LudoBardo 18 – Mass Effect 3

Tags: Arthur Protasio, BioWare, ludobardo, mass effect 3, narrativa nos games

Vocês já conferiram a análise da Vivi sobre Mass Effect 3 em um post que rendeu bastante. Agora, quem traz uma opinião sobre o desfecho da série é nosso amigo LudoBardo. No episódio 18 do vlog, Arthur comenta suas impressões sobre a polêmica envolvendo o final e o DLC que será lançado pela BioWare. Qualquer um pode assistir tranquilamente, o vídeo é livre de spoilers.

 

Canal do LudoBardo no Youtube

Facebook do LudoBardo

Site do Arthur

Twitter do Arthur

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
37 Comentários em "LudoBardo 18 – Mass Effect 3"
  1. paulo honda
    07/04/2012

    Só duas palavrinhas:
    1-Os videos do Ludobardo voltaram!
    2-Monetizar parte da narrativa dos jogos pode ser a pior m*** que as produtoras podem querer fazer,para irritação dos gamers.

    • Marcus
      07/04/2012

      Agree

    • leandro(leon belmont) alves
      08/04/2012

      “Monetizar parte da narrativa dos jogos pode ser a pior m*** que as produtoras podem querer fazer,para irritação dos gamers.”

      porque eles pensam que somos um bando de Nerds gordos,cheios da grana e otários, que vão comprar qualquer coisa de DLC para o tal game ou série ficar 100%…

      se bem que…quantos nerds compraram as edições de Ultimate Marvel Vs Capcom 3 e Super Street Fighter Arcade Edition?

      será que eles estão certos sobre nós?????

      bem, pelo que ouvi falar. o DLC vai ser de graça pelo menos…mas e para aqueles que não tem XBOX LIVE? como terão essa parte da história?

      PELA MARIA DO BAIRRO, ISSO É UMA MARDIÇÃO!!!!!!!!

  2. Marcus
    07/04/2012

    Mass Effect 3 ainda tem chance de ser o Game do Ano.
    Pra mim Mass Effect foi o melhor game que ja joguei

    • leandro(leon belmont) alves
      08/04/2012

      duvido Marcus.

      seria o mesmo, que eu achar que FFXIII-2 vai ser o melhor RPG já feito na história da humanidade e também game do ano. se o povo odiou do fundo da sua alma limitada o FFXIII devido a tal “lineariedade” que “estragou” jogo. e veja, nenhuma das revistas de games deu um pau para o novo game da série. imagine o Mass Effect que depois de dois jogos excelentes(não o joguei ainda, mas se o povo aqui fala…) vem o terceiro game, com um final daqueles…

      os gamers e revistas não vão perdoar esse deslize, massacraram FFXIII por pouca coisa, imagine esse tal final ruim que não posso falar.

      • Breno
        08/04/2012

        Vc me lembrou daquele ditado que diz: é muito trabalhoso construir uma reputação boa,mas é muito facil destruir uma reputação! Eu até gostei de Mass Effect,mas foi devido ao meu fascinio na epoca por tudo o que é “next-gen”! Hj eu acho um jogo bem mediocre,pois ja joguei jogos com tematica sci-fi bem melhores!

        • Hélio
          08/04/2012

          Eu concordo. Só acho q dependendo da mancada q o jogo der, é desculpável. Por exemplo: fiquei decepcionado com algumas coisas em Uncharted 3, mas ainda acho q um possível UN4 tem grandes chances de reviver os tempos áureos de Uncharted 2.

        • leandro(leon belmont) alves
          08/04/2012

          esse é um dos motivos de ainda eu preferir os games do SNES e MEGA. há vários títulos de qualidade que sequer a maioria jogou. boto fé num tal game dessa nova geração e o povo esculhamba dizendo horrores sobre o tal jogo….assim não dá

          • Hélio
            09/04/2012

            Não entendi, Leandro. Qual game q o pessoal esculhambou? ME3? Se for ele, o pessoal anda falando mal do final, mas os outros 99% do jogo têm sido muito elogiados.
            Se for FF13 e/ou 13-2, todos já sabem como é o jogo e cabe a cada um ver se ele atende às suas expectativas e é um bom game.

          • leandro(leon belmont)alves
            09/04/2012

            mas vão descer o porrete nele Hélio. depois de horas jogadas, escolhas difíceis e tudo mais e descobrir que nada ia alterar aquele final…até tem gente aqui que acha o jogo mediocre…

            é um começo da chuva das pedras

          • Hélio
            09/04/2012

            Bom, aí eu realmente não posso opinar pq não joguei ME3. Mas eu dificilmente acho q um jogo bom vira uma porcaria só por causa do final. Radiata Stories teve um péssimo final, mas foi um ótimo jogo no PS2, por exemplo. Acho q um mau final tira pontos de um game, mas não é suficiente para destruir todas as maravilhas q o jogador experimentou.

          • Guto Collares
            09/04/2012

            Hélio, o Leandro tem razão… O jogo está com média RIDÍCULAS no Metacritic User Rating (3.8~4.0 de 10.0). “Nota de usuário” pode não carregar o peso de uma análise crítica tida como “profissional”, mas traduz a expressão final de pessoas que COMPRARAM ou, no mínimo, jogaram completamente o game.
            Outra coisa é que não dá pra separar “final do enredo” do “jogo em si”. São elementos que podem ser analisados separadamente, mas Mass Effect não é (ainda, pelo menos) um mero shooter online. O enredo é um componente importante, fundamental; Seu desenrolar catastrófico, no caso de ME3, comprometeu definitivamente a qualidade do produto final.

            Então… “O pessoal tá metendo o PAU”, sim.
            Long live EA/Bioware… Oops, wrong thread.

          • Hélio
            09/04/2012

            Entendo, Guto. Eu tbm acho q o final afeta definitivamente a qualidade de um game. E tbm não joguei o ME3, então o q eu disser é apenas uma suposição, um palpite.
            Eu só estava sugerindo q as pessoas lembrassem dos bons momentos q tiveram com o game ao invés de só lembrar do final e pronto.
            User Score é uma coisa q eu tenho as minhas dúvidas. Acredito q nesse caso eles tenham razão – afinal, tanta gente assim dificilmente estaria errada. Mas user score é uma coisa q me deixa com o pé atrás por não ser uma análise técnica.

      • Breno
        08/04/2012

        Talvez o problema de FFXIII foi que em vez de fazerem um manual decente pro jogo eles resolveram integra-lo em forma de tutorial(porque “gamers nao gostam de ler”)que consome umas 10 ou 15 horas de jogo!

  3. Hélio
    08/04/2012

    É uma “pena” que o Ludobardo dessa vez seja sobre o final de ME3, pois adoro ver e ouvir o Arthur falando. Mas tenho q me privar de spoilers desse jogo q ainda não experimentei.
    P.S.: Estive sem internet desde a tarde de sexta, então não sei o q aconteceu no outro post sobre Lollipop nem gostaria de saber. Por mim o assunto morre por aqui mesmo.

  4. Aline Vieira\ Aline NaruHina
    08/04/2012

    Puxa, muito legal esse post! É super interessante! Ludo Bardo e Mass Effect são ótimos jogos meeeesmoooo! Ótimo post ! Beijos!

    PS: FELIZ PÁSCOA PARA TODAS E TODOSSSSSSSSSS! QUE SE ENTUPAM DE TANTO CHOCOLATE E QUE JOGUEM MUITOS GAMES!!! ABRAÇOS! DIVIRTAM-SE! XD

    • Hélio
      08/04/2012

      Ludobardo é um ótimo jogo? rsrsrs Brinks. xD
      Feliz páscoa, Aline e todos!

  5. Breno
    08/04/2012

    Eu so nao entendo como uma pessoa faz um video de dez minutos para falar do final de um jogo! é como chutar cachorro morto! Todo mundo sabe que o final é lixo,e não to falando isso porque é um final “tristinho ;_;”,e sim porque não leva em consideração as decisões do jogador(embora esse defeito esteja presente nos tres jogos)! Não me importaria se fosse 16 finais tristes contanto que eles fossem diferentes e não apenas explosao red,green,blue!

  6. Marcelo
    08/04/2012

    Galera, ele pediu pra não falar spoiler mas achei esse aqui:

    http://www.carexpose.com/wp-content/uploads/2011/01/Replace-Spoiler.jpg

  7. georges
    08/04/2012

    Eu não duvido muito que essa monetização da narrativa venha a acontecer pois, empresas como EA e principalmente a Capcom vivem de DLCs. As versões Arcades da Capcom e o troféu de pior companhia dos EUA entregado a EA não tornam esse futuro nebulozo muito distante. Só nos resta reclamar caso isso aconteça…

    Mais um grande vídeo do LudoBardo!!!!!!!!!!!!

  8. Profeta
    09/04/2012

    Só 2 coisas:
    1° Nunca joguei esse jogo, mas por conta de videos, fotos e mimimis de fãs, fiquei com 2 sentimentos sobre ele…
    *que é um baita jogão bom
    * que me tapei de nojo do jogo só por conta dessa tempestade toda dos fãs;

    2° Chega logo E3, porque quero saber sobre o WiiU, data de lançamento, preço etc… e novos games, tipo RE6, algo bombástico no cenário gamer, seja pra xbox, nintendo ou ps3, eu não brigo por causa de jogo,muito menos de final, ou já esqueceram que os games do saudoso Atari nem final tinham? e a gente jogava mais horas do que esses jogos atuais, então curtam a experi~encia do jogo em si, mesmo que o final não seja o que tu esperas ^^

    • Juliano
      12/04/2012

      é porque muita gente transformou o que jogava no passado de diversão, agora virou expectador de histórias, querem histórias boas, sei que não há nada de errado em esperar uma boa história para um game, mas o chato é ficar esperando isso a cada título que sai, ainda bem que existe os joguinhos casuais que dane-se a história, o negócio é jogar por diversão, por mais banal que seja angry birds diverte muita gente, e é jogo, não essa cobrança de roteiros hollywoodianos

      tbm aguardo notícias do Wii U

  9. leandro(leon belmont) alves
    09/04/2012

    só que Profeta, muitos de nós que jogamos ATARI sequer chegavamos muito longe, pela dificuldade abissal de certos games, mas ainda sim eram bons. essa geração é fogo, basta uns errinhos que o pessoal gamer desce o pau mesmo…bons tempos do 8 e 16 bits, onde a gente se importava mais em se divertir…tsc

    • Profeta
      09/04/2012

      Apoiado cara \o

    • Shadow of A.d.G.
      09/04/2012

      Falou tudo.

  10. Hélio
    14/04/2012

    Ontem comecei a jogar Mass Effect 2.
    Tentei achar a história do 1 em quadrinhos, mas não a encontrei em nenhuma das opções. Resultado: fiquei boiando na história. O pior é q eu não sabia q as cenas paravam até vc fazer a sua escolha, então eu ficava meio ansioso e acabava escolhendo qualquer coisa rsrs
    Bom, criei um Shepard moreno com cabelo de Guile de Street Fighter + cara de Kratos do God of War 3 rsrs. Confesso q eu esperava uma gama maior de opções de customização. Não gostei de nenhum dos cabelos disponíveis, mas escolhi o do Guile q foi o q menos me incomodou.
    Acho q o Shepard padrão ainda teria sido a melhor opção.
    Bom, achei Jacob um cara muito legal, gostei dele.
    Miranda me deixou um tanto perplexo de início com seu jeito frio e desumano. Fiquei chateado pq eu queria ir ver se tinham sobreviventes na nave (sou um Shepard humanitário hehe) e Miranda dizia q eu era o único q valia a pena salvar. Depois, na própria Normandy, tentei perguntar a ela sobre várias coisas e ela respondia de boas, mas sempre q tentava saber como ela é como pessoa, Miranda dizia q não queria falar de nada pessoal, e a opção final do diálogo era algo tipo:
    SHEPARD: Vc obviamente não quer falar sobre si mesma.
    MIRANDA: Nós podemos falar ou fazer o trabalho.
    rsrsrs Fiquei muito puto com esses passa-foras e não perdi a oportunidade de dizer a ela, qdo ela sugeriu q eu recrutasse membros pro grupo:
    SHEPARD: Vc parece ter esquecido quem está no comando da nave.
    rsrsrsrs Agora, ela está mais amigável e fala de boas com meu Shepard.
    Gostei de conhecer um cozinheiro da nave, ele é muito gente boa. Até prometi q arranjaria suprimentos para ajudá-lo com seu problema.
    Tbm puxei assunto com uma tal de Kelly, daí no meio da conversa, ela disse q confiava q eu a ampararia se caísse. Eu, de sacanagem, flertei, dizendo: “Eu faria mais do q pegá-la” rsrsrs, e ela respondeu: “Oh, essa é uma coisa interessante de saber”. rsrsrs
    Jogo divertido pra caramba. Qdo vi eram meia noite e meia e lembrei q tinha q ir dormir, mesmo querendo jogar mais.

  11. Hélio
    14/04/2012

    Ah é, me esqueci de comentar sobre a Tali e o Veetor: achei a Tali legal, pena q no final da nossa conversa ao fim da missão, tive q dizer a ela q eu levaria Veetor pra nave pra saber mais informações. Ela se sentiu traída e irrompeu pela porta afora. Pena, eu ainda tentei sugerir q ela fosse com meu grupo… :/
    O sistema de batalha é um tanto simplório, mas achei rápido e deu pro gasto. Com o tempo, deve melhorar, espero.
    Fora isso, adorei o jogo, é pena não ter dinheiro pra um 360 agora, senão eu jogava desde o 1 mesmo, ele deve ser épico.

  12. Hélio
    14/04/2012

    Vi a HQ interativa de quase 14 minutos sobre o ME1 agora, no youtube. Puxa, pude sentir a epicidade do jogo só de ler. Mas realmente gostaria de jogá-lo, deve ser bacana demais.
    Tbm senti falta de me explicarem como Shepard apareceu morto no início de ME2 e foi trazido à vida de volta. Tbm não falaram nada sobre a Cerberus, eu ainda não saquei bem o q é.

    • Juliano
      14/04/2012

      ué, o próprio ME2 já não mostra porque Shepard morre?

      qualquer coisa, jogue o 1 meu caro, nem que seja na plataforma mais querida do planeta, youtube

      • Hélio
        14/04/2012

        Sei lá, eu comecei ontem meio perdido, só fui ver a HQ há minutos no youtube.
        Então fiquei um tanto perdido com tanta informação jogada na minha cara em tão pouco tempo.
        Mas tudo bem, vou me familiarizando aos pouquinhos. :)

        • Juliano
          15/04/2012

          “Sei lá, eu comecei ontem meio perdido, só fui ver a HQ há minutos no youtube.
          Então fiquei um tanto perdido com tanta informação jogada na minha cara em tão pouco tempo.”

          você achou isso?

          eu achei tbm, e isso q joguei somente o primeiro mais umas 2 horas do segundo, realmente o mais legal do jogo é que tá tudo ali, bem bonitinho e detalhado, coisa pra quem curte demais ficar lendo sobre planetas, raças, armas, e tudo que vem nos menus, até tutoriais de combate, que é a melhor parte do game, tira essa coisa chata de muitos games, te enfiar um tutorial de horas goela abaixo que em muitas vezes te tira a vontade de jogar, esse foi pra mim o melhor ponto de ME, tutoriais, isso tem que ter fim

          • Hélio
            15/04/2012

            É, eu tbm não sou fã de tutoriais, mas eu fiquei perdido no início de ME2 pelo excesso de informações rápidas q eu não conseguia assimilar ao mesmo tempo.
            Mas agora já estou com 11 horas de jogo, então melhorou bem.
            Jogo muito bom, conseguiu a proeza de me fazer gostar de um RPG ocidental.

    • Juliano
      15/04/2012

      pois é cara, aí é aquele negócio, mais vale tu ir jogando e curtindo a experiência que um momento tu vai pegando as coisas, entendo melhor, não adianta forçar a compreender uma carga de conteúdo tudo de uma vez que senão dá tilt na cabeça.

      mais recomendado ainda é jogar até terminar, até lá tu já vai ter uma grande noção, e como bonus ainda tu pode jogar tudo de novo e daí já sabendo de tudo, pra quebrar um pouco da rotina vai escolhendo outras respostas, tu vai acabar entendendo tudo melhor e sem forçar a situação

      • Hélio
        16/04/2012

        Entendi. Já estou bem mais familiarizado agora.
        Jogo muito bom. Se todo WRPG fosse assim – com narrativa e universo interessantes -, eu virava fã de carteirinha. Pena q a maioria tá mais pra MMO offline do q outra coisa.
        Mas ME2 está me deixando de boca aberta. Viciei demais mesmo.

  13. Hélio
    21/04/2012

    Eu estou praticamente no final de Mass Effect 2 e quero dizer q o jogo abriu meus olhos para um RPG do Ocidente.
    Achei maravilhoso poder escolher tomar tantos rumos diferentes, a maturidade e dramaticidade do enredo é envolvente, e eu tbm gostei demais do sistema de batalha e dos relacionamentos de amizade e de romance.
    Basicamente, minha opinião a respeito de RPGs ocidentais agora é q eles são ótimos qdo têm boas histórias, como essa do Mass Effect. Eu realmente só não me sinto cativado qdo o jogo é uma espécie de “RPG-GTA” pq nesse caso, ele fere um dos aspectos mais importantes num RPG ao meu ver. A história e sua interação com ela. É por isso q jogos como os outros Mass Effect, The Witcher 1 e 2, Dragon Age Origins, etc., eu provavelmente gostarei muito, ao passo q Elder Scrolls, Diablo, Baldur’s Gate, etc., não possuem esse elemento da narrativa mais forte e presente q tanto me agrada e q eu considero essencial.
    Fiquei feliz de ampliar meu horizonte nos RPGs, acho q Mass Effect une a qualidade de narrativa tão presente nos RPGs orientais com as escolhas, a liberdade e o sistema de batalha mais rápido dos ocidentais. É uma união perfeita ao meu ver. Deu muito certo e eu virei fã. :D

    • Juliano
      21/04/2012

      Parabéns cara, desse um passo adiante, agora segue o caminho, joga um FPS com Deus Ex e avance mais um passo. Aos poucos tu esquece que está órfão de jogos decentes japoneses e que a indústria já não quer tanto aqueles jogos, não é de se estranhar a gente mudar o nosso estilo jogador de ser, quem disse que se gostamos de uma coisa hoje e não gostamos de outra, quem disse que teremos que manter os mesmos gostos para sempre? Mudança, evolução, transformação, tudo isso é super válido.

      Ou tu acha que joguei Oblivion de primeira e amando o tipo de jogo?(inclui FO3 e New Vegas na trinca)
      Não foi de primeira não, tive que entender muito bem a proposta do jogo pra então perceber o porque de eu estar jogando aquilo, e deu no que deu, mais de cem horas de Oblivion, muitas de FO:NV e Skyrim joguei tanto que até enjoei depois de um terceiro gameplay.

      • Hélio
        21/04/2012

        Bom, meu querido, eu adorei sim ME2 e jogarei os outros da série com muita vontade, mas vale lembrar q sempre fui apaixonado por RPG japonês e não creio q isso mudará (nem tenho vontade de q mude).
        Estou terminando KH Birth by Sleep e ele tbm me marcou demais.
        O q eu achei muito bom foi poder ampliar o meu gosto, passar a gostar mais de alguns RPGs do ocidente. Mas eu acrescentei jogos ao meu gosto, não substitui um pelo outro e nem pretendo.
        Até pq, da mesma forma q os ocidentais estão anos-luz na frente dos japoneses em questão de liberdade, escolhas morais e rapidez na jogabilidade, os orientais estão anos-luz à frente na capacidade de emocionar com sua histórias, cativar com seus personagens, etc.
        Um estilo serve como complemento do outro, nunca como exclusão.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.