Entrevista com Jenova Chen, criador de Journey

Tags: Entrevista, jenova chen, journey, thatgamecompany

Não é mistério para ninguém que grande parte dos games atuais – pelo menos os ditos mainstream – baseiam-se em competitividade e altas doses de “violência”. Nada contra, tais escapismos violentos como tiros, lutas e afins funcionam bem como mecânicas de jogo, e a maioria dos jogadores sabe separar a fantasia da realidade (né?). Mas, embora possa ser bastante prazeroso derrubar hordas de inimigos, ou apagar um por um sorrateiramente, a variedade na mídia contribui para sua evolução e também merece ser valorizada.

Ultimamente, algumas desenvolvedoras têm se destacado em trabalhar essa variedade trazendo-nos propostas diferentes das que estamos acostumados. Uma delas é a ThatGameCompany, que busca explorar o potencial “emocional” dos jogos digitais e torná-los universalmente acessíveis.

Journey, o último título lançado pela empresa, em março de 2012, tem como propósito, acima de tudo, prover uma experiência de conexão entre jogadores anônimos que trilham a mesma jornada e se encontram acidentalmente pelo caminho. Em minha interpretação pessoal, ele funciona como uma metáfora para os encontros e relações construídas ao longo da vida. Sua dinâmica inusitada de multiplayer, que nos leva a criar elos com pessoas estranhas através da comunicação pelo nível mais básico possível (emissão de sons e movimentos dos personagens), foi bastante aclamada pela crítica, junto da bela direção artística. Como pontos negativos, foram apontados a curta duração, o ritmo lento e melancólico e a pouca complexidade da jogabilidade, aspectos que “nem todos os jogadores apreciariam”, segundo alguns reviews de grandes portais. Mas o mínimo denominador comum, ou seja, o ponto em que quase todos parecem concordar, é o game ser bem sucedido no que se propõe: provocar a tal “resposta emocional”.

Para analisar seu sucesso recente, os objetivos da ThatGameCompany, narrativa nos games e muito mais, convidei o diretor criativo da empresa, Jenova Chen, para bater um papo comigo e o Arthur (vulgo LudoBardo, que vocês já estão carecas de conhecer, né?).

Seguem o áudio original (em inglês) e a tradução para download.

 

>>>>> TRADUÇÃO <<<<<

[Girls of War] Entrevista com Jenova Chen

Bebs
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23 Comentários em "Entrevista com Jenova Chen, criador de Journey"
  1. georges
    24/08/2012

    “O único porém: é exclusivo do PS3.”:/

    Não faz muito meu estilo esse negócio de “metáfora para os encontros e relações construídas ao longo da vida” mas valia uma conferida. Vou ver se meu amigo que tem todos os consoles e jogos compra esse dai. Todo mundo tem uma amigo assim… –‘

    Me parece interessante então, vou esperar a entrevista completa.

    OFF TOPIC: Review de Downpour vai sair? XD

  2. leandro(leon belmont) alves
    24/08/2012

    muito bacana ouvi a entrevista(pois o meu PC só deu para ouvir o audio mesmo) e já estou interessado em Journey a um bom tempo, mas é de PS3. então não dá mesmo -__-

  3. 24/08/2012

    Simplesmente ÉPICO!

    • georges
      24/08/2012

      Quase esqueci que hoje era dia de podcast. HAHAHAHHA

  4. 24/08/2012

    Nem tenho palavras para descrever essa pérola em forma de game. Um verdadeiro diamante virgem lápidado com muito esmero.

    São games como esse e Bioshock que me fazem ter orgulho de jogar video game.

  5. Leonardo
    24/08/2012

    Como sabe bem relaxar a cabeça com um jogo simples mas não menos apelativo. Faz-me lembrar um jogo de puzzle para a PSOne em que controlamos uma bola enquanto gira por um puzzle tridimensional para apanhar cristais e a chave do nivel, enquanto se houve uma música ambiente bem suave.
    Acho que Journey, tal como El-Shaddai: Ascension of the Metraton, sofre de excesso de minimalismo e simplicidade. Assim sendo, não creio que a curta duração do jogo seja um aspecto negativo mas sim uma forma de evitar o tédio de uma experiência que se tornaria repetitiva com o passar do tempo.

    PS: Bebs, óptimo inglês!
    “O único porém: é exclusivo do PS3.” – E lançado unicamente via PSN. =S

  6. Hélio
    24/08/2012

    Ainda não joguei Journey, mas gosto da proposta.
    O mercado anda cheio de jogos cujo foco é o combate. Adoro esse estilo, claro, mas às vezes uma experiência diferente e com apelo emocional é boa, pq dá uma variada.
    Ansioso pela entrevista.

  7. 24/08/2012

    Para mim foi a grande surpresa no mundo dos games esse ano.
    Journey veio com um proposta estranha que, no primeiro momento, não achei que seria divertido, mas com tanta gente falando bem achei justo dar uma chance, resultado: foram as duas horas mais incríveis que já tive com um jogo eletrônico.
    O que algumas pessoas utilizam como crítica (curta duração, o ritmo lento e melancólico e a pouca complexidade da jogabilidade) é o que faz o jogo tão sensacional. A interatividade com as pessoas aleatórias funcionou muito bem comigo e o desespero de completar minha “jornada” com tanta dificuldade com o meu parceiro, me comunicando apenas por som e movimento, foi recompensada com uma incrível sequência de liberdade e dever cumprido.

    Entendo que nem todo mundo possa gostar, mas se você estiver interessado em uma experiência diferente com videogame Journey é a melhor escolha.

    Minha jornada foi tão incrível que joguei apenas uma vez. Foi uma peregrinação único em um mundo fantástico, não faz sentido fazer isso novamente.

    Aguardo ANSIOSAMENTE pela entrevista!

  8. 25/08/2012

    Com Flower e Wipeout HD é o melhor jogo da PSN feito p/ PS3, minha opinião.

  9. Beatriz
    25/08/2012

    Journey é um jogo que me fascina, vi várias análises e gameplays e fiquei muito empolgada pra jogar, mas por ser exclusivo do PS3 não me vejo jogando ele tão cedo. Por enquanto vou me contentar com Flow e Cloud, jogos anteriores ao Journey e Flower mas igualmente geniais. Jenova Chen definitivamente tem a minha admiração pelo seu trabalho e eu mal posso esperar para conferir a entrevista completa.

    Se alguém tiver interesse, Flow pode ser jogado online no site oficial, onde também está disponível para download gratuitamente junto com o Cloud.

    Ah! Bebs, você não é a única que gostava de ver os personagens de Dragon Ball interagindo fora das batalhas, eu também entro nessa categoria XD.

    • Bebs
      30/08/2012

      Você também ficava frustrada que enquanto uma luta se estendia por 10 episódios, as cenas familiares duravam tipo 5 minutos de um episódio? xD

      • Beatriz
        31/08/2012

        \o
        Siiimmm!
        Eu adorava quando tinham aqueles raros capítulos sem lutas, até hoje eu começo a rir quando lembro do episódio em que o Goku e o Picollo tinham que tirar a carteira de motorista.

  10. 27/08/2012

    Bebs,

    Parabéns pela escolha do tema e do entrevistado. Journey é um jogo muitíssimo bem-feito e, apesar de ter jogado somente o demo (por enquanto), já o considero um dos meus favoritos de 2012.

    Aguardo ansiosamente a publicação da entrevista completa!

  11. EltonBM
    29/08/2012

    Mas uma vez conseguindo coisas que os memores mortais pensam ser impossíveis. Uma pena que não tenho um PS3 e nem conheço quem tenha um para poder aproveitar não só esse grande marco de toda a mídia, afinal, se mais pessoas aproveitassem para experimentar Journey, acredito que veriam que ele brilha não apenas como jogo, mas como uma grande obra como qualquer outra arte.

  12. Oninego
    30/08/2012

    Mal posso esperar para ouvir essa entrevista completa! E sua voz me lembra a da Ellen Page, lol.

  13. Makson Lima
    31/08/2012

    Muito ansioso pela entrevista completa!

  14. 06/09/2012

    Jogo apaixonante, sem a menor sombra de duvidas o melhor jogo que eu joguei esse ano.
    Agora fiquei ansiosa pra ver essa entrevista :~

  15. Nero
    05/02/2013

    O jogo é incrivel,já tinha visto um conhecido jogar uma vez.Não pude jogar,infelizmente é só para ps3 u_u
    Off Topic:Bebs,você já assistiu o Silent Hill Revelations? Se sim,o que achou?

    • The Punisher
      05/02/2013

      Eu nem se quer vi propaganda dele pelo menos não na TV da estreia do filme e, nem no Park Shopping e nem no Taguatinga Shopping está passando.

      • The Punisher
        05/02/2013

        “sequer”

  16. leandro(leon belmont)alves
    05/02/2013

    bacana a entrevista Bebs. e você está lindona na tela junto do Ludobardo. heheheh

  17. Sovereign
    05/02/2013

    Gostei do journey, parei com 76%, tenho que arrumar tempo e correr atras do restante para completar. To louco pra conseguir o traje branco. Virar um mestre Yoda jedi.

  18. Leandro Sousa
    06/02/2013

    Ouvindo a entrevista, realmente a proposta de Journey é muito diferente do que se encontra no mercado de games. Ainda não o joguei, mas pelos reviews e a entrevista, me despertou muito a vontade de experimentar essa jornada solitária, porém com possibilidade de interação.

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