Por Rebeca Gliosci
Vocês, leitores do GoW, conhecem as “excentricidades” da indústria oriental de games por meio de vários artigos que já postamos sobre o assunto e sabem que um dos gêneros mais controversos de lá são os eroge, os jogos eróticos japoneses. Controversos para os ocidentais, diga-se de passagem, pois para os conterrâneos do Maledeto Kojima são algo super normal.
Devido a polêmica causada pelo jogo RapeLay (de 2006, no qual você encarna um estuprador), que foi bombardeado de críticas pela mídia internacional, os eroge passaram a ser perseguidos no ocidente, com muitos títulos sendo tirados de circulação. O próprio governo japonês, cedendo à pressão externa, exigiu que alguns games parassem de ser produzidos por lá e que outros fossem suavizados. Mas como ainda não há leis no Japão que regulem esse tipo de conteúdo nos jogos, as empresas exerceram o direito de continuar desenvolvendo seus eroge e resolveram tomar uma atitude do tipo “os incomodados é que se retirem”. Fabricantes como a Minori, VisualAntena! e Yuzu Soft simplesmente proibiram o acesso a seus sites para visitantes de fora do Japão. Esta política afirma que se os estrangeiros se sentem ofendidos, não há motivo para acessarem o conteúdo que reprovam.
A maioria do sites bloqueados exibe apenas um aviso simples, resumido em uma frase, de que a página está proibida para acesso. A produtora Minori resolveu ser mais “legal” e colocar um texto explicativo em inglês. Segue a tradução:
Site Oficial da Minori
Este website não pode ser navegado, excluindo o Japão.
Alguns estrangeiros parecem estar tendo uma antipatia contra os EROGE. Portanto, proibimos o acesso de países estrangeiros, para defender nossa cultura. Desculpe-nos, você fã que vive em um país estrangeiro.
Minori Inc.
Por que a Minori está bloqueando o acesso de fora?
Nós estamos um pouco perplexos agora porque recebemos muitas respostas de pessoas estrangeiras sobre este assunto. Agora vamos contar-lhes os pequenos detalhes sobre a razão de os bloquearmos deste website, porque nós, todos os produtores de EROGE, estamos encarando o problema, a crise da “Liberdade de Expressão”. Atualmente, o projeto de lei que permite a limitação de conteúdo (isso é censura, não é?) para todos os EROGE está sendo discutido na Assembléia, porque os intelectuais e políticos disseram que “os EROGE japoneses estavam sendo um problema e incomodaram os países estrangeiros. Portanto, devemos esconder os EROGE dos países estrangeiros e também seu conteúdo deve ser limitado e censurado”.
Okay, agora nós confiamos prontamente no que eles disseram. Então bloqueamos vocês para fazê-los ficar longe do problema.
Vocês gostam disso?
Se não, por favor digam sua idéia diretamente para o governo japonês e aos políticos. (Por exemplo, vocês podem escrever a carta para a Administração do Japão diretamente daqui. Se vocês compreendem japonês, há informação sobre os políticos no Japão).
Caso contrário, vocês podem discutir sua idéia sobre este assunto no seu blog ou outra mídia, para informar sobre a existência desse problema ao público. Seria de grande ajuda para nós. Se vocês o fizerem, nós podemos conseguir recuperar a “Liberdade de Expressão” e a barricada situada entre nós seria tirada. Por favor, ajude-nos. Nós torcemos para que essa separação seja apenas por um breve momento.
Sinceramente,
Minori Inc.
***************
Fonte: Guravehaato








Diferenças culturais, elas existem até nos games.
Bom no Japão até onde me lembre o sexo…quanto mais bizarro melhor. A aparência recatada revela que por trás (sem trocadilhos) os japoneses não são nada conservadores.
Mas convenhamos, um jogo de estupro não é um exemplo de jogo a ser jogado, no entanto, esse tipo de jogo não está no mesmo nível que o tão aclamado GTA? Qual a diferença entre estuprar alguém ou entrar em um restaurante com uma RPG e matar todo mundo?
Sexo é tabu, certo? Decapitar alguém também deveria ser?
Nesse mundo quem for normal que atire a primeira pedra. XD
Interessante esse negócio que os caras falaram de “liberdade de expressão”. Tá, por um lado eles tem razão e, realmente, quem não gosta de pornografia que não assista, ou nesse caso, não jogue. Agora, incitar atos ilícitos em games – como mais uma vez neste caso, o estupro – é um absurdo! E já que os próprios produtores afirmaram que esta é uma questão cultural do Japão, isso me leva a concluir que os japoneses são a favor desse tipo de atitude, o que acho pouco provável, mesmo eles tendo fetiches sexuais bem estranhos. Não censuro quem goste de filmes pornográficos, hentais, yaois e eroges, como disse, assiste quem quiser, agora justificar o conteúdo “pouco ortodoxo” de algum deles como fazendo parte da cultura de um determinado país foi mesmo uma observação muito, mas muito infeliz!
Apoiado! \o/
Mas pior que lá tem esse fetiche cultural mesmo com o ato de forçar relação sexual, ou molestar em lugares públicos (dentro de trens lotados e afins)… é como se fosse excitante justamente por ser algo reprovável, que deve ser feito às escondidas.
Também o fetiche com a submissão feminina. Por incrível que pareça, ainda tem disso por lá. Bem por baixo dos panos e todo mundo fingindo que não existe, mas existe.
Desculpe, mas eu tenho que discordar do seu ponto de vista. Liberdade de expressão é liberdade de expressão, e, desde que não prejudique outros, não deve ser silenciada, independentemente do que for, por questões culturais ou não. Um exemplo que contradiz seu argumento é o mercado de jogos ocidental: a grande maioria contém assassinatos/massacres em larga escala gerando pouca ou nenhuma repercussão. Não seria a mesma situação de “incitação de atos ilícitos”? Ou por acaso estupro seria “mais ilícito” que assassinato?
Quanto a questão cultural do conteúdo “pouco ortodoxo”, acho que essa é uma desculpa babaca. Gosto é gosto, e cada um escolhe seus gostos. Só porque o ambiente condiciona o indivíduo a certas decisões não quer dizer que ele tem que, efetivamente, tomar esse caminho. Isso apenas mostra a falta de caráter do ser.
E por último, sobre a sociedade japonesa, eu nunca vivi lá, então não tenho nenhum fato concreto para mostrar. No entanto, há um certo blog sobre tendências japonesas ( http://www.sankakucomplex.com ) que traz notícias , hum, interessantes sobre a cultura japonesa. Como, por exemplo, que 50% dos homens entre 20 e 35 anos são virgens; que 70% deles não tem namorada; que o fator mais importante para as mulheres, no Japão, é a renda anual do companheiro, sendo que a maioria deseja que ele tenha uma renda mínima anual de 40mil dólares (não tenho certeza se o valor é esse), que a prostituição de garotas de classe média (inclusive menores de idade) no Japão é muito alta, etc. Claro que não sei se as histórias que aparecem no site são todas verídicas, mas mesmo assim acredito que elas sirvam pelo menos para oferecer uma visão diferenciada sobre a sociedade japonesa.
Se você leu até aqui, te devo 0,01 centavo.
O que rola de estupro no Japão não é brincadeira. Talvez eles achem “normal”… vai entender, foda meu =\
Uma pessoa que jogue um game que simula o estupro não pode ser confundida com um estuprador. Nesse sentido, o argumento de que a proibição dos games eroges é censura procede!
Será que o jogador de um game assim pode se tornar um estuprador? Ou será que um provável estuprador, ao jogar o game, satisfaça suas “necessidades” e termine por não cometer o crime realmente? As duas coisas podem acontecer!
Não sou nem a favor, nem contra por que acho que com ou sem os games, estupros continuarão a acontecer, infelizmente, pois existem indivíduos doentes.
A solução para o problema dos estupros com certeza não é proibir esse tipo de game, e sim criar cidadãos sexualmente maduros que entendam o quão hediondo é esse tipo de crime.
Acho que o problema não é tanto a pessoas virar (hora de morfar!) um estuprador – e se um estuprador deixasse de abusar alguém por causa de um jogo seria ótimo – o problema é a banalização de um crime bárbaro. Da mesma forma que já não é chocante jogos com tiros, sangue e roubos, por serem coisas já tão banalizadas pela mídia e afins, sendo esses atos também ilícitos e reprováveis, o perigo é agora até o estupro ser considerado uma coisa normal, com a qual se pode brincar.
Belo texto.
Bem pra mim proibir um game desses por dizer que incita a pessoa a virar estupradora,é exatamente a mesma coisa de proibir a pessoa de jogar GTA e virar assaltante e assassino.Eu particularmente achei aquele jogo do aborto com uma idéia bem nojenta.Mas se tem alguém que gosta bom pra ela,ela não vai sair na rua obrigando as pessoas a abortarem(só se a pessoa for louca né).
Acho algo bem parecido por exemplo se no Brasil,uma juiza que fosse ultra-religiosa resolvesse proibir qualquer game que ela achasse “ruím para o povo”.
A maioria dos estupradores que a gente vê na tv tem cara de que nunca jogaram nem um Mario sequer,quanto mais um game simulador de estupro made in Japan.
Realmente a cultura japonesa eh um tanto estranho. Parece que na epoca do sega saturn havia varios jogos deste tipo a venda por aqui e inclusive nos game centers(fliperama) ja vi varias maquinas com jogo deste tipo. Isso a alguns anos. Faz um tempo que nao entro num game center. Nunca joguei este tipo de game, seja pc ou console. Prefiro gastar dinheiro com outras coisas XD. Se neste pais as colegiais andam com a barra da saia tao curta como uma mini-saia, entao pode-se esperar de tudo. Nestas horas tenho vergonha de ser descendente de japas.
“a barra da saia tao curta como uma mini-saia”.
Aqui no Brasil esse tipo de saia é utilizada em baile funk e em algumas festas rave, e no Japão lá é usado em escolas, então teoricamente nos estamos abaixo deles na escala pervertida.
“Nestas horas tenho vergonha de ser descendente de japas”.
Entendo que esteja decepcionado com o fato, mas não observe sempre os fatos ruins, a cultura japonesa também tem belas coisas para admirar.
Eu vou falar a mesma coisa do Mitsu… não tenha vergonha de ser descendente de japas, não!!! T__T
Eu amo essa cultura, tirando algumas dessas “excentricidades”. xD
Mas todas as culturas tem seus méritos e seus “podres” escondidos. É só que no caso dos japas os “podres” parecem ser um pouquinho mais bizarros… xD
Que cara tarado o dono desse quarto.
Acredito que os jogos hentai devam ser como os filmes pornôs….
Tem aquela cortininha no final da locadora vai lá quem quer!!!
Lembrando, um jogador de GTA não vai sair por ai e roubar um carro! Ou vai?
Jogos eroticos existe desdo saudoso Atari, proibição nunca é o caminho, toda cultura tem sua parcela de peverção, ta na hora de respeitarmos a opnião de cada um desde que não nós ofenda.
Ta ofendido com a ideia do jogo não compre e pronto, a melhor regulamentação que pode ocorrer tanto em preço ou qualidade na industria do game tem que vir dos consumidores
Saudações a tds
Bom, esse assunto é de uma profundidade tão grande q não sei nem por onde começar…. mas vamos tentar.
1º Li o post e tds os comentários até aqui… concordo com a Vivi e assino embaixo…
A verdade é q vivemos em uma época onde a banalização do bom senso é crescente e eminente… acredito q estamos rumando para um futuro bem estranho onde o q vai predominar é um regreço comportamental… não digo q chegaremos a viver como no seculo V onde roubar, matar e violar eram coisas muito normais e impressindivel para a sobrevivência. mas digo que chegaremos perto.
Também acredito q seja verdade, q nessa década iniciou uma nova tendência crescente: aumentará o numero de lares que terão pelo menos um console, será um coisa tão natural como ter uma tv ou um rádio, (dessa forma será também com computadores). Então pode-se dizer q o VG será um agente formador de individuos sim. Então, a preocupação que vc tm com o seu filho ou ente próximo em não ter acesso a certos tipos de conteúdo terá q ser redobrada. Acredito que determinados assuntos devem ser repassados e exclarecidos no seu tempo certo e de forma bastante clara e objetiva por uma pessoa equilibrada e com total dominio da coisa.
Em relação ao itercambio cultural, o problema é que ainda temos dificuldades para deixar para tráz certos costumes que são passados atravéz dos anos. A cultura japonesa, assim como a do oriente médio, ou pq não dizer também a brasileira, tem muitas coisas belas e que merecem muito respeito e valem a pena serem estudadas e pesquisadas. mas também existem aquelas que realmente ferem o direito a vida ou ao respeito individual do ser, que não dá para ser tampado com uma peneira de um buraco só. Qnd se a uma critica internacional de um determinado assunto, não é pq eles estão querendo minimizar a cultura de um povo, e sim, defender um mundo mais homogenio onde tds respeitam a tds num sentido geral, principalmente, o respeito a vida.
Belo post Rebeca. Está de parabens…
è isso ai… FUIII!!!
Concordo.
Não é questão de censura, é questão de bom senso. Não é chegar, publicar um jogo de estupro, exportá-lo para todo o mundo e dizer que simplesmente faz parte da cultura. Política internacional não é assim – “é da minha cultura eu posso e quem achar ruim ignore”? Isso que é ser do contra, com esse nível de diplomacia não se vai longe.
Assunto bem polêmico, acho que bloquear o acesso para fora do Japão a melhor solução, podemos nao gostar e condenar esse tipo de jogo, mas se ja faz parte da cultura japonesa e eles curtem isso, nao podemos fazer nada alem de respeitar. A cultura Ocidental é muito diferente da Oriental, nao podemos querer ipor nossas ideias neles
Nao tenho nada contra jogos eróticos, apesar de nao ver graça nesse tipo de jogo. Entretanto, nao acho correto um jogo onde o objetivo é estuprar, eu pessoalmente nao acho que possa ser algo saudável para as pessoas, só que o meu pensamento é ocidental, se os orientais gostam, deixa eles.
Alem do mais, somos meio hipócritas, ja que condenamos jogos de estupro, mas não tem problema algum metralhar, queimar, decepar, picar e torturar seres humanos como nos demais jogos.
Master, tu vive trocando o avatar, né?! xDDD
É porque eu gosto de variar hehe
Joguei a pouco tempo Legend of Zelda: Phantom Hourglass do DS, ai resolvi colocar esse avatar.
Recomendo esse zelda para todo mundo, jogão!
Ahhh, então os avatares refletem o que você esteve jogando!
Eu acho mó fofinho esse Link estilizado, acho mais legal que o Link normal. xD
Na maioria das vezes colo o que estou jogando mesmo hehe.
Esse Link ai é mais bacana mesmo, o outro parece personagem de O Senhor dos Anéis hehe
KKKKK Se fosse ao contrário,mulheres estuprando homens nos jogos,ninguém iria se importar.kkkkkkkk
1°: Porque isso não é pornografia!
2°: Tambem acho que esta errado, pornografia, é um assunto pesado, precisa ser tratado com cauma
não é aquelas coisas de:
“Filhinho, agora que você esta crescendo, muitas coisas vão acontecer….Papapi, papapaaa e por ai vai”
mas sim, formar crianças com perseverança do que é certo e o que é errado!
Eu so disse isso, porque nos auge dos meus 12 anos, foi assim que eu vivi
PS: devem estar perguntando: Se você tem 12 anos, porque esta vendo e comentando nesse post?
Pelo mesmo motivo do 2° item!
eu não estava preocupado em ver pornografia, mas sim,em alertar a pessoas da minha idade, que a cultura deles é diferente, mesmo sofrendo alterações,pode ofender algumas pessoas
eu nem jogo GTA SA, por medo de acabar abrindo o modo Hot Coffee
PS2: Devem estar se perguntando: Como eu sei desse modo?
Por mais inocente que pareça, é verdade:
Eu estava com meu primo (13 anos) e ele estava jogando GTA 4(Versão de PS2, é o GTA SA com um menu de codigos) e ja estava ativado, mas eu não sabia disso
ele estava com a namorada ai….. ja sabem né?
depois, ele foi de novo, mas torcendo pra não aparecer(se a minha mae e a mãe dele descobrem, eu não estaria neste mundo!)
num apareceu, ai decobrimos que era o modo Hot Coffee que estava ativado!
PS3: Gente, Sonhei que as Girls, vieram pra ca! pode ser estranho mas no meu sonho, eu pedi autografo pra Vivi!
PS4: E novamente: PS, não é de playstation!
“PS: devem estar perguntando: Se você tem 12 anos, porque esta vendo e comentando nesse post?
PS2: Devem estar se perguntando: Como eu sei desse modo?”
Eu não me pergunto isso…
Não tenho a ilusão achar que os pré-adolescentes de hoje em dia são bobinhos e inocentes. hehehe xD
“PS: devem estar perguntando: Se você tem 12 anos, porque esta vendo e comentando nesse post?
PS2: Devem estar se perguntando: Como eu sei desse modo?”
Eu não me pergunto essas coisas…
Não tenho a ilusão de achar que os pré-adolescentes de hoje em dia são bobinhos e inocentes. hehehe xD
Se estuprar garotinhas virtuais, fazer abortos e coisas do gênero é um modo de se expressare, então prefiro que não haja liberdade alguma.
Bom, esse assunto é difícil de ser tratado, já que é uma questão mais cultural.
Tudo bem se a pessoa gosta de hentai, yaoi, coisas desse gênero, mas as empresas chegarem ao ponto de lançarem um jogo absurdo em que você abusar de garotas (se não me engano menores), aí já acho demais.
Só que como já falaram, porque só achamos “problema” em abusar? Por que não nos importamos quando matamos, esfaqueamos, roubamos,etc? Mas sei lá, é meio que estranho. Mesmo sabendo que são apenas jogos, aquele no qual você tem que abusar de alguém parece mais grave do que o que você tenha que esfaquear alguém.
Mas é uma questão cultural, e enquanto houver pessoas que comprem esses jogos, as empresas continuaram a produzi-los. Ou seja, assim como foi dito, é só não comprar.
Eu nunca joguei um game de Hentai,pois são todos em Japonês e eu não saberia sequer instalar.Mas acho irônico os USA que são os maiores consumidores de pornôgrafia do mundo,virem se manifestar sobre uma coisa feita de polígonos,triângulos e texturas.
Acho q esse é o outro quarto do Japinha bebum fã de Neo Geo…
huahauhauhua
As empresas do Japão dizem que estão sendo censuradas, que são incompreendidas, bloqueiam os sites, mas nas entrelinhas choram pros clientes voltarem. Parece adolescente que se tranca no quarto dizendo que o mundo ta errado, mas na hora de pedir a mesada aparece.
Se nos cinemas tem publico que assiste pornografia, nos games nao seria diferente. E tem publico mesmo e nao é pouco. Claro, cada um é cada um, se o cara acha legal jogar esse tipo de jogo, vai do gosto dele. Mas tudo tem que haver limites, envolver esse tipo de assunto é diferente que um GTA que tu nao tem a missao de ficar atirando em puta ou em velha no meio do jogo. Game sao feitos para se divertir, quem se diverte fazendo essas coisas no jogo, imagine na vida real. A vida pode imitar a arte.
“Esta política afirma que se os estrangeiros se sentem ofendidos, não há motivo para acessarem o conteúdo que reprovam.”
ponto para eles NESTE quesito. porém, convenhamos, um jogo em que eu fico perseguindo mulheres e estruprando elas é DEMAIS. Ainda mais pq, segundo eles, só os estrangeiros se ofendem com o estrupro. Quer dizer que numa família japonesa, é normal esta cena…
*Pai assistindo TV, entra a filha chorando*
Pai: O que foi minha filha?
Filha: paaaai, fui violentada por um maluco obeso que tinha 3 tentáculos! (sim, no japão tb é comum mulher ser violentada por homens com tentáculos)
Pai: hummm, mas me diz, ele comeu seu c*?
Filha: meu o q?
Pai: Seu c*, ele comeu ou não?
Filha: Não, eu consegui fugir…
*pai bate na cara da filha*
Pai: COMO ASSIM? VOCÊ SABE QUE É DA NOSSA CULTURA QUANDO UMA MULHER É VIOLENTADA, ELA TEM QUE SER POR TODOS OS ORIFÍCIOS POSSÍVEIS SENÃO ELA DESONRA A FAMÍLIA! AGORA NÓS ESTAMOS DESONRADOS, O QUE FAREMOS?
Pois é, segundo ELES, é da cultura e totalmente aceitável uma mulher ser violentada.
Tipo, quer fazer um jogo de sacanagem em que eu me vista de rabino e fique batendo nas nádegas de uma japa de cabelos azuis com um presunto, beleza, mas estrupro é demais.
eu vi que alguém aí em cima comparou picar e matar pessoas com o estupro, dizendo que os dois estão no mesmo nível (ou eu sonhei com isso, mas não importa) mas na minha opinião, isso tem um mar de diferença: num jogo em que o objetivo seje viloentar loucamente o maior nº de garotas possível é doentio porque quando alguém faz uma coisa dessas, ela só pode fazer isso porque é mais forte. Seria igualmente doentio se num GTA o objetivo fosse matar crianças. E não me venham com “nhe nhe nhe” dizendo que se fosse uma mulher estuprando os caras ninguém iria reclamar, porque um jogo assim isso é igualmente doentio. Um jogo que um cara fica violentando garotas por aí, ou vice-versa não passa de um jogo que fica martelando que os homens tem superioridade as mulheres (ou o contrário),e para o diabo com igualdade de gêneros. na minha opinião. E gente, estamos no século 21! Eu sei que a cultura oriental é bem diferente da nossa, mas esse fetiche de submissão feminina é nojento e já devia ter acabado faz tempo! Não me importa se faz parte da cultura, isso é uma questão de ética!
(para os animados: não, eu não estou com um sutia na mão direita e um isqueiro aceso na esquerda)
de resto, releia o comentário da Vivi e ponham um “by Alice” embaixo.
e convenhamos, os EUA é a terra do moralismo acéfalo. lá se compra pornografia a quilo, mas acham ruim um game de sacanagem, como disseram antes aqui.
agora como alguém se excita jogando isto, bem, está além da minha humilde compreensão XD
como no fato q nunca entendi o pq de acharem lara croft sexy. me lembro quando ela tinha pirâmides no lugar dos peitos e tinha doido na secura olhando. sem falar q atire a primeira pedra quem nunca apertou “pause” pra ver a calcinha da chun-li no street fighter XD
*taca pedra*
Você devia ter dito “Sakura”.
e vc PRECISA dar pause pra ver a calcinha da sakura, aquela safada rampeira?
Pra ver, apenas ver mesmo, não. Mas pra apreciar…
estamos chegando ao ponto de q oq gerar lucro ta bom demais nao importando mais conceitos..filosofias..razoes..carater..enfim..nada.oq importar é gerar lucro…e isso é oq ta acontecendo noa hoje…mas há tempo no japao…sem menos saber oq significava apalavra anime naquela epoca por aqui la no japao existe todo tipo de genero de games…animes..filmes…mangas…tudo tem q gerar mercado e grana. para nós ocidentai ate pdoe soar como censura polemica..nao q la nao possa gerar esses fatos…mas la pareec q é aceitado e todo ficam queitos sem q possa haver um protesto mais solido e ficaz..parecem q la eles nao assumem o erro devido a esse mercado jaq se tem publico(q talvez nao seja pouco)no japao…é pq ta gerando uma otima renda….e assim é aceitavel de uma forma nao …tao dissfundida a querem banir isso de lá. para nós…existem casos de desenhos japoneses serem a todo momento serem censurados..cortados..editados…ate mesmo o manga do dragon ball (a fase pequeno goku) foi em algumas partes cnesuradas por aqui e em varios países ocidentais devido a interpretaçoes mal feitas ou em cenas q muitas vezes sao tao inocentes como mostrar o goku pelado(criança) mostrando ele mais avontade.no meu ponto de vista mostrar ele pelado é mostrar a inocencia do personagem ja q ele mesmo noa conhece nada do mundo la fora só apenas de onde ele vivia.bom..mas isso noa vem ao caso.desenhos e games hentais geram lucros…grana e seu publico almenta a cada ano no jaao e fora dele. eu sei q existem situaçoes nada corretas nisso como estupros outas coisas bizarras como molestar colegias em oninbus e trens,…logico eu nao aprovo isso assim como muita gente nao aprova. mas aíq ta…TEM GENET q gosta e aprova pq é divertido ver algo q eles nao tem coragem(dependendo) de afzer na vida real.aiai…mas acho falei demais. bom é isso.
Atirei…
Gow’s desculpem o Off aqui, mas é que fiquei com “medo” de vocês não verem, então vou falar aqui mesmo:
Já que o lançamento de Dragon Age Origins foi adiado, o “concurso” também foi?
Ou o prazo máximo será só até amanhã ao meio dia?
por mim podem fazer jogos do que quiserem, sou do pensamento de q é a gente q tem q escolher o q é bom ou não para nós e para nossos filhos. e esse tipo de jogo não tem nada de tendência cultural do sol nascente… eles querem ganhar dinheiro, e se fazem um jogo onde o principal é estuprar menininhas é pq tem um monte de tarado punheteiro disposto a pagar por isso…
ah fábio, mas não dá pra evitar com 100% de sucesso que nossas crianças consumam esse tipo de jogo…
claro q dá!!!! desde q os pais se importem com as coisas q seus filhos fazem, jogam, assistam, naveguem e etc… nada do que uma boa conversa e um supapo no pé da oreia pra fazer com q as crianças despertem o seu senso ético e moral.
“se fosse uma mulher estuprando os caras ninguém iria reclamar”
Depende cara,voce quer dizer estuprando com um VIBRADOR? Eu hein,TO FORA!
Ou que nem naquele filme em que a Sonia Braga estupra o Clint Easthood? (me esqueci o nome)
Mas viram o que o cara la no inicio disse? Que 50% dos homens japoneses entre 20 e 35 anos sao VIRGENS!!!! Entao ta explicado porque eles sao tao taradoes e punheteiros!
Alguem ai ja viu um anime chamado “Aika R-16″? (acho que e assim que se escreve)
Olha, é muito complexo julgar uma cultura, mas admito que sexualmente falando a cultura japonesa é mesmo MUIIIITO diferente da nossa.
É super comum achar em hentais (não que eu leia hentai, é claro, lalala-disfarça) personagens que são estupradas por seres cheios de tentáculos, velhos fedidos ou até mesmo seres andróginos (Bible Black mode:on). Mas acho que uma coisa é você ler e assistir um hentai fantasioso e outra coisa é você ser o agente de uma ação de estuprar em um jogo.
Claro que esse assunto de “violencia em jogo pode fuder com a cabeça da criança psicopata e lalala” também já é super polêmico, e eu defendo que se uma pessoa fica violenta por jogar jogos com esse conteúdo é porque ela já possui certa prédisposição. Quanto a jogos com estupro, acho que vale o mesmo. Talvez o mais complicado mesmo seja o fato de que se você fizer de um estupro um fato considerado “normal” em uma cultura, a midia dos outros países vai ficar frenética e quem sabe até a economia do país não pode vir a cair: Taxar um país de “conjunto de gente doida que fica se comendo involuntáriamente por aí” é ruim para os business.
By the way, gostei fo blog. =) Vocês tem button pra eu colocar na sessão de links do trasladar?
O pensamento de grande parte da sociedade ocidental é simplesmente ridículo. Adoro eroges, já joguei MUITOS e RapeLay é um deles. Eu sei que o que acontece no jogo, é inadmissível na vida real.
É uma questão de bom senso. Já joguei eroges que fariam Jack Thompson entrar em coma profundo, tamanho o susto que o mesmo tomaria, mas nem por isso sou um doente. E se for, não dou a mínima, porque nunca fiz e jamais faria mal a alguém de uma maneira tão cruel.
[Off]
Olá galera, estive muito ocupado esses últimos dias, mas hoje consegui um tempinho pra comentar aqui no vosso maravilhoso blog! =)
Sentiram minha falta?
*Um sonoro “NÃO” ecoa, quebrando o silêncio*
[/Off]
Bom, não li todos os comentários porque é muita coisa, provavelmente já devem ter repetido várias vezes o que irei falar, mas enfim, vamos lá:
Eu, sinceramente, acho isso uma coisa doentia. Pornografia é uma coisa normal, mas quando se trata de estupro, se torna uma coisa gravíssima. E não sei como alguém em sã consciência possa gostar disso. E ainda fazem um jogo para esses maníacos se divertirem! É realmente revoltante!
Bom, talvez por um lado isso satisfaça a mente desses doidos e os matenha em casa, apenas simulando essa atrocidade, mas por outro lado, com a distribuição da mídia, se torna uma ameaça aos bons costumes, e ainda podem chegar as mãos de doentes mentais que queiram praticar aquilo que veem. O governo japonês fez bem.
Mas mesmo assim, em qualquer lugar do mundo, não acho “normal” uma coisa dessas. Alguns jogos pornográficos até tudo bem, mas incentivando esse tipo de crime acho um absurdo.
Ouvi alguém falar de GTA? Bom, eu não acho que devemos comparar violência com conteúdo sexual explícito. Hot Coffe? Ative se quiser, boa diversão! Mas se você acha legal dar uma de estuprador, está com sérios problemas.
Alguém falou lá em cima que “se fosse uma mulher estuprando um homem ninguém iria reclamar”. Nada disso amigo! Eu fiquei pensando sobre quais condições isso teria a possibilidade de acontecer…e concluí que, a não ser que essa mulher seja uma lutadora de Jiu-jitsu, seria de de alguma maneira muito bizarra. Além de que vai se saber os métodos do estupro…
Concluíndo:
Ótimo post Rebeca, é realmente uma coisa polêmica, revoltante, e um assunto muito delicado.
Não sei se você leu meu post em que eu menciono o blog sankaku complex, mas entre as notícias veiculados por li, vi pelo menos 2 sobre mulheres estuprando homens:
> Em um, ocorrido na Geórgia ou algum outro país elsavo, um homem tentou assaltar um salão de beleza e foi rendido por uma das cabeleleiras, que tinha uma espingarda guardada por perto. O cara foi preso no sótão do salão e, depois que as outras pessoas foram embora, a mulher que rendeu o cara forçou-o a tomar viagra (ou semelhante) e foi violentado sexualmente, isso durante três dias. Quando as outras pessoas descobriram e chamaram a polícia, o “membro” do cara estava machucado de tanto “trabalhar”. O cara denunciou a mulher para a polícia, confessando o seu próprio crime junto.
> Em outro, também em um país eslavo, uma mulher (supostamente atraente) convidava homens para sua casa e dava-lhes vinho com sedativos. Quando o convidado estava inconsciente, ela dava-lhe viagra (ou semelhante) e o violentava sexualmente. Ela fez isso com cerca de 13 homens antes da polícia descobrir. O que os homens violentados comentaram? “Eu queria que eu não estivesse inconsciente”.
Acho que as pessoas vêem esse assunto de uma maneira muito “preta e branca”. Mas seja como for, duvido que alguém aqui consiga mudar a maneira de pensar de outro usuário, então sei lá.
Lendo alguns dos comentários aki da sessão dá pra ver como a opinião das pessoas varia!
Sentir prazer ao assistir uma pessoa ser estrupada num game não pode ser chamado de algo doentio. Quem não gosta de acertar um “headshot” no meio da testa do oponente em qualquer um desses GAMES FPS? Ainda assim, tenho certeza q vc ficaria horrorizado ao presenciar isso na VIDA REAL. Vamos nos lembrar que a grande maioria das pessoas SABE a diferença entre VIRTUAL e REALIDADE.
No fim, a respota é crua e bem simples:
Não se tira a diversão de milhões de pessoas para resolver o problema de outras quando fazer isso É A SOLUÇÃO ERRADA.
Digo “solução errada” pq todos nós sabemos q a REAL razão para todos esses estrupos com certeza não é um jogo (até pq, se fosse, eu seria o primeiro a apoiar a proibição).
Faça justiça da maneira correta!
Discussão já ta morta, mas enfim né
Só queria citar a nossa absurda legislação em relação ao estupro. Será considerado incondicionalmente o ato sexual de um maior com uma menor de 14 anos como estupro. Agora só imagina os absurdos que isso pode gerar.
Num exemplo bem absurdo: Imaginem um paraplégico maior de idade. Se uma guria menor de 14 anos fizer sexo com ele ou simplesmente provar que fez (com sei lá esperma na saia whatever) o cara vai ser preso incondicionalmente por estupro. Lógico que ele vai poder recorrer. Mas imaginando um júri ouvindo a palavra estupro e olhar um pobre menina de 12 anos…
Enfim, era mais pra falar disso ;p. Japoneses são bizarros. E do mesmo jeito que estupro com virgens na África do Sul “tira AIDS”, estupro pra eles deve ter um significado diferente. Novamente eu imagino que o cara que estupre alguém não joga um joguinho de estupro.
Uhu! Hentai!! XD!
O negócio nos Videogames é que a gente pode brincar de ser canalha em segurança. Matar, roubar, estuprar tá tudo tranquilo porque não é nada real. O prazer que obtemos nesse tipode jogo vem da adrenalina do risco, da ação, da vitória e da sensação de poder que temos quando matamos aquele @#$.
O estupro, porém, incomoda mais, acredito eu, porque ele ataca uma certa parcela da população nesses jogos a que fomos educados, genética e culturalmente a proteger. Um estuprador não só é um torturador, como ele também ataca pessoas que especificamente deveriam estar fora da guerra. A vida de uma mulher ou criança, inconscientemente ou não, vale mais do que a de um homem. Estupro e tortura são totalmente “doses de poder”.
Porém o que me incomoda sobre esses jogos é o argumento de que eles poderiam estimular estupradores. Eles não criariam novos, mas fariam os existentes aumentar a produtividade. O risco para mim é esse, e aí é que deve entar o estudo.
E fica aquela disputa: liberdade ou segurança?
I liked it! :)
Antes de tudo perdoem meu português ruim…
Esta é apenas uma opinião, mas considero que a grande maioria de humanos sejam eles orientais ou ocidentais (ou de qualquer lugar que o Sol ilumine) têm suas ações ditadas por um equilíbrio muito frágil entre as diversas diretrizes dadas pela nossa genética (e estas podem ser incrivelmente amorais), e pelas nossas virtudes e consciência… sendo que em indivíduos mais aceitáveis prevalece o bom senso. Porém nossas eventuais falhas morais não justificam nada como o estupro principalmente contra uma vítima inocente, já que se trata de um ato humilhante, traumatizante, enfim… todos vocês devem imaginar o que uma vítima deve sentir.
Eu já “vi” muitos estupros, e sinceramente alguém falou em banalização de tal ato, porém isto é algo banal desde a época de Adão. Afinal de contas no início Adão se impôs à Lilith.
Na história humana, nas incontáveis guerras travadas sempre houveram mulheres e crianças estupradas. E me digam… como esses estupros foram justificados? De forma absolutamente banal! “Elas são o inimigo!”;
“São mulheres imprestáveis…”;
“Isso é uma guerra!”;
“Ninguém vai dar falta!”;
“Depois disso ela vai morrer!”;
As outras respostas seguem linhas de raciocínio similares…
Além disso, já houveram épocas nas quais uma mulher buscava a proteção de um homem (que um dia ou outro a “estuprava”) para se proteger de estupros aleatórios!
Desde sempre mulheres são estupradas na própria casa! Pensem bem muitas mulheres são estupradas por maridos mesmo hoje em dia! Ou o sexo forçado quando o homem tem desejo e a mulher sequer concede seus sentimentos não é estupro? Minha namorada (que está me ajudando a traduzir este texto) já foi vítima disso (não minha vítima, pois eu sou um perfeito cavalheiro!)…
E como uma situação dessas termina? Geralmente no máximo com uma briga, e quase sempre em reconciliação quando a mulher estupidamente (perdão caras senhoritas) aceita o fardo, e o homem se acomoda…
Entendam… não defendo estupros. Aliás considero o estupro algo terrível para a vítima, mas já “vi” homens sendo sodomizados forçadamente, e mulheres estupradas… e tudo por questões “infindavelmente” estúpidas e irracionais, de tal forma que já me convenci que este é um dos inúmeros defeitos humanos.
Mas tentarei explicar as razões dos jogos em questão.
Imagino que os produtores e jogadores de tal jogo não vejam problemas em estuprar ou violentar de qualquer maneira -dentro do jogo- uma criança ou uma mulher pois… elas não são reais! É uma questão de poder fazer algo ilícito porém sem o temor da punição por parte da sociedade… Enquadrando em linhas de pensamento de um possível estuprador este caso seria um tanto similar ao de situações de guerra (com algumas diferenças… por exemplo numa guerra estupros muitas vezes ocorrem em grupos, aliás o Japão entende bastante disso). Mas talvez mais do que a sensação de quebrar a lei, muitos jogadores devem ser levados pela curiosidade. Entendam o jogo como uma forma suavizada de estupro. Como uma pessoa iria reagir ao jogá-lo? Excitação, neutralidade, ou horror e repúdia? Sem querer ofender mas “tocando numa ferida podre”, os homens e mulheres deste blog, será que todos vocês sentiriam o mesmo que dizem aqui no blog? Eu sequer joguei o jogo, pois senti medo de ter uma ereção e perceber que fiquei excitado com algo moralmente incorreto, melhor manter a balança estável do que ter a própria convicção testada sem bons motivos, talvez seja covardia, mas acredito que seja sensatez e mais que isso… é uma ação que não torna o que digo aqui uma mentira.
Pelas empresas de jogos “eroge” elas estão simplesmente defendendo o produto e lucro delas, afinal o mercado existe. Pois quando se trata de sexo encontramos muita… “variedade”. Da parte do jogador trata-se de satisfação irracional… a qual espero que a consciência seja suficiente para impedir um futuro ato criminoso. Acredito que não podemos barrar a liberdade de qualquer um no universo irreal e fantástico, pois isso seria realmente privação, e não me venham com aquela “merda” de liberdade que se estende até que alguém seja prejudicado, pois isso é idealismo e na maioria dos casos uma mentira. A solução é restringir as atitudes com “intimidação” -aqueles mais velhos que viveram na guerra fria devem se lembrar de como a ‘União Soviética’ e os ‘Estados Unidos’ afinal não entraram num conflito absolutamente direto- afinal o criminoso existe em todos, portanto para não permitir o florescimento (péssima palavra para isso) de um novo criminoso a lei e a sociedade devem punir severamente criminosos (aqueles que já cometeram crimes) para incutir consciência naqueles que possivelmente cometeriam os crimes. Sei muito bem que o medo não é a melhor ferramenta para isso, mas acredito que uma melhor ainda está para ser inventada! Hehe. Pelo menos o medo trabalha com algo tão primitivo quanto a “urgência” da violência e do sexo, porém não é perfeito porque gera grandes quantidades de estresse e gastos em dinheiro. A outra opção seria “educar” a sociedade, mas esta restringe o pensamento, e numa sociedade de criaturas covardes como a nossa… pensar é algo valiosíssimo.
Quanto à questão da crítica por parte das nações ocidentais, considero tal crítica uma hipocrisia tamanha… que é proporcional ao ego envolvido com a comparação de tamanhos de pênis de nós ocidentais e dos asiáticos em geral. Afinal para os ocidentais os asiáticos têm pênis de sete centímetros enquanto todos no ocidente possuem troncos de árvores entre as pernas! Hahahahaha! O tamanho do ego do homem acaba sendo o de sua hipocrisia!
Sinceramente se você procurar existem vídeos pornográficos que simulam estupros e que humilham mulheres (pagas) de outras formas, e isso existe em qualquer lugar, é claro que aparentemente o gênero faz mais sucesso no oriente, mas ele existe na Europa e Américas (perdão África, pois te conheço muito pouco, mas sei que também tem horrores demais), aliás para boa parte dos ocidentais o abuso de uma mulher é algo natural. E se vocês não ouvem isso é porque nasceram em famílias que podem comprar ‘casas maiores e paredes mais grossas’.
O pensamento machista continua a existir, e a igualdade como sempre continua sendo simplesmente um ideal! Pois homens e mulheres são diferentes e ambos querem tirar vantagens de suas diferenças! E em relação ao sexo, como o heterossexualismo é o convencional será mais difícil encontrar abusos sexuais chocantes entre apenas homens ou mulheres, mas “O ABUSO DE UMA MULHER POR PARTE DE UM HOMEM” será escrito com uma fonte maior! (perdão pelas letras capitais)
Aqui no ocidente não é só a pornografia em vídeos que trata de assuntos polêmicos, vejam algum site com contos eróticos ou pornográficos… ele estará cheio de incestos, violência sexual, pedofilia… e isso tudo excita a grande maioria das pessoas. Existem livros, músicas e todo tipo de mídia que possue tema ou pelo menos cita assuntos polêmicos como o estupro… e geralmente eles nos provocam…
As polêmicas que acabei de citar nos fazem pensar quando estão em fóruns, blogs, e onde podemos nos expressar;
Causam choque quando são notícias;
E geralmente deixa boa parte de nós “molhadinhos” quando ela nos parece fictícia, pois neste caso… não há danos reais!
Fiquem atentos ao “geralmente” e “boa parte”, pois não quero acusar ninguém!
Bom já está na hora de finalizar, aliás escrevi demais! Hahaha!
Espero que minha opinião tenha deixado algo de útil aqui e que esteja bem escrita (traduções da minha língua para o português geralmente expressam 80% do que eu queria). Agradeço minha querida Michelle por traduzir tudo o que eu falei! E peço perdão por ofensas e pelo texto longo!
Obrigado! E obrigado pelo excelente tópico!
Até mais!
Cultura é uma coisa dificil… pra min, “máis pra que P*** alguem joga isso?”
Mas querer tirar esses games ‘por mais estranho que sejam’ de circulação do Jap é ridiculo, ok se é contra uma cultura de um país proibir a venda nele “Até vai” mas interferir assim é ridiculo. EÊêê politicagem, coisa nojenta.
Há! agora imaginem, Algum outro país querer acabar com o carnaval no brasil? “porque é impróprio bla bla bla” isso é nossa cultura(Cof infelizmente cof).
É tão legal Atropelar monte de gente no GTA IV… eerr onde deixei a chave do meu carro mesmo…? :p
Bom, jogava carmagedom quando criança/aborrecente, e dps de 2 anos de CNH, não atropelei ninguem.. haohahoahoa
Bom, li alguns posts e percebi que da parte de alguns ainda há uma certa aversão por coisas que se relacionam com sexo e outras coisas que são mostradas geralmente depois da meia noite. do meu humilde ponto de vista, o sexo para muitos ainda é um tabu, mas todo munso faz sexo e na hora ninguem pensa “vamos parar por aqui que sexo é errado e passa uma mensagem perigosa. ao invés disso vamos jogar damas” o problema não é o jogo e sim quem joga. jogo GTA e nem por isso mato o meu vizinho. se eu jogo eroge não vou entrar no hospital geral e estuprar tudo quanto é paciente da uti. existem riscos, claro, mas quando crianças jogam, e assimilam isso como comportamento; mas esse tipo de jogo é desenvolvido para adultos e se adulos, que ja tem a personalidade formada (assim espero) jogarem, não vejo problema nenhum. se achou o jogo pesado demais, procura um mais leve. ou vai jogar damas.
tragico!!!!!!