In memoriam: LucasArts

Tags: Full Throttle, George Lucas, Grim Fandango, Indiana Jones and the Last Crusade, Loom, LucasArts, Maniac Mansion, Sam and Max Hit the Road, The Secret of Monkey Island, walt disney

lucasarts

GENTE!

Como vocês já devem saber, a Disney fechou a LucasArts essa semana e uma boa parte da nação geek/gamer está de luto. A empresa ficou famosa por seus jogos de aventura, muitos deles baseados na série Star Wars. Vamos a um rápido resumo do processo:

 

OUTUBRO/2012

– A LucasArts é adquirida pela Walt Disney Company através da compra da Lucasfilm em uma negociação de 4 bilhões de dólares. Na época, a Disney garantiu que todos os empregados da Lucasfilms permaneceriam em suas posições e que os projetos da empresa continuariam normalmente.

– A Disney anuncia a produção de Star Wars Episode VII

MARÇO/2013 – Os jogos Star Wars: 1313 e First Assault são engavetados e a equipe muda o foco para o longa Star Wars Episode VII. (No mesmo período, a LucasArts tinha outros três jogos em desenvolvimento: um RPG, um FPS e um jogo de combate aéreo. Além disso a empresa planejava criar um serviço online que “revolucionaria a indústria”)

ABRIL/2013 – Nada disso aconteceu porque, no dia 3 de abril, a Disney confirmou que a LucasArts não seria mais uma desenvolvedora de jogos. O trabalho ficaria a cargo de terceirizadas ou da própria Disney Interactive Studios. Todos os projetos foram cancelados e cerca de 150 funcionários perderam o emprego.
A Disney se explicou dizendo apenas que considerou desfavorável a atual posição da empresa no mercado do jogos.

 

Mas que tal rebobinarmos a fita 30 anos antes do arco estrelado do castelo da Disney cruzar o céu da nossa amada LucasArts? Tudo começa em 1982, quando George Lucas resolve estender seu império cinematográfico para a indústria de videogames. Estava criada a LucasArts …e com ela:

 

Maniac Mansion, 1987

maniac

Jogabilidade amigável, possibilidade de finais diferentes, personagens com habilidades diferenciadas. Maniac Mansion estava no PC de muita gente na época, mas fez fama no Nintendinho. Quem jogou não esquece o humor negro do título, recheado de várias formas de matar personagens e sátiras de filmes de horror e ficção científica. Maniac Mansion: Day of the Tentacle, a sequencia de 1993 também nào desapontou com tentáculos gigantes (!) e viagens no tempo.

 

Indiana Jones and the Last Crusade, 1989

indiana

Jogo icônico da franquia Indiana Jones. Também famoso pelo senso de humor e pelo valor de replay. O título contava com o sistema IQ ou “Indy Quotient”. Você solucionava quebra-cabeças e ganhava pontos que poderiam ser utilizados mesmo após finalizar o jogo. Indiana Jones and the Fate of Atlantis de 1992 foi a sequência que colocou Indy em busca de Atlantis e permitiu aos jogadores decidir se superariam os desafios por usando o cérebro ou os punhos.

 

Loom, 1990

loom

Famoso pelos quebra-cabeças musicais o jogo inovava deixando de lado as tradicionais interações com objetos. Os jogadores utilizavam melodias simples para criar feitiços durante a aventura.

 

The Secret of Monkey Island, 1990

monkey

Jogo conhecido não só pelos gráficos atraentes como também pelo roteiro, diálogos inteligentes e quebra-cabeças maravilhosos. A sequência Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge de 1991 seguiu a mesma linha e agradou os fãs.

 

Sam and Max Hit the Road, 1993

sam

Chamado por muitos de subversivo, Sam and Max Hit the Road foi, com certeza, irreverente. Acompanhando a tendência da época, o título estava cheio de diálogos espirituosos e piadinhas rápidas que deixavam até o progresso da aventura em segundo plano.

 

Full Throttle, 1994

ben

Hoje jogos pós-apocalípticos são o que há de melhor no ambiente clichê, mas em 1994 era demais acompanhar as aventuras dos Polecats, gangue de motoqueiros foras-da-lei, liderados pelo herói Ben. Full Throttle pedia por uma sequencia que jamais aconteceu, mas fez história no gênero de jogos de aventura.

 

Grim Fandango, 1998

grim

Dito por muitos o melhor jogo já feito pela LucasArts. Baseado no folclore Asteca, Grim Fandango faz referencia a festa mexicana “día de los muertos” que é comemorada parecendo um pouco o carnaval no Brasil. O jogo não foi um sucesso comercial, mas foi indicado pela crítica e pelos fãs como um dos melhores jogos do gênero.

Aline Carvalhal
Share on Tumblr
Feed do Post
16 Comentários em "In memoriam: LucasArts"
  1. The Punisher
    05/04/2013

    Dos citados no post, possuo o Full Throttle até hoje, realmente muito bom.

  2. 05/04/2013

    Noooo!! D: Cara, Lucas Arts fez o jogo que mais marcou minha infância (tirando os clássicos), Zombie ate my Neighbors (que inclusive a senhorinha esqueceu de colocar #xatiada).

    Poxa, uma pena =/ Full Throttle também marcou muito também…

  3. Diego Correia
    05/04/2013

    Full Throttle é o melhor de todos. Acho que esse jogo que me fez gostar tanto de motos custom.

  4. georges
    06/04/2013

    Bateu uma nostalgia aqui…
    Full Throttle é sensacional. Talvez o único point and click que me marcou.
    Os jogos de Star Wars oscilam entre muito bons ou muito ruins.Os últimos que joguel foram Force unleashed(é até legal) e Battlefront(bem mais ou menos).

    Melhor a Disney fazer um Episódio VII decente, porque fechar a LucasArts sem nenhum remorso foi foda.

    Mickey é o Lord Sith supremo afinal…

    PS:Como a amiga GisAlmeida sitou aí em cima, eu senti falta de Zombies ate my neighbors nesse post :/.

  5. Roberto Vasconcelos (@Be3eto)
    06/04/2013

    Pô, Aline, faltou The Dig. O primeiro jogo que joguei do gênero, e definitivamente, um marco na questão “epicidade” e “cinematográfico”. Pelo menos, pra mim. xD

  6. Leonardo
    06/04/2013

    Isto pode ser bom para a Disney e assim focar-se na produção da próxima saga de filmes, sobreyudo tendo em conta as notícias que saíram agora de que o jogo 1313 sofreu cancelamentos e novas aberuras na produção, até depois ser decicidido ser sobre o Bobba Fett. No entanto é mau para os tipos da LucasArts que provavelmente ficam despedidos.

  7. nilto
    06/04/2013

    metal warriors também, super clássico, difícil pra cacete e com um multiplayer foda

  8. leandro(leon belmont) alves
    08/04/2013

    já zerei Maniac Mansion. muito bom

  9. Hélio
    08/04/2013

    É uma pena pq é uma ótima empresa. Eu jogava os primeiros Sam and Max no início da adolescência. Pena q no mercado atual o gênero não está se sobressaindo tanto.

  10. Shaka
    09/04/2013

    RIP, interessante como esse gênero já não tem tanta força no mercado, TWD trouce o de volta, mas acho que não vai atingir as grandes massas novamente.

    Eu gosto muito de Starwars – Dark Forces hoje em dia está bem datado, mas na época era muito legal, vinha junto com o cd de Full Throttle.

    The Dig é lindo, a atmosfera é incrível, uma trama digna de roteiro bom de hollywood, muito foda. Acho melhor que Full Throttle até.

    Cade o Kingdom Hearts 3 dona disney? Chega de sugar a franquia com jogos ‘paralelos’.

  11. Shaka
    09/04/2013

    Nunca joguei Grim Fandango, acho que um dia jogarei. Eu lembro que tinha gente que tinha até tatuagem desse jogo Oo

  12. The Punisher
    09/04/2013

    Outro que era bem legal que não foi citado no post é o Outlaws.

  13. Fabão
    10/04/2013

    há boatos q a disney pretende passar Star Wars: 1313 para algum outro estúdio para ser finalizado, tendo em vista q o projeto parecia estar já bem avançado, mas ainda não saiu nada oficial… mas a disney é assim msm, qnd ela comprou os direitos do spiderman da sony ela cancelou a série The amazing spiderman, que na minha opinião era um dos melhores desenhos do cabeça de teia, e fez o mesmo com o desenho dos vingadores (q tb era muito bom) qnd comprou a Marvel. Ela gosta de começar tudo do zero.

  14. douglas jorge
    12/04/2013

    Star wars é um jogo muito legal , ja que ela vai passar o projeto para outro studio que passe para naughty dog XD

    • mrhertz
      21/04/2013

      voce terá um jogo excelentemente lindo, mas mais reto que uma reta

  15. 28/04/2013

    Hoje jogos pós-apocalípticos são o que há de melhor no ambiente clichê, mas em 1994 era demais acompanhar as aventuras dos Polecats, gangue de motoqueiros foras-da-lei, liderados pelo herói Ben. Full Throttle pedia por uma sequencia que jamais aconteceu, mas fez história no gênero de jogos de aventura.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.