E como foi o Video Games Live 2012?

Tags: Apresentação, Blizzard, Brasília, Earthworm Jim, Evento, Game music, Game Music Brasil, GMB, HSBC Brasil, Laura Intravia, Orquestra, Premiação, Rio de Janeiro, São Paulo, Show, Tommy Tallarico, VGL, Video Games Live, Villa Lobos

Vocês acharam mesmo que iríamos esquecer de contar como foi um dos maiores eventos de Game Music no Brasil (e no mundo)? Pois confiram tudo o que rolou no VGL de Brasília e São Paulo!

 

13 de Outubro – Brasília

Por Brubebs

Tommy & Cia mandam mensagens para o Girls of War.

 

21 de Outubro – São Paulo

Por Jejé

A edição que ocorreu na Terra de Garoa, como de praxe foi sitiada na casa de shows HSBC Brasil… Embora eu já esteja cansada de bater na mesma tecla de que o local é pequeno, extremamente afastado e relativamente fora de mão mesmo para os residentes da cidade, não teve jeito… Tommy Tallarico e sua turma mais uma vez levaram a mim e mais uma porrada de pessoas – de primeira viagem ou não! – para ver seu o show, juntamente com o gentil maestro Emmanuel Fratianni e a Orquestra Simphonica Villa Lobos, além de diversos convidados!

O show teve início por volta das 18h30 da noite, contando inicialmente com a cerimônia de premiação do evento Game Music Brasil, onde inclusive tive o prazer de ser parte do Corpo de Jurados (OLHE!). No último ano, durante a entrega dos troféus na VGL Rio, diversas figurinhas ilustres passaram pelo palco, tais como: Russell Brower, PC Siqueira e Pablo Miyazawa. Lucas Lima também deu as caras e presenteou a todos com um belo medley contendo trechos de seus games favoritos, com o intuito de aquecer a orquestra sinfônica. Já neste ano, a premiação foi mais singela e rápida, sendo os devidos vencedores premiados (confira aqui quem faturou o troféu GMB!) e poucos minutos depois a Video Games Live Brasil, Edição 2012 teve início em São Paulo!

Desta vez, porém… O show tentou se recriar um pouco. Sem deixar de lado sua essência, e batalhando por brilhar com todo seu esplendor sobre um palco minúsculo que mal comportava a orquestra inteira, o espetáculo deste ano se destacou com algumas novidades, não apenas nas apresentações musicais como também nas piadas e nos convidados.

Dentre alguns dos pontos que mais chamaram a atenção podemos mencionar a participação quase em full time de Laura Intravia (o Flute Link), que foi certamente a convidada que roubou a cena durante toda a VGL. Além de agraciar a platéia com o medley e a encenação default que a elevou na internet, ainda trouxe nostalgia sem limites ao apresentar o medley de Donkey Kong e encenou também o Flute Mario, além de emprestar sua bela voz em diversas outras canções como o tema de God of War e Still Alive de Portal.

Outras figurinhas carimbaram a cena com suas presenças, tais como: Austin Wintory, o compositor de Journey; Russell Brower, compositor da Blizzard; e Neal Acree, compositor de WoW: Mists of Pandaria. Outro acontecimento inusitado e diferente foi sem dúvida o duelo de Smash Bros. Melee entre quatro pessoas escolhidas a dedo na platéia enquanto a orquestra executava o tema de Smash Bros. Brawl. Isso, além de piadas “novas” e a substituição dos vídeos clássicos por animações originais do Canal Dorkly Bits, fizeram dessa VGL revisitada, uma surpresa agradável e bem divertida.

Infelizmente, não tivemos nada de Resident Evil neste ano, sendo que a música Wind of Madness foi apresentada no último ano durante o show em SP, e eu estava hiper ansiosa aguardando que ela fosse repetida, mas… Não rolou. #chatiada

Cobrei o Tallarico sobre isto, aliás. E também deixei registrado que para mim, o ponto alto do show foi a performance de Earthworm Jim! É um dos meus games favoritos ever, além de possuir a trilha sonora que consagrou o próprio Tommy Tallarico na indústria. Ter a oportunidade de ouvir um medley com algumas das melhores faixas da trilha dos dois primeiros games ao vivo é uma experiência mágica e compensadora.

Para a alegria de veteranos de VGL, houve ainda uma famigerada substituição da música One Winged Angel. O próprio Tallarico comentou o quanto as pessoas estavam já cansadas de ouvir o aclamado tema de Sephiroth e ele enfim respondeu aos pedidos, comentando ainda que iria, logo após a apresentação, esperar pelos marmanjos que certamente iam querer abraçá-lo e chorar em seu ombro por conta da música que ele escolheu em substituição… Trata-se da belíssima Aerith’s Theme. Eu mesma me emocionei bastante durante a performance da canção e deixei cair uma lágrima ou outra, confesso. E por favor, quem nunca sequer sentiu um nó na garganta ao ouvir o tema da puritana vendedora de flores certamente não é humano! Para quebrar o clima melancólico, porém, Liberti Fatali de Final Fantasy VIII veio logo em seguida e arrepiou a todos, sem exceção!

Sendo assim, o setlist de São Paulo contou com as seguintes performances, exatamente na seguinte ordem…

 

 

Apesar de diversos problemas técnicos como caixas de som falhando, um retroprojetor central onde deveria ter no mínimo um telão, a acústica do lugar em si que não ajuda a orquestra e diversos outros detalhes mínimos, repito aqui como a Video Games Live desse ano foi imensamente divertida!
Que fique claro aqui, que minha birra é com o local em si, a HSBC Brasil, e não com a Video Games Live. Eu adoro o espetáculo, vibro e aplaudo sempre – afinal, mesmo com as reclamações de terceiros é essa gritaria e aplausos em momentos inoportunos, que o Tallarico gosta tanto, pede e incentiva. Me divirto bastante, adoro o carinho que o Tallarico expressa pelo público brasileiro e sempre converso com ele quando posso. Ele é um amor de pessoa e me trata como uma amiga, e não como uma fã.

Eu vejo a Video Games Live não como uma orquestra, e sim como um show. Portanto, conforme prometi ao Tallarico em nossa conversa no fim do show: I’ll see you next year, for sure!

Que venha a Video Games Live 2013!

Que não seja na HSBC Brasil de novo… For Pete’s Sake! (?)

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
30 Comentários em "E como foi o Video Games Live 2012?"
  1. The Punisher
    30/10/2012

    Apesar de não ter ido a nenhum VGL, se não estiver enganado, a maioria das músicas neste ano são as que normalmente são tocadas em todos os VGLs, Sonic, Mario, Zelda entre outros.

    Não que seja errado, muito pelo contrário tocar músicas dos games clássicos da época em que a maioria de nós gamers começaram sua vida e/ou jornada como gamer, mas concordo contigo Bebs que poderiam tocar trilhas de jogos mais recentes.

    Snake Eater é o Snake, James Snake, ou seria Bond, Snake Bond?

    Isso da orquestra com guitarra só me lembra do inusitado Metallica: S & M

    No mais, muito boa à descrição de como foi o evento aqui em no DF Bebs e, o mesmo pra você Jejé que cobriu em SP, parabéns as duas e, logicamente não me esqueci da Bruna que estava junto mais o Bruno que foi quem tirou as fotos.

    • The Punisher
      31/10/2012

      É porque e o tema de abertura de MGS 3 lembra bastante os temas de 007, mas claro que já deve ter notado isso também né? :)

      • The Punisher
        31/10/2012

        E logicamente foi proposital devido as influencias hollywoodianas do Kojima.

      • The Punisher
        31/10/2012

        Nesse fim de semana passado voltei a jogá-lo na HD Collection :)

    • CPR
      07/11/2012

      http://www.youtube.com/watch?v=kM63rhWsz4s os cara que fizeram metal gear 3 com certeza se inspiraram nessa música

  2. The Punisher
    30/10/2012

    Falando em Metal Gear, a demo de quem com o The Zone of the Enders HD Collection tá dando pau e, até o momento só constatado na versão para PS3 como pode ser visto AQUI.

  3. 30/10/2012

    Beeebs, aquelas cadeiras no fundo não eram de imprensa, era da galera que pagou mais barato.. se nao me engano do zelda, ou sonic!

    A imprensa não tinha lugar fixo! Era em pé mesmo andando pelo evento hahahaha!

  4. Vivi Werneck
    30/10/2012

    O Tatá (apelido carinho do Tallarico) é sempre um amor. Gente, vamos fazer uma campanha para comprar camisetas novas pra ele! Quatro VGLs seguidos com o mesmo look não dá! rs XD

  5. Vivi Werneck
    30/10/2012

    Só que saber de uma coisa: quem foi o ser que esqueceu de gravar a trilha de Skyrim pra mim? Cabeças vão rolar!!!! rs

  6. georges
    31/10/2012

    Nem ligo muito pra esses eventos mas, acho que seria legal ter ido.
    Chamei a galera pra ir mas ninguém quis ir comigo, então fiquei em casa em completa solidão naquela noite em brasília jogando meu Resident Evil 6, ha!

  7. Siri
    31/10/2012

    A Laura Intravia é super fofolete. Já rolou entrevista com ela?

  8. Siri
    31/10/2012

    Hahaha, agora que terminei de ouvir o minicast, adorei a ópera do Churros of War.

    (Orra, 4 pilas um churrito? Nem se fosse da Dona Florinda)

  9. leandro(leon belmont)alves
    31/10/2012

    deve ser sido uma zona esse VGL, curti as fotos. eu não se chorar em musica de Final Fantasy, principalmente a do FFVII, mas deve ter sido emocionante.

    se fosse Legend of Mana, ai sim abria um berreiro!

    que venha o próximo…isso se houver 2013. heheheh

  10. Fernando Landeira
    31/10/2012

    Boa matéria! Ótimo ver o VGL fazendo história aqui no Brasil.

    Fui pela terceira vez no terceiro local diferente aqui no Rio e o show foi ótimo, como sempre. Agradeci em pé por terem finalmente substituído o batido tema do FFVII, fui atacado pela nostalgia de Megaman e descobri que nunca vou cansar da montagem de SFII onde Blanka baixa a porrada em tudo e todos. Só acho que Castlevania estaria melhor posicionado no final do setlist. XD

    Gostei especialmente do tema de Donkey Kong com a trilogia do SNES no telão passando pelo Returns do Wii, mas confesso que me emocionei mesmo com Shadow of the Colossus. Sempre que escuto aquela música me imagino correndo no topo de uma montanha ambulante com uma espada na mão e o vento quase me derrubando. kkkkk

    Tallarico já se tornou um personagem emblemático e o carisma dele causa uma reação fantástica ao público brasileiro, mas o time do VGL ganhou o jogo quando Laura entrou em campo e tocou Zelda na flauta. Brower chegou a citar Diablo, mas ficou só no WoW, apresentando muito bem a abertura de Pandaria.

    Pra superar 2010 só faltou o clássico medley de Halo. :)

    Obs: Vivi não quis ir ao Vivo Rio e perdeu o tema de Skyrim. hahah

    • Vivi Werneck
      31/10/2012

      “Vivi não quis ir ao Vivo Rio e perdeu o tema de Skyrim. hahah”

      39 de febre e a garganta inflamada tá bom p vc? rs

      • 31/10/2012

        Realmente o VGL esse ano foi muito melhor que o do ano passado (me refiro aqui no Rio). Fiquei feliz que o evento aconteceu no Vivo Rio (um local de fácil acesso e com uma boa acústica). As mudanças no setlist foram muito bem vinda, principalmente porque voltaram a tocar MGS!!!
        OBS: A Vivi não foi porque ela já está uma senhora … não tem mais disposição para essas coisas!!! hahahah

        • Vivi Werneck
          31/10/2012

          Super engraçado Leo (aka Sr.Delarue), só me avisa quando eu tenho que começar a rir pq não peguei a piada. As pessoas as vezes esquecem a idade que tem tb! rs u_u

      • Fernando Landeira
        31/10/2012

        Que absurdo, Vivi! =0

        Era só ligar pro “Tatá” que ele adiava o concerto!

        Já melhorou e já está jogando muito pelo menos, né? :p

  11. 31/10/2012

    Tô apaixonado pela Laura Intravia! E agora?

    • georges
      01/11/2012

      Vai atras dela. Vou contribuir com meu apoio moral XD.

  12. Sputnik
    31/10/2012

    Caraca maluco, a Bebs tem uma voz apaziguante. Me sinto um bebê quando ela fala. Mas então, cantaram o tema de MGS 3 ali, hein :D. “SNAAAAKE EAATEEEEER…” essa música é irada demais, sempre que a ouvia lembrava de 007 dos anos 90/2000. Eu era o tipo que cantava baixinho até o refrão, quando levantava gritando e chutando e air guitar e uhuuuw. kkk’. Fala sério, sem essa música eu não teria feito nem metade do game (no hard, é claro). Ela te faz sentir o James Fucking Bond da parada, o Snake Bond, o Comedor Cobra.

    Essa Laura Intravia manda muito, man. Acho que foi ela quem cantou o tema de MGS 3. Teve Journey em Sampa, eu não sabia disso; achei que só teria no Rio, já estava até me gabando (e ó que eu nem fui hein, rs).

    Mas enfim, legal as VGLs de Brasília e São Paulo, mas cadê a Vivi pra comentar a do Rio, uai? E pra finalizar, a foto 41 é a melhor ;D

  13. georges
    01/11/2012

    Finalmente ouvi o minicast.
    Sério, eu nunca daria 4 reais em um churro. Nem se eu estivesse há 5 dias com fome.
    Parece que as músicas foram bem legais mas, parece que é sempre a mesma coisa. Tem muitos jogos com trilhas ótimas que ficaram de fora. Alguns exemplos como: Darksiders, silent hill, Resident Evil(\o/ e Uncharted são ótimas opções.

    Ótima cobertura!

    OFF TOPIC: Viu o último resultado da bilheteria de SH Revelaition Bebs? Acho que agora a franquia de filmes afunda de vez :/

  14. The Punisher
    01/11/2012

    Deve de ter ouro comestível nesse churros!

  15. Hélio
    01/11/2012

    Aerith’s Theme é uma música atemporal, como tudo q vem de FF7. Bom gosto demais terem tocado a música. Não q One Winged Angel tbm não seja um marco, mas dar uma variada é ótimo.

  16. georges
    01/11/2012

    Pow Jejé, pena que não tocou Wind of Madness:/
    Podem falar o que quiserem de Resident Evil 5, mas ele tem a melhor trilha de toda a série. Wind of Madness então, é minha preferida do jogo.

  17. 01/11/2012

    São os churros higiênicos da Dona Florinda! Foi o que pensei na hora!

  18. 07/11/2012

    eu queria muito ver algumas músicas de Resident Evil 5 e Outbreak nesse show. tem uma música desse segundo jogo que só toca nos créditos. se chama Ending Theme e é muito boa.

  19. Gustavo Oliveira
    07/11/2012

    Nossa…
    Faz tanto tempo que ando afastado desse mundo dos games. Do nada me deparo com um site super legal.
    Eu me lembro de uns três anos atrás quando o NoReset e o GoW eram blogs e a gente passava horas e horas comentando os blogs uns dos outros.

    O site de vocês está muito bom, meninas. Continuem mantendo o ótimo trabalho!
    Vejo vocês na edição de 2013 do VGL! (ou em algum evento de games por aí, estou voltando á ativa)

    – Gustavo

  20. Juliano
    10/11/2012

    Que meiguinha a foto final

  21. Thelrys
    13/11/2012

    Eu fui pro VGL 2012 em Brasília, nem sabia que o pessoal desse blog eram daqui de Brasília. Bem legal! Foi showzaço e espero fortemente que o ano que vem tenha aqui de novo.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.