Neverwinter Nights – Bem vindos a Forgotten Realms!

Tags: Atari, BioWare, D&D, Neverwinter Nights, RPG

Lembro-me que quando vi o primeiro título do game à venda não botei muita fé. Na época, eu ainda não era muito familiarizada com RPG e levei uma surra para entender o jogo no início. Para quem já tem o costume de jogar

Dungeons and Dragons (D&D) ou, pelo menos, conhece basicamente suas regras, o game não vai ser muito difícil de se adaptar. Isso porque Neverwinter Nights é baseado na terceira edição de D&D utilizando OpenGL como a API gráfica. Além do suporte de pixel shader para um efeito mais realista da água, outra característica do motor do jogo é o sistema de iluminação, permitindo que qualquer objeto possua sombras dependendo da posição da luz presente no cenário (por exemplo, uma tocha na mão de um personagem). O jogo é bem quadradão – comparado aos RPGs de agora – mas, mesmo assim, é diversão garantida!

O game, desenvolvido pela BioWare e distribuído pela Infogrames Entertainment (e depois por sua subsidiária Atari), teve o primeiro dos seus 2 títulos lançados em junho de 2002 somente para PC (Windows, Linux, Mac OS X). Em ambos os games da série se pode jogar no modo single player e multiplayer com até 64 jogadores. Quem curte montar suas próprias aventuras, também pode criar novos terrenos, com novas quests, utilizando a ferramenta Aurora Toolset (eu já criei uma arena em que quase 20 players duelaram ao mesmo tempo!). A criação do personagem é igual a de D&D: selecionando a raça, sexo, aparência, atributos, e, enfim, escolhendo um nome (por conta própria ou usando o gerador de nomes do jogo). No game, existem 11 classes básicas: Bardo (Bard); Clérigo (Cleric); Druida (Druid); Guerreiro (Fighter); Monge (Monk); Paladino (Paladin); Ranger; Ladino (Rogue); Feiticeiro (Sorcerer); Mago (Wizard) e Bárbaro (Barbarian).

Apesar do game ter sido lançado há seis anos, ele continua tendo suporte da BioWare, que ainda lança atualizações, consertando erros e adicionando novas funcionalidades para o editor.

Terminada a apresentação técnica do jogo, vamos a melhor parte: a história!

Noites sem inverno…

Jogos baseados no RPG de mesa Dungeons and Dragons sempre fizeram muito sucesso e criaram um público cativo. Estes games foram um dos primeiros criados para computador, antes do advento dos gráficos animados. Jogos compostos apenas por textos já eram baseados no D&D de mesa. Esse sucesso continuou com inúmeras séries, como Eye of the Beholder, Baldurs Gate, Planescape Torment, Icewind Dale, Pool of Radiance e inúmeros outros. Praticamente todos os cenários do jogo de mesa foram adaptados para jogos eletrônicos. Isso inclui todas as cidades de Faerûn como: Neverwinter, Luskan, Sword Coast, Waterdeep dentre muitas outras…

O cenário:

Em Neverwinter Nights você é levado para Faerûn, um continente no mundo de Toril, universo de Forgotten Realms. O continente é habitado pelas mais diversas raças, onde humanos convivem – pacificamente ou não – com dwarfs (anões), elfos, gnomos, meio-elfos, meio-orcs e halflings. Lembrando que nas cidades civilizadas de Faerûn, os orcs foram banidos e são tratados como selvagens. A existência de meio-orcs justifica-se pelas inúmeras invasões de tropas orcs nas cidades, onde, muitas vezes, mulheres humanas são usadas como… Vamos dizer… ‘Distração’ das tropas. Terrível! É por isso que, para mim, orc bom é orc decapitado! Rsrs…

Nas florestas, montanhas e mares abrigam animais estranhos e monstros poderosos. Trolls, minotauros, morto-vivos e dragões se escondem em ruínas e cavernas escuras, apenas esperando algum aventureiro despreparado passar para garantir a próxima refeição. A magia e o poder estão em todos os lugares. Heróis e vilões podem moldar a história e o destino de um mundo inteiro (Nossa, que poético isso! Rss…).

Neverwinter é uma importante cidade situada ao longo da Costa da Espada (Sword Coast). Seus territórios também abrangem cidades menores como, Port Last e Beorunna’s Well. Ao Norte, Neverwinter é delimitada por Luskan (cidade arqui-inimiga de Neverwinter, é um reduto de piratas e é dominada por magos poderosíssimos – nem preciso dizer que uma hora você vai acabar tendo que ir lá em alguma quest!). Ao Sul, Neverwinter faz fronteira com Waterdeep (metrópole aliada).

Apesar de menor que Waterdeep, Neverwinter é considerada a cidade mais cosmopolita de toda Faerûn. A metrópole é governada por um guerreiro épico, o benévolo comandante Lord Nasher. Internamente, Neverwinter é dividida em vários distritos (como se fossem bairros). Os mais importantes são: City Core (Centro); Blacklake District; Península District e o Docks District (Docas).

A história em Neverwinter Nights 1:

Neverwinter passa por uma terrível crise nunca antes vista em sua história. A cidade é assolada por uma maldição, uma praga devastadora e sem cura, conhecida como Wailing Death (Morte Uivante – deve ser por isso que os caras gemiam tanto!). A doença se espalhou de forma incontrolável, matando milhares de pessoas, infectando outras tantas e transformando vários habitantes em zumbis esfomeados por cérebro (eu ODEIO jogo com defunto! Acho que já disse isso em outro post… Rsrs…). Para tentar evitar que a epidemia se alastre ainda mais, Lord Nasher colocou Neverwinter em quarentena, fechando seus portões e trancando doentes e sadios dentro da cidade.

É em meio desse apocalipse que surge o herói de Neverwinter…VOCÊ! Ó que chique!

O braço direito de Lord Nasher – Lady Aribeth de Tylmarande, meia-elfa e paladina de Tyr, convocou vários aventureiros da cidade para ajudar a descobrir a cura para a Morte Uivante (aaaúúúúú…) e descobrir se, por algum acaso, existe alguém responsável pela propagação da praga. VOCÊ, muito overpower (adoro essa palavra!), como alguns outros, responderam ao chamado de Lady Aribeth. Alguns tomaram essa decisão em busca de fama, outros por dinheiro ou apenas por honra.Lady Aribeth Você também se juntou a academia de Neverwinter e passou a receber os devidos treinamentos e instruções da própria paladina (que se acha a boazuda de Faerûn!).

Durante a cerimônia de graduação dos pobres coitados, err… Digo, heróis, a academia é invadida por uma horda de magos, goblins e esqueletos, matando a maioria dos residentes.  Adivinha onde você entra (Não é na Aribeth!) na história? Seu personagem terá que lutar para tentar salvar os poucos estudantes e professores que ainda estão vivos e impedir que os invasores ponham as mãos em criaturas valiosas – que estão dentro da academia – e que podem ser a única possível cura para a Wailing Death. Mas isso é só o começo… Muita água vai rolar ainda!

Como em todo RPG, uma nova descoberta ou uma escolha sua (boa ou má), vai levar a história por vários outros caminhos que culminarão em descobrir um inimigo muito maior e mais perigoso ainda que pode estar por trás da disseminação da Wailing Death. Agora é com você descobrir…

Expansões lançadas para NWN 1:

– Shadows of Undrentide
– Hordes of the Underdark
– Wyvern Crown Cormyr
– Infinite Dungeons
– Pirates of the Sword Coast
– KingMaker
– Shadow Guard
– Witch’s Wake

Requerimentos do Sistema (O jogo é leve, graças a Deus!)

Requisitos Mínimos

Processador: Pentium II 450 MHz ou Athlon equivalente
HD: 4,1 GB
Velocidade do processador: 450 MHz
Memória RAM: 128 MB
Vídeo: 16 MB
Direct3D: Sim

Requisitos Recomendados

Processador: Pentium III 800 MHz ou Athlon equivalente
HD: 4,1 GB
Velocidade do processador: 800 MHz
Memória RAM: 256 MB
Direct3D: Sim
Rasterization: Sim

No próximo capítulo da série “Meu Deus, essa garota escreve pra c….!!!”, farei um review completo de Neverwinter Nights 2 e suas expansões e também do RPG xodó da Microsoft: Fable – The Lost Chapters. Espero que tenham agüentado ler até aqui! Rsrs… Então, até a próxima!

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
52 Comentários em "Neverwinter Nights – Bem vindos a Forgotten Realms!"
  1. 06/12/2008

    Wow Vivi, ficou perfeito o post, parabéns! :D
    Eu tou com Neverwinter 1 aqui, mas como meu 360 tá chegando, eu nem me animo a colocar ele pra rodar, afinal, se eu começo a jogar agora, quando o 360 chegar eu largo ele e aí acabo perdendo o tesão pelo jogo…

    Eu já joguei outros RPG’s classudos, o meu primeiro RPG de computador foi o Baldur’s Gate 1, aquele que ainda usava o sistema da segunda edição de D&D (o pior, na minha opinião, nunca entendi aquilo de forma decente). Depois joguei Icewind Dale 1 e 2, depois peguei o Baldur’s Gate 2.
    Mas acredita que nunca consegui terminar estes jogos? XD
    Como sempre tive que dividir o computador com meus outros dois irmãos, uma hora alguém fazia merda e lá se ia todo o conteúdo do pc pelo ralo, junto com meus jogos ç.ç

    E agora, mais uma para eu lhe recomendar Vivi, acho que você se lembra desse MMORPG, o Ultima Online XD
    OOOOOOOOOLD pra caramba, pegava 400 mb do HD do povo na época e já achavam um estupro XD

  2. Master Kim
    06/12/2008

    Tem um tempinho que penso em jogar esse jogo, agora com esse post a vontade aumentou hehe!

    A fullgames lançou esse jogo com duas expansões eu acho, mas ja tem um tempinho talvez ainda dê para encontrar nas bancas.

    • Leandro DM
      23/06/2009

      esta muito dificil encontrar a revista FullGames ed, 70 que tem o NeverWinter, só achei pela internet

  3. 06/12/2008

    Falando em Fullgames, os safados colocaram este mês o Far Cry com a expansão Instincts!
    Vou hoje no shopping e acho que já deve ter na loja que sempre compro quando tem coisa boa.

  4. Eduardo Peixinho
    06/12/2008

    Ufa!!! consegui terminar de ler, hehehe…
    Você poderia falar um pouco sobre a jogabilidade, a câmera e o áudio?

  5. 06/12/2008

    Agora parei para pensar…
    Vivi, já jogou algum dos RPG’s da Série Shin Megami Tensei?
    No “Nocturne”, que é um dos games da franquia, tem a participação do DANTE de Devil May Cry e ele até mesmo entra no seu grupo em certo ponto. Claro, se você fazer certas coisas durante o game.

    Ah sim, como você se torna um demônio, no começo do game vc vira caça do Dante XD~

    É um pesadelo ç.ç

  6. Vittor
    06/12/2008

    Uepa! As únicas expansões do jogo são:
    – Shadows of Undrentide
    – Hordes of the Underdark
    As outras são módulos que você compra separadamente, são como campanhas feitas pela Bioware.

    Eu comprei recentemente o original da Full Games, ótimo jogo pra quem gosta do RPG de mesa. Na internet tem vários servidores roleplay onde a interpretação é obrigatória e as regras do jogo são mudadas para tornar mais realista(ou mais parecido com o jogo de mesa).

  7. Vivi Werneck
    07/12/2008

    @Rebeca

    Hum… Lord Nasher… seria bem interessante, mas eu jamais confirmaria se é verdade ou não. Vai ter que jogar! rss…

    @Thyago

    Não aguento mais vc me falar desses jogos legais! Agora vai a doida aqui correr atrás desse Nocturne p jogar!!! Tá achando q eu tenho árvore de dinheiro??? hauhauahuahaaa…

    @Eduardo Peixinho (q fofo! rss)

    Jogabilidade: é a mesma que a maioria dos RPGs. Ou vc pode ir usando as teclas configuradas como direcionais ou clicando no chão que, automaticamente, seu personagem andará até onde vc indicou. De vez em quando acontece de vc ficar preso em alguma parede, ou pedra, por exemplo… Salve sempre o jogo para ter como voltar ou fique se sacudindo que o bichinho acaba se soltando! hehehe… Dentro de construções e dungeous recomendo usar a visão mais ‘aérea’ possível. com isso vc tem como evitar alguns ataques surpresas.

    Câmeras: vc tem quase liberdade total com elas. u uso das câmeras está intimamente (uuiii…) ligado à jogabilidade. É só ir usando o mouse e o teclado para guia-las. Vc tanto pode rastrear o mapa, por exemplo, quanto fazer um zoom no mapa – tendo como referência de comvergência o seu personagem (nossa ficou muito técnico isso! rss)

    Áudio: não espere muita coisa das musiquinhas. São legais, mas nada digno de um Grammy. Ambientam bem os locais, mas vc vai ter tanto o que fazer que eu não iriam me adimirar se vc desligasse ou baixasse o som.

    Ufa! Escrevi demais (p variar rsrs) se alguém tiver mais alguma dúvida, estamos aí!

    * bjos no c……………coração!*

    Câmeras:

  8. Vivi Werneck
    07/12/2008

    ih, repeti ‘Câmeras’ duas vezes… foi mal…

  9. Vivi Werneck
    07/12/2008

    nossa, depois d “comvergência” com “m” eu vou dormir……..

    • Leandro DM
      23/06/2009

      Precisa jogar o NeverWinter 2 é demais
      jogo rpg antes vir para brasil o jogo de pc é muito próximo do oficial do livro da Devir.
      Adorei o Texto!!!!!

  10. Vivi Werneck
    07/12/2008

    @Rebeca

    Sei lá, apareceu do nada! Já troquei. Agora é esperar a boa vontade do wordpress… rsrsrs

  11. 07/12/2008

    Gostei da foto nova 8D
    E Vivi, você não escreve pra c…? Pois eu vou fazer você escrever é pra p… até você f… suas mãos nesta p… de Blog 8D
    *apanha*

  12. Khronny
    07/12/2008

    Você me deixou com vontade de jogar!!! aehaeuhaeu Vo tirar o meu da gaveta e instalar euheauheauea
    Como alguém acima lembrou, ele foi lançado pela fullgames, primeira edição com DVD, o único contra é ter que digitar os cds keys do jogo e das 3 expanções!!! Meo se perde uns 5 min fazendo isso!!! oO auhaeuhaeuaehuaehuaehea
    Eu nunca fui muito pra frente nesse jogo, eu tinha feito um bardo, mais ele era meio fraco, dai eu não conseguia matar um inimigo e acabei desistindo euheauheauheuae

  13. 07/12/2008

    pior eh q vc tem que guardar as revistas, que convenhamos, a revista da fullgames eh um belo cocozinho.
    sério, é um monte de cd-key que vc tem que colocar, e impresso num papel enorme, nem dah pra destacar e colocar no dvd ¬¬

  14. 07/12/2008

    pera…
    vc tem a opção de criar um monge, paladino, guerreiro, bárbaro, mago, clérigo, atirador de facas, menino que faz acrobacia no sinal, e você escolhe o BARDO?
    O EMO DOS RPGS?
    E fica surpreso dele não matar ng e desiste do jogo? XD
    cara, sério, joga com outro personagem, dá outra chance ao jogo XD

  15. 07/12/2008

    Falando de guardar CDs, é foda quando você guarda um CD durante anos em uma porta cds,(daqueles de 20 e poucos Cds) e quando da vontade de jogar, que você pega, o Cd, vai instalar cadê a p$###! da senha?
    Então você vai ter que procurar a p!#!@ da caixa com a senha.É foda.

  16. Vivi Werneck
    07/12/2008

    @Khronny

    Bardo??? Vc nao iria muito longe mesmo com um desses. Eu sempre gostei d jogar como elfa e druida. gosto d tanto usar magia qt luta. acho q p quem nunca jogou NVN na vida é bom começar como um figter q nao tem q se preocupar com magias… sei lá, só uma ideia…

  17. Khronny
    07/12/2008

    É foi uma idéia idiota começar com um bardo, bardos são bons em grupos, onde tem um monte de guerreiros pra salvar a pele dele ueahueahueahaeuheauheauhaeuaehae
    Comecei a jogar agora de novo (seu post me deixou com vontade), dessa vez com um ranger, vamos ver até onde eu vou agora eauhaeuaehuae
    A intenção desde o primeiro personagem era chegar na classe de prestígio de assassino aeuhauhaeuae mais com o bardo era meio foda eauheauhaeuae vamos ver se agora eu consigo!
    A Thyago pega leve vai euahaeuhae bardos são meio bobos mais são legais eauheauheauheaueah quem não adora sentar no canto e tocar uma música ueahueahauehuaeae Tá certo que isso num jogo de RPG onde você tem que basicamente bater e conversar não funciona bem aeuhaeuaehauehae

  18. 07/12/2008

    uma dica para o ranger: coloca bastante ponto em acrobacia e em destreza e coloca como feat o weapon finess

  19. Vivi Werneck
    07/12/2008

    @Khronny

    Um Ranger é uma ótima escolha! Com ele, além d poder conjurar algumas magias druidas, vc tb é muito bom com short swords e arco e flecha! Ah, e vc tem um animal companion tb!

  20. 07/12/2008

    opa, eu disse acrobacia? eu quis dizer constituição XD

  21. 07/12/2008

    mas eh assim mesmo rebeca
    cada classe pode fazer o q der na telha, agora se vc vai ter sucesso naquilo eh outra história

  22. Eduardo Peixinho
    07/12/2008

    Valeu pela resposta!!!
    E continue escrevendo muito…

  23. 08/12/2008

    Nossa tenho NWN 1 para o pc, jogava direto, achei muito legal

  24. PH!
    08/12/2008

    Nuuusssaaa!!!
    Comecei a ler este post um dia, aí fikei com preguiça e terminei de ler hoje!

    Só passei pra dar os parabéns pelo post, cê tá arrasando nas matérias Vivi, faz um ótimo trabalho com posts completos que saciam qualquer tarado pelo jogo ou leigo interessado.

    Aliás, muito sexy a foto, gostei! Só podia ser carioca mexmo!

  25. Vivi Werneck
    08/12/2008

    @PH!

    Ai, ai…. obrigada…rsrs…
    *envergonhada*

  26. meujoystick
    08/12/2008

    Acho que não tem jogo neste estilo tão divertido quanto NWN 1. Ainda jogo ele com meu irmão de vez em quando. Tenho a primeira edição que vinha numca caixa grande só o Neverwinter. Edição de colecionador, caixa noviiiiiiiiinha!!!! Depois comprei as duas expansões (Shadows e Hordes) separadamente.

    Parabéns pelo post.

  27. 09/12/2008

    Eu sou oficialmente viciado em Neverwinter Nights

    mais precisamente, em um servidor americano gratuito de Rolplay que eu joguei por um tempo … tive que parar de jogar por causa da Facu

    Enquanto o pessoal falava do Second life eu tinha uma second life no avlis (http://www.avlis.org/)

    fiz até um post sobre ele para quem quiser visitar
    http://wergeeks.net/?p=84

    parabens meninas pelo excelente post neste que é um dos meus games favoritos :D

  28. 09/12/2008

    esqueci de falar, meu vício é tal, que eu comprei 3 cópias do jogo, 2 pra mim e uma para meu amigo jogar comigo :P

  29. PH!
    10/12/2008

    @darthjee

    Eta viciado!
    Jah que vai sobrar uma cópia, doa uma pra um pobre neguim gamer? :P

    Sei como é que é. É muito mais divertido jogar um jogo desses em multiplayer!

  30. 04/01/2009

    a sim, de vez em quando eu empresto uma cópia, mas tenho que ter mina cópia sempre comigo :P

  31. Rodrigo
    23/02/2009

    Olá para todos.

    Gostaria de perguntar sobre o Neverwinter 1, no capítulo 2, na hora de entrar na Cidade de Luskan.

    Eu to jogando com um guerreiro que está no 11° nivel e gostaria de saber quem é o melhor para levar comigo?( o ladino, a clérigo, o monge….), Já que só dá pra levar um.

    E parabéns pra vcs meninas, muito legal esse site.

  32. Rodrigo
    23/02/2009

    Neverwinter é um dos melhores jogos para quem jogava RPG de livro como eu aqui no RJ, e não tem mais grupo pra jogar.
    Ele faz lembrar o passado, que todo fim de semana eu jogava com meus amigos.

  33. Vivi Werneck
    23/02/2009

    @Rodrigo

    Primeiramente obrigada pela visita. Bom, já que o seu personagem é um guerreiro, recomendo levar algum personagem q use magia (druida, wizard ou até mesmo um clérigo). já q a cidade está infestada de lycantropos q vão dar um pouco de trabalho e, como eles costumam atacar em bando, ter alguem com algum spell do tipo flamestrike (druida) é muuuito bem vindo! :)

  34. Rodrigo
    05/03/2009

    Vivi Werneck

    Obrigado pela dica.
    Joguei com a Linnu(Clériga), até o final.
    Já finalizei o jogo.
    Uma coisa que descobri sem querer é que os outros aceitam meu personagem do neverwinter.
    Vou começar a jogar as Expansões hoje com meu guerreiro.
    O que vc acha?

    E desculpa pela demora de resposta, é que viajei nesse carnaval.
    Vcs ainda respondem por esse site, ou já criaram outro para debaterem e tirar dúviadas do neverwinter?

    Um abraço pra todas vcs.

  35. Rodrigo
    05/03/2009

    Vivi Werneck.

    A propósito, quem tem magias de druida dos mercenários?
    Pois a disposição tem o ladino, clériga, barda, bárbaro, monge e feiticeiro.

  36. Vivi Werneck
    05/03/2009

    Oi rodrigo!

    Magia de druida só se o mercenário for um druida! nenhum outro (ladino, clériga, barda, bárbaro, monge e feiticeiro) podem usar magia selvagem.

    e pode continuar sim o com seu guerreiro q está indo bem. só não se esqueça: como seu forte não é magia, tenha sempre alguém que use magia na sua party! é muito últil. ah, e é claro, um rogue para abrir fechaduras e desarmar armadilhas!

    Qualquer outra dúvida fique a vontade!

    bjs

  37. Rodrigo
    05/03/2009

    Vou finalizar as expansões (Shadows of Undrentide e Hordes of the Underdark)
    Mas sabe lá quando vou terminar, afinal vai acabar as férias do trabalho semana que vem e to estudando a noite.
    To doido pra fechar elas pra poder jogar o Neverwinter 2.

    Mais uma vez um grande abraço para vcs meninas do site.
    E aguardo ansioso pra saber se já estão debatendo o 2.

  38. Rodrigo
    05/03/2009

    Vivi Werneck.

    Claro, sempre levo outros pcs que tem magia comigo.
    Adoro jogar com Guerreiros, mais sei da importância de um conjurador ao lado.
    Quanto ao final do neverwinter que finalizei essa manhã(ufa), fiquei decepcionado por não haver mais dialogo dele com a Aribeth e Linnu.
    Afinal cantei as duas no jogo kkkkkkkkkkkkkkkkkk.(minha namorada ficou rindo).
    Pois dá a entender que ele poderia ficar com uma das duas no final.
    O que vc acha Vivi? E as outras meninas e caras do site podem comentar também é claro.

    Um abraço a todos.

  39. Rodrigo
    05/03/2009

    Vivi Werneck.

    Perdão por ser chato, mais vc sabe dizer se tem a tradução para o Shadows of undrentide?
    Não sou bom em Inglês e só tenho a tradução do neverwinter.
    Eu baixei a tração para a edição platinum, pois eu comprei o jogo em edição platina.
    Mais a tradução só funciona pro neverwinter, as expansões naõ funciona a tradução.

  40. 10/03/2009

    primeiramente, sou do tipo de pessoa que passa pelos blogs, comunidades, sites e mais sites copiando informações sem deixar um só comentário. Porém encontrei uma coisa muito rara, uma garota que joga Neverwinter Nights…hahahahaha, tenho amigas que adoram Ragnarok(ah eu também adoro), FlyFF, ou D&D no máximo, mas normalmente jogam RPGs bonitinhos se é que me entende(ah mas D&D é divino).

    Mas então vou parar de enrolar, queria saber sua opnião sobre os personagens…qual raça corresponde melhor a qual classe, quais suas preferencias de combinações. eu, a principio, me amarro em ataques a distancia…mas isso no D&D, ja no NWN estes conjuradores e arqueiros se tornam muito fracos, digo, os herois de melee de dão melhor levando em conta que os atributos lhes proporciona uma vantagem direta quando se trata de combate (somente combate). poderia me dizer alguma preferencia? obrigado, ah a proposito bom post, sem brincadeira

  41. Vivi Werneck
    10/03/2009

    @Anton

    Oii… fico feliz q tenha gostado do post. Pois é, amo NWN e tb Oblivion, Diablo Fallout 3 e por aí vai… em relação a personagens do NWN eu amo elfos e só jogo com eles. só jogo de druida tb. geralmente chego ao nível épico como druida shifter. adoro os conjuradores e amo jogar com personagens q usem magia. poderia usar algum personagem com magia arcana ou divida mas prefiro magia selvagem (os druidas). em relação ao alinhamento, prefiro true neutral ou neutral good. o NPC q mais me cativou em NWN foi aquele bardo atrapalhado do Deekin, o Kobold. ate pq ele era o unico q ficava do meu lado nas piores horas, nao ajudava muito mas me rendia boas risadas! rss… falando em NPCs, no NWN2 eles estão mais marcantes e mais envolventes. Adorava as brigas entre o dwarf Kelgar e a rougue Neeska e o paladino Casavir era apaixonante (eu sempre jogo com personagem feminino).

    Acho que para montar um bom personagem vai muuuito mesmo da preferencia d cada um. mas, independente disso, escolher a sua party é igualmente importante. ex: se vc usa magia, consequentemente, não é muito bom em combate corpo-a-corpo, portanto, é essencial ter um fighter ou um monk no seu grupo. acontece o mesmo se for ao contrario. no meu caso eu, como druida, sempre tinha um fighter e um rougue no meu grupo. se aparece mais alguem usando magia era lucro! rss… bom acho q escrevi demais! rsrs… se precisar d mais alguma informação pode perguntar! bjoss

  42. Fer
    04/10/2009

    Eu tennho NVW 1 é muito legau meu irmão comprou ele instalou completo o NeverWinter, o Shadows of Undertide, e o Hordes of Underdark pelo o que eu entendi na revista que vinha os tres no DvD ele naum gostou muito e nem eu dei muita bola nois nem jogavamos tinhamos internet banda larga e nem jogavamos online, no jogo voce mais fala do que se aventura mas naum estou criticando. ai eu so jogava conquer online maior RPG muito bom ai passou tempos fikemos sem internet banda larga por causa de problemas ai estou no momento com diskda uma velocidade de 56 kbps impossivel jogar neverwiner onlinee.. depois de nao ter mais banda larga me interesso por NVW, mas agora comessei a jogar Offiline comesei a evoluir no jogo e se desenvolver pegar o jeito e gosto muitoo agora apesar de ainda estar a procura da terceira criatura magica para a cura estou no ninho dos mendigos ja passei pela peninsula e pelas docas agora no ninho dos mendigos aterrorizante.. mas estou indo em frente pretendo fechar o jogo e estou atras de manhas.. Qro dar uma nota para esse jogo maravilhoso parabens para os criadores do jogo a nota é 10.

    Para quem joga Boa Sorte.

    thauu..

  43. André K.
    09/12/2009

    Vivi

    estou impresionadu com seu conhecimento sobre esses jogos
    to aki as 1:50 da manha e entrei aki por acaso, pq estava
    procurando um tradutor para o NWN:SoU e acabei chegandu aki!
    auehauheauheauheuahe….mas fui lendo um pouco e vi q o conhecimento é vasto por aki! Bom eu tenhu um rager e digo
    q é o melhor na minha opinião alem de ter uma excelente
    abilidade na luta corpo a corpo ainda tem uma boa abilidade
    com arco e flecha, gosto mto de arqueiros! mas é isso ai
    to deixandu meu recado ai e aconcelho q jogem com ranger
    vão gostar!

    um bjão Vivi espero um dia poder conversar com vc pra gente
    falar mais sobre o assunto, queria ouvir suas opiniões!

    Bjooo :***

  44. Digo
    22/12/2009

    Boa notie eu a esta hroa da madruuga akii caçando alguam explicação para a “nova” (nao sei quando lançou) atualização 1.69 que diz ter nova classe de prestiigio (purple dragon kinght) e os chamados “rides” que sao montarias. Bom para vocês que estão sempre antenados em NWN gostaria de saber coo usar o ride pq eu atualizei o jogo para 1.69 e nao consegui jogar nos novos mapas ou ate mesmo utilizar a nova skiill (ride). Aguardo resposta xD

    mto obrigado desde ja Vivi e galera que participa do forum.

    :D

    • Amenia Desen
      14/10/2010

      eu sei q isso é óbvio,mas,olha,a skill ride só é utilizada em determinados módulos e/ou situações em que uma montaria está disponível,o que,pelo que me lembro,não ocorre na OC,nem em SoU e HoU,a não ser que seu personagem tenha uma perícia que te conceda uma montaria por dia(estilo summoning).

      isso ocorreu comigo,quando fui paladina de alto nível.Não sei de outras situações,mas…

      espero ter ajudado :)

  45. Amenia Desen
    14/10/2010

    Gostei muito do post,pena que não conheço pessoalmente ninguém que jogue Neverwinter Nights.
    Eu jogo NWN há um bom tempo no modo singleplayer e por causa disso meus amigos me chamam de antissocial (uashausha).
    O jogo é muito bom,viciei muito rápido,já fui paladina,campeã de torm,barda,discípula do dragão,clériga…

    A OC é boa pela história,mas é meio para te ensinar a jogar,entende?Parece uma introdução para as expansões,admito.

    Na versão Platinum realmente só vêm duas expansões,mas elas valem a pena:
    –Shadows of the Undrentide tem cenários lindos,assim como o deserto de Anauroch e aquela civilização que ressurgiu das trevas(não lembro o nome),mas é bem mais fácil que HoU

    –Hordes of the Underdark traz um nível muito maior de dificuldade,que ajuda aumentar a pseudo-auto-estima(q diabos é isso?!?) já que os characters podem chegar até a níveis épicos.

    NWN is life

  46. Jessé
    23/09/2011

    Show, vou colocar meu pc para rolo novamente para testá-lo

  47. Lucas
    23/04/2013

    Oláaa, comprei a revista Fullgames que continha o jogo NWN, isntalei o cd e as cdkeys tudo perfeito. Consigo jogar sozinho. Mas ao entrar em multiplayer não consigo jogar online. Parece que tem que cadastrar as cdkeys no site da bioware, mas não consigo achar onde…. alguem pode me dar uma força??? Tudo ali em inglês ta f…..

  48. rafael
    18/03/2016

    qual montaria usa pra guerreiro de armas grandes espada chin critico ou poder?

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.