Entrevista com Jason Zumwalt, Roman Bellic em GTA4

Tags: dublagem, Grand Theft Auto, GTA4, jason zumwalt, roman bellic

IAmZumwalt-EightBellsIsEuthanizedEXCLUSIVEJockeyInterview205

Na maioria das vezes os personagens secundários existem apenas para cumprir seu papel de suporte na trama, sem muita expressividade. Mas há casos em que eles são tão carismáticos que se destacam, chegando a atingir o mesmo nível de popularidade do protagonista. É o que acontece com o primo do personagem principal de Grand Theft Auto 4. Roman Bellic é um imigrante do leste europeu que foi para os Estados Unidos atrás do “sonho americano”, ou seja, enriquecer. Ao contrário de seu desejo, a única coisa que conseguiu foi montar uma pequena empresa de táxi, morar em um apartamento fuleiro e se encher de dívidas de jogo com a máfia russa.

Seu jeitão atrapalhado e divertido conquistou os fãs, que não se cansam de dizer que “escolheram salvá-lo” em uma parte específica do game que não vou contar, para não dar spoiler.

Mas um conceito bacana de personagem, por si só, não garante o sucesso do mesmo. É preciso um bom ator para interpretá-lo e Jason Zumwalt fez um excelente trabalho de atuação em GTA4. Natural do Arizona, o americano é um cara tão simpático e engraçado quanto Roman, e concedeu ao GoW uma super entrevista, que vocês conferem abaixo.

ENTREVISTA

1 – Você era gamer antes de se envolver com dublagem de games? Se sim, que tipo de jogos gostava/gosta de jogar?

Eu era gamer. Meu primeiro sistema foi o Genesis. Não o SEGA Genesis, mas a versão barata da ATARI que saiu antes. Minha família tendia a comprar a versão barata de tudo por um tempo. Foi o porquê de nós termos pego o Genesis em vez do Nintendo. Eu não me importei, apesar disso. Pra mim e meu irmão mais novo, videogames eram videogames. Nós passávamos tempo demais jogando quando crianças. Agora, eu jogo o que é esperado de um homem da minha idade. Jogos de esportes e os games que são os maiores “acontecimentos” como Gears, Ghostbusters… mal posso esperar pelo novo jogo do Batman e claro, GTA. Sou um grande fã desde GTA3. 

2 – Você pode nos contar um pouco sobre seu background profissional e como entrou para o mundo da dublagem?

Eu me mudei pra Nova Iorque aos 19 pra estudar artes cênicas na AMDA (Academia Musical e Dramática Americana) e depois de me desiludir com a atuação como forma de arte e escolha profissional, decidi voltar minha atenção pra stand-up comedy. Certa noite um agente ouviu meu set e me contratou no dia seguinte. Tenho feito dublagens desde então.

3 – E como você acabou trabalhando para a franquia GTA, como foi o processo de seleção?

Foi um teste normal. Eu sabia que era um game, mas me disseram que seria pra um jogo chamado Deep Freeze ou algo assim. Eu fiz o teste, eles gostaram de mim, eles me contrataram. Foi bem simples. No primeiro dia de ensaio (sim, ensaio, nós atuamos todas as cenas do jogo como se estivéssemos fazendo uma peça, vendo como seria se estivéssemos vestindo macacões de motion capture) eu percebi que tinha algo no ar. Parecia com um game de GTA. Eu perguntei a uma das pessoas que estavam conduzindo o teste, na lata: “isso é um novo game de GTA para os consoles da próxima geração?”. A pessoa estava tão empolgada que disse sim em segredo. Então eu assinei um acordo de confidencialidade e tive de manter minha boca fechada por 2 anos. Divertido.

4 – Você teve qualquer contato prévio com a série GTA, antes de trabalhar nela?

Joguei todos, exceto as versões “2 bit”.

5 – Jogou GTA4 até o final?

Sim.

6 – O que você pensa do Roman? Vocês compartilham similaridades, em termos de personalidade?

Eu gosto dele. Ele é doce. Ele é meio que o centro moral da coisa, por mais estranho que seja. É realmente a relação entre ele e Niko à qual acho que as pessoas respondem. Enquanto crescia eu tinha uma relação muito forte com um primo e entendi esse laço familiar. Pra mim foi fácil de transmitir. Acho que o Roman é um docinho.   

7 – Alguém na sua família ou grupo de amigos é fã de GTA4? Como eles lidam com o fato de que você é o dublador do Roman? Eles aleatoriamente te pedem para falar com a voz dele?

Meu irmão e meus primos mais novos gostam do game. Eles só me pediram pra fazer a voz algumas vezes. São meus parceiros roteiristas aqui em Hollywood que me fazem imitá-lo, mais do que qualquer um.


8 – Roman é um personagem muito popular, você deve ouvir “eu escolhi te salvar, cara” o tempo inteiro, certo? Como é sua relação com os fãs?

Eu adoro. Se estou me sentindo meio pra baixo, alguma pessoa aleatória surge do nada e me mostra o quanto me ama. É a popularidade do Roman e o amor dos fãs que o mantiveram nos DLCs.


9 – Podemos esperar ouvir mais da sua voz no futuro próximo? Você está envolvido em algum projeto de videogame que possa nos contar?

Há coisas iminentes, mas não posso falar sobre nenhuma delas. Exceto por Mafia 2. Estou nele. Porém, interpreto um personagem nada a ver com o Roman. Dêem uma olhada e me digam o que acharam.

10 – Você acha que um aumento na qualidade da dublagem nos games tem o potencial de trazer mais credibilidade à mídia?

Tudo vai crescer junto, em seus próprios méritos. Quanto mais dinheiro nessas coisas, mais credibilidade vai ser jogada em cima. Estamos chegando lá, mas ainda temos um LOOOONGO caminho pela frente.


11 – Há algum papel, seja em dublagem ou atuação, que você gostaria de ter interpretado ou queira interpretar no futuro?

Eu quero ser um superherói. Qualquer superherói. Tá bom. Eu quero ser o Batman, droga!

12 – Você já esteve no nosso país? Se sim, o que achou? Se não, gostaria de visitar algum dia?

Nunca estive. Só vi fotos. Porém, tenho medo. E se eu for aí e me apaixonar? Eu tenho uma namorada e há taaaaaaantas mulheres bonitas onde vocês estão. E ELAS JOGAM VIDEOGAME? Fala sério! Perigoso, cara. Perigoso.

*********

———————————————————-

Gente, tenho uma confissão a fazer. Na verdade eu sou uma imigrante ilegal no Brasil, vinda do leste europeu, e me chamo Beca Bellic. Uso esse disfarce de “gamer” para despistar a polícia. Mas como vocês são muito legais, resolvi mostrar aqui a minha verdadeira identidade. Ouçam a última conversa telefônica que tive com meu primo Roman, que atualmente está morando nos Estados Unidos com nosso primo Niko.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
32 Comentários em "Entrevista com Jason Zumwalt, Roman Bellic em GTA4"
  1. 05/08/2009

    Wow! Q massa! Realmente hj em dia ser um “personagem secundário” é muito mais q ajudar o carinha a salvar alguém ou pra te dar umas dicas bacanas! (Ah não ser a bola de capotão inútil do Tails q só serve p atrapalhar o Sonic mesmo! Mas isso é outra história!). Figuraça esse cara e Bebs……………. Vc não era a Matrix???? Estou confusa!!!!! O.o rsrsrs

    Ficou show!!!!!

  2. 05/08/2009

    Uau Bebs! Muito legal a entrevista!
    Nunca joguei GTA 4, somente umas rapidinhas, mas o ORman passa sei lá, uma sensação legal no jogo.
    Muito legal a entrevista! Mais uma ótima para o GoW.

    • 05/08/2009

      HAHAHAH. Acabei de escutar o áudio e ficou muito legal.
      Também acabei de ver sua mensagem lá no final, e acho muito legal vocês quererem disponibiizar via streaming, mas caso consigame lembrem-se de disponibilizar para download também viu? As vezes eu prefiro baixar do que esperar vídeos/aúdios carregarem.

      parabéns pela Phone Call

  3. 05/08/2009

    Demais, demais, demais, demais, demais!!!!

    E essa conversa por audio é hilária!!!!

  4. 05/08/2009

    ROMAN!
    ROMAN!
    *ataque fanboy*

    o MELHOR personagem que já entrou na série! E mais de 70% disso se deve ao seu dublador, que nos fez amar ainda mais o personagem! ^^
    tá de parabéns pela entrevista beb’s!

    And Jason, if you are reading the comments, I have to THANK YOU for this great work! I hope that your part in GTA gave you a lot of opportunities, so you can see all the titties that Roman always wanted! 8D

    Your job was fantastic, keep being awesome.

  5. Roberto Pace
    05/08/2009

    Nossa, muito boa a enterevista :)

    Até agora só nomes de peso! (^.^)

    Parabéns!

  6. Roberto Pace
    05/08/2009

    Entrevista**
    >_>

  7. ally666
    05/08/2009

    Beca: “Outro dia eu roubei a cueca de um ator famoso e vendi no eBay por 20 contos, acredita?”

    AhaUAHuahUAHuahuHAUha! Mas se você mora em Brasília, era melhor pegar de um político…iria vir recheada de dólares! Hahaha!

    “Porém, tenho medo. E se eu for aí e me apaixonar? Eu tenho uma namorada e há taaaaaaantas mulheres bonitas onde vocês estão. E ELAS JOGAM VIDEOGAME? Fala sério! Perigoso, cara. Perigoso.”

    Cara esperto! Hahaha! Ele realmente é tão carismático quanto o Roman! A foto também ficou demais hahaha! Ele ta tipo assim:
    “Que legal! Vou montar num unicórnio falante!”

    Talvez ele tenha comido um cogumelo da Alice antes de tirar a foto.

    Jason thank you so much for the interview, you’re so funny xD
    And gratz for the awesome interview, “Beca”

    • ally666
      05/08/2009

      Ah, esqueci de dizer: Por mim nem precisa botar o audio pra ouvir aqui, é melhor baixar mesmo, pra mim guardar essas relíquias na pasta do GoW aqui no meu PC.
      Mas se vocês quizerem da pra upar o audio no youtube e botar aqui.
      Só não esqueçam de botar um link pra mim baixar! xD

      • ally666
        05/08/2009

        Pra falar a verdade…eu não tenho certeza. Mas se não der só o audio você bota uma imagem qualquer e o audio no Windows Movie Maker e ta feito o vídeo.

      • Shadow Warrior
        05/08/2009

        Muito boa a sua idéia Ally!
        Dava até para por as legendas junto no video.

  8. Roberto Pace
    05/08/2009

    Rebeca@:

    Acabei de ouvir(O.O) nossa muito manero!
    Como vc consegue essas entrevistas?(O.O)
    Amelhor parte é o seu Inglês Britânico! :)

    • ally666
      05/08/2009

      Ficou muito bom O_O

      Digno de uma “Nika Bellic”.

    • aureliox
      05/08/2009

      Bem, eu percebi que havia um sotaque, só não sabia se era russo ou espanhol o.O Com todos aqueles erres.

      Mas agora que o Roberto falou, parece um pouco mesmo com o britânico. Quem sabe não era uma camareira russa que aprendeu inglês na Inglaterra e viveu muitos anos na Espanha? MUAHUAHEFA

    • Roberto Pace
      06/08/2009

      Mas ficou muito bom(^.^)

      Ja tentou uma entrevista com o dublador do Kratos??(O.O)

  9. aureliox
    05/08/2009

    AAAH, que demais a conversa de vocês! :D
    Valeu Bebs!!

  10. Shadow Warrior
    05/08/2009

    Cousin!!! \o/
    hahaha
    Aconteceram várias coincidências enquanto eu jogava GTA4, mas não vou comenta-las para não gerar spoilers e o pessoal que não jogou me crucificar.
    Uma delas tem a ver com o Roman Belic, um dos melhores personagens “secundários” do GTA na minha opinião e que hoje tivemos a honra de vê-lo numa entrevista aqui no GOW. \o/
    Todos os atores que participaram de GTA4 estão de parabéns, pelo envolvimento e dedicação que tiveram por suas atuações e que foram muito evidentes durante todo o jogo.

    Ps:Rebeca sua atuação foi incrível. Conseguiu fazer até o sotaque do leste europeu XD. Se eu não tivesse jogado o GTA4 acreditaria facinho que vc era uma personagem secreta do jogo hahahahaa XD.

    Ps[2]:Era legal ver a preocupação que eles tinham com outros personagens. Mesmo criando o “caos” em Liberty City (matando, roubando, trabalhando para a máfia e etc …)eles sempre tentavam proteger quem não tinha nada a ver com a história, evitando envolve-los no mundo do crime.

  11. 05/08/2009

    Absolutamente fantástica a conversa em áudio!!
    Amo quando vocês fazem isso! =D

  12. Shadow Warrior
    05/08/2009

    Parece que ele passou no “Clukin’ Bell” antes de tirar a foto XD.

  13. Fabão Estácio
    06/08/2009

    oh…. muito boa a entrevista…. massa mesmo, estão de parabéns, as meninas da guerra já estão colecionando um grande numero de entrevistados importantes… e o mais importante… são entrevistas com muita qualidade XD

    agora sów uma coisa… quem é q tava falando mal do Tails ae??? ¬¬

  14. 06/08/2009

    hahahaha, muito engraçado o bate-papo no telefone, Rebecca
    Parabens pelas entrevistas meninas, estão num nivel espetacular :D

    Streaming pra quem está na faculdade/trabalho e nao quer gravar em disco http://www.zshare.net/audio/63722934c546bdd6/

  15. Cristiano
    06/08/2009

    a entrevista ta muito boa mesmo,eu nao sabia que a bebs sabia fazer tao bem o sotaque do leste europeu,parabens

  16. rafaelx1bm2
    06/08/2009

    Bebs: fico extremamente ridi… to brincando fico muito legal (e engraçado XD … como assim “Outro dia eu roubei a cueca de um ator famoso e vendi no eBay” … então foi vc que roubou minha cueca >:(

    P.S: a ligação foi Grampeada por mim e quero minha cueca devolta para eu naum enviar a policia a ligação (LOL que chantagem)

  17. bruuunooowx
    07/08/2009

    Muito legal :D parabéns esse é um dos unicos blog em que os escritores fazem emtrevistas

  18. tefinin
    08/08/2009

    oiiiiiiiii
    adorei seu blog parabens
    eu vi o seu blog na revista atrevida como um dos mais acessados
    parabens
    adoreiiiiiiii vou voltar sempre
    vizite o meu blog tambem:tefinin.wordpress.com

  19. Seyfertt
    08/08/2009

    Sem dúvidas alguma Roman é um dos personagens muito carismáticos. Muito boa a entrevista com o Sr. Fanfarrones xD

  20. tefinin
    08/08/2009

    oi clarisse a capa da revista e´ a de março(com a Bianca Bim e Daniel Dalcim)o seu blog estava entre os 20 mais acessados do momento…so entrei agora no seu blog por causa que fiz o meu entao me enterecei em dar uma olhada no seu…parabens pelo seu blog e um bjo para todas:(Carlinha Rodrigues,Bruna torres,Vivi werneck e vc Clarisse dos Santos)

    e passe mais vezes no meu blog,todos os dias coloco posts diferentes…

  21. tefinin
    08/08/2009

    oi rebeca…e´ sim no mes de março…bjo

  22. tefinin
    09/08/2009

    de nada rebeca…..vizite o meu blog e comente os meus post…
    bjs….tefinin.wordpress.com

    • aureliox
      14/08/2009

      Que monstro feio fico no seu avatar hem, tefinin? Eu ri muito.

      Até pensei que se tivesse um concurso de monstros mais feios o seu teria uma grande chance de levar o maior prêmio MUHAUHAUHUA

  23. 30/12/2010

    cara, mandou bem.
    eu amo roman bellic.
    fechei gta4 total há uns 30 minutos atrás, e não sei como meu coração vai aguentar.

    saudade do brucie e suas macaquisses, da calma do jacob e da positividade do roman, e claro, niko bellic.

    caaaaara… gta 4 é um jogaço, só ele e vice city me cativaram tanto. po, tô mal agora, tô nostalgico…

    niiiko, my coooousin!
    bela matéria, sabe como eu achei ela? jogando no google “saudade do niko bellic” e depois “saudade do gta 4”, é mole?! haha abraço e beijo, garotas!

  24. Joanilson
    30/12/2010

    FAN-TÁS-TI-CO!Simplesmente demais!Fico besta com as coisas que vcs conseguem…Onde vcs conseguem contactar essa galera?Pense numas potências vcs são!

    Esse audio da conversa é demais e seu inglês com sotaque proveniente de países oriundos da antiga USSR me deixou impressionado.Acho que nem eu,como professor de inglês que sou,falaria com esse sotaque.

    Muito impressionante!

    Go,Go Girls of War!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.