Entrevista com Graham McTavish – Lazarevic, em Uncharted 2

Tags: dante's inferno, uncharted 2, zoran lazarevic

O nosso entrevistado de hoje é o dono da voz e dos movimentos de Zoran Lazarevic, o vilão que atormentou Nathan Drake em Uncharted 2, e de Dante, o protagonista de Dante’s Inferno.

O ator Graham McTavish nasceu na Escócia e desenvolveu uma carreira de sucesso no teatro e na TV no Reino Unido, antes de decidir se mudar para os Estados Unidos. Uma semana após chegar na terra do Tio Sam já conseguiu seu primeiro papel, um personagem no último filme do Rambo. A partir daí, atuou em diversos filmes e séries, além de dublagens para desenhos e games. Dentre os trabalhos de Graham podem ser citadas séries como Prison Break e 24, e o desenho The Avengers. Quanto aos games, ele já trabalhou em Killzone, Lost Planet, Heavenly Sword, Ninja Gaiden Sigma 2, Uncharted 2, Dragon Age Origins, Call of Duty Modern Warfare 2, Dante’s Inferno e Metro 2033, entre outros.

Vocês lembram da Karen Dyer, que ama nosso país e é dançarina de samba? E do Allan Groves, que já morou 2 anos na Bahia e fala português fluente? Pois é, temos mais um amante do Brasil na nossa lista de entrevistados! Graham se diz apaixonado por nossa terra desde criança e morre de vontade de visitar.

 

1 – Você pode nos contar um pouco sobre seu backgroud artístico?

Eu comecei a atuar um pouquinho antes de entrar pra universidade, por acidente. Eu costumava escrever e não confiava em ninguém pra atuar com o meu material. Um dia meu professor de teatro me pediu pra substituir um cara numa peça, no último minuto. Até hoje não tenho ideia do porquê eu disse sim. Atuei bastante na universidade e então viajei com uma peça de Samuel Beckett. Tenho sido ator desde então, fazendo teatro, filmes, TV e agora, de vez em quando, games!

2 – Como você entrou para a dublagem de games?

Eu tenho um agente pra dublagem. Fiz o teste pra um game (não me lembro qual) e consegui. Desde então eu fiquei conhecido na indústria e tenho feito mais e mais games. Atualmente estou trabalhando em 5 games, 3 deles são com mocap (captura de movimentos).

3 – Antes de entrar para a indústria, qual era a extensão de “jogar videogame” na sua vida?

Tenho receio em dizer que joguei apenas dois games na minha vida, “Escape from Castle Wolfenstein” e “Gears of War”. Eu era terrível nos dois. Não sou bom com os games!

4 – Qual foi, e como foi, sua primeira experiência com motion capture?

Minha primeira experiência foi, brevemente, em Killzone 2 na Inglaterra. Achei fantástico, pois combina teatro, filme e dublagem. Uma experiência única e que eu adoro.

5 – Como foi o processo de seleção para Uncharted 2?

Foi ótimo. Eu me encontrei com a Amy Hennig e com Gordon Hunt duas vezes, fiz teste pro Flynn e pro Lazarevic e nós tentamos algumas cenas. Eles são pessoas amáveis e muito colaborativas.

6 – E o processo de se tornar o Lazarevic, criar sua voz e movimentos, como foi?

Foi do mesmo jeito que ensaiar uma peça. Todos os outros atores estavam lá. Nós experimentamos, tentamos mais e mais opções, depois gravamos de novo e de novo até estarmos todos felizes com o resultado. Como eu disse, bem colaborativo.

7 – Você teve que fazer algum pré-treinamento para Uncharted 2 (aulas de tiro, por exemplo)?

Eu já tinha feito treinamento de armas em outros projetos, como Rambo.

8 – Uncharted 2 foi aclamado pela crítica e muito da sua qualidade se deve ao roteiro e trabalho de dublagem. Claro que o talento incrível de Amy Hennig como roteirista e diretora de games foi um elemento-chave, mas você acha que a escolha de Gordon Hunt para dirigi-los, um experiente e bem-sucedido diretor de dublagem-filmes-teatro, também foi responsável por esse sucesso?

Com certeza. Gordon entende o “processo” e estava em sintonia com os atores desde o começo.

9 – Como era a atmosfera no set, trabalhando com Amy, Gordon e os outros atores? Você se lembra de coisas engraçadas que aconteciam durante o trabalho?

Muitas coisas engraçadas! E algumas bem desagradáveis pra repetir. Nolan North e eu temos um senso de humor bem similar, às vezes não conseguíamos continuar porque não parávamos de rir.

10 – Dado o enorme sucesso de Uncharted 2, qual foi o impacto desse trabalho na sua carreira e na sua vida?

Eu definitivamente consegui mais trabalhos de dublagem, como resultado, e Nolan, Amy e eu nos tornamos bons amigos. Nós tomamos umas cervejinhas juntos quase toda semana.

11 – Há algum papel, seja em dublagem ou atuação, que você gostaria de ter interpretado ou queira interpretar no futuro?

Macbeth, de Shakespeare, é um que quero muito interpretar. Fora isso, eu gosto de variedade e desafios sempre que puder consegui-los.

12 – Você está envolvido agora em algum projeto de games que possa nos contar?

Como disse, estou envolvido em vários. Mas, infelizmente, não posso te contar sobre nenhum deles. Posso apenas dizer que dois deles envolvem Gordon Hunt…

13 – Você contou que ama nosso país e deseja visitá-lo desde criança. Como nasceu essa paixão pelo Brasil?

Não sei. Eu sempre fui fascinado pelo país. Em parte pelo nome! “Brazil” é uma palavra incrível. Também o tamanho do país, a mata, as praias. Quando eu era um garotinho tudo isso parecia tão alienígena, no sentido de tão diferente das possibilidades com as quais eu cresci. Eu até escrevi um livro de aventura de 200 páginas, quando tinha 14 anos, ambientado no Brasil e chamado “The Inca Guns”. Olha o tanto que eu amo o Brasil!

—————————————————————-

Para finalizar, Graham pede desculpas por não ter enviado uma mensagem, ele não conseguiu gravar no seu computador. Mas mandou um alô ao nosso “lindo país e às lindas pessoas que aqui vivem”, terminando a mensagem com uma saudação em gaélico, língua celta originária ali da Irlanda e da Escócia.

“Here’s to Beautiful Brazil and the beautiful people who live there. Slainte (a Gaelic toast, pronounced Slange), from Graham.”

O vídeo abaixo mostra como se pronuncia essa saudação.

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
10 Comentários em "Entrevista com Graham McTavish – Lazarevic, em Uncharted 2"
  1. Hélio
    25/08/2010

    O cara manda bem, hein! E até lembra (fisicamente) de longe o seu personagem em Uncharted 2.

    • Hélio
      25/08/2010

      Tbm, tem mais é q falar de Uncharted 2 mesmo. Dante’s Inferno é legalzinho, mas não passa de uma cópia barata de God of War (esse é mesmo rsrs). Mas seria bom mesmo perguntar pro rapaz se sentir valorizado hehe

  2. Hélio
    25/08/2010

    Ops, em Dante’s Inferno (eu quis dizer)

  3. Danilo
    25/08/2010

    EH Lazarevic!! Como deu trampo te matar no Uncharted2 dificuldade Crush. Xinguei muito sua mami viu!!!

    Meninas parabéns por essa entrevista, sempre trazendo novidade dos batidores dos jogos.

    Sempre é bom conhecer quem são as pessoas que dão vida aos personagens que tanto adoramos, nesse caso, não adoramos!!!!

    Quem será que ele dublou Em Modern Warfare 2, será que foi seu compatriota e Xará Cpt “Soap” MacTavish??? Interessante!!!!

    • 25/08/2010

      Kevin McKidd é um ótimo ator, e na dublagem como Soap MacTavish (é “Mac” mesmo) foi muito bem. É impressionante como consegue usar o sotaque irlandês (natural) e o americano com a mesma facilidade.

      Sobre o Graham McTavish, não tinha reparado ele em Dante’s Inferno, mas seu trabalho em Uncharted 2 foi muito bem feito. Mas também mal reconheci o Nolan North em várias de suas vozes adicionais. O pior é conversar consigo mesmo, como em Mafia II:

      http://www.youtube.com/watch?v=YpRkT9JxdnE

      • Danilo
        25/08/2010

        Meu Deus Mu de Áries de Jabu de Unicórnio???
        Que saga foi essa? Foi Saga Santuário, quando eles acabam de chegar na primeira casa, Áries?

        Se não for isso nunca mais eles se encontraram…no máximo na saga Hades!!!

        Rebeca..champions!!! Eu não me lembro disso e assisti as 8 mil reprises da Manchete!!

        • 25/08/2010

          Mu de Áries e Jabu de Unicórnio juntos? O_o
          deve ter sido no começo do santuário então…rs

          • Hélio
            25/08/2010

            Gente, eles se encontram sim, na época do santuário, quando os cavaleiros voltam do treino que fizeram pra se recuperar das derotas na guerra galáctica. Aí o Jabu vai lá proteger a Saori dos guardas do santuário enquanto os outros cavaleiros tão subindo as doze casas.

  4. Fabão
    25/08/2010

    nossa rebeca… valew mesmo…. tava morrendo de saudades das entrevistas do girls…. show de bola, parabéns!!!! XD

  5. Thyago
    25/08/2010

    Sabe o que é mais interessante? Eu ACABEI de comprar Uncharted 2! E realmente, a dublagem do Lezarevic, assim como o Motion Capture dele, são impecáveis.

    Tão de parabéns pela entrevista.

    And now, in english, if he occasionally reads this comment.

    Man, your job in Uncharted 2 was AWESOME. Lezarevic had that threatening voice that you can only expect from a “hollywood movie”. I’m serious, every time that Lezarevic showed up I felt like I was in danger, and most of it was because of its voice.

    Keep up giving us these excellent piece of art. Looking foward to a game that you star the main character.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.