Lie, you fools!

Tags: 1º de abril, Adventure, akuma, April's Fool, Bollywood, Castlevania, dead or alive, DOA, EGM, Gabe Newell, Games, Hadouken, Half-Life, Halo, Humor, IGN, Jokes, Kingdom Hearts, Lies, Live Action, LOTR, Mega Man, nintendo, Pranks, psp, RE, resident evil 2, Sheng Long, sonic, SSBM, Steam, Street fighter, Super Smash Bros Melee, tails, Teenage Mutant Ninja Turtles, the legend of zelda, The Lord of The Rings, TMNT, Trailer, Wii, X, Xtreme Beach Volleyball

gandalf_falling

No ano passado, a Carlinha fez um post aqui no blog com as melhores mentiras divulgadas no dia 1º de Abril (daquele ano). Mas antigamente, quando a internet ainda não era tão acessível, era muito mais fácil pregar brincadeiras, e fazer as pessoas acreditarem nelas. No mundo dos joguinhos, o 1º de Abril é – ou era – muito popular, em especial por causa de dois grandes veículos: a revista Electronic Gaming Monthly (EGM) e o website Imagine Games Network (IGN). As mentiras contadas por estes dois gigantes da mídia eram tão populares que, ainda hoje, existem pessoas que acreditam em pelo menos duas delas! Eis aqui uma listinha com as brincadeiras mais populares de 1º de Abril contadas em épocas passadas:

– Em 1991, um código para habilitar Simon Belmont em Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game, foi divulgado na revista EGM. Bastava digitar o código na tela de título rapidamente (tipo, MUITO³ rapidamente) antes que desaparecesse. Se o jogador fosse deveras muito esperto, conseguiria sacar que tudo não passava de uma brincadeira, principalmente ao olhar o endereço de quem enviou o código para a revista: “AP Rilphulls ‘de’ Fromegm, HA” (April Fools from EGM, ha). LoL.

teenage-mutant-ninja-turtles-2-simon-belmont-code mega-man-x-hadokenstreet-fighter-ii-sheng-long

– Em 1992, ainda na EGM, foi divulgada então talvez a segunda mais famosa piada do famigerado  para jogar contra Sheng Long em Street Fighter II. Era simples: bastava vencer 11 personagens sem levar NENHUM hit; e empatar 9 vezes SEGUIDAS com M. Bison. Dada essa proeza, o jogador poderia lutar contra o mestre de Ryu, Sheng Long. A brincadeira foi repetida 44 vezes em 1997, mas desta vez, com Street Fighter III.

– Em 1994, houve uma virada interessante: a EGM aparentemente não divulgou nenhum boato ou brincadeira de 1º de Abril, mas divulgou um código para ser usado em Mega Man X, o qual permitiria que o protagonista conseguisse utilizar a técnica Hadouken. O que aconteceu? Muitos leitores acharam que o código era falso, quando na verdade o código realmente funciona!

– Em 1998, aconteceu então um dos códigos mais famosos e requisitados, EVER! Neste ano, a EGM publicou todo um esquema de última geração para que os jogadores habilitassem, em Resident Evil 2, o Akuma da série Street Fighter! Para que o lutador de rua se tornasse jogável, bastava o jogador se submeter à um processo bem simples: zerar o game seis vezes e atingir em todas as partidas apenas ranking A, sem salvar o progresso uma vez sequer e ainda por cima usar APENAS faca e pistola o jogo todo. E então, na sétima partida, era preciso ir a um laboratório já próximo do fim do game, e em um computador, ao invés de digitar a senha “GUEST”, era preciso digitar “AKUMA”. Pronto! O dito cujo iria saltar de dentro de um dos vidros de experimentos e assumiria o lugar do protagonista. Bem fácil, não é mesmo?

resident-evil-2-akuma
– Em 2002 a revista publicou que seria possível liberar Sonic e Tails em Super Smash Bros. Melee, caso o jogador derrotasse 20 adversário no modo Cruel Mode. A brincadeira teve tanta repercussão, que uma nota na revista Nintendo Power foi publicada para explicar o rumor. Depois de terem sido desmentidos, a EGM se reergueu como uma fênix caída (OLHE!) e realizou um concurso, onde seriam escolhidos os melhores vídeos de jogadores vencendo as 20 batalhas no modo em questão. Os ganhadores levaram pra casa uma cópia de Sonic Adventure 2: Battle.

soni-and-tails-ssbm
– Em 2003, repercutiu-se então o boato de que seria possível habilitar o “Topless Mode” em Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball. Bem… Na versão oficial do game isso não é possível, obviamente. Mas nada que mods e hacks não quebrem o galho, certo?

– Em 2004, a revista anunciou a produção de um jogo de kart para PlayStation Portable, com personagens de The Lord of The Rings. Uma pena que não se tornou realidade… :'(

– Em 2007, a EGM (sempre eles!), anunciou com exclusividade uma espécie de spin-off de Kingdom Hearts, a ser lançado no ano seguinte, para Nintendo Wii. Intitulado de “Mushroom Kingdom Hearts”, o game seria recheado de personagens da Nintendo, além de conter personagens dos dois primeiros jogos da série Kingdom Hearts. Convincente?

doaxvb-toplesscheatmushroom-kingdom-hearts
lotr-kart

– Em 2008, foi a vez de a IGN vestir suas luvas e apresentar aos fãs ensandecidos da Nintendo um trailer realista e muito bem montado, diga-se de passagem, de um filme live action da franquia The Legend of Zelda.

PS.: Eu mesma caí nessa brincadeira e amaldiçoei muito a IGN por brincarem com meu pobre coraçãozinho desta forma. :P

– Em 2010, a IGN mais uma vez investiu em uma produção cinematográfica, mas desta vez, um tanto quanto incomum… Elevando os nervos (e/ou desejos mais profundos) dos fãs da franquia Halo às alturas, o veículo divulgou um trailer de um longa-metragem live action da série, só que… Versão Bollywood.

PS.: Eu assistiria com vigor!

– Em 2012, foi a vez de o Steam pregar uma peça em sua inquestionável legião de seguidores. O site publicou em sua página inicial, a possibilidade de comprar o aguardado Half-Life 3. Obviamente, quem clicou e esperava, seco, conseguir enfim a sua própria cópia de uma das mais aguardadas continuações da história dos joguinhos, foi então redirecionado para uma página (hoje, já desativada), que revelava que tudo não passava de uma brincadeira de 1º de Abril – e que Gabe também possui senso de humor.

steam-hl3

E aí, gostaram? Conheciam estas mentiras de 1º de Abril? Se lembrarem de mais alguma que não está listada, por favor, compartilhem!

Allons-y!

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
51 Comentários em "Lie, you fools!"
  1. Vivi Werneck
    01/04/2013

    Gente, hoje é o aniversário da Jejé! (Isso é verdade mesmo! rs) Deem os parabéns pra ela! \o/

    Go Go J.J.!

    • Jejé
      01/04/2013

      Valeu patroa! XD

      • Vivi Werneck
        02/04/2013

        pára com isso kct! u_u rs

  2. JC
    01/04/2013

    Parabéns Jejé! Muitos anos de vida e trolagens (boas) de 1º de abril procê!^^

    Muito bacana a seleção de brincadeiras sem-graça de 1º de abril que pegaram muitos gamers.^^ A EGM americana era campeã nisso na era pré-internet. Pior que os leitores sempre acabavam na dúvida até eles admitirem que era brinks. Minhas preferidas evar são a do Sheng Long (que acabou influênciando na criação de Akuma e do modo de enfrenta-lo em SSF2T, reza a lenda) e a do Akuma em Re2 que seria sensacional se fosse verdade.

    • Jejé
      01/04/2013

      Ogrigada, JC! :D
      Sobre o Akuma, a lenda se tornou tão repercutida que teve ume entrevista com o Jun Takeuchi que perguntaram pra ele se o futuro da série RE envolvia o Akuma, ahuahaua

  3. 01/04/2013

    “Para que o lutador de rua se tornasse jogável, bastava o jogador se submeter à um processo bem simples: zerar o game seis vezes e atingir em todas as partidas apenas ranking A, sem salvar o progresso uma vez sequer e ainda por cima usar APENAS faca e pistola o jogo todo.”

    Já fiz isso hein? u-u Doutor William Birkin pirava com os combos que eu dava com a faquinha nele!

    .
    .
    .
    XD

    Muito boa as mentiras Jejé! Como no passado a gente se iludia fácil, meodeos…

    • Jejé
      01/04/2013

      Ahuahuaa combos de faquinha no William, tenso!

  4. The Punisher
    01/04/2013

    Vou confiar nessa hein Vivi!

    Parabéns Jejé e muitos anos de games!

    Agora se for mentira sua Vivi, TE PEGO LÁ FORA!

    • Jejé
      01/04/2013

      É verdade. XD Obrigada! :D

  5. 01/04/2013

    Parabéns Jejé, muito bom o texto, tinha muitas dessas mentiras que eu não lembrava ou simplesmente não conhecia.
    Todos os anos eu publico algo lá no Meio Bit e a de 2013 foi esta aqui. Pelo jeito tem muita gente aí praguejando contra minha pessoa por causa da brincadeira =/
    http://meiobit.com/119234/capcom-revela-crossover-entre-dois-de-seus-beat-em-ups/

    • Jejé
      01/04/2013

      Uau, sério? :P
      Eu sei que existem muitas mentirinhas dessas ainda, mas eu coloquei só as que eu considero mais famosas mesmo.

      Eu curti sua publicação, achei a brincadeira muito bem montada, mas tem gente que realmente não sabe aceitar uma brincadeira. Nos veículos grandes eles também sofrem de feedback com esse tipo de publicação, e hoje em dia esse tipo de mentira mesmo sendo brincadeira, já não é mais tai bem vista mesmo… Até por que, a internet é, muitas vezes uma terra de ninguém. :\

      Mas eu gostei mesmo, parabéns! :D

    • Hélio
      03/04/2013

      Estou sempre de olho no seu site, ótimos textos! ^^

      • Jejé
        03/04/2013

        Obrigada Hélio! :D

        • Hélio
          03/04/2013

          rsrs Aqui eu tbm estou sempre de olho, na verdade é meu site de games preferido, mas meu comentário ali se referia ao Meio Bit do Dori Prata, q é outro bom site. :D

  6. georges
    01/04/2013

    Parabéns Jejé! Muitos anos de vida e de blog pra você!

    Eu costumava cair muito nessas brincadeiras de primeiro de Abril. Ao contrário de muita gente eu não acho rui,. Na verdade sempre achei muito divertido já que essas coisas sempre pareceram boas demais para serem verdade e que eu nunca lembro que é primeiro de abril até alguém me pregar uma dessas kkkkkkkkkkk.

    • Jejé
      01/04/2013

      Ahuahauhau, acho que é a primeira vez que alguém me deseja muitos anos de blog. XD
      Eu tambem, acho que nunca achei ruim essas brincadeiras de 1º de Abril, eu acho “divertoso”! XD ahuahua

  7. 01/04/2013

    Muito obrigado pelo elogio. Deu um pouco de trabalho montar as imagens e claro, acho que todos nós gostaríamos de ver algo assim se tonar realidade.

  8. leandro(leon belmont) alves
    01/04/2013

    hoje é o aniversário da Jejé?

    hmmm…bem só posso dizer isso…

    http://static.minilua.com/wp-content/uploads/2012/09/0111.jpg

    Hee-Hoo!

    • georges
      01/04/2013

      Quero um pedaço…

    • Jejé
      01/04/2013

      Hmnnnn, do want! :9

    • Shaka
      02/04/2013

      O bolo é uma mentira

  9. Alessandro Messias
    01/04/2013

    Parabéns Jejé desejo tudo de bão ^^.
    A de lutar contra o mestre de Ryu é clássica hehehe, vi muita gente tentando ^^.

    • Jejé
      01/04/2013

      Eu nunca tentei esse do SFII, so fiquei sabendo mtos anos dps de ter jogado o game. xD
      Obrigada pelos parabéns! :D

  10. 01/04/2013

    Gaben é um calhorda que sei admirar pelas pegadinhas, hahahahaha

  11. Doug
    01/04/2013

    Jà dei os parabéns “pessoalmente”, mas não custa nada dizer de novo né? Parabéns, Jejé! Tudo de bom, felicidades pata ti! Beijão, Doug.

    • Jejé
      01/04/2013

      Obrigada Doug, de coração! :D

  12. 02/04/2013

    Muito interessante a reportagem.
    btw Felicitações.
    Como é nascer no dia da mentira?

    • Jejé
      02/04/2013

      É legal, pena que as pessoas não acreditam. XD

  13. Leonardo
    02/04/2013

    Xi, já venho tarde e acho que nem diferenças de fuso horário me salvam =( Anyway, muitos parabéns Jejé.

    De facto, não conhecia nenhuma dessas partidas…e ainda fiquei a saber o que significam aqueles acrónimos das revistas (e ainda me considero gamer -.-‘ )
    Para mim “boas” partidas seriam se a Konami anunciasse que o Iga, a Yamane e a Kojima iam voltar a fazer Castlevanias e que a MercurySteam era mais do que coisa do passado.

    • Jejé
      02/04/2013

      HAHAHAHAHA, eu conheço gente que não ia gostar nenhum pouco de uma notícia dessas ser uma brincadeira de 1º de Abril. XD

      BTW, obrigada pelas felicitações! ^^

      • Leonardo
        03/04/2013

        Ok ok, estou a ser egoísta demais. Para (tentar) agradar a gregos e a troianos (ou Steamistas e Igaistas), sou a favor de que o LoS se fique pelas caseiras e que o Iga & Co. continuem em paralelo a fazer a saga anterior nas portáteis.

        PS: Não tem de quê =)

        • Jejé
          03/04/2013

          Sinceramente, eu também prefiro assim! Eu gostei muito do reboot e do LoS. Acompanho a série clássica desde primórdios do Rondo of Blood, mas a serie estava se perdendo. Enfim :3

  14. 02/04/2013

    Vindo tarde pq eu tava de atestado ontem e passei o dia intero dormindo hehe.
    Parabéns Jejé, muitos anos de vida e mto dinhero pros games ^^

    Continua fazendo essas publicações ótima que eu adoro e leio sempre.

    Abraços!!!

    • Jejé
      02/04/2013

      Obrigada e… Melhoras! XD

  15. Shaka
    02/04/2013

    Filme de Halo se foi :(, um universo tão rico com planetas em forma de anel, desperdiçado….

    Dizem que o Distrito 9 era um ensaio para o filme do HALO, mas o projeto acabou sendo arquivado.

    • Jejé
      02/04/2013

      Sério isso? Tô com esse filme aqui pra assistir, agora que tu me falou disso fiquei mais curiosa pra conferir. :O

      Sobre a capa: HOHOHOHO (6)

      • Shaka
        02/04/2013

        É bem legal o filme, tem uma parte meio social, mas não tem muito a ver com HALO, eles falaram que estavam testando os efeitos especiais (Que são muito bons) pra usarem no filme que foi cancelado.

        • Jejé
          03/04/2013

          Acho interessante esse tipo de informação, eu nunca saberia se tu não tivesse me contado. Interessante também saber que se prestaram a esse tipo de testes, mas HALO é o tipo de filme que só saberíamos se de fato funcionaria ou não, se fizessem-no, propriamente dito.

  16. Shaka
    02/04/2013

    Sacanagem Jejé colocar o remake de FFVII na capa do post, só para nos fazer chorar. :(

  17. Aline - A Otome Gamer
    02/04/2013

    ÊÊÊÊÊÊÊ! PARABÉNS, JEJÉÉÉÉ! Seja feliz, e que tenha todos os seus sonhos realizados! Seus posts são muito bons, apesar de não comentar as vezes, eu sempre leio, =) … PARABÉNS!

    P.S: Adorei o post!!! … Ah, FFVII e Kingdom Hearts .. *snif*

    • Jejé
      02/04/2013

      Obrigada linda flor! :D

      Aheoaheuaheua, caiu na ilusão da capa também? XD

  18. Miya
    02/04/2013

    Essa do Half Life 3 foi triste TT-TT(Gabe,seu troll!!!!!!! >_<) E esse Remake do Final Fantasy tô esperando até hoje Ç____Ç ~todos chora~

    • Jejé
      03/04/2013

      Quem sabe um dia… XD
      Se Duke Nukem saiu aheaeaiuea

  19. HaPa
    03/04/2013

    Parabens jeje, sempre nos entretendo com seus otimos posts! mudando de assunto o dinheiro que gastaram com finalfantasy I,II,III poderiam ter feito o remake de final fantasy VII e VIII

    • Jejé
      03/04/2013

      Ahauhauhaua, eles já mexeram tanto com a cronologia do 7 que eu sinceramente acho que ia repudiar com todas minhas forças esse remake.
      OBrigada pelas felicitações! :D

  20. Hélio
    03/04/2013

    Eu sempre lembro daquela mentira sobre o Sheng Long. Ia ser show se fosse verdade.
    Queria q FF7 Remake fosse verdade tbm, não só mentirinha de 1º de abril. :/

  21. Fabão
    03/04/2013

    massa o post Jeje, no trailer do zelda eu tb acreditei, ficou muito bem feito

  22. Marina
    04/04/2013

    Bom, reza a lenda de que o Ryu Hayabusa estaria no PlayStation All Stars Battle Royale (Gzuz que nome chato de escrever) e até agora nada. Isso não foi uma brincadeira de 1º de abril, ma seria interessante se as especulações tivessem surgido no maldito dia. Faz isso comigo não. Mandar Izuna Drop no Kratos seria demais *-*

    Alias, feliz aniversário atrasado, felicidades. (:

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.