BGS 2011: primeiro dia tem Angry Birds no cardápio

Tags: Angry Birds, Angry Birds BGS 2011, Angry Birds palestra, BGS 2011, Brasil Game Show, Jere Erkko, Rovio

E finalmente começa a Brasil Game Show, já considerada a maior feira de games do Brasil. O evento, que começou nesta quarta com várias palestras e vai até este domingo, dia 9, catapultou os pássaros psychos do Angry Birds na platéia com a presença de Jere Erkko, Vice-Presidente da Rovio na América Latina.

Antes dos penosos voarem, quem compareceu ao primeiro dia de conferência já teve uma ideia de como os stands estão ficando. Este ano a feira está maior, então, para evitar que as pessoas fiquem entupidas num só galpão, a área da feira foi dividida em três andares:

– O principal: onde ficam os stands de expositores overpowers-mutherfuckers;

– O segundo andar: com stands de negócios (B2B), a sala onde acontecerá o Game Jam, a Sala de Imprensa (que tem suco e biscoitinhos o dia todo, huuum…), uma sala VIP e de reuniões;

– O terceiro andar: com stands de expositores super legais também, mas sem a necessidade de se vender um fígado para montá-los, a exposição Túnel do Tempo e uma área de arcades cheeeias de máquinas de fliperama!

Voltando as palestras (ainda estou sonhando com os fliperamas) vou destacar aqui algumas que vi. Infelizmente, não consegui assistir a todas porque, como havia três salas acontecendo palestras ao mesmo tempo (e eu não Deus onipresente para assistir a todas simultaneamente) tive que escolher algumas.

Na sala Laranja (que não era laranja), Ronaldo Bastos – especialista no mercado de Games, Jogos Casuais e Sociais e que é atualmente Diretor Geral da Atrativa – Real Games Latin América apresentou dados interessantes sobre o perfil do gamer brasileiro. Você sabia que dos 46 milhões de internautas brasileiros 35 milhões são jogadores? Esse dado é muito importante para mostrarmos ao governo o quanto os games são importantes na cultura de entretenimento do país.

Outro dado interessante apontado por Bastos é o crescente número de gamers mulheres nessa pesquisa. A mulherada já soma 15,8 milhões de jogadoras. Os homens ainda são maioria com 19,8 milhões. Esse aumento no número de “females” jogando se deve, principalmente, a popularização dos jogos casuais e a febre dos games em redes sociais.

Logo após a apresentação do Diretor da Atrativa – Real Games Latin América, foi a vez do finlandês (que fala um português bem direitinho) Jere Erkko, da Rovio, depenar um pouco do sucesso estratosférico de Angry Birds (quem nunca, no mínimo, ouviu falar desse jogo se mate! rs).

Erkko começou falando da trajetória da Rovio dizendo como foi difícil começar a empresa e, principalmente, a colocar o projeto do jogo para frente (realidade essa bem conhecida pelos desenvolvedores de games no Brasil).

“No início os custos foram muito mais elevados do que imaginávamos”, disse.

Jere Erkko - Rovio

Jere Erkko - Rovio

A dúvida depois do grande sucesso de Angry Birds, segundo o finlandês, era o próximo passo da Rovio. “O grande questionamento foi saber o que fazer em relação ao futuro da Rovio: continuar com o Angry Birds ou criar um jogo novo? Optamos por continuar desenvolvendo e expandindo a diversão com o Angry Birds”, explicou.

E pelo visto a Rovio está investindo pesado mesmo nisso já que o próprio Jere afirmou que a empresa acabou de comprar um estúdio de animação para produzir seus próprios conteúdos “cross media”, ou seja, fora do mundo dos jogos também – unindo diferentes tipos de mídia, como no Angry Birds Rio, que uniu o filme “Rio” (do Diretor Carlos Saldanha – Era do Gelo) e o game para celular.

Falando em formas diferentes de se divulgar um jogo, achei espetacular a forma com que o marketing no game foi agregado a um meio fora do mundo estritamente eletrônico. Durante um festival de música nos EUA (ou Canadá, não me lembro direito), o público presente teve a oportunidade de jogar Angry Birds de uma forma diferente. O pessoal era incentivado a gritar muito alto para encher um “gritômetro” no telão do palco.

Assim que a barrinha estivesse cheia o pobre pássaro estressado era arremessado contra os porquinhos hulks. Essa brincadeira aconteceu em dois festivais e o público de cada um disputava entre si. Gravei o vídeo da palestra em que Erkko mostrou isso. Veja abaixo:

Dados atualizados de Angry Birds mostram que o jogo já foi baixado mais de 350 milhões de vezes e, com isso, Jere Erkko terminou sua apresentação com uma observação muito importante para quem quer investir no desenvolvimento de jogos:

“Jogos são um mídia muito importante. O segredo do sucesso é sempre tentar e não ter medo de arriscar”.
– Bom galera, por hoje é só. Amanhã conto mais das palestras (algumas que faltaram de hoje ainda) e outras novidades da Brasil Game Show. Não deixem de acompanhar tudo aqui no Girls of War!

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
16 Comentários em "BGS 2011: primeiro dia tem Angry Birds no cardápio"
  1. André
    06/10/2011

    Aiii que inveja, vc tem sorte de ser carioca Vivi. Vc poderia postar as impressões do Batman A.C na BGS.

    • Vivi Werneck
      06/10/2011

      com certeza! vou testar o jogo na feira a partir de sexta. aí posto aqui! ^^

  2. 06/10/2011

    *Tietagem Nerd ON* Uhuuuuu!! Nem acredito que conheci a Vivi “Psycho” Werneck na BGS (praticamente já valeu o primeiro dia pra mim pq estou trabalhando no Staff até sexta). Ela chegou na sala de conferência e eu fui lá dar alguma informação – que eu nem lembro mais pq estava pensando “eu conheço ela… OHHH FUCKING LORD (KRATOS) — eu conheço vc… da internet?” (dããã – pô eu fiquei nervoso né, eu esperava uma Vivi toda Psycho, suja de sangue e com várias cabeças de Barbie presas num colar e sedenta por um Dragon Age e não uma… jornalista…) MAS ENFIM, muuuuito simpática! Literalmente PAGOU meu dia no staff!!!! Sai calmbaleando extasiado “ei seus tolos (da sala de conferência Verde) EU conheci a Vivi Psychoooowww” :-OOOOOO *Tietagem OFF* Bjãão RESUMO: 1º Dia de conferência… conheci Vivi Werneck.

    • leandro(leon belmont)alves
      06/10/2011

      pô Marco, você conheceu a Vivi em carne e osso? 0__0

      que inveja! queria estar nesse evento para puxar um papo e conseguir um autográfo dela.

    • Vivi Werneck
      06/10/2011

      ahahaha… foi um prazer conhecer vc tb! =D bjao

    • Vivi Werneck
      06/10/2011

      “Eu adoro que todas as pessoas que conhecem a Vivi ao vivo dizem mais ou menos isso”

      ando camuflada de boazinha para não despertar muito a atenção! rs

  3. Angelo
    06/10/2011

    Alguém sabe se dá ainda para comprar ingresso na hora de entrar?

    • Vivi Werneck
      06/10/2011

      oi angelo, pode comprar no dia sim e mais: se vc trouxer um brinquedo no dia ou 1kg de alimento não perecível, vc paga meia entrada. bjos

      • Angelo
        07/10/2011

        Ah , obrigadão Vivi.
        Vou tentar ir, mas esse BGS sempre cai em época de provas da minha faculdade. Ano passado também foi assim =$

  4. EltonBM
    06/10/2011

    Parece que a BGS começou bem. Com números como esses acho que Angry Birds pode até já ter empatado com Tetris!
    Não consegui jogar Angry Birds muito tempo, ele me causa o mesmo desespero que sinuca, então eu deixei isso. E não esqueçam do Ono! Quero fotos do Little Blanka!

  5. Bruno
    06/10/2011

    Pena não poder ir nestes dois dias de palestras, mas a partir de sexta-feira estarei lá, pra curtir os stands e ficar em meio à tribo gamer!

  6. Hélio
    06/10/2011

    Apesar de todo o sucesso de Angry Birds, eu desprezo profundamente esse jogo. O Iphone inundou o mercado de games sem qualidade e viciantes. Só não falarei mais por respeito ao Steve.

  7. 06/10/2011

    AAAHHH! To me mordendo de ansiedade. Vou amanhã(dia 7). To muito ansioso. Talvez dê pra ver a fuça do Yoshinori Ono.

    Vivi, vc e a Carla vão estar em que Stande msm?

    • Vivi Werneck
      06/10/2011

      A Carlinha não faço ideia, rs. mas como tb estarei no evento como assessora – vez ou outra passarei pelo stand da Aiyra (um todo verde rs)

      • 07/10/2011

        Vivi, uma pergunta sobre a estrutura da feira (eu vou no domingo): os corredores entre os stands são largos ou vai ficar aquele aperto danado de gente impedindo o povo de andar direito pelo pavilhão? E parabéns pelo trabalho aqui e nos outros meios (gosto demais dos teus textos na Old Gamer).

        • Vivi Werneck
          10/10/2011

          demorei pra ver seu comentário, mas obrigada pelos elogios! bjao! ^^

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.