Sobre Mulheres e Games: Opinião Convidada

Tags:

Hoje, aqui na coluna, temos uma convidada especial: nossa amiga Isabel, que é namorada de um velho conhecido de vocês, o Arthur (vulgo LudoBardo). Bel gravou um vídeo dando sua opinião sobre o papel da mulher no mundo nerd/gamer atualmente. Confiram.

Obs: A opinião da convidada não expressa, necessariamente, a opinião do blog.

—> E vocês, o que acham dessa questão?

Podem concordar ou discordar à vontade, mantendo o debate num nível saudável, ok? ^^

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
131 Comentários em "Sobre Mulheres e Games: Opinião Convidada"
  1. Juliano
    06/02/2012

    Eu vi o vídeo, mas acho que sou tão burro que não entendi o ponto.

    PS: quanto a matéria, nem esquente, quanto mais demorar melhor deve ficar.

    • Bebs
      06/02/2012

      Don’t worry, outras pessoas também não sacaram. ^^

      Creio que a opinião da Bel é sobre quem se aproveita da “moda” nerd/gamer pra aparecer.

      • 06/02/2012

        Eu nem acho que seja um problema de mulheres que dizem que gostam de jogo só para aparecer ou algo assim. E sim é mais um problema de mulheres que se *definem* totalmente como “garota gamer”. Se for pensar bem, isso é meio bobo e acaba contribuindo para um estereótipo em vez de ajudar a tornar a ideia de que mulheres também podem gostar de games algo normal.

        Para enxergar isso, basta trocar “gamer” por qualquer outra coisa. Por exemplo, “garota cinéfila”, “garota esportista”, “garota compositora”… Pensa bem nisso. Qual a imagem que vem nesses casos? De uma pessoa comum que gosta de cinema, esportes ou de compor, como qualquer outra, só que nasceu mulher. Ponto, cabou. “Garota gamer”, porém, virou meio que uma declaração de intenções, uma bandeira. E isso não funciona.

        Um exemplo análogo com o sexo masculino é o de jogadores de RPG. Fale que você jogar RPG e todo tipo de estereótipo pode vir à cabeça de quem não joga: gordo, nerd, antissocial, ou pior, frutinha (especialmente se jogar Mundo das Trevas e afins – um estereótipo que prospera *até dentro do próprio meio*). O povo chora um monte por causa disso, mas na maior parte do tempo, se comporta exatamente como o estereótipo sugere. O cara vai na mesa de bar com camisa preta com estampa de dragão com 40 graus lá fora e faz uma piada de d20 a cada 5 minutos, e depois reclama.

        Tem “garota gamer” que age parecido. No final das contas, é direito delas, cada um na sua. Mas depois não vem chorar no meu ouvido que é incompreendida. A melhor coisa para evitar estereótipos é NÃO SE BITOLAR, não importa o quanto vocês goste de algo ou qual foi o órgão sexual que a biologia resolveu te dar.

      • 06/02/2012

        Se bem que, se for pensar bem, o problema de se definir como “garota gamer” está mais ainda na palavra “gamer”. Porque a gente tem que se definir como “gamer”?

        Quem gosta de cinema não é “movier”, quem gosta de música não é “music-er”, quem gosta de quadrinhos não é “comic-er” e por aí vai. Até o Extra Credits já tocou nesse assunto:
        http://penny-arcade.com/patv/episode/gamer

        Aliás, preciso lembrar disso e começar a evitar a palavra.

        • Bebs
          06/02/2012

          Bom ponto! E sobre o termo “gamer”, gravei um minicast falando exatamente sobre isso.

  2. leandro(leon belmont) alves
    06/02/2012

    com o tempos os Gamers(homens) vão aceitando as meninas/mulheres no mundos dos jogos. acho que a zuação é coisa do momento, mas a maioria dos meus amigos acha legal ter uma mina jogando WOW, M.U Online, Counter Strike( aqui elas são implacáveis, ganharam até um torneio por aqui e eram só garotas) e o pessoal da Lan house foi zoado por semanas por isso. nessa hora de humilhação pensei: se algumas das meninas do Girls of War estivesse aqui, ia ser de lavada.( a Vivi ia trucidar os perdedores com o seu machado de Piramid Head, e eu estava incluido…MEDO 0__0)

    e sobre essa conversa de os caras proteger as minas num MMO ou pegar leve…bem…era para ser tratadas como iguais, mas tipo, você tem uma namorada e convida ela para jogar Street Fighter 4. dá uma coça federal com o Akuma. aí ela faz beiçinho e desiste de jogar(NEM TODAS SÃO ASSIM, QUE FIQUE CLARO ISSO.) eu mesmo com a Nanda, pegava leve para ela ficar motivada a me enfrentar…6 meses depois, ela me dá uma surra no Tekken 5 com a Chistie e Eddy Gordo… a parte boa de eu levar uma surra dela(não sei jogar games de luta, tirando Guilty Gear) é que depois a gente namora legal.

    AAAAAAAAHHHHHHH SSSSSIIIIIMMMM

    *ARRAM* ;)

    mas voltando, com isso, a Nanda virou uma gamer quase tão boa ou até melhor do que eu. se vacilar, ela me tira no Guilty Gear.

    adorei o vídeo, o Arthur tem sorte. espero que acabe em casório…E ME CONVIDEM!!!!

    HEE-HOO!! ^__^

  3. Diego Centelles
    06/02/2012

    Essa aceitação Nerd se deve principalmente ao modismo como foi mostrado.. a popularização de TBBT ( Big bang Theory p quem não sabe)..e até a internet como aproximação de pessoas.
    Muitos de nós eramos excluidos na época do colégio por sermos considerados estranhos por gostar de games ,desenhos e etc.. o problema é a banalização que está hj.. só vestir uma camiseta 1 Up e jogar The Sims ou joguinhos de facebook não te faz nerd ou gamer.

    • Siri
      07/02/2012

      Sempre dou risada quando vejo gente (principalmente garotas) tentando pagar de nerd/geek/gamer, achando que é só comprar um chapéu do Mario, um MacBook/iPad/iPod/iPhone/iWhatever e ter um DS/Wii e pronto.

      Mais engraçado foi quando uma dessas estava se autoafirmando como nerd/geek (com aqueles óculos clichê e camisa xadrez idem) e alguns minutos após comprar e plugar um Mac na tomada me solta “jente como usa esse Windows do Mac?”

      E, sim, gente com ‘J’…

  4. 06/02/2012

    Dei um pequeno complemento da minha opinião nos comentários do vídeo já, e pra quem realmente se interessa com o problema, tem um texto que traduzi do Kotaku Austrália que é bem completo nisso. Segue o link: http://colchoesdopantano.wordpress.com/2012/01/26/nerds-e-o-privilegio-masculino

    • Bebs
      06/02/2012

      Que interessante esse texto. Valeu pelo link, Tais. =)

  5. Hélio
    06/02/2012

    Gostei muito desse vídeo.
    A Isabel disse exatamente o q eu penso sobre as mulheres gamers.
    Sabe, às vezes surge um comentário ou outro sobre como a Jade Raymond é linda, mas isso não deve ser confundido de forma nenhuma com a competência da pessoa em questão. É preciso separar as coisas.
    O problema todo é q a figura da mulher é muito vendida socialmente por causa da sensualidade, então qdo alguém quer vender um carro, coloca uma mulher linda na propaganda pra iludir subconscientemente o comprador (ele acredita q se tiver o carro, terá a mulher). Com a cerveja é a mesma coisa, com o futebol tbm, com os sistemas de telefonia, enfim, com praticamente tudo. E com os videogames não seria diferente. Da mesma forma q a Nintendo usa Mario pra vender seus produtos, uma mulher pode vender sua imagem posando seminua numa grande feira. E assim, ela ganha seus 15 minutos de popularidade. E as grandes empresas lucram usando as fantasias de seus possíveis clientes.
    Eu NÃO LIGO se a mina namorada for gamer ou não, eu NÃO LIGO se o produto tal está sendo vendido com a Ellen Roche sorrindo sem roupa do lado.
    Só acho q vai ser difícil mudar as coisas enquanto os dois lados não colaborarem. O homem, q só pensa em oportunidades de ir pro “vuco-vuco” e a mulher q em muitos casos usa isso pra manipular e vender a própria imagem em busca de fama e dinheiro.
    É isso, parabéns aí a Isabel.

  6. Angela
    06/02/2012

    Quando a Isabel fala na parte que tem mulheres usam o game pra pagar de gostosinha gamer ou fofinha gamer não vejo como GRANDES culpadas. O machismo oprime dessa forma, exemplo: “quer gostar de futebol ou games? então seja feminina aos nossos olhos porque se você falar palavrão já não é feminina” o negocio é mais ou menos assim.

    • 07/02/2012

      Ao mesmo tempo, acho legal mulheres que jogam games serem femininas.

      Na real, eu acho bom mulheres serem femininas, ponto. Não é pro meu prazer masculino nem nada, não. É só que me incomoda ver meninas e mulheres se enfeiando (meio que) conscientemente para levantar bandeira ou provar alguma coisa. Ou pior, por ter medo de não ser levada a sério, em qualquer campo (games ou não).

      Acaba virando um estereótipo às avessas, e acabam contribuindo para a ideia de que inteligência, bom gosto e beleza são mutuamente exclusivos. Não são. E se as inteligentes e de bom gosto se enfeiarem conscientemente, acabam perpetuando o estereótipo de que mulher bonita e feminina é necessariamente burra.

      Na real, nem me incomoda tanto que mulheres paguem de gostosa enquanto jogam Halo. Me incomoda mais aquelas que se definem pelo que jogam, seja essa pagando de gostosa, seja a feministinha com 15 bandeiras na mão que berra “EU SOU GAMER!!!” sempre que pode. Tá, tu joga games, e daí? Eu e milhões de pessoas também.

      • Siri
        07/02/2012

        Concordo.
        Uma coisa que acho engraçado sobre feministas que levantam bandeira pra tudo é a total incoerência, paradoxal ao extremo.

        Por exemplo, num debate (sadio ou não) vem uma e diz “Eu não tenho que provar nada”.

        Duas horas depois tá lá ela subindo um vídeo em seu canal do Youtube com o título “A PROVA DE QUE [blábláblá Whiskas Sachê]“.
        No próprio vídeo também há contradições, pois o título é esse mas o monólogo começa com “eu não preciso provar nada pra ninguém” e termina com “agora tá mais do que provado que…”.

        E aí está um problema de ambas as partes. Homens querem que mulheres provem ser gamers e mulheres dizem que não precisam mas estão sempre lá alimentando trolls homossexuais enrustidos.

        Muitos blogs de garotas gamers são chatos justamente porque a dona dá corda a estes pivetinhos. Mas vejam aqui, ninguém dá bola pra troll e é um dos melhores sites do país (sem puxa-saquismo).

    • 07/02/2012

      Ah, e na boa. Homem que acha ruim ver mulher falando palavrão, contando paida e vendo futebol não é machista. É homossexual enrustido mesmo.

      (Nada contra os gays. Tudo contra gay enrustido que quer cagar regra de machão pros outros, mulheres e homens, de qualquer preferência sexual.)

  7. Rachel
    06/02/2012

    Entendo mas nao concordo, provavelmente por nao ter passado preconceitos por curtir games ou ser nerd. Nem na epoca em que jogava fliperama com os meninos na galeria perto do colegio, quando jogava magic e mascara ou quando era do grupo de astronomia ninguem nunca me sacaneou ou me olhou de forma estranha.

    Quanto as meninas que usam isso para aparecer, acho que isso sempre vai acontecer seja em que estilo for… ha poser pra tudo nessa vida! … e eh super valido tambem, sem essas pessoas nao haveriam posts como esse. :)

    • Vivi Werneck
      07/02/2012

      Rachel! Bom vê-la por aqui! ^^

  8. Bruno
    06/02/2012

    Acho que vcs não entenderam o ponto geral do video. Ela está falando justamente que as mulheres são machistas e elas proprias se objetificam e usam do “Sou uma menina gamer” pra conseguir oportunidades ou destaque que certamente não conseguiriam se fossem homens.

    Vejam por exemplo a Leigh Alexander, ela escreve textos inteligentissimos sobre games, ela pensa e critica o assunto e nao fica “mimimi sou uma gamer”.

    Ela é muito mais que “herp derp eu sou uma garota e gosto de call of duty”. Mas as garotas nerds (sendo nerds de verdade ou não) tendem se achar especial pq elas são parecidas com os garotos. Isso é MUITO machista, pq é como se elas fossem mulheres evoluidas pq possuem um gosto supostamente masculino (pq elas, ao enfatizarem que são GAROTAS que gostam de games, ja se incluem num grupo de garotas “especiais” e classificam games como algo masculino).

    O pior é q tem muita anta ganhando dinheiro por aí escrevendo baboseira só pq é mulher, e sempre tem um monte de nerd babão sem critério que fica pagando pau pra elas, óbvio. Virgindade, a gente ve por aqui.

    O vídeo é ótimo e achei um TAPA NA CARA da sociedade “nerd girl”.

    E lembrem-se sempre garotas: se vcs gostarem mais de Mario ao invés de CoD, não tem nenhum problema pq vcs continuarão sendo tão gamers qto os rapazes =P

    • Bebs
      06/02/2012

      Bruno, você tocou numa questão que eu acho importantíssima e até já comentei aqui no blog: a resistência aos jogos casuais. Infelizmente existe uma cultura de que, pra se auto-afirmar como gamer, principalmente sendo mulher, a pessoa precisa ser “hardcore”. Daí muitas meninas que preferem jogos “fofinhos” escondem isso pra serem levadas a sério. Mas acontece muito com os homens também, né? Experimenta um cara falar por aí que prefere Mario e Kirby a Call of Duty e Gears of War? Além de não ser levado a sério como “gamer”, provavelmente ouvirá que é gay (como se fosse algo pejorativo ¬¬).

      PS: Leigh é muito foda. Adoro a visão crítica dela sobre os jogos.

      • Bruno
        06/02/2012

        Bebs, eu concordo com vc. Mas, em ambos os casos, qual o problema? De não ser “macho”, ou seja, de não ser “Homem” o suficiente. Pq ser HOMEM é um valor na sociedade. E é aí que tá todo o machismo ehhehee.

        Eu prefiro MIL VEZES Mario a CoD, mas eu sou gay, então acho q não conta né? hahahahahah

        • Bebs
          06/02/2012

          hahaha xD

          Lembrei de um leitor gay que relatou uma vez, num post antigo desta coluna, que sofreu preconceito de outros gays por gostar de games hardcore. Disseram pra ele algo como “não aguento essas bichas-macho que gostam de videogame”. Acredita? rs

          • Siri
            06/02/2012

            Disseram pra ele algo como “não aguento essas bichas-macho que gostam de videogame”

            Hahaha! Se algum diretor da Globo estiver lendo, pelo amor de Kami-Sama, coloque isto como diálogo em Macho Man. XD

          • Bebs
            06/02/2012

            hahahah

          • Guto Collares
            07/02/2012

            ‘Disseram pra ele algo como “não aguento essas bichas-macho que gostam de videogame”(…) ‘
            R O T F L
            kkkkkkkkkk Vou ali desmaiar de rir e volto em 20 minutos.
            Cúmulo do preconceito.

          • Bebs
            07/02/2012

            É cada uma, né? rsrs

  9. Tiago
    06/02/2012

    Achei o video muito interessante. Concordo plenamente com a idéia dela. Acredito que hj em dia com a popularização dos nerds ou mesmo com a simples idéia de ser um nerd, acaba atraindo personalidades fakes. Que como ela falou no video, as mulheres que são nerds de verdade acabam sendo estigmatizadas devido as outras que desmoralizam a imagem da mulher, principalmente no universo dos games. Em eventos de games se ver isso. Mulheres que se dizer gamers e que nem entendem nada de jogos.

  10. Ágatha Martins
    06/02/2012

    Eu gostei do que ela disse e concordo com ela. Conheço garotas que se promovem falando que gosta de jogar apenas para atrair garotos, mas quando se tem uma conversa profunda sobre um game, ela não sabe nem o que falar ou sabe sobre o enredo.
    Eu jogo desde os 7 e também tive a ‘benção’ dos meus pais para poder me divertir assim. Na época dos meus 10 anos eu não sofria a discriminação por ser garota gamer dos garotos, pelo contrário, eram as minhas colegas de classe e outras conhecidas e até primas que me olhavam como se eu estivesse algo errado.
    O fato dessas garotas fazerem isso para se promoverem acaba, que por um lado, ‘desvalorizando’ a gamers de verdade. Uma vez tive de escutar de um cara que me adicionou no face que eu só tinha rosto bonito e que não jogava, me promovia em cima dos games como muitas garotas, aquele dia eu fiquei muuuuuito irritada, porque eu jogo porque amo jogar, o video-game é minha diversão, minha ‘terapia’ (quando to irada com algo, vou jogar jogo de luta para me aliviar.. ^^”), me ajudou em muitas circunstancias quando era pequena… cresci com isso e me sinto mal quando não estou perto de um video-game..
    Só acho que se a pessoa não levanta a bandeira dos nerds e gamers porque gosta, ela tá perdendo tempo apenas se valorizando em algo que ela pode ser desmascarada depois…

    Bem, é isso… ^^
    Espero ter contribuído um pouco nos comentários.. x]

  11. lipe!
    06/02/2012

    Ô,na moral,adorei o vídeo da namorada do LudoBardo.
    Muito sagaz e interessante.
    Mas tenho que discordar em um ponto,seria a questão machista em si,acredito que seja algo natural,negar não vai ajudar em nada.
    O interessante seria admitir a suposta natureza hipócrita p/ ter uma evolução desejada,mas ninguém tem a humildade de dizer que faz parte do problema!é sempre o cara do lado,nunca quem critica.

  12. Adriana
    06/02/2012

    Isabel tocou num ponto que faz o meu sangue ferver de raiva: mulheres que se dizem gamers só para aparecer. É muito incômodo aqueles vlogs em que as garotas aparecem com um mega decote e falando várias bobagens com joystick na mão ou no meio dos seios para ser mais precisa. Isso acaba levando os jogadores (de ambos gêneros) a observarem mais a aparência da garota do que sua habilidades no jogo.
    Outro dia, eu estava acompanhando o stream de uma jogadora de Starcraft II – Julia Childress, a maioria das pessoas que estavam no chat falavam mais da aparência dela do que das suas jogadas. Além disso, quando ela perdia, muitos diziam que Starcraft não é jogo para mulher e que ela deveria jogar The Sims ou Farmvile, poucos eram aqueles que a incentivavam. Alguns se ofereciam como coach no intuito da xavecar a moça.
    Entretanto sinto que o preconceito de maneira geral está mais concentrado naquelas pessoas que não têm o hábito de jogar. Quando falamos em video games essas pessoas pensam em Mario e Sonic e os relacionam à infância. Minha adolescência inteira escondi que era gamer, pois para aqueles que não jogam, video game é coisa de criança. Hoje, com a capacidade de argumentação mais desenvolvida, não tenho vergonha em falar e defender meu hobby.

  13. Ana
    06/02/2012

    Concordo em tudo com a Isabel!
    Entendi bem a mensagem que ela quis passar, sou gamer desde os 3 anos e desde então acompanho esse universo tão bacana; na minha opinião essas são as verdadeiras gamers, não essas que recentemente descobriram o Wii e acham que são expert em games. Sobre o preconceito, antigamente tinha muito, especialmente em locadoras, hoje em dia diminuiu porém há aquele ditado ridículo que as ‘mulheres não jogam melhor que os homens’ frequentemente falado por alguns caras.
    No aspecto ‘girls gamers’ de hoje que ela citou para mim são todas posers! Fazem tudo isso para se exibir considerando que grande parte dos caras curtem videogames. Tirar foto com um controle, cheia de maquiagem e com um decote, na minha opinião, a pessoa quer se expor e passar a imagem do que realmente não é.
    Recentemente postei no Facebook uma imagem que dizia que homens curtiam gurias que jogavam videogame e nela tinha uma foto de uma guria quase sem trajes com um controle de Snes, antes de postar escrevi que eu discordava com a imagem e achava machista quem a colocou lá. Para mim aquilo foi uma tremenda generalização, como se gurias gamers não usassem roupas para jogar! E o que me chamou a atenção foi o comentário de uns caras falando algo como se aquilo lá fosse lindo. –’
    Acredito que alguns homens devem rever o conceito de girl gamer e algumas mulheres devem repensar se realmente são o que imaginam ser no aspecto ‘gostar de jogos’.
    Bem, é isso. ;)
    Beijos =*

    • georges
      06/02/2012

      Nossa Ana.
      Deu um tapa na minha cara com essa parte:

      “Para mim aquilo foi uma tremenda generalização, como se gurias gamers não usassem roupas para jogar! E o que me chamou a atenção foi o comentário de uns caras falando algo como se aquilo lá fosse lindo. –’”

      Sou obrigado a concordar com o que vc escreveu. XD

      • Ana
        06/02/2012

        Isso aí meu Padawan! XD

        • georges
          06/02/2012

          Já ta aqui?!!!!
          Vou achar que isso é perseguição hein…
          ;)

          • Ana
            06/02/2012

            Claro, eu tenho que ver se você não tá falando mal de mim aqui! XD
            Brincadeirinha Georges! Hahaha
            Bjs =*

  14. Jairo
    06/02/2012

    nego levou pro pessoal falando de preconceito e tudo nos comentários…Lol, mas o ponto do vídeo são as mulheres que se expõem de forma desnecessária pra dizer que são nerd/gamer….mas gente de boa isso tem em qualquer lugar e o preço que se paga quando algo entra na moda e ser nerd/gamer está na moda

  15. Angela
    06/02/2012

    essa é boa as mulheres que são machistas aham (y)

  16. roberto
    06/02/2012

    fato! só essa semana li umas 10 reportagens sobre “a vingança dos nerds”, infelizmente existe muita gente que não sabe nem do que se trata e se intitula nerd ou gamer

  17. paulo honda
    06/02/2012

    É uma colocação muito apropriada da Isabel no video sobre algumas meninas que se dizem gamers,quando na realidade estão mais para se autopromover-se como uma Larissa Riquelme da vida.Este tipo de atitude de algumas “Larissas” passam uma idéia errônea de que mulheres gamers possam ter atitudes levianas,quando tudo que que elas querem é respeito por serem gamers e mulher.Ainda há muito preconceito, mas as mulheres já estão conquistando seu espaço gamer e logo não haverá espaço para atitudes preconceituosas.
    Outra ponto abordado aqui nos comentários é sobre alguns jogadores hardcores que não toleram jogadores casuais só porque estes jogam Sonic,Mário e outros jogos similares de vez em quando.Parecem que querem criar uma casta disto,daquilo.
    É bom lembrar que nem todo gamer tem afinidade com jogos mais hardcore ou vice-versa por motivos x ou motivos y.

  18. Tiago
    06/02/2012

    O que me revolta é principalmente isso. Um carinha cheio de preconceito contra a mulher gamer e que se denomina gamer so pq joga um pouco jogos de futebol.

  19. EltonBM
    06/02/2012

    Em primeiro lugar: Eu gostei de Wet e penso em comprar este ano. Agora, sobre o assunto: GoW, você está ficando muito sério, temas maduros e que exigem muito do ouvinte/leitor/espectador. Parabéns por acertarem umas marretadas como essas na gente de vez em sempre.
    Objetificação feminina é um tópico amplo: Sabemos que acontece em todo o universo do entretenimento, todo ele. O problema é social, onde uma mulher que seja considerada bonita(e/ou atraente, e/ou gostosa, e/ou ex-BBB(?!), e/ou fruta(!?!)), deve se aproveitar disso de toda maneira possível, afinal, é uma vantagem natural que elas tem em uma sociedade com valores predominantemente machistas e racistas.
    E, bom, elas farão exatamente isso e conseguirão se sair muito bem: A nossa sociedade favorece esse comportamento.

    Não imagino o que uma moça/mulher deve sentir ao entrar numa partida online e ser insultada com termos cheios de conotação sexual, mas eu tenho certeza que deve fazer com que elas não queiram participar daquilo novamente. Nossa sociedade ainda está longe de ser verdadeiramente evoluída nas questões sociais, mas o pouco, ou muito, que se conseguiu foi através de muita força de vontade e de posicionamentos firmes. Vídeos como este, onde você mostra seu descontentamento, e o seu comportamento são ferramentas fortes a favor de melhorias.
    Eu acredito que a comunidade dos gamers -não gosto muito do termo- tem crescido vertiginosamente, mas junto com ela também tem crescido os críticos(construtivos e destrutivos) e as mentes pensantes de verdade: pessoas que querem colocar a mídia pra crescer e pra enfrentar seus demônios. Assim temos nossos Team Ninja junto a nossas Irrational Games que movem a mídia de um lado para o outro, nos deixando em choque com seus controles agitadores de seios e suas posições filosóficas sobre a estrutura social. Choques culturais enriquecem todos os lados, mas podem deixar feridos. Discussões de como as pessoas se vem, são vistas e como se sentem ao participar de uma mídia onde a interação é a chave passou a ser cada vez mais importante e delicado, por que passamos a ter de fazer questionamentos relevantes para a própria sociedade.
    Sua indignação é válida, mas, talvez, o problema venha de fora do universo geek/nerd/gamer, mas acabe se tornando mais acentuado por que talvez ali a pessoa quisesse, ou melhor, se preocupasse mais em ser aceita.
    Qualquer crítica ao texto é muito bem vinda.

  20. Leandro Moreira
    06/02/2012

    Lá no passado…

    As famílias condenavam não só as garatos nos jogos, mas até mesmo o uso do videogame (com o argumento do “técnico” de que, jogar estraga a TV e ver VHS não… :(). Ainda bem que tive pais bem tranquilos. Ainda na era antiga, tinha também “a onda” de que, quem tinha videogame não tinha boas notas, porque vivia jogando e não estudava. (balela)

    Não posso afirmar 100%, mas acredito que grande parte de minha coordenação motora, lógica e outros detalhes mentais, ficaram bem mais “bombados” por conta dos jogos. (pra não citar o inglês, basicamente o NES , SNES e PSX foram meus professores, junto à Homer J. Simpsom, Peter Griffin e Cartman).

    Sobre meninas, realmente vê-las no fliperama era algo tipo olha a machô-fêmea .. ;(

    Agora, sobre o porno-marketing-nerd-game, normalmente essa sensualidade agregada ao videogame é mais marketing do que amor por games, que os próprios vendors fazem pra chamar atenção (inclusive dentro dos games).

    Mas tudo isso é “normal”, quando há a inflação de um grupo(nerd e/ou gamers), logo as nêmoras vão chegar pra tirar vantagem.

    No fim, acho que não deve haver distinção entre menino/menina gamer/nerd assim como sensual ou não. Você pode ser uma gamer, nerd e sensual. (O que não signfica você exagerar…)

    Além do mais, todas essas falsas/falsos gamers & nerds só precisam de um pouquinho de atenção.

    • Bebs
      06/02/2012

      Bem lembrado, antigamente rolava muito esse argumento “técnico” de que videogame estragava a TV! Mas tive pais tranquilos também.

    • Juliano
      07/02/2012

      Eu não sabia dosar, minhas notas sempre foram caindo, cada vez mais gostava menos de estudar, só queria jogar, ehehehehe.

  21. Michel
    06/02/2012

    Caraca…se a globo ver isso, já era. BBB 13.

  22. Siri
    06/02/2012

    Resumindo o vídeo da Senhora LudoBardo: hipsters + facepalm.

    Falsas gamers e posers de uma forma geral a grande maioria das mulheres é. Mas segure mais um pouco essa pedra aí.

    Digo, antropologicamente às mulheres sempre foi delegado um papel secundário na sociedade. Não faz muito tempo que sua mãe, avó ou até mesmo você, jovem donzela, não servia pra nada além de dar a luz e cuidar da casa. O único jeito de alguém do sexo frágil ter um mínimo ou “resto” de status é tentar adentrar no mundo masculino.

    E como a maioria faz (e sempre fez) isso?

    Todos os “exploits” masculinos passam por sexo. Nada mais fácil do que explorar essa brecha no sistema e lamber um PSP ou colocar um stick de Atari no meio do decote, já dizia Freud.
    Homens, então, te aceitam nesse meio. Com segundas intenções, óbvio.

    E tem outra questão que não afeta somente mulheres, mas também homens e qualquer ser humano em geral: todos querem atenção.
    Veja a hiper exposição do nosso mundinho cibernético atual. A grande maioria das pessoas tem zilhões de vídeos, fotos e perfis por aí mas pra quê? Que diferença faz se seu vídeo teve cinco ou cinco milhões de acessos? Pra quê saber quem visualizou sua conta nas redes sociais?

    Nunca houve tantas pessoas no mundo e nunca as pessoas se sentiram tão sós.

    Falar de posers ou “pseudo-qualquer-coisa” de uma forma ampla, superficial e pejorativa é muito “roda de tricotagem da Gimenez”. Assim como a Transamazônica, leva nada a lugar algum.

    Falo isso com todo o respeito do mundo a todos aqui, lógico, então segure mais um pouco essa pedra aí.

  23. The Punisher
    07/02/2012

    Tá meio corrido pra mim esses dias, mas asssim que puder, irei ler, ouvir e assitir a partir do post anterior e depois comentarei.

  24. Georgina
    07/02/2012

    Isabel desde que o mundo e mundo infelizmente esse conceito de mulheres objetos já existe e não somos nós q vamos mudar isso, e sim só podemos achar ridículo, absurdo e etc, mais acredite isso não muda. No dia em que acontecer uma E3 e não aparecer nenhuma mulher seminua ou vestida para matar vendendo os produtos das desenvolvedoras aí sim estaremos progredindo. Se a moda agora e posar de gamers e não jogar nada por mim tudo bem o fato de posar de joystick nos seios por mim elas podem pô-los onde quiserem ate sentar encima, agora se você acredita mesmo que esses caras acham que essas garotas realmente jogam vídeo game eu duvido muito, eles estão filmando tudo menos o fato q aquela mina joga vídeo game. Acho sim q um cara sabe distinguir uma gamer de uma não gamer pois o prazer vai estar na conversa não nos olhos. Vc não precisa de uma pose de mulher macho para entrar neste universo, e sim ter auto confiança, faça o q vc gosta e não se importe com o q pensem de vc e nem se te olhem atravessado, deixa as minas postarem suas fotos pintadas segurando controle talvez elas achem alguma utilidades pra eles depois. Hoje quando falo que jogo vídeo game as pessoas não se assustam com o fato de ser mulher mais sim pela minha idade, o preconceito é outro, mais não me importo, adoro jogar e não tô nem aí pros comentários. A proposito lá em casa a gente podia jogar vídeo game sem problema nenhum mais jogar futebol nem morta era coisa de menino.

  25. Shaka
    07/02/2012

    Que realidade diferente.
    Onde eu morava se tivesse uma mulher que jogasse vídeo game seja em lan house seja na casa de alguém, todo mundo via com bons olhos, admiração e espanto, nunca presenciei nem um tipo de descriminação em lan house, muito pelo contrário e olha que eu já entrei em muitas.

    Isso que ela falou é verdade, algumas garotas estão se fazendo de gamers pra chamar atenção dos homens, pq aprenderam que boa parte de nós gostamos, mas isso acontecia também com futebol, acho que é da natureza de algumas mulheres chamar atenção.

    Quanto “a foto com decote” eu não vejo nada de mais, se for um decote bonito até admiro, acho que cada um tira a foto que quiser e vê quem quiser.
    Acho que quem tem que separar qualidade de quem só quer se valer de sua aparência é quem consome.

    • Siri
      07/02/2012

      Faço minhas todas as suas palavras. :)

      Uma coisa engraçada que notei aqui é que a maioria está falando de posers como se fossem trues.
      Digo, porque falar tanto dessas moçoilas que no máximo só tem um Angry Birds ou o “jogo da cobrinha” no celular? Não é óbvio para todos que elas não são gamers e tiram a roupa só pra chamar atenção?

      Isso acontece em qualquer área, desde que o mundo é o mundo.

      Seria como a Ana Paula Padrão ou a Patrícia Poeta reclamarem da Sabrina Sato ser descrita como jornalista.

      Alguém que tem mais gigabytes de fotos contra o espelho do banheiro do que com instalação de jogos, patches e DLC não pode ser gamer.

      • Bebs
        07/02/2012

        Siri, eu gosto tanto dos seus comentários. ^_^
        (Li todos. Sua linha de pensamento é bem parecida com a minha.)

        • Siri
          08/02/2012

          Bebs, gosto tanto dos seus artigos. ^_^
          (Deve ser porque sua linha de pensamento é bem parecida com a minha, rs)

          • Bebs
            12/02/2012

            Toca aqui —> o/

          • Siri
            13/02/2012

            *\o É noise!

  26. Cacau
    07/02/2012

    Eu não acho que a maioria dos gamers seja misógino, mas a questão é que quem é faz MUITO barulho em relação a isso. Em quantos memes ou piadinhas de internet a imagem desvalorizada é feminina (e generalizada, porque se um cara é um idiota, é porque ELE é um idiota, mas se uma menina é idiota é porque MENINAS são idiotas – consequência básica de não se ser quem está no poder)? Cadê o “idiotic nerd guy”?

    Se um cara coloca um link no facebook de uma piada de pokemon? Beleza. Uma menina faz o mesmo? “Attention whore!” Um amigo teu adora games mas não jogou toda a saga de Metal Gear? Você vai lá e joga com ele. Uma menina? “Nossa, ela não curte games de verdade! Poser!”. Se o teu amigo é noob ele precisa treinar. Se a tua amiga é noob, é porque ela é mulher.
    Rola ou não double standards? Quem nós representamos enquanto jogadoras? Nós mesmas ou toda nossa categoria de gênero? (de novo, a maioria provavelmente não faz isso, mas quem faz é barulhento)

    Eu jogo desde os 5/6 anos de idade, mas se eu não joguei uma série famosa, um ou outro jogador vai fazer questão de me rechaçar. A mesma coisa não acontece com meu namorado, que joga tanto quanto eu. Por que? Porque o fato de eu ter uma vagina é muito importante na maneira com a qual algumas pessoas percebem meus interesses.

    Tratam da mesma maneira caras que só estão se interessando por video-games agora? Eles também são vistos como posers? O interesse deles também é deslegitimado? Na mesma proporção?

    Pra mim é pior ver a reação de algumas mulheres. “Mulheres são horríveis e patéticas, eu super pareço mais com um menino!”
    Porra gente, isso é algo que eu VIVO escutando. WTF! Você pode não concordar com o esteriótipo de gênero no qual tentam de encaixar e discordar como um todo da ideia de gênero, isso eu acho super válido. Reforçar o esteriótipo na tentativa de se aceitar por se excluir dele? Desculpa, não. Isso eu não aceito.
    Também não aceito quem compete pra ver quem é “mais verdadeira”, como se isso fizesse algum sentido.

    Desculpa trazer a triste notícia para essas moças: gostar de jogar vídeo-games não faz ninguém melhor ou pior que outras garotas. Gostar ou não de video-games independe de ser homem ou mulher. Tem a ver com a tua história de vida, com a maneira que os jogos foram apresentados a você, com interesses pessoais, às pressões sociais às quais você foi ou não foi submetida. Ser ridículo ou não, também. Seu gênero, talvez, determine mais como as pessoas reagem aos seus interesses…
    (Homens com interesses considerados femininos sofrem bastante também, desnecessariamente)

    Eu acho que as meninas que tiram essas fotos lambendo PSP estão desesperadas por serem aceitas em comunidades nas quais elas não percebem como se encaixarem de outra forma. Logo, melhor ter uns caras babando nos teus peitos e aceitando teus gostos do que não ser aceita.
    E, com isso, eu discordo. Melhor é lutar contra os misóginos, que são minoria, creio eu. Melhor deixar claro o quanto sua genitália é indiferente. O quanto você está ali pelos jogos, independente do que pensam de você. Melhor é lutar por igualdade de gênero como um todo, por uma maior liberdade tanto de homens quanto de mulheres para poderem ser e se interessarem pelo que bem entendem. Ao menos esse é o meu ponto de vista…

    http://www.kotaku.com.au/2011/12/nerds-and-male-privilege/ – leitura interessante, by the way. Acho que o autor não explica tão bem o conceito e esquece que o homem também é prejudicado na sociedade em que vivemos, mas vale a leitura. Male-privilege é um assunto interessante, mas acho que leituras acadêmicas talvez expliquem de maneira melhor…

    Acabei tendo que resumir, porque estou atrasada e correndo, mas espero poder ter explicado mais ou menos como me sinto com isso.

    • Profeta
      07/02/2012

      Concordo em gênero e grau, dou sorte que meus amigos não são bitolados assim ( os amigos de verdade ),jogo Sonic, Kirby dentre outros jogos ditos “casuais”, estranho esse termo até, porque tipo, coloco se quiserem um Alexx Kidd na mão de algum jovem dessa geração “preisteichon” e quero ver ele zerar de barbada. Esse lance das mulheres vai do gosto de cada um também, eu prefiro a mulher feminina, há quem goste daquela mais aventureira etc… a moral é não achar que o que você faz, te torna fodão, só porque a indústria viu isso como uma forma lucrativa, os games sempre estiveram aí, mas foi de uns poucos anos pra cá, que começamos a ver bandeiras de orgulho gamer/nerd/etc, uma palavra define tudo isso…POSER.

    • Cacau
      07/02/2012

      Só acrescentando uma coisa….
      Um dia vi um cara reclamando que a namorada falava “The cake is a lie” sem ter jogado Portal e que ele ficava com vergonha dela. Minha irmã faz a mesma coisa, assim como fala Fus Ro Dah sem ter jogado Skyrim e tal. Eu poderia ficar puta com ela, e teve uma época na qual ficava, mas hoje em dia eu faço outra coisa: dei Portal pra ela de aniversário e quero, um dia, convidá-la pra criar uma personagem em Skyrim aqui em casa. Ao invés de privá-la de rir do que eu acho engraçado, eu quero que ela consiga rir sinceramente junto comigo.
      Sempre terá gente “poser” tentando pertencer a um grupo. Isso é um sinal de que tem algo neste grupo que a pessoa valoriza, admira, nem que seja o reconhecimento midiático e temporário dado àquilo. Pra mim é melhor tentar acolher, na medida do possível, essas pessoas. Um dia elas podem curtir, verdadeiramente, tanto quanto você, aquilo que hoje elas desconhecem. E aquelas que não curtem, de fato, eventualmente somem quando a moda muda.

      O nerd hoje é consumidor valorizado, o que é até simples de entender numa sociedade altamente tecnológica. Ser um público consumidor valorizado é algo muito reconhecido socialmente, é normal que outras pessoas queiram pertencer a estes grupos que recebem destaque. As pessoas já se esforçaram para pertencer a uma tribo urbana de que eu faço parte, por exemplo, por esta ter sido destacada em certo momento. O tempo todo pessoas tentam ser “celebridades”, pelo reconhecimento e poder de consumo que estas pessoas dispõem…

      Vai acontecer e vai continuar acontecendo por um tempo. Acho que podemos tentar acolher algumas pessoas, pois tenho certeza que o interesse de muitos é sincero (como era na subcultura que estou inserida) e aqueles que não são logo logo largam mão…

      Mas, claro, é sempre irritante ver um interesse suspeito sobre algo que somos e valorizamos, né? É quase como estivessem vendendo um dedo da nossa mão no ebay, sei lá… Ok, isso foi um péssimo exemplo, mas xis…

      Eu entendo a irritação, só acho que podemos procurar alternativas e reagir de outras formas também…

      • Guto Collares
        07/02/2012

        Pois é. Gostei da explanação, Cacau.
        E é a pura verdade em QUASE TODOS os segmentos.

        Um exemplo do meu cotidiano: com a explosão do MMA no Brasil, muita gente faz “poser” de lutador, só porque frequenta academia e tem algum porte físico privilegiado.

        Pois pelo entendimento do meu Sensei, o poser deve ser recebido melhor do que qualquer outro estudante no Dojo – Ele explica: Entenda que o “poser” está ali porque sentiu uma pressão social/psicológica pra tanto; O outro, por sua vez, está lá porque quer.

        No final das contas, ambos potencialmente contribuirão pro crescimento de uma Arte Marcial e/ou do MMA… à sua maneira, claro.

    • Siri
      07/02/2012

      Eu terei de ser chato e dizer que discordei plenamente da Cacau.
      O post contém muita incoerência, algumas coisas vagas e batidas. Tem também uma estranha “generalização sobre a generalização” e até mesmo um pouco de falácia do espantalho.

      Se o teu amigo é noob ele precisa treinar. Se a tua amiga é noob, é porque ela é mulher.

      Bom, aí depende do mundo em que você vive. Mas isso já aconteceu realmente com alguém aqui, de viva voz?

      Para a maioria das pessoas noob é noob. Se tenho um amigo noob eu não lhe dou um abraço gostoso e quentinho [♥] e digo para ele “treinar e se empenhar mais um pouco, ganbatte nee!”. Ganho, humilho, grito “Pwned! Chupa, noob loser dos infernos, mwahahahaha!!!” e dou um pedala-robinho.

      Claro que eu não tomaria essa mesma atitude com uma amiga noob. Eu apenas a chamaria de noob com um sorriso irônico.

      (Aliás, acho que faria mais sentido dar um “abraço gostoso e quentinho [♥] ganbatte nee” numa amiga, não? Esses homens de Vênus com passaporte falso… ai, ai)

  27. CPR
    07/02/2012

    Rapaz, sinceramente, sei q tem nego aqui q querer minha cabeça mas pra mim, esse vídeo não passa de um manifesto de uma [ editado ] q tem inveja das gostosa mano. As mulheres não admitem nem ferrando mas a verdade é q elas detestam ver mulheres q são mais bonitas saca? Tá no inconsciente delas. Elas se arrumam, se pintam não para nós homens mas sim para rivalizar com outras. E quando aparece uma gostosa q tem atributos melhores (peitão, bundão) elas dão um piti daqueles. Podem até não demonstrar é claro mas dentro delas tá tendo uma tempestade daquelas. Agora, numa coisa eu concordo com ela. Esse negócio de gamer parece q tá virando categoria de pensamento. E, sinceramente, eu não gosto nem um pouco do rumo q as coisas andam tomando.

    • Guto Collares
      07/02/2012

      Moderação, por gentileza.
      Peça compostura ao rapaz. A moça que ele chamou de “baranga” em questão é amiga de vocês e namorada do Bardo.
      Eu já fui dos mais afoitos por uma briga aqui… Mas até pra mim isso é demais.

      Ainda por cima qualificou TODAS as mulheres como animais competitivos e invejosos… Lembrei do meu bisavô falando da Margarida Procópio: “APESAR de mulher ela até que é mais ou menos inteligente”.

      C´mon, people. Estamos em 2012.

      • Profeta
        07/02/2012

        Guto, não acho que o comentário do(a)CPR deva ser deletado, a opinião foi expressada, o adjetivo “baranga” que ele usa em relação ao físico da pessoa do video ( video esse que ainda não assisti )foi algo chato sim ( talvez se ele usa-se “feia”, “desprovida de genes perfeitos” etc…), mas não deixa de ser uma opinião, e oque pode ser “baranga/feia” pra ele, pode ser bonita pra outro ^^

        • Hélio
          07/02/2012

          Concordo com vc, Guto. Ofensa gratuita e a menina não merecia isso, inclusive é uma bela moça ao contrário do q o rapaz ali disse.

      • Guto Collares
        07/02/2012

        Hmmm Eu NÃO assinalei que devia ser deletado. Só impliquei que há maneiras mais civilizadas de vocalizar a própria opinião e pedi – sim – a intervenção da moderação por “compostura”. Principalmente dados os laços estreitos que as garotas têm com a autora do vídeo.
        Grato de qualquer forma. Foi o que eu solicitei, de uma forma ou de outra.

    • Bebs
      07/02/2012

      Não vou apagar o comentário porque o CPR não é um troll que apareceu do nada. Ele é leitor antigo, sempre comentou de boa e gostamos dele.

      Mas CP, tenho que concordar com o Guto que a forma como você comentou, desta vez, foi agressiva. Bel é nossa amiga, nós a conhecemos muito bem. Tenha certeza que ela não fez esse vídeo por ter inveja das gostosas (infelizmente, às vezes isso existe mesmo, mas não é o caso da Bel.) Pode expressar livremente sua opinião por aqui, mas trate as pessoas com respeito.

    • Siri
      07/02/2012

      Acho que só eu achei a Isabel linda então. Com todo o respeito ao nosso Trovador, claro. ^^
      Senti até uma invejinha branca do casal.

      Acho que o CPR apenas não entendeu o que ela quis dizer por se apressar em identificar o discurso com aqueles batidos de sempre.

  28. 07/02/2012

    Quanto mimimi! Quer jogar? Então joga!
    Ficar nesse mimimi de o que a sociedade acha ou como ela vê, não vai levar a lugar algum.

    Esse tipo de discussão, pra mim, parece que é uma tentativa da mulher receber do homem uma permissão formal.

    Se vc mulher quer fazer algo, va e faça, não importa o que seja.

    Se vc se acha gostosa e quer mostrar pro mundo, faça!
    Se vc se acha inteligente e quer mostrar pro mundo, faça!
    E se vc não quiser se mostrar pro mundo, quiser só ficar em casa jogando e se divertindo, faça isso tambem.

    E chega de mimimi, vou jogar Super Shinobi II. =)

    • Profeta
      07/02/2012

      Finalmente alguém com poucas palavras e de forma direta explicou bem a situação \o

    • Cacau
      07/02/2012

      Vou discordar de ti. Dá pra falar a mesma coisa na luta por direitos de qualquer categoria, colocar como “mimimi”, pedir permissão e tal. Dá pra dizer que a luta das populações pobres por melhor educação pública é pedir permissão aos ricos, que os negros pediam permissão para serem livres e reconhecidos era querer permissão formal dos brancos para isso, que as mulheres pediam permissão para poderem trabalhar, votar e serem reconhecidas como humanas.

      Acontece que a “permissão” não é do homem, é da sociedade como construção humana. E o olhar da sociedade faz diferença sim. Tenta trabalhar em uma creche e você vai perceber que a sociedade muitas vezes encara os homens como estupradores e pedófilos em potencial. Talvez não seja o teu ou de muitos caras trabalhar em creche, mas pra o homem que é, isso é um perrengue bendito… (quem cria os filhos sozinho, porque perdeu a esposa, por exemplo, às vezes tem que enfrentar esses esteriótipos também)

      O “mimimi” é uma busca por direitos iguais. Direito de jogar sem ser julgada por isso, transar sem ser julgada por isso, usar a roupa que quiser e não ser ameaçada por isso…

      Eu concordo que não se pode só ficar reclamando, que é necessário conquistar espaço e isso só é possível através da ação, mas acho que corre-se o risco de deslegitimar problemas válidos ao jogar tudo no mesmo saco de mimimi.

      Eu não ia responder, mas eu escuto isso de muita gente em relação a quase todo movimento social e isso pode ser mal interpretado como “fica quietinho e aceita a sociedade como ela é”. Não acho que foi a intenção do teu comentário, acho que se pah você estava instigando a autora do vídeo a agir e aceitar a ação do outro, mas xis…

      • Hélio
        07/02/2012

        Nossa, Cacau, tô ficando com orgulho dos seus posts. Muita credibilidade, parabéns.

      • Fabão
        08/02/2012

        cara, para essa imposição da sociedade existe um ótimo remédio chamado personalidade, se vc tem, vc simplesmente não vai ligar para o q as pessoas falam o pensam de vc e vai seguir o seu caminho em frente

  29. 07/02/2012

    Gente, ninguém comentou, mas que casal fofo esses dois formam! rs
    Quando a Isabel falou sobre o futebol, me identifiquei na hora. Hoje em dia vestir uma camisa justinha de um time já é ser super entendida de futebol… Essa foi uma das coisas que me fez me afastar um pouco da torcedora que sempre fui…

    E agora a moda é ser gamer. E nerd. O problema é que essas coisas passaram de desvalorizadas a supervalorizadas em um espaço muito curto de tempo. E muitas pessoas pegam carona nesse hype pra ‘vender’ uma falsa imagem, como a nerd-gostosa-que-nunca-zerou-um-jogo ou a torcedora-fanática-que-não-sabe-pra-que-lado-é-o-gol. E isso assusta quem sempre gostou de jogos/futebol desde sempre, a pessoa sente que estão usurpando e depois deturpando a sua identidade. Pelo menos é o que eu acho!

  30. HigorAPA
    07/02/2012

    Como já dizia a filosofa mulher maça “isso é preconceito contra o racismo” cada um tem o estereótipo que merece, independente do sexo qual a imagem que queremos passar para as pessoas?

  31. Profeta
    07/02/2012

    Cacau e Joelma ( calipsooooo brinks xD )
    eu entendi o que o ZeroleO quis dizer, é praticamente assim, só se importa d+ quem quer a mesma exposição e fica “putinhu” porque outro alguém(s) está na vitrine. Tipo, eu to cagando ( na boa ) se a questão de games ficou banalizada, até porque jogar é meu prazer e não minha credencial, existem vários jogos que nunca zerei na vida, por falta dos mesmos ou por falta de vontade mesmo de jogar ( detesto FPS* ), não jogo video game pra ser aceito, se curto os old games e isso for ultrapassado hoje em dia, dane-se oque pensam, reconhecimento ou não, não vai me fazer ser uma pessoa melhor ou pior, mais rica ou mais pobre . E eu reparei que as opiniões aqui saíram bastante da linha do vídeo e outros exemplos ( alguns esdrúxulos )foram postos em pauta… apesar de ler o blog aqui a um bom tempo, ultimamente me fiz mais presente, então me desculpem se acabei sendo arrogante ou mal educado.

    • Bebs
      07/02/2012

      Em nenhum momento você foi arrogante ou mal educado, Profeta. ^^

      • Profeta
        07/02/2012

        tudo bem então ^^
        Vou tentar ser mais ativo ( ui ) aqui xD
        posso fazer uma sugestão( já fazendo uma xD )?
        que tal rolar um post sobre “nos” gamers pobres, que sofrem para poderem jogar um jogo, ou comprar um console nos primeiros anos do lançamento e ter que ver os amigos mais favorecidos monetáriamente comentar sobre o jogo/console e nos até entendermos da história, mas não ter sentido na pele a sensação de joga-los =\

        • Bebs
          07/02/2012

          Sim, seja mais ativo que passivo! xD

          Pode sempre dar sugestões.

  32. georges
    07/02/2012

    È um assunto bem delicado.
    Vi o vídeo da Izabel duas vezes e acho que consegui pegar bem o que ela quis dizer.
    Poderia escrever um comentário bem grande mas acho que ficaria igual ao de muita gente aqui.
    Resumindo, eu concordo principalmente com os comentários da Ágata e da Ana.

    • Ana
      07/02/2012

      Falando no assunto ‘Sobre mulheres e games’ aproveito esse comentário para convidar todas as gurias a participar do grupo no MSN das Girls of War que por incrível que pareça tem mais homens que mulheres lá. Apareçam lá gurias e o convite também vale para o pessoal em geral que curte comentar aí. Todos, sendo gurias ou rapazes, serão bem-vindos! ;)

      Endereço do grupo: group1423093@groupsim.com

      • Kenshi
        07/02/2012

        Eh isso ai Ana \o/ principalmente pra galera q comenta ai direto, tem gente q quer falar com vcs… alem da oportunidade de conversar com as nossas queridas Girls of War (merchaam) sem querer ser chato… ISSO VALE PRO HELIO E PRO LEON BELMONT HUAHUAHUAHAHAUHUA

        • Ana
          07/02/2012

          É Hélio! Alguém entrou no grupo, não disse nem oi, só perguntou se o Hélio estava ali para conversar! É sério! O_O
          E sim, todos os dias a Bruna tá on para conversar no grupo, contamos com a presença da Vivi nos horários de almoço, da Clá e até a Carla entrou lá para nos dizer um ‘oi’. Aproveitem! ;)

          • georges
            07/02/2012

            Brincadeira XD
            Vão la pessoal, tem debates bem legais e conversas com as Girls.
            Só a rebeca que não entra por causa da aversão dela a redes sociais.

          • Bebs
            08/02/2012

            Até já sei quem falou “a Bebs não vem porque tem aversão a redes sociais” —> Vivi. u_u

            Tenho preguiça das redes, não vou negar. rs Mas volta e meia converso com a galera no Facebook do GoW. Acessem lá também. \o/

          • Luiz
            07/02/2012

            Vamos partipar do chat do GirlsofWar pessoal, lá vão encontrar um papo mais profundo e sinistro, muahahahaha. #Brinks

          • Hélio
            08/02/2012

            :o rsrsrsrsrs Sério isso?

      • georges
        07/02/2012

        Convite cara de pau hein?
        Ainda usa meu comentário pra promover o Chat. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Ana
          08/02/2012

          Seríssimo! XD
          É verdade a história!

  33. Murilo
    07/02/2012

    pessoas querendo parecer nerd por causa da ‘moda’ não enganam ngm, todo mundo sabe que aquela pessoa não é nerd, mas como é moda todo mundo acha lindo, e isso não é só mulheres que fazem, ta cheio de homem por aí que acha que tendo um iPod, um óculos e tirando nota 6 ou mais na prova faz dele um nerd, e ele faz isso também para conquistar garotas que gostam de ‘nerds’, o fato é que os falsos nerds só conquistam quem gosta de falso nerd, nerd de verdade continua sendo motivo de piada

    quanto a mulher ‘gostosa’ tirando foto com controle ou na frente de um console, não vejo nada d+, não acho que desvaloriza as mulheres, é só uma foto, é só um vídeo, independente de ser ou não gamer, ela é mulher, e muitas mulheres gostam de se produzir, gostam de mostrar o decote, é uma opção delas se vestir assim, no fim das contas é super lindo e vai tr muito seguidor, mas quem quer um vlog ou blog com conteúdo gamer vai procurar conteúdo gamer, e não o sexo da pessoa, opção sexual, o jeito que se veste, cada coisa no seu lugar, mulheres lindas chamando atenção por serem lindas e mulheres com conhecimento em games chamando atenção pelo conhecimento em games

    *escrevi pouco, uau, isso é raro xD *

    • Siri
      08/02/2012

      pessoas querendo parecer nerd por causa da ‘moda’ não enganam ngm, todo mundo sabe que aquela pessoa não é nerd

      “Perinerds”, rsrs. xP

      Também não acho que uma mulher tirar foto seminua usando controles como tarja de censura vá diminuí-la em absoluto, mas relativamente é inegável.

      Ela não será menos gamer mas passará a ser mais… er, “objeto de desejo”.

  34. May
    07/02/2012

    Falo tudo!!
    Os meninos que joga e eu conheço são bem legais comigo, só que sempre tem o preconceito, eu aqui na minha casa jogando AoE e minha irmã falo: tu gosta disso é?
    Ela fala a mesma coisa quando eu to assistindo anime

    E o pior é vc ser nordestino, todo mundo pensa que vc é um incapaz.
    eu jogando mech e o cara quando soube q eu era mulher e nordestina, falo que eu não ia chega muito longe no jogo ¬¬

    E eu penso que esse tipo de mulher “gostosa” e que tira foto com o video game pode ser uma gamer de verdade, mas é claro que tem sempre gente q quer segui a moda, mesmo assim entendo a revolta da Bel tipo vc la anos jogando e fazendo coisa de nerd ai depois vem uma menina que sempre desprezo isso e pesquisa na net e se acha a nerd do nada.

  35. UzukiDvog
    07/02/2012

    Mulheres relaxem e joguem seus jogos tranquilamente, pois se fazem isso por amor não tem mais com que se preocupar, acredito que quem raalmente ama jogar, sendo Homem ou Mulher podem levar isso numa boa e ser aceito por todos dentro desse meio, se esse é nosso Hobbie e nosso estilo de vida, pra que ficar se preocupando com rótulos e derivados??
    Somos pessoas e só gostamos de jogar e eu sinceramente não veja nada dessa super valorização ou exposição que todos falaram aqui, não sei de que tipos de garotas estão se referindo, me aponte algum Blog ou Vlog de Meninas que se “expõe assim” pois pesquiso e leio muitos blogs na net e todos eles tem um conteúdo muito sério como o GoW, já somos diferente da sociedade em geral ´por ser “Nerds ou Geeks” e gostar de Games etc., por favor não tentem inserir mais diferenças nesse meio, se tal guria se “expõe” e gosta de jogar parabéns pra ela, se ela só faz isso para aparecer e ser aceita, parabéns também alguém algum dia pode instruir ela de uma forma melhor, sei lá, se você é também super inteligente e gosta de debater sobre jogos, novamente sendo Homem ou Mulher, parabéns legal pra você também, só não quero ver mais diferenças nesse meio. :)

    Fica meu comentário, meio confuso mas tudo bem, rs.

    PS: Desconfio que a Vivi seja uma dessas mulheres, pois faz poses com Joystick e cara sensual nas fotos, rs (Just Kidding):p

  36. Victor
    07/02/2012

    Acho que nos tempos mais remótos dos games, os games foram feitos para os homens, como exemplo os jogos do coliseu, os Gladiadores batalhando, para puro divertimento do Imperador.
    Naquela época as mulheres num eram reconhecidas como parte da sociedade.
    Quando os consoles como Snes e Nes Sairam no mercado, os jogos eram ainda mais voltados a homens, como super mario, ninja gainden, ainda sim tinha empresas que fizeram jogos mais para o publico feminino, mais não foram vendidos muitas copias.
    Acho eu que tudo isso contribuiu a isso, das pessoas ainda acharem de video game é coisa de homem, ou como a Isabel falou no video, as Gamers apelarem para decotes etc…

  37. Mih
    07/02/2012

    Olha,fiquei até sem palavras…Realmente foi,como falaram aí em cima,um TAPA NA CARA da sociedade “nerd girl”.

    Concordo com o que a maioria falou a respeito da banalização do conceito de “nerd”,já que antigamente o nerd não era bem visto,sofria preconceito e hoje tá todo mundo quer virar um .-.

    Outra coisa que não entendo e me dá muita raiva é o fato de algumas empresas fazerem jogos “de mulherzinha” e lançarem consoles,joystycks(e seja o que for)cor-de rosa ¬¬’ Sério,pra que isso?!Na minha opinião,só faz aumentar ainda mais o mito de que “homem gosta de violência e mulher gosta de bichinho” -____-’

    Enfim,gostaria de saber a opinião da Isabel e das Girls of War a respeito disso…

    P.s:Me desculpem se em algum momento acabei pagando de revoltada =\

    • Bebs
      08/02/2012

      Particularmente, não sou contra as empresas fazerem jogos e hardwares “de mulherzinha”. Criou-se um mito de que mulheres gamers “de verdade” preferem coisas “hardcore”, mas tem muita menina super gamer que é meiga e gosta de coisas delicadas. Algumas campanhas realmente reforçam o “mulher gosta de bichinho”, mas tomar uma postura radical contra esse nicho pode acabar virando um preconceito ao contrário.

      Pra mim, o ideal é a indústria contemplar os mais variados públicos. Em vez de parar de fazer campanhas “mulherzinha”, basta começar a fazer campanhas viviwerneckianas também. \o/

      PS: Relaxa, muié. Não pagou de revoltada não, você só estava matutando sobre a questão, uai. ;-)

  38. Siri
    07/02/2012

    Observando os comentários da maioria dos leitores, eu não pude evitar e minha mente troll acabou por inventar um neologismo que considero deveras adequado ao que se propuseram a debater:

    “PERIGAMER”, a periguete gamer.

    Pronto, agora que dei nome aos bois (vacas? :P), acho que fica mais fácil separar o joio do trigo.

    Sorry, não pude evitar essa, irairiairaira! xD

  39. 08/02/2012

    Olá, pessoal! Eu sou a Isabel do vídeo :) Acho que cheguei tarde e que ninguém mais vai ler esse meu comentário, mas eu vou escrever aqui mesmo assim, porque gostaria de esclarecer alguns pontos (talvez até depois eu faça outro vídeo, porque algumas coisas parecem ter sido, de fato, mal interpretadas).

    O meu problema não é somente com as meninas que NÃO são gamers e que pagam de gamers. Ele se estende às meninas que são, de fato, gamers também! Creio não ter deixado isso claro, mas o que me incomoda profundamente é que nós, mulheres, apesar de já representarmos uma grande parcela do contingente de pessoas consumidoras de jogos, ainda sofremos dificuldades para nos inserir nesse meio. Eu sei que muitos de vocês gostam e admiram meninas jogando, ou então são indiferentes a isso, mas acreditem, tem muito, mas MUITO desrespeito para conosco. O que eu já ouvi de histórias horríveis de meninas jogando FPS online, ou MMORPGs, não tá no gibi! Xingamentos, ameaças… sério, é assustador. Há também os casos mais sutis, como gente que nos menospreza por sermos mulheres. Eu sei que há machismo em praticamente todas as esferas da sociedade, mas nesse “mundo gamer”, não sei explicar por que motivo, o machismo leva várias pessoas a essas atitudes horríveis! Eu, sinceramente, não jogo bem, no geral. O único jogo em que eu costumava ser muito boa era Puzzle Fighter. Em todo o resto, eu sempre fui bem mediana. Mas a impressão que eu tenho é de que, sendo mulher, eu tinha que PROVAR que eu era boa pra ser aceita, senão eu era ruim “porque sou mulher”. Putz, não posso ser jogar mal porque jogo mal e pronto?
    Mas enfim, estou desviando do assunto. Onde quero chegar é que enfrentamos dificuldades, que levam uma parcela das meninas a negar, em diferentes graus, sua feminilidade, e uma outra parcela – e essa é a de que trato no vídeo – a exacerbar essa feminilidade através da pose “gostosona” ou da pose “ultra-fofa”. Então, quem não se promove dessa forma, como fica? Geralmente é vista da mesma forma. E isso é sacal, porque eu – e outras meninas – sou chamada de “puta” sem nunca ter dado qualquer motivo pra isso. (Aliás, eu não acho que as meninas que agem como eu falei no vídeo são putas, por favor! Pra mim, “puta” é sinônimo de prostituta, e acredito veementemente que elas não cobrem para fazer sexo. Também não tenho nada contra putas; elas fazem o trabalho delas e eu não tenho absolutamente nada a ver com isso. Só que, infelizmente, na nossa sociedade deturpada, a sensualidade feminina é muito frequentemente associada a “pouca vergonha”, e daí o adjetivo “puta” parece inevitável para os que falam. Mas bem, isso já é outro assunto.) Aí, quando elas são comparadas a mulheres-objeto, ou não recebem tanto respeito, acham ruim. Por que, caras-pálidas?
    O machismo está arraigado tanto em homens quanto em mulheres.

    Agora, um assunto que nem é bem a questão, é sobre o quanto uma pessoa pode ser gamer. Possivelmente muita gente discorda de mim, mas eu não vejo qualquer diferença entre ser gamer porque joga CoD ou porque joga Farmville. “Gamer” não é quem joga? (Também não gosto do termo, mas ele facilita a identificação e é o que tem pra hoje… :P) Farmville não é jogo? Então. Dizer que essa pessoa não é gamer seria equivalente a dizer que uma pessoa não é “movier” (finjamos que esse termo existe…) porque não assiste a filmes sobre dramas do Leste Europeu, mas só a blockbusters e comédias românticas…

    No mais, muito obrigada a todos que comentaram – até mesmo ao senhor pouco gentil que me chamou de baranga. Eu certamente teria apreciado um pouco mais de educação, mas de qualquer forma, espero ter esclarecido meus pontos. :) Vários e vários comentários aqui me deixaram muito feliz, porque o que eu pretendia com esse vídeo era exatamente tentar promover esse debate. Depois de ler os comentários tanto aqui quanto no Youtube, é possível que eu vá gravar depois um outro vídeo falando mais ou menos o que eu disse aqui, a título de esclarecimento. Muito obrigada :)
    Ah, e obrigada principalmente aos que desejaram bons votos pra mim e pro Ludobardo <3 Hahahaha!

    • Hélio
      08/02/2012

      Pra mim, Isabel, jogar bem ou mal é questão de treino, não do sexo ao qual vc pertence. Acredito q, em 90% dos casos ou mais, quase todo mundo possa se tornar bom no jogo q quiser, é só se dedicar a ele, assim como é com tudo na vida. Então meu conselho é q vc não leve a sério o pessoal machista q pensa q mulher não sabe jogar e se dedique àquilo q vc quiser, sem se preocupar demais com o q os outros pensam.
      Qto a esse assunto de ser gamer, acho q todo mundo q joga com alguma freqüência é gamer. Mas assim como na literatura, no cinema, na música, etc., existem obras de mais valor e outras de menos qualidade. Isso não quer dizer q ninguém seja obrigado a consumir só os masterpieces dos games, os AAAs imbatíveis com mais de 90 de metacritic e mil e uma críticas positivas. Todo mundo tem o direito de jogar o q quiser. Só acho q é bom, nem q seja de vez em qdo, experimentar um jogaço de alto nível pq nos dá experiências gamísticas de muita qualidade e amadurece o nosso gosto. Enfim, é isso.
      Faça sim o vídeo, eu e muitos outros leitores adoramos! ;)

    • Siri
      09/02/2012

      A Isabel postou o mesmo que disse no vídeo. Vai confundir mais ainda quem não entendeu, rsrs.

      Eu entendi sobre o que você e as demais meninas se queixam, mas como disse, é algo que acontece em qualquer área.
      Você deve escutar a mesma coisa dos pedreiros quando passa na frente de uma obra. Bem como quando está numa balada.

      Pelo menos online ninguém de encoxa nem tenta arrancar teu braço (exceto em Mortal Kombat).

      Não desmereço suas queixas ou as das demais leitoras (aliás, concordo com elas), mas o problema aqui é que – talvez – vocês não tenham visão da situação como um todo.

      As coisas mais interessantes do nosso mundo está no Clube do Bolinha. Carros, iates, computadores, games, tecnologia, bebida, comida, dinheiro, música, festas. A maior parte das coisas que pessoas desejam são feitas ou são de propriedade masculina.
      Vocês são novas em nosso humilde recinto e, de minha parte ao menos, são muitíssimo bem-vindas.

      Só que todo lugar tem suas regras.

      Veja o que acontece quando você vai morar ou apenas passar uns dias na casa do seu namorado e tenta mudar tudo lá.
      Ele não vai gostar tanto quanto você não gostaria que mexessem na sua, certo?

      Pois bem, o que vocês estão querendo é mudar as coisas em nosso Clubinho.
      Existem regras aqui também e tentar ir contra elas só vai dar no mesmo resmungo, chateação e dor de cabeça inutéis de um namoro ruim.
      Então, se vocês querem permanecer, tem de obedecer ou aceitar certas coisas. Assim como nós, homens, idem.

      Por exemplo, xingar de puta.
      Eu sei como isso ofende uma mulher. Ofende o ego, a autoestima feminina. Não soa da mesma forma para homens.
      Eu chamo meus amigos de ‘puta’ e vice-versa mas é um tratamento amigável que demonstra intimidade e bom humor. Mas no caso de uma mulher é ofensa. Pressupõe violência, estupro, humilhação, certo?

      Só que vocês nunca pararam pra pensar no resto do universo enquanto se incomodavam com pivetinhos onanistas gays enrustidos.
      Também há uma forma de causar a mesma coisa num homem com uma mísera palavra.

      Na falta de argumento racional, como se apela e se ofende a autoestima e masculinidade de um homem?

      BICHA!!!

      Não é, portanto, exclusividade de vocês, damas honradas, esse tipo de ofensa.
      Qualquer homem aqui já deve ter ouvido vários ‘bicha’, ‘viadinho’, ‘arrombado’, ‘fag’, ‘faggot’ e outras coisas impublicáveis on e offline.

      Mas nós ligamos?
      Já viu homem reclamar?

      Só se for burro-pavio-curto, bem neandertal mesmo, ou gay que tem medinho de se assumir pra si mesmo. Só.

      Não é correto, é ofensivo. Mas é assim dentro do Clube do Bolinha. E não se pode mudar.
      Logo, se quiserem permanecer (e espero que permaneçam), terão de suportar isso, da mesma forma que suportam pedreiros na obra, caminhoneiros no semáforo, escrotos em baladas etc.

      Sintam-se se à vontade para reclamar, discordar e me xingar (pode ser de bicha mesmo, até porque já disse que homens não ligam, rs). É só um ponto de vista, que pode estar certo ou errado. ^_^

      (Bom, eu queria explicar mais um montão de coisas mas sei que ninguém vai ler, além do que, post quilométrico cansa, né?)

      E vou deixar um pergunta no ar: por que diabos vocês mulheres se metem com este tipo de “homens”? Falar tanto desses e dar tanta atenção não as faz passar batidas por caras realmente legais?

      Nunca vou entender… :\

      • Lis
        09/02/2012

        Siri, o problema inicial com usar “puta” e “bicha” como xingamento, não é se a pessoa se importa ou não, e sim o fato de essas palavras serem vistas como xingamento.
        Puta e Bicha basicamente atribuem características femininas (ou melhor, não-masculinas) a alguém, e a sociedade por muito tempo tem insistido na ideia de que masculino=bom, não-masculino=ruim. O problema não é receber ou se importar com o xingamento, saca?
        Palavras que são normalmente associadas com masculinidade quase nunca são consideradas negativas, e palavras utilizadas para os dois gêneros costumam ter significado opostos, sendo que o não-masculino, na maioria esmagadora das vezes, é ruim.
        Vide o dilema vagabunda vs. vagabundo, por exemplo.

        Então, da próxima vez que você for xingar alguém de “mulherzinha”, “maricas”, “puta”, “bicha” ou “viado”, pense que existem mulheres e homossexuais que não acham que isso é um xingamento, e sim uma constatação da realidade.

        Me chamarem de mulherzinha com intenção pejorativa só me magoa porque sei que meu estado natural (ser mulher) AINDA é considerado um xingamento.

        Quer me xingar, me xinga de ruim, de babaca, de idiota, de lerda. Mas não tente me xingar com palavras que estão me descrevendo. Ser gay ou mulher não tem nada de errado. Ser “puta” no sentido de dar pra muita gente, também não deveria ter.

        Sacou?

        • Siri
          09/02/2012

          @Lis

          “O problema não é receber ou se importar com o xingamento, saca?

          Ao contrário.
          O xingamento só existe (guardadas as devidas porporções) se você o considera como tal.

          a sociedade por muito tempo tem insistido na ideia de que masculino=bom, não-masculino=ruim

          Mas “a sociedade” é constituida de 50% homens e 50% mulheres. Ou seja, de certa forma vocês acatam ao preconceito contra si mesmas. Mas aí já é outro papo, muito, MUITO mais complexo.

          Então, da próxima vez que você for xingar alguém de “mulherzinha”, “maricas”, “puta”, “bicha” ou “viado”, pense que existem mulheres e homossexuais que não acham que isso é um xingamento, e sim uma constatação da realidade.

          Bom, não costumo xingar as pessoas por aí. Uma antiga lenda chinesa diz que eu até sou eu cara legal pacas.
          Não sei se entendi bem essa parte, mas aí é o que foi dito. Cabe a você determinar a si mesma se é ruim você ser mulher.

          Eu acho bom você ser mulher. Eu gosto de mulheres.
          Se te chamarem de “mulher” sinta-se elogiada ao invés de ofendida.

          Sempre que me chamaram de nerd considerei como elegoio, mesmo que fosse num tom pejorativo.

          Me chamarem de mulherzinha com intenção pejorativa só me magoa porque sei que meu estado natural (ser mulher) AINDA é considerado um xingamento.

          Não ande com neandertais, nem mesmo ligue pra eles.
          Somente para ogros uma mulher é algo ruim. Caras que querem se autoafirmar são bibas enrustidas. Te tratam mal por você ser a personificação daquilo que eles mais temem neles mesmos.

          Te chamarem de “mulherzinha” é apenas a versão feminina da ofensa infantil masculina “o meu é maior que o seu”.

          No mais, se você reler meu post anterior (sem capotar de sono, rs) vai ver que na verdade estamos de pleno acordo. :)

          Extra:

          “Quer me xingar, me xinga de ruim, de babaca, de idiota, de lerda. Mas não tente me xingar com palavras que estão me descrevendo”

          Poxa, mas pedir pra uma pessoa te ofender com respeito é uma coisa que fica um pouco sem lógica, não acha? Rsrs xD

          “Ser “puta” no sentido de dar pra muita gente, também não deveria ter”

          Depende de inúmeros fatores isso, não é tão simples.
          Mas quem mais gosta de ofender mulheres com esse verbete são as próprias mulheres.

          No banheiro feminino: “Aquela PUTA lá… Biscate do caral**! Vive se esfregando no meu namorado. PUTA! E aquela amiguinha dela também! PUTA igual a ela! Bando de PUTAS! GRRRRR!!!” ò_ó
          (O namorado [homem] deve tá até achando legal a puta ser puta. Ainda mais porque são duas :P)

    • Shadow Warrior
      09/02/2012

      Isabela eu entendi que a principal questão do vídeo é, “Por que os homens(Trolls)grosseiros e mal educados afetam o comportamento feminino?”
      Como diria Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
      O comportamento masculinizado ou exageradamente sedutor são apenas defesas naturais que elas encontraram para conviver pacificamente com os agressores.
      Os trolls se acham os “reis do pedaço” e que tem o direito de ofender qualquer pessoa que não siga os seus padrões, ou pareça indefesa.
      Eu concordo parcialmente com o que Siri disse no comentário acima. Os homens também sofrem esses abusos, mas conseguem evitar as agressões ignorando-as, ou se juntando ao grupo dos trolls. Isso acaba criando a impressão para muitas mulheres de que todos os homens aceitam e são coniventes com essa situação.
      Apenas discordo da parte em que as mulheres devam respeitar as regras impostas por eles. Quem não respeita os outros, não merece ser respeitado.
      Então a minha dica para todos é NÂO ALIMENTE OS TROLLS. Deixe o bobo falando sozinho até ele se cansar e desistir de você.

      • Siri
        09/02/2012

        @Shadow Warrior

        Você entendeu o que eu quis dizer. ^^

        A questão é exatamente essa, darwiniana. Você tem de se adaptar ao meio em que quer estar. O meio não muda da noite para o dia por seu desejo. Você é quem deve se adaptar a ele.

        Óbvio que não é o correto e nem de longe o ideal, mas isso se aplica a tudo desde que o mundo é o mundo, como dissemos (eu e o tio Dadá).

        Sei que isso soa pejorativo ao extremo mas seria hipocrisia negar que 90% dessas reclamações soa como aquelas de comunista de boteco.
        O mundo nunca vai ser cor-de-rosa, igualitário, pacífico e sem preconceitos. E reclamar ao vento só serve para criar um estereótipo. Reclamar repetitivamente só serve para reforçá-lo.

        Não estou desmerecendo a causa feminina no mundinho dos games, ao contrário. Sinto falta de ter alguém pra jogar e conversar algo além futebol, carro e mulheres-fruta entre um hadouken e outro. Mas gamer-girls ainda são bem poucas.

        Apenas discordo da parte em que as mulheres devam respeitar as regras impostas por eles. Quem não respeita os outros, não merece ser respeitado.

        É que você interpretou errado. ^^
        Eu não disse pra respeitar essas coisas. Longe disso, inclusive!

        Disse que é uma imposição do meio. Ou você aceita pra poder entrar ou fica do lado de fora.

        Ou façam como eu e criem um mundinho aconchegante aos vossos redores. Seus little big planets da vida real. :)

        (Vocês mulheres entopem minha caixa de e-mail com aquela história de “cuidar do jardim pra que as borboletas apareçam” e eu que sou homem fui o único a entender, rs? :P)

    • Adriana
      09/02/2012

      Bem… eu não sou a pessoa mais apropriada para falar sobre o tema, pois não costumo jogar muito em multiplayers. Confesso que voltei a jogar com outras pessoas na semana passada no Starcraft. Até agora eu não senti discriminação, a cada 5 jogos, 1, eu sou xingada, afinal, toda comunidade tem seu grupo de idiotas.

      No meio gamer, nunca fui ofendida por ser mulher, mas, no início, eu não tinha paciência para jogar com pentelhos, às vezes, até chorava quando era ofendida. Hoje eu simplesmente ignoro e, até dou risada, pois sei que o cara do outro lado está “puto” comigo.

      Busco não me estressar com essas coisas, a mulher que é confiante e sabe jogar não precisa se preocupar com essas coisas. Em FFXI, MMO que joguei por muito tempo sempre fui muito bem recebida independentemente de gênero ou nacionalidade. Inclusive, as pessoas de fora da minha Linkshell me procuravam no jogo para fazer missões e quests. Até os japoneses, que não costumavam se misturar, jogavam comigo. Já sofri discriminação por ser brasileira, mas, aí, já é outra conversa.

      Eu acredito que se houver algum preconceito relacionado a gênero, este deve ocorrer nos FPSs. Porém, não posso afirmar essa assertiva com propriedade, uma vez que, não jogo FPSs.

      • Siri
        09/02/2012

        Maturidade, né? ^^

        Aí você olha pra trás e vê que não vale a pena sofrer por pouca coisa.

  40. Profeta
    08/02/2012

    Pra quem falou sobre hardware rosa…eu tenho um wiimote rosa e adoro ele, e olha que sou hetero, ele é o meu controle da sorte, venci em 1° lugar um torneio de Just Dance 3, quando danço me solto, alguns brincam que pareço viado e eu nem ligo, eu sei que não sou ^^ semrpe digo ” tem que ser muito macho pra usar um controle rosa e requebrar no just dance” xD

    • Victor
      08/02/2012

      concordo com ti cara, tem que ser muito macho pra fazer isso, e muito macho tbm pra naum ligar pro que os outros falam.
      ^^

      • Bebs
        08/02/2012

        Botei muita fé no Profeta também. ^_^

        PS: Esqueci de comentar que It (o palhaço assassino do avatar do Profeta) é um dos meus filmes de horror favoritos.

        • Victor
          08/02/2012

          KKK meu também.
          Esse Palhaço também parece o Palhaço do Esgoto da Trindade do Mal ( só quem assiste Zé Graça sabe, inclusive já teve um post sobre a luta do Mario VS Ronald aki no Girls of War, mais faz tempo =\)

        • Ana
          08/02/2012

          Adoro também Rebeca! Alias sou apaixonada pelos filmes e livros do Stephen King! s2

        • Profeta
          09/02/2012

          Pennywise é o cara mesmo, eu nunca li o livro ( e nunca achei pra vender ) e foi graças a esse filme, que até hoje eu sempre dou aquela espiadinha no ralo do banheiro xD
          e Ana, sempre que leio o nome Ana, me vem na cabeça a música dos Renatos e Seus Blue Caps xD

          ” Aaaana
          estou tão triste
          vieram me dizer que eu posso até morrer
          pra você

          Quero escutar
          dos teus lááábios meu beeem
          que é tudo
          mentira
          inveeejaaa
          de alguém que quer
          nos separar
          e assim poder tentaaaaar
          seu amor, para sempre então, roubaaaaaaar
          ow ow ow ow Aaaana…”
          Jovem guarda rulez \o\

          • Ana
            09/02/2012

            Hahahahaha Eu curto também essa música, a versão original é dos Beatles parece-me XD

          • Ana
            09/02/2012

            Sobre o livro It, é super difícil encontrar para vender! Tem que dar uma olhadinha nos Sebos online, capaz que você ache! Não li esse livro, mas dizem que por incrível que pareça o filme é melhor, porque o livro tem uma história meio esquisita! XD

          • Profeta
            10/02/2012

            Sim, a versão original é dos Beatles mesmo ^^
            Pois é, eu curti muito o filme, mas o livro ( pelos boatos da época ) é mais completo, explica a origem da criatura, nome etc… coisas que não citam no filme =\
            me lembro até hoje dos “7 da sorte” =D

  41. HigorAPA
    08/02/2012

    uhum! ta bom!

  42. Victor
    08/02/2012

    aff, virar nerd virou moda, assim como virar rockeiro.
    eu sofria oq chamam hj de Bullyng, só por ser nerd (e eu sou nerd do tipow que joga rpg de mesa)

  43. CPR
    08/02/2012

    Pô, mano, fui censurado. Só faltou o ppiiiii hahahahahahaha

  44. Fabiot
    08/02/2012

    A questão aí acredito não ser especificamente nerd ou gamer. A questão é cultural. O que mais é visto hoje em dia é o lado apelativo da sexualidade, independente do ramo.
    O ramo musical já está lotado de apelação sexual, a área televisiva, nas novelas e até mesmo nos programas de “comédia” de hoje em dia, também há muita apelação sexual e o conteúdo mesmo vai ficando de lado. Vai chegar um dia que até os noticiários vão ter uma apresentadora gostosa de biquíni informando as notícias.
    A questão é: como resolver algo que já é uma bagunça ?

  45. Lis
    09/02/2012

    Putz, ótimo vídeo, e estou adorando a discussão nos comentários. O super controle acabou de postar um cast sobre sexo nos games, e eu tentei inserir essa mesma discussão (embora de uma forma mais light, por causa do tema do cast e da proposta do site) com alguns comentários.
    É foda tratar disso de um jeito mais tranquilo, pois muita gente acaba se ofendendo e entendendo tudo errado. Isso não é uma questão de opinião ou ponto de vista. Estamos tratando de fatos observados na sociedade, não é “ah, você acha isso e eu não”, então é perigoso DEMAIS :(

  46. Ari
    11/02/2012

    Bom, tenho 14 anos e jogo desde uns 10,9. Realmente gosto de jogar, não quero ser apreciada pelos meninos ou ter destaque. O que a moça falou no vídeo, é verdade, conheço muitas garotas da minha faixa etária que falam “a sou gamer”, mas quando vai ver, só joga The Sims (nada contra jogos casuais, até porque, gosto deles).
    O termo “gamer”, tá se tornando clichê como o “rockeira (o)” e esses rótulos são umas porcarias… até porque uma hora você conhece alguém que sabe mais do que você, e ela pode de classificar como “poser” (sempre tive a leve impressão que as pessoas acham isso de mim). No lugar de “gamer”, é melhor falar “sim, gosto e aprecio games”. :)

  47. Edson Vitor
    12/02/2012

    Pra mim nao vejo problema algum das meninas gostarem e jogarem videogame pra mim é uma maravilha ver que ELAS tambem gostam e se divertem MUITO jogando.

    Nao há preconceitos. Mulher tambem joga e sabe jogar video game.

  48. July
    15/02/2012

    Uia, primeira vez comentando aqui…
    Sobre garotas jogarem, acho que o mais problemático são exatamente outras garotas! Uma vez que elas te excluem na maior parte das vezes apenas pelo fato de você usar seu dinheiro com games e não apenas roupas (como se nenhuma garota que joga usasse roupas, né…)
    O fato de ter virado modinha meninas dizerem que são “gamers”, nunca encontrei uma por aí…
    Já na questão masculina, sempre notei uma aceitação maior. Meu namorado no caso acha o máximo jogar um MK comigo e, no azar, ainda perder.

    • Bebs
      15/02/2012

      Bem-vinda, July. \o/

  49. The Punisher
    20/02/2012

    Preconceito com mulheres e machismo existe desde que o mundo é mundo.
    Alguns exemplos são de que mulheres antes não dirigiam, não usavam calças e não podiam votar. Isso sem dizer apesar de ridículo também, é dizer que garotas não podem ouvir/curtit metal que isso é coisa só de macho.
    E outra coisa, o Brasil é um dos países mais preconceituosos desse mundo, apesar da maioria dizer que não! Mas no caso do vídeo se refere vamos chamar assim de garotas “gamers e/ou nerd posers”.

  50. Juliano
    21/02/2012

    aconteceu um negócio hoje comigo, eu sempre fui uma negação pra tekken então nunca joguei esse jogo, achava bonito só ver quem sabia jogar, mas como gosto muito do estilo da Xiaoyu, estou lá na casa de um amigo e como o street 4 anda horrível ultimamente pra jogar online, passamos a jogar tekken 6, então tive que fazer um esforço a ir aprendendo, daí que no meio da jogatina, perdi para uma guria(karolina alguma coisa era o nick dela), daí depois quando foi pra segunda luta com ela quem jogava era o meu amigo(e ele joga muito melhor do que eu, com a christie), daí ele venceu ela sem esforços. Então ela puxou assunto lá, falando que era mulher e tal(como se o nome já não denunciasse isso), cumprimentando pela boa luta(que obviamente não era a minha)

    não tenho vergonha de assumir que perco pra mulher no tekken, se fosse street ou kof o esquema mudava de figura(mas ainda vou masterizar essa Xiaoyu coisa linda…
    http://images.wikia.com/egamia/images/0/01/Ling_Xiaoyu.jpg
    )

  51. Fernanda Martins
    22/02/2012

    Bom… eu tenho 23 anos e passei pelo mesmo processo da autora do vídeo, indo em Lan Houses sendo julgada e etc…
    Concordo com a visão dela, mas o fato é que mulheres que tentam se autopromover com decotão e etc… acontece em tudo que é nicho, não só no dos games.
    Temos mulheres mostrando tudo e mais um pouco pra se promover hoje em dia então quando vejo um caso desses na indústria de games eu tenho vergonha.
    Vergonha dessa mulher que está se mostrando porque é só isso que tem. Vocês garotos podem achar “UAU quero uma dessa pra mim lá em casa. Que gostosa” mas tentem um dia ver por trás disso… quando uma dessas abre a boca pra falar sobre nerd/games só sai *&^@#*&^@ lá de dentro. Já me deparei com uma guria:
    “Eu sou gamer”.
    Dai eu viro e pergunto “UAU! Jura? O que vc joga?”
    “The Sims”
    Eu: “OK… o que mais?”
    Ela: “Só The Sims….”
    E a guria se acha A GAMER por causa disso… faça-me o favor… tsc….
    Na minha opinião a apelação nerd aumentou exponencialmente depois que surgiu o seriado The Big Bang Theory…. adoro o seriado mas o que tem de mulher hj apelando pra ser a queridinha dos nerds… ta louco!

    Concluindo… acho que os homens e as mulheres da nossa indústria tem que simplesmente ignorar esse tipo de pessoa. Só assim pra dizimar essa raça….

    Bjss

  52. 26/02/2012

    muito massa gostei

  53. Sam
    15/03/2012

    Bebs, concordo com vc quando disse q os comentarios do Siri são bons…
    Virei fá…kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mais vejo q a rivalidade e os comentarios citados a cima são coisas que vamos ver sempre pois muitos ainda não diferenciam bem as coisas…
    E como disse nosso Amigo Guto Collares estamos em 2012, as coisas agora são diferentes do que era antigamente…
    Conheço vc Bebs só a dois dias e ainda nem sei mecher direito no seu blog, acho que pq fico vendo ele no trabalho e por ter que ficar de olho se o chefe não esta por perto e acabo deixando passar algumas coisas….kkkkkkkkkkkkkkk
    Mais seus comentarios são otimos, como os de muitas pessoas aqui.
    To gostando muito do Blog e cada vez q vejo alguma conversa de vcs me interesso ainda mais, ainda preciso ver muita coisa pra poder dar uma opnião pois todos aqui falam com convicção sobre o assunto e isso é bem legal…
    Parabéns a todos pois mesmo avendo rivalidade em algumas partes sabemos q todos estão ligados a games…

    • Bebs
      15/03/2012

      Poxa Sam, obrigada! Fiquei feliz que você encontrou o GoW. =D

      Eu adoro os debates que rolam aqui, galera tem altas opiniões legais e todo mundo se respeita.

      Aproveita quando seu chefe não estiver e fuça tudo no blog! hehehe

  54. Sam
    15/03/2012

    Oi Bebs agora to em casa e consigo ver com calma os videos acima, pois la no trabalho eu só estava me guiando pelos debates, mais vendo o video concordo plenamente e incondicionalmente com a Isabel, mutais garotas hj em dia usam a própria imagem ( o corpo ) pra se promoverem e chamar a atenção, eu adoro garotas nerds gamers que jogão e jogão games de verdade sem medo e sem se preocupar com a opnião dos outros pra mim eu achava que era raro achar mulheres que gostem de jogos e sabe falar e dar uma boa opinião sobre os games, eu adoro quando minha namorada joga comigo, pois me cinto a vontade e me divirto muito, pois adoro jogar desde de garoto e pessoalmente raramente conheci garotas que gostasse de jogar ou conhecesse algum game…
    Saber sobre a opinião das mulheres que gostão de game é muito interessante tbm…rs

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.