Os estágios da infecção em The Last of Us

Tags: infectados, naughty dog, the last of us, zombies, Zumbi

last-of-us-topo

Acredito que todos já devam saber, ao menos um pouco, sobre o próximo game da Naughty Dog – famosa pela série Uncharted – chamado “The Last of Us”. O título é um jogo de ação e aventura num cenário pós-apocalíptico (onde será que eu já ouvi isso?) em que os sobreviventes devem lutar contra uma espécie de “zumbi-pipoca”, ou como a Naughty Dog prefere se referir como “Infectados”. O que dá no mesmo, em minha opinião, até porque para se tornar um zumbi é NECESSÁRIO ser infectado, mas enfim…

Mesmo os zumbis-pipoca (vocês entenderão o porquê disso mais a frente), ou Infectados, terem ganhado um grande destaque no primeiro trailer do jogo (que vocês podem assistir mais abaixo) eles agora parecem que foram um pouco deixados de lado – em detrimento de uma aparição maior dos protagonistas.

Num recente evento para a imprensa, que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos (não, na China! ¬_¬), a equipe do site ShackNews teve acesso a uma versão demonstração do jogo e pôde lutar contra esses “não-zumbis” (mas que alguns continuam tendo cabeça de pipoca!).

 

Mas o que são os Zumbis-Pipoca?

A inspiração para os Infectados veio de um tipo de fungo chamado “Ophiocordyceps unilateralis”. Esse simpático bichinho parasita formigas, transformando-as em abrigos mortos-vivos de seus esporos mortais. Quando infecta a pobre formiguinha serelepe, o fungo devora o inseto ainda vivo e – no processo – altera seu comportamento. Algo parecido com aquele verme de cabeça que aparece em Limbo e deixa o molequinho perdido, coitado… Alguém jogou até essa parte?

Pois bem, a equipe de desenvolvimento do game pensou no seguinte: “huuum… O que poderia acontecer caso esse fungo tivesse um efeito parecido em seres humanos?”. E assim nasceram os Infectados.

 

Os estágios da infecção

last-of-us-1

Runners são parecidos com os zumbis tradicionais.

Existem múltiplos estágios desta infecção em The Last of Us. Na demo do jogo, testada pelo site citado no início do post, foi possível jogar contra dois tipos deles. Primeiro vieram os “Runners” (Corredores). Esses pobres infelizes foram recentemente infectados e estão no “estágio 1” da contaminação.

O Diretor Criativo do jogo, Neil Druckmann, explica o seguinte sobre os Runners: “Eles ainda conseguem enxergar e têm certo senso de humanidade. Eles quase possuem consciência do que estão fazendo, mas não conseguem se controlar”, disse Druckmann (que já li duas vezes como “Drunk Man”). E ainda acrescenta: “Eles correm rápido, podem te derrubar e agem em bando”.

Vagarosamente, a infecção vai se tornando incrivelmente visível até o hospedeiro se tornar uma verdadeira besta de cabeça de pipoca, daí vem a minha denominação de “Zumbi-Pipoca”. Essa foi, inclusive, a versão do Infectado que vimos no primeiro trailer do game. “Conforme o fungo se espalha, ele consome mais e mais da biologia humana. O parasita cresce para fora dos olhos e faz a vítima ficar cega. Esse é um destino pior que a morte”, explicou Drunk Man – digo – Druckmann. “Você ainda está vivo, mesmo nesse estágio, mas tem que sofrer toda essa dor e tortura”, conclui. Teeenso…

last-of-us-2

Clickers te matarão com apenas uma mordida!

“Clickers” representam o estágio 3 da infecção. “Eles têm esse nome porque usam o som para se localizarem e mapeiam o ambiente usando ondas sonoras. Caso detectem algum movimento, vão para cima de você” – descreveu o Diretor Criativo. “Eles até podem ser mais lentos, mas se te pegarem… Você terá sérios problemas. Quando eles te tocarem, você estará perdido”.

Sim, pequenino herculóide, uma única mordida de um Clicker resultará quase sempre em game over – dependendo da quantidade de saúde que o jogador tiver na barra de vida. Agora imagine: se um Clicker incomoda muita gente… Uma horda de Clickers incomoda, incomoda, incomoda… Ah, você tá f***!

last-of-us-3

E, finalmente, o fungo toma conta de todo corpo da vítima.

Eventualmente, e se ninguém matar o hospedeiro antes, o fungo domina completamente o corpo da vítima. Em uma parte do jogo, ainda segundo a equipe que teve acesso a demo, um cadáver estava colado numa parede, com pedaços de tecido, órgãos e fungos distorcidos para fora. Coisa bem perturbadora…

 

The Last of Us tem previsão de lançamento para maio de 2013 e é exclusivo do Playstation 3.

 

– Fiquem agora com mais um pouco do Infectado. Vai uma pipoquinha aí? XD

popcorn-zombie-girlsofwar

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
32 Comentários em "Os estágios da infecção em The Last of Us"
  1. tonshinden
    05/02/2013

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca + vou comer pipoca kkkkkkkkkkkk morri com a tirinha do final deixa eu terminar de ler o post ^^

    • Vivi Werneck
      05/02/2013

      Fico feliz que tenha gostado da tirinha. Sou uma negação épica em Photoshop e só sei colar as figuras uma em cima da outra! rsrs XD

  2. tonshinden
    05/02/2013

    pronto terminei de ler esse game parece ser uma grande promessa de 2013 vem logo maio !!!!!

  3. The Punisher
    05/02/2013

    No game Singularity (que sem exagero é um dos melhores FPSs dessa geração que já joguei já que não se trata de só ficar dando tiro em inimigos humanos como na maioria dos FPSs que usam temas de guerra) que são assim também como os “Clickers”, são cegas, mas se incomodadas ou ouvirem algum som vindo de sua direção te atacam.

  4. Glaucia
    05/02/2013

    Ola Vivi, gostei do ótimo post tudo muito bem explicado, acho que vai ser um bom game com esses zumbi pipoca ou mesmo orelha de madeira que também parece rsrs. É uma pena que somente é do Playstation, A tirinha ficou ótima,mas eu amo pipoca nunca vou deixar de comer esta danada.

  5. Nero
    05/02/2013

    Hey Vivi,excelente post,como sempre!Adoraria jogar esse jogo,mas como não tenho um ps3,vai ter que ficar na minha listinha de jogar assim que eu conseguir emprestar o de alguém,junto com Journey,Final fantasy Versus XIII e outros aí.
    Off Topic:Como assim 3 posts em um só dia?? O_____O

    • Vivi Werneck
      05/02/2013

      “Como assim 3 posts em um só dia?”

      surto psicótico! XD

  6. Leandro Sousa
    05/02/2013

    Tenso esses Popcorn Zombies, rs. Eu li a respeito desses fungos que tornam as pobres formiguinhas como zumbis. O que faz sentido com o que se mostra sobre o jogo, algo como se a natureza estivesse “contra atacando” as ações humanas, tornando as cidades como florestas. Creio que será um dos grandes jogos desse ano.

  7. leandro(leon belmont)alves
    05/02/2013

    parece os monstros de Dead Space. vai ser complicado enfrentar esses bichos

  8. Guto Collares
    05/02/2013

    “O Diretor Criativo do jogo, Neil Druckmann, explica o seguinte sobre os Runners: ‘Eles ainda conseguem enxergar e têm certo senso de humanidade. Eles quase possuem consciência do que estão fazendo, mas não conseguem se controlar’ ”

    Isso é causado por um fungo ou por exposição ao BBB 13???

    • The Punisher
      05/02/2013

      Eu diria que foi excesso de BBBs, afinal 13 anos assistindo lixo televisivo nisso que dá!

  9. Fagner
    05/02/2013

    Pena ser exclusivo de ps3, mas até quando, ninguém sabe. Promete ser um bom jogo.

    • andre
      07/02/2013

      o game é da sony não tem chance de sair pra outro , kd um com seus exclusivos

      • Fagner
        07/02/2013

        Vixe, não sabia oO agora a casa caiu LoL.

  10. 05/02/2013

    O melhor do post foi a tirinha da Vivi. Photoshop master. >:p

  11. Lipe!
    05/02/2013

    O som que essa criatura faz me lembrou o som de uma criatura de algum filme do Guilhermo Del Toro.

  12. Aline - A Otome Gamer
    05/02/2013

    Muito ansiosa com esse jogo, melhor coisa que existe, atirar em seres perturbadores, infectados, famintos com todo ódio do coração! kkkkkkkkkk, já vi vários comentários sobre esse jogo e disseram, que é provável, que será o melhor jogo do ano!!

    É, Sony… Fazendo com quem não tem um PS3 ou um computador bom sofrerem! rsrsrs

  13. 06/02/2013

    Vivi, gostei do seu texto, mas serei sincero. A temática zumbi, para mim já deu. Esse jogo seria muito mais interessante, inicialmente para mim, se o foco fosse a sobrevivência sem os zumbis ou infectados ou monstros. Seu único inimigo é outro ser humano que busca a mesma coisa: alimento ou alguma coisa do gênero. Não sei por que mas fiquei com o filme A Estrada (com o Viggo Mortensen) na cabeça.
    Beijos

    • Marcelo Sarmento
      06/02/2013

      Até concordo contigo, Leonardo. Acho que essa temática dos zumbis já foi explorada demais. Mas, neste caso específico, veio bem a calhar. Se fossem somente seres humanos “normais” como inimigos, na minha opinião, o jogo acabaria ficando cansativo. Acredito que este será “O Último Grande Jogo de Zumbis”. E foi uma grande sacada esta de ter como base o tal fungo que ataca formigas. Eu havia assistido um documentário sobre ele anos atrás, e é muito impressionante a forma como ele age. A coitada da formiga fica doidona. Muito bom, gostei dessa idéia ser implementada no jogo.

  14. 06/02/2013

    Ai, ai, ai, mais 200 merréis pra maio… -_-”

  15. HaPa
    06/02/2013

    Sem duvida alguma esse é o jogo mais aguardado de 2013, talves ate o game of year de 2013. Provavelmente os players anti zumbis vão dizer que o tema ja esta cansativo e blablabla… Whatever!!! Zumbis são e sempre serão uma tematica pra games, filmes, quadrinhos e nesse game especificamente uma produção digna do gênero. So lamento quem não quiser jogar essa maravilha apocaliptica com aroma de pipoca de microondas (Vivi parabens!). Aos demais que criticarem the last of us vão jogar fifa haha!

  16. The Punisher
    06/02/2013

    Temática de zumbis pode até ter dado o que tinha que dar que já está manjado e até saturado, mas, querem temática que mais esteja saturada do que de guerra que é usado em 98/99% dos FPSs, principalmente da 2ª Guerra isso sim já encheu o saco. A única coisa que mais já deu o que tinha que dar do que isso são jogos de futebol, isso sim ninguém merece. Tipo nuns e outros camaradas que só compram um console da atual geração para única e exclusivamente jogar games de futebol, isso é desperdício de hardware, de desempenho de um console e principalmente dinheiro sem igual.

    • Georgina
      06/02/2013

      É verdade, the Punisher eu tenho pelo menos uns quatro amigos que tem a pelo menos quatro anos um x-box e só joga futebol, é incrivel. Porém realmente essa temática zumbi já tá dando nos nervos, e muito zumbi e historias variadas mas que acabam contando a mesma coisa so´que com graficos cada vez melhores. Com certeza menos 200,00 reais na carteira.
      Obs.: User 1.3 Fritopan? Nossa vc tirou esse do fundo do baú. Era realmente uma delicia.

  17. 06/02/2013

    Cara, vou comprar esse game por causa dessa matéria, Vivi.

  18. Nero
    06/02/2013

    Alguém ai em cima disse que esse será o ultimo maior jogo de zumbi.Receio que esteja errado amigo,estão criando um jogo chamado state of decay(Vivi,poderia fazer um post sobre,se for possivel?) que está prometendo muito,ainda está um pouco longe de ser lançado,mas o que mostraram até agora é MUITO impressionante.

    • Vivi Werneck
      06/02/2013

      pesquisarei sobre ele! o/

    • 07/02/2013

      Vi um trailer desse State of Decay e não vi absolutamente nada que possa ser considerado “diferente” (inclusive os gráficos não são lá essas coisas). De repente você pode me ajudar com isso.

      Já The Last of Us tem um nível de realismos fora do comum! Vendo os gameplays (só vendo), percebe-se que vai ser quase como “jogar um filme”. Essa ideia em games não é nada nova, realmente, mas acho que TLoU é o jogo que mais conseguiu chegar perto disso (por exemplo, os comentários “aleatórios” que a garotinha faz dependendo da ação; as expressões dos personagens; as surpresas que podem acontecer durante combates; enfim).

      Tem-se muita liberdade para tocar o jogo como se queira, vi gameplays do mesmo ponto em que as pessoas fizeram ações diferentes e que mudou completamente o rumo das coisas. Alguém disse que vai ser o jogo do ano e também estou apostando nisso!

  19. The Punisher
    06/02/2013

    Não se esquecendo de que ainda tem o lançamento de The Walking Dead: Survival Instinct programado para Março, agora se vai ficar bom ou não, já é outra história.

  20. Rafael21Lei
    06/02/2013

    esse jogo promete ser muito bom, só espero que realmente tenha qualidade… Otimo Post parabens Vivi.

  21. Guto Collares
    18/02/2013

    Creio que é injusto dizer que “A temática dos mortos-vivos está batida”.
    Afinal, é – na maioria das vezes – um plano de fundo sobre o qual outras perspectivas, outras estórias e mesmo um outro panorama se desenrola.
    Veja as diferenças entre “The Walking Dead” (o game premiado na VGA), “Resident Evil” e “Dead Island”, por exemplo.
    O primeiro é um drama (point-and-click) sobre pessoas que se vale do apocalipse zumbi para dar matiz aos acontecimentos e conflitos.
    Resident Evil é aquele emaranhado (3rd person shooter, que um dia foi survival horror) de conspirações sobre a Umbrella, momentos com clara inspiração no cinema, um vírus como a estrela central da trama e muitas estórias entrelaçadas.
    Dead Island é puro gameplay: RPG-like-builds diferentes, armas escatológicas, mutilação pra todo lado… pra quê enredo?!

    Então… São coisas muito diferentes que estão no mesmo escaninho?!
    Jogos de futebol são todos similares, sim. Não idênticos, mas semelhantes. FPSs idem.
    Mas “Jogos de Zumbi” abrangem uma gama diversa demais de gêneros pra que seja possível os encaixar numa mesma categoria.

  22. Guto Collares
    18/02/2013

    Pra finalizar o raciocínio,
    Então, uma temática abordada de ângulos tão diferentes – e sabe-se lá quantos mais são possíveis – não deve estar esgotada…

    Mas é compreensível que pode causar um certo desagrado a quem não gosta. Especialmente por estar, vamos assim dizer, numa ascendente.

  23. mrhertz
    25/02/2013

    tomara q esse jogo seja melhor q a serie uncharted… so compro quando eu souber q presta.

    uncharted jamais !!!!!! detestei. jogo besta da porra. so tem grafico.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.