, e o Kevin, que é policial, todos os outros personagens são cidadãos comuns : A Alyssa é jornalista, a Cindy é garçonete, o Jim trabalha no metrô, o George é cirurgião, a Yoko é estudante e o David é encanador/mecânico.

      Agora, falar que o RE4 e o RE5 são baseados no Outbreak… em que mundo você vive? Tem muito mais de RE Dead Aim (que é uma bomba) no RE4 e no RE5 do que dos RE Outbreak.

      Me atrevo a dizer que os dois RE Outbreak são os jogos mais subestimados da série.

      • Gabriel Onasses
        25/09/2011

        Cara sabe porque essas crianças não gostam dos RE Outbreak?
        Pois ele remete agente a uma dificuldade que tinhamos nos Arcades e nos consoles de 8 e 16 bit.Ai é bem mais fácil pra uma criança que cresceu com os checkpoints da vida falar mal de jogos de nova geração que apresentaram um dificuldade elevada.Da parte gráfica essas 3 gerações anteriores foram excelentes, mas na parte da dificuldade essas ultimas 3 regrediram pra caramba.

        Cara pra você poder falar mal é preciso se conhecer oque ta sendo abordado, não adianta jogar 10 minutinhos e parar porque cansou de morrer.Se a Capcom unisse o o Survivor Horror do Re Remake, com a dificuldade que tivemos nos Re Outbreak, ai sim poderíamos saber quem são realmente os tais fãs da série!

        • georges
          25/09/2011

          Ao contrário do que vc pensa eu joguei os arcades nos anos 90.
          Não é por causa da dificuldade que eu não gosto de outbreak.
          Eu não joguei só 10 minutinhos cara, eu terminei os dois e não foi a dificuldade que me decepcionou pois pra mim, survival horror tem que ser dificil mesmo.
          O problema de outbreak pra mim são aqueles loadings demorados, ele ser dividido em fases pequenas e os vários personagens não se diferenciarem muito uns dos outros na questão das habilidades. Entre vários outros defeitos.
          Já que mencionou os arcades, você ja jogou Streets of Rage 3 no megadrive?
          Esse era dificil.

          • Gabriel Onasses
            25/09/2011

            Joguei, mas não senti tanta dificuldade.

        • georges
          25/09/2011

          Nossa…
          Acho que nunca terminei esse.
          Na verdade, acho q só terminei o segundo ou o primeiro.
          Bem nostalgico.

      • georges
        25/09/2011

        @Bruno
        Eu achei que tiveram coisas bem legais nele mas acho que foram pouco aproveitadas e acabaram me decepcionando.
        E ele também não adiciona muita coisa para a cronologia da série. Acho que só a fase do laboratório subterrâneo e da delegacia adicionam alguma coisa.

        • Gabriel Onasses
          25/09/2011

          Um fato que eu acho tem legal na serie RE é que a maioria do spin-off tem uma certa ligação com a série principal, no primeiro survivor o protagonista era amigo e Leon, o Gaiden também foi meio cronológico porque tinha como protagonistas principais o Leon e o Barry, a série Chronicle mesmo eu nem considero um spin-off porque nela tinhamos respostas a muitas coisas que ficamos em dúvida desde o RE zero, esse operation raccon city também aposto que vai explicar muita coisa sobre os mercenários do 3, e oque eles ficaram fazendo enquanto Jill flertava com o Nemesis.Como você mesmo disse, no Outbreak nos não tivemos um certo apelo cronológico com a série, eles quiseram usa-lo mais como experiência pra um modo multplayer que logo foi implementado no RE 5.

          • georges
            26/09/2011

            Este gaiden eu nunca cheguei a jogar.
            Parece que a capcom não leva a história dele em consideração.
            Iria fazer parte do Residen Evil 4 mas como o jogo ficou eio distante do tema principal eles decidiram transformar em um jogo chamado Haunting Ground, mas esse também nunca joguei. Você sabe se ele é bom?
            “Flertando com o nemesis” foi engraçado.

        • 26/09/2011

          Basicamente, usando seus três pontos:

          são aqueles loadings demorados
          Os loadings eram um problema sim, mas pra quem rodava o jogo diretamente do disco. Como o jogo era focado no multiplayer, praticamente qualquer jogo assim requeria que o mesmo fosse instalado em um HDD do PS2.

          ele ser dividido em fases pequenas
          Novamente, isso se dá pelo fato do jogo ser focado no multiplayer. Por que você acha que o RE5 é dividido em “subcapítulos”? Aliás, pequenas? Só a fase Wild Things do RE Outbreak File #2 leva uns bons 40 minutos no Hard.

          os vários personagens não se diferenciarem muito uns dos outros na questão das habilidades
          Georges, definitivamente você jogou no Easy/Normal, onde as habilidades dos personagens não influenciavam mesmo.
          Nas dificuldades mais acima, principalmente online, os personagens normais (como a Cindy e a Yoko) chegavam a ERRAR tiros. Sim, ERRAR. Imagine você em um corredor, o zumbi vindo na sua direção, você atirar e… errar o tiro. Em compensação, personagens como o Mark, que é segurança, tinha uma força física maior que a dos outros personagens: ele aguentava bem mais porrada que os outros, e também tinha mais força nos ataques físicos. O Kevin já tinha a melhor mira, inclusive se você mirasse por alguns segundos, ele tinha uma espécie de “fine aim”, que em 80% das vezes resultava em headshot.

          E, bem, se você zerou mesmo o jogo, deve se lembrar que… toneladas de spoilers abaixo

          Resident Evil Outbreak

          O cenário Outbreak começa no dia 24 de setembro, algumas horas depois da equipe do HUNK ser morta pelo William Birkin, nos esgotos de Raccoon. Foi exatamente quando começou o Outbreak. Como um adicional, o proprietário do bar onde a Cindy trabalha pediu para ela retirar um pacote com o Robert Kendo, proprietário da loja de armas do RE2.

          Em Below Freeze Point, jogando com a Yoko, vai receber várias informações válidas sobre a Umbrella, principalmente sobre a pesquisa do William Birkin. Aquela cientista chamada Monica, que exige o cartão de identificação da Yoko no começo do capítulo, mata um outro pesquisador (chamado Frost) e rouba uma amostra da G-Larva. Ela então tenta fugir naquele trem que você usa para escapar do laboratório no final do RE2, só que não consegue.

          Em The Hive, jogando como George, você recebe informações sobre os experimentos que acontecem no General Hospital (que você visita usando o Carlos em Resident Evil 3), incluindo uma nota que fala de uma sanguessuga gigante (a que você enfrenta no final desse cenário) e que ela claramente é diferente das sanguessugas que o James Marcus estava envolvido (Resident Evil Zero). Além disso, tem uma outra nota que fala dos experimentos acontecerem justamente nos esgotos, porque é um lugar que poucas pessoas iriam investigar… e cita que o local foi escolhido pelo William Birkin e pelo chefe de polícia Brian Irons.

          O cenário Hellfire é mais importante pelo local que se passa (Apple Inn) do que pelos acontecimentos em si. Esse hotel era um HQ de refugiados pouco antes do incêndio. Quando o hotel pegou fogo, vários refugiados fugiram, mas a grande maioria acabou morrendo. Lembra do Dario Rosso e da filha dele (ambos em RE3)? Pois bem, eles eram refugiados nesse hotel, mas não é claro se eles saíram de lá antes ou depois do incêndio ter começado. Além disso, o Apple Inn é por onde a Ada escapa de Raccoon City (RE2).

          Já em Decisions, Decisions, último cenário desse jogo, tem informações sobre o Nicholai, o mercenário da UBCS que é o “traidor” do grupo em RE3. Ele mostra algumas das ações do Nicholai, como ele era realmente responsável por aniquilar e destruir provas que incriminassem a Umbrella (lembra aqueles pacotes de C4 que explodiram o General Hospital em RE3? Ele faz exatamente o mesmo na universidade, além de matar um pesquisador que se rebelou contra a Umbrella).

          Resident Evil Outbreak: File #2

          O cenário Flashback acontece nos arredores de Arklay, que é justamente onde aconteceram os ataques investigados pelos STARS (RE0 e RE). Além disso, jogando com a Alyssa, você obtem informações sobre o paradeiro de Kurt, um repórter que investigava a Drugs Inc., uma empresa de fachada da Umbrella que também fazia experimentos ilegais – e que estavam sendo testados nesse hospital. A Umbrella dava as drogas, o hospital injetava nos pacientes. E a morte do Kurt aconteceu… 5 anos antes dos eventos de Resident Evil Zero.

          No final do cenário Desperate Times, jogando com o Kevin, vocês escapam em um furgão da polícia. Durante a fuga, a cena mostra uma viatura se dirigindo à delegacia. É a viatura em que estão Claire e Leon. Além disso, mostra exatamente o que aconteceu com o Marvin e porque ele ficou para trás (RE2/RE3). Outra coisa interessante de notar é que existem 4 policiais: Marvin, Rita e mais dois. A Rita sai da delegacia pelo sistema de ventilação, procurando ajuda (ela é quem volta com o furgão), o Marvin e os outros três ficam por lá, protegendo pontos estratégicos. Tirando o Marvin e os sobreviventes, que ficam boa parte do tempo no Main Hall, os outros policiais são mortos. Lembra do chefe Brian Irons, falando em um de seus diários que “caçou” alguns policiais que ainda estavam vivos dentro da delegacia? E que também caçou a filha do prefeito? Então… Junte os pontos.

          O último cenário, End Of The Road, mostra a Linda, uma pesquisadora da Umbrella, que volta ao laboratório para conseguir uma amostra do antivírus. Paralelamente, mostra o envolvimento da UBCS, USS e um executivo da Umbrella chamado Tommy acerca de uma BOW chamada Nyx – que você enfrenta no final do cenário. O lance aqui é: se você ajudar a Linda a escapar da cidade com a cura, o final mostra ela e a Yoko testemunhando contra a Umbrella (uma das coisas que levou a empresa à falência).

          fim dos spoilers

          Então, só concluindo: apesar de não ser um jogo canon, ele tem MUITA informação sobre os acontecimentos em Raccoon City, Umbrella e afins.

          • georges
            26/09/2011

            Nossa!
            Isso foi uma aula!
            Você está certo Bruno.
            Eu não deveria ter deixado a oportunidade de jogar online passar.
            Vou jogar ele mais ua vez em dificuldade mais alta e ver se a minha visão sobre ele muda.

            Agora você ja jogou o Dead Aim?
            Se ja jogou, pode me dizer se ele é bom?
            Eu vi uns videos mas não me deu muita curiosidade.
            Esse eu nunca tive muita curiosidade de jogar

          • 26/09/2011

            Yep, já joguei o Dead Aim. O plot do jogo é legal, mas a execução dele é horrível. Se ele fosse inteiro em terceira ou primeira pessoa, beleza, mas aquela transição de 3ª para 1ª pessoa é um saco. Além disso, o jogo não é difícil, e isso é meio desapontador.

            Quanto aos Outbreak, infelizmente a Capcom fechou os servers, e é praticament eimpossível jogar em dificuldades maiores no single player. Eu compraria fácil uma coletânea HD com os dois Outbreak – facilitaria muito já que hoje em dia temos a Live e a PSN.

          • georges
            26/09/2011

            Então ja sei que devo passar longe de Dead Aim.
            Fechando aki o meu ponto de vista sobre os outbreaks:
            Não é que eu ache ruim, pois Resident Evil pra mim nunca foi algo ruim, só acho que ele deixou muito a desejar em alguns pontos no single-player.

            Minhas notas:
            Série principal – 10,0 para todos.
            Outbreak – 7,0
            Outbreak 2 – 7,5 pois gostei muito de poder andar e mirar ao mesmo tempo.
            Nunca joguei os REs para Wii então não posso dar nota para eles.

  26. Gabriel Onasses
    25/09/2011

    Cara você tá certíssimo.Eu tava pensando aqui com migo se você perceber bem RE 0 e Remake pesar de parecer um pouco com os jogos anteriores foram diferentes, dava pra sentir que a jogabilidade tinha dado um diferenciada, o 1, 2, 3, e Code:Verônica tem a jogabilidade clássica que conhecemos, e o 4, 5, e o Revelations tem uma outra jogabilidade que puxa um pouco pra o lado do ação, então pode ter certeza de que o 6 vai puxar pra uma trilogia com uma jogabilidade bem diferente.

  27. Gabriel Onasses
    25/09/2011

    E outra coisa que eu tava pensando aqui, se o RE 5 foi um dos piores da série, e ainda sim conseguiu ter notas altas nos melhores sites de análise de games e foi um dos melhores games do ano em que foi lançado, puts cara agente deveria parar de reclamar e se orgulhar de se fã de um série tão boa., me diz outra ai que conseguiu essa façanha?(pergunta retórica).

  28. Hélio
    26/09/2011

    Não cheguei a jogar os RE Outbreak, apesar de ter interesse neles. RE, pra mim, é a série de terror mais legal, a q mais me deixa com vontade de jogar.
    Conheci Silent Hill só este ano, pelo Origins, q amei totalmente, e inclusive, estou esperando só acabar o Phoenix Wright no DS pra começar a jogar SH1 no PSP.

  29. 26/09/2011

    Bebs, Bebs! Totalmente offtopic, mas pra você que gosta de teorizar:

    http://www.youtube.com/watch?v=HBuK3EcY6vk

    Vídeo teaser da Sony sobre algum anúncio no dia 5/10.

    O que eu consegui ver até agora:
    0:22 – A van do SweetTooth (Twisted Metal)
    0:27 – Um Metal Gear Mk. II no corredor
    0:40 – Armas de Killzone, SOCOM e Resistance
    0:51 – Tem um fadeout do último still, e me pareceu o Kratos por trás do fadeout (quase imperceptível)

    • 26/09/2011

      0:35 – Uma Orb do Little Big Planet

    • Hélio
      26/09/2011

      Isso do Kratos é o q? Será q é outro God of War? Amaria um Collection com GOW 1 e 2 no Vita, depois os do PSP e, por último, GOW 3 portátil. :D

    • Bebs
      26/09/2011

      Ai Massao, num faz isso com meu coração não… Morri com o Mk. II no corredor. *-*

      Pra mim isso tá com cara de anúncio de clássicos do PS3 que vão sair no PS Vita.

      • 27/09/2011

        Eu acho que já descobri do que é… Hehe
        Talvez seja da reformulação da PS Home. A Sony andou falando disso antes da TGS e tinha caído no esquecimento.

  30. Marco
    26/09/2011

    O primeiro zumbi a gente nunca esquece. Ainda mais com aquele close lindo naquela cara de ovo.

  31. Gabriel Onasses
    28/09/2011

    Ai pessoal tem um site brasileiro de Resident Evil muito bom que tem praticamente tudo sobre a franquia, vou deixar o link aqui embaixo.
    http://www.residentevil.com.br/

    • georges
      28/09/2011

      Eu acesso ele todos os dias!
      Já ouviu o novo Revilcast?

      • Gabriel Onasses
        28/09/2011

        Eu tava ouvindo quando fiz o comentário aqui.

    • Bebs
      01/10/2011

      REVIL é nosso parceiro, o site é show. =D

      • georges
        03/10/2011

        Foi através do Revil que eu conheci o Girls of War !

  32. Yan
    28/09/2011

    E olha aqui eu, atrasadão como sempre!
    RE é uma série muito épica, e olha que eu só fui começar a jogar o primeiro RE com meus 15 anos, já no meu Playstation 2…
    Partes mais épicas: primeira luta contra o Tyrant no 1, aquela parte que mostra um Hunter correndo que abre a porta no final, a luta no elevador do RE2 e também o final (só joguei o RE2 com a Jill até agora. Mas ainda pretendo fazer o Leon B).

    Joguei o 4, mas ainda não joguei o 5 porque parece ser cheio de spoilers do 2 e do 3, mas pretendo tirar o atraso asism que der.

    Inclusive, valeu por lembrar que eu quero muito terminar todos os RE, Bebs! Tô só esperando pelo post de hoje, hein? o/

    • Bebs
      01/10/2011

      Num tive tempo de fazer o post do 28 de Setembro, buáaaa… T___T

      Eu tava com toda uma ideia massa na cabeça. Acho que vou postar atrasado mesmo. xD

      • 01/10/2011

        Dá tempo, Bebs! Raccoon City só foi aniquiliada dia 1º de outubro mesmo :D

  33. 28/09/2011

    Bebssss!!!!

    Tô meio ausente do blog, reparou? pra felicidade de todos xD
    Mas hoje eu tive que vir aqui, deixar um recado curto Amém Senhor!. Lembrei de novo do September 28th, daylight… e por sorte tem esse post recente sobre RE \o/

    Também lembrei que ano passado você postou isso no blog, mas só vim pra dizer que não morri (ainda), só não comento mais tanto porque sou bokkö mesmo :P

    • Bebs
      01/10/2011

      Não só reparei como sinto falta quando você fica muito tempo sem comentar. u__u

      Pow, eu ia fazer o post do 28 de Setembro este ano também, mas não tive tempo de fazer até o dia. =(

      Talvez eu ainda faça e poste atrasado mesmo, o que vale é a intenção! hehehe

      • 02/10/2011

        *James mega honrado por ter comentários que fazem falta (mesmo que sejam só pra Bebs XD)*

        Ahhh, poste sim Bebsssss! (frase esquisita o_õ)
        Nem ligo de ser atrasado, é só você colocar no comecinho do post:
        Bebs usa a Dagger of Time e retrocede o tempo alguns dias

        Ou então você usa o DeLoren, que eu sei que tem.
        Ah, nem precisa de nada, você é a Matrix, controla a realidade e se você disser que é dia 28 de Setembro, é e pronto, não tem chororô! XDDDD

        • Bebs
          02/10/2011

          Usarei meus poderes Matrix! \o/

  34. 28/09/2011

    Ah é, o(s) momento(s) marcante(s)…

    Então né… eu não curto RE, mas cheguei a terminar o 3, faz muuuuuito³²¹²³³²² tempo e não lembro de quase nada do jogo :x
    A única coisa que lembro que me marcou (uui! xD) foi a parte da caixinha de música (#obcecado detected), eu PIRO com qualquer melodia com esse instrumento (eu e a Björk :P). No mais, como eu rarissimamente me assusto com jogos e não fico com medo, nem lembro das outras partes.

    Tentei jogar o CODE: Veronica X, mas travei numa parte e, como só tava dando uma chance pro jogo (não gosto de jogos com zumbis), nem me esforcei muito pra passar. É claro, também pirei no enigma das duas caixinhas de música e #rialto com a voz estronha do Alfred XDDD. Aliás, eu MORRO de rir quando ouço as dublagens dele, aquela risada que mais parece uma freiada de carro XDDDDD

  35. helinux
    01/10/2011

    15 anos de sucesso, parabéns!!!!um dos melhores jogos!!!!

  36. Gabriel Onasses
    03/10/2011

    Cara eu sou tão fã de Resident Evil que nasci um dia depois do lançamento do primeiro jogo.

  37. Makson
    03/10/2011

    RE é minha série número 1 e sempre será! Só passando aqui para deixar um link de minha singela homenagem aos 15 anos da franquia, e que foi gentilmente publicada pelos camaradas do GameTV. Espero que gostem!

    http://gametv.com.br/geral/-/artigo-especial_resident_evil_%E2%80%93_parte_i_1-23333.html

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.