Análise: Rayman Origins – Espetacular!

Tags: análise games, rayman, Rayman Origins, Rayman Origins análise, Ubisoft

[Esta análise NÃO contém spoilers no texto, no entanto, podem haver alguns nos vídeos!]

Sabe, sempre curti muito os games de plataforma. Nossa, como me diverti na minha psicótica infância com Sonic, Mario, Alex Kidd… Aí cresci (sim, já fui menor do que já sou hoje!) e me senti um pouco órfã de um bom game do gênero. Ok, alguns jogos de plataformas foram “reinventados” com ares de 3D como o Mario 64, mas mesmo sendo ótimo ainda faltava alguma coisa para mim…

Em 2011, a SEGA lançou Sonic Generations, que novamente acendeu minhas esperanças para o gênero, mas ainda faltava alguma coisa (sim, sou muito exigente rs). Daí fiquei sabendo que a Ubisoft iria lançar mais um capítulo da série Rayman, do qual me diverti bastante na época do Nintendo 64. Aí pensei… Huuum… Será que vão fazer algo em estilo 3D de novo? É… Deve ficar legal…

Na verdade não usaram o 3D e sim o saudoso 2D com um visual bem cartunesco e……….. PUTA QUE PARIU QUE JOGO FODA!!! Mil desculpas por não ter censurado meu singelo linguajar, mas como isso não é análise de sites como IGN ou Gamespot, me dou a liberdade de expressar, exatamente, o que sinto em relação a esse jogaço.

Jogaço sim, porque estou até agora tentando achar um único defeito e não consigo! Isso nunca me aconteceu antes numa crítica a algum game. Não é possível! rs. Acredito que a pessoa que tentar falar mal desse jogo terá que possuir enormes e imponentes culhões (desculpe novamente o termo) para sustentar qualquer argumento desse nível.

Ok, mas vamos por partes. Vou separar essa análise em blocos para me organizar melhor. Ah, é provável que ela fique grande, então, antes de ficar de mimimi e encher o meu saco (que eu não tenho) nos comentários reclamando do tamanho do texto, farei um resumo da mesma em 140 caracteres (pelo Twitter) para não cansar seus olhinhos preguiçosos, tá neném? *Ironia Mode Epic*

1- A origem de Rayman Origins

O que mais impressiona na produção desse excelente jogo é que ele foi pensado para ser, a princípio, apenas um título para download. A ideia, segundo a mente brilhante do criador da série – Michel Ancel – era resgatar a essência do herói de membros flutuantes num game de visual impressionante e muito parecido com desenhos de animação.

O desenvolvimento do jogo foi tomando proporções tão grandes que ele acabou numa cópia em disco para PS3, Xbox 360 e Wii. O fato de ter um modo cooperativo local, para até quatro jogadores, e a taxa de 60 quadros por segundo garantem toda a fluidez e agradabilíssima animação.

A história de Rayman Origins é bem simples: Rayman e seus amigos precisam coletar bolotinhas rosadas e felizes (Electoons) para salvar o mundo em que vivem da ameaça de bichos feios e espinhentos (Darktoons, Psychlops, galinhas espinhentas, moscas, piranhas assassinas, diabinhos cozinheiros, tentáculos espinhudos e por aí vai…)

2- Controles precisos e gameplay fluido

Uma das coisas que você irá aprender (e rápido) no jogo é que o seu “timing”, ou seja, a precisão para executar determinadas ações, terá que ser (na maioria das vezes) cirurgicamente calculado! Diferente do que o visual estilo desenho animado pode te sugerir, Rayman Origins está longe de ser um jogo fácil.

Tenho muita pena das pobres criançinhas que forem jogar esse título, porque irão comer o pão que o Capiroto amassou para progredir na aventura. Agora imaginem se os controles não te ajudassem nesse momento empalador de desespero? Não é o que acontece e me impressionei com a resposta rápida dos botões a cada nova ação.

Se você morrer 30 vezes na mesma bosta de espeto (meu recorde foi 36 no mesmo lugar) não culpe os controles. O merda foi você. Nesse momento respire fundo, alongue-se, tome um pouco d’água, vá fazer um xixi, e jogue de novo até encontrar o timing certo.

Outra coisa surpreendente que Rayman Origins conseguiu: despertar em mim a imensa vontade de jogar em modo cooperativo. Fechei o game jogando tudo sozinha e sofri o Diabo para passar de algumas fases. Vendo vídeos de gameplay por aí, percebi que quatro jogadores conseguem passar dos obstáculos beeem mais fácil.

3- Visual incrível e apaixonante

O título usa uma nova engine gráfica da Ubisoft chamada UbiArt, que permite criar gráficos bem coloridos e fofoletes, em alta definição, fáceis de animar, distorcer e integrar. O resultado é perfeito e lembra muito os desenhos de animação da atualidade (inclusive melhor que muitos deles).

Rayman e seus amiguinhos serelepes estão muito bem animados e cada tipo de personagem tem uma animação única (inclusive os inimigos). Há momentos em que a câmera se afasta um pouco e você pode admirar melhor a riqueza de planos dos cenários e as mudanças de luz, que dão um toque especial à dramaticidade de cada fase.

Por várias vezes, enquanto estava jogando, passava alguém pela porta do meu quarto e simplesmente parava para ver o jogo. Não dava cinco minutos e a pessoa começava a perguntar: “que desenho é esse que você está vendo?”. Resumindo, dá muito gosto jogar e assistir Rayman.

4- Deliciosamente… Difícil!

A primeira grande raquetada que se leva ao começar o game é julgá-lo um simples “joguinho de criança”. Pois é… Não é, e você irá aprender isso da pior maneira possível: morrendo… E vááárias vezes. Ouso dizer que morri mais vezes em Rayman Origins do que em Skyrim, Uncharted 3 e Assassin’s Creed Brotherhood juntos!

O nível de desespero estripador apocalíptico, quando se morre trocentas vezes na mesma galinha espinhenta (durante as medonhas fases de correr atrás do baú de tesouro), é para jogar qualquer um no sanatório e trancar a sete chaves!

Inclusive, essas fases de correr atrás do baú (veja o vídeo delas abaixo) são tão estressantes – se perder o maldito do timing… Babou! – que fui obrigada a criar palavrões novos para xingar, porque os que eu já tinha não deram conta do recado.

Para aqueles que acham o “máximo” jogar fazendo “speed-run”, ou seja, jogar apenas se rebatendo nos lugares e passando a fase no menor tempo possível – quero dizer que isso é possível sim. No entanto, chegará o momento em que você ficará impossibilitado de progredir no jogo por falta de certos itens, que só irá conseguir se coletar um número “x” de Lums (os bichinhos amarelos brilhantes e cantantes).

Os níveis estão cheios de áreas secretas e o game te oferece um mundo bônus, se você coletar todos os “dentes” guardados dentro dos baús maratonistas malditos. Esse mundo bônus acrescenta fácil mais umas seis horas ao gameplay que já é grande (mais de 60 fases!). Ah, seis horas a mais de gameplay levando em consideração que você vai fechá-lo sem muita dificuldade (o que duvido um pouco).

5- Musiquinha viciante… Saia da minha cabeça jááá!

Enquanto escrevo essa breve análise (sim resumi muito, ia ficar bem maior) o raio das musiquinhas do jogo não saem da minha cabeça. Já ouviu aquela música chiclete que nem com reza braba desentranha de você? Pois bem, Rayman Origins está repleto delas! E, por mais que você não entenda nada do que se canta, por vezes já me peguei cantarolando as letras desconexas pela rua, no trabalho, em casa e… Sonhando! Aaahhh!!!

Quem jogou o game sabe bem do que estou falando. E o grande responsável por essa lavagem cerebral de Lums cantantes em nossas ideias é o músico e compositor francês Christophe Héral, que trabalha com jogos da Ubisoft desde 1999.

– Confiram algumas das trilhas de Rayman Origins (Compartilhando o desespero! He he he):

“The Lum King”

“Desert of Dijiridoos – Shooting Me Softly”

“Sea of Serendipity – The Lums’ Dream”

“Food World”

6- Pontos negativos?

Como havia dito bem no comecinho do texto, estou com muitas dificuldades em apontar algo de negativo no jogo, mas escavando muito e até forçando um pouco a barra, consegui apontar duas críticas. Mesmo assim, acredito que elas em nada atrapalhem o gameplay.

a) Chefes de fase previsíveis: acredito que para aliviar um pouco o sofrimento do jogador, os desenvolvedores deram uma leve relaxada no grau de dificuldade dos chefes. Não que eles sejam facílimos, mas é tranquilo decorar os movimentos deles e derrotá-los. É mais difícil passar por todos os obstáculos até chegar neles do que enfrentá-los em si.

b) Falta de um modo online: parece até estranho eu achar que faltou um modo online (eu, geralmente, cago para online), mas não é sempre que se consegue juntar um pessoal na sua casa para te ajudar a pegar as malditas bolotas rosas. Ou seja, você vai precisar penar sozinho se quiser destravar a fase bônus. Se ao menos tivesse alguma galerinha online que pudesse te ajudar seria ótimo…

7- Considerações finais

Rayman Origins despertou em mim aquela deliciosa nostalgia dos games de plataforma que eu me divertia na infância. Só que agora com toda a beleza de uma engine nova, belas músicas e gameplay fluido. O grau de dificuldade é balanceado na medida certa e a curva de aprendizado evolui na medida em que a coisa começa a ficar feia para o seu lado. Só tenho mais uma coisa para te dizer: faça um favor a sua vida gamer e compre este jogo! Ouso dizer que é impossível não dar boas risadas e se divertir com ele!

– Nota da Vivi para Rayman Origins: 10/10

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
74 Comentários em "Análise: Rayman Origins – Espetacular!"
  1. Full Moon
    08/01/2012

    Também estou muiiito interessado nesse jogo. Mas depois desses comentários sobre o jogo ser dificil agora fiquei preocupado… =/
    Odeios estes jogos dificeis demais rsrs É uma dor de cabeça pra conseguir passar de fase mas mesmo assim vou jogar este jogo estou muito curioso com Rayman Origins. Parece ser um jogo engraçado

    • Vivi Werneck
      08/01/2012

      Ele é difícil na medida certa. Não é nenhum Demon’s Souls da vida, pode ficar tranquilo! rs. Dê uma chance a ele, tenho certeza de que vai gostar. ^^

      • Jhun
        27/01/2012

        Olha, eu comprei Rayman Origins pro meu Wii e posso garantir que ela não é mais difícil do que Donkey Kong Country Returns. :)

  2. Rodrigo Villani
    08/01/2012

    Divertidíssimo! Como aqui em casa também não tem ninguém pra jogar comigo, senti falta do modo online.
    Quanto a trilha sonora, é mesmo uma coisa linda. Tem até uma versão (linda) de colecionador europeia que traz junto um CD com a soundtrack. Pena que a Amazon não envia pra cá!
    Hahah Lembro que no começo do jogo reclamei pois não tinha como escolher o nível do jogo, achei que seria fácil. Silly boy… Gritei e xinguei muito preso em alguma parte do jogo, é muito amor <3
    Agora to igual a você, em busca dos dois últimos dentes pra entrar no "mundo secreto". Ainda bem que tem mais gameplay pela frente!
    Vivi, essa foi a melhor review do jogo que li! Parabéns, você arrasa!

    • Vivi Werneck
      08/01/2012

      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da análise! ^^ Achei um vídeo com o unboxing da edição de colecionador! *_* http://www.youtube.com/watch?v=Fd0Xlyqo1EQ

      PS: e boa sorte com os 2 dentes que te faltam também! rs

    • 18/12/2012

      esse jogo é 10,concordo com sua opiniao eu tambem senti falta do jogo online pois tambem nao tenho ninguem para jogar comigo em casa

  3. 08/01/2012

    Puts, que jogo lindo! Fiquei doido no design dos cenários, personagens etc, como tudo se encaixa direitinho, sem faltar nada… mesmo sem ter jogado ainda. Com certeza ele ta na minha lista de must buy desse mês. E eu adoro esses jogos difíceis que tem uma jogabilidade fluida, me interessei demais. Primeiro eu vi a Flavia Gasi falando super bem do jogo, agora a Vivi com esse review, e tá 99 reais só, vou providenciar já!

  4. Fernanda
    08/01/2012

    Esse jogo ja ta na minha wish list gamer!
    Lascou,não consigo tirar essas musicas da minha cabeça.

  5. 08/01/2012

    O jogo parece ser muito interessante e pelo que eu vi ele possui doses caprichadas de humor
    Gostei muito dos graficos também, acho que se eu comprar um ps3, ele entrará na minha lista de jogos para comprar

  6. Ronaldo
    08/01/2012

    Galera, eu tenho esse jogo e posso falar que ele é ótimo mesmo. Mas ele tem um ponto negativo: quando você não consegue todas as bolotas rosas da fase, você vai querer jogar a fase de novo até conseguir todas as possíveis (eu tenho essa maldita mania, então as vezes me prendo na fase umas 5 vezes seguidas). Outro ponto bacana, o co-op. Eu estou jogando com a minha namorada, e mesmo com algumas dificuldades nos divertimos muito. É um excelente jogo que passou despercebido e que merece gameplays, ok dona Vivi? hehehe. Beijos e abraços. Fui

    • Vivi Werneck
      08/01/2012

      “É um excelente jogo que passou despercebido e que merece gameplays, ok dona Vivi?”

      Vou gravar um Videogamecídio combo com minha avó e minha mãe. ^^

  7. leandro(leon belmont)alves
    08/01/2012

    Rayman sempre foi um otimo game, até mesmo na derrota do console que foi o Atari Jaguar, ele era uma das poucas pérolas brilhavam naquela bomba. e em outros consoles não foi diferente.

    Rayman é jóia!

  8. 08/01/2012

    Que tal tirar um sarro dos seus parentescos com este jogo, hein, Vi? Um Gamecídio desse seria bem legal e engraçado de assistir, also, ótimo jogo nota merecida.

  9. Fabão
    08/01/2012

    otima analise vivi, gostaria q ele saísse para o pc, mas não faz mal, qnd estiver com meu ps3 e pego ele… uma duvida, fale mais do coop, como q funciona, cada personagem tem habilidades próprias? é no estilo do new super mario bros pro wii?

    • Vivi Werneck
      08/01/2012

      “fale mais do coop, como q funciona, cada personagem tem habilidades próprias? é no estilo do new super mario bros pro wii?”

      é no estilo super mario bros para o Wii mesmo. É só ligar até quatro controles e jogar na mesma tela. Caso um morra vc pode resgatar o amigo. Vc só perde mesmo se todos os jogadores morrerem sem dar tempo de salvar ninguém.

      e sobre o coop da minha mãe e minha avó, já estou cogitando a possibilidade. ^^

  10. Fabão
    08/01/2012

    ah uma sugestão… imagina sua mae e sua vó jogando um coop de rayman, deve dar um video legal, o q acha rsrsrsrs

  11. Full Moon
    08/01/2012

    Nossa e tem modo coop, isso deixa tudo ainda mais interessante ^^

  12. Júnior
    08/01/2012

    Vivi… olha gostei muito de sua análise: inteligente, dinâmica, ilustrativa e muito divertida (por isso te adoro!) ;) Mas vamos ao jogo, bom, sempre tive um certo trauma com jogos de plataforma que precisam do timing, “ou seja, a precisão para executar determinadas ações, terá que ser (na maioria das vezes) cirurgicamente calculado!” (vivi). Confesso que isso me deixou um pouco assustado, mas como vc disse ao amigo Full Moon, vou dar uma chance ao jogo. O conjunto realmente enche os olhos! (o que me preocupa é a jogabilidade)… ainda mais com aquele maldito “Baú da Insanidade”… haja timing!!! Mas mesmo assim vou experimentá-lo.

    Ps. Agora permita-me um realizar um pequeno momento de purificação…
    Que agora saia todo trauma da vivi com os leitores preguiçosos…
    Só mais um momento… mais um pouco… FOOOOSSSS ROOOOO DAAAAAAHHHHHH!!! *D

  13. Alex
    08/01/2012

    Ótima a analise Vivi!!!
    Um ótimo jogo! suei e xinguei muito!!!! A fase bônus é recompensadora como nenhum jogo dos últimos tempo foi!

  14. 08/01/2012

    Ora essa, se não é mais um Rayman! hehe

    Sempre fui um fã de Rayman. Comecei a jogar pelo 2, do Playstation, teeempos atrás. Bem depois, fui conhecer o primeiro Rayman, e eu me apaixonei. Sempre curti games de plataforma 2D, de Sonic a Donkey Kong, de Mario a MegaMan. E Rayman pertencia ao estilo mais puro de 2D Platformer, daqueles viciantes mesmo. Rayman é daqueles jogos no qual um errinho de cálculo (começar a pular um milimetro antes do buraco para alcançar a altura correta, por exemplo) pode significar que irá ficar tempos e tempos naquela mesma fase, até conseguir. E eu faço ideia dos desafios do Origins: eu também suei muito a camisa para fazer 100% no meu Rayman 1 lá do Playstation. Mas consegui (até porque, se não fizer, nem consegue fechar o jogo, hehe. A última fase só se are quando consegue todas as gaiolas).

    Rayman seguiu seus caminhos 3D, mas eu sempre curtia mais o 2D, e fiquei feliz quando Monsieur Ancel anunciou uma volta às origens. Não seria apenas às origens da história, e sim à jogatina 2D, ou seja, que mais eu poderia precisar para comprar esse game?

    Resultado: não, ainda não comprei Origins. Mas o review da Vivi me fez perceber que realmente que esse jogo está tão bom quanto ele poderia estar. Fiquei muito feliz de ler os comentários dela sobre esse game, porque me fez lembrar dos comentários que eu fazia lá no Rayman de 1995 (eu gritava “mas que $%*@! Eu pulei nesta $%&*!+, porque que ele não alcançou???? Faltava menos de um milimetro, vai tomar na #$%¨&* do $%#$@@” sempre que errava um pulo pela vigésima vez naquelas missões contra o tempo complicadíssimas do final do game). Entendo perfeitamente o que ela quis dizer com cada frase, porque Rayman é isso, o sentimento não muda de jogo para jogo. É daqueles que você não quer largar enquanto não pegar todos os itens de todas as fases e fazer 100%, não importa o que aconteça. É daqueles jogos que você se estressa muito, mas muito mesmo, mas, quando consegue uma coisa que você sabe que é difícil pra caramba, dá aquele sorriso, desabafa e se sente o fodão.

    O sorriso me veio à face, agora. =D Compra certa, sem sombra de dúvida.

  15. xxx
    09/01/2012

    rayman sempre fez um sucesso bom desde o 3do. Mas esse ae tá fora de série, a surpresa de 2011 junto com o sonic. Sonic 4 episode 2 vai ter o tails e tomara (não imagino o contrário em hipótese alguma!!)que seja coperative como no mega drive e, com certeza, um grande sucesso para 2012.

    Girls, notícia quente, diablo 3 em 1 de fevereiro. Essa loja aqui já colocou o contador!!
    http://www.blogcdn.com/www.joystiq.com/media/2012/01/diablo3bestbuy599px2.jpg

  16. xxx
    09/01/2012

    puxa, n tem como nao dizer
    q gata essa produtora do rayman!!!xD

    • Hélio
      09/01/2012

      Isso pq vc nao viu a Jade Raymond xD

  17. Gabriel
    09/01/2012

    Eu queria tanto que esse jogo tivesse na Steam :( sou muito fã de jogos difíceis (tenho VVVVVV e Super Meat Boy e já joguei bastante os dois), sendo que Rayman fez parte da minha infância, e o Origins tá muito lindo XD enfim… mais um jogo pra comprar quando eu tiver meu PS3 :S

  18. Hélio
    09/01/2012

    Faz vários anos q eu não jogo muitos games 2D, com a exceção das séries Mario e Castlevania. Pelo q vc falou na análise, o jogo parece ser bem difícil, fator q me desanima, pois só tenho paciência para muita dificuldade em certos tipos de jogo, os de plataforma eu gosto q sejam mais simples justamente pq os jogo querendo me distrair, não me irritar.

    Mas o jogo realmente está me dando curiosidade, muita gente falando bem! Esse é um jogo q eu preferia jogar em portáteis, pq em casa estou sempre no PS3 detonando algo tipo “Uncharted”, “Resident Evil”, “Assassin’s Creed”, etc. Mas vou dar uma conferida, o jogo parece promissor.

  19. Elton BM
    09/01/2012

    Bom se existe um único problema com esse jogo é o seguinte: A série Rayman sempre existiu no PC e, se não estou muito enganado, surgiu nos PC’s. Mas parece que este Rayman não ira ser lançado. Bom, talvez compre ele para o 360, mas por agora vou me contentar com os outros três jogos da série clássica que estão no PC – todos eles estão disponíveis no GoG.com .
    Parabéns pelo review, e foi uma escolha de título muito boa.

  20. 09/01/2012

    Caramba Vivi essa análise ficou muito divertida.

    Nem se preocupe com o tamanho do texto, quando a leitura é prazerosa tamanho não faz diferença. Gosto quando você põe sua personalidade nos textos que escreve, parece que estamos numa conversa descontraída.

    Se for escrever dessa maneira divertida pode escrever análises do tamanho que quiser !!

  21. Sovereign
    09/01/2012

    Boa analise do rayman origins. Como nao conheco a franquia, achei que fosse outro shooter da vida, porque rayman pra mim lembra FPS/TPS. E o video making of rayman origins nao abre aqui no japao O.o da erro de direitos autorais, wtf. Acho que esse jogo so sai aqui no japao quando o mundo acabar rs.

  22. Sputniik
    09/01/2012

    Perfeito! Ainda não joguei o Origins mas já ouvi boas críticas dele. É muito bom saber que um jogo mantém esse nível de qualidade mesmo com o passar dos anos. Continua a mesma receita, o mesmo sabor, mas usando outros ingredientes.

    Adoro esse feeling nostálgico desses jogos mais antigos. As músicas, o gameplay, os personagens (Aaahh, Donkey Kong). Por isso amo tanto a Nintendo. Mas enfim, gostei de ver que Rayman fez o que Crash tentou mas não conseguiu (sem hater(ismo?), mas pra mim ele fracassou). Adoro Rayman, esfolei muito os dedos no Playstation pra fechar esse game e é muito bom vê-lo novamente.

    • Hélio
      09/01/2012

      Crash só fracassou do PS2 pra cá, pq os 3 jogos do PS1 são excelentes, inclusive é uma das poucas séries q eu consigo fazer alguém da minha família gostar de jogar.

      • Sputniik
        09/01/2012

        Exatamente, por isso digo! Crash Team Race também foi espetacular, me lembrando do velho Mario Kart mas ao mesmo tempo completamente diferente (:

  23. Caah
    09/01/2012

    Preciso jogar esse jogo, mesmo sabendo q morrerei infinitas vezes e que demorarei uns 15 para zerar, xD. Adoro jogos de plataforma e adoro suas análise Vivi. =D

  24. 09/01/2012

    Esse jogo é realmente incrível,um excelente trabalho da Ubisoft…
    Concordo com toda a análise incluindo o “PUTA QUE PARIU QUE JOGO FODA!!!”
    Com cenários e trilha sonora impecável,Rayman Origins é um jogo simplesmente MUITO BOM de ser jogado…
    Os jogos de plataforma foram nossa infância,eles oferecem um desafio único,digamos pela “falta de opção” afinal é ir da esquerda para direita(de forma beeeEEEEMMMM generalizada)
    Por isso,mesmo após o 3D ter chegado até aos cenários de fundo em muitos jogos,continuo fã do 2D…
    Outland é outro jogo com visual impressionante da atualidade que é feito em plataforma,e um pouco diferente temos ainda o novo Mortal Kombat que é tão bom quanto os primeiros jogos…

  25. Sputniik
    09/01/2012

    Uma coisa que eu notei nos vídeos (que só vi os do blog pra não pegar spoiler) foi o cenário. Ao contrário dos antecessores, nesse game o cenário parece bem mais simples. Como eu disse, não vi outros vídeos (e nem pretendo) então não sei se o jogo todo é assim. Os cenários dos outros jogos me lembro que eram todos coloridos, cheios de brilho e coisas saltitantes. E tudo muito bonito diga-se de passagem. Mas nesse game parece menos poluído, mais simples. Não acham?

  26. 10/01/2012

    Jogo de plataforma é o meu fraco! Sempre amei, desde o Atari e SNES. Joguei MUUUUITO Rayman no PSOne. Depois que assisti o trailer esse jogo já tava garantido na minha lista, agora com essa review então, só me deixou com mais vontade! *-*
    Queria ver uns let’s play de vocês, meninas! (Esqueci de falar isso quando respondi a enquete)

  27. 10/01/2012

    Parabéns pela resenha, completíssima. Estava querendo comprar um novo jogo para o Wii, agora já sei qual! E estava mesmo a procura de algo pra me divertir assim como me diverti com New Super Mario Bro & Donkey Kong Country Returns. Vou comprar hoje (ou tentar) o jogo! Mais uma vez, parabéns pela resenha apaixonada e profunda (pela indicação também)!

    • Vivi Werneck
      10/01/2012

      Valeu pelo elogio Leandro. E comprei mesmo, você vai gostar muito! ^^ bjs

  28. Fabiot
    10/01/2012

    Vivi, onde você comprou o jogo ?
    Rodei o camelódromo(RJ) praticamente inteiro hoje e tudo que se acha é a versão pirata pra X360, mas eu quero a original do PS3, e não achei.
    Fui nas Lojas Americanas, Casa e Video e nada. O que resta são as lojas de shopping e virtuais. No preço de R$99,00 achei em duas lojas virtuais, mas o prazo de entrega tá demorada e nas físicas de shopping tenho receio de não encontrar a esse preço.
    Dê-me uma luz, Vivi !

    • Vivi Werneck
      10/01/2012

      Fabio, eu ganhei a minha cópia do jogo. Mas vc pode tentar no site da Saraiva, Ponto Frio, Walmart. ^^

      • Fabiot
        10/01/2012

        Obrigado, Vivi, realizei minha compra.
        Problema é que vou ter que esperar aproximadamente 11 dias úteis pra botar a mão nessa criança :( Fazer o que… paciência.

        Eu sei que o preço é esse, Lucas, mas como você sabe: moramos em um país que não existe roubo, né ? :P

      • Fabiot
        01/02/2012

        Enfim recebi minha cópia do jogo.
        Muito bacana mesmo. Adorei a trilha sonora, o gameplay e o visual do jogo e a variedade das fases.
        As fases de perseguição ao baúzinho são excelentes. Adoro fases que exigem reflexos rápidos do jogador.
        Tô com a Vivi, o jogo é excelente e nostálgico. Vale muito a pena.

    • 10/01/2012

      Fabio,o preço oficial de Rayman Origins é R$99,por isso mesmo em lojas especializadas ou de eletrônicos o preço é esse(se for mais caro,estão roubando sem vergonha)…
      Por aqui(RS)até no shopping se encontra por esse valor…

  29. Shaka
    11/01/2012

    Eu lembro até hoje o dia que eu comprei meu Rayman 2 the Great Escape para pc, muito divertido aquele jogo, mesmo eu que não gosto de propostas tão infantis, acabei me apegando. O que me chamava bastante atenção eram uns esqueminhas montados pra passar de determinadas partes, muito legais.
    Eu não me lembrava se havia terminado, e quando fui procurar no youtube pra ver onde cheguei bateu até uma deprê, eu passava horas nesse jogo e tem um walkthrough de 4h:09min tá de sacanagem. -.-
    Mesmo assim valeu a nostalgia.

    To sem console que não seja portátil e pelo visto não vai sair pra PC, vamos ver se eu consigo dar um jeito de dar continuidade a jogatina de Rayman.

  30. The Punisher
    13/01/2012

    Bom post/análise Vivi.

    Rayman só joguei o 1º no PC depois passaram batidos os outros, esse Origins parece ser bem interessante, legal e divertido e com desafios na medida certa.

  31. Aline Vieira\ Aline NaruHina
    20/01/2012

    O que vocês acharam do Rayman 2 – The great escape de Ps1? Em comparação ao Rayman Origins, acharam que fugiu um pouco do foco dos raymans antigos?

    • Hélio
      20/01/2012

      o Origins eu ainda vou jogar. Mas o Rayman 2 foi muito bom, divertidíssimo!

  32. Aline Vieira\ Aline NaruHina
    20/01/2012

    É bem divertido mesmo, espero que o Rayman Origins também seja, pois o The great escape foi o único que eu joguei, e eu adoraria ver o continuação do meu joguinho! ^.^

  33. 26/01/2012

    AEEEEEE!
    Sabia que Rayman Origins ia ter uma análise boa aqui no GoW! :D
    Só confesso que achei que a Bebs é quem iria analisar, não a Vivi xD

    Falando nisso, Vivi, te Vivi OK, kill me jogando a demo e o jogo no PS3 esses tempos atrás. Tô jogando o MP de Uncharted 3 meio que loucamente esses dias (até surgir um emprego, o que espero que aconteça logo ¬¬), e te vi várias vezes online jogando \o/

    Também joguei a demo e achei MUITO bom! Aliás, eu quase sempre curto esses jogos 2D/2,5D que andam saindo aos montes. Só pra citar alguns, caso alguém cisme de procurar:
    – Rocketbirds: Hardboiled Chicken
    – BloodRayne Betrayal
    – Beat Hazard Ultra (DORGAS! @_@)
    – Trine 2

    No mais, como praticamente nunca joguei Rayman quando era menor, não posso nem tenho o direito de discordar de algo. Duvido que tenha do que discordar também, Vivi, sua análise foi absolutamente impecável (não tô puxando saco pra tentar entrar pra Irmandade, hein? XDDD). E pelo que joguei da demo, acho que nem tem do que desgostar desse jogo \o/
    Pretendo adquiri-lo, ma$ $ei lá, $abe… XD

    • 28/01/2012

      Ah, vá, Bebs ¬¬’

      Claro que tem habilidade! Seus vídeos são os mais retards hilários, choro de rir! E suas análises são detalhadas também, larga disso de achar que não sabe fazer e comece a gravar loucamente! -q

      Não tô tirando o mérito das outras hein, pelamordeDeus! Vivi, Clá, Bruna e Carla são ótimas too! \o/

      Lembrei de uma coisa… Cadê a análise do Asura’s Wrath, hein? :P
      E outra dica: baixe a demo de Trine 2 e jogue, quero saber o que você acha do jogo :D (que já tem em versão completa, eu é que não tenho $ pra comprar T_T).

      Pra Vivi, se ela quiser (é claro), sugiro jogar Rocketbirds: Hardboiled Chicken. Joguei só a demo, mas gostei do estilo do joguinho.

  34. 27/01/2012

    Nossa, adorei a análise. Estou louco pra jogar desde a demo, mas agora 9876316151 séculos depois, resolvi jogar Fail Fantasy 13 para dar uma segunda chance e ver se eu não tinha gostado por ter jogado em uma época “errada”, portanto está sugando todo o meu tempo disponível. Com certeza essa será minha próxima aquisição, a demo me deixou de cabelos arrepiados apesar de não ser lá tão fã do mascote da Ubisoft, impressionante. Parabéns meninas, é a primeira vez que visito o site de vocês através do link na reportagem “Garotas se unem contra o machismo” no folha.com. Muito orgulho de vocês, beijos.

  35. 23/02/2012

    cheguei aqui graças ao video gameicídio e… Que tenebrosas as partes de correr atrás do baú. Tava com agonia só de ver.
    Eu já acho sonic difiicl, esse entao… Mas justamente por isso deu vontade de experimentar o jogo, haha, sem contar esses graficos lindos.
    Graficos esse que me fizeram achar que era um jogo fofolete, ô pai ;P

  36. Clara B
    08/06/2012

    SEN-SA-CI-O-NAL!!! E dizendo isso, refiro-me tanto ao jogo, como à resenha incrível feita pela Vivi. ADOREI!
    Tudo no jogo me encantou. Ainda não zerei (acho que nem estou perto disso, na realidade) mas sempre que posso, jogo com minha irmã, e juntas, nós passamos pelas fases mais LINDAS, ENGRAÇADAS e FOOOOOOOOOOOODAS que se pode imaginar!
    Amei a análise. Você conseguiu traduzir simplesmente TUDO que eu penso sobre o jogo. Ri demais naquela em que você falou que ficou cantando as musiquinhas e letras desconexas! (Pensei que tinha sido a única haha)
    Rayman tem todoo poteNcial de um jogo 2d, quebrando o dogma de que apenas jogos 3d prestam. Simplesmente incrível!!
    Análise ótima, parabéns!

    PS: a propósito, é a primeira vez que visito o site, mas pretendo entrar SEMPRE agora, pois não é todo dia que encontramos um site FEMININO sobre games, né? VALEU!

  37. 10/07/2012

    Minina tu escreve muito bem! Eu to adorando este jogo, é muito bom mesmo!

  38. Allan de Paula
    25/07/2012

    ACabei de salvar o jogo para Xbox360, faltando somente a fase secreta. Esse jogo é EXCELENTE. Cenários lindos, jogabilidade ótimo e um divertido co-op! Da para jogar várias vezes cada fase! Recomendo d+ comprarem! Espero que saiam outros jogos feitos com UbiArt e que o Rayman Legends saia para Xbox360!

  39. Paulo Kulak
    25/07/2012

    Um dos melhores games que jkoguei ate então no meu Xbox.
    Lembra muito o diverido mario que jogava quando pequeno.

  40. Paulo Cesar
    30/07/2012

    Ótima análise VIVI! Acabei de zerar o jogo com a minha namorada e estamos muito tristes porque acabou rs! Conseguimos 200 bolotinhas cor de rosa e passamos da fase bônus. Acho que vamos tentar pegar as 256 existentes, esse jogo é espetacular. Tem que lançar logo o Rayman 2. E as empresas que fazem jogos podiam aprender a lição e parar de fazer tantos jogos de tiro e zumbi e fazer mais jogos do genero.

  41. Rafael Marzani
    03/09/2012

    Sempre amei jogos como Mário, Donkey Kong, Tantos dos consoles do Super Nintendo ao Wii, e quando adquiri o PS3 fiquei um pouco com medo em relação a esses jogos, pois o leque de jogos do ps3 é mais voltado a realidade e jogabilidade dos jogos de armas e em 1° pessoa, POsso afirmar que Rayman é um dos melhores jogos que já joguei, o do 64 já era irado, do ps2 é super difícil em relação a esse do ps3, mas fico muito feliz em ter encontrado um jogo assim que dê para jogar de mais de 3 pessoas na mesma fase. Estava lendo alguns comentários e li um que dizia que o Donkey kong returns era mais difícil, Olha, Para falar bem a verdade eu zerei donkey kong returns em uma semana, e achei bem mais fácil do que Rayman. Bem que a Ubisoft poderia lançar o 2.
    Gostaria de saber se existe mais alguns jogos como Rayman para Ps3, de aventura e com cooperatividade.. Valeu

  42. Kleber
    19/10/2012

    Eu nunca ouvi uma trilha de game tão FODA como essa, é simplesmente absurdamente boa

  43. 18/12/2012

    A analise é a realidade do jogo então a analise é 10 amo o jogo e agora com essa analise esse jogo me perece cada vez melhor então eu convidei todos meus amigos para ir em casa e discutir sobre sua anlise e o jogo conclusão alguns se matariam se nãõ jogassem esse jogo ou não chegassem a ler seu comentario.

    • Vivi Werneck
      18/12/2012

      Olha só! Fico feliz que tenha curtido a análise. O jogo realmente é sensacional e agora fechei tb a fase bonus depois de muito ralar em todas as corridas atrás do maldito baú! rs. Ah, se puder, tenta jogar Rayman Jungle Run para iOs e Android. Muito bom! Um beijo p vc e para seus amigos serelepes! =)

  44. Carlos Mafort
    19/12/2012

    Está por R$39,00 na Live. Imperdível hein.

  45. Hélio
    23/01/2013

    Bom, peguei esse game pra jogar hoje e estou no meio do segundo mundo. Poxa, jogão! Muito legal mesmo. :D

  46. Thais Luz
    08/05/2013

    Cá estou eu, em 2013, lendo esta maravilhosa análise enquanto procuro dicas sobre este incrível jogo.
    Já fazia um bom tempo que eu procurava jogos de plataforma ou 2D pra matar a saudade dos velhos tempos de Super Mário, Donkey Kong, Sonic e etc. Joguei o rayman no ps2 em 2d, mas com o lançamnto do ps3, não curti nem um pouco o jogo em 3d.
    Hoje tenho um Xbox 360, cujo, comprei pra ter um pouco de atividade, e de interatividade com os amigos e familiares. É super bacana quando temos uma reunião e podemos disputar uma partida de boliche e até mesmo de dança ou outros esportes, mas as emoções que sinto quando jogo Rayman são maravilhosas, e me fazem recordar de tempos maravilhosos que ficaram para trás.
    Quem curte o gênero pode comprar que vai gostar muito!!!

  47. batletoads
    10/05/2013

    eu comprei o meu to esperando chegar,eu prefiro esses jogos 2d,tao dizendo que esse jogo é dificil,isso ta me empolgando,espero mesmo que seja bem dificil mas nao acredito que seja tao dificil assim mas parece ser realmente um grande jogo

  48. batletoads
    10/05/2013

    é mais dificil que rayman 2 para o n64?

  49. 19/07/2014

    O jogo e bom muito ótimo ja zerei ele por um 3 dias seguidos mais nao consegui Electoons (Bolotas Rosas) mais consegui alguns hoje e tambem so falta o Glombox para eu destravar e so falta uns 15 electoons e zerei o Mundo dos mortos palidos (Mundo secreto) pois uma coisa achei estranho no analise do jogo tenho uma teoria e curiosidades do jogo

    1-Infelizmente o jogo rayman origins teve varios itens removidos poucas musicas removidas muitas fazes excluidas itens sao tipo: um boneco do rayman dentro de uma bolha que da uma vida eterna a seu jogador (removido),Uma arvore laranja (removido),Uma bolota rosa (nao e os Electoons) com pontas abrigadas sem maos e pes que vc salvava no lugar dos Electoons (removido),Lum King vermelho o Lum king ficava vermelho quando agente o recolhia (removido) agora nao fica mais vermelho…,um elicoptero que o rayman usa para tirar a roupa de um inimigo tipo O caçador e o Dr.LividStoneSuponho (removido) essa abilidade foi rovida,Um nivel de correr atraz do bau do tesouro dividido em 4 partes :parte do nivel 5 do tesouro,nivel do inferno mexicano misturado com um jogo de montar,O nivel (Murray das profundezas) sem o Dragão do mar (Boss 5), Nivel (Disparando para as estrelas) com o bau de tesouro no lugar do Teensie magico (Minster.D) da E3 2011 (removido)

    2-varias Trilhas sonoras da E3 2011 (removido) sons: terra gulosa,Inferno mexicano, mar da serendipidade,nuvens malmoradas, niveis de correr atraz do tesouro.

    3-niveis dos trailers de E3 2010 e E3 2011 (removidos) niveis dos trailers de E3 do rayman origins nao definitivos com o jogo, cenas dos trailers excluidas do jogo (removidos) bosses excluidos infelizmente o/a Boss Mama.

    4-inimigos dos gameplays e trailers excluidos tipo: uma formiga com um machado, Minster.Dark do rayman 1,uma piranha do rayman 2, um esqueleto Kpu,Um pintinho com uma lupa, um passaro maldisposto, Um espinho com um olho,O G.Golem mais verde

    5-Quando vc chegava num fim de um nivel completa ele aparecia aquela cena de uma mulher e um homen magro com um teensie fotografo que tirava sua foto no final (removido)

    6-Na E3 aparecia um tipo de palavras escritas no menu como: Jungle, Desert, Cave, Showcase eram niveis mais so tinha Gameplays de Jungle e Desert (removido)

    Bom acabo aqui gente essas sao minhas curiosidades e minhas teorias do Rayman origins.

  50. enzo henrique
    19/08/2014

    nunca cheguei no mundo bonus

  51. enzo henrique
    19/08/2014

    acho legal o mundo:nuvens trombudas

  52. Adriana Polski
    13/06/2015

    Caramba, muito legal Vivi ! Já joguei Rayman quando mais nova, e estava atrás de um jogo dele para Xbox, só que de corrida, como antes, sabe me informar se já existe ?

  53. 12/07/2015

    quero saber como sair e salvar o jogo nao to conseguindo salvar o jogo toda vez tem que voltar pro começo

  54. Nathalia
    18/11/2015

    Oiii! Amei a análise, eu também estou viciada! Você pode me indicar por favor algum outro jogo nesse mesmo estilo?Na verdade achei o Rayman procurando por jogos parecidos com o Mário Bros. Me indica algum parecido por favor! Para o meu desespero estou quase terminando o Rayman… rs

    • Vivi Werneck
      18/11/2015

      Oi Nathalia! Fico feliz que tenha curtido a análise. Você por acaso já jogou a sequência do Origins? Dá uma olhada no Rayman Legends também. Ele está disponível para PC (se não me engano), PS3, Xbox 360, PS4 e Xbox One. =)

      • Nathalia
        19/11/2015

        Vivi, obrigada pela dica! Vou comprar o Legends! Existe algum outro nesse estilo tipo Rayman e Mario? Eu só gosto de jogos assim… Fiquei chateada pelo Origins ter poucas fases, zerei rapidinho. Estou a procura de outros nesse estilo…rs

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.