Minicast: Exterminador de Guaxinins

Tags: minicast, nintendo, Super Mario Bros

A organização não-governamental PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), cujas ações em defesa dos animais são, por vezes, consideradas extremistas, recentemente se apropriou da imagem de Mario Bros para protestar contra o uso de peles de guaxinins.

Foi criado um jogo em Flash no qual um guaxinim tenta recuperar sua pele, que teria sido arrancada pelo personagem, e a página da ação contém frases como “as roupas do Mario podem vir das peles de animais mortos, mas você pode salvar os guaxinins”. A campanha afirma que Mario transmite a mensagem de que é OK usar peles de animais. Neste minicast eu comento minha opinião a respeito.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Download: Mario Raccoon

 

Agradeço ao Carcaju por ter passado o link sobre isso no UOL Jogos. ;-)

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
55 Comentários em "Minicast: Exterminador de Guaxinins"
  1. Bebs
    16/11/2011
  2. Carcaju
    16/11/2011

    É nóis Bebs!!

    Não sou nada contra a existência da PETA, mas os caras exageraram.
    Imagina quando eles verem o Rocket Racoon levando um sacode no Ultimate Marvel vs Capcom 3, rs… Fiquei com muita, mas muita vergonha da PETA.

    • Bebs
      16/11/2011

      Eu acho besta esse tipo de ação. Além disso, a grana gasta pra mandar fazer o jogo (que é mó bem feitinho, diga-se de passagem rs) poderia ser empregada em outras coisas mais produtivas. Não sou mesmo fã de campanhas que se baseiam em polêmica, sensacionalismo e tals.

  3. Carcaju
    16/11/2011

    Ouvi dizer por aí que a PETA andou fazendo ações também contra o Cooking Mama… Talvez seja marcação com a Nintendo mesmo.

  4. Jhun
    16/11/2011

    Juro que nem consigo pensar num comentário adequado a ser feito. Quer dizer, aqueles episódios onde o Hortelino detona o Patolino devem ser praticamente from hell pra eles né?

  5. 16/11/2011

    Preciso desabafar, eu não gosto da PETA. Eles tem campanhas machistas e, ainda por cima, tem várias acusações de que eles mais matam animais do que salvam…. Sou contra o mal-trato dos animais e contra o uso de peles, mas não confio na PETA ((http://www.thedailybeast.com/newsweek/2008/04/27/peta-and-euthanasia.html). Não confio e acho que eles abusam nas propagandas.
    Acho estranho a PETA utilizar o Mario e falar que ele promove o uso de peles. Poxa, ele se “torna” um guaxinim, ele não compra pele de grife com poderes mágicos. Cadê a promoção? É quase como falar que ele promove o uso de cogumelos alucinógenos… Não tem sentido dizer uma coisa dessas.
    Mas xis, mais uma campanha da PETA que é feita só pela polêmica. :/ Confio mais em ONGs menores, mais regionais, na promoção de ações efetivas para a conscientização sobre maus-tratos e promoção de adoção, sinceramente.

    • Bebs
      16/11/2011

      “Confio mais em ONGs menores, mais regionais, na promoção de ações efetivas para a conscientização sobre maus-tratos e promoção de adoção.” —> [2]

    • 16/11/2011

      (Só pra acrescentar, eu sei que eutanásia/no-kill de animais saudáveis é um debate com vários argumentos contra e a favor, mas acho que a PETA é uma organização grande e consegue reduzir o número de mortes pela metade, pelo menos. Eles gastam tanto nessas campanhas! Precisa matar 80% dos animais recebidos? Será que com campanhas mais baratas não conseguiriam achar mais meios pra adoção e cuidado desses cães?)

  6. Eduardo (Dudu)
    16/11/2011

    (Momento Gay On) Mas é uma fofura a imagem do guaxinin ^^(OFF)
    Tipo esse radicalismo é demais, têm coisas que não dá para compreender, acho que é mais para chama atenção, nada mais, por isso pegam coisas absurdas, coisas do além, pois quanto mais absurdo for, mais chama atenção, é isso que eles querem.

  7. paulo honda
    16/11/2011

    Eu sou favorável as causa de proteção dos animais,mas como a própria Bebs falou aí no audio,o extremismo exagerado é prejudicial a própria causa,pois eu acho que as pessoas não acabam levando a sério ou acabam passando uma imagem totalmente distorcida do que elas realmente o são.Se a Nintendo,ao usar a figura de um animal no jogo,ela talvez fez o uso de algum do folclore japonês,pois é sabido que dentro do folclore,há a figuras de guaxinins e raposa que fazem parte da cultura.
    A Peta se aproveitou disso,ao ver o uso da figura do animal pela Nintendo,para explorar uma campanha contra o consumo de pele de animais .Espero que não radicalizem demais,para o bem da própria causa.

  8. Mih
    16/11/2011

    Eu achei essa campanha um exagero U___U
    Na verdade,a história do Tanooki é uma lenda do folclore japonês(aliás uma não,várias) e na maioria dessas histórias,as folhas são usadas como parte de sua magia metamorfa(pelo que eu me lembre o Mario pega uma folha pra usar a roupinha de guaxinin).

  9. The Punisher
    16/11/2011

    Vi isso ontem também nos telejornais, chegando a passar até no Leitura Dinâmica, e a única coisa a se dizer sobre tal é que nem merece crédito comentário tal coisa!

  10. 16/11/2011

    Eu não escutei o minicast, mas rola uma coisa interessante: o guaxinim é um animal meio “místico” na cultura japonesa. O Mario não “se veste” com a pele dele, na real ele “se transforma” em um. É algo mais culturalmente diferente do que a campanha que eles propriamente estão fazendo.

    No fim, vale lembrar que eles lançaram o “Super Tofu Boy” em resposta ao “Super Meat Boy”, que era feito de carne, então…

    Ps.: Alguém que talvez esteja mais por dentro do que eu, mas ainda rola as acusações de divisões ecoterroristas dentro do PETA?

  11. Fabiot
    16/11/2011

    Muito bem colocado, cara Bebs. Isso é puro marketing.
    Acho até válido criação de campanhas fortes para promover ações anti-predatórias contra os animais, contanto que não fira nenhuma “comunidade” específica da sociedade(neste caso, os gamers), mas sim toda a humanidade.
    Entendo que eles agiram de má fé, pois aguardaram o lançamento do Super Mario 3D Land -momento hype- para atacar, sendo que SMB3 já usava esse tipo de transformações desde 1988.
    Também achei legal a Nintendo não impetrar nenhuma ação contra eles.

    Obs: O jogo até ficou legalzinho, eles até podiam lançar uma nova franquia: Super Peta Bros. :)

  12. Soldado Rock
    16/11/2011

    Eu adoro animais e acho importante campanhas contra os maus tratos á eles (rinhas de galo, touradas e rodeios) entre outros.

    Mas essa contra o Mário é um absurdo, simplesmente porque é um jogo, se alguém por causa do jogo começar a matar guaxinins fazer o quê, mais um maluco no mundo.

  13. leandro(leon belmont) alves
    16/11/2011

    só querem ganhar fama em cima do jogo. o Mario esmaga tartarugas,lagartas e outras criaturas há séculos e eles me veem com essa? ah vá!!

  14. Leonardo
    16/11/2011

    Então imagina o que diriam do Naked Snake a devorar cobras, peixes, markors, sapos, escorpioões, ABUTRES com restos humanos, já para não falar do “Crocodile Cap” O.O
    Não há muito mais a acrescentar ao que foi acima dito e com o qual concordo, sobretudo com a maior eficiência das ONG’s regionais. A PETA exagerou e ao jogar o Mario usando esse disfarce/poderes de guaxinim nunca ligaria tal coisa com o uso de peles animais na industria da roupa/moda.

  15. Lipe!
    16/11/2011

    odeio a PETA.

    • Lipe!
      16/11/2011

      e amo Tanooki!
      :3

      • leandro(leon belmont) alves
        17/11/2011

        assino embaixo,Lipe

    • Leandro (Shady)
      16/11/2011

      Eu sou a favor da PETA pq tanto animal e maltratado e nem pode se defender pelo menos alguma organização tenta defender isso, mas a PETA as vezes viaja igual BF3 so pq o rato morre.

  16. Leandro (Shady)
    16/11/2011

    Acho que querem aparecer falando do coitado do mário, cara ninguem vai mata os bixinho pra pega a pele e tenta ter super poder u.u
    E as tartarugas onde fica? Cada uma.

  17. Ivo
    16/11/2011

    Sou e vegan e tudo mais, mas é esse tipo de polêmica que faz a Peta ou qualquer organização desse tipo perder toda credibilidade.

  18. Murilo
    16/11/2011

    Sou contra a forma como o PETA e o Greenpeace agem, sempre de forma violenta, sensacionalista e radical… É muito mais para chamar atenção, porque as coisas que eles fazem geralmente não trazem resultado

    poucas ações do PETA eu realmente apoiei, e olha que eu AMO animais, a ponto de ceder lugar no sofa pro meu cachorro

    Mais uma vez a PETA usa de radicalismo, e tenta só chamar atenção para eles, não para a causa… e até são totalmente incoerentes, o mario pisa em tartarugas, ataca tartarugas, macacos, pinguins e NUNCA falaram nada, agora virar um bicho é um absurdo e vai fazer com que todos comprem pele de guaxinim? O publico do Mario não é o mesmo que compra pele de animais, quem usa pele de animais nem sabe quem é o Mario

    uma campanha desnecessária, inútil e irresponsável… como a maioria das campanhas que eles fazem

  19. Vitor
    16/11/2011

    Quem faz esse tipo de babaquise só quer aparecer, quer chamar a atenção ta carente. Da pena. Enfim eu não sou contra quem defende os animais mas quando eu vejo algo assim eu simplesmente fico p***.

  20. 17/11/2011

    Ai, ai, viu? Esse Mario…

    Já não basta o sacana domesticar dinossauros e forçá-lo a comer maçãs e engolir inimigos contra a sua vontade. Caramba, o indivíduo ainda machuca tartarugas indefesas, pula em dragões, mata castores e usa peles de guaxinim para conseguir o poder de voar? Que vergonha, hein?

    Por isso que eu sempre preferi o Sonic. Ele sim é um rapaz maneiro e preocupado com o meio-ambiente. Ele só enfrenta versões robóticas dos bichinhos, e tudo com a intenção de libertá-los de sua prisão metálica. Na parte em que ele destrói aquela jaula e liberta vários serzinhos fofinhos da natureza de volta aos seus lares, é a parte que eu mais gosto. Sonic por um mundo melhor! Fora Robotinik e seus planos malévolos de transformar os animais da floresta em robôs do mal!

    Eu quero que a PETA use o Sonic como seu símbolo de salvação mundial daqui pra frente. Poderiam até colocá-lo na sua bandeira, quem diria?

    • 17/11/2011

      Fora que ele defende a ideia de amor livre, né? Afinal, aquele final do Sonic The Hedgehog (2006) em que ele quase tem um “intercurso” com uma humana é a maior prova disso.

      • 17/11/2011

        Opa, com certeza. huahuahuahua

        Ao invés de se preocuparem com games que podem ser mal-interpretados como a favor do sacrifício de animais, coisa e tal, eles deveriam se preocupar com games que favorecem a amor à natureza.

        Enquanto tem games como Metal Gear Solid 3, onde temos de matar cobras, jacarés e outros bichos para nos alimentar, e como Red Dead Redemption, onde, sempre que estivermos sem grana, é só pegar uma espingarda e meter chumbo nos coelhos, búfalos, raposas, cobras, águias, enfim, em todo ser vivente ao redor, para depois roubar-lhe tudo o que tem valor; há outros games que procuram mostrar o outro lado.

        Há diversos games que deixam claro seu apelo ao meio-ambiente. Sonic sempre foi um deles, quer se queira, quer não, e tem outros. Games como Zelda, alguns Final Fantasies e outros RPGs da Square, como Legend of Mana / Legaia, Chrono Trigger / Cross, tinham a visão de dar uma mensagem em relação à natureza. Não são poucos os jogos que chamam a atenção para isso (apesar de podermos matar animais em alguns desses games).

        O que não se pode é enxergar apenas o lado que for mais conivente da moeda para fazer polêmica. Aí perde a razão. Se for chamar a atenção sobre um quesito, custa alguma cosa apresentar os dois lados?

        • 17/11/2011

          Er… Só uma correção aos fãs de RPG. Legend of Legaia não tem nada a ver com o meio ambiente, tem nada a ver com o Legend of Mana e nem sequer é da Square. Eu me confundi totalmente. Fiz uma associação idiota.

        • 17/11/2011

          Então, RDR eu ainda entendo o lance da caça e tal pela época em que o jogo se passa. Naquela década, isso era uma coisa extremamente comum. As pessoas caçavam pra se alimentar e trocavam os restos por grana e/ou produtos. Eu sinto a mesma coisa sobre o Snake Eater. Dentro de um contexto todo, você não tá matando os animais porque quer, mas porque, digamos, você precisa.

          Eu tenho um amigo que adora os jogos da série Cabela’s (aqueles FPS de caça). Esses jogos, como jogos, são bem legais. Mas eu não gosto da temática deles.

          Quaanto ao Sonic, não poderia concordar mais. Você chegou a jogar Sonic CD? Aquele sistema de Past/Present/Future mostrava bem isso. O presente era bem equilibrado, o passado tinha muito verde e o futuro era totalmente devastado, cheio de máquinas e tal… É o que seria o futuro se a gente deixasse o Robotnik vencer (“Dr. Eggman” meus ovos – mal pelo péssimo trocadilho :P).

          Agora, quanto ao Zelda… Não. Você tinha que cortar a grama e cavar o chão atrás de itens, pô. Desmatamento não rola também. :P

  21. Leandro (Shady)
    17/11/2011

    PETA se desculpou falando que era apenas uma brincadeira.

    fonte: http://www.wii-brasil.com/?sec=lernoticia&id=39156

    • 17/11/2011

      A matéria que saiu no Kotaku tá um pouco mais completinha:

      http://kotaku.com/5860212/peta-that-whole-bloody-mario-thing-that-was-just-a-joke

      • Leandro (Shady)
        17/11/2011

        :D

      • Bebs
        17/11/2011

        Ou seja, como sempre, atingiram o objetivo de chamar atenção através de polêmica. O problema é que atenção gerada por polêmica é sempre superficial, logo o povo esquece a causa de novo. Nunca vou gostar dessa política morde-assopra (primeiro solta a bomba, depois diz “era brinksss”). Tem é que investir em bons programas de educação/conscientização. =/

        • Carcaju
          17/11/2011

          E a PETA diz:

          “Ráááááá!! Pegadinha do Mallandro!! Ah YEÉH YEÉH!!!”

          O que eu acho é que a galera deve ter descido a lenha e a PETA se manifestou a favor do Mario…

        • aureliox
          22/11/2011

          Ah não Bebs, eu não engulo essa de “foi só brincadeirinha”. Para mim isso é só uma forma estratégica de voltar atrás no que disse. Aposto que nem sabiam da história cultural por trás da folha, da orelha e do rabo. Depois que descobriram resolveram enxugar o leite derramado.
          Ou melhor, perceberam que mexer com Mario era atiçar a raiva de MUITA gente nesse mundo (pois até mesmo os não-gamers conhecem e gostam do barrigudinho), então, em vez de fazer o público simpatizar com a sua causa a ONG só conseguiria afásta-los. E em vez de se estarem discutindo o massacre real dos guaxinins, as pessoas estariam discutindo o jogo do mario. Perceberam o tiro pela culatra e se retrataram. Bem feito.

          • Bebs
            22/11/2011

            “Ah não Bebs, eu não engulo essa de “foi só brincadeirinha”. Para mim isso é só uma forma estratégica de voltar atrás no que disse.”

            Pois é, foi justamente o que eu quis dizer, não gosto nem um pouco dessa política morde-assopra. Depois que a bomba estourou, eles vem com papo de “era brinksss” só pra não pegar mal. Acho essa uma forma irresponsável de se tratar um assunto sério. =/

  22. Hélio
    17/11/2011

    Olha, eu acho impressionante como basta algo ou alguém ficar famoso pra começar a ser atacado. Mickael Jackson foi acusado de pedofilia sem nunca ter sido provado, hoje em dia até Justin Bieber é acusado de engravidar uma mulher bem mais velha (eu no lugar dela teria vergonha de me prestar a um papel ridículo desses), Modern Warfare foi acusado de incentivar a matança nas favelas (mas qualquer outro cenário do mundo pode ser usado como arena de combate, só o Brasil q não) e agora até o pobre do Mario cai nas garras de sensacionalistas.
    Bebs, eu ouvi sua opinião e tbm apóio a proteção dos animais, pois gosto tanto deles qto de seres humanos. Mas assim como vc, acho abuso e extremismo virem denegrir a imagem de um personagem tão puro, tão tranqüilo qto o Mario. Se formos levar pra esse lado, então Crysis promove a matança das galinhas, pois o jogador pode fazer isso durante o game. E MGS3 é o game mais contra os animais q eu já vi na vida por essa linha de raciocínio, pois matamos desde caranguejos até crocodilos e antílopes. Ridículo demais, é muita vontade de aparecer, Deus do Céu!

  23. georges
    17/11/2011

    Depois de jogar Mario eu tive vontade de matar guaxinims eme vestir com a pele deles. :p
    Por favor PETA!
    Eu nunca achei q ele roubava as peles, pra mim ele simplesmente se transformava.
    A PETA ta com cada ação mais ridícula do que a outra. Se quer defender os animais, defenda mas ser carregado nas costas por um ícone da cultura pop só pra causar polêmica já é exagero.

    Agora vou ouvir o Minicast.

  24. Shaka
    17/11/2011

    A PETA também atacou o jogo battleField 3.
    Será que eles sabem onde são testados as vacinas e alguns produtos de cosméticos antes te serem comercializados, será que são tão radicais aponto de não usarem nem um dos dois?

    • 17/11/2011

      Antigamente tinha uma lista no site deles com o nome das empresas que testavam ou não seus produtos em animais. Eu não consegui achar, mas respondendo sua pergunta, sim, eles sabem, mas eles usam – ou assim a gente espera – os produtos de empresas que não testam em animais, porque é totalmente possível hoje em dia.

  25. Vivi Werneck
    17/11/2011

    Leiam isso:

    PETA: anti-Mario campaign just a joke (http://www.eurogamer.net/articles/2011-11-17-peta-anti-mario-campaign-just-a-joke)

  26. Murilo
    17/11/2011

    o pedido de desculpas deles é tão patético quanto tudo que eles fazem… Fazer um jogo dizendo que o Mario é assassino e dizer que era uma piada é coisa de psicopata, louco! Quem vai achar graça nessa idiotice? Depois admitem que usaram o Mario para se promover e acham que isso é super normal… e terminam atacando o COD

    PETA, vai trabalhar vai

  27. Carcaju
    17/11/2011

    Ow Bebs, desculpa usar esse post aqui, mas tá rolando no Youtube a abertura do Silent Hill Downpour: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ws2iVGPwAug

    Não vi com audio aqui no trampo, vou ouvir quando chegar em casa, e não sei se há mais pistas do que há por vir, mas ainda assim parece promissor!!

    • Bebs
      17/11/2011

      Pow, fui seca pra ver! Mas é fake, pegaram o trailer da música do Korn (aquele que já mostrei aqui no blog, lembra?) e colocaram o título “opening scene” como isca. =/

  28. 17/11/2011

    Isso mostra também o quanto a visão de grupos assim é imediatista. Nunca vi aquilo ali como pele, nem mesmo quando criança, aquilo é um jogo, lida com abstrações, Mario simplesmente se transforma, se parece um macacão não faz mais que parte do design.

  29. Amyr L.
    17/11/2011

    Resumo da Ópera: Nem movimentos ambientalistas levam as coisas a sério hoje em dia…

  30. Marcos Cunha
    17/11/2011

    Sad, but true…

  31. 17/11/2011

    Perdi minha infância matando tartarugas, guaxinins do mario3 (no NES) depois subi num dinossâuro (ou não) no mario_world (SNES) e hoje junta eu meu irmão e mais dois amigos para matarmos tartarugas e mais bixos sem dó nem piedade (WII).

    Mas a PETA abriu meus olhos, matei Jacaré, Urubus e ratinhos no Donkey Kong, meu Deus… No modern warfare já matei gente, vou me entregar a polícia hoje mesmo!

    No fundo quem foi “sujo” com isso tudo foi o Mario, logo o mario o mais leve de todos os amaveis personagens dos jogos.

    • Murilo
      17/11/2011

      ele usou da nossa inocência, para nos enganar, nos manipular… como vc pôde fazer isso Mario?! T-T

      hoje sou um assassino cruel de demônios, ursos, pessoas! Sou viciado em matar… no Diablo e no COD xD

  32. Diego
    18/11/2011

    A mensagem do Mario é tão clara que a gente vê aos montes gamers usando casacos de pele. No, wait…
    kkkkkk

  33. Luciene
    21/11/2011

    Na minha opinião achei ridicula essa atitude da PETA, fez eu não gostar dela, o mario se transforma de uma folha e não de um guaxinim, agora as pessoas que não jogam podem pensar que é verdade.

  34. Grahav
    21/11/2011

    Eu acho que o pior é que a PETA deu um tiro no próprio pé. Fazendo esse tipo de coisa ela perde seriedade e com isso o dinheiro das doações. Quem vai querer gastar prata com entidades que fazem campanhas idiotas? Não pessoas inteligentes.

    Se bem que a PETA já perdeu muito da credibilidade com todo o fanatismo que possuem.

  35. aureliox
    22/11/2011

    A figura do Mario é tão poderosa que as pessoas iam começar a pensar “ah, PETA é aquela organização contra o Mario” em vez de “PETA é aquela organização a favor dos animais”. Principalmente o público mais jovem que deve ser o alvo que mais interessa a eles. Por isso voltaram atrás, e agora dizem que também são fãs do mario e entendem o quanto ele é amado… sei ¬ ¬

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.