Dungeonland – Game brasileiro irá invadir o Steam

Tags: Critical Studio, Critical Studio entrevista, Critical Studio Interview, desenvolvedor jogos, Dungeonland, Dungeonland game, Dungeonland jogo, Dungeonland Paradox, indie game, Paradox

Ótima notícia para animar os desenvolvedores de jogos no Brasil. Lembram da Critical Studio? Uma empresa que desenvolve games no Rio? Pois bem, eles finalmente anunciaram seu primeiro jogo, chamado Dungeonland, e que foi lançado – oficialmente – na última GDC.

Aproveitei uma folguinha dos caras (e minha também) e fui visitá-los no estúdio, que fica no Centro do Rio. A ideia inicial era apenas fazer uma matéria escrita sobre o jogo e tirar algumas fotos, mas acabou que gravamos um vídeo improvisado muito legal.

Adorei o coelhinho psycho-explosivo!

Adorei o coelhinho psycho-explosivo!

Durante a visita, também joguei um pouco do Dungeonland (que ainda está em desenvolvimento). Vou resumir minha experiência com ele em apenas uma expressão (e espero que eu consiga ser clara): o jogo tá muuuito foda!

Espero que gostem da entrevista e aproveitem para dar uma olhadinha no lar doce lar da Critical Studio no vídeo e nas imagens da galeria. Gostaria de agradecer ao game designer do jogo, Marcos Venturelli, pela entrevista e a todo time da Critical pela simpatia (até o Gabriel, que é o marrentinho mais legal que conheço! rs).

Ah, não deixem de ver também o primeiro trailer de Dungeonland – apresentado na GDC 2012 (com legendas em português).

 

- Veja imagens conceituais e do gameplay de Dungeonland:

  

  

  

 

- Conheça a turminha serelepe da Critical Studio aprontando altas travessuras (Sessão da Tarde feelings):

  

  

  

- Siga a Critical Studio para saber das novidades:

Twitter

Facebook

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
24 Comentários em "Dungeonland – Game brasileiro irá invadir o Steam"
  1. Rafael Frozen
    09/04/2012

    Eu já tinha visto o trailer a algum tempo atrás. O jogo parece ser muito divertido de jogar com os amigos. Espero que mostre a força brazuca no Steam!

  2. Murilo
    09/04/2012

    gameplay parece sensacional, vozes perfeitas, gráficos fantásticos (quero aprender a fazer gráficos assim =P), idéia original… só não da pra saber se o jogo vai ter muito conteúdo, se o jogo é ou não repetitivo, pq essas coisas podem acabar com a diversão em poucos dias

    • Vivi Werneck
      09/04/2012

      Murilo, em relação a ser repetitivo já posso te adiantar que não vai ser. Além do game primar pelo coop (mas tb pode ser jogado sozinho), os inimigos são randômicos e cada vez que você joga coisas diferentes acontecem. Não tem como “gravar o que fazer” numa segunda jogada. E como o jogo se trata de um “parque temático” acredito que existe uma grande possibilidade de haver várias fases.

  3. Leandro Moreira
    09/04/2012

    Bahhh, que notícia ótima, obrigado Vivi por trazer as boas novas.
    E tipo, não é só papo de fomentar a indústria interna é porque o game tem qualidade… e na Steam!
    :D

  4. leandro(leon belmont) alves
    10/04/2012

    cara, um bom jogo e é brasileiro? FANTABULOSO!!! no minimo.

    e gostei do visual dos inimigos. até vou botar esse coelho doido aí do post como wallpaper, vai ficar hilário. é bom saber que nós, tupiniquins conseguimos fazer jogos como os americanos fazem. espero que saia para PC e não vire um joguinho de Facebook..

    Hee-Hoo!!

    • Vivi Werneck
      10/04/2012

      “espero que saia para PC”

      mas é pra PC mesmo! O jogo vai pro Steam.

  5. 10/04/2012

    Caramba… *___* Gostei da arte do jogo, muito criativa e o game play parece divertido, não sei por que, alguma coisa me fez lembrar de Lost Vikings.

  6. lipe!
    10/04/2012

    Perfeito pra quem curte “dungeon crawlers”.
    Gostei.
    Espero que esteja disponível no Nuuvem.

  7. CPR
    10/04/2012

    Boa. parece interessante.

  8. Fernanda Martins
    10/04/2012

    Legal!! A arte me pareceu bem feitinha! Acho q esse é um dos melhores vídeos de jogos brasileiros q eu conheço! Resta saber da jogabilidade :P

  9. Alessandro Messias
    10/04/2012

    Bacana a idéia, espero que seja sucesso pois creio que os caras deve ta suando a camisa, e mostrar para o mundo que as desenvolvedoras nacionais tem bala na agulha. Saindo pro steam deve vim com um preço bacana, tem tudo pra dar certo.

  10. Hélio
    10/04/2012

    Parabéns aos desenvolvedores, é sempre bom saber q o país está caminhando para se tornar cada vez mais produtor de games.

  11. 11/04/2012

    Curti muito a iniciativa! É bom ver uma produção tão boa em terra de Vera Cruz!

  12. Icarus
    11/04/2012

    meu sonho sera esse! fundar/trabalhar numa empresa de games. tenho até algumas ideias aqui no meu pc sobre jogos que niguem nunca pensou em fazer. esse é o retrato dos empresários da geração y

  13. Siri
    11/04/2012

    Go Brazilians Go!

    Fico feliz em ver como o mercado por aqui está evoluindo.
    Na questão de pequenas produtoras e desenvolvedores indie talvez estejamos seguindo para o mesmo patamar de outros países como Espanha e Alemanha (aliás, de lá mesmo, infelizmente não tive mais notícias de um jogaço inacreditável de Dreamcast que ainda não foi para a fábrica de CDs, tanto que nem recebi a demo).

    E falando em consoles antigos e jogos pra PC, peço licença para divulgar um projeto brasileiro de crowdfunding que terá início no dia 16 de abril.

    Trata-se de Pier Solar, jogo indie desenvolvido por um brasileiro para o Mega Drive e que será portado para PC com gráficos em HD.
    A versão para os que contribuirem com o projeto contará não só com um DVD contendo o jogo pra Win/Mac como também, pasmem, a versão em cartucho para Mega. Tudo em português do Brasil.

    http://www.gameworld.com.br/5441-ARTIGOS-Nova-chance-para-Pier-Solar

    Descobri o projeto durante uma breve palestra do Diego, da Gameblox (ali na foto), com o qual conversei pessoalmente e me comprometi a ajudá-lo na divulgação.

    Não tinha me tocado na hora, mas a Gameblox é a mesma empresa por trás do projeto Kid Chameleon Remake: http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2011/01/12/ult182u8767.jhtm

    Pra quem não conhece Pier Solar:

    http://www.youtube.com/watch?v=GpyTQcEyXzQ (entrevista com Túlio Adriano, o desenvolvedor da versão Mega Drive e cenas do jogo)

    http://www.gagagames.com.br/?tag=pier-solar (o dono do blog foi um dos tradutores pra PT-BR)

    http://gaming.pcworldme.net/wp-content/uploads/2011/01/853979-p1090810_edit_large.jpg (a primeira tiragem)

  14. Juliano
    12/04/2012

    que trailer bem humorado desse jogo, levei fé
    mas também não é por menos, o local de trabalho dos caras super descontraído com seres tão simpáticos mostrando dedo do meio a entrevistadora, gostei demais dos vídeos

    • Vivi Werneck
      12/04/2012

      “com seres tão simpáticos mostrando dedo do meio a entrevistadora”

      Esse é o Gabriel, o “Marrentinho da Estrela”! rsrsrs XD

  15. Mario Augusto
    12/04/2012

    Putz, gostei muito do jogo, parece ser bem divertido!!!(xô vida social)
    vo esperar ancioso por esse jogo, a empresa ta de parabens!!!

  16. Fabão
    12/04/2012

    comprarei e jogarei com certeza….
    TAFAREEEEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLLLLLLLLL, sai sai sai q é suuuua Tafarel, é Tetra, é du Brasil-sil-sil-sil-sil uhauhauhauhauha

  17. gessica araujo
    15/04/2012

    parece realmente muito da muuita vontade de jogar…E realmente deve ser bem divertido…é bom ver estudios brasileiros com esse nível

  18. joao neto
    27/04/2012

    pq esse jogo e engles se e brasileiro? meu deus nem os propios jogos brasileiro são em português , pessoal alguem pode me diser se esse game de aventura e de mundo aberto?

  19. Alex
    02/05/2012

    Sei que a reportagem é antiga, mas nesse caso vale a pena mencionar:
    Dungeonland foi assunto de um artigo no site Rock,Paper,Shotgun (muito famoso entre jogadores do PC):

    http://www.rockpapershotgun.com/2012/05/02/hands-on-dungeonland/

    Com certeza é uma grande fonte de divulgação pro jogo!

    João Neto, acho que o jogo é em Inglês pq eles tiveram um pouco mais de ambição, não? Mas ta confirmado que nao vai ter versão em Português?

    • Bebs
      02/05/2012

      Apesar de desenvolvido por um estúdio brasileiro, a publisher de Dungeonland (ou seja, quem banca a produção) é uma empresa americana e o jogo será lançado pro mercado internacional. Por isso ele está sendo produzido em inglês. ^^

      Mas o game terá uma versão legendada em português, segundo confirmaram numa entrevista (link):

      “Marcos Venturelli: Sim, Dungeonland terá uma versão legendada em Português Brasileiro. Como todos os jogos da Paradox, iremos localizar em diversas línguas, é nossa obrigação contratual. A Paradox não faz PT-BR, mas custa muito pouco a mais e vai ser feito por nós mesmos – na verdade eu mesmo, provavelmente em casa sacrificando meus domingos (risos).”

      • 10/05/2012

        mas custa muito pouco a mais e vai ser feito por nós mesmos – na verdade eu mesmo, provavelmente em casa sacrificando meus domingos (risos).

        Puxa se eu pudesse de alguma forma ajudar com essa tradução seria um prazer. E nem cobraria. Faria apenas para me orgulhar ainda mais desse game brazuca que com certeza será muito bom. :)

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.