O que Vanquish e Casshern têm em comum?

Tags: anime, Casshern, Inspiração, mangá, platinum games, shinji mikami, shooter, vanquish

Diferente do que muitos acham, não foi (somente) Gears Of War, Metal Gear Solid e muito menos Halo que inspiraram Shinji Mikami (de Resident Evil e Dino Crisis) em seu trabalho no desenvolvimento do game Vanquish (PS3, Xbox360).

Segundo o que o famigerado produtor relatou em um post no Blog de Produção do título, o conceito inicial de design foi baseado na série animada Casshern. Eu pessoalmente adoro ler relatos de produtores… A gente acaba sabendo de tanta curiosidade, sem falar da aproximação que esses blogs concedem entre o público e a equipe de produção. É simplesmente “gotta love”! <3

E com o Mikami não foi diferente. Nesse blog, o famigerado produtor revelou que optou por fazer Vanquish desta forma frenética – e viciante, diga-se de passagem! – por conta do desejo e do desafio de fazer um shooter com um incrível senso de velocidade. Para quem não sabe, Casshern, o personagem que dá nome à inspiradora serie em questão, é famoso por sua velocidade e seus socos e chutes acrobáticos poderosos e precisos, tudo isso graças a sua armadura.  Hmn… Isso lembra alguma coisa?

Pois é! No game, o protagonista Sam, – que lembra vagamente o nosso herói Solid Snake, principalmente na voz! – utiliza uma armadura que relembra a de Casshern, mas aqui a sua se chama ARS Suit, e ela lhe concede inúmeras habilidades, entre elas: transformar a visão do herói em slow motion para que ele possa se esquivar, disparar socos e chutes poderosíssimos e ainda é capaz de executar um boost que dispensa comentários. Vejam por si mesmos:

Já quanto a Casshern, que também é conhecido como Neo-Human Casshan, foi uma série japonesa dos anos 70 idealizada pela Tatsunoko Productions (responsável por Karas, Mach a Go Go / Speed Racer e Gatchaman). Como fã de alguns animes e mangás, devo dizer que Casshern é uma das minhas poucas séries favoritas nessa indústria, e sou suspeita para falar, mas acho uma série incrível! É cheia de metáforas profundas à sociedade e com um clima pós-apocalíptico muito mais pesado do que diversas outras histórias por aí.

A série animada original de Casshern teve 35 episódios, e anos depois ganhou quatro OVAs conhecidos como Casshan: Robot Hunter, que recontam a história original de forma mais adulta. Também foi produzido um filme live-action e mais recentemente, um reboot em formato anime intitulado Casshern SINS. Inclusive, quem está acompanhando o anime Saint Seiya: Omega, vai reconhecer de cara os traços de SINS, em vista que o mesmo diretor de design, Yoshihiko Umakoshio, se envolveu com ambos projetos.

Como se não bastasse tudo isso, o personagem Casshern também aparece no game de luta Tatsunoko Vs. Capcom (Wii), juntamente com seu companheiro, o cão robô multitarefa, Friender.

 

“(…) O game seria um shooter com elementos de Casshern (socar/chutar) a todo o momento, mas no fim, decidimos que seria apenas um shooter com poucos elementos de Casshern” – completa Mikami.

“Quando você joga, percebe que não há muitas oportunidades para socar ou chutar, mas quando você consegue essa oportunidade, e se sente como em um game de ação de verdade. Mesmo sendo a princípio um shooter, eu ficaria muito feliz se jogadores de games de ação dessem uma chance à Vanquish”.

Uma curiosidade, que vale a pena compartilhar também, é que ao invés da personagem Celas Victoria Elena como companheira e suporte de Sam, teríamos um cão robô exercendo estas funções! Felizmente – ou infelizmente – o conceito foi descartado e Mikami optou por colocar uma loira high-tech gatinha no lugar do melhor amigo do homem em versão robô.

E vocês? Já jogaram Vanquish? O que acharam? Mais alguém na face da terra é fã de Casshern como eu?

Sinceramente, como fã da série Casshern, prezei ainda mais Vanquish depois de saber de onde saiu a inspiração para a sua criação.

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
32 Comentários em "O que Vanquish e Casshern têm em comum?"
  1. Bebs
    09/08/2012

    Amo Vanquish. ♥

  2. leandro(leon belmont) alves
    09/08/2012

    o game mistura MGS com Gears of War e Mass Effect. uma boa pedida se misturadas com moderação.

    Hee-Hoo

  3. 09/08/2012

    Vanquish é um dos games que pretendo comprar pro PS3. Agora, Casshern, é bom demais. Possuo orgulhosamente o DVD do live-action. Muito bom mesmo. ^^

    • Jejé
      10/08/2012

      AEEE! Finalmente alguém que curte Casshern! :D
      Eu acho sensacional! E Vanquish é muito bom, é curtinho, mas vale a pena! Gotta love! <3

  4. leandro(leon belmont) alves
    09/08/2012

    e esse Cashern, a roupa dele é legal e brega ao mesmo tempo.

    • Jejé
      10/08/2012

      Na verdade é uma armadura… Eu acho muito bacana. XD

  5. The Punisher
    09/08/2012

    Não conheço essa série Casshern, mas se tratando de anime já assisti vários com pós-apocalíptico pesado, acho que nem preciso citar quais se não também vou me prolongar aqui. Bom, vou dizer um que nem é exatamente uma série, um manga que é AKIRA, pelo meu avatar se pode saber de outra e assim vai.
    E Saint Seiya Omega nem viu comentar viu.

    • The Punisher
      09/08/2012

      Ahh, ia esquecendo… Vanquish um dos meus se não o preferido da Platinum Games.

      • Jejé
        10/08/2012

        O meu preferido deles é Bayonetta, mas aí entramos em outra questão. XD

        E bem, eu curto Akira, mas pessoalmente eu prefiro Casshern. Com Casshan eu refleti bem mais. :P

  6. Carlos Lopper
    09/08/2012

    Eu já venho estudando o comportamento de Mikami há algum tempo e suas formas de inspiração de criação de jogos, sempre me aparecem A divina comédia e Metal Gear Solid. Há alguns anos, quando Mikami lançou Resident Evil 4, com uma nova jogabilidade, narrativa e coisa e tal, eu vi grande influência de Metal Gear Solid. Leon, o protagonista, age como um espião, assim como Snake; Ambos usam um rádio para comunicar e entender melhor a missão; a influência tbm da mira a laser, que foi algo presente em Metal Gear enfim.
    Porém… uma coisa que eu não gosto no Mikami, é a sua falta de compromisso com o seu trabalho, diferente de Kojima, que sempre trabalha em suas séries e com a maior cautela, pra que não fique algo desgastado.

    • Jejé
      10/08/2012

      Eu já discordo… Foi esse compromisso com as histórias dele que fizeram ele sair da Capcom. Tá certo que ali ele não tinha a mesma liberdade que ele tem agora na Platinum, mas pra ele ter ficado tão ofendido com RE5 a ponto de nem ter jogado o game… É por que ele realmente ficou abalado, afinal RE foi a série que elevou o nome dele. A Jill era a musa dele, ele mesmo afirmou isso em entrevista, e aposto que ele ficou muito p* quando anunciaram a “morte” dela. XD
      Mas enfim, é meu ponto de vista… Só trabalhando com ele pra saber como ele age mesmo. XD

  7. Fabão
    09/08/2012

    gow nova? q bacana, seja bem vinda, muito bacana seu texto Casshern é um clássico, o anime antigo assim como os ovas eu curto muito, já o filme liveaction eu não curti e essa animação nova ainda não vi, q pena q o Vanquish não pegou ainda mais de Casshern, eu acho q ele ficaria mais frenético ainda se fosse um pouco menos shooter e mais porrada, msm assim é um puta jogo, vlw pelo post esperamos ver mais posts seus por aqui… inté XD

    • Jejé
      10/08/2012

      Né! Eu não sei se curtiria mais ainda Vanquish, pois sou muito fã da versão final… Mas não seria má idéia. XD

  8. Shaka
    09/08/2012

    “optou por colocar uma loira high-tech gatinha no lugar do melhor amigo do homem em versão robô.”
    Boa jogada, eles perderiam vendas se deixassem de fora uma gatinha, e sempre bom ter uma mulher para chamar público.

    “E vocês? Já jogaram Vanquish?”
    Ainda não, apesar da história parecer bem rasa, esse jogo me interessa bastante pela dinâmica e modo de luta.

    “Mais alguém na face da terra é fã de Casshern como eu?”
    Não, mas me interessei pelo Saint Seiya Omega que vc falou. É melhor que a Saga de Hades?

    • Fabão
      10/08/2012

      shaka, saint seiya omega é diferente, eu particularmente não gostei muito, as partes q são realmente legais são aquelas q aparecem os personagens do saint seiya classico

    • Jejé
      10/08/2012

      Pior que eu concordo sobre seu ponto sobre as mulheres. :P

      A história do Vanquish parece rasa a princípio, mas no fim ele dá muitas reviravoltas.

      Olha, sobre Saint Seiya… Já adianto que de semelhante ao Casshern só tem o design mesmo. Portanto, não se iluda!

  9. lock
    10/08/2012

    Casshern so conheço o belo e estranhíssimo filme,

    • Jejé
      10/08/2012

      Também achei estranhíssimo a primeira vista, mas ele é belíssimo mesmo. <3

  10. xxx
    10/08/2012

    cara, vanquish é lindo podia ter para pc…outro crime é não ter coperative assim como sonic generations, mas é assim é difícil entenders essas desenvolvedoras de games!!

    • Jejé
      10/08/2012

      Verdade, podia sair pra PC mesmo… Apesar que a jogabilidade é bem melhor no controle, viu. Principalmente pelo fato dele ser TPS e não FPS.

  11. Henrique Melo
    10/08/2012

    Achei Vanquish freneticamente… repetitivo. Bem Gears of War mesmo: andar, atirar, andar, atirar, jogar uma granada, andar, atirar…

    • Jejé
      10/08/2012

      Não vou mentir, ele é sim repetitivo, mas no conjunto da obra, ele achei ele fantástico. Principalmente pela jogabilidade!

  12. georges
    10/08/2012

    Nunca joguei Vanquish e nunca vi esse anime:/
    Não tenho mais tanta paciência pra ver animes hoje em dia então acho que esse vou deixar passar também.
    Eu vi alguns vídeos sobre vanquish e gostei muito. Adoro jogos nesse estilo mais frenético e também spu fa de Gears of War!
    Vou tentar dar uma chance a ele mas isso vai demorar… Residnt Evil 6 chegando ae e meu bolso ja até começou a chorar :/

    • Jejé
      10/08/2012

      Também não tenho mais paciência para animes hoje em dia, é muito difícil algum deles me chamar atenção, mas recomendo o Casshern SINS. OU então os OVAs, que são apenas 4 e resumem o anime original, só que de forma bem mais adulta. ;)
      Inclusive, já que você citou RE6 (que para mim vai ser GOTY, LOL), eu pessoalmente achei a jogabilidade deste muito parecida com a de Vanquish. Quando a joguei a demo de RE6, me senti jogando Vanquish, na boa. XD #polemica

  13. xxx
    11/08/2012

    quanto aos animes, acho que eles criaram vida própria: alguém consegue acompanhar TODA a indústria de animes e mangás vendo tudo de todos os gêneros?haha
    quanto a jogar no mouse, acho mil vezes melhor que no controle, só falta eu ter um avc querendo mirar com aqueles manches e dedos;/ por isso não comprei ps3 e x360, não faz sentido, a franquia fps nasceu no pc com nosso wolfstein. E re6 como correr e atirar, mirar para cima, quero nem ver vai ser pc na cabeça , fora a resolução de 1080p:D e não a 720p arrastada dos consoles que também serão legais, mas não tanto como no pc presumo eu

    • gamer anonimo
      08/09/2012

      franquia fps nasceu em pc e dai e re nasceu em console

  14. 14/08/2012

    Vanquish é uma belezura de jogo

    A primeira vez que ouvi falar de Cassern foi no filme live action, logo após consegui os ova’s (já tava um ratinho de irc na época) mas NUNCA consegui os episódios da série. Me lembro outra belezura que nunca consegui assistir foi Ninja Scroll, mas isso é uma outra história.

    Hikari to Kage é foda, sem mais.

    • The Punisher
      14/08/2012

      Ninja Scroll é muito bom, digo o filme porque a série que foi baseada nele é bem diferente foi o mesmo que se viu no anime Blood the Last Vampire, a série Blood + já é outra coisa e outra mais recente Bood -C o filme/animação mesmo Blood the Last Vampire é muito melhor e, gostei muito também de seu live action do Blood the Last Vampire que aqui no Brasil deram a péssima tradução de “Caçadores de Vampiros”, até comprei o DVD assim que foi lançado.

  15. 30/08/2012

    Vanquish é um dos melhores jogos que já joguei. Fechei duas vezes e ainda sim sinto vontade de jogá-lo novamente.

  16. Tetsuya
    23/04/2016

    Ore wa… Casshern…
    Primeira vez que assisti casshern foi com 5 anos. Meu pai alugou um DVD para eu assistir(kyasshan). Eu achei incrível!
    E quando eu fiz 11 anos eu procurei essa série de novo, e foi difícil, porquê eu não sabia como escrever o nome. E sem falar que tinha poucos sites sobre Casshern ou kyasshan na Internet. Aí eu achei o anime Casshern Sins. Depois eu vi na net que tinha um filme e um OVA. Aí eu assisti o filme, depois procurei o OVA. Agora eu só estou esperando um Game para play e um filme sobre o anime Casshern Sins. Gosto também de falar sobre as habilidades dele. Como dito no filme, ele tem a velocidade de um relâmpago ⚡. E na primeira série ele resiste à tiros e explosões sem problemas, no anime ele é imortal e ninguém consegue matá-lo, e ele tem uma espécie de energia chamada de “a destruição” que foi a causa do fim do mundo. Ele também quebra todo tipo de metal e minerais (diamantes, titânio, aço) e passa por dentro de montanhas como se não tivesse algo na frente dele. Ele então tem uma super força, energia destrutiva, super resistência, é imortal, tem velocidade da luz. E por isso que ele é o mais forte, tanto na primeira série, no OVA, no filme e no anime.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.