Cameos e easter eggs do universo dos games!

Tags: bugs, cameos, citação, Cultura, dead rising, dead space, disney, DLC, Doctor Who, easter eggs, Epic Mickey, Fallout, Frank West, Game music, Games, glitches, GTA, harry potter, homenagem, Keyboard Cat, L4D, Left 4 Dead, Legend of Zelda, Mario, memes, michael jackson, midia, música, nintendo, Passing, Plant Vs Zombies, PoP, quadrinhos, Referências, RPG, San Andreas, Scott Pilgrim, Scribblenauts, Skies of Arcadia, Space Channel 5, super meat boy, Valkyria Chronicles, Vs The World

gta-san-andreas

Olá tianças, tudo bem?

Vocês bem sabem que é muito comum as produtoras de videogames embutirem diversos extras em seus games. E isso se difere em diversas mídias. Partindo disso, temos então: os cameos e os easter eggs.

A diferença entre os três itens é pequena, mas extremamente válida. À grosso modo: cameos (diminutivo para cameo appearance) são aparições curtas de algo ou alguém famoso, e; easter eggs são conteúdos escondidos (não confundir com mensagem subliminar plmdds!). Existem ainda os glitchs, um termo usado para indicar uma falha de sistema (a.k.a. bugs) – mas hoje não iremos abordar glitches, apenas cameos e easter eggs. Pois bem, vamos ao show, então!

Aqui, decidi reunir todos os cameos e easter eggs do mundo dos games dos quais consegui recordar! Lembrando que vocês são bem vindos para partilharem qualquer outro conteúdo escondido e/ou acidental que não estiver listado abaixo.

Comecemos com a doce ironia, exposta da melhor forma em GTA: San Andreas, como a capa do post bem lhes mostra. rs

Temos também Left 4 Dead, onde no DLC: “The Passing”, o jogador pode encontrar uma mensagem na parede, escrita por ninguém menos que… Frank West! Sim, o protagonista de Dead Rising!

left-4-dead

O próximo, muitos gamers provavelmente nem notaram… Mas jogando Dead Space 2, é possível encontrar uma pintura na parede… De um certo herói sem pele. Apesar de a licença artística distingui-lo bem, se trata de Super Meat Boy! É, isso mesmo que você leu!

dead-space

Enquanto isso, em Valkyria Chronicles, é possível controlar e interagir com três personagens, cuja fama se estende através dos céus, no mundo dos RPGs… São eles: os piratas aéreos VyseAika e Fina – protagonistas de Skies of Arcadia.

valkyria-chronicles (1)valkyria-chronicles (3)valkyria-chronicles (2)

Em Epic Mickey, existe uma clara referência a uma clássica frase dos primórdios do Nintendinho… Mas isso é muito bem esclarecido quando o diretor do game, Warren Spector, se declarou um grande fã da franquia The Legend of Zelda. Taí o motivo da homenagem!

epic-mickey

Antigamente, em Plant VS. Zombies também existia o zumbi Michael Jackson, que aparecia em determinadas fases, dançando e invocando mais zumbis em conseqüência disso. Infelizmente, há pouco tempo uma atualização do game retirou esta singela homenagem (por motivos óbvios). Mas a memória permanece em nossos corações! Ooowwnnn!

plant-vs-zombies

Scribblenauts por sua vez, possui uma… Aliás, uma não! Diversas referências à mídia popular da interwebs (a.k.a. memes). Mas vou destacar apenas uma aqui. Por favor, play him out, Keyboard Cat.

scribblenauts

Por falar em mídias populares, nem só de referências entre games vivem os easter eggscameos e afins. No primeiro Fallout, por exemplo, existe uma clara aparição de uma uma cabine telefônica que viaja através do tempo e espaço. O Doctor você diz? Doctor Who?

 

 

E por fim… Deixo aqui uma obra de arte que invadiu diversas mídias diferentes (entre elas, os videogames também), e possui incontáveis referências, cameosglitches, homenagens, citações e tudo mais que você puder imaginar; a diversas mídias diferentes! Me refiro a Scott Pilgrim Vs. The World! Enfatizo aqui, a minha homenagem preferida, que é mostrada apenas nos quadrinhos: na batalha contra o primeiro ex-namorado maligno – Matthew Patel – todos os protagonistas se reúnem no palco do clube Rockit e juntos, utilizam passos de Space Channel 5 para derrotar o inimigo em questão. Quando vi essa referência eu simplesmente pirei, muito por que amo games musicais, amo Space Channel 5 e amo maneiras incompreendidas e geniais de se derrotar o inimigo.

scott-pilgrim (1)

Como citei antes, existem inúmeras outras referências em Scott Pilgrim. Desde Mario à Harry Potter, a série é um antro de homenagens, e isso vai ficar para outra matéria! ;)

E aí, gostaram? Compartilhem referências que vocês lembram também, ou até mesmo a sua referência favorita em Scott Pilgrim. Até a próxima!

 

Allons-y!

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
23 Comentários em "Cameos e easter eggs do universo dos games!"
  1. 20/03/2013

    Amay esse post Jejé! Realmente esses easter eggs são muito curiosos! Um jogo que prestei bastante atenção nessas “referências ocultas” foi o primeiro Silent Hill. Tem até um vídeo no YouTube: http://youtu.be/tty7stwZBsY

    Também me lembro que em Diamond & Pearl (e mais algumas versões) do game Pokémon, uma vez ao ano em determinado local da região nevava prateado (um fenômeno conhecido como Diamond Dust). Isso porque 12 de Janeiro é aniversário do diretor Junichi Masuda, um dos fundadores da empresa que criou a franquia.

  2. Thyago
    20/03/2013

    Hah, ótimo, desta vez eu não conhecia a maioria desses cameos e easter eggs. Tava meio cansado de sempre que eu via uma lista dessas ter o easter egg de Scarface em GTA 3. Aliás, pode ter certeza que só o que vão chover nos comentários são das de GTA3.

    Tem um que é pouco conhecido, que é em Boderlands 2, em que o Solaire of Astoria, de Dark Souls, aparece perto de uma fogueira em um canto.

    • Jejé
      22/03/2013

      HOHOHOHO, convenhamos que GTA na vdd possui mais glitches do que easter eggs na vdd XD

      Esse do Borderlands 2 eu não sabia, que daora! *-*

  3. Samuel Victorino
    20/03/2013

    Muito bom e oportuno falar sobre easter eggs na semana que antecede a Páscoa! Quero muito saber mais sobre as referências que Scott Pilgrim faz, pois depois que assisti o filme li inúmeros artigos sobre um bazilhão de referências que muita gente nem percebe. Abração, Jejé!

    • Jejé
      22/03/2013

      Tu pegou o espirito ;)
      (Apesar que estou TENTANDO organizar algo mais legal pra pascoa propriamente dita)

      Nossa, as referências que Scott Pilgrim possui… Meu amigo, se prepare! Só digo isso! :’D
      Acho que vou acabar fazendo uma materia só sobre isso!

  4. The Punisher
    20/03/2013

    Vou citar apenas das várias referências que conheço ou um lembre. Em uma determinada fase do game F.E.A.R. tem um rádio que toca uma música de outro game para PC também da Monolith. Só não vou dizer que game é esse à qual pertence essa música pois, quem o jogou e é fã sabe qual é.
    Depois vou conferir aqui se alguém sabe ou se lembra.

    • Jejé
      22/03/2013

      Nossa, não fazia ideia desse easter egg. o-o

  5. VAGNERD
    20/03/2013

    “Shogo: Mobile Armor Division”

    Nunca esqueço de uma placa que tinha num muro dentro de um quintal que só dava pra acessar pulando de cima de um caminhão no GTA III que dizia: “You werent supposed to be able to get here you know”.

    Alguns easter eggs que considero sensacionais:

    – Em Far cry 1 para PC, haviam varias placas escondidas nas fases com uma mensagem em russo falando “Programa é densacional”, equanto em FEAR 1 tem um poço que bem no fundo esta escrito “Programar é uma porcaria”.
    – Ainda em Far Cry 1 tem um mural de recados em uma base militar que tem um recorte de jornal falando que um meteoro destruiu a sede da CRYTEK.
    – Em Half-Life² tem lugar onde voce pode conversar com um Vortigaunt que tem mais de 100 falas diferentes todas relacionadas a Half-Life 1.
    – Outro Eater egg que acho muito legal é um de S.T.A.L.K.E.R. Shadow of Chenobyl onde é possivel encontrar um cadaver de nada menos que Gordon Freeman de Half-Life portando sua tradicional Glock 17 e um PDA falando o que aconteceu após os eventos de Black Mesa e como ele foi para ali.
    – Em doom 3 no final do game tem uma passagem secreta em algum lugar que não vou dizer onde, em que há um PDA com mensagens de TODA a equipe de produção do jogo para o jogador agradencendo por ter comprado o game e jogado até o fim.

    • The Punisher
      21/03/2013

      Exatamente WAGNERD, como pode ser conferido ali—-> F.E.A.R. easter egg.

    • Jejé
      22/03/2013

      Daora sua lista, Vagnerd! :D

      Essa do GTA3 e a do Doom 3 eu ja vi. XD
      Acho sensacional esse tipo de easter egg tambem ahuahuaa

      Esse do S.T.A.L.K.E.R. eu não sabia, vou caçar AGORA mesmo! <3

  6. leandro(leon belmont)alves
    21/03/2013

    só me lembro em Borderlands 2, que se acha um bonequinho do Dark Souls numa das missões

  7. Dalton
    21/03/2013

    A lista de easter eggs é *gigante*, e não raras vezes nas minha divagações me pego pensando em como é o processo de inserção ou o que leva à decidirem se vão ou não colocar certos easter eggs xD

    Sei que é bem estranho mas fico pensando se é algo feito espontaneamente ou se é discutido com antecedência… Imagina lá, todo mundo reunido ali em mais um dos vários “design meetings”, e na lousa da sala escrito “Tema da reunião: Easter Eggs”.
    O design lead toma a palavra e fala “ahh acho que deveria ter uma mensagem aqui atrás dessa parede que só para atravessar com cheat…”xD

    Hhauhauhua divagações bizarras à parte, easter eggs são elementos que enriquecem qualquer forma de entretenimento atual, simplesmente pelo fato de estarem lá prontos para serem encontrados e nos proporcionar a sensação única de “AHHH MEU DEOOOS EU ACHEI UM EASTER EGG DO JOGOOO TAL” ao encontramos um e nos sentirmos o máximo por isso.

    • Jejé
      22/03/2013

      AHUAHUAAUHAUAHUA, estamos no mesmo barco, Dalton! Da mesma cor, inclusive! :’D
      SEMPRE fico me perguntando as mesmas coisas, e no fim das contas sempre acabo achando que eles colocam de propósito mesmo, e tudo é premeditado! :P

  8. PH!
    21/03/2013

    Imagino como os produtores devem se divertir criando esses easter eggs! O mais recente que encontrei foi ontem: Há um mes, comecei a jogar o imensamente infinito mundo de Azeroth, em World of Warcraft. Adoro ficar passeando por lá a toa, e na beira de uma praia, encontrei uma lápide que aparece um nome ao clicar (só lembro o sobrenome, Stark) e um anão ajoelhado diante. Procurei na internet, parece ser uma homengaem a um amigo de um dos desenvolvedores.

    • Jejé
      22/03/2013

      Nossa, que tenso esse easter egg. .-.

  9. PH!
    21/03/2013

    O mais engraçado sobre easter eggs é que no instante que vc descobre um, fica empolgadíssimo por descobrir algo tão sutil, ou entender a referencia, e fica com vontade de mostrar pro mundo, mas vc está sozinho no momento. E se tiver alguém do seu lado, será alguém que não dá a mínima pra isso! :D

    • Jejé
      22/03/2013

      Depende. XD
      Eu ja achei easter eggs do lado de amigos que ficaram tão ou mais empolgados. O jogo Time Splitter’s foi um destes ahuahua

  10. Shaka
    02/04/2013

    “Temos também Left 4 Dead, onde no DLC: “The Passing”, o jogador pode encontrar uma mensagem na parede, escrita por ninguém menos que… Frank West! Sim, o protagonista de Dead Rising!”

    Oh! Não sabia, amo Dead Rising.

  11. matheus
    13/04/2013

    no minecraft tem uma conquista que tem que fazer um bolo, em portugues o nome da conquista se chama “A mentira”. No game portal CLaDOS, oferece um bolo ao protagonista, no final do game vc descobre que o bolo era uma mentira.

  12. AbraãoSt
    15/05/2013

    Acho que talvez um pouco tarde pra comentar, mas é que comecei a ler o blog a pouco tempo. rs (que por sinal estou gostando muito)

    *** BOM! Meu Easter Egg vai pra Bebs, mesmo achando que ela já o conheça sendo tão fã de Silent Hill.

    Trata-se de um artigo encontrado no lixo no SH2 referindo-se a Walter Sulivan do SH4: The Room.

    “The police announced today that
    Walter Sullivan, who was arrested
    on the 18th of this month for the
    brutal murder of Billy Locane
    his sister Miriam, committed
    suicide in his jail cell early on the
    morning of the 22nd.
    According to the police
    statement, Sullivan used a soup
    spoon to stab himself in the neck,
    severing his carotid artery.
    By the time the guard discovered
    him, Sullivan was dead from blood
    loss, the spoon buried two inches
    in his neck.

    An old schoolmate of Walter
    Sullivan’s from his hometown of
    Pleasant River said “He didn’t
    look like the type of guy who
    would kill kids.

    But I do remember that just
    before they arrested him he
    was blurting out all sorts of
    strange stuff like ‘He’s trying
    to kill me. He’s trying to
    punish me. The monster…
    the red devil. Forgive me. I did it,
    but it wasn’t me!’.

    The schoolmate then added
    ‘I guess now that I think of it,
    he was kinda crazy’.”

  13. AbraãoSt
    16/05/2013

    Adoro conhecer pessoas que gostam muito de silent hill!!!

    Sabe, há quem diga que walter ressucitou por causa do final Rebirth do SH2 onde James vai para uma ilha com uns artefatos para ressucitar Mary, idéia que é bastante reforçada pelo fato do zelador do prédio do SH4 falar que o filho dele foi para silent hill procurar alguem e nunca mais voltou (James!). e o Joseph Schreiber tem um artigo que aparece no Sh3, né?

    Ah e dá uma olhada no e-mail de vcs! Fiz um dezenho (malacabado) da vivi saindo de algum lugar em Silent Hill. rsrss

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.