Os mundos mais maledetos de Super Mario Bros 3

Tags: Análises, Bowser, dark land, mario bros, power-ups, super mario bros 3, warp zone, water land

 

Por Rebeca Gliosci


Super Mario Bros 3 é um dos games que eu mais amo, desde que me entendo por gamer. E, junto de Super Castlevania 4, é o game que mais joguei na vida. Jogo até hoje no emulador e nunca enjôo. Eu poderia fazer uma lista enoooorme de todos os motivos que me fazem amá-lo e alguns dos itens principais seriam:

- A diversidade de mundos existentes, cada um com seu tema  e jogabilidade peculiares. Tem mundo da neve, mundo do deserto, mundo gigante, mundo dos canos, etc.

- Os filhos do Bowser. Muito mais legal matar as crias do bichão uma a uma, até chegar nele, do que os “false Bowsers” do primeiro game.

- Os power-ups. Neste game equiparam o Mario com muito mais do que uma flor que solta foguinho. Ele pode virar sapo para nadar melhor, guaxinim para dar rabadas nos inimigos e voar batendo a cauda, um guaxinim mais desenvolvido que se transforma em estátua para confundir os Koopas, pseudo-besouro para jogar martelos e se proteger em sua concha e pode usar uma botinha verde para dar super saltos e pular nos inimigos e partes dos cenários que tem espinhos.

- As casinhas do Toad. Ao longo do jogo é possível encontrar casas em que o Toad te permite escolher entre três baús ou jogar um minigame, para ganhar itens valiosos.

- O jogo das figuras rodando no quadrado. Ao final de cada fase, Mario se depara com um quadrado em que ficam rodando as imagens da flor, cogumelo e estrela, e deve atingi-lo para ver qual figura sai. No canto inferior direito da tela há três quadrados vazios, que vão sendo preenchidos com as figuras que você junta. O objetivo é que a cada três fases você consiga juntar três figuras iguais. Com três cogumelos ganha uma ou duas vidas (não lembro agora), com três flores ganha 3 vidas e com três estrelas ganha 5 vidas. O desespero geral da galera era tentar sempre conseguir três estrelas, tarefa difícil.

- Warp Whistle. Esta flauta (sei que é apito, mas gosto de chamar de flauta) é o item mais raro e cobiçado do jogo. Ela te permite ser transportado para a Warp Zone, de onde você pode acessar outros mundos, pulando estágios e avançando mais rápido no game. Usando-a no mundo 1 você pode pular para o mundo 2, 3 ou 4. Usando-a nos mundos 2 a 6 você pode pular para o mundo 5, 6 ou 7. Usando-a nos mundos 7 ou 8 você pode ir para o mundo 8.

Nossa, empolguei e acabei desviando do assunto principal do post. Vamos voltar ao foco. Os dois mundos que considero mais maledetos em Super Mario Bros 3 são os mundos 3 e 8, porque são muito chatos de passar, dão um trabalhão.

Mundo 3 – Water Land

Os mundos da água sempre foram a minha maior praga na série. Tudo bem que a jogabilidade nas fases aquáticas não ajuda nem um pouco, mas eu tenho um bloqueio crônico que me faz ser extremamente tapada com o Mario nadando, gente. Em Super Mario Bros 3, a não ser que esteja com a santa roupa do sapinho, eu morro quinhentas vezes antes de passar deste mundo cretino. O meu maior pesadelo são as infames lulas brancas que vem com tudo na diagonal. Meu irmão e eu as chamamos de “Lula Lelé” ou “Lula LL”. Eu sei que para o resto do universo gamer é super fácil desviar delas, mas eu sempre dou de cara com as infelizes! E as que vem com os filhinhos, então? Aff… Outro biscateiro que me sacaneia é o peixão dentuço, seja nas fases em que ele solta um filho pela boca (WTF?) ou nas fases em que se bobear ele te engole (Vivi disse “ui” em pensamento, agora). Mas, para compensar todo o sofrimento, o mundo da água tem uma das coisas que acho mais fofas no jogo: um barquinho que te leva para outras partes no mapa.  xD

Mundo 8 – Dark Land

O último mundo. Eu acho este um dos game levels mais criativos de todos os tempos. Os desenvolvedores radicalizaram, transformando os arredores do castelo do Bowser em um ambiente vulcânico sinistro, que conta até com uma parte completamente escura em que você só enxerga o próprio Mario e fica sem saber onde vai parar. A área ainda é protegida pelas tropas do exército Koopa e muitas das fases são veículos de guerra: tanques, navios e barcos voadores. Ô mundinho complicado de avançar, viu gente? Chegar no Bowser é mais difícil do que matar o dito-cujo. Até hoje eu tenho dificuldade com a Dark Land. Passar pelos veículos é especialmente tenso, com balas de canhão vindo de tudo que é lado, maçaricos te queimando e uns filhos de biscate saindo do chão para tacar trequinhos em você. Outras coisas para perturbar sua vida são fogos expelidos do magma, bolas brilhantes psicodélicas que orbitam em torno de eixos, fantasminhas com nariz de palhaço, Koopas-esqueletos bocós, pedras mau humoradas, filhos do peixão dentuço saindo do magma e voando na sua cara (WTF?²) e estátuas do Bowser que soltam raio laser (WTF?³).

Matar o Bowser é tranquilo, pelo menos, para compensar todo o sufoco anterior.  xD

 

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
54 Comentários em "Os mundos mais maledetos de Super Mario Bros 3"
  1. Rebeca
    16/03/2010
  2. 16/03/2010

    No meu caso eu sempre achei o World Sky muito mais difícil de passar. Tipo, eu guardava todas as asinhas “P” pra usar naquele mundo, tenho trauma de abismo!
    []‘s

    • Rebeca
      16/03/2010

      Só usando o truque do vôo infinito, néee? Pô, até eu que sou ruim pra caramba passava nas fases do mundo do céu sem o “P”. hahahah xD

  3. 16/03/2010

    Caramba! Eu ganhei a fita japonesa com 4 anos, mas só fui zerar já velho. Depois era um pulo.

    O melhor é o fator replay. Você zera usando flauta, depois quer zerar do 1 ao 8 sem pular fases, depois fazendo speedrun, depois só indo nos mundos pares, fechar o mapa só com o Luigi, etc.

    O mundo 3 não era tão chato assim vai, chato era perder no barco voador e ele ir pro outro canto do mapa.

    E a música da caixinha de dormir era bem relaxante =)

    • Rebeca
      16/03/2010

      Fator replay altíssimo mesmo! xD

      Era muito fofa a música da caixa. E os bichos ficavam tão bonitinhos dormindo. *_*

  4. Master Kim
    16/03/2010

    Bons tempos esses onde um jogo para crianças era mais difícil que qualquer jogo complexo para adulto de hoje em dia.
    Quando terminei ele, no SNES, foi só alegria, achei que tinha feito um grande feito na minha vida hehe. pobre criança…

    • Joanilson
      19/01/2011

      De criança,talvez esse game tenha a temática,mas o desafio nem pode ser dito que é para gente grande e sim para gamer grande.

  5. Walmir
    16/03/2010

    8, era a idade que tinha quando ganhei esse game e 9 a idade com que zerei ele!!!

    Anchi os olhos dágua agora!!! T_T

    Simplesmente o primeiro game que zerei na vida… fantástico o game…. lindo… melhor Mário que jah joguei (só joguei até o 64 Ç_ç)

    Tive ele no Nes e depois comprei um Super Mario All Stars de Snes por causa dele! Lindo demais.

    Aquele castelo MALDITO, MALDITOOOOOOOOO, MALDITOOOOOOOOOOO (Gutural) da Dark Land, que ódio!!! Era o que eu sempre me ferrava!

    Gostava na Dark Land da fase do barco no barro (usava esse nome pq c viu a cor daquela água????) pq era só vc pular dentro da água e nadar sem parar por baixo do barco e sair no final sem tomar nenhum tiro. XD

    Nossa, voltei aos meus 9 anos agora!!!

    Rebecaaaa.. Post lindo… se conseguir mais coisas sobre esse Mário posta ai! Li uma vez que as “Fantasias” que o mário usa no jogo são todas tiradas do Folclore japonês.

    Por último…. alguém sabe quantas flautas tem no game? Eu lembro de achar 4…………

    Vlw!!!

  6. JackAndKiLL
    16/03/2010

    Rebeca, então o jogo da década para você foi God of War??

    • Rebeca
      16/03/2010

      MGS3 e MGS4. ;-)

      • JackAndKiLL
        16/03/2010

        eita, mas na EDGE vc mandou god of war né

        • Rebeca
          16/03/2010

          Uai, segundo amigos meus que leram a revista, o Fabão pegou meu comentário deste post e colocou inteiro na EDGE, não só o pedaço que falei de God of War… (procura aí “Bebs”)

          http://edgebr.blogspot.com/2009/12/os-melhores-da-decada.html

          Pelo comentário dá pra ver que citei God of War como marcante, mas não como meu jogo da década. ^__^

          • JackAndKiLL
            17/03/2010

            na EDGE saiu assim…
            Jogos da década

            Rebeca Gliosci
            God of War me marcou… Eu nunca fui muito fã de jogos com bastante ação e pancadaria, achava um saco e ficava torcendo pra virem poucos inimigos e que as lutas fossem curtas. Sempre preferi games com foco maior na história, nos diálogos, puzzles e quests. Mas, com God of War, pela primeira vez eu me vi super empolgada com a ação frenética, torcendo pra vir mais e mais inimigos pra eu dar porrada.

          • JackAndKiLL
            17/03/2010

            foi só o pedaço de God of War que saiu na edge…

          • Rebeca
            17/03/2010

            Os jornalistas e sua mania de pegar apenas a parte que mais lhes interessa dos comentários dos outros. Vou reclamar com o Fabão. ¬¬

            hahahahaah

            E sério, ainda tive amigos que disseram que tinha saído todo o comentário na revista. Aiaiai.. hahaha
            Pô, todo mundo que leu tá pensando que meu jogo da década foi God, sendo que na verdade foram os MGSs (e BioShock em segundo lugar). xD

          • JackAndKiLL
            18/03/2010

            Hahahaha… pois é…. eu li la na Edge, e falei.. vou ter q tirar essa dúvida com a Bebs
            ^^

      • Joanilson
        19/01/2011

        Metal Gear Solid 3 foi um dos games que mais joguei na vida.Simplesmente perfeito!

  7. Angelo
    16/03/2010

    Fase de agua dificil mesmo é a do Donkey Kong Country 3. Aquela lá no final do jogo que a água é roxa que INVERTE totalemnte seus controles.
    É Hardcore.

  8. 16/03/2010

    Noooossa super mario bros 3! xD No meu caso eu joguei bem mais o Super Mario World, que foi o suficiente pra me fazer apaixonado pelo jogo, me dando a NECESSIDADE de atravessar por todos os segredos que ele pode guardar. Sabiam que tem três Whistles nesse jogo? O_O Eu fui descobrir, acho, por volta do ano passado já, mas foi incrível descobrir que depois de anos de ter jogado o jogo ainda tinha segredos.

    Uma das Whistles é a primeira, e era a menos encontrada. Embora tivesse muita gente que achasse a do primeiro castelo, voando por cima da parede, essa primeira se encontra na terceira tela. Tem que pular em cima de um bloquinho branco que tá flutuando no ar, e ficar segurando pra baixo. Depois de um tempo segurando o Mario cai por trás do bloco e dá pra gente correr por trás do cenário! O_O Aí ao final a gente passa por trás do chapado preto e encontra um Toad com um baú. xD A terceria é no segundo mundo, usando um martelo pra destruir uma árvore. Dava vontade de pegar as flautas só pra colecionar mesmo porque o divertido era passar em todos os mundos! Oo

    Quanto à pegar a estrela sempre no final de cada level, eu tinha um truque pra isso. xD Se eu não estivesse usando uma roupa que corre de uma forma diferente, como a do sapo ou a bota, esse truque funcionava. Sempre antes de chegar no chapado preto era pra começar a correr, de forma às setinhas vermelhas na base da tela estarem no máximo, em ponto de vôo, quando chegasse no quadrado com os itens girando. Se vc pulasse na diagonal enquanto corria, de forma a acertar a quina do quadrado, sempre dava estrela. xD Mas tinha que vir no pique e pular na hora certa.

    Quanto às roupas do Mario, olha esse desenho que encontrei na net:

    http://sopradoresdecartucho.files.wordpress.com/2010/03/1268637544958.jpg

    nota: Sempre detestei as telas da água em todos os jogos existentes. xD Principalmente Donkey Kong. >.<

    • Rebeca
      16/03/2010

      O bom de Mario 3 é que tinha inúmeros segredinhos escondidos, né? Desde a segunda Whistle que vc pegava por trás do preto chapado a um monte de blocos suspensos invisíveis, que você acertava sem querer e pensava “eitaaaa, tinha um bloco aqui”. O bom é que meu irmão sabia TUDO no jogo, senão eu nunca ia descobrir os segredos sozinha… já falei que sou muito desligada, né? hehehe xD

      E as fases de água de Donkey Kong são um terror também! @__@

  9. 16/03/2010

    NOSSSSS eu morro mtu nakelas fdps d lulas brancas meu deus… eu vouto o jogo todo só pra pega uma plantinha i acaba com elas no fogo –’
    (new super mario bors pra ds)

  10. georges
    16/03/2010

    Seu post me fezlembrar dos meus bons tempos de criança.
    Quando eu ainda nao jogava pra matar demonios ou monstros mitologicos ejogar video game era coisa inocente.

    Bons tempos…

  11. aureliox
    16/03/2010

    “pseudo-besouro para jogar martelos e se proteger em sua concha”

    Ué, é pseudo tartaruga! Aquelas tartarugas que jogam martelo e tem capacete (Hammer Bros), ele veste a mesma armadura, pode ver

    [img]http://img153.imageshack.us/img153/2904/hammerbrosjs0.jpg[/img]

    [img]http://www.mariowiki.com/images/0/00/HAMMER_BRO_3.PNG[/img]

    • Rebeca
      16/03/2010

      O__O

      É mesmoooo! Ele veste a roupinha dos Hammer Bros. E eu sempre chamei de pseudo-besouro. hahahahah

      • aureliox
        16/03/2010

        Isso acontece muito com os jogos que a gente joga na infância. Eu não lembro agora, mas tem cada nome que eu coloco nos games antigos, as vezes nao tem nada a ver com a coisa hahaha E o pior é que não tem jeito, eu sempre acabo chamando o nome da minha infancia.

        • Rebeca
          16/03/2010

          Que nem o apito, que até hoje não consigo deixar de chamar de flauta. xD

          • 17/03/2010

            Isso vai ser sempre uma flauta… Pode ser originalmente um apito, mas o negócio tem forma de flauta, som de flauta, e é tão legal como uma flauta. Rsss

  12. aureliox
    16/03/2010

    Um dos melhor jogos da história, sem dúvidas. Revolucionou também o modo 2 players – ficou aquela briga dos infernos pelos bonus e casinhas do toad. Eu lembro como hoje a raiva que dava quando eu passava bem de uma fase e abria o puzzle “jogo da memória”, mas quem ia era meu irmão GRRRR
    E na fase da água, as pontes que ligam para os bonus sempre fechavam na minha vez… so sad…

    • Rebeca
      16/03/2010

      Acontecia isso com meu irmão e eu. Ele era que nem você, passava super bem das fases, mas os bônus e casinhas do Toad sobravam sempre pra mim, como Luigi. hahahaha xDDD

  13. 17/03/2010

    Devo dizer que Super Mario Bros 3 é um dos jogos do mário que mais gosto, mais até que o Mário Bros classico. Mundos da água odeio todos, odeio todos mesmo, não é exclusivo do Mário não >=(. Eu particularmente gosto das fases onde pode se jogar com o Hammer Mário, já que ele é overpower, com o “martelo de thor” em mãos.

  14. Siri
    17/03/2010

    Tia Bebs é das minhas! ^_^

    Mario 3 e Mario World são jogos que eu poderia jogar durante 500 anos sem enjoar.

    Aliás, a maioria das coisas que o Miyamoto bota a mão é assim.
    O cara é o Midas dos games.

    (mas bem que ele poderia parar com essas fases de água… odeio todas elas… -_-’)

  15. adriano
    17/03/2010

    realmente, é o jogo masi irado de todos os tempos. lá em casa todos jogamos até hoje no emulador.
    quanto à estrela no final da fase, Alan Flamer já deu a dica e é a que usamos lá em casa, vir correndo e bater no canto inferior esquerdo, nunca tem erro. :)

    delícia de post.

  16. Jhun
    17/03/2010

    Putz kra Super Mario Bros 3 é mt bom. Tava jogando no emulador dia desses.
    Realmente um dos melhores games que já joguei. Cheio de segredos e com um replay value mt bom. ^^

  17. yanpaulo
    18/03/2010

    Cara, Super Mario Bross. 3 é muito bom.
    Lembrei que ha alguns meses eu termineo todo o jogo, no modo de 2 jogadores (com meu irmão), num emulador de snes no meu Playstation 2. Ok, quase nos matamos pra terminar o jogo, se achando os maiores prós(e, modéstia a parte, somos :p), e… o Memory card deu um defeito e perdi o save D:
    Fazer o que… vou acabar começando o jogo denovo com ele. Muito bom mesmo, Mario Bross 3.
    E digo mais: não é pra qualquer um esse jogo, viu! Tiro o chapéu pra quem conseguir pelomenos sair vivo da darkland. Aliás, foi lá na darkland que aconteceu uma coisa parecida com as cassetadas do Faustão hehe(o Mario correndo com toda velocidade pra escapar dos peixinhos a prova de lava, e na hora que viu que era pra pular, já tava dentro da lava :D). Sério, vou acabar termiando o jogo denovo.

    …Até mais!

  18. Juh
    24/03/2010

    ja cheguei ate a jogar o nintendinho no chão de raiva com esse jogo…
    hsauhsuhauhsa
    o console forte esse… shaushauhsa tah vivo ate hj!
    adoro esse jogo e eh um dos meus favoritos… dakeles que meus filhos vao jogar com certeza!

  19. helison
    19/04/2010

    clássico!!!!!!!!!!!!

  20. dinho
    17/05/2010

    o jogo é facil cara, so tem aquele castelinho cheio de portas no mundo 8 q é fudidaço, o resto é mole.

  21. gumetal
    07/06/2010

    Nossa, eu nunca consegui zerar esse game! ao contrario do meu super mario world, a minha fita do Mario All-Stars era piratona =/ e não salvava nem se colocasse baterias dentro dela, uma pena, conseguia chegar no maximo no world 7 se nao me engano, o das plantas… eu fico imaginando como um game com um grafico tão perfeito como esse podia rodar num Nes 8 bits…

  22. Diego
    13/06/2010

    Po vc nao dise onde que fica a 3 flauta ,eu sei que a primeira fica no 3 mundo vc tenque que i lá no meio da fase onde tem mqueles negosinhos de monte de cores vc fica um tempo agachado lá quando ele cai vc desvia dos bichionho e paça a fase dae vai vim um bau pra vc dae vc ganhou a primeira flauta
    A segunda fica lá no castelo o primeiro vc vai aténa portinha mas vc temque tar com a peninha pra vc voa lá lá ensima . vc tenque chega na primeira portinha dae vc pega imbalo e voa lá ensima dae vc pula e aperta pra sima dae vai tar o bau~lá.
    Ok tenta lá

  23. 13/06/2010

    ^2 rra esse jogo é podre

  24. Diego C
    26/08/2010

    Putzzz. post maneiro… Não conheci muita gente que se amarrava nesse jogo além de mim… rrsrsrss
    Dica Dica pra pegar a estrela no final da fase: entre sempre correndo com o “P” cheio na tela escura e pule pra acertar no quadrado.. não tem erro, dá sempre estrela.. o complicado é quando a fase não dá espaço pra vc entrar na tela escura com o P cheio.. daí tem que se fazer improvisos…
    Ps.: Nesse jogo eu sempre acançava 99 vidas… todas as vezes que jogava.. se tivesse alguma dificuldade em consegui-las rápido tinha um castelim no 7.o mundo se não me engano que é todo feito de bloquim de tijolo… e tem um POW.. então tudo vira moeda… e vc pode sair e voltar quantas vezes quiser…. até acabar o tempo… ganhava altas vidas.. rsrsr

  25. Casimir
    19/01/2011

    Alguém aí sabe como transformar em barco uma certa tartaruga preta que aparece no mapa?

  26. renathally
    14/06/2011

    eu nao consigo passar pelo castelo do mundo 8 ele tem varias portas mas nunk chega ao fim so passo com a nuvem q passa pelos mundo so assim cheguei ai maledeto rs e ai alguem pode ajudar ?

    • Bebs
      14/06/2011

      Tem uma ordem de portas pra entrar, mas é complicado explicar por texto. Então catei um vídeo no Youtube pra você ver as portas certas: http://youtu.be/qg_utJaA4f0

      ;-)

  27. 14/02/2012

    Galera eu nunca consegui passar a do castelo no mundo 3 to tentando á meses mais e quase impossivel.

  28. karla
    02/07/2012

    Adoro esse jogo , um dos grandes clássicos do Super Mario . até hoje eu gosto de jogar , detalhe : estou procurando ele pra baixar no computador =)

  29. Lucas lins
    16/11/2012

    Como e q se passa da 5 fase do primeiro mundo.
    Me ajudem por favor!!!!

  30. Bruna
    19/11/2012

    Gente eu to no mundo dois nao conheco esse mundo eu só conhecia o 1 como eu passo o nivel 2

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.