Aposto que os seus cartuchos de NES ainda funcionam

Por Carla Rodrigues

Vocês já tiveram um disco de jogo riscado? Ou ficam muito bravos quando aparecem impressões digitais misteriosas de pessoas que manusearam o seu jogo de forma errada? Já fecharam a cara por causa da eco-box do Xbox 360 que a qualquer momento pode deixar um lápis fatal (?) perfurar a caixa e riscar o seu disco?

Bons eram os tempos quando você assoprava os cartuchos e isso até ajudava a funcionar melhor. Você podia amontoar as suas fitas em uma caixa sem se preocupar se elas estavam na caixinha ou não, afinal, aquilo era impossível de riscar.  É claro que o formato modificou porque precisamos de mídias cada vez melhores a medida que os videogames evoluem, mas, enfim.

O vídeo a seguir mostra uma série de experimentos com cartuchos de NES para mostrar o quanto eles são resistentes. Alguns foram lavados, deixados na neve e passaram por uma série de coisas que os nossos amados jogos de hoje em dia não suportariam.

Agradecimentos ao @Panettoni pelo link do vídeo.

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
45 Comentários em "Aposto que os seus cartuchos de NES ainda funcionam"
  1. 28/07/2010

    Essa aposta também vale pra quem não tem mais as fitas? Se sim, quanto eu recebo?

    • 29/07/2010

      pode crer!
      o meu NES funciona até hoje!
      Meus cartuchos de Zelda, SMB3 e Tico e Teco funcionam até hoje,
      o problema é o videogame que de vez em qnd fica “pulando” e resetando qnd n esta corretamente encaixado nos mínimos nanometros…

  2. 29/07/2010

    Cartuchos 4ever!
    Na época que eu tinha meu SNES ( bons tempos), eu deixei meu cartucho de Super Mario World cair dentro de um balde com água + desinfetante, fiquei mó desesperado e coloquei ele no sol. Além de funcionar perfeitamente qunado secou, ainda ficou com um ótimo cheiro.
    Sinceramente, ia ser bom se criassem uma espécie de cartucho atual, com uma capacidade boa o suficiente para os jogos atuais, e a resistência de um cartucho. Cd’s e DVD’s são um saco, se você se desleixar, perde mesmo.

    • Rebeca
      29/07/2010

      ainda ficou com um ótimo cheiro

      Tô imaginando aquele cartucho antigo e encardido caindo no desinfetante e saindo limpinho e cheiroso, com cara de novo.

      hahahahahahaha

    • Heishiro Mitsurugi
      29/07/2010

      “Cd’s e DVD’s são um saco, se você se desleixar, perde mesmo”.

      Em parte é verdade, mas a maioria dos problemas com CDs e DVDs são os piratas pois a mídia é de terceira e qualquer arranhão já faz o jogo parar de funcionar.

      Já os jogos originais são mais duros na queda, a pessoa tem que ser muito desastrada para estragar um, os meu CD Demo de Playstation 1 ainda funciona e meus de Gamecube estão em perfeitas condições.

      • 30/07/2010

        Jogos originais demoram mais para “estragar” mesmo, mas mesmo assim eles “acabam acabando”.
        Meu primo tinha o Tekken 3 original, tinha todo o cuidado do mundo e tals, mas de tanto que ele foi jogando, um dia o jogo simplesmente parou de funcionar. Demorou uns 5~6 anos mais ou menos, mas comparado com cartuchos, esse tempo é muito pequeno.

    • Jhun
      30/07/2010

      Pow quem me dera se tudo fosse assim. Me lembro que ha uns anos atrás havia gasto um puta dinheiro num Motorola V500 aí minha sobrinha de 3 anos pegou e jogou num balde de água sanitária.

      KKKKK

      Ficou alvo e brilhante. *_*

  3. Pança Loca
    29/07/2010

    Tenho vários cartuchos que funcionam perfeitamente. Inclusive alguns que só tenho o chip e ficam jogado numa gaveta.

  4. PH!
    29/07/2010

    Esses cartuchos são tão resistentes quanto um Fusca! Ambos raramente te deixarão na mão!

    Só fikei um pouco triste ao ver as pobres cenas de tortura contra cartuchos tão valiosos e conservados. Menina má. Vou fazer com ela os mesmos testes.

    • 29/07/2010

      Pior q quando eu vi a cena, fiquei com pena dos pobres cartuchos também…

      Quando eu vi a parte do carro passando por cima, entrei em desespero…
      Sério, eu achei q iria destruir completamente, e ainda assim continuo funcionando, melhor q o dos furos…

  5. 29/07/2010

    Não precisa nem se desleixar, muitas vezes os jogos param de funcionar do além mesmo. A impressão que passa que quanto mais usado, menos util fica.

  6. Rebeca
    29/07/2010

    Não posso ver essas coisas, me bate a maior tristeza por não ter mais meus videogames e cartuchos antigos… T__T

  7. ADR
    29/07/2010

    bah…

    bons tempos quando se podia quardar os jogos amontoados numa caixa no fundo da gaveta

  8. Siri
    29/07/2010

    Meus carts de Atari 2600 ainda estão intactos. Já meus GDs de Dreamcast…

    Cartuchos FTW!

  9. 29/07/2010

    Meu cartucho de mario é decoração… porém funciona, assim como o Snes (no qual ele esta encaixado)…

    Porem meu Gran Turismo 2 ORIGINAL!! poutz… nem falo…

    mas em breve as midias fisicas serão largadas (ou não) em pról da tranferencia digital, psn ja ta aí (com sorte daki a pouco no Brasil)e Live tb…

    Sorte que eu domino a técnica Milenar de como resgatar um cd ultrariscado!!!

    um dia desses eu posto no meu blog…

    • 29/07/2010

      Pior q eh verdade…

      Eu so fã de PC msm, logo, STEM RULES!

      mas tem muita gente q ainda assim prefere pagar o dobro do preço soh pra ter a caixinha do jogo…

      • Khronny
        29/07/2010

        Cassapaba tem razão, tem certas coisas que o mundo caminha invevitavelmente pra aquela direção, e a distribuição digital é uma delas.

        Eu sempre torci o nariz para distribuição digital, sou fã declarado de mídias físicas, mas não resisti ao Steam depois da promoção de natal do final do ano passado. As vezes não tem como competir com os preços, o Mirror’s Edge na Saraiva do lado de casa ainda tá 99 reais, se eu não me engano tem lojas já vendendo a 60, mas no Steam eu paguei 5 dólares o meu, não deu nem 10 reais.

        Se o problema for evitar a pirataria, eu prefiriria comprar uma caixinha completa com um código de download ao invés da mídia física, mas se o problema for corte de custos, aí não tem o que fazer =\ Já anunciaram que tão acabando com os manuais físicos …

        Agora, sobre os cartuchos, outro dia minha irmã ligou meu master system e os cartuchos funcionaram, mas sinceramente não tenho a menor saudade deles. Podem até durar mais (o que hoje em dia dura mais do que as coisas de antigamente?), mas eu prefiro o conforto dos CDs e sucessores. Por um lado dura mais, mas não me lembro de nenhum CD (original, obviamente) que eu tive que tirar do PC/Console e colocar de novo porque não encaixou direito ou porque juntou poeira.

        Eu não gosto muito desse papo de nostalgia, eu acho que é natural as coisas evoluírem sempre, algumas coisas para melhor, outras para pior. No caso dos videogames, como em qualquer tipo de tecnologia, não tem como ficar preso ao passado. Ok, por um lado os Cds não duram tanto, mas por outro lado agente tem videogames com conexão à internet. Onde a gente poderia se imaginar jogando com amigos do outro lado do mundo antigamente?

        Ah, mas se tem uma coisa que eu tenho saudades é das caixinhas antigas dos jogos de PC. A minha do Duke Nukem 3D é em alto relevo, a do FX Fighter turbo é em slipcase, Diablo II abre uma aba na frente, só pra citar alguns exemplos. Fiquei tão feliz quando eu ví a edição de colecionador do Sacred 2 com uma caixa assim, ainda mais em foil!

        • Hélio
          29/07/2010

          Eu já gosto de mídias físicas. Gosto de olhar pra caixinha e ver escrito “Final Fantasy tanto”, porque isso dá uma sensação boa, vocÊ se sente realmente dono do negócio. Download é uma coisa virtual, parece até que vocÊ não adquiriu mesmo o jogo e que qualquer probleminha pode te fazer perder o produto. Sou muito mais as campanhas para baixar impostos e reduzir o preço final dos games do que simplesmente abolir a mídia física, palpável. Agora tá todo mundo falando bem disso, mas qdo realmente acontecer (bate na madeira), vai ter uma legião de gamers nostálgicos pedindo a volta do método antigo.

  10. 29/07/2010

    Eu lembro da época q meu primo tinha o NES dele, e quando eu chegava na casa dele, corria soh pra jogar um pouco de Super Mario…

    Mas enfim…
    Eu nunca fui muito fã de CDs/DVDs justamente por conta da baixa durabilidade. Pra mim sempre me pareceu mais seguro manter todos os arquivos (incluindo muitas ISOs de jogos) em uma partição secundária no HD (talvez ateh pq eu não tenha muita paciência pra guardar CDs cuidadosamente na caixa, hehehe)

    E soh pra terminar, eu abri o vídeo no YT, e vi q na descrição do vídeo tem o link para baixar a música dos créditos… #fikdik

    • Danilo Mizuta
      29/07/2010

      Caros

      @Augusto César e @Caassapaba

      Realmente Cd/DVD tem uma vida baixa e com certeza não aguetam o tranco que o Nosso Mario aguentou no video postado pela Carla.

      Acho que único problema de jogos via download é que o Brasil ainda engatinha em internet banda larga, por isso a mídia física ainda é a melhor opção no país, infelizmente.

      Segue uma reportagem.

      http://www.youtube.com/watch?v=z89Af2bOJM0&feature=player_embedded

      • 29/07/2010

        Bem agoora que a portugal telecom vendeeu o resto do que tinha da VIVO pra Telefonica e comprou uma parte da OI espero que a disputa natural entre portugueses e espanhois seja lucrativa pra nós brasileiros…

        P.S. Off topic bagarai, mas poutz será que um cartucho de Famicon sobrevive se for atropelado por 7 carros a 250 Km/h?

  11. Vagner
    29/07/2010

    Tenho aqui alguns cartuchos de nes e master system numa gaveta aqui em casa que aposto que até hoje pegam.
    Só lamento não ter mais nenhum desses consoles pra testar… T_T

  12. Hélio
    29/07/2010

    É mesmo! A força dos games antigos tá na mídia. DVD é um negócio tão frágil que uma vez um que eu comprei arranhou em dois minutos, numa virada de esquina! Ninguém merece. Bem q podiam inventar uma tecnologia com capacidade de armazenamento muito boa, mas sem tantos riscos!

  13. Rafael Psyny
    29/07/2010

    DVDs… Há…

    Já perdi tanto DVD que hj eu faço que nem o colega ali. Guardo todas as imagens em cases externos…

    São 5TB entre backups comprados por mim e baix—… Quer dizer… Backups que guardo para meus amigos desconhecidos da internet. =P

    Hj com um pouco mais de 100 reais vc pega um HD de 1TB…
    Isso guarda muitos DVDs.

    Alguem ai tem problema de espaço? Digo, espaço fisico mesmo? São tantos filmes, dvds de show, jogos, programas que não tenho onde guardar… E tenho pena de jogar fora =(.

    Eu nunca tive um NES, meu primeiro video game foi um Mega Driver. As “fitas” não eram tão resistentes assim, porem, ainda funcionam perfeitamente =P.

  14. georges
    29/07/2010

    Saudade do meu NES…
    Epoca q eu podia jogar Mario e Captain Comando sem ficar preocupado com as fitas.

  15. 29/07/2010

    Rock’n Roll Racing, Mario Kart, Mortal Kombat II principalmente!

    sensacional! realmente as fitas são as melhores, pena ocupar muito espaço!

    Uma grande ideia seria os jogos em pendrives.

    meu primo tem até um ATARI que ainda funciona *-*

  16. Heishiro Mitsurugi
    29/07/2010

    Estes cartuchos sim são a prova de criança e de desastrados. Verdade que os CDs e DVDs comparados aos cartuchos são mais frágeis mas os consoles ainda são resistentes, meu GameCube caiu no chão e rolou, fiquei espantado e desesperado ao mesmo tempo, liguei ele logo após pegá-lo, ele funciona perfeitamente até hoje, não sofreu um arranhão na queda de aproximadamente 1,70m.

  17. eduardo
    29/07/2010

    olha eu não sou muito fã de CD/DVD e blu-ray(que ainda são mais fracos que os cds/dvds).podiam ivestir no barateamento das midias flash que são a sucessoras das epron eepron dos cartuchos/fitas.

    meu cartão de memoria micro SD(memoria flash) ja passou por alguns desses testes ai da moça (atropelamento, ciclo de lavagem e queda da lage (bem na verdade eu confundi ele com a bola que eu tinha na outra mão e o arremecei no chão ))e não perdi nenhuma de minhas fotos.

  18. Mih
    29/07/2010

    Meu primeiro videogame foi um Nintendo 64,apesar de já ter jogado sonic no Mega Drive do meu primo e Super Mario no Super Nintendo da minha prima[nossa,trocadilho besta né?].E olha que o N64 e os cartuchos tão em bom estado e funcionam até hoje!!!![Claro né?Se eu derrubasse ou arranhasse meu N64 ,minha mãe me mataria.]

    Ah,e quem nunca soprou o cartucho pra ele funcionar direito?

  19. jonas
    30/07/2010

    Nunca imaginei que um cartucho pudesse ser tao resistente.

  20. rafaelx1bm2
    30/07/2010

    vo colocar uma capa de NES nos meus CD’s XD (dai ele fica indestrutivel (menos contra furadeira … coitadinho da fita)

  21. Khronny
    30/07/2010

    @Hélio: Já tem uma mídia com capacidade muito boa e sem tantos riscos, o Blu-Ray. Eu não sei te dizer a fonte agora, mas eu já lí que o Blu-Ray é mais resistente à riscos do que os Cds e DVDs. É claro que ele não sobrevive que nem um cartucho, mas ele é mais resiste sim. Eu também penso igual a você, os jogos por downloads não são tão satisfatórios quanto os jogos por caixinha. Meus jogos do Steam não são a mesma coisa que os meus de caixinha, mas pelo preço que eu paguei neles não tem como resistir também =\

    Mas tem um ponto onde eu tenho uma dúvida, quantos jogos ORIGINAIS foram riscados ou quebrados? Eu só tenho um Cd que trincou por causa da velocidade do leitor que é A Maldição da Ilha dos Macacos para PC. Todos os meus Blu-Rays de Ps3 estão perfeitos e todos meus demais CDs e DVDs de PC também estão em excelente estado. É claro que esse tipo de mídia é mais frágil, mesmo porque os cartuchos além da capa de plástico são compostos de placas de circuitos, que são naturalmente mais resistentes do que os CDs, mas tomando o devido cuidado e sendo a mídia de qualidade, os CDs também duram!

    @GirlsOfWar: To seguindo vocês no Twitter e respondi o jogo do fim de semana \o/

    • Hélio
      30/07/2010

      É, eu também soube dessa história. Nem tinha pensado no Blue-Ray dessa forma.
      E realmente, os jogos na caixinha te dão aquela sensação gostosa de poder dizer “é meu”.
      O meu caso do DVD riscado foi mais um descuido: é que eu fui fazer uma troca e a mulher da loja embrulhou o DVD num plástico qualquer, meio de má vontade, aí, como eu tava com pressa, nem criei caso. Mas devia ter criado: quando virei a esquina, lá se foi meu DVD novinho. Tive que ir trocar outra vez depois.

  22. Thyago
    30/07/2010

    Concordo com cada frase dessa menina do vídeo. Eu tenho 2 games de PS3 e fico pensando se em breve eles explodirão, por algum motivo besta.

    Ter q manter eles na caixa q ocupa espaço pra caramba é uma coisa ruim pra caramba. E eu fico com medo de colocar naqueles porta-cds genericos pq eles podem arranhar facilmente e daí pronto, lá se foram gratuitamente mais de 100 reais.

  23. 30/07/2010

    Como diria um amigo meu:
    “Despois de uma guerra nuclear só iriam sobrar Baratas e cartuchos de NES e Mega Drive!” ;-)

  24. CAIO BARBARO
    31/07/2010

    Sáporra é muito forte cara, eu empilhava as fitas pra ligar meus SNES quando era junior !@!!!!!!

  25. Flavio
    31/07/2010

    E não só os cartucho como também os consoles. O meu N64 ta aqui intacto desde sua época de ouro hehe, inclusive seus cartuchos que considero os melhores até hoje. Agora quem tinha um PS1 pode até te-lo ainda, mas com certeza já trocou o canhão uma ou mais vezes. Meu NES já se fo a muito tem, na verdade era um Turbo Game da CCE, mas quem o comprou, tem guardado até hoje, os jogos e o console, funcionando sem nenhum problema. Já o PS2 do meu sobrinho durou até a garantia acabar.

  26. 31/07/2010

    Putz o jogo empena msm se eu guardá-los um em cima do outro?! =O

  27. Yan Paulo
    03/08/2010

    Lol
    Se eu já tivesse tido algum, com certeza funcionaria ¬¬

  28. helison
    03/08/2010

    fiquei triste com esse video,,,,,porque não mostraram eles quebrando um xbox,,,,simples estão comparando clássico com evolução!!!!!prefiros os clássicos, a evolução só quer que nós gastemos mais e mais…..não menosprezo o mario bross,,,foram esses jogos que fizeram a historia,,,,sim, o cartucho tem uma resistência maior em relação ao cd,,,,mas eu não tenho coragem de fazer esse teste de resistência, porque eu cuido dos meus cartuchos e cds como se fosse da família…..tenho o cartucho do super mario world e star fox, todos inteiro e em suas caixas. valeu!!!!!!!!!!!!!!

    • Hélio
      05/08/2010

      Concordo, maior sacanagem mesmo ficarem maltratando os games.

  29. Jonatas Afonso
    17/08/2010

    Bom, mesmo com ROMS e emuladores, eu ainda mantenho meus cartuchos originais de SNES. Mas estou pouco a pouco me convertendo para distribuição digital. Ainda prefiro games em caixinha, evito comprar livros em papel, pois não tenho mais como e nem onde guardar tanta tranqueira.

  30. 16/09/2010

    foda-se eu tenho sega mega drive e os meus cartuchos estao como novos ea sega tambem tenho a psx e o abe,s odyisee ta riscado

  31. 16/09/2010

    eu tabem tenho pena e tambem cuido dos meus cartus como fose da familia da mingha sega ah ah ah tenho o sonic heondeog 1 e esta novo por exemplo o sonic o mario o zelda yosy o knukles ,tales sao personagens que ficao na h
    toria

  32. 16/09/2010

    SEGA SEGA SEGA SEGA SEGA SEGA SEGA Estes gajos esateiam

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.