Sobre Mulheres e Games: Gostosonas Virtuais

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

O post sobre mulheres e games rendeu uma discussão muito proveitosa, que deu ideias para vários artigos relacionados. A primeira ideia, que originou este texto, surgiu a partir do comentário do Leandro Vallina, que disse:

Aí fica uma pergunta que me intriga. Como as mulheres vêem essas personagens em trajes maliciosos? Elas acham falta de respeito com o sexo feminino ou apenas não ligam para esses “detalhes”? A minha esposa apenas acha divertido “a cabeça desses produtores tarados” – são as palavras dela. kkk

Impossível responder por todas as gamers, posso dar apenas a minha opinião

Não enxergo “tanta” falta de respeito na forma como o sexo feminino é retratado nos jogos, salvo algumas exceções como RapeLay, nas quais as personagens são colocadas em situações deprimentes sem um bom propósito narrativo/crítico. Fora isso, concordo que haja erotização, mas não acho que seja tão desrespeitoso quando nossas representantes virtuais são mulheres de personalidade forte, que quebram o pau tanto quanto os caras. Lara Croft pode ter 800mL de silicone em cada peito para chamar a atenção dos homens, mas também é linda, rica, culta, fina e badass para homenagear as mulheres. Ivy é pura abundância corporal, mas isso não a impede de ser independente e segura de si. Em resumo: levo mais em consideração os papéis que as personagens assumem do que o quão expostos são seus corpos.

*******************

Mas calma, deixa eu explicar porque a aparência sexualizada não me incomoda…

Não creio que os game designers sejam taradões ouriçados, com a testosterona fervilhando. Se eles criam moças avantajadas em trajes maliciosos é porque isso vende. Se vende, é porque os homens gostam de apreciar belos corpos femininos (que novidade). Mas qual o problema? Mulheres também se amarram em belos corpos masculinos. Ou existe alguma por aí que trocaria o Dante Descamisado por um monge coberto dos pés à cabeça?

Dante Descamisado: fazendo a alegria da mulherada desde o PS2.

Para mim, nem sempre a erotização implica em objetificação.

Pois todo mundo gosta de beleza e sensualidade e, se os games também são diversão, por que não se permitir certas fantasias? Há espaço tanto para jogos sérios com personagens maduras (Faith em Mirror’s Edge, por exemplo), quanto para jogos fanfarrões e personagens erotizadas (Dead or Alive e aquela peitância toda, por exemplo). Falando nisso, eu gosto daquele filme tosco de DoA. #confissão

Mas se perguntar qual situação considero ideal, digo que é o equilíbrio entre os dois lados. Até nos jogos de luta, gênero mais recheado de gostosonas por pixel quadrado, é possível que personagens erotizadas e “comuns” convivam em harmonia. Grandes exemplos são os títulos da SNK como Art of Fighting, Fatal Fury e King of Fighters. Tem a Mai Shiranui gostosona, a King masculinizada, Yuri e a Athena fofas, a Blue Mary que é tomboy, Chizuru e a Kasumi recatadas, B. Jennet super sexy e vários outros tipos de mulher, assim como na vida real (e agrada a todos os gostos).

Mulherada bem representada na série KoF.

A única coisa que eu realmente não entendo, quando se trata de personagens femininas, é o super exagero nos peitões, coxões e popozões que desenham hoje em dia. Desde quando “desproporcional” ficou sexy? Chun Li, por exemplo, era perfeita e resolveram apelar. Why, my Lord?! Sério mesmo que preferem a versão atual da chinesa, toda trabalhada nos esteróides anabólicos, do que a original?

************

Por outro lado, parece que a moda da anatomia exagerada está começando a saturar. A reformulação da Lara Croft é um ótimo indicativo. Ainda não vi nenhum gamer reclamando do novo corpo realista dela. Pelo contrário, estão dizendo que ficou mais bonita.

Sei que há outras mulheres que compartilham dessa visão, mas o fato de não nos ofendermos com personagens maliciosas surpreende os rapazes. Como deu para ver no comentário do Guto Collares, que disse:

Minha única surpresa foi não ver uma reação negativa das mulheres a Bayonetta. Um game sexista até pra alguns sectos da macharada.

Daí eu fecho este post explicando porque não odiamos a bruxa: Bayonetta não é para ser levada tão a sério. Ela é sexual, mas extremamente feminina e eleva o girl power (odeio esse termo) à potência máxima. Enxergo-a como uma brincadeira com a figura da mulher moderna e absolutamente segura de sua sexualidade, que age daquela forma porque quer e não para agradar aos homens. Quase uma sátira com a discussão sobre como a mulher é representada nos jogos, e também uma “zuação” com os próprios jogadores… Pois os designers deram uma gostosa para os caras apreciarem, mas ela vem cheia de coisas frufru-mulherzinha que os fazem torcer o nariz. Sejam sinceros, aquela profusão de borboletas, cores e brilhos não é meio broxante para vocês?

*****

PS: Se alguém quiser ler um ótimo review sobre Bayo, que expressa o que penso do jogo, clica aqui.

PS2: Reforçando… Eu, como qualquer mulher, prefiro as personagens femininas bem construídas e menos safadeeenhas. Mas não me incomodo com sex symbols e acho que elas podem ter seu espaço. Para mim, o ideal é que haja todo tipo de personagem no universo dos games.

PS3: Abri o post com a Morrigan porque ela é uma das minhas personagens favoritas.

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
124 Comentários em "Sobre Mulheres e Games: Gostosonas Virtuais"
  1. 16/06/2011

    @Bebs faltou as mulheres do ‘The Witcher’… mas eu entendo que RPG no PC é muito restrito pra não aparecer nos posts sobre o tema =P

    http://www.youtube.com/results?search_query=the+witcher+cards&aq=f ..

    • Bebs
      16/06/2011

      É que eu nunca joguei The Witcher. Usei como exemplo só mulheres de jogos que conheço bem. Mas tenho um post no forno sobre a Triss, que postarei em breve. ;-D

      • 16/06/2011

        Legal bebs, mal posso esperar. Vai rolar uma entrevista tb? Dublagem do The Witcher 1 em inglês é muito boa, mesmo o original sendo em polonês.
        .
        .
        The Witcher 2 vai sair pra Xbox 360 até o fim do ano e vocês vão conhecer o universo deles melhor. Dizem que o jogo é muito bom, mas no PC é pesado demais pro meu hardware.

        Estou com um PS3 agora, espero que saia pra ele tambem algum dia e não seja exclusivo do PC e 360.

        • Bebs
          16/06/2011

          Nem é entrevista, mas como você gosta da Triss, vai gostar do post! Se bem que é algo que você já deve ter visto. o_O

          Eu queria muito jogar The Witcher, adoro o Geralt. Mas cê sabe que não consigo me acostumar a joga no PC, né? Torço pra que um dia ele saia mesmo pra PS3. Quem sabe se o The Witcher 2 fizer sucesso no Xbox360 eles não queiram lançar ambos os games num pacote (pra PS3 e Xbox) no futuro? Torço pra isso também. =D

  2. Edson Vitor
    16/06/2011

    Depende se as garotas gamers acham ousado ou nao.

    Na minha opiniao as mais apelonas sao a Ivy (Soul Calibur), Morrigan,a Irma da Morrigan a Lilith tambem nao escapa a Taki(Soul Calibur), Lara Croft pra mim mais ou menos.

    As meninas do Kof a chama atencao é a Athena, quando ela usa um dos seus espciais ela chega ficar ate de Biquini quando ela acumula energia do golpe dela. (Isso eu vi desde KOF 97).

    Todas mulheres lindas sao bem vindas nos games.

    A Capcom e a Square Enix apelam muito na sensualidade de suas garotas.

    Sem contar quem nao lembra os Dead or Alive da vida ae.

    Jogar um jogo em que as meninas tao de biquini e jogando voleibol.:P

    Otimo post Bebs parabens.

    Viva as garotas gamers da vida real.

  3. 16/06/2011

    Acho que as “gostosonas virtuais” mostram uma mulher que muitos caras gostariam: ter atitude sem deixar de ser feminina.
    Hoje mulher ter atitute, ou ser original virou sinonimo de ficar sem sua feminilidade ou ser extremamente feminazista.
    E Claro.. já que tem personagens masculinos que gostariamos de ser ou parecer com eles. Por que não as mulheres não gostariam de se sentir gostosonas e ter o poder de “kick somes asses”..

  4. cláudia
    16/06/2011

    Bom, vou dar minha opinião… Eu costumo jogar jogos de luta e um que vem me incomodando é o MK9. Eu acho completamente desnecessário o traje das moças do jogo, ainda mais considerando que elas vão perdendo a roupa no meio da luta. Conheço alguns garotos que deixam de dar o Fatality só pra ver a Jade fazendo o pole dance no final, pra ficar admirando as curvas. Tipo, WTF? Pra jogos como esse, eu costumo sempre pegar roupas alternativas haha
    Se a personagem mulher tem personalidade forte, não precisaria ter todo esse sex appeal.
    Óbvio que tem algumas personagens que tem pouca (ou quase nenhuma) roupa, mas esse é um fator que faz sentido dentro da história dela, mas a maioria é só pra vender…
    Acho ótimo que as personagens estejam ficando mais humanas, porque aí os rapazes vão jogar o jogo pelo jogo, e não pelas bundas e peitões que aparecem (e, acreditem, isso acontece muito!).
    Posso estar enganada ou sendo feminista ou whatever, mas eu acho que ficar jogando pra ver as moçoilas em trajes pornográficos deprimente.
    Espero que ninguém venha me xingar (não muito, pelo menos) haha

    • Bebs
      16/06/2011

      Se alguém te xingar vai levar tijolada na cabeça! rsrs Aqui todas as opiniões são respeitadas. ;-D

      Não vejo problema mesclar personalidade forte com sex appeal, porque no fim das contas o jogo tem que agradar o público. E se tem homens que jogam e homens gostam de ver mulheres gostosonas, os desenvolvedores vão fazer personagens assim. Acho legal balancear as duas coisas, personalidade forte e sex appeal (como a Lara Croft), assim agrada as duas audiências (homens e mulheres). Mas super concordo que há exageros desnecessários (como no caso do MK9 que você citou) e que jogar só pra ver as moçoilas em trajes pornográficos é deprimente. xD

    • Edson Vitor
      16/06/2011

      Falou tudo Cláudia, hoje em dia ta ficando muito realista e isso nos games praticamente virou moda. Ou mania sei la rsrsrsrsrsr

  5. Gilberto
    16/06/2011

    Se for pra criar uma lista das gostosonas, não podemos esquecer da Cammy. Ah sim, algo q me impressionou foi em DMC4, um momento que a Loira (acho q o nome dela é Trish) entra em uma cena e após um salto pode-se perceber que seus seios balançam. (quem lê isso vai pensar, gordinho nerd tarado rsrsrs). Acredito q seja pertinente, pois pra mim era uma novidade e como eu havia comprado o jogo no lançamento, com certeza comentei com amigos nas discussões sobre jogos. Amigos esses que jogaram apenas para ver o que eu havia descrito, até quem não gostava de jogar DVM, jogou. A arte game está sempre procurando alternativas para poder chamar a atenção de públicos diversos, e com certeza colocar as pessoas mais atraentes faz parte disso.
    Outro exemplo, está em Mass Effetc 2, onde há a possibilidade de você relacionar o Shepard com outro membro do grupo (no meu caso Shepard pegou a Jack). Enfim, colocar meninas com pouca roupa, dar opções para poder pegar uma gatinha no jogo (de longe a Jack é a gatinha do jogo) são artifícios usados pra deixar o jogo mais interessante. E na minha opinião, faz uma grande diferença :D

  6. Hélio
    16/06/2011

    Particularmente, não gostei da nova Lara a princípio. Não pela mudança no corpo, mas pela mudança no rosto. Acho a Lara do Tomb Raider Anniversary a melhor de todas. Mas aos poucos fui me acostumando e agora estou até gostando, inclusive ela tem muito corpo sim!
    Sobre esse papo de gostosonas e gostosões rsrs, concordo absolutamente com vc, Bebs. Beleza atrai as pessoas seja na vida real, nos jogos e até em objetos (quem não gosta de ver uma bela pintura, uma casa bem decorada, etc.?). Incomodar-se com isso é muita besteira. O Kratos esta´praticamente nu durante todos os jogos da franquia, mais do q a maioria das mulheres por aí. O problema é q muitas se enxergam como objeto sexual, aí fica complicado. Mulher só é objeto se não tiver personalidade pra lutar pelos seus direitos.
    Inclusive, muitas dessas mulheres q só tem corpão nos games, não tem uma personalidade muito definida, assim como muitas da vida real (não estou generalizando, só citando casos específicos). As minas de Dead or Alive são um exemplo, mas nem por isso me incomodo, só jogo (mas só os de luta, esses de praia são apelões mesmo) e rio dos exageros dos produtores.
    A verdade é q, tanto nos games qto na vida real, mulheres q me chamam a atenção são aquelas q tem um corpo normal e não exagerado e personalidade de verdade. Nos games eu citaria as já conhecidas mulheres de MGS (principalmente Meryl, EVA e Boss, minha preferida), algumas de Final Fantasy como a Tifa – q tem um corpão mas tem personalidade -, a Yuna, q muitos acham frágil à primeira vista, mas eu a acho muito sábia e capaz pra seguir com a sua missão em frente; a Lenneth de Valkyrie Profile e a Tear de Tales of the Abyss. Até a Peach, q é a clássica princesa indefesa, já mostrou personalidade num jogo do GBA ou DS, não lembro bem rsrs
    O importante disso tudo é q uma biscate qualquer não tem nenhum apelo além do corpo, logo é menos interessante, enquanto as q eu citei são personagens q te chamam a atenção além disso, pois vc pensa nelas como seres humanos.

    P.S.: Só não gostei do q a Square fez com a Yuna no FFX-2, banalização desnecssária.

  7. 16/06/2011

    “creio que a tendência da anatomia exagerada esteja começando a saturar”

    Na verdade, ela está saturando em todos os segmentos. Só como exemplo, a indústria pornô mudou drasticamente nesse cenário: quem via uma Chasey Lain ou uma Sylvia Saint nos anos 90 mal poderia imaginar espaço para atrizes como a Sasha Grey ou a Stoya dentro da indústria adulta. Hoje, a via de regra é justamente o inverso, a maioria dessas atrizes têm os corpos ‘normais’.

    Mesmo no cinema “convencional” esse padrão está mudando. Antigamente, um produtor falava “precisamos de uma ‘musa’ no filme. Quem vamos chamar?” e as opções que apareciam eram atrizes como Tara Reid e Monica Bellucci. Hoje em dia, é bem provável que eles chamariam uma mulher mais… como posso dizer… com o corpo mais ‘real’, como a Jessica Alba, a Natalie Portman, a Milla Jovovich, a Charlize Theron etc. Um grande exemplo na indústria do cinema é a Emma Stone. É só olhar: ela é uma garota comum. Bonita, mas comum. Está bem longe de ser um ‘sex symbol’ mas, no final, acabou se tornando um.

    Na indústria dos games isso varia muito. Hoje em dia, no geral, quem coloca mulheres extremamente exageradas e/ou com roupas demasiadamente ‘curtas’ (hehe) são os jogos de luta.

    Compare, por exemplo, com algumas protagonistas ou coadjuvantes de outros gêneros. Tem a Jammer, do Killzone 3, que eu caracterizaria como uma das personagens mais bonitas que já apareceram em um jogo de video-game (vide aqui). Tem a Zoey, de Left 4 Dead. Tem a Kei Nagase (Ace Combat 5). As protagonistas do Resident Evil – Jill, Claire, Rebecca, Sheva, Ada… Ou então quando o jogo tem uma mulher, mas ela não aparece, como é o caso do Battlefield Bad Company – em que a Mike-One-Juliet não aparece, só fala pelo rádio – e do Medal Of Honor, em que tem a missão “Gunfighters”, onde a piloto do outro helicóptero, o Gunfighter 11, é uma mulher.

    • Carcaju
      16/06/2011

      Brunão, concordo com quase tudo… Colocar Tara Reid e Monica Bellucci no mesmo naipe é quase um pecado, rs…

      • 17/06/2011

        Foram as duas da “época” que me vieram à cabeça primeiro hahahahha

  8. 16/06/2011

    Vou dar minha modesta opinião de jogador/desenvolvedor, mas ainda não tive o prazer de trabalhar fazendo humanóides, sejam eles homens ou mulheres. Aviso que ficou meio grande e peço desculpas por isso.
    Até onde me consta as mulheres não querem ser tratadas apenas como um pedaço de carne com pouca roupa e um monte de curvas representando fertilidade e fartura. Da mesma forma que eu não gosto de ser tratado apenas como o gordinho gigante que anda por ai só de short e camiseta. As pessoas não são definidas apenas pelos corpos delas, e os personagens de jogos tambem não. E falar que retratar mulheres com caracteristicas tradicionalmente consideradas masculinas (destaque para a palavra “consideradas”, eu discordo desse ponto de vista mas a maioria dos homens não para pra pensar nisso) é desvalorizar o que as mulheres tem de melhor em relação aos homens: o fato delas serem diferentes intelectualmente. Isso gera a briga dos sexos, mas se todo mundo fosse igual nada teria graça.
    A verdade é que as personagens boazudas realizam o sonho inconsiente de muitos homens da “gostosa muda”, que não reclama de nada, faz tudo que o homem quer em todos os sentidos e ele não tem que fazer nada pra ela, querendo ou não. Isso é uma sindrome escapista e surreal. Os homens que compram esses jogos (porque se alguem faz é porque alguem compra) deveriam sair dos seus quartos e ver como a realidade é!
    Finalmente: Desde quando uma mulher precisa ser sexy para ser durona? Mulheres podem ser independentes sem ter peitões/bundões! E acho que murchar curvas e encher cabeças das personagens é o primeiro passo para que as mulheres do mundo real comecem a encontrar o respeito que elas tanto merecem.

    Para finalizar um exemplo: Triss Merigold. No primeiro The Witcher ela usava roupas muito mais provocantes se comparado com o The Witcher 2, enquanto a Shani era mais “comportada” (entre aspas porque eu vi ela durante a noite no quarto),*Spoiler Alert* quando tive que escolher entre as duas eu escolhi a Shani porque achei que ela tinha um carater melhor, independente da Triss ser mais sexy. O que importou no fim foi como o personagem se demonstrou no jogo e as caracteristicas que eu valoriso.

    • Bebs
      16/06/2011

      Não precisa se desculpar, a gente super incentiva comentários longos! =D

      Acho que nem todas fazem o tipo “gostosa muda”, como é o caso da própria Lara Croft. Concordo que mulheres independentes e de personalidade não precisam ser “gostosonas”, mas qual o problema se forem? Por isso que acho legal o equilíbrio das coisas e a Lara (mais uma vez) é o melhor exemplo nesse sentido, na minha opinião.

      Pra mim, no fim das contas, há espaço pra todo tipo de personagem. Jogos sérios pedem personagens mais profundas (gostosonas ou não), mas acho que jogos fanfarrões não precisam, como os games de luta (e é justamente neles onde se encontra a maior concentração de boazudas superficiais). xD

      • 16/06/2011

        Não existiria problema em mulheres “fortes” e gostosas se isso não fosse um estereótipo da industria. Toda mulher em qualquer jogo é fora de série. O problema é que isso quebra de certa forma a imersão. Gosto de ver coisas bonitas tambem, mas gosto mais de coisas criativas pra falar a verdade. Meu ponto é que da mesma forma que a personagem pode ser gostosa, e quase sempre é, é que se bem desenvolvida ela pode ter medidas mais reais ou até mundanas se preferir

        Levantando essa bandeira cabe lembrar que você pode saber bastante sobre um personagem de acordo da forma que ele se apresenta. Não é necessário história, mas quando a história não existe as pessoas vão olhar algo e estrapolar a partir dali. Nos jogos de luta é interessante notar isso. Se você visse uma das ninjas do MK no meio da rua, sem ter jogado MK antes você acreditaria que ela é uma artista marcial extremamente competente? Acho que algo nas linhas mais baixas das profissões seria seu primeiro pensamento. Isso já entra um pouco na parte de preconceitos, que é o ato de tentar extrair informação de circuntâncias limitadas a partir de conhecimento prévio. Quando não existe a história de uma personagem eu diria que isso é uma circunstância limitada, então nos apegamos ao o que podemos porque queremos conhecer mais sobre aqueles personagens com habilidades ou caracteristicas que gostaríamos de ter.

        Para concluir: Criar uma personagem gostosa é mais fácil que criar uma personagem carismática intelectualmente. As duas caracteristicas servem para interessar o jogador naquele personagem e por preguiça geralmente a primeira é escolhida. E isso na minha opinião reforça uma carga negativa para a imagem feminina entre os jogadores, como pode ser notada em jogos onde existe chat aberto e as mulheres se declaram mulheres abertamente.

        • Bebs
          16/06/2011

          “Meu ponto é que da mesma forma que a personagem pode ser gostosa, e quase sempre é, é que se bem desenvolvida ela pode ter medidas mais reais ou até mundanas se preferir.”

          Então, é exatamente esse o meu ponto também. xD
          Como falei no post, pra mim o ideal é o equilíbrio e prefiro mil vezes personagens bem construídas como a Chloe e a Elena de Uncharted, ou a nova Lara, que são mulheres fortes e mais reais. Apenas não me ofendo com as gostosonas, acho que há espaço pra todas. Até porque em jogos fanfarrões a última coisa que o público-alvo está preocupado é entender os personagens num nível profundo. Ainda mais MK, onde tudo é extremamente exagerado. Eu também acho as roupas das ninjas desnecessárias (e sim, eles extrapolam com o lance delas rasgarem e tudo mais), mas dentro da proposta de MK isso acaba sendo totalmente cabível. Não creio que seja preguiça, acho que é apenas adequação à proposta. Tem coisas que são feitas pra “pensar”, outras que são feitas pra divertir sem o menor compromisso.

          Agora, sempre se discute o papel das mulheres, mas esquecemos que os personagens masculinos também carregam uma série de estereótipos que provocam impacto negativo pra imagem dos homens. Mas isso é assunto prum outro post… hehehe

        • 12/03/2012

          Seus comentários me fizeram voltar a ter fé na humanidade, hahaha.

  9. Hélio
    16/06/2011

    Eita, citaram aí a Jammer pra q? Fui olhar e paixão à primeira vista! xD

    • 16/06/2011

      Jammer <3

      Sugiro que a Bebs atualize o post com uma imagem da Jammer com 4000 px de largura. Eu nem vou me importar com o layout todo desconfigurado :P

  10. Fabão
    16/06/2011

    hummm, respeitando determinados limites não vejo problemas em usar personagens “sequicis” com pouca roupa, claro q isso tem q ter um certo sentido no jogo, por exemplo, faz sentido ter mulheres gostosonas em duke nukem pq a proposta do jogo é ser esculhambado msm do inicio ao fim, não é algo para se levar a sério, está ali apenas para divertir e vender… quem aqui não curte uma sacanagem? uuhuahua

  11. 16/06/2011

    Bebs, primeiro eu gostaria de agradecer, já que me sinto honrado pela minha pergunta ter sido lida e considerada já que te inspirou em um belo post.

    Agora em relação ao texto:
    Eu concordo com o que vc pensa, é obvio que cada detalhe de uma personagem é feita no principal intuito de agradar e vender, o game Dead or Alive, parece que foi feito exclusivamente para pegar um publico mas “focado”.
    Até lançaram um versão apenas de volei de praia que eu achei um absurdo de provocação, mas eu tambem entendo que muitas mulheres se sente prestigiadas e levam isso com muito bom humor.

    Como foi outro caso extremo que voce citou Bayonetta, conseguiram fazer um game com uma ótima jogabilidade e colocaram uma “gostosona” (literalmente já que ela deve ter 2 mts de altura) no game e com certos fetiches, como é o caso do pirulito.
    E eu duvido que não exista um gamer que não tena aprendido o golpe especial, onde ela fica nua, mas com os closes de camera onde “gamer babão” tem apenas alguns detalhes do seu corpo.

    Mas não vou mentir que só comecei a gostar de Bayonetta apos jogar o game, já que nas imagens iniciais que eu tinha visto ela parecia um travesti de tanto que forcaram a barra, já no decorrer do jogo eu fui conhecendo a sua personalidade e ela me agradou mais.

    E no fim eu tambem me transformei em um “gamer babão” e fiquei dando golpes especiais em qualquer um que aparecia só para ver até onde os produtores iriam chegar. Mas vou deixar bem claro que só fiz isso por ser ossos do oficio, já que escrevo em um outro site e poderia fazer uma resenha do game.kkk

    bjs

  12. 16/06/2011

    As personagens acima em geral comprovam o mito do jogador de videogame onanista.

  13. Erick
    16/06/2011

    Acho que depende da proposta do game, por exemplo Dead or Alive Xtreme Beach Volley Ball, vai me dizer que algum homem joga aquilo por interesse no esporte, ao passo que o mesmo Dead or Alive de luta tem proposta da competição e quem faz a melhor sequencia de combos(e de vez em quando, claro, apreciar a beleza). A Grande maioria dos jogos com personagens sensuais são antes de tudo otimos jogos em suas classes como Tomb Raider, Bayonetta ou Dead or Alive.

    • 16/06/2011

      No fundo é isso que importa: quando a gostosona (ou o gostosão) vem acompanhada(o) de um bom jogo, quase sempre fica claro que a sensualidade é apenas um “plus a mais” (sic) e não uma simples jogada apelativa. É bem aí que eu traço a linha divisória, também (e nos casos de exagero de traço, como a Chun-Li do SSFIV que a Bebs citou).

      Aliás, até por isso a nova Lara Croft me atrai um milhão de vezes mais do que a antiga: ela parece mais uma pessoa de verdade também por causa do direcionamento do jogo, e não só pelo redesenho da personagem ou pela escolha de uma nova atriz para representá-la.

      ***

      De resto, hoje em dia eu me preocupo dez vezes mais com gordinhos nerds sacando da cartola o discurso anti-exploração da sensualidade do que a suposta exploração em si. Prefiro mil vezes que exista um Dead or Alive Xtreme Volleyball (mesmo que nunca vá jogá-lo e consiga enxergar facilmente o que há de apelativo nele) do que ver o mundo se torne o que esses gordinhos nerds mal-amados querem que ele se torne – um mundo assexuado.

  14. Carcaju
    16/06/2011

    Faltou a Bonnie MacFarlane!!

  15. 16/06/2011

    Trata-se de uma teoria simples na hora de se desenvolver um game.

    Eu gosto de pensar que, quando o produtor do jogo pensa primeiro na história, depois na personagem, ele acaba deixando a personagem mais realista, mais “humana”, para se adequar à história. Já quando o produtor pensa primeiro na personagem para depois inventar uma história em volta dela, aí as coisas mudam de sentido, porque a personagem ganha uma participação maior do que a história em si. Enquanto figura de destaque, é normal querer privilegiar a garota com dotes pouco convencionais, e isso acaba também se dirigindo para os dotes físico-corporais.

    Vejamos a Lara Croft. O produtor do jogo, antes de pensar em criar uma “história com arqueólogos”, pensou em “um jogo com uma protagonista feminina marcante”. Não interessa a história. Lara veio à cabeça de Toby Gard antes de qualquer coisa: uma contraposição feminina a Indiana Jones. Esse é o diferencial. Se Tomb Raider fosse com um homem, talvez não tivesse tido 30% do sucesso. É normal que eles queiram intensificar esse destaque natural da garota com dotes físicos. E isso se manteve. Eles remodelavam o corpo da Lara para os novos gráficos a cada novo jogo, antes mesmo de começar a programar o jogo em si. Até que eles decidiram criar uma história em volta de Lara Croft, e então adequar ela à história. Daí nasceu a nova Lara Croft.

    E acho que essa concepção se mantém também para Bayonetta, por exemplo. Imagino que os produtores já tinham desenhos e moldes da Bayonetta pronta antes mesmo de pensar em como que eles iam encaixar tantas formas em uma personagem. É normal. Às vezes, a gente tem uma história e pensa em um personagem, e às vezes, a gente tem uma personagem e quer fazer uma história em cima dela.

    Vejamos um exemplo oposto. Uncharted é um jogo com uma história muito bem trabalhada, pelo menos na minha humilde opinião de gamer. Esta história envolvia homens e mulheres. Mulheres que tivessem personalidade forte e sex-appeal, mas que não fossem as gostosonas da vez, senão tirariam a atenção até mesmo da história em si. Por isso, posso dizer que personagens como Chloe Frazer e Elena Fisher são perfeitas. Belas na medida certa, inteligentes e totalmente a ver com o que o jogador pode esperar da história. Cada detalhe do corpo e da personalidade delas foram feitos para se encaixar na história, sem tirar e nem por. Se elas fossem as gostosonas saradas bumbum GG-Gigante teria estragado totalmente a história. Ficaria desconexo.

    Em resumo: quanto melhor a história do game, menos apelativos precisam ser os personagens para chamar a atenção. Criam-se personagens femininas gostosonas quando ela é o foco. E criam-se personagem femininas “normais” quando o foco não é o personagem, e sim a história, a ambientação ou qualquer outra coisa. Ainda há gamers que querem jogos com gostosas. Mas particularmente eu prefiro as personagens que possuem beleza, personalidade e conteúdo, e que estão inseridas em um contexto crível e convincente.

    Só um detalhe: esta teoria também é adequado aos homens. Ou alguém duvida que o personagem Dante é muito mais importante do que a história em si? Assim como em Lara Croft, primeiro criaram o Dante, e depois desenvolveram uma história em cima dele. Por isso necessitaram de uma posição de destaque, daí o fato de ele aparecer sem camisa, bonitão, musculoso, sorridente e todo cheio de pompa. Bem diferente de outros games com mais foco na história, não só como o Uncharted em si, para não ser repetitivo, como outros games, como Mass Effect. Se o Commander Sheppard fosse o gostosão à la Brad Pitt, iria desestruturar completamente a história.

    Pelo menos, essa é a minha opinião. Sem querer dizer que Tomb Raider e Bayonetta não possuam boas histórias, mas pelo menos é assim que eu enxergo a mente criativa dos produtores de games na hora de se desenvolver um game E um personagem.

    PS: Desculpa a minha tendência a fazer comentários excessivamente longos…

    • Bebs
      16/06/2011

      Excelente observação, JP! (Quantas vezes vou ter que falar que super incentivamos comentários longos? rsrs)

      Acho que faz sentido sim. Por isso que não me ofendo e acho que tem espaço pra todo tipo de personagem: gostosonas-superficiais pros jogos fanfarrões e mulheres realistas e bem construídas pros jogos mais elaborados/profundos. Eu só me incomodaria se houvesse apenas gostosonas-superficiais, mas tem várias personagens por aí que super representam bem as mulheres, como a Chloe e a Elena mesmo. =D

  16. bQUARKz
    16/06/2011

    Bebs, no caso da Morrigan, ser chamada de biscatona é um elogio, afinal ela é um sucubus. E realmente, a história da personagem é muito complexa e interessante, digna de nota, apesar de participar somente de jogos de luta – que normalmente são falidos no quesito história. Aliás, a série Darkstalker em si possui um desenrolar muito bacana. Nunca fui muito fã dos jogos, mas gostava de acompanhar o desenrolar da(s) trama(s).

  17. 16/06/2011

    O BEBS!
    Ótimo post, mas tocando no nivel da Morrigan eu não vejo uma Succubus que seja diferente a isso e no WOW, os famosos “pets de Warlock” irão ganhar versões de cada sexo, onde a succubus pode a escolha do jogador ter um inccubus (versão masculina do demonio do sexo)!

    E concordo com a SNK ser a mais equilibrada como a questão de mulheres no mundo das lutas violentas e outro tipos de jogos mesmo no metal slug vc sentia isso.

    Agora a minha querida Chun-Li SEMPRE foi uma mulher de coxas grossas, seja por causa de ser uma lutadora que usava as pernas ( lembre-se do treinamento) ou mesmo arte conceitual, ela nunca fora uma personagem laracroftiana, mas concordo que os novos artitas estão retratando ela com proporções exageradas o desenho do artista da SNK sobre a Chun Li nos mostra uma versão até sem coxas, mas o truque nela é o encurtamento da cintura no desenho atual, só fotoshopar e ela fica mais humana.

    Voltando ao WOW temos a Sylvannas Windrunner a podrona é toda bem conservada e com “decotes” estratégicos… procura a imagem ai tem gente que faria um filme crepúsculo com ela Oo

    • Bebs
      16/06/2011

      Exatamente, a Chun Li de antes era proporcional, mesmo com coxas grossas. Por isso que eu gosto dela na versão do ilustrador da SNK, ele a fez proporcional como antigamente. Mas o povo de agora só a desenha toradona! rsrs Eles não apenas afinaram a cintura, pode reparar que bombaram muito mais as coxas. xD

      • bQUARKz
        16/06/2011

        Eu achei da hora as “coxona” da Chun-li. São frutos de muito treino no Kempô Chinês. .)

        • Bebs
          16/06/2011

          Ah nem, fala sério Quarkz… você prefere a Chun Li torada da direita do que a Chun Linda da esquerda?! Não acredito! xD

          • bQUARKz
            16/06/2011

            Eu não prefiro nem uma nem outra, acho as duas lindas. .) (olha o smile caolho denovis).

  18. georges
    16/06/2011

    Nunca conheci uma mulher que ficasse ofendida com essas personagens. Pelo contrário, muitas adoram elas e até tenho uma amiga que adora a Ivy de Soul Calibur.

    PS:A Chun-li ficou mesmo muito estranha toda anabolizada.

  19. bQUARKz
    16/06/2011

    Ah! já ia me esquecendo, ia comentar no outro post, mas esqueci. Bayonetta para mim é jogo de “menina”. Sinceramente, nada naquele conteúdo me interessa. Acho que o jogo é mais voltado para garotas, as piadas e as considerações “girl power” não me atrairam muito.

  20. João
    16/06/2011

    Concordo com o que disse a cláudia.
    Eu sou homem, eu gosto de ver mulheres curvilíneas (hueehueuueuh que termo mais tosco), mas a falta de roupa das lutadoras do novo MK me incomodou pela falta de propósito. Aquilo e nada dá praticamente na mesma. Mas pior é ouvir as pseudo-justificativas dos defensores dos modelitos arrojados das lutadoras: “Ah, cara. Elas se esticam pra caramba! Dão chutes e coisas assim. Muita roupa limita a capacidade de movimento!” Ah, tá bom… lol

  21. Thyago
    16/06/2011

    É aquela coisa, ainda tem pra q seja apelativo uma mulher virtual vestida de jeito safado. Damn, eu já vi cara pagando pau pras mulheres de cera de Oblivion.

    Bayonetta é a Claudia Ohana dos games com todo esse cabelo. Tem quem goste e ache sexy.
    Mas enfim… o chato é que não tem como criar um game que seja “para agradar as meninas” sem ele acabar saindo EXTREMAMENTE GAY no processo… o que atrairia apenas os gamers mais bichas afetados, pois até mesmo os gays de respeito iriam se afastar do game XD.

    Como a Beb’s disse, os melhores resultados sempre são aqueles que não sejam EXTREMAMENTE APELATIVOS. Do contrário, teremos coisas abestadas como a série Dead or Alive.

  22. Flávio Wander
    16/06/2011

    Ainda acho que Bayonetta tem cabeça desproporcional ao corpo, é muito pequena, é meio bizarro.

    • Bebs
      16/06/2011

      Tem mesmo. Dante do Devil May Cry 4 sofre do mesmo problema –> http://images.wikia.com/devilmaycry/images/6/63/Dante_4.png

      • Hélio
        16/06/2011

        A diferença é q o Dante é homem, logo ombros mais largos ficam melhores. Mas mulher com tronco de troglodita, me desculpem, mas é bem estranho. Se bem q no caso da Bayonetta, nem me incomoda não, acho ela normal. :)

  23. Carlos Lopper
    16/06/2011

    Costumo dizer que o personagem feminino mais perfeito de todos ja criado é a PHYNA, RYCHA, Carão! Lady Lara Croft.
    PENSEM COMIGO!
    Começa sendo Mulher… depois ela é Rycha, Condessa de Abbingdon e claro super Phyna tendo a melhor educação Européia da terra da Rainha Bebethy Dois. Depois que ela não tem mais seus pais, a não ser um mordomo que ta devendo ao cemitério, então ela resolve seus problemas sozinha. Ela estudou nas melhores escolas e ainda estudou Arquelogia sendo o orgulho da familia. Sem contar que ela é GOSTOSA! O cabelo dela é bom! E pra terminar de lascar, ela sabe utilizar todas as armas possíveis do mundo. Acharam pouco e ela virou acrobata. e pra fechar de cadeado… MULHERES PRA VCS! Ela não precisa de um homem para completá-la. A rasha ahaza!
    Não tem melhor personagem!

    • Bebs
      17/06/2011

      “O cabelo dela é bom”. hahahahah

  24. Beatriz
    16/06/2011

    Eu devo admitir que eu nunca me incomodei com personagens super gostosas em games, como foi mencionado no post “isso vende”.
    É claro que não é em todo game que se pode colocar personagens gostosonas com o mínimo de roupas possível, aí é que entra o equilibrio das coisas, por exemplo: Eu não consigo imaginar a Sheva Alomar (RE5) lutando contra todos aqueles humm… “zumbis” só de biquini, mas por outro lado, também não consigo imaginar Dead or Alive sem as personagens siliconadas XD.
    É claro que no quesito mulheres fortes, bonitas e sem exageros estamos muito bem representadas, temos a Meryl Silverburgh da série MGS ou a Samus Aran de Metroid Prime, que em nenhum momento apela para o lado sexual.
    Acho que se uma personagem tem uma história interessante a aparência meio que automaticamente fica em segundo plano, e então as pessoas se sentem mais atraídas pelo enredo do que qualquer outra coisa. Para mim Devil May Cry seria um saco se fosse só o Dante descamisado dando porrada em demônios, a história do game é o que realmente conta no final (sem desmerecer os atributos físicos do personagem XD).

    P.S: Sou só eu ou mais alguém achou que essa nova versão da Chun Li está parecendo a Tali do ME, olha só o tamanho do quadril o.O.

    • Hélio
      16/06/2011

      Beatriz, sinto muito mas vou ter q quebrar sua visão da Sheva de RE5. Veja: http://1.bp.blogspot.com/-7QxBRY65pBU/Td8UomkT2wI/AAAAAAAAAlo/LplWgImQcvk/s400/sheva-alomar-tribal-costume.jpg
      Qto ao resto do seu post, vc está certíssima.

      • Beatriz
        16/06/2011

        Hummm verdade, eu não me lembrava desse detalhe.
        Mas mesmo com essas aparências alternativas disponiveis, eu não consigo ver isso combinar com a situação do game o.O. (deve ser coisa da minha cabeça XD)

    • Bebs
      17/06/2011

      Meryl é uma das minhas personagens favoritas! Eu penso a mesma coisa, Bia, e por isso não me ofendo. Ao mesmo tempo que há inúmeras personagens gostosonas-superficiais, temos tantas outras mulheres fortes e realistas nos representando bem. =D

  25. Carcaju
    16/06/2011

    É isso aí!! Deixem elas serem delícia!!

    A Chun-li tá parecendo é a Mulher Melancia!!

  26. Murilo
    16/06/2011

    Eu não tenho nada contra mulheres gostosas e de biquini nos jogos, é um grande atrativo. Tem que se lembrar que a maioria dos desenvolvedores são homens nerds e os consumidores, principalmente no jogo de luta, ainda são o alvo principal.

    Eu gosto de, em qualquer jogo, criar pelo menos um personagem feminino só pra ver qual o minimo de roupa que ela vai usar, não tem nada de errado nisso =)

    O que eu acho porém é que o jogo tem que dar opções, não é toda mulher que quer jogar com uma siliconada, como não é todo homem que quer jogar com esses heróis magrelos com franja emo… tanto que eu prefiro muito mais as personagens mais estilo garota e/ou kawaii do que as siliconadas, prefiro mais as personagens de pangya, a Zelda ou a Malon do que a Lara Croft por exemplo.

    ps: nunca gostei da Chun Li, mas cada ano que passa os traços ficam piores e mais exagerados

  27. 16/06/2011

    Ótimo texto Bebs! Como sempre! :)

    Como eu tinha falado anteriormente no outro post, as mulheres dentro dos games (sim, num geral), são desgninadas para gerar marketing, vender o peixe, ou o termo que preferirem.

    Existem sim personagens mais comportadas como a Elena de Uncharted, a Jill Valentine de Resident Evil 1 ou a própria Lara Croft, que mesmo tendo “grandes atributos”, não sai em suas aventuras por aí exageradamente semi-nua.

    Eu não vejo nada demais nestas personagens. Até porque pra começar, são personagens fictícias, não existem de verdade. E mesmo que muitas delas apareçam semi-nuas (inclusive as de jogos de luta), ainda assim elas representam o poder feminino, ponderando muito bem a balança sexual existente, deixando aquela imagem de princesa indefesa raptada sendo história pra boi dormir – Peach, estou apontando pra você!

    Inclusive, algo que gostei MUITO no texto foi a citação referente à Bayonetta. Ela é uma das minhas personagens de games favoritas, justamente por ser pura sátira! Ela é propositalmente desproporcional e escrachada, e ainda assim é uma “linda bruxa” (perceberam o paradoxo?), extremamente poderosa que pisa em tudo e todos que querem detê-la. Tudo o que muitas mulheres querem ser, mas que a realidade não permite.

    Enfim, adorei mesmo o texto e estou adorando os comentários aqui também! Parabéns Bebs liiiiindaa! ♥

    • Bebs
      17/06/2011

      Acho muito legal que a maioria das mulheres sacou a sátira na Bayonetta. *-*

      Em breve vem a parte 2 deste post, Jejé! Aí vou entrar no território dos homens. hihihi

      =*****

  28. Erik
    16/06/2011

    Hum…esse tópico me fez pensar….realmente as sexy girl aparecem em muitos games q eu jogo, mas eu as vezes mal noto…..mas uma menininha bonitinha faz a diferença em um game,um exemplo,Ashley re4,a menina n fazia nada, e só dava trabalho, mas era maneiro ver ela de “sainha”,pra mim a capcom botou ela com essa roupinha de sacanagem(por incrivel q pareça eu n acho a Ada sexy),uma coisa,ja repararam q nos games as mulheres são sempre sexy? n ha mulher feia, até os zumbiz são sexys,e sobre o fato das menina acharem ruins as sexy girl nos game e nós, oq q vcs acham q nós pensamos qnd vemos um “dante” da vida heim?
    rsrsr só de zueira.
    ps:quem vcs acham a mais sexy?

    ps2:odeio a lara croft embora ela seja bonita

    ps3:ops n tem!!!!!!!!

    vlw gow

    • Bebs
      17/06/2011

      Até as zumbis são sexy foi ótimo. hahaha

      • Hélio
        17/06/2011

        Mas são! rsrsr Veja só as enfermeiras de Silent Hill: se não tivessem uma almêondega no lugar da cara, até q eram pegáveis! rsrsr (eca)

        • Bebs
          17/06/2011

          Almôndega no lugar da cara! hahahah

          Mas nem dá pra usar as enfermeiras de SH como exemplo, porque o fato de elas serem ‘gostosas’ tem um propósito narrativo forte. Não é apenas pra rechear o mundo do além de boazudas não. hahah

          • Hélio
            17/06/2011

            Sério q isso tem sentido? :0 Puxa, tô ficando cada vez mais curioso…

          • Bebs
            17/06/2011

            Tem sim, um sentido muito forte. As enfermeiras existem desde o primeiro jogo, mas a versão ‘gostosona’ delas surgiu no SH2. Todos os monstros nos SHs tem sentido, não são apenas criaturas aleatórias do além. ^_^

          • Carcaju
            17/06/2011

            O legal é que o significado muda de um jogo pra outro, apesar de a aparência ser idêntica… Por exemplo, no Silent Hill 1 elas meio que representam a Lisa e a maneira que a Alessa era tratada no hospital. Já no 2, são tipo umas frustrações sexuais do James… ou pelo menos no meu modo de entender é isso :)

          • Bebs
            17/06/2011

            É bem por aí. =)

            Na verdade as enfermeiras gostosonas eram pra ser coisa do SH2 só, mas elas viraram ícones na série e acabaram usando-as em jogos subsequentes como SH Origins e Homecoming. Mas como em Silent Hill os monstros sempre tem que representar alguma coisa, deram propósitos narrativos pra elas em todas as suas aparições (menos no filme, ali foram usadas como fanservice mesmo rsrs). Mas elas não são idênticas em todos não, essa versão gostosona é só nos SHs em que elas representam frustrações sexuais dos personagens. No SH1 elas são bem diferentes e representam as enfermeiras em geral do hospital que a Alessa ficou (não propriamente a Lisa). ^^

          • Carcaju
            17/06/2011

            No Origins até faz sentido elas aparecerem, já que envolve a história da Alessa, e até no 3 e o The Room também… Mas no Homecoming realmente acho que usaram só por usar mesmo :)

            Quero ver qual será o contexto delas no próximo…

          • Bebs
            17/06/2011

            Então, é o que falei, usaram no Origins e no Homecoming “por usar”, porque elas viraram ícones, mas deram explicações narrativas pra elas não ficarem jogadas aleatoriamente no contexto. Mesmo o Origins sendo relacionado à história da Alessa, as enfermeiras que aparecem são a versão gostosona e tem a ver com frustrações sexuais do Travis. =)

            As do SH3 são uma extensão natural das enfermeiras do primeiro, porque continuam a história da Alessa mesmo. As “enfermeiras” do The Room são um esquema diferente e tem a ver com o trauma do Walter com a mãe. ^^

          • Carcaju
            17/06/2011

            Curioso a galera ter tanta frustração sexual no SH, rs…
            Agora sobre elas serem frustações do Travis no Origins, não entendi assim… pra mim elas estão lá por causa da Alessa, assim como no 3. E depois dessa conversa fui dar uma pesquisada nas enfermeiras para ver se entendi a parada direito, e vi na Wikipedia que no The Room elas não são enfermeiras… são “patients”, que eram pacientes normais mas tiveram seus úteros e pulmões removidos pelo Walter, e só a aparência é similar a delas… essa explicação é bacana, mas prefiro ficar com a do complexo de Édipo dele, que foi o que eu entendi também, hehehe

          • Bebs
            17/06/2011

            Bom, porque os japas tem fixação com frustrações sexuais eu não sei. rsrs

            Mas as enfermeiras tem a ver com as frustrações do Travis sim, até porque o Origins se relaciona com a história da Alessa, mas o enredo é todo sobre o Travis. Alessa é só um plus ali. As enfermeiras aparecem em hospitais onde ele e a mãe dele (no caso dela um hospital psiquiátrico) ficaram e, inclusive, são perseguidas pelo Butcher em certos momentos. E mesmo elas aparecendo no hospital da Alessa, a forma delas tem a ver com a frustração do Travis. Quanto ao porque ele tem frustrações sexuais, se eu falar vai ser um baita spoiler. xD

            Quanto ao The Room, então, por isso que falei que as “enfermeiras” são um esquema diferente. Mas o Walter não tem complexo de Édipo não. hahaha Ele não era apaixonado pela mãe, só ficou com o psicológico todo bagunçado por causa da rejeição dos pais + um monte de coisas que passou na infância que se eu contar é spoiler. E as patients não eram pacientes reais do hospital, elas são seres do mundo alternativo mesmo, que o Walter ataca e arranca o útero em acessos de “loucura”, digamos assim. Isso representa a revolta dele por ter sido abandonado pela mãe. ^^

          • Carcaju
            17/06/2011

            Bom, ainda acho que o caso do Walter tem um pouco de édipo sim… toda essa confusão que ele faz com ela, o apê e tals me soa meio que uma tara!!

            Mas agora você tem que fazer um post abordando todos os Silent Hill para podermos debater sobre seus aspectos psicológicos, porque já fugimos muito do tema do post, rs…

          • 17/06/2011

            Caraca, quantos comentários para falar somente da gostosura de enfermeiras zumbis deformadas… hehe.

            Silent Hill se diferencia por causa disso. Você vê um monstrengo mó nada a ver com nada, mata ele e tal, mas aí você descobre depois, com alguns textos, reflexões, sonhos e até mesmo uma pesquisada na internet, que aquele monstros não era nada a ver, ele tem um intrínseco significado para estar ali. Tanto que faz falta. Se tirássemos as enfermeiras zumbis de SH 2, por exemplo, e colocássemos outra coisa, como, sei lá, lickers do Resident Evil 2 (fui longe nessa), perderia o significado prático do porquê eles estão ali e perderia o sentido da anomalia mental de James. Na minha opinião, elas são muito mais importantes no 2 do que em qualquer outro SH, e totalmente a ver com a história. James é um cara totalmente frustrado, deprimido, confuso e obcecado na aparência das coisas. Ao ver as enfermeiras, a imagem reflete-se na sua mente em cima da fragilidade feminina. Sendo assim, ele as enxerga sempre frágeis, esguias, mas ao mesmo tempo atraentes. Gostosas, por assim dizer. Com direito a seios volumosos, pernas torneadas e decotes avantajados. Não tem nenhuma enfermeira gorda ali. E a ausência da face delas, talvez a especialista Bebs possa até me corrigir, se eu estiver errado), representa a ausência da personalidade. As mulheres, para James, são todas iguais: um corpo bonito do qual ele possa desfrutar e proteger, assim como sua esposa, e a Mary, são para ele. Nada além de símbolos sexuais carentes de proteção. A ausência de rosto representa, na mente de James, que todas elas são qualquer coisa, qualquer pessoa, todas as pessoas, e, ao mesmo tempo, uma pessoa só. Pelo menos, essa é a impressão que eu tive. Estou disponível para discussões aqui, talvez quem sabe em um possível futuro post específico acerca do assunto, hehe (uma matéria especial sobre a história de James Sunderland cairia bem agora).

          • Bebs
            18/06/2011

            Depois vou fazer um post sobre SH2 pra podermos continuar o papo, meninos. \o/

            SPOILER ABAIXO
            Simplificando… Então, JP, o rosto desfigurado das enfermeiras em SH2 representa uma impessoalidade mesmo, como se fossem objetos sexuais, mas ao mesmo tempo remetem a algo doentio, grotesco. Isso tem a ver com os sentimentos misturados do James em relação à doença da Mary. Ele passou muito tempo cuidando dela, enquanto esteve doente, e isso basicamente o privou de viver. E ele era um cara jovem, cheio de “energia”, daí vem a frustração sexual (por isso ele vê conotação sexual em praticamente tudo rs). Também era difícil lidar com a Mary não só pela doença em si, mas a personalidade dela ficou bem complicada durante o processo, ela vivia de mau humor, depressiva e isso gerava muitas brigas entre eles. A vida deles ficou totalmente conturbada nesse período. Voltando aos sentimentos misturados, ele amava a esposa e queria vê-la curada logo, mas as privações que ele passava provocavam revolta, angústia e até um certo desgosto pela Mary, e James sentia-se culpado por nutrir esse tipo de sentimento negativo em relação à coitada, que não tinha culpa de ter ficado doente. Por essas e outras que o psicológico dele ficou todo bagunçado.

            Aí entra a Maria, que é igual à Mary fisicamente, mas toda sexy, vaidosa, livre-leve-solta. Digamos que ela seria a materialização da Mary ideal, na mente do James. ^^

        • Carcaju
          17/06/2011

          Que isso cara… dá pra pegar sim….

  29. 16/06/2011

    Outro lado importante sobre esse assunto é se dar conta de que só pôr uma gostosona (ou gostosão) em um jogo não garante absolutamente nada em termos de vendas – ou seja, o problema não é esse, nem de longe.

    É muito bonito ensaiar um discurso pseudo-engajado sobre a “exploração” das personagens sensuais em videogames quando o problema não é elas serem sensuais, e sim a indústria de games ser um clube do bolinha. O número de mulheres nos estúdios de desenvolvimento nos EUA não chega a 1%. Não, não tá faltando zeros aí não, é menos de 1% mesmo. Considerando o ambiente de trabalho, até que temos muito menos personagens femininas sensuais apelativas do que poderia se esperar.

    A verdade é que as produtoras sabem que há limites. Elas sabem que Bayonetta vai atrair mais mulheres do que homens, até. Elas sabem que Dead or Alive Xtreme Volleyball vai render uma fração do que rende a série principal – tanto que o jogo é simplérrimo, ninguém vai gastar uma grana ferrada em algo que vai vender apenas uma fração. E muitas delas tentaram emplacar uma Lara Croft, tanto no auge dela quanto depois, e todas deram com os burros n’água. Porque? Porque sensualidade somente NÃO VENDE. Pelo contrário, se for SÓ sensualidade, até atrapalha nas vendas, porque a apelação fica mais clara.

    A gente tem a mania de abordar esse assunto como se RapeLay não fosse um jogo de nicho no Japão (equivalente às revistas de pornografia para públicos específicos), como se Bayonetta não tivesse vendido 1/5 do que vendeu apenas UM God of War, como se Rumble Roses não tivesse vendido menos do que praticamente todos os outros jogos de luta já lançados. O fato é que jogo com gostosonas ***como prato principal*** não vende, a não ser que a gostosona se chame Lara Croft e/ou seja muito mais do que apenas gostosa (como a própria Lara).

    Os problemas mesmo são outros:
    - Poucas mulheres protagonistas, pq isso afasta muitos jogadores, que se sentem emasculados
    - A indústria fazer jogo “pra menina” assumindo que elas não querem jogar God of War, e sim somente Cooking Mama e afins

    A indústria é machista, mas as personagens serem sensuais não tem nada a ver com isso.

    • Cristiano
      16/06/2011

      Falou bonito,cara.Concordo plenamente que a industria gamer é extremamente machista

    • Murilo
      16/06/2011

      Não concordo, não acredito que isso seja por machismo não

      Poucas mulheres se interessam realmente em ser gamer a ponto de trabalhar como desenvolvedoras, os desenvolvedores por sua vez fazem aquilo que eles ostam e acham divertido, mesmo porque, o público hardcore ainda é maioria masculina… e homem gosta de tiro, luta, sangue e mulheres de biquini

      Mas é errado dizer que isso é machismo, muitas vezes as mulheres desempenham um papel importantíssimo no jogo, até no caso da Zelda que tem que ser resgatada o tempo todo, ainda ajuda o link diversas vezes… em jogos de lutas as mulheres são tão fortes quanto os personagens masculinos, muitas vezes os modelos são bem mais detalhados e a personalidade é bem mais trabalhada, do homem que gosta de dar porrada para a mulher com todo um histórico de ter aprendido a lutar, defender a família e tal

      Mesmo quando o jogo só possui personagem masculino para escolher, as mulheres aparecem na história com papéis importantes… é só ver o caso da Kerrigan do SC2 e outras rebeldes que aparecem, que possuem uma história mais detalhada do que muitos personagens principais do jogo… sim, elas são gostosas, mas é difícil achar um personagem masculino que seja horrendo ou gordo e que seja o herói ou tenha algum papel importante

      O fato é que os personagens são heróicos, inteligentes, lindos, seja homem ou mulher, eles sempre vão vir com alguma qualidade… e bom, mulheres de biquini é só um bônus divertido que não representa nem metade dos jogos e muitas vezes não representam nem metade dos personagens de um jogo, mas o inverso também sempre existe, o homem magrinho com cabelo emo ou o cara extremamente bombado, forte e burro. É tão ou até mais comum achar o tipo bombado sem cerébro do que gostosas de biquini, e eu realmente prefiro a segunda opção

      • Cristiano
        16/06/2011

        Bem exposto o argumento e me fez concordar em muito dito por você.

        Porém penso que não é por falta de vontade que as mulheres não entram no mercado de games e sim,como em várias áreas de trabalho,pela área de trabalho ser em sua maioria dominada por homens.
        A área gamer cresceu muito rápido.Antes era vista como entretenimento infantil.E não faz muito que essa concepção mudou.Como vemos no blog e em outros lugares o preconceito contra garotas gamers ainda é espantoso.Não sendo diferente no mercado de trabalho

  30. Mih
    16/06/2011

    Olha,eu não tenho nada contra essas gostosas virtuais…o problema é quando a sensualidade é exagerada e isso,na minha opinião,estraga o jogo.Um exemplo disso é o Dead or Alive Paradise e o Xtreme.Cara,eu não sei o que foi pior:o fato de transformarem um jogo de luta muito foda em um caça-níquel cheio de fanservices machistas ou os peitos de todas as personagens lembrarem balões cheios de água X___X Eu particularmente achei isso ridículo e espero que no Dimensions(3DS) eles não cometam o mesmo erro.

    “A única coisa que eu realmente não entendo, quando se trata de personagens femininas, é o exagero dos peitões, coxões e popozões que desenham hoje em dia.”Eu também acho isso horrível.

    E não só a Chun Li tá desproporcional…A Sakura no SF4 tá extremamente marombada(o estranho é que na CG o corpo dela tá normal,mas quando começa a luta,ela fica mais bombada que o Ryu xD)

    P.s:”Dante Descamisado: fazendo a alegria da mulherada desde o PS2″Com certeza!!!!Não podemos esquecer do Ryu e do Ken,aqueles lindos *¬*

    P.s² meio off-topic:BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEBS *O*
    http://www.kotaku.com.br/conteudo/quando-surgem-pistas-de-uma-trilogia-devil-may-cry-remasterizada-em-alta-definicao/

    • Erik
      16/06/2011

      concordo,quando há exagero fica até feio,exemplo esa chun-li nova ai, ta muito feia,a de antigamente era mais bonitinha

    • Bebs
      17/06/2011

      Ahhhh! *__*

      Pô, coitados dos nossos bolsos com esse bando de coleção HD das nossas séries amadas. Falando nisso, você viu um post lá no Kotaku dizendo que parece que o filme do DMC vai pegar a história desse novo Dante?!

      • 19/06/2011

        Filme com a história do novo Dante? Já tô prevendo que vai ser ruim

  31. 16/06/2011

    Apenas mas um comentario.
    Todos em geral apontam que a industria do games é machista, mas não é culpa da industria dos games, ela apenas reflete a imagem da sociedade.

    Nos podemos perceber isso a cada lugar que olhamos, as mídias são repletas de exemplos, vai desde um comercial de cerveja a até mesmo os comerciais de cosmeticos, filmes nacionais e internacionais tambem apelam para as mulheres e seus decotes.
    Programas de televisão em geral e novelas, ou seja toda a sociedade é rodeada desta “estratégia” de se vender o corpo (principalmente da mulher).
    Uma coisa interessante foi a uns tempos atrás quando uma linha de cosmetico (acho que Dove) contratoui mulheres “normais” para seus comerciais, e lá estavam elas gordinhas ou não, com estrias e celulites. Mostrando que a realidade pode ser outra.

    Mas a sociedade não quer essa verdade, ela quer algo mágico e de preferencia peituda e gostosa e a campanha de mulheres normais foi por agua abaixo, e as modelos voltaram.

    Como as gerações seguintes estão tendo cada vez mais liberdade sexual, acho que em pouco tempo vamos começar a extrapolar a linha do bom senso e com certeza começaram a ser lançados games com apelos sexuais explicitos.

    Em muitas pesquisas já mostradas, indicam que mais de 40% dos usuarios e compradores em potencial de video games são maiores de 18 anos, particularmente eu acho que as gerações estão crescendo junto com os gamers, muitas crianças e adolecentes que jogaram Nes e Mega drive nos anos 80 e 90, hoje são adultos ativos no mercado de trabalho e continuam com os seus entreterimento voltado ao video game.

    Por isso vejo a diferença de jogos violentos na epoca dos 8bits e 16bits e o quanto violentos eles se tornaram hoje.
    Ninguem mais acha anormal uma cabeça sendo estourada em qualquer FPS desta geração, coisa que chocaria a sociedade nos anos 80, a mesma coisa segue na parte que toca em conteudos sexuais, hoje jogos como God of war 3 (que eu adoro) mostrão mulheres com os seios amostra com uma naturalidade incrivel, e até mini games sexuais o jogo oferece, só que ao inves de mostrar uma cena de sexo que poderia parecer muito forte, eles viram a camera para duas mulheres seminuas que ficam se esfregando como se isso não fosse tão forte ou errado como a primeira cena.
    A minha filha de dois anos olha essa cena e vira para mim com uma cara de que mesmo sem entender nada do mundo com a sua inocencia de um bebe, mas pelo olhar me passa a pergunta de que tem alguma coisa de anormal ali, o porque duas mulheres estariam se acariciando.

    Resumindo tudo isso (ou tendando resumir):
    O que era “um ato imoral” para minha avo, virou ” apenas apelativo” para minha mãe, esta sendo “corriqueiro” para a meus olhos e daqui a alguns anos será “careta e ultrapassado” para a minha filha.

    Foi mal, eu jurei que seria um simples comentario mas me empolguei a acho que até fugi um pouco do tema para ser mais abrangente.

    • Angelo
      17/06/2011

      Disse tudo cara. Quer exemplo prático disso?Os novos padrões de beleza que estão tentando nos empurrar garganta abaixo, tipo panicats e mulheres frutas. Surreal.

  32. 17/06/2011

    “Bayonetta não é para ser levada tão a sério” resume minha opinião. Não ligo para as gostosudas e pasmem e desde a Juri tenho visto q muitos gamers tem ficado enjoados desse padrão linda e gostosa e por isso a esquisita foi tão bem aceita.

    O exemplo da SNK foi perfeito. Eu nunca me incomodei tb, se for pra ficar ofendida por uma mulher virtual só pq ela é sexy e gostosuda estaria sendo sexista e perdendo o foco, e pra mim jogo é hobby e diversão.

    Também fico assustada com as desproporcionais, mas é aquilo, muitas empresas escutam o que seus gamers querem e acaba que só vemos o resultado. E só.

    Sobre os gostosos cito ele – Ezio, que nem a barriga mostra! Dante tb é um tchuchuco, rs.

    Conheço meninas q implicam com o namorado por causa de games com gostosas e um amigo meu perdeu a namorada por ciúmes da Bayonetta, tanto q no post q fiz sobre o game disse aos leitores para deixarem as meninas jogarem.

    Sério, brigar pq o cara tá vendo uma personagem q não existe e nem vai pq é humanamente impossível é tenso!!!!

    • Thyago
      17/06/2011

      Ah nã, pera pera pera, a menina acabaou com o cara pq ela tinha CIÚMES da girafa que faz pole dancing chamado Bayonetta? AHUEHAEUuheuuEUEHUEHUEaahuheAUHEUEAHuAEHEuhaeueahuehEUehueHAEUheauhae.

      Pense numa mulher insegura viu? Se bem que eu duvido que tenha sido somente por esse motivo, o cara já devia ser um babaca q mal dava atenção direito pra menina… assim espero.
      No dia que uma namorada minha querer começar uma discução pelo fato de uma personagem VIRTUAL na minha frente… eu peço pra ela tomar uns 20 litros de simancol.

    • 17/06/2011

      Eu conheço uma menina cujo namorado terminou com ela porque ela jogava Killzone 2 melhor do que ele. Detalhe: ele terminou ONLINE, com todo mundo ouvindo pelo headset.

  33. Hélio
    17/06/2011

    Eu acho ridículo e o cúmulo da insegurança uma pessoa terminar com a outra por causa de uma personagem de videogame! :0
    Meu Deus, será q ela acha q a Bayonetta vai sair da TV e ir pra cama com o namorado dela? //

    • Yan
      17/06/2011

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      What the fucking heeeeelll!!!??
      Terminar com o namorado por causa de uma personagem no videogame é TENSO!!
      Já tá bom de inventarem um teste psicológico pré-namoro pro pessoal, né?? =x

      • 19/06/2011

        Que horror! Essa mina precisa de um tratamento D: Ser ciumenta é uma coisa, agora sentir ciumes até de um personagem de game é o cumulo!

  34. 17/06/2011

    Acabei de ler o Dueling Analogs.

  35. Yan
    17/06/2011

    Pronto, já falaram tudo aí em cima!
    Quando há apelações, não é só nos games. Basta a gente ver propaganda de cerveja, essas dançarinas que representam time de futebol, e mais um basilhão de coisas por aí.

    Agora, sobre as mulheres dos games, foi a Bebs que falou tudo! Acho muito legal as mulheres com uma boa personalidade e que de brinde ainda são bem bonitas (como Naomi, Elena, The Boss, Yuna e Lulu do FFX e por aí vai).
    Gosto muito mesmo de personagens bonitas, porém realistas!

    Já quando as mulheres começam a ficar desproporcionais ou… estranhas demais, eu acabo achando, seilá… Broxante mesmo(depende do caso, né? hehe)! Tipo quando eu vi a imagem linda da Chun Li, e depois olhei praquela coisa da direita que parece ter engolido a verdadeira Chun Li, foi bem desagradável ¬¬

  36. The Punisher
    17/06/2011

    Sinceramente não tem muito o que comentar sobre. O pior mesmo é como são tratadas em games como um objeto como, por exemplo, em Duken Nukem até o Shao Kahn parece ter sua escrava sexual no novo MK.
    [OFF-TOPIC]
    Falando em Shao Kan aquela personagem presa à esquerda no cenário dele vai ser uma jogável o nome dela é Scarlet e ainda vai ter mais três em breve. E ainda falando em MK comprei o meu ontem. Cara…só pelos os vídeos já achava o jogo bom pacas mas vendo pessoalmente e jogando que se ê o quanto é DUKA esse jogo.

  37. The Punisher
    17/06/2011

    Só achei rídículo a tradução de Outworld para “EXOTERRA”. Lastimável!

  38. Rafs
    17/06/2011

    falando de mulheres que aconteceu com o top five da lisa foiles que eu percebi que nunca mais atualizou e o ultimo video é sempre dos robos

  39. Heverton Soares
    18/06/2011

    Senhores e Srtas!
    Sem querer ser curto e grosso, mas como afirma a máxima popuar, o que é bonito é pra se mostrar. Não podemos negar que todos homens e mulheres, gamers ou não temos uma atração natural pelo que é belo. Então na minha modesta opinião, como as personagens femininas são elementos do jogo tbm, acho que nada mais natural elas acompanharem a tendência estética a que o jogo se propôe.
    Se não, teríamos elementos altamente contrastantes com o contexto.
    É isso aí, e tenho dito!!

  40. ChipChop
    19/06/2011

    Esqueceram da Morrigan do Dragon Age!

  41. Sovereign
    19/06/2011

    A unica musa virtual que me agradava era a Sophitia de SC I e II, depois acabaram com ela. Mas agora a Elena de Uncharted e a nova e jovem Lara Croft me chamam a atencao. Essas mulheres turbinadas que vieram junto com essa atual geracao faz ate perder a vontade de jogar xD tanto que nem comprei mais as continucoes de soul calibur, dead or alive e outros jogos que envolvam melancias rs.
    Off: comprei hoje o AC Brotherhood pro PS3

  42. André Luiz
    19/06/2011

    Desculpa por não ler todos os comentários, então se eu repetir alguma coisa desconsiderem.

    A realidade é que a grande massa produtora de games é do sexo masculino.
    Mulheres feias não aparecem nem em propaganda de TV, a não ser que seja para ser zoada, e as normais só em propaganda de de produtos de casa como margarina, sabão em pó e creme dental, por exemplo. O que vende é o vulgar (mercado generalizado). Vivemos no mundo onde o culto ao corpo é o que manda (e o dinheiro).

    Vários jogos, eu diria a maioria é recheada de caras anabolizados. Existem muitos mais homens altos e fortes do que mulheres sexys em jogos.

  43. William
    19/06/2011

    Os desenvolvedores tem que saber equilibrar e tentar criar uma personagem que consegui ser equilibrada(como a Jill Valentine do Resident Evil 3).

  44. mr hertz
    20/06/2011

    99% das minhas personagens sao mulheres. basicamente porque acho mais legal ver uma mulher sexy do que um cavaleiro-almofadinha-abençoado-metido-a-besta (paladino), ou um orc….

    mas nunca joguei qualquer jogo que fosse, ou tive qualquer facilitação a me adaptar ou comprar qualquer ideia de jogo por conta de um peitão.

    sim, é a parte do corpo da mulher que mais gosto, mas nao me serve em um jogo de videogame, ao ponto de me deixar “mais em casa” com qualquer ideia ou personagem representada.

    quanto a essas mulheres desenhadas pelos doentes dos japoneses, eu nem digo nada, pq pelo visto eles gostam de exagerar em coisas que provavelmente estejam fora do biotipo da mulher japonesa.

    a bayoneta eu realmente nao curti mesmo… achei o contexto muito pífio e propositalmente erótico. mulher nao precisa mostrar quilos de peito, perna e tudo mais pra ser sexy.

    as mulheres que bati a vista e gostei, sempre tiveram visual um pouco mais masculino, entao nao é um peitão que define.

    prefiro mais que a personagem seja sexy no estilo, do que na roupa (ou na falta dela), ainda mais se tratando de videogame.

  45. mr hertz
    20/06/2011

    ps.: bebs, nota 10 pro seu cabelo. gostei de verdade. espero q nao seja peruca.

    • Bebs
      21/06/2011

      É uma peruca, esse modelo (só que a minha é a versão mais longa, que vai quase até o joelho): purple wig

      Não tinjo o cabelo de verdade porque morro de preguiça de procedimentos de salão. Só de pensar que tem de retocar a raiz de X em X dias, desisto. Mas se eu fosse pintar, seria de vermelhão igual da Pequena Sereia. xD

  46. 24/06/2011

    ótimo artigo!
    agora, sendo sincero
    a bayonetta é muito foda T.T
    poxa, falar q ela foi uma brincadeira é sacanagem
    ma minha opinião, os games estavam precisando de uma personagem mais sensual (e menos porno), e que baixasse a porrada nos mano (principalmente anjos…odeio anjos)

    • Bebs
      24/06/2011

      Mas não é “brincadeira” no mau sentido, é no ótimo sentido! =D
      Bayonetta é muito f-da, mas ela não deixa de ser uma sátira com a questão das gostosonas nos games. ^^

  47. 24/06/2011

    Ué, nunca vi aquela guria de cabelos violetas/roxo em algum game, mas acho que ela se enquadra no titulo da matéria =3~

    • Bebs
      24/06/2011

      Heuehueheh

      Saudade docê, trem! =P

  48. rizzi
    28/06/2011

    sou uma garota, muito fã de vocês e apoio totalmente o artigo.
    pra”explicar a chun-li e as outras gostosas no Street fighter. se ela tivesse pernas ‘normais’seria muito mais complicado de “ver” o golpe, a força dela (assim como a cammy) está nas pernas. como elas não usam uma roupa desde o SF2, ao invez de colocar roupa eles exageram nos musculos, para mostar a hitbox (alcance do golpe) tanto que todos os jogadores la são grotescos de exagero, os musculos do ryu, as pernas da chun-li, a altura do zangief.
    haha, tambérm adoriei a bayonetta, só não troco ela pelo dante sem camisa.

    • Bebs
      28/06/2011

      Dante descamisado = todas aprova. \o/

  49. Edu
    30/06/2011

    Personagens anabolizados tão ficando um saco mesmo, só mais a Chun-li de antes mesmo. Mas não é só com as personagens femininas que isso acontece não, o que fizeram com o Chris no Resident 5 ? Aff o cara tomo bomba de cavalo….

  50. Italo
    30/06/2011

    o dante é massa

  51. Lucy
    05/07/2011

    Falou tudooo!!Soh acho que falta mais protagonistas femininas,principalmente em jogos de lutas que é meu gênero favorito,chega de Ryus,Scorpions e Kyoss…Quero uma mulher nesse meio ;P

  52. Diego
    11/07/2011

    Parabéns pela matéria, ficou ótima! Eu adoro as personagens femininas, é muito legal jogar com elas, além de terem belas curvas xD. Não acho de forma alguma que seja algum tipo de ofensa, muito pelo contrário, muitas delas monstram segurança e “poder”, etc…Enfim, estou louco pra jogar Bayonetta, ainda não joguei, mas a personagem é muito da hora além do game ser muito bom.

  53. helinux
    15/07/2011

    mulherada em peso nos games

  54. Lívia
    16/07/2011

    Interessante eu encontrar esta matéria de vocês exatamente neste momento, pois estou cursando mestrado e meu objeto de estudo são exatamente estas personagens femininas dos games e a recepção que as mulheres têm delas ^^.
    Na minha pesquisa abordo principalmente a relevância das personagens dentro da narrativa de um game, sua importância, muitas vezes desvalorizada diante da presença do personagem masculino, e a ênfase no corpo delas, que é, digamos, na totalidade das vezes, apresentado com padrões estéticos agradáveis aos olhos dos homens- como é o caso da própria chun-li que citaste- e as vezes não agradam tanto as mulheres que sentem-se desvalorizadas quanto ao emocional.
    Gostaria de saber se posso entrar em contato com vocês para enriquecer minha pesquisa, pois estou fazendo entrevistas com jogadoras afim de obter opiniões sobre esta representação feminina que está aparecendo cada vez mais no mercado de games.
    Desde já agradeço
    Lívia

  55. Bowie
    21/07/2011

    Só um adendo, a chun-li original tinha umas baita coxas sim, nem tanto peitos, olhe as imagens dos SFII e compare, aí veio a Cammy que tem medidas bem mais proporcionais e que depois foram anabolizadas.

    A melhor representação de mulher em games hoje em dia na minha opinião são as do Mass Effect 1 e 2, a primeira vista um arquétipo qualquer, mas ao longo do caminho para salvar a galaxia se mostram complexas e reais, com falhas e defeitos, ao mesmo tempo em que são geniais, decididas e sensiveis, uma galaxia tão gde qto a que é para ser salva no jogo.

    • Bebs
      21/07/2011

      Eu não disse que a Chun-Li nunca teve coxas grossas, óbvio que sempre teve porque ela é “chutadora”. hehehe

      Mas as coxas antigas eram mais realistas e proporcionais, como coxas de mulher que malha mesmo. Não como toras bizarras da Chun-Li de hoje em dia. xD

  56. xxx
    18/08/2011

    galera , a gente também pode falar!!
    claire redfield sua lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :D

    • Bebs
      19/08/2011

      Hahaha pode falar à vontade sobre suas musas dos games. xD

  57. leandro(leon belmont) alves
    19/08/2011

    é bom ter mulheres Lindas nos games, desde que não seja muito vulgar. eu gosto das garotas de Dead or Alive. quando jogo algum game da série, se for de luta, vou apenas com as minas ;) em soul calibur tambem gosto de todas,principalmente da Ivy e da Tira. tem cara que não gosta de ir com alguma personagem feminina com medo de se achar afeminado por estar indo com a garota. particulamente nem ligo para isso. eu respeito a Lara,mas eu não curto os games dela. prefiro ver alguem jogando do que eu mesmo jogar. eu confesso que tenho uma queda pela Lightning de FFXIII. ela tem atitude,sabe dar porrada como ninguém e ainda sabe voar !!0_0 aqueles olhos azuis, os cabelos rosados…aquela boca…..ai,ai :)
    e olha que ela não faz o tipo sexy, tá mais para maria-joão. mas como ela é Linducha eu nem ligo. aposto se eu a cantasse,ela me daria um merecido soco e ainda chamava o Odin para me dar uma surra, mas eu ia adorar. he,he,he.

    • Bebs
      19/08/2011

      Lightning é linda mesmo. ^^

  58. leandro(leon belmont) alves
    19/08/2011

    e sobre a Chun-li…para começo de conversa, quantos anos ela tem? ela já deveria ser uma senhora a essa altura do campeonato e nem tentem me dizer que se passou “alguns meses” depois dos eventos de Street Fighter 2(há quem diga que o SF 3 é depois dos eventos de SF4) pois se passaram 20 anos desde SF 2. Ryu e Ken já mostram que já se foi a juventude de Street fighter zero faz séculos, porque a Chun-li tem ainda essa cara? se dizem que a velhice atingem mais cedo as mulheres do que os homens.

    cirugia plástica? talvez….e eu preferia ela como antigamente mesmo.

  59. 28/09/2011

    O Dante é o melhor! \o/
    O cara é gato e manda bem, Dante descamisado = todas aprova! \o/ [2]
    -
    Mas já pensou se isso é uma jogada pra atrair mais garotAs gamers?
    a mulherada tá tomando conta de pouco em pouco. Mas as que se interessam mesmo pelo jogo + enredo, ainda são poucas… então coloquem um Dante num especifico jogo, verás que subirá de 10 para 50 garotas. É o que eu penso. No começo, jogava DMC mas nem repara muito no Dante, mas aí parei e olhei certinho… ai *-*
    Dante descamisado, aprovado. (Y)

    • Bebs
      01/10/2011

      Dante Descamisado = alegria da mulherada gamer. ;-D

      Sabe que eu não tinha pensado nisso? É capaz de terem colocado o Dante gatchénho descamisado no DMC3 pra atrair mais a mulherada mesmo.

      • 04/10/2011

        É pode ser isso sim, é pra acabar com o preconceito. Uma amiga minha mesmo, ela detestava jogos e tals… e aí, ela começou a jogar porque me viu jogando DMC3 e gamou no Dante. u.u
        No DMC4 o Dante tá um deus grego, certeza que isso é jogada pra atrair a mulherada. \o/

  60. Elton BM
    17/01/2012

    Pergunta: Sério mesmo que preferem essa versão atual da chinesa (Chun-li), toda trabalhada nos esteróides anabólicos, do que a versão original?
    Resposta: Eu prefiro. Eu achei que ela ficou bem assim. E também a Cammy.
    Esse foi um post bem visitado e comentado, e é bem provável que volte a ser.
    Acho que e a insegurança que ajuda a criar esse temor da sexualidade: Como lidar com uma pessoa do sexo oposto que seja forte, segura de si e ainda por cima bem dotada fisicamente? E eu acredito que essa insegurança também se passa nas cabeças de ambos os sexos.

  61. 12/03/2012

    O que me incomoda é pessoal achar que mulher é obrigada a ter “feminilidade” como se isso fosse uma característica biologica, e não uma imposição social criada ao longo dos anos. Não acho errado ter personagens sensuais, porque isso faz parte de várias mulheres, mas gostaria que, assim como mulheres sexys, também houvessem muito mais mulheres sérias, duronas, sensíveis, frias, assim como homens sexys e também homens delicados. Acho ingenuidade defender esse tipo de personagem “gostosa” justificando que apenas estão expressando sua “liberdade sexual”, quando é óbvio que o único propósito delas é agradar o público masculino. Não são mulheres de verdade, são apenas uma projeção dos desejos masculinos, criadas de homens e para homens. Sei que é muito ideologico da minha parte esperar que essas mudanças aconteçam, mas acredito que já estamos vendo uma melhora da representação feminina em diversas áreas de entretenimento. Espero não ter me expressado mal, achei o texto ótimo e concordo com várias coisas que você comentou, só acho que deveríamos ter espaço para TUDO nos games. >_<

    • Hélio
      12/03/2012

      Concordo plenamente com vc, Letícia.
      Acho q certos excessos de sensualidade não tem muito sentido além de ser puro fan service para agradar homens. A Ivy de Soul Calibur é um exemplo disso.
      Mas assim como em qualquer setor, beleza SEMPRE vende.
      A saída, ao meu ver, seria a criação de mulheres q são sim, bonitas e charmosas, mas não ficam mostrando tudo de fora só pra chamar a atenção. Bons exemplos são as mulheres da série Uncharted, algumas de Metal Gear (pq tbm existem umas como as Beauty and the Beast q são bem sexualizadas), algumas da série Final Fantasy (de novo, existem exceções), etc.

    • Bebs
      12/03/2012

      Que isso! Eu adorei seu comentário, Letícia. =D

      Também acho que o bacana é explorar os mais variados tipos de personagens. Por isso gosto tanto da série King of Fighters (e outras da SNK), que contém representações diversas tanto masculinas quanto femininas.

      Tem outro post no forno sobre essa questão das personagens, vou publicar em breve. ^^

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.