Morre Adam Adamowicz, artista de Fallout 3 e Skyrim

Tags: Adam Adamowicz, Adam Adamowicz Bethesda, Adam Adamowicz RIP, Bethesda, fallout 3, Oblivion, Skyrim

Sem minhas brincadeiras habituais, hoje o post é mais triste e eu – como uma grande fã da beleza que sempre compôs o universo dos jogos da Bethesda – também estou muito triste. Morreu nesta terça (14 de fevereiro), aos 44 anos, Adam Adamowicz, diretor artístico da Bethesda e uma das grandes mentes criativas por trás de conceituados jogos como Oblivion, Fallout 3 e Skyrim.

Adam ganhou várias vitórias e reconhecimento pelo seu trabalho impecável, mas infelizmente perdeu a batalha para o câncer. O site Elder Scrolls fez uma homenagem especial ao seu principal artista conceitual e você pode conferi-la AQUI (em inglês).

No site da empresa, você poderá conferir um pouco do trabalho dele e ver seus desenhos para Skyrim, Fallout 3 e um DLC de Oblivion (três dos jogos que mais amo na vida).

Segundo o texto especial no site, “seu trabalho artístico e criatividade definiram nossos jogos por muitos anos de várias maneiras. Muitos de vocês já viram o trabalho dele e atestaram seu talento inacreditável”, diz a Bethesda. “No entanto, muitos de vocês nunca viram como ele era como pessoa. Ele era cheio de vida. Sempre desenhando, sempre criando, e sempre a pessoa mais brincalhona no escritório”.

 

Descanse em paz Adam! FUS RO DAH!

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
21 Comentários em "Morre Adam Adamowicz, artista de Fallout 3 e Skyrim"
  1. Garza
    15/02/2012

    “Adam’s brain worked very differently compared to the rest of us, resulting in a never-ending flow of creativity. An incredible artist, he will be missed.”

    Escorreu uma lágrima…

  2. HigorAPA
    15/02/2012

    puts! descanse em paz

  3. paulo honda
    15/02/2012

    Tão novo.Descanse em paz.

  4. fabio
    15/02/2012

    deixou sua marca no mundo.

  5. georges
    15/02/2012

    Nossa, não sou muito fa de RPG mas reconheço que o trabalho desse cara foi realmente bom.
    Com certeza ele deixou sua marca antes de partir.

    Off topic aki:
    se eu não me engano, foi ontem que saiu a demo de Mass Efect 3 pra download na Live. Depois de ler tantos posts da Vivi sobre esse jogo, eu resolvi baixar a demo do 3 só por curiosidade. Eu joguei e achei ótimo, mesmo sendo um RPG.
    Será que irei me converter para o mundo dos REPGs? Só saberei no lançamento…

  6. Hélio
    15/02/2012

    Descanse em paz, Adam. Sempre é triste perder pessoas, ainda mais artistas talentosos. :/

  7. Cristian
    15/02/2012

    Nossa, é realmente uma pena receber esse tipo de notícia e ainda mais quando se trata de uma morte causada por uma doença tão agressiva!

    Enfim que ele consiga agora e descanso merecido!

  8. Fabiot
    15/02/2012

    Muito triste.
    Infelizmente a doença do século fez mais uma vítima.
    Deixou um excelente legado para todos os amantes de arte e games, RIP.

  9. lipe!
    15/02/2012

    Bah,que triste.

  10. Leandro
    15/02/2012

    é triste quando o Mundo perde uma mente criativa; e mais q isso inovadora. esses último meses, o mundo da tecnologia tem sofrido sérias baixas. :/

  11. leandro(leon belmont)alves
    15/02/2012

    eita poxa, é uma pena mesmo. e eu sonhando com um novo jogo Fallout…descanse em paz, Adam

    • lipe!
      15/02/2012

      Não vai ser por causa disso que não vai ter mais fallout,aliás,isso é um incentivo p/ uma homenagem em uma sequencia,a blizzard fez uma homenagem emocionante no game starcraft 2,veja com seus próprios olhos:

      http://www.youtube.com/watch?v=98sJZ6VGNxU

      Aos 1:04 no vídeo,você vê aquela militar id que Raynor pega e vê o nome
      ” M. Koiter (michael koiter)”
      Pra quem não sabe,M.Koiter era um artista da Blizzard,morreu por causa de uma parada cardíaca,mais informações aqui:

      http://starcraft.wikia.com/wiki/M._Koiter
      =
      M.Koiter morreu aos 19 anos…
      ç.ç

      • lipe!
        15/02/2012

        E a parte mais forte do vídeo é quando depois de todo o discurso emocionante e motivacional que Raynor dá aos soldados-todos cansados e infelizes por causa da morte certa-Raynor olha pra id de M.Koite e diz:

        “porque vale a pena lutar por algumas coisas”

        Quer dizer,isso desaba emocionalmente qualquer um que sabe dessa história,fico imaginando os colegas de trabalho e os familiares/amigos/conhecidos do artista ao olhar essa cena.
        Muito forte.

  12. leandro(leon belmont) alves
    15/02/2012

    Lembrando Adam

    Há certas pessoas que você encontra na vida que são instantaneamente reconhecíveis como um de um tipo. Uma pessoa tão especial e único é evidente para qualquer um que entrar em contato com. Para os conhecedores de criatividade e originalidade essas pessoas são o elemento mais precioso. Para saber se é uma mudança de vida e perder um é insuportável.

    Eu não tive a oportunidade de trabalhar com Adam diretamente, mas eu ainda muito respeitar a sua ética de trabalho e seus resultados. Somente Adão poderia perfeitamente transição de off-the-wall zaniness ao foco extremo e chegar a algo que ainda olham para hoje awe. Seu esforço incansável para projetar a receita visual perfeito liderou muitas das experiências fantásticas que todos nós compartilhados em Fallout3 e Skyrim.

    Criatividade sem limites de Adão, como a força motriz em muitos aspectos da sua vida e personalidade, provou o programador um tanto tímido que desafiar seus próprios limites é um passo importante na descoberta da identidade de cada um.

    Como um aparte, o meu favorito história de Adão me disse foi que ele foi demitido como um decorador de bolo erótico para fazer os bolos TOO erótico. Ele não estava brincando.

    Uma citação rápida que resume Adam bem para qualquer pessoa que conheço há 20 anos seria:

    ‘Watch poppa ir trabalhar! ”

    Adão foi uma das pessoas mais interessantes que eu já conheci. Sua vida terminou tragicamente curta, mas tomo consolo saber que ele viveu plenamente. Vou sentir falta de suas histórias fascinantes, seus divertidos aleatórios e-mails, e, claro, a sua arte.

    Adam era uma figura constante na minha vida em Bethesda, mesmo sentado na minha entrevista há oito anos. No meu primeiro dia fui conduzido a uma sala de conferência com paredes de vidro que havia sido convertido em um escritório improvisado, enquanto o edifício foi sendo ampliado. Do outro lado da mesa era Adam, sorrindo. As páginas que cobriam sua mesa elaboração usurpado as paredes circundantes e janelas.

    Eu sempre imagem Adam assim, cercado por sua arte.

    Eu guardava os primeiros meses, antes tínhamos mesas da nossa própria. Nossos dias foram pontuados por conversas breves, e Adam, muitas vezes encerado poético sobre filmes favoritos como Repo Man, Six-String Samurai – e sempre Runner Blade. Nós iria ultrapassar uns aos outros com as imagens mais bizarras que nós poderíamos encontrar on-line, uma tradição que mantivemos ao longo de e-mail ao longo dos anos. Adão preferiu ouvir música sem fones de ouvido, e os seus gostos eram ecléticos. Lembro-me de ouvir disco, terrível obscuro, Kompressor e Shooby Taylor – e então ele tinha que fazer isso até me com Duke Ellington e Joe Strummer.
    Falar com Adão era muito parecido com ouvir música com ele. Foi um passeio selvagem, e você realmente teve que ouvir – caso contrário você pode perder os bits freqüentes de gênio misturados com a loucura deliciosa.

    Presença de Adão está indelevelmente sentida nos jogos que ele trabalhou. Para jogar seus jogos – Fallout 3 em particular – era a conhecê-lo, de certa forma. Sua personalidade se infiltrou em todas as peças que ele trabalhou. Eu ainda estou impressionado com o número de ativos que pareciam finais levantadas diretamente da página onde ele os desenhou. Sua criatividade não tem limites, e ele fez parecer tão fácil – trabalhar com ele foi um privilégio, eu nunca vou esquecer.

    Adam tinha uma presença modesta relaxado, mas eu sempre me senti como eu estava à sombra de um gigante, quando eu passei um tempo com ele. Perder ele prejudicou mais do que posso descrever, e conhecê-lo foi um presente maior do que eu posso retribuir.

    Adam era tão humano, um grande ser como ele era um artista. Ele tinha um espírito verdadeiramente único. Ele era o tipo de cara que você queria estar em torno de apenas ter parte dele passar para você.

    Todo dia de pagamento, Adam gritava ‘cupom cerveja! ” quando eu lhe entregar o cheque. 5 anos, e isso me fez rir a cada momento. Ele fará muita falta.

    Eu nunca vou esquecer de ter visto Adão fora andando pelas terras. Ele costumava dizer que estava “scouting para ninjas.”

    Ou recebendo e-mails dele reclamando que o novo café era “muito bom” e que queria voltar ao “café caminhoneiro.”

    Ou estar com ele em sua mesa enquanto ele descrevia todos os seus brinquedos e engenhocas malucas para mim.

    Eu também lembro de um jantar com ele em uma empresa de festa de Natal. Ele ficou tão agradecido pelo jogos de vídeo – como eles se abriram tantos postos de trabalho para lutar artistas, como ele tentou por anos para entrar em quadrinhos e todos os biscates que ele trabalhou.

    Voltar quando eu estava em QA e eu costumava descer e importunar os devs muito. Durante a minha importunando eu sempre certifique-se de parar e conversar com Adam Adamowicz. Depois de me dizer contos para os gostos dos caracóis carnívoros e pistolas doo doo, muitas vezes ele me pedia para lhe contar história. Assim, na memória, eu vou lhe contar uma história como nunca tinha feito antes e nunca pode imaginar nunca mais, encontrar alguém com uma imaginação tão maravilhosamente excêntrico e criatividade única, como Adão teve. Ele era um artista que sonhou que funcionam com moedas alimentadores boliwog e centauros martini armados. Ele era um louco go feliz sorte com um fígado invencível. Nas palavras de Dr. Octagon ele era um “Diploma do balanço com os estrangeiros a seus pés.” Eu mesmo, bem como qualquer pessoa, provavelmente um que já conheci, vou sentir sua falta amigo. O mundo se tornou um lugar mais mundano sem você.

    Eu não trabalhei com Adão em uma base diária, mas nós compartilhamos um amor para o café forte e, muitas vezes conversar madrugadas na cozinha antes de a maior parte do escritório estava aqui … cada vez, ele me deixaria rindo e começar o meu dia com um sorriso no meu rosto. Seu talento, energia e humor são muita falta.

    Contribuição de Adão para a indústria do jogo, mas é inegável que ele era como pessoa é o que vai sempre ficar comigo. Ele era uma força criativa da natureza e um mestre de seu ofício, mas ele também era um cara ol ‘awesome simples. Era tão fácil de trabalhar com Adam como era para tomar uma cerveja com ele. Ele foi e continua a ser uma inspiração para mim.

    Quando Adão estava trabalhando em conceitos para as (Dwarven) Dwemer armas, ele tinha dezenas – talvez centenas – de fotos e imagens de referência em sua área de trabalho. Não apenas referência a imagens de armas, mas fotos de arquitetura, pedaços de cerâmica, pinturas, estátuas de figuras famosas – esses tipos de coisas. Ele estava criando uma cultura, tanto quanto ele estava criando o conceito de uma de suas armas, e você podia ver como tudo o que foi referência em que a tela derramada no desenho para criar algo novo.

    Adão foi um dos meus primeiros amigos na BGS. Ele sempre foi alguém que você poderia contar para uma conversa de ultra comentários espirituosos, um vídeo do YouTube ruim, ou apenas um amigo para beber umas cervejas com ele. As coisas que eu lembrarei dele para a maioria seria o seu enorme talento como artista, seu senso de humor maluco como um amigo, e sua dedicação desinteressada para a equipe em tudo que fazia.

    Eu gostaria de citar Raoul Duke de Medo e Delírio em Las Vegas :

    “Lá vai ele. Um dos protótipos do próprio Deus. Um mutante de alta potência de algum tipo nunca sequer considerado para a produção em massa. Muito estranho para viver, e muito raro para morrer.”

    Quando eu comecei em Bethesda, fiz amizade com Adão porque nós montamos o trem ao mesmo tempo todas as manhãs. Era sempre trocando histórias com ele grandes, e tornou-se bastante óbvio que ele era o cara para conversar durante o horário de expediente felizes.

    Descanse em Paz, Adam.

    Inicialmente, Adão trabalhou apenas no papel, nunca no Photoshop, o que é raro para um artista de conceito. Perguntei-lhe porquê. Ele disse “Eu posso aproximar-and-out mais rápido no papel.”

    Adam era um deus louco criativo. Ele poderia gerar mais idéias boas sobre algumas cervejas do que a maioria de nós poderia gerar durante vários meses. Ele foi uma das primeiras pessoas que eu realmente tenho que saber quando cheguei ao estúdio, e ele sempre senti-me como a única pessoa que encarnava os melhores aspectos de nosso estúdio, e dos nossos jogos. Ele fará falta.

    Quando alguém passa muitas vezes as pessoas dizem que eles eram a pessoa mais legal, mas para Adão não outras palavras poderia ser mais apropriado. Em todos os anos em que trabalhei com ele, ele estava sempre feliz, alegre e tinha uma história ou anedota louco para compartilhar. Ele sempre jogou os nossos jogos durante o almoço, muito antes e após os jogos foram finalizados e nas prateleiras das lojas e ouvir seus contos de aventura e emoção com o que ele fez naquele dia foi um grande lembrete de por que fazemos o tipo de jogos que fazemos. Sua influência sobre os jogos muito era enorme e ele fará muita falta como um colega e um amigo.

    Adam é uma das pessoas mais criativas que já tive o prazer de trabalhar com. Quando eu comecei aqui em Bethesda, eu tive a sorte de sentar ao lado dele por um tempo curto. Era como um sonho tornado realidade. Eu ainda me lembro de ir para casa naquele dia e descrever a minha esposa como eu estava sentado ao lado de artista incrível chamado Adam. Ter a oportunidade de trabalhar no espaço com ele é algo que vai valorizar a vida inteira. Ele é uma força a ser contada com. Eu ainda estou espantado com a quantidade grande obra que ele produziu em tão pouco tempo. Eu não acho que a maioria das pessoas percebem como é difícil ser criativo que todo o tempo. Ele estava sempre brainstorming e vir acima com idéias selvagens. Uma espécie de cientista maluco da arte conceitual. Depois de algum tempo, fui convidado para ir para o meu departamento. Depois disso, Adão e eu corria para o outro diariamente, a máquina de café onde iríamos falar sobre a preparação para cavalgar a onda da manhã cafeína. A coisa que eu vou perder mais sobre Adam é ser capaz de falar com ele sobre a criação de arte. Eu passei meus últimos dois anos aqui incomodando ele sobre como criar arte bom conceito. Ele nunca recusou uma pergunta. Nem uma vez. Se você não sabe o que sua arte parece, você deve. A indústria perdeu uma verdadeira força criativa.

    Você sempre tem que ajustar de algum tempo de lado quando se aventurar no Pit Concept. Mesmo se você teve uma rápida pergunta para Adão, você sabia que você ia gastar pelo menos 10-15 minutos lá se perder em seu mundo. Quando acabaram de conversar com ele, você não conseguia se lembrar o que era você perguntou-lhe, em primeiro lugar. Em vez da sua cabeça estava cheia de imagens loucas e pura inspiração.

    Falando em inspiração – durante Shivering Isles, Fallout 3, e Skyrim, eu esgueirar-se em área de Adão trabalho tarde da noite e passar um tempo só de olhar para toda a sua obra pendurada na parede, tentando ter algumas idéias para um novo definir peça ou experiência de jogo em um calabouço. Foi surpreendente para mim que uma pessoa poderia criar todo esse trabalho em tão curto espaço de tempo. Sempre que eu não conseguia pensar no que fazer em um nível, o trabalho de Adam era apenas uma curta caminhada do meu cubo. Senti-me extremamente feliz por ter um artista tão talentoso assim por perto.

    Lembro-me de trazer a minha esposa no trabalho um dia e levá-la sobre a área de Adão trabalho durante Fallout 3. Ela estava sem fala olhando para todos os desenhos e pinturas que cobrem cada centímetro de espaço. Ela perguntou quantos artistas conceituais que tínhamos. Quando eu disse a ela que tudo foi feito por Adam, seu queixo caiu – ela não podia acreditar. Quando ela conheceu Adão pela primeira vez, ele não falar sobre sua obra uma vez. Em vez disso, ele passou o tempo de conhecê-la. Esse é o tipo de pessoa que eu lembro Adam ser – extremamente modesto e sempre interessado nos outros e realmente tomar o tempo para conhecê-los.

    A indústria do jogo perdeu um homem extremamente talentoso e nós em Bethesda perdeu um bom amigo. Não há dúvida de que sua obra continuará a influenciar o que nós criamos aqui em Bethesda e sua obra continuará a inspirar outras pessoas ao redor do mundo.

    “Bebidas Papa porque ele faz você chorar” – em uma pintura em sua casa

    “Outro dia na Fábrica de Monstros” – seu nome para o conceito den

    “Beba toda a cerveja” – a sua lição para os fins de semana

    Quando ele começou a trabalhar aqui, eu ia sentar e conversar com ele enquanto ele chamou, e ele comentou que não havia trazido muita música para ouvir, e ele tem que remediar isso. Peguei todas as minhas músicas do meu computador e mandei para ele, perguntando se ele gostava da banda Cachorro Magro. Ele gritou de seu cubo “MUSIC HOORAY REAL!!”, Respondendo à minha pergunta. Mais tarde, ele me apresentou a um grupo de punk rock que bluegrass coisas que eu amava. Eu acho que Adão foi uma das poucas pessoas que eu conhecia que tinham como gosto diversificado na música como eu. : D

    Eu vou aplausos em sua honra para os próximos anos. Você está perdido amigo!

    Adam estava tão cheio de exuberância. Ele estava sempre animado para fazer loucos, peças novo conceito. Eu vou sentir falta daquele sorriso.

    Adam Adamowicz era um homem que era generoso com seu gênio, cuja loucura era inspirador, cujo sorriso brilhou de forma brilhante em seus olhos, e cujo riso reverberava com um espírito alegre que sempre ecoam em nossas almas. Eu nunca o vi sem um sorriso e um brilho nos olhos, e ele nunca falou sem dizer algo que me fez rir ou plantou um pensamento na minha cabeça que nenhum mortal tinha considerado anteriormente. Estou de pé ao lado de Adam fez um dia de 300% melhor do que tinha sido antes. Aqueles que não abençoou a conhecê-lo pode encontrar no legado de sua obra excepcional que ele deu aos seus amigos e colegas de trabalho todos os dias: a permissão para sonhar pensamentos loucos e visitar novas terras estranhas. Estamos todos a sorte de ter tomado essas viagens e grata pelas maravilhas que nos retornados. Vamos sentir sua falta Adam.

    Como um artista do mundo, eu posso olhar para Fallout ou Skyrim e se orgulhar de alguns dos locais que eu era capaz de construir. Mas ao fazê-lo, devo também reconhecer que a razão meus edifícios ou locais parecia tão legal como eles fizeram, foi muitas vezes porque Adão teve uma mão em seu design. Adão trouxe um estilo e humor aos seus conceitos que era exclusivamente seu, e quando você viu um deles, era sempre algo que você queria fazer.

    Como um artista Adam era uma potência imaginativa. Ele percebia o mundo como ninguém, e inspirou-se tudo clássico e mundano. Como um colega de trabalho ele era trabalhador e incansável, disciplinado, com uma capacidade de produção que supera mais ninguém que eu conheço. E como um amigo, ele era sem igual, tanto uma máquina partidária de um homem e uma alma, pensativo suave. Era um tumulto total, completamente despretensioso e talvez não inteiramente sã. Não é nenhum exagero dizer que ele é uma das pessoas mais influentes que eu já conheci, muito menos tive o prazer de trabalhar com, e eu sei que sua memória irá manter-me impulsionado tanto como um artista e um ser humano.

    Quando eu tinha dificuldade para se concentrar ou ficar inspirado, eu muitas vezes me pego vagando em área de Adams e basta olhar para as grandes quantidades de arte postadas todo seus muros. Depois de olhar para o seu trabalho por um tempo e conversar com ele sobre o que ele estava fazendo, eu sempre me vi inspirado o suficiente para voltar à pista. Ele, claro, levou cada uma das minhas visitas como uma oportunidade de arrecadar-me com descrições de queijos mamute oozing de cortar troncos gigantescos e quanto de uma iguaria que era.

    Adam e eu conversamos por um minuto ou dois a maioria dos dias, enquanto rezamos aos deuses da cafeína, todas as manhãs. Fui tratado de uma viagem através dos acontecimentos em sua mente com histórias, o que ifs, e filosofia divertido. Eu estava sempre sorrindo depois que eu conversei com Adam. Não é comum ter alguém carinho como você interage com apenas um par de minutos por dia, mas acho que no caso de Adão foi provavelmente normal.

    Cérebro de Adão trabalhou de forma muito diferente em comparação com o resto de nós, resultando em um fluxo interminável de criatividade. Um artista incrível, que ele fará falta.

    para muitos fãs de Fallout e Elder Scrolls. a homenagem bem feita….é triste

  13. Jhun
    15/02/2012

    Infelizmente um grande talento foi perdido.

    Descanse em paz Adam.

    We miss u… :'(

  14. EltonBM
    15/02/2012

    Se houve espaço para colocar um “Core” de Portal 2, creio que a Bethesda vai conseguir colocar uma homenagem a altura no Skyrim. De fato, poderiam colocar no Fallout 3, que parece ter sido onde ele trabalhou mais.
    É interessante como muitas vezes temos que esperar que a pessoa deixar de ser para que possamos vislumbrar o que ela fez e como ela nos marcou.

  15. Alessandro Silva
    15/02/2012

    O mundo dos games sofre uma grande baixa…
    Descanse em paz…

  16. 15/02/2012

    Enhgraçado como talentos tão excepcionais morrem tão novos hoje em dia. Claro, há pessoas vividas talentosas que sobrevivem até hoje, porem é triste a juventude ir para o “outro lado” assim. A sua obra em vida estará cravada na nossa vivencia como jogadores para todo o sempre.

  17. Thiago (Spectrumframer)
    18/02/2012

    Todas as pessoas que contribuíram e contribuem para tornar TES essa obra-prima que é, sejam game designers, músicos, artistas, desenvolvedores, moders, galera de forum, a tiazinha que serve o café lá na Bethesda.. Todos têm o meu respeito.
    E se a Beth fez essa homenagem, tanto o finado quanto a empresa merecem admiração.

    Falando em Beth, estou lendo Infernal City e recomendo muitíssimo aos viciados em Elder Scrolls. O livro é em brochura simples, que não chega nem perto da sofisticação do Book of Cain do Diablo 3 que a Vi postou tempo atrás, mas na Livraria Cultura sai 35 royal e tá valendo cada página até agora (tou na metade).
    Cada capítulo parece uma quest de Oblivion e a atmosfera passa todo o clima do jogo. Recomendadíssimo pra quem já conseguiu um tempo pra fazer alguma coisa da vida além de jogar Skyrim :-)

  18. helinux
    19/02/2012

    infelizmente essa é a parte chata da vida,,,tanta gente ruin nesse mundo e acontece isso com pessoas boas!!!fique em paz amigo!!!

  19. Breno-Ce
    02/03/2012

    É meu primeiro comentário aqui no Girls of War, não o conhecia, fiquei sabendo sobre ele neste artigo. É triste saber que o mundo dos gamers perdeu um grande profissional, gosto muito da arte de desenhar, e pelo pouco que o conheço já vi que ele era nota 10 nesta arte. E sobre o câncer, é um fato triste em nossas vidas, que devemos lutar até o fim, caso não vencermos a batalha, que tenhamos bons amigos, aproveitemos a vida ao máximo com limites obbio, e pensando em Deus.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.