Retrode2: O Retorno dos cartuchos empoeirados

Tags: emuladores, emulator, genesis, Mega Drive, megadrive, nintendo, retrode, retrode2, Sega, snes

Eu sei, eu sei, tem um monte de sites/blogs de games que já estão falando dessa coisa mais lindinha que é o Retrode2 a semana toda, mas antes tarde do que nunca! EU não poderia deixar essa passar batido!

Os alemães da Retrode desenvolveram esse dispositivo que pode ser conectado na USB do computador e tem duas entrada para cartuchos de SNES e Genesis/MegaDrive e também quatro entradas para controles desses mesmos consoles, podendo assim jogar dois jogadores algo do SNES ou do Mega. O objetivo por trás do Retrode2 é o combate à pirataria que assola o mundo inteiro pela troca de Roms que podemos baixar livremente em vários sites espalhados pela Web (e que não são muito confiáveis na maioria das vezes).

Obs: O botão HWB serve para acessar o firmware, talvez para caso saia alguma atualização.

Obs2: A entrada USB fica lá atrás do dispositivo e no slot para cartucho de SNES tem uma chave para trocar a voltagem do aparelho, mas o próprio manual do Retrode manda deixá-lo em 5V E DEIXA QUIETO! Caso precise mudar, eles avisam.

Para rodar o Retrode2 com o cartucho escolhido, basta você rodar um emulador, mandar carregar a rom do próprio Retrode e pronto, é só correr para o abraço. Com as entradas duplas de controles de SNES e Genesis/MegaDrive, dá para dois jogadores sossegado, e se você não vive sem um Save State, o cartucho não está salvando direito, está com o console não funcionando bem ou vendeu o mesmo, tire os cartuchos da sua infância que estão empoeirando dentro do guarda-roupa e coloque-os de volta à ativa! Se por um acaso você não tem controle desses dois consoles, é só jogar normalmente no teclado e ser feliz! O preço sugerido por eles para o Retrode2 é de 85 Obamas, ou seja, cariiiinho pra dedéu, mas acho que sai mais barato do que você caçar um SNES e um MegaDrive pra jogar.

Emuladores que aceitam o Retrode2: bsnes, Snes9x, Xsnes, kega fusion e gens, e o dispositivo funciona nos Sistemas Operacionais Windows,Linux,MacOS e*NIX (ou UNIX, se preferirem).
O Retrode2 está em pré-venda neste site aqui! Alguém quer me dar um de presente? Anyone?

     

  

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
45 Comentários em "Retrode2: O Retorno dos cartuchos empoeirados"
  1. Hélio
    06/01/2012

    Bacana, mas atualmente tenho o PSP q dá mais do q conta do recado no quesito emulação. E o PC, o PS2 e o PS3 tbm.
    Posso jogar Super Mario World onde eu quiser, apesar de q ando meio longe dos retrogames, pois o último q terminei foi Grandia do PSX, meses atrás.

    • Hélio
      06/01/2012

      Mas o PC pode ser ligado à TV, basta conectar um cabo HDMI nos dois e pronto. :s

  2. VIctor
    06/01/2012

    Muito interessante. Mas não preciso. Ainda tenho o meu snes aqui em perfeito estado =).

    • Clarice dos Santos
      06/01/2012

      Que coincidência, eu tumbéééém!! huauhahuahuahua
      To jogando ele agora mesmo! *-*
      Final Fantasy III, coisa linda! <3

      • Kenshi
        07/01/2012

        *Invejaaaa*… soh q nao tem botão eject MUAHAHAHAHHA

  3. Murius
    06/01/2012

    Long Live The Classics!!!

  4. lipe!
    06/01/2012

    O manancial dos deuses!

  5. leandro(leon belmont)alves
    06/01/2012

    isso que é invento para os retrogamers. comprarei com certeza, muito bem Clarice. que tenha mais assuntos de jogos antigos(nem que seja de vez em quando) mas sério, esse console já tem um preço?

    HEE-HOO ^__^

    jogos velhos voltarão a reinar novamente quando o fim de 2012 chegar.

    • Clarice dos Santos
      06/01/2012

      85 dólares…rs.
      Facadiiinha! ._.

  6. 06/01/2012

    Q… Maneiro! =)

  7. Felipe Maia
    06/01/2012

    Eh legal e td, mas como o rapaz ali de cima falou um PSP eh mais q o suficiente além de ser portatil…
    eh mais uma diversão de rico, a Bruna q vai gostar… com tantos cartuchos de Nintendo q ela tem estocado…

  8. leandro(leon belmont) alves
    06/01/2012

    se eles abaixarem para uns 50 a 60 dólares, dá para comprar.

  9. Erick Faria
    06/01/2012

    Bom, a idéia é bacana, mas só para quem tem os cartuchos destes videogames. Como eu não tenho, continuo preferindo os emuladores no meu PC mesmo.

    Em tempo: não sou pirateiro, tenho PS3 e PS2 e todos os meus jogos destas plataformas são originais. No caso dos consoles abrangidos pelo Retrode, como são plataformas hoje descontinuadas não vejo nada de mal em jogar jogos através de emulador.

  10. Felipe Maia
    06/01/2012

    Pirateiro por pirateiro 80% dos brasileiros jah foi um dia…Se os kras não abaixam os impostos ou não fabricam no país a pirataria acabava sendo a única saída…

  11. Shaka
    06/01/2012

    A ideia é boa só não achei muito funcional, é mais pra nostalgia mesmo, porque emulação rulez.

  12. Leonardo
    06/01/2012

    Era bastante melhor se ligado directamente à TV, do que ao PC e só depois do PC à TV. No entanto não deixa de ser um óptimo produto, sobretudo para oldschool gamers.
    Eu gostava era que a Nintendo fizesse uma espécie de mega consola portátil onde desse para jogar os jogos do Game Boy, Color e Advance, tudo num só e outra, para jogar desde o NES, passando pela N64, GameCube e quem sabe, incluíndo Wii. E espero que a PS4 tenha retrocompatibilidade com PSOne, 2 e 3.

    • Hélio
      06/01/2012

      Acho q o melhor jeito é pegar um console bem cheio de emuladores como Xbox 1, daí vc emula até o N64 provavelmente (não tenho certeza mas acredito q sim). Agora, GC e Wii rodam em qualquer PCzinho sem placa de vídeo por aí, basta usar o Dolphin.
      Qto a retrocompatibilidade com os PS1, 2 e 3, pode esquecer. Desde q a Sony descobriu q pode lucrar revendendo o mesmo game em HD, retrocompatibilidade é uma palavra riscada no dicionário deles.

      • Juliano
        06/01/2012

        “Agora, GC e Wii rodam em qualquer PCzinho sem placa de vídeo por aí, basta usar o Dolphin.”

        não querendo levar ao pé da letra mas isso daí é mentira pura

        • Hélio
          07/01/2012

          Não é mentira nenhuma. Eu tenho um PC fraco pra caramba e rodo emulador de Wii aqui sem problemas, acho q só jogos mais pesados não rodam.
          O GC já é mais problemático realmente, mas dá pra rodar alguma coisa.
          Isso pq eu estou falando de um PC sem placa de vídeo, de uns 3 anos atrás, tá?

          • Juliano
            07/01/2012

            Então me diz os jogos que tu terminou de modo satisfatório

        • Hélio
          07/01/2012

          Já joguei New Super Mari Bros Wii e Super Mario Galaxy numa boa no meu PC. Vc tem q ver as configurações, não dá pra ter um PC fraco e querer colocar em 1080p com 8xAA e tal. Mas no mínimo se joga próximo à experiência do console.
          O q eu estou querendo dizer é q, se até o meu PC fraco pra caramba roda Wii bem, imagine esses PCs tops q rodam BF3, Witcher 2, etc. Vão rodar emu de Wii e GC sem problema nenhum praticamente.

      • Leonardo
        06/01/2012

        Mas aí é que está: eu não quero emuladores mas sim um hardware e quero mas na TV e não num computador. Ou então que voltassem a lançar as consolas como produto “vintage”.
        Realmente tem razão quanto à pólvora dos HD. Mas nem sempre dá certo, basta ver a porcaria que ficou MGS3 com um mega glitch (e outros) no cabelo da EVA.

        • Hélio
          07/01/2012

          O PC pode ser conectado na TV, meu caro. Será q ninguém nunca ouviu falar disso aqui? rsrsrs

          • Leonardo
            07/01/2012

            Eu ouvi e percebi da 1ª vez, mas o que eu estava a falar é sem o computador na equação, ou seja: jogos antigos = consola (a tal mega consola) + TV.

  13. Letícia
    06/01/2012

    Cartuchinhos saudades HUSAHUASHUSA. Era só eu ou mais alguém soprava essas fitas antes de por no Super Nintendo? ( Sei que não podia, mas eu ficava com tanta raiva.. E funciona viu . rs)

  14. Diego Kober
    06/01/2012

    Desperdício gigante de dinheiro isso, hein.

  15. 06/01/2012

    O mais interessante para mim é a utilização como adaptador de controle. Será que funciona sem cartucho?

  16. @LKatsu
    06/01/2012

    Acho que um Dingoo já dá conta do recado por um pouquinho a mais e já podendo ser conectado direto em uma tv, além de ser um portátil e tanto. Essa parada não vai vingar.

  17. 07/01/2012

    Eu nem sabia de tal dispositivo, muito tentador. Sou fã da velha guarda do SNES ( FF 3, Chrono Cross, Zelda LTP fizeram minha cabeça e ainda fazem ). Mas no geral eu prefiro usar os emuladores e ter os cartuchos (e ligar o SNES com DK original dá uma tensão) pra não cair no clichê de pirata-rom.
    Faço da Clarice minhas palavras:
    O Retrode2 está em pré-venda neste site aqui! Alguém quer me dar um de presente? Anyone?

  18. 07/01/2012

    Quem nunca juntou a galera pra jogar bomberman no snes não sabe o que está perdendo
    O aparelho é bem bacana, pesquisei aqui e quem quiser comprar
    https://www.retrode.com/store?lang=en
    o custo é de 58.9 dolares + 9.90 dolares de envio, o produto vem da alemanha, portanto deve demorar um tempinho para chegar

  19. Bayou Billy 2
    07/01/2012

    o Retrode2 é de 85 Obamas, ou seja, cariiiinho pra dedéu, mas acho que sai mais barato do que você caçar um SNES e um MegaDrive pra jogar.

    Legal mas…. sendo assim não sai mais barato baixar um emu da net pra jogar ? esses alemães tem algum vinculo comercial com a Nintendo ou a Sega ?

  20. The Punisher
    08/01/2012

    Eu cheguei a receber uma Newsletter do site Superdownloads sobre ele e achei bastante interessante pra quem ainda tem cartuchos, mas não os consoles, exceto pelo preço.

  21. Higor APA
    09/01/2012

    Esses games retros acho interessante de ser jogado em portateis, sei la não me vejo gastando mais de 1h em frente a TV ou pc jogando esses saudosos games.

  22. Bayou Billy 2
    09/01/2012

    Ainda acho muita pretensão da parte deles falarem que isso é um “combate a pirataria” porque não é . até eu sei bancar o espertinho as vezes . rsrs

  23. helinux
    09/01/2012

    sou do tempo da tec toy e retros da vida…bons tempos de mega drive e snes,,,não existiram ou existem consoles melhor do que antigamente na minha opinião…a simplicidade ainda é bem divertida e isso a geração 3d perdeu a emoção da época e os que hoje vão conhecer,,,já não sentem aquela emoção por estarem fantasiado com a geração 3d!!!!bons tempos de sonic e mario world!!!!a verdade é que o futuro não vive sem o passado e o passado está presente em nossas vidas!!!!valeu

  24. Giovanni Nunes
    14/01/2012

    Essa ideia, basicamente, não é nova. Em 2003/2004 a então dona do padrão MSX, a ASCII/MSX Association, lançou o “MSX Game Reader” [foto em http://www.msx.org/sites/default/files/book/2004/04/msxgr003_jpg_88585.jpg — de brinde a primeira encarnação do Solid Snaaaake] e que permitia jogar diretamente cartuchos de MSX no seu computador através do “MSXPLAYer” o emulador oficial do padrão e posteriormente outros emuladores acrescentaram suporte a ele mas não foi nem um pouco suficiente para dar (sobre)vida ao treco. Quanto ao lance de ajudar no combate a pirataria, sei bem que os europeus andam mais do que paranoicos neste assunto e temem o dia em que o Grande Advogado descerá dos céus os mandará apagar a pirataria do HD. Mas vale lembrar que não é bem a cópia das ROM de jogos que já se pagaram (e bem) há décadas que incomoda; o que incomoda é como convencer o consumidor a comprar um “Sonic” igualzinho ao do MD para jogar no modernoso tablet/celular/refrigerador se ele pode baixar se divertir igualzinho e, quase sempre, de graça usando um emulador. Claro, para não dizer que eu só reclamei, até que gostei do suporte a joystick do Retrode2.

  25. fabio
    15/01/2012

    nossa …que sem graça essa paradinha.
    O grande barato é jogar o game! E não o cartucho em sí. Até porque a maioria dos cartuchos disponiveis pra garimpar aqui no Brasil também são piratas.
    Se ainda rolace jogar numa tv qualquer, mas nem isso.
    Investimento tatalmente desnecessário, só falta lanssarem um abridor de latas de cerveja.kkkk
    Se as empresas estão preocupadas, é só lançar o game pra uma plataforma atual em varios idiomas e pronto.
    Acho que eles não estão tão preocupados.

  26. Siri
    17/01/2012

    Finalmente o cara do voltou a produzi-lo
    Mas pelo preço eu prefiro comprar um flashcart e usar nos consoles, totalmente o oposto da proposta. xD

    No entanto é ótimo pra dumpar carts raros. Alguém já se arriscou no Pier Solar?
    Aliás, uma boa pedida pra entrevistas, Girls. Falem com o Túlio, brasileiro criador do jogaço pra Mega Drive lançado ano retrasado. :D

  27. Breno-Ce
    02/03/2012

    Como tenho meus querido Snes desde hoje, não me interesso!
    Mas só tenho apenas 6 fitas, pretendo comprar mais 4 rsrs, na feira. =D

    • gero
      04/03/2012

      tenho 15 fitas porque não trocar algumas

  28. gero
    04/03/2012

    tenho um top game,um sprnes e um nint64 e + um xbox360 e estou procurando fita pro 64 quem tiver alguma por favor me avize agradeço desde já

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.