Entrevista: Mark Meer – Dublador do Comandante Shepard (Mass Effect)

Tags: BioWare, Comander Shepard, dublagem, Mark Meer, Mark Meer entrevista, Mark Meer interview, Mark Meer Shepard, Mass Effect, mass effect 3

Ahá! Lembra que eu disse no Facebook e no Twitter que eu tinha uma surpresa para vocês? Bom, esta é a primeira delas e é um bate-papo super legal com o ator, escritor e dublador canadense Mark Meer – que interpreta a versão masculina do Comandante Shepard na série Mass Effect. Oh, Hell Yes!

Nada melhor para aumentar ainda mais o hype do jogo, que será lançado já no dia 6 de março, do que conversar com algumas pessoas envolvidas nesse épico da BioWare. Falando um pouquinho do Mark antes, gostaria de dizer que ele é uma simpatia de pessoa e foi super solícito no meu pedido de entrevista (ele respondeu tudo em três dias!) e possibilitou que eu pudesse dar esse presente aos leitores do Girls of War e fãs da série Mass Effect. Mark, you are the guy!

Vocês irão perceber que ele foi um pouco sucinto em algumas respostas, mas dada a simpatia e agilidade com que respondeu, quem sou eu para reclamar, rs. Sem mais enrolação, curtam a entrevista e não deixem de escutar (no final do post) o recadinho que o Comandante Shepard gravou para os jogadores brasileiros!

Girls of War – Primeiramente, muito obrigada por nos dar a chance de conversar com você. Agora nos conte um pouco sobre sua carreira e como começou no trabalho de dublagem, você sempre pensou em ser dublador?

Mark Meer - Eu trabalhei com a BioWare pela primeira vez em 1999, em Baldur’s Gate II: Shadows of Amn. Consegui o emprego à moda antiga, fazendo testes. Eles devem ter gostado do meu trabalho, porque continuaram me ligando para mais papéis. Eu sempre gostei de fazer dublagem, mas também faço outros tipos de atuação.

GoW – Você já tem uma longa história junto a BioWare com o trabalho de dublagem. Sua atuação pode ser encontrada em clássicos como Baldur’s Gate II, Neverwinter Nights e nos mais recentes Dragon Age e a série Mass Effect. Quais foram os personagens mais marcantes que já trabalhou na desenvolvedora e por quê?

Mark - O Comandante Shepard obviamente tem sido um dos meus personagens favoritos, e um dos maiores papéis nos videogames. Dito isso, eu gosto de fazer vozes de vilões e monstros. Me diverti muito fazendo as vozes de todos os Vorcha na série Mass Effect e interpretando todos os Darkspawn falantes em Dragon Age: Awakenings, como The Lost, The First, The Withered e todo o resto.

Papéis mais cômicos como o “Biotic God” Volus Niftu Cal em Mass Effect 2, o elfo prostituto Jethann de Dragon Age 2 e Zhong, o ogro de Jade Empire podem ser muito divertidos… Uma das primeiras vozes que fiz para BioWare foi Cyric, o Deus do Assassinato em Baldur’s Gate II: Throne of Bhaal. Fiquei muito feliz de ter sido selecionado para esse papel porque Cyric era um personagem com quem eu era familiarizado pelos romances de Dungeons & Dragons.

GoW – Acredito que dublar um personagem “bipolar” deva dar o dobro do trabalho. Os jogadores da série Mass Effect têm a opção de jogar com a versão “Paladin” do protagonista ou a “Renegade”. Como é o processo de gravar praticamente dois jogos inteiros, cada um com uma personalidade?

Mark - O Comandante Shepard é um personagem único e que é moldado completamente por quem joga o game. Ele (ou ela) poderia ser um nobre herói ou um implacável anti-herói, e como um ator, você tem que dar o mesmo tanto de atenção às duas versões. Tanto Jennifer Hale [dubladora da Shepard mulher] quanto eu confiamos em nossos diretores para nos manter no caminho certo.

GoW – Como você está lidando com o estrondoso sucesso da série Mass Effect e, consequentemente, do Comander Shepard – tendo o personagem se tornado hoje um dos principais ícones da indústria dos games?

Mark – Eu fico muito satisfeito em ver que Mass Effect tem sido tão bem sucedido! E encontrar os fãs nas convenções é incrível. Fiquei muito impressionado na primeira vez que vi alguém vestindo um traje de Comandante Shepard.

GoW – Uma curiosidade: você já jogou os games da série Mass Effect? Qual tipo de personagem criou e o que achou dos jogos?

Mark – Joguei cada game do começo ao fim duas vezes, uma como Renegade e outra como Paragon. Jogo muitos games de RPG, então é divertido jogar um no qual sou o protagonista. Talvez eu seja suspeito para falar, mas acho que a BioWare fez um trabalho excelente na série.

GoW – Você teve alguma liberdade, junto a BioWare, de sugerir alterações no texto das suas falas ou inserir falas novas?

Mark - Na maior parte, nós deixamos isso com os escritores. Às vezes mudamos a maneira como uma fala é fraseada enquanto gravamos, mas sempre obtemos aprovação da equipe de roteiristas primeiro.

GoW – Especula-se que Mass Effect 3 seja o último jogo da série com a presença do Comandante Shepard. Se for mesmo, você já teria planos futuros? Além dos trabalhos de dublagem, o que está fazendo no momento?

Mark - Eu trabalhei na maioria dos games que a BioWare fez, então acho que, provavelmente, eles vão me chamar de novo para interpretar outros personagens em futuros jogos. Além da dublagem, eu escrevo e atuo para um show nacional de comédia na rádio CBC do Canadá, chamado “The Irrelevant Show”, e para um programa de comédia na TV canadense, chamado “CAUTION: May Contain Nuts”. Aqui está um link para uma das nossas esquetes.

GoW – Você fez uma participação especial em um filme de fãs sobre a série Mass Effect. Como surgiu o convite e como foram as gravações?

Mark - “Red Sand” é um projeto acadêmico de estudantes da University of Advancing Technology, no Arizona (EUA), e será um filme de 10 minutos projetado para mostrar o trabalho de efeitos digitais dos alunos.

O professor deles me contatou através do meu agente, e eu consegui achar alguns dias livres na minha agenda para ajudá-los. O filme se passa quase 40 anos antes do primeiro Mass Effect, e lida com a primeira descoberta da tecnologia Protheana em Marte. Eu interpreto Jon Grissom, um soldado que está protegendo os cientistas que exploram as ruínas marcianas.

GoW – Ouvi dizer que você também gosta muito de jogar videogame. Quais são seus jogos favoritos e o que está jogando no momento?

Mark - Eu aprecio todos os games da BioWare, é claro, rs. Normalmente gosto de RPGs. Meus favoritos incluem Fallout 3, Fallout: New Vegas e Oblivion. Sou fã de histórias em quadrinhos, então, gostei também de Batman: Arkham Asylum. No momento, estou jogando Skyrim e Batman: Arkham City. E estou ansioso para jogar Mass Effect 3, quando pegar a minha cópia gratuita da BioWare! =D [Isso, joga mesmo na cara! rs]

 

- Escutem a mensagem do Comandante Shepard aos jogadores brasileiros:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

- Agora vejam o trailer de lançamento de Mass Effect 3:

 

Gostaram? Em breve vocês verão mais uma surpresa de Mass Effect aqui no Girls of War! \o/

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
38 Comentários em "Entrevista: Mark Meer – Dublador do Comandante Shepard (Mass Effect)"
  1. 03/03/2012

    Caramba, que legal! XD
    Sempre adorei ouvir/ler as entrevistas com esse pessoal do cenário de produção dos jogos. Quase tive um ataque cardíaco quando vi a atualização no Facebook, depois de torrar a paciência da Vivi. O cara parece ser muito legal mesmo. Engraçado que como a Vivi comentou na Campus Party, não é tão difícil assim conseguir uma entrevista com alguém “famoso”, principalmente quando o cara é gente boa com os fãs. Tô ansioso pra saber da próxima surpresa! *_*

    • Vivi Werneck
      03/03/2012

      A próxima surpresa já foi contatada, concordou prontamente, e agora estou em processo de negociação com os superiores da surpresa rs. XD

      • 03/03/2012

        Caramba Vivi *_*
        Cadê a Rebeca pra ajudar com as teorias mirabolantes?

        • Vivi Werneck
          03/03/2012

          A Bebs não pode pronunciar nenhum “ai” sobre a futura surpresa sob risco de retaliação e tortura! rs

        • Bebs
          03/03/2012

          Alá o outro me incitando a estragar a surpresa da Vivi (que eu já sei qual é). Depois é a minha cabeça que rola, não a sua! Hunf… u_u

          rsrs

          • 03/03/2012

            Pensei que era surpresa pra todo mundo, inclusive pras outras Girls.
            Segura aí Bebs, a Vivi tem sérios problemas quando se trata de resistir a uma tortura ou alguns membros arrancados.

          • Bebs
            03/03/2012

            Não sou doida de arriscar. xD

  2. Roberto Vasconcelos Eluan
    03/03/2012

    Hehehehe! Ótima entrevista, e a mensagem dele é show! xD

  3. 03/03/2012

    Parabéns! Mais uma ótima e importante entrevista das GoWs! ;D

    E a mensagem ficou bacana, mas eu ainda prefiro a Rebeca no telefone com o Roman xD

  4. Fernanda Martins
    03/03/2012

    Bahh.. muito legal!!! Vivi parabéns pela entrevista!! To roendo minhas unhas por Mass Effect 3!!

  5. 03/03/2012

    Soldado Jhonny se apresentando ao serviço Comandante!

  6. Shaka
    03/03/2012

    Ótima surpresa, muito foda ele falando do Brazil hahahah. Se o Commander Shepard é o que é hoje em dia, deve-se muito a dublagem deste cara.
    Ele parece ser muito gente boa mesmo.

    Ponto alto da entrevista
    “Joguei cada game do começo ao fim duas vezes, uma como Renegade e outra como Paragon. Jogo muitos games de RPG,”
    Finalmente um gamer entre os dubladores =)

    Só faltou a musiquinha do Shepard

  7. Alessandro Silva
    03/03/2012

    Muito legal a entrevista!
    Vocês estão de parabéns!
    Sucesso para todas vocÊs!

  8. leandro(leon belmont)alves
    03/03/2012

    não é que o cara ficou bonitão na armadura do Sheperd? muito legal a entrevista Vivi. meu aniversário está chegando e me coçando para ter um ME(Mass Effect 1 e 2)

  9. 03/03/2012

    Ave, mais uma entrevista F*D* pro currículo das Girls! Orgulho de ser fã!! \o//

    Preciso aprender a gostar de Mass Effect (joguei a demo do 2 e não gostei =\) pra curtir mais a entrevista, porém, sendo com um dublador, eu já curto logo de cara!

    Dubladores e atores/atrizes de mocap são a melhor forma de mostrar como o amor por uma série a torna melhor. Claro que não vou desmerecer a equipe técnica, mas exatamente por ser técnica demais, tudo tem um apelo mais restrito. Já com os dubladores é ouvir sobre como eles trabalham (e ouvir a voz, claro xD) e na hora reconhecer “Uia, é a voz de fulano!“.

    O que achei diferente foi ter o Mark Vanderloo como o “físico” (não sei se também é ele quem faz a mocap) e o Mark Meer como a voz, geralmente (não é regra, eu sei :P) usam o mesmo ator pros dois casos. Coincidência terem escolhido dois Marks? Eu sei lá… xD

    [James com uma teoria Bebs feelings sobre a próxima surpresa]
    Ah, acho que nenhé, mas… :-#

    • Hélio
      03/03/2012

      O Mark Vanderloo eu acho q já é mais velho, James. Basearam o Shepard na fase jovem dele, por isso eu acho difícil ele ter feito o mocap.

    • Jhun
      03/03/2012

      @James

      Outra situação que eu me lembro de o físico ser um e a voz ser é outra é o Chris do RE5 onde Reuben Langdon fez o mocap e o Roger C. Smith fez a dublagem.

      • 03/03/2012

        Ahhh, então é por isso que todo mundo se referia ao Chris com esses dois nomes de atores e eu ficava viajando… #queburro xD~

        Não sou fã do universo de Resident Evil, por isso admito que não sei praticamente coisa nenhuma sobre nada relacionado :P
        Valeu pela info, Jhun! o/

  10. Hélio
    03/03/2012

    Legal fazer várias vozes na mesma série. Ele é bem versátil pelo visto.
    Ele tem o mesmo gosto pra jogos q vc, Vivi. :)
    Ótima entrevista. ;)

  11. The Punisher
    03/03/2012

    Essa entrevista foi excellent/outstanding/superb, exageros a parte, foi uma surpresa das mais agradáveis de ver e receber.

    PS.: Jade Empire eu cheguei a começar mas nunca cheguei a terminar…é bem interessante esse jogo.

  12. 03/03/2012

    Putz. O_O

    Vcs são demais mesmo meninas. EXCELENTE entrevista. Como foi citado, o currículo de vcs está ficando cada vez melhor. \o/

    Impressionante como, diferentemente do Shepard, o Merk Meer tem a cara de “canastrão” que a voz dele passa. rsrs Mas gosto muito da dublagem dele. Não imagino o Shepard com outra voz. Parece que serviu como uma luva.

    E teremos outra surpresa do mundo de Mass Effect? Não diga que é a Jennifer Hale? ♥♥♥

  13. Lucas
    03/03/2012

    Massa a entrevista,parabenzis!
    Pior que já comprei o 1 e o 2 ontem mesmo!
    Estão guardadinhos e embaladinhos só esperando.
    Como o lançamento vai ser dia 9,vou começar a jogar
    mais pro meio do mês.Difícil vai ser esperar!
    Só quero que o tempo passe,só isso!
    Agora vou ver o trailer denoovoooaaaararaaaa!

  14. Gabi
    03/03/2012

    Nossa que incrível!
    A voz dele é assim ou ele dá uma moldada nela? Por que se um dia alguém falar com essa voz perto de mim eu tenho um faniquito monstro. Já assustei com a mensagem.

  15. EltonBM
    03/03/2012

    Mas sabem que agora eu fiquei curioso: Poderiam ter usado ele para ser o Shepard padrão, ms foram buscar um modelo europeu se não estou enganado.
    E, caramba hein, a GoW já tem uma coleção de dubladores com mensagens jeitosas gravadas especialmente para o site.

    Surpresa é surpresa, pra mim os outros dois grandes nomes da franquia seriam Brandon Keener ou a Jennifer Hale, mas eu gostaria de ser ainda mais surpreendido novamente!
    Vão se esforçando garotas, eu não duvido que vamos ter um Nolan North lá na página principal logo.
    PS.: Muita gente tem vontade de ver uma entrevista com a Ellen McLain, mas acho que ela ainda tem pouca experiencia. Sabemos que o personagem dela tem um impacto absurdo, mas ainda é apenas um personagem.

  16. Ana
    03/03/2012

    Adorei a entrevista Vivi! *_* É bacana saber que o cara além de dublar também gosta de games! Achei ele bonitinho hein, bem garoto Cepacol! XD
    E estou ansiosa para jogar Mass Effect!
    Beijos =*

  17. Beatriz
    03/03/2012

    Os próximos três dias vão ser longos XD. Adorei a entrevista, Mark Meer parece ser uma simpatia.

    A segunda surpresa bem que podia ser uma entrevista com a Jennifer Hale…vamos esperar pra ver!

  18. Vivi Werneck
    03/03/2012

    Galera, o Mark me disse por email que ele participou desse vídeo, intitulado “Dungeons and Dragons” tb. Ele faz o papel do mago:

    http://www.youtube.com/watch?v=NDQ7u3yImas

  19. Marcelo
    04/03/2012

    Espero ansiosamente que a próxima surpresa seja a Jennifer Hale, curto ela desde o Knights of the Old Republic, como a Bastilla…

    Ah, e parabéns pela entrevista!!!!

  20. Bel
    04/03/2012

    Cara, acabei de zerar Mass Effect 2, Thane morreu e a miranda tbm…to na hype de saber o que vai acontecer no ME 3!!

    Chega logo dia 6!!!

    • Hélio
      04/03/2012

      Bel, avisa q é spoiler, minha filha!
      Não terminei o jogo e tomei um spoiler desses… :/

      • Vivi Werneck
        04/03/2012

        Helio, eles podem morrer ou não. Depende de vc. No caso dela eles morreram.

        • Hélio
          04/03/2012

          Ah bom, então tudo bem. :)

  21. Charles
    04/03/2012

    Sou Fan da serie Mass effect joguei todos varias vezes.

  22. Bel
    04/03/2012

    Desculpa Hélio, faz tempo q eu nao jogo, tava sem pc..Desculpa mesmo..Eu pensava q as mortes eram de acordo com as ações no jogo

    :(

    • 04/03/2012

      As mortes são de acordo com as ações do jogo Bel. De qualquer forma, nada disso estraga a experiência do game. ^^

  23. Armando Arapuca
    05/03/2012

    VIVI TE AMO !

  24. Marcelo
    06/03/2012

    Como disse o meu amigo Jhun, é verdade…

    Joguei o ME2 3 vezes.

    Na primeira, todo mundo vivo.
    Na segundo, um morreu.
    Na terceira 3 morreram…

    A programação desse jogo é perfeita, tudo depende da sua atitude durante o jogo…

    Com certeza, cada jogador tem uma experiência diferente…

    Um ótimo jogo.

    Agora é só esperar outros lançamentos para disputarem o segundo lugar, pq com certeza esse é GOTY!!!!

  25. Jefferson
    10/03/2012

    Muito boa essa entrevista,ja que vcs tão fazendo entrevistas com os dubladores de mass effect bem que podiam fazer uma entrevista com a Liz Sroka, a dona da voz de Tali’zorah nar Rayya (vas Neema) vas Normandy, ela uma das personagens mais legais de mass effect e ela tem uma historia muito fóda…

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.