[Festival do Japão] Final da WCS repleta de apresentações de games!

Tags: blazblue, cardcaptors, Castlevania, Cosplay, Evento, fate stay night, Festival, Final Fantasy, graces, guilty gear, japão, Kid Icarus, nikkei, saga frontier, sakura, sengoku musou, shueisha, soul calibur, Tales Of, wcs

396997_10151614550994398_178925138_n

Neste último fim de semana (19, 20 e 21), aconteceu o Festival do Japão, o maior evento de cultura japonesa da América Latina, lá no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. Em sua 16ª edição, o evento teve como tema “Tecnologia e Modernidade”, dois assuntos em que o Japão é referência, diga-se de passagem. O evento sempre é muito bem recebido pelo público e conta com diversas atrações, sendo a principal delas a gastronomia. Além de diversos workshops e o espaço dedicado para o comércio, houve também exposição de carros de última geração, apresentações culturais (canções folclóricas, danças típicas e teatro), rituais e demonstrações da cerimônia do chá, e até mesmo a presença de autoridades como, por exemplo, o deputado estadual Hélio Nishimoto; o vereador George Hato; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; dentre outros.

 

Não bastasse todo esse programão para toda a família, o Festival do Japão sediou a etapa final da World Cosplay Summit no Brasil, que elegeu as duas duplas que irão representar nosso país neste e no próximo ano, na grande final mundial, em Nagoya. O que me chamou a atenção neste ano foi o fato de praticamente, 10 das 11 duplas finalistas (cada uma representando um evento que aconteceu em um estado específico do Brasil), apresentaram temas relacionados à videogames. Até mesmo nas etapas anteriores do evento, os games têm sido a preferência da galera. Isso se deve também pelo fato de a Editora Shueisha ter proibido o uso de qualquer personagem de seus mangás na final mundial, então muitos títulos consagrados acabaram ficando de fora da disputa. Mas eu não vejo isso como algo essencialmente ruim. E vocês podem ver os motivos logo abaixo, assistindo as apresentações da etapa final brasileira:

 

Diego e Fernando – Kid Icarus

Thiago e Fabiane – BlazBlue

Julio e Fernando – Tales of Graces

Mariana e Joana – SaGa Frontier

Rafael e Jhenne – Soul Calibur

Italo e Tiago – Castlevania

Carlos e Giovanna – Sengoku Musou

Paulo e Fernanda – Cardcaptor Sakura [Prêmio de Destaque]

Juliana e Téo – Fate/Stay Night [3º Lugar]

Tiago e Bruno – Guilty Gear [2º Lugar / Representantes Brasileiros de 2014]

Maurício e Mônica Somenzari – Final Fantasy XIV [1º Lugar / Representantes Brasileiros de 2013]

 

UAU. É tudo que eu consegui dizer ao fim de todas as apresentações. Isso por que eu tive a oportunidade de assistir ao vivo, ou seja, o hype foi maior ainda e as emoções são diferentes também. Agora resta saber quem vai ganhar a final mundial no Japão. Lembrando que os irmãos Somenzari já ganharam duas vezes lá! E antes que eu me esqueça, eis um link recheado de fotos dos cosplayers que competiram este ano.

 

Que venha o próximo Festival do Japão!
つづく・・・

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
3 Comentários em "[Festival do Japão] Final da WCS repleta de apresentações de games!"
  1. 25/07/2013

    Eu nunca completei um game de Final Fantasy, mas gostei dessa apresentação de cosplay que eles fizeram (acho que podem levar o título no mundial).

  2. leandro(leon belmont) alves
    25/07/2013

    é assombroso, é o que posso dizer

    • Jessica Pinheiro
      30/07/2013

      HAHAHA, eu fiquei assustada quando vi a apresentação ao vivo dos Somenzari, mas ela é bem sombria mesmo. Ainda assim ficou excelente!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.