Cobertura: Brasil Game Show 2012 [Dia 4]

Tags: Activision, America Latina, BGS, Blizzard, Brasil Game Show, Campeonatos, Capcom, Cobertura, E.A., Eletronic Arts, Entrevistas, Eventos, Expo Center Norte, Exposição, Games, league of legends, LoL, Microsoft, Mobile, Namco, nintendo, Riot, Sony, Ubisoft

E acabou! Domingo (14) aconteceu o quarto e último dia de Brasil Game Show, um evento gigante em todas as proporções e aspectos possíveis!

 

Num geral, a Expo Center Norte comportou muito bem o evento e um dos maiores pontos positivos era a sua localização, que possuía fácil acesso por qualquer via de São Paulo, e com o bônus de ter ônibus gratuitos saindo do Terminal Tietê até a porta do evento para quem quisesse. Os organizadores e o staff se esforçaram para ajudar a todos que precisassem, mas como eles estavam fortemente concentrados em pontos específicos da feira, para alguns isso gerou muita dor de cabeça, uma vez que ao sair do evento não era mais possível voltar a menos que a pessoa fizesse parte da imprensa e/ou expositor.

Ainda assim, o pavilhão onde ocorreu a BGS era enorme e todos os estandes tinham um bom espaçamento, tanto por fora como por dentro. As filas para adentrar o evento, testar os jogos, receber autógrafos e/ou tirar fotos com celebridades, comer e até mesmo usufruir do bebedouro eram enormes! Por conta disso, foi difícil conseguir testar mais alguns jogos para analisar brevemente em nossa cobertura. Como o primeiro dia foi aberto apenas para jornalistas e também estava repleto de conferências agendadas das principais empresas presentes, ficou difícil decidir onde focar a câmera e o gravador. Felizmente, isso não gerou grandes problemas. Na verdade, foi um prazer imenso ter visitado a Brasil Game Show 2012!

 

A partir daqui você confere um balanço geral do que melhor rolou neste empolgante encerramento, de talvez o maior evento de games da América Latina!

 

[Dia 4 – Balanço geral, finais de campeonatos e encerramento]

 

Como era de se esperar, o último dia do evento foi recheado de: expectativas, pessoas, cosplayers, filas, jogos e emoções! Foi um sonho que infelizmente acabou, mas que ficará para sempre guardado em nossas memórias e corações (awn!).

 

Luciano Amaral esteve presente durante todos os dias da feira no estande da PlayTV e nos contou em entrevista que foi um Jejé e Luciano Amaralprazer enorme ver como o evento foi um sucesso de público e crítica e que pode ser considerado SIM o maior evento da América Latina, deixando para trás o fantasma da Eletronic Game Show (EGS) e abrindo ainda mais os olhos das empresas para o nosso mercado, como já deveria ter acontecido há tempos! Luciano acompanha a indústria de games há muito tempo e gostou bastante do evento, afirmando que, apesar do foco ser diferente nós podemos equiparar o evento a um nível internacional, com a diferença de que os portões da BGS eram abertos ao grande público. Quando perguntado sobre os jogos presentes, o apresentador comentou sobre o novo DmC: Devil May Cry e mesmo não tendo conseguindo testá-lo, se mostrou muito feliz em ver a demonstração presente na feira e mais ainda das pessoas gostando de jogá-lo. Por fim, deixou um recado para os aficionados por videogame que não conseguiram visitar a BGS deste ano, alertando a todos que acompanham a cobertura tanto através da PlayTV como também aqui pelo blog para se prepararem e se programarem bem, afinal a próxima edição já foi confirmada em São Paulo novamente!

 

 

No último dia, a emoção aflorou na pele de diversos visitantes, já que as finais dos campeonatos ocorreram todas neste dia.Bruno Vasone no estande da Riot com alguns cosplayers de LoL!O Senior Community Manager da Riot Games, Bruno Vasone nos contou que a recepção do público foi espetacular. Durante o penúltimo dia de campeonato (13), só por streaming eles tiveram 14.000 pessoas assistindo a acirrada competição do Primeiro Campeonato Brasileiro de League Of Legends, sem contar o estande que estava lotado e mal era possível caminhar através dele. “Superou nossas expectativas! Nós temos os melhores fãs!”, comentou Bruno muito feliz com todo o empenho que os fãs mostram de diversas formas diferente simplesmente por amor ao jogo e graças a isso, é possível realizar um campeonato desse porte. O time vTi.Ignis inclusive foi o campeão do Campeonato Brasileiro! Mais informações você pode conferir no site oficialde LoL no Brasil.

 

Entrevistamos também Dennys Ferreira, Gerente de Comunidade da Capcom para o Brasil após as finais da eliminatória nacional do Campeonato em Comemoração aos 25 Anos De Street Breno, vencedor do Campeonato de Super Street Fighter IV Arcade Edition!Fighter. Ele se mostrou empolgado com o nível em que chegamos, onde os brasileiros finalmente têm a oportunidade de desfrutar do convite da Capcom USA de participar do campeonato mundial, e se mostrou muito feliz pela vitória do participante Breno F1gth3rs, o brasileiro que irá nos representar nos ringues virtuais de Super Street Fighter IV Arcade Edition durante Dezembro em São Francisco. “Minhas expectativas são boas, será ótimo ter um brasileiro competindo na grande final.”, afirmou Dennys. Para quem não conseguiu assistir, seja ao vivo e/ou por streamings, basta acessar e delirar assistindo as lutas no canal do Twitch.TV da Capcom Fighters!

 

Por fim, conseguimos ainda uma palavrinha com o Marcelo Tavares, CEO do próprio Brasil Game Show. Ele nos contou que ficou muito contente com os resultados. Em números, foram mais de 100.000 pessoas ao longo dos quatro dias contando com centenas de estrangeiros e gente de outros estados do Brasil, 150 empresas, 25 jogos apresentados e 10 campeonatos, além de uma ótima arrecadação de alimentos na portaria do evento e cobertura da mídia nacional e internacional. Um dos pontos mais legais que Marcelo aponta foi ter o mérito de conseguir trazer Nintendo, Microsoft e Sony em um único lugar, feito que só a E3 conseguiu até então. Para o próximo ano, o executivo pretende melhorar a feira, aumentar a estrutura de forma que mais pessoas possam visitar o evento e trazer ainda mais empresas.

Sobre a polêmica de termos novamente a BGS em São Paulo no próximo ano, Marcelo nos adiantou que adora o Rio de Janeiro, e pretende realizar um evento voltado para o entretenimento no primeiro semestre de 2013 voltado para o mercado carioca. O que ocorre é que 90% destas mesmas empresas (patrocinadores e expositores no caso) já se encontram localizadas na capital paulista e só este fato aumenta demais as chances de elas conseguirem se apresentar no evento, já que não precisam lidar com um grande planejamento ao ter que viajar, se hospedarem, legalizar documentos, transportar objetos, etc. “As empresas querem atuar no mercado do Rio, mas elas não têm como montar uma estrutura distante como foi feito aqui. Eles podem trabalhar de outra maneira, com entretenimento. Então campeonatos, exposições, palestras, personalidades, promoções, concursos… Tudo isso é possível de se fazer no Rio.”, respondeu o executivo. Este é o modelo que ele quer aplicar, não apenas no Rio de Janeiro, como no Brasil inteiro, já que o público de todas as regiões quer algo parecido.

 

Para finalizar, é importante ressaltar o peso que foi termos um evento deste porte como foi o Brasil Game Show. Foi importante para TODOS, sem exceção. E em especial, importante para mostrarmos que o nosso mercado de games tem potencial além de conta. Fique de olho no site oficial do evento, principalmente quem é de fora de São Paulo e quer muito visitar a próxima edição! Sempre acontecem descontos e promoções bem legais para quem é de fora conseguir vir e prestigiar o evento.

 

Shout outs cheios de amor e carinho para todos que encontramos e conversamos durante o evento nestes quatros dias, e obrigada aos leitores por acompanharem a cobertura diária!

 

Allons-y!

 

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
18 Comentários em "Cobertura: Brasil Game Show 2012 [Dia 4]"
  1. Soldado Rock
    15/10/2012

    Ótimo trabalho Jejé!

  2. leandro(leon belmont) alves
    15/10/2012

    queria estar lá

    • Jejé
      19/10/2012

      Venha no próximo! ;)

  3. 15/10/2012

    Me senti no próprio evento (ou quase =P). Ficou muito boa a cobertura, parabéns a Jejé. \o/ Não vou dizer que queria muito ter ido porque isso todo mundo já tá capenga de saber. Nós que estamos nos outros estados (fora o eixo Rio-São Paulo) parece que nem estamos muito conectados com os games recentes, não sei se sou o único a pensar assim. É triste quando penso nisso, mas falo a verdade.

    PS: Adorei as fotos, queria comprar um daquelas pelucinhas.

    • Soldado Rock
      15/10/2012

      Também penso assim Fire, acho que no Brasil se prioriza muito o eixo Rio-São Paulo, um exemplo é quando se assiste entrevista de uma celebridade internacional, é perguntado a essa pessoa se ela conhece o Brasil e o que ela responde na grande maioria das vezes é: “a sim, já visitei o Rio de Janeiro”, fazer o que, só nos resta torcer para que um dia isso mude.

      PS: não tenho nada contra paulistas e cariocas.

    • Jejé
      19/10/2012

      Thanks! :D
      Imagino o seu feeling, mas sempre rolam promoções para ir nesses eventos já com hotel e tudo mais incluso. Fique de olho e tente vir na próxima BGS, quem sabe tu consegue! ;)

  4. Vivi Werneck
    15/10/2012

    Show Jejé! Adorei a cobertura. Representou bem as Girls! (E manteve-se viva no processo, por conta disso. ^^) o/

    • Jejé
      19/10/2012

      AEAEAEAE, patroa curtiu! 8D

  5. Eduardo Peixinho
    15/10/2012

    Muito bacana a cobertura… Ei Vivi? Efetiva a garota, pois ela mandou muito bem!!!

  6. Débora
    16/10/2012

    Olá, adorei a cobertura. Estive no evento no dia 12/10 e realmente foi muito bom. Depois da leitura dos posts fiquei com uma dúvida: Na quinta também puderam entrar pessoas que compraram o passaporte (além da imprensa, etc.), teve fila na entrada e para jogar os games? Que horas iniciou o evento na quinta? Até mais, parabéns!

    • Jejé
      19/10/2012

      Oi Debora! :D
      Na quinta o evento teve início as 10h, e algumas pessoas que não eram imprensa e nem expositores conseguiram entrar graças a pacotes vips que elas compraram. Não teve fila na quinta, at all. Tinha um considerável número de pessoas, não chegou a encher como na sexta não. ;)

  7. Luann Athayde
    16/10/2012

    Jeje, fiquei sabendo a poucos que a Square Enix montou um estande de última hora, você chegou a visitá-lo? Se sim, tem como contar o que havia disponível e se foi possível testar o novo Tomb Raider? Estou ancioso… Como queria ter ido, mas fica muito longe de Brasília…
    Ótimos pots como sempre *.*

    • Jejé
      19/10/2012

      Obrigada Luann! ;)
      Então, realmente o estande da Square foi montado de última hora. Alguns estandes não estavam disponíveis logo na quinta. O próprio estande da Bethesda é exemplo disso.

  8. Amyr L.
    16/10/2012

    Consegui acessar o blog. OMG.

  9. Allan Oliveira
    16/10/2012

    Cobertura muito boa mesmo!
    Agora aquele papo de empresas localizadas em SP significa pra mim,
    adeus BGS Rio de Janeiro. Teremos de nos contentar com eventos menores. Pelo menos ainda teremos.

    • Jejé
      19/10/2012

      Nunca se sabe né… ;)
      Espero que o Rio tenha BGS também, apesar de tudo acho injusto termos o eventos apenas aqui em SP.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.