CGE – Indignação aquática

Tags: água, Alex Kidd, Crônicas de uma Gamer Enlouquecida, Mario, Mickey, Pitfall, sonic

Mario prestes a ser atacado por terriveis demônios marinhos!

Eu odeeeio fases aquáticas em jogos! (Já para começar bem auto astral o post!). Você está lá… Bela e formosa andando pela floresta, esquartejando feliz os seus monstrinhos e quando passa de fase, geralmente é uma das primeiras, começa o inferno, ou melhor, o aguaceiro! Games com fases de água como Pitfall e até mesmo Mario já me renderam boas quedas de cabelo!

Pitfall querendo matar o crocodilo no chicotinho!O primeiro grande estresse da minha longa jornada gamer foi o adorável bichinho espinhoso: o Sonic. Vamos lá… Mandei ver nas primeiras fases e lá vem o estágio maremoto. O pequeno tender azul mal consegue “andar” direito, em um dos raros momentos em que ele fica totalmente lerdo. É claro que é só com você, já que parece que o restante dos filhos de Ogum dos bichinhos acoplaram tanques de N2O no @$#% e se movimentam mais rápidos que nunca!

E vai lá… Procura as miseráveis bolhas de oxigênio que surgem do chão (numa milagrosa reação química da natureza) ou então a salvadora caixinha com a bolhinha dentro. Se você for um menino(a) comportado(a) e não cair de bumbum em nenhum espeto ou num bichinho turbinado, beleza! Agora… Perder a bolota protetora é sinônimo de desespero, Sonic já desesperado!especialmente quando aquela marcha fúnebre de Poseidon começa a tocar… Aí você começa a suar, pular com o Sonic igual a um doido, sempre acaba caindo em algum inimigo, e, para piorar, a anta peluda mutante do Tails não tem forças para te puxar para fora d’água.

A contagem regressiva acaba e você morre… *Suspiro desolado* A sensação de impotência toma conta do seu ser… Por que? Por que o Sonic, que é tão overpower, não sabe nadar? Por que o delinqüente juvenil do Tails consegue voar com você, mas não consegue puxá-lo para fora d’água?

Na época passei um tempo angustiada com essas perguntas e, então, resolvi relaxar um pouco jogando Castle of Ilusion com o disseminador de leptospirose do Mickey. Realmente depois de jogar Sonic, com toda aquela correria, e depois controlar aquela bolinha orelhuda rebolativa sempre feliz Mickey Mouse em Castle of Illusion (Esse bicho tá feliz por que?)(que ódio!) é mesmo um grande trauma para minha já abduzida cabeça. Pois é, mas vocês acreditam que até nesse joguinho medíocre tem uma aguazinha para te sacanear?

Tem uma fase em que o roedor, de sexualidade duvidosa (ele mata os bichos com a bunda!), tem que pular em uns bloquinhos presos no ar (???) e, a cada salto (de tartaruga), uma enxurrada cai (sabe-se Deus de onde) ao lado de onde você está. Tentar sair correndo? Não se iluda, meu bem. O pequeno herculóide não nasceu com esta habilidade!

Sei que existem vários outros exemplos de games em que a água é um alidado… dos inimigos, mas vou fechar esse desabafo (Fala que eu te escuto!) com outro clássico: Alex Kidd! Mas que m…… de piscininha miserável no final daquele penhasco, logo na primeira fase! Com certeza os desenvolvedores do game, na tentativa de serem fiéis à física, deram um boast power na lei doAlex Kidd e o polvo enlouquecido empuxo do jogo: além de você ter que se preocupar em se manter vivo (mesmo???), você tem que tentar controlar o adorável menino Dumbo – comedor de bolotas de arroz – dentro d’água. Isso porque se você soltar os botões direcionais, o mulequinho vai direto para cima… para cima de algum peixe ou polvo sedento por sangue! Ahahaha!!!

Reitero aqui meu ódio e desespero por jogos com fases aquáticas, mas acho que os caras fazem isso até para dar um pouco mais de dificuldade no game, assim como também fazem em fases glaciais, com todo aquele gelo e você patinando desengonçadamente. Mas só de raiva jogo assim mesmo! Até porque vou comprar uma roupa de mergulho Super-Tsunami-Fucker-Resistent da ACME! O Coiote que me indicou! Hehehe…

Quem nunca sofreu ataques epiléticos de desespero toda vez que essa musiquinha dos infernos começava a tocar?

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
35 Comentários em "CGE – Indignação aquática"
  1. 20/12/2008

    Frostbite – esse joguim era tenso :)

    http://e.imagehost.org/0432/frostbite.gif

  2. Vivi Werneck
    20/12/2008

    @Claudio

    Ahahahahahhaha… Com certeza! Quando eu era criança chamava esse jogo de “pula gelinho”. Era mais fácil! rsrsrs…

  3. 20/12/2008

    Sonic na agua foi um dos primeiros exemplos de uma coisa otima e uma coisa horrivel:

    O Survival Horror (junto com o sol malvado do mario) ..onde vc morre de medo da musica e tenta sobreviver com tuas ultimas forças … A diferença é q foi um survival horror tão bem feito que vc não fica la masoquisando e querendo mais .. vc REALMENTE fica com horror xD

    E aquilo que todo mundo reclama dos jogos atuais do sonic falando q na epoca antiga nao tinha : fases lerdas em jogos do sonic.
    Big the Cat, Werehog … tudo culpa da fase lerda da agua ! =P

    —-

    E depois perguntam pq Starfy num veio pro ocidente hehehe

  4. Master Kim
    20/12/2008

    Eu tb sempre odiei água em jogo, ou é por causa de fases chatas como aa Vivi citou, ou porque só de cair na agua o personagem morre! Como pode um heroi cheio de poder e armas morrer ao cair num buraquinho com agua (alguem falou castlevania ai?)?
    No Sonic 1 até que não sofri muito para passar as fases com agua, ja estava acostumado com elas, mas essa ai do Alex Kidd foi dureza de passar (eu era novinho tb)!
    Mas para mim, nao tem coisa pior em jogos que inimigos que voam, morcegos, medusa heads e etc…

  5. LuKiNhaS
    20/12/2008

    Cara quando jogo Sonic…eh um desespero danado!!!Akela musica me assusta e eu quase pulo do sofa….Eu to lah jogando meu GBA numa fase de gelo((tbm odeio essas fases)) e tem q entrar na agua…resultado: o Sonic naum aguenta e morre e o ami9guinho viado dele naum ajuda….Cara q raiva….bjs pra vcs!

  6. LuKiNhaS
    20/12/2008

    O amiguinho viado eh o Tails….q nome de chacrete veio…Tails = Caldas (em portugues)!!!

  7. 20/12/2008

    Ah, e o Water Temple de Ocarina of Time… uma ducha de água fria… tem também aquele mini-game do submarino no FFVII, entre outros, os únicos jogos em que o elemento H2O é bem vindo é em Wind Waker e Excite Truck.

  8. Renato Metal
    20/12/2008

    Pior são as fases do Donkey Kong, aqueles negócios giratórios que vem atrás de você, uma fase que tem que alimentar um peixe, senão ele te come (essa dava desespero), e o pior, no DK2, além de uma fase ser na água, resolveram que que ela ia ser escura e só uma coisinha (acho que era um peixe) pra iluminar.

  9. 20/12/2008

    Nossa, que raiva é essa menina! Até ameaçou solta algumas palavras de baixo calão no texto! Olha que vou lavar essa boca suja com sabão…XD

    Agora falando sério, nunca tive problemas com as fases de água dos jogos de plataforma, até gostava delas. Apenas em Mega Man nas fases de gelo eu penava um pouco por casua da precisão dos pulos que você perde por conta do piso escorregadio.

  10. 20/12/2008

    * soltar

  11. vitor
    20/12/2008

    alguém já zerou alex kidd ?

  12. PH!
    20/12/2008

    @Adney Luís:
    Puutsss!!! Qdo vc mencionou sobre as fases de gelo do megaman me correu um frio na espinha! Como eu passava mal de raiva! Tb tem as fases de gelo de Yoshi Island (excelente jogo!) que me faz até hoje pular no sofá junto com o yoshi (que raiva do choro do bebê Mario, pertubador!!!)

    Fora akela maldita piranha gigante q tentava te engolir em super mario world! Meus primeiros palavrões escandalosos foram profanados nessa fase (minha mãe tem vergonha até hoje…)

  13. Nicola
    20/12/2008

    Nunca tive problemas com fases aquáticas, aliás sempre foram as minhas preferidas já q mudavam radicalmente a jogabilidade.

    Outra coisa para a qual nunca liguei num jogo foi a física, tive o infortúnio d estudar isso até na faculdade, na minha opinião, a última coisa q deve ser desenvolvida num jogo é a maldita física, pq física frustra e mina a criatividade, jogos são ficção, por isso tem toda a licença, e pra mim o dever, d serem tão ou mais absurdos quanto Matrix.

    O único tipo d jogo q se beneficia d uma física bem aplicada, na minha opinião, sãos os esportivos, aí vem o pq eu odiar tanto a série winning eleven e seus super-jogadores.

  14. 20/12/2008

    Eu tbm entro em desespero quando eu jogo Sonic e ele cai na agua.
    Eu fico: “Meu Deus!”, “Que eu faço?”, “O Bicho não sabe de novo!”

  15. Didier
    20/12/2008

    Poo meu realmente isso é muito chato mais mesmo assim tem um game em produçao que a personagem tem medo de agua e esta dentro de um navio que esta afudando e para completar tem terroristas querendo le matar.

  16. 20/12/2008

    Fases da água, a do sonic já é clááááássica.
    agora tem uma que é PIOR que a do sonic.
    QUEM AQUI JÁ JOGOU MEGAMAN LEGENDS 2?
    Sim, megaman em 3D, já é um pesadelo.
    IMAGINA ELE SUBMERSO NA ÁGUA, COM AQUELA MIRA DE BOSTA!

    Pois é…

  17. Otávio
    20/12/2008

    “…especialmente quando aquela marcha fúnebre de Poseidon começa a tocar… Aí você começa a suar, pular com o Sonic igual a um doido, sempre acaba caindo em algum inimigo…”

    ahushuahsuahsuas

    eh verdade, qdo era mais novo, sempre aquilo desesperava e ainda me lembro de gente que me zuava e com coragem de dizer que bastava ficar calmo q passava. Dava vontade de jogar o sujeito na correnteza de algum rio e dizer pra ele:”Fica calmo que vc sai” aheuheuue
    Até desenhos animados já tiveram suas sagas submersas msm ahueheue, então nos conformemos.

  18. Emarx
    21/12/2008

    O que dava mais raivas nas fases aquaticas do sonic era que vc via a bolinha de oxigenio quando o “3” da contagem regressiva estava aparecendo, no “2” vc caia em cima de alguma lança/espinho/bicho na pressa de chegar logo. No “1” vc se preparava para o pulo e morria a 3 pixel de alcançar a maldita bolha de ar.

    E eu pelo menos ainda fazia tudo isso com o rosto um pouco levantado, como se estivesse tentando alcançar a superficie para respirar pelo ouriço.

  19. Vivi Werneck
    21/12/2008

    @Emarx

    “E eu pelo menos ainda fazia tudo isso com o rosto um pouco levantado, como se estivesse tentando alcançar a superficie para respirar pelo ouriço”.

    ahahahahahahahahahha…

    Legal tb era quando vc ficava pulando junto com o bicho numa tentativa frustrada de fazer o Sonic pular mais alto! rsrsrs…

  20. 21/12/2008

    Vivi,eu tb ODEIO fase aquática!!!Repudio com todo o meu coração!!!!!
    O negócio é instável,a jogailidade fica desajeitada,argh!!!E parece que colocam as coisas mais f*das nesse tipo de fase!!
    ARGH!!

  21. 21/12/2008

    Eita ferro!Fase aquatica é foda. ´Sempre sou a favor de progredir na minha velocidade, por isso que fases da água, fases que “imprensam” o jogador são as que eu mais detesto. Eu gosto das fases de Donkey Kong só por causa das musicas. David Wise faz tao bem feitas as musicas que até as piores fases como aquela do DK2 que os comandos são invertidos, a musica agrada.

  22. 21/12/2008

    Acabei de ter uma catarse lendo a primeira frase do texto.
    Infelizmente sofro do mesmo problema. Odeio fases aquáticas. Aquelas porcarias não tem sentido algum!Cadê a física e o bendito empuxo pra puxar os corpos pra cima e nos livrar da tarefa ingrata de chegar ao fim desse estágio “Rio Water Planet”?

    Um saco, sem sombra de dúvidas. O exemplo do Sonic foi demais. Realmente, nos jogos antigos (os que realmente prestavam) as fases d’água eram os únicos momentos em que a jogatina andava em ritmo lento (para os padões Sonic na época). As do Mario então, nem se fala…

    Lembro que quando era criança lá estava eu, feliz, contente, serelepe e pimpão jogando algum jogo que tinha acabado de alugar, quando derrepente vinha a fase d’água. Prontamente pensava: “-F*deu!”

    O texto ficou muito bom, está de parabéns. Pelos comentários percebe-se que conseguiu arrancar depoimentos de muita gente que também detesta o survival aquático. =]

    “jogando Castle of Ilusion com o disseminador de leptospirose do Mickey”

    Disseminador de leptospirose foi ótima! =]

  23. Ricardo
    21/12/2008

    Tente jogar uma fase de Mega Man 2, que tem uns espinhos cabulosos, que se tocar em apenas um… xau, xau!! Realmente fases com água é tenso. O Cascão que o diga.

  24. Khronny
    22/12/2008

    Nossa se vai ter um ataque cardíaco se for jogar Bioshock então! eauheauhaeuae Rapture é uma cidade submersa e tudo em volta tem água! euheaueahuae
    Mais eu tenho que concordar, tirando bioshock, as fases de água são um inferno (com o perdão do paradoxo)!!!! Nossa não tinha um jogo de snes, mega ou master system que eu não odiava as fazes de água ¬¬
    Mais no fundo eu acho que é um problema de jogos de plataforma, nos jogos em 3D parece que a água não é tão malvada com os jogadores quanto nos jogos 2D, sabe-se lá o porquê!!!!

  25. 22/12/2008

    Eu sempre odiei as fases aquaticas dos jogos Mario. Sou muito ruim nelas!!!

  26. Murilo
    23/12/2008

    quote:
    Quem nunca sofreu ataques epiléticos de desespero toda vez que essa musiquinha dos infernos começava a tocar?
    //////////////////////

    nesse link do youtube, quando a musica termina só faltou (no final) o barulhinho do Sonic morrendo afogado, ahuahau … nossa ia ficar perfeito…

    relembrando os velhos tempos…eu tbm jah afoguei muito o porco espinho antes de conseguir passar da Labyrinth Zone ( Sonic 1 … )

    e pra terminar, 1 protesto..: pq nesses joguinhos os inimigos tbm nao morriam afogados ???

    bom…ta passando CQC…fuii

  27. 23/12/2008

    Muuuuuuuuuuuito bom Vivi….
    Cada dia que passa damos mais risadas!
    “isseminador de leptospirose” é demais!

  28. 23/12/2008

    Haha, dei muita risada com esse texto!

    Parece que pouca gente gosta de fase de água, hein? Eu também odeio! Mesmo quando o personagem pode nadar, como em Mario Galaxy. Fico totalmente perdido debaixo d’água!

    Alguém aí jogou Pulseman, do Megadrive? O problema nesse jogo era maior, já que ele perdia os poderes só de encostar na água!

  29. luizbm
    24/12/2008

    huahuahuahahuahauhua… Adorei esse post! Não digo que odeio as fases na água, mas sinceramente, eu acho elas as mais chatas. Você fica lento debaixo d’água, junto com um monte de monstrinhos do mar, uns apenas passam por você, mas outros te seguem… Fora outros elementos que favorecem o inimigo, como alguns “buracos” que te puxam pra baixo, bixos que geram vários outros pequeninos que se espalham por toda a tela, te seguem… Enfim. >_<

    As fases no gelo, pelo menos mantém grande parte da jogabilidade. A única coisa que me deixa nervoso é que o bixo escorrega. Fora isso não tenho nada a reclamar.

    PS: No Yoshi’s Island, uma das fases mais difíceis (e frustrantes) era no gelo, pelo que me lembro.

  30. Bruno
    28/12/2008

    Pior ainda que fases de água o que me irrita mesmo é quando você precisa proteger alguém. Como no Resident 2 onde a Claire precisa proteger a pequena Sherry dos zumbis. ou pior ainda no God of War 1, no penúltimo desafio onde você precisa lutar com todos aqueles Kratos (a parte mais difícil nos dois jogos pra mim) e ainda proteger sua mulher e filha, que pra completar elas ainda tem life e é preciso dar o seu pra encher o delas.

  31. 11/01/2009

    […] faz uma ação totalmente oposta ao que você queria, às vezes não agarra onde deveria agarrar, controlá-la nadando é um terror, enfim, os bugs existem! Nada que comprometa o divertimento do jogador, mas algumas horas vai […]

  32. aureliox
    24/03/2009

    HUAHEFUAHEUFHAUHA

    Ai Vivi, muito bom o texto! Tem várias partes que me fizeram cagar de rir, não vou citá-las aqui, pois acabaria transcrevendo o texto todo.

    Eu simplesmente NÃO ACREDITO que tenha gente que gosta das fases de água, por favor, vão se tratar!

    Para mim as fases aquáticas foram idealizadas pelo Capeta em pessoa e colocadas nos jogos numa espécie de contrato com os criadores, do tipo:

    “Senhor criador de jogos, seu jogo venderá milhões, mas para isso você terá que me vender sua alma e colocar uma fase de água no jogo em questão.
    Assine aqui: ____________”

    Nada mais justificaria tamanha crueldade.

    E ninguém aqui lembra da fase Maridia do Super Metroid do SNES?? O inferno aquático onde tínhamos que nos pendurar com os ganchos elétricos naqueles polvos aliens de cabeças infláveis! Sinto raiva só de lembrar! E as fases de água e gelo de Crash Bandicoot? Sem comentários…

    Outra: Quem disse que nos jogos 3D a água não é mais problema? Será que sofro de hidrofobia jogatinesca ou as fases de água do Mario 64 são infernais também? E quem é que nunca se irritou com as labirínticos túneis áquaticos de Tomb Raider?

    Água: um líquido tão precioso na vida real, e tal odioso nos games…

  33. aureliox
    24/03/2009

    Nossa, como meu comentário ficou longo. Acho que me exaltei. Também, pra que foram falar de água? :D

  34. 14/05/2010

    Meninas, parabéns!
    Adorei o blog de vocês e a crônica ficou 10! Muito Legal! Fase aquática realmente é tenso! Ontem eu zerei Bioshock, um jogo que se passa todo embaixo d’água. Mas é outro tipo de desafio. Não se joga mergulhado e sim dentro de dutos, numa cidade submersa. Maior viagem! Esse jogo realemente mereceu ser premiado em 2007.
    Agora um jogo da era 16Bit’s que eu também gastava muito e que tinha uma fase dentro d’água infernal era Earth Worm Jim, lembram ? Quando ele tinha que se aventurar nas profundesas com um pequeno submarino de vidro e com pouco ar?!? Put’z… Você tinha que percorrer rapidamente o caminho para não morrer asfixiado mas sem bater nas rochas pra não morrer afogado… Era phoda!
    Mas é isso aê, gostei do que li e passei pra dar um alô.
    É ótimo encontrar mais gente do mundo gamer, especialmente meninas linda como vocês(rsrs). Vocês têm bom gosto para games.
    O que vocês estão jogando atualmente ?
    Favoritei vocês e estarei aqui sempre que der pra ver as novidades.
    Abraço
    Victor – GNU

  35. 03/09/2010

    oi é muito chato podia ser um pouco mais legal é a minha ominião

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.