Sobre Mulheres e Games: Personagens Femininas

Tags: sobre mulheres e games

tra-model-005

Muitos sites e blogs especializados aproveitam o “Dia Internacional da Mulher” pra fazer homenagens e relembrar as personagens marcantes da história dos games. Eu quis aproveitar essa data oportuna e lançar um olhar sobre a questão da “representação feminina” nos jogos, mas com uma proposta um pouco diferente.

Munida do meu espírito investigativo – LA Noire feelings - e dos recursos do Instituto DataBebs de pesquisas pseudo-antropológicas, havia feito a seguinte pergunta aqui no GoW:

– Que personagem feminina você acha uma representação legal da mulher nos games e por quê?

Pedi que todo mundo respondesse porque o objetivo era observar, apenas como curiosidade, tanto as opiniões das mulheres quanto as dos homens. Quais seriam as diferenças e/ou semelhanças entre o que cada um considera personagens bem construídas?

Confiram as respostas clicando nos links abaixo e sintam-se à vontade pra opinar também.

Enquete – Respostas das Mulheres

Enquete – Respostas dos Homens

 

Fazendo um balanço geral…

Dentre as mais mencionadas estão: Jill Valentine e Claire Redfield, Lara Croft, Samus, The Boss, Bayonetta e personagens de Final Fantasy.

Dentre as características admiráveis de uma “boa personagem”, foram apontadas: determinação e caráter; coragem e força, sem perder a “feminilidade”; inteligência e independência. Sensualidade e beleza foram vistas como um “plus”, nesse caso. Mas personagens do tipo “gostosona”, como a Ivy de Soul Calibur, também foram citadas. Nem todos as enxergam como meros “sex symbols”.

 

————————————

PS: Lembrando que este post não visa representar as opiniões dos gamers em geral, ele é referente apenas ao universo dos leitores do Girls of War.

PS2: Depois farei esta mesma pesquisa sobre os personagens masculinos. ;)

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
27 Comentários em "Sobre Mulheres e Games: Personagens Femininas"
  1. The Punisher
    08/03/2013

    Nuuuuuu…tardou mais saiu hein Bebs essas respostas…rs
    Feliz dia Internacional da Mulher para você Bebs!

    • Bebs
      08/03/2013

      Arrente tarda, mas num fáia. xD

  2. 08/03/2013

    HAUSDHUSAHSUA Tinha me esquecido desta pesquisa xD

    • Bebs
      08/03/2013

      Sendo bem sincera… Quase que eu esqueço também. heuehueh

  3. 08/03/2013

    Ótimo post e feliz dia das girls, girls! :3 Nessas horas eu também lembro da Jade, do Beyond Good and Evil. Ela quer proteger aquelas crianças a todo custo, têm um relacionamento muito bonito com o tio, é capaz de se defender, tem bom humor, seu personagem evolui ao longo da trama… Só de falar já dá saudades desse jogo. ;p Estou torcendo demais para que a personalidade dela esteja intacta no segundo game.

    • Hélio
      08/03/2013

      É verdade, bem lembrado! A Jade é legal mesmo. O último vídeo q vi de BGE2 parecia muito bonito e polido.

  4. 08/03/2013

    “Instituto DataBebs de pesquisas” essa foi boa , na minha opnião uma que nem sempre é citada AYA BREA(Parasite Eve). Feliz dia das gamers, minha pequena homenagem as jogadoras ;)….. http://bit.ly/ZmeAOZ

    • Hélio
      08/03/2013

      Eu adoro a Aya. PE2 é um dos melhores jogos da minha vida.

  5. Hope Summers
    08/03/2013

    Adorei! Samus é a minha favorita, e sempre será! Como foi dito por homens e mulheres, ela é durona sem deixar de feminina e quebrou com os paradigmas de que só personagens masculinos poderiam protagonizar os games!

  6. leandro(leon belmont) alves
    08/03/2013

    oh, Bebs, a que horas foi essa enquete? clicava aqui todo dia e não via nada aqui.

    • leandro(leon belmont)alves
      09/03/2013

      deixa quieto…

  7. Hélio
    08/03/2013

    Saudade de ver um post da Bebs, qto tempo! :D
    Bom, primeiro, parabéns às girls e às leitoras pelo dia das mulheres.
    Sobre a mulherada nos games, eu estou atualmente empolgado por saber q a Lara Croft parece ter recebido uma maior humanização no seu novo jogo. Sempre achei q ela merecia ter a sua história mais aprofundada.
    A Boss é, como sempre, a melhor representação q eu já vi de uma mulher nos games. É corajosa, inteligente, determinada e altruísta. Enfim, nada q eu não tenha falado antes.

  8. 08/03/2013

    BEBS, ESQUECERAM DA HEATHER, A ÚNICA PROTAGONISTA FEMININA DE SILENT HILL!! AHH!! Poxa, eu diria ela. Acho que ela é uma mulher que contém bem todos essas traços: feminilidade, coragem, força, beleza, inteligência, e tem uma personalidade super legal! *-*

    Feliz dia das mulheres a todas as girls of war e mulheres gamers tbm! ;)

  9. georges
    09/03/2013

    Opa! feliz dia da mulher atrasado para as gamers mais adoradas do Brasil!!!!!!!!!!!
    Nossa, eu nem me lembrava mais desse post, muito menos que eu tinha mandado e-mail. Achei que esse post tinha ido pro limbo junto com o review de Silent Hill:Downpour kkkkk

    Lara é minha preferida com certeza e mal posso esperar para jogar seu novo jogo.

    Claire e Jill são minhas musas também, mas escolhi a Lara por ter sido a primeira heroína em 3D com quem tive contato.

    Claro que ninguém suspeitava que o Hélio iria escolher a The Boss.kkkkk
    Com certeza é uma ótima personagem e merece ser lembrada em qualquer data comemorativa relacionada a este tema.

    cara, eu tenho que parar de escrever tão mal na internet. Caramba, meu texto ficou muito ruim.

  10. tonshinden
    09/03/2013

    opa feliz dia das mulheres (atrasadão ^^) a personagen perfeita pra mim é a Vanessa do KOF ela é linda é forte é apelona tem uma historia triste viuva puxa vida não é a toa q o ramon é gamadão nela !! http://www.fightersgeneration.com/characters4/vanessaxi.jpg

  11. 09/03/2013

    Yuna ftw!

  12. Sputnik
    09/03/2013

    Muito bom. Adorei as personagens escolhidas pela galera. E (logicamente) a definição do Ilapso foi a melhor com certeza.
    Só pra constar, minhas personagens prediletas são: The Boss de MGS 3: Snake Eater – pelas suas decisões e personalidade avasalafoda -, Anna e Nina Williams de Tekken 3 e Ada Wong de Resident Evil 4 – por serem super fodonas mas sem perder a sensualidade e feminilidade características de “mulher matadora” -, Faith de Mirror’s Edge – representando as mulheres nos esportes radicais (e urbanos), protestos revolucionários e mostrando que “sexo frágil” é apenas questão de ponto de vista (afinal, quem é o sexo frágil nesse jogo?) -. Entre outras (e são muitas, rs).

  13. Fabão
    09/03/2013

    Eu gosto da Mulher-Gato do Batman AC, tudo bem q a origem dela não se dá nos games, mas a adaptação dela pra esse jogo ficou muito foda e estilosa, esbanja sensualidade e independência… outra personagem q acho foda é a princesa Peach, ela começou ali nos primeiros jogos sendo salva pelo Mário, depois ela começou a ter mais espaço podendo ser personagem jogável no super mário 2, no super mário kart e super mario rpg… pena q ficou só nisso, até hj não entendo pq a nintendo não criou um jogo pra ela… ia ser massa inverter os papeis, o mario preso no castelo e a peach indo resgata lo de alguma tia do Bowser

  14. PH!
    09/03/2013

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHAOAHAUAOIAHOAUHAUHAUA!!!!

    “Instituto DataBebs de pesquisas”

    Quero fazer um bico nesse Instituto! Serei bem remunerado? Vou mandar um currículo! :D

    Em relação a personagem feminina que representa bem o mundo gamer, pessoalmente eu votaria na Chun-li, um ícone no universo dos jogos de luta, há anos espancando machões com suas musculosas e exageradas pernocas.

    Mas, pensando de forma geral, acho que não há como vencer Lara Croft. Eu não sou amante da série, mas ela é uma das precursoras do estrelato feminino nos games, e merece o reconhecimento de todos os jogadores.

  15. CPR
    10/03/2013

    Maluco, fazia tanto tempo q eu tinha mandado esse texto q eu já tinha até me esquecido kkkkkk. Aliás eu confesso q não sabia q a Lara Croft tinha tantos fãs e que tanto as mulheres como os homens gostam dela. É impressionante.

  16. Leonardo
    10/03/2013

    Xi, há quanto tempo que esses comentários foram escritos…já nem me lembrava que também tinha feito um! Bom trabalho Bebs!
    Já vem atrasado, mas feliz dia para as habitantes de Vénus!!

    PS: Bebs, não quer partilhar alguma opinião sobre o MGRising: Revengence!?

    2ºPS: as Girls não gostam de Assassin’s Creed? Ou estão há espera que saiam mais informações sobre o IV: Black Flag?

  17. Jus
    10/03/2013

    Um fato muito legal entre a pesquisa de opinião entre os meninos e as meninas demonstra que tanto o que consideramos bom em ser uma mulher nos games é tido como algo bom, de forma geral, para os meninos. Isto é, mostra ainda mais como certas diferenças “”””naturais”””” entre meninos e meninas são histórinhas para boi dormir… Isso inclui a coragem, a independência, a sensibilidade e a beleza (afinal, quem não curte se sentir bonitx – seja lá qual for o seu padrão de beleza? não há problemas nisso, todos nós deveríamos nos sentir bem com nós mesmos). Achei bem legal, parabéns girls pela ideia :)

    Ps: Eu AMO Assassin’s Creed e estou ansiosa sobre novas informações. Acho que não comentei nada antes pq estava irritada demais com a trollada da Ubisoft haha

  18. Lipe!
    11/03/2013

    Ahhhh, que afu!!

    *o*

    Olhando agora, tenho mais coisas pra falar sobre a Nova, não tava inspirado na hora.
    Mas tá valendo!

    Nova é linda, mas amanhã é dia de Kerrigan. <3

    Vocês podem falar sobre Starcraft 2: Heart of the Swarm que vai ter lançamento amanhã?

  19. Anna
    12/03/2013

    Bom, primeiro gostaria de dizer que acompanho o blog há algum tempo e gosto bastante! Parabéns a vocês blogueiras pelo bom trabalho.

    Em relação ao post, achei bem interessante a pesquisa. Estou sem tempo para ler tudo agora, mas a iniciativa foi super legal.
    Não tenho muitas referencias de personagens femininas que acho legais porque sou uma iniciante em games. O único jogo que joguei foi Mass Effect (o primeiro) e me apaixonei! Tanto pelo jogo quanto por video games. O chato é que estou fazendo cursinho p/ medicina, ou seja, vida fora dos estudos zero hauahuahuahaua São poucas as horas “livres”. Nem deu tempo ainda de terminar a trilogia, o que quase me enlouqueceu… agora já me conformei, só depois do vestibular.
    Enfim, voltando para o tema do post, duas coisas me marcaram muito em ME, o fato do player poder escolher seu gênero e a super qualidade do jogo, no 2º incluso a quantidade de boas personagens femininas. Ashley (por mais controversa que seja), Tali, Liara, são todas bem construídas, com profundidade e personalidade. Mas, para mim, a melhor é a Shepard. Mesmo “ela” podendo ser “ele” hauhauhauhauahu Eu adorei a atuação da Jennifer Hale e a experiência do jogo foi incrível! Eu joguei como homem e achei o Mark Meer bom, mas Hale, na minha opinião, foi superior e isso fez toda a diferença. Shepard ficou marcada para mim, eu sei que existe o Shepard e gostei bastante de jogar com ele, mas as vezes quando vejo, por exemplo, a capa de ME acho até estranho, tipo: cadê a Shepard? Huahauhauhauhau Uma das coisas mais legais eu acho que é o fato que a/o personagem é de gênero neutro, se você for homem ou mulher suas ações são as mesmas, tirando algumas pequenas diferenças de especifidade, as falas também são iguais. Ou seja, não importa se você é mulher ou homem, você é uma pessoa importante, forte, com iniciativa que salva o universo. Isso é igualdade! Eu amei essa “mensagem” do jogo, sendo proposital ou não.

    Eu acompanho como posso o que rola no mundo dos games e ano passado, não sei se vocês sabem ou não, teve a super polêmica da campanha que a Anita Sarkeesian iniciou no Kickstarter, sobre a representação das mulheres no games, que virou algo horrível da parte dos haters, ela inclusive discursou no TED sobre isso. Porém a campanha deu super certo e ela lançou esses dias a primeira parte da análise, que eu achei muito boa e crítica, uma boa reflexão. O ruim é que está em inglês e não tem legenda em português, então para quem não entende fica difícil.
    Aqui está: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=X6p5AZp7r_Q
    Gostaria de saber, se possível, o que vocês acham.

    Desculpa pelos comentário enorme, é como se eu pegasse os vários comentários que quis fazer e junta-se tudo em um só. Vou tentar comentar mais para isso não acontecer huahauhauhauau

  20. Anna
    12/03/2013

    Btw, *juntasse* tudo em um só. Huahauhauhauahuahua Tenso.

  21. xxx
    15/03/2013

    a tifa cuida do cloud lá para o final de ff7;D é bem legal ,fora que ela é atlética e bonita;D Para sair um pouco do trio jill, lara e chun li

  22. douglas
    04/04/2013

    Acho que personagens femininas sao muito importantes em jogos mas devem ser usadas corretamente . Bom vou de Helena do jogo Uncharted , achei muito legal as cenas criadas pela Naughty dog .

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.