Sony anuncia oficialmente o Playstation 4 e outras novidades!

Tags: conferência, DualSock4, evento games, playstation, PlayStation 4, Sony

sony-ps4-girlsofwar-topo

E finalmente todo o rebuliço em torno da Conferência da Sony, que aconteceu nesta quarta-feira, chegou ao fim com a notícia que todos esperavam: o anúncio do Playstation 4! A Sony fez questão de enfatizar, ao longo das duas horas de apresentação, que o ponto forte da nova geração da linha Playstation será a imersão e a conectividade. Nunca se falou tanto em compartilhar as experiências in-game com o mundo como agora.

O que se viu também foi um esforço monumental em destacar que a qualidade gráfica do PS4 será algo nunca visto antes em um aparelho voltado para o entretenimento. O quarto console da Sony virá equipado com um controle bem modificado e o motor do console também passou por um belo upgrade. Várias desenvolvedoras e publicadoras de jogos subiram ao palco para anunciar suas parcerias com a Sony e lançar alguns aperitivos dos jogos que já estão no forno. Confira por partes tudo o que rolou na conferência:

 

Conheça o DualShock 4:

O novo gamepad sofreu algumas modificações e realmente é bem parecido (se não idêntico) ao protótipo que estava rolando na internet nos últimos dias. O controle terá uma pequena tela de toque na frente, um botão “share” (para compartilhar), microfone, câmera de sensibilidade e LEDs para melhor indicar os jogadores conectados. Visualmente ficou até simpático, só espero que não seja pesado ou desconfortável. Leia mais detalhes:

dualshock4-ps4-girlsofwarA barra luminosa na parte superior do controle possui três LEDs coloridos que acendem em várias cores. Esta faixa fica com as mesmas cores dos personagens em um game para oferecer um modo mais simples de identificar os jogadores (como dito antes), mesmo quando eles estiverem jogando lado a lado. A barra luminosa também muda de padrão durante o jogo para fornecer informações úteis aos jogadores, como quando um personagem está em situação crítica de saúde ou foi seriamente ferido. (Ele deve ficar piscando loucamente nessas horas!).

Além disso, o gamepad virá com um alto-falante embutido e conector para headset, permitindo que usuários do videogame desfrutem dos efeitos sonoros dos jogos, tanto da TV quanto do controle. Juntamente com um headset mono que acompanhará o PS4 (amééém!!!), os jogadores também poderão bater papo com amigos que estão jogando on-line e ao mesmo tempo ouvir os efeitos sonoros do controle em suas mãos. (Veja mais imagens do DualShock 4)

 

O novo sistema do PS4:

sony-ps4-girlsofwar (3)

A arquitetura de sistema, segundo a Sony, se distingue por seu alto desempenho e facilidade de desenvolvimento. O PS4 é baseado em um potente chip customizado que contém oito núcleos x86-64 e um processador gráfico de última geração.

A nova Unidade de Processamento Gráfico (GPU) possibilitará um uso mais efetivo de simulações físicas, por exemplo. A GPU contém um array unificado de 18 unidades computacionais, que coletivamente geram 1.84 Teraflops de poder de processamento, que pode ser livremente aplicado a tarefas gráficas, de simulação ou, até mesmo, uma combinação das duas.

O novo console é equipado ainda com 8 GB de memória de sistema unificada. (Essa parte, altamente técnica, eu pesquisei a parte para quem entende bem ou curte saber dessas informações bem específicas de hardware – porque pra mim não faz muito sentido, só imagino que seja rápido mesmo! rs).

 

Compartilhe seu gameplay:

Como eu disse no início do texto, a Sony esmigalhou a tecla da “conectividade” em sua apresentação. O PS4 promete elevar ainda mais o compartilhamento de informações, gameplay, vídeos, dentre outros recursos pelos jogadores.

sony-ps4-girlsofwar (11)Ficou preso em algum lugar num jogo e não faz ideia de como sair? Com o PS4 será possível pedir uma ajuda remota a algum amigo, que já passou dessa parte, e este outro jogador (pasmem) poderá ter controle remoto do seu personagem e passar da tal parte difícil por você! Interessante não? Se isso realmente funcionar na prática será ótimo!

Novos recursos foram acrescentados às bases da arquitetura de hardware do sistema para promover essa interação social. O PS4 oferece sistemas dedicados de compressão e descompressão de vídeo que possibilitam um upload transparente do gameplay. Pela primeira vez, os jogadores podem compartilhar seus triunfos pressionando o botão “compartilhar”.

Este recurso irá percorrer os últimos minutos do seu gameplay, marcá-los e voltar ao jogo – o vídeo sobe enquanto o gamer continua jogando (e espero que não trave o jogo!). Os jogadores podem compartilhar suas imagens e vídeos com seus amigos no Facebook.

O console também permitirá que os jogadores transmitam seu gameplay em tempo real para amigos usando serviços de streaming ao vivo pela internet como o Ustream, porsony-ps4-girlsofwar (7) exemplo. Ainda não há informações de como esse serviço irá funcionar em outros países, como no Brasil.

Durante as transmissões ao vivo, os amigos podem fazer comentários sobre o gameplay transmitido e, se um jogador ficar emperrado em um nível difícil, os amigos podem entrar no jogo de formas completamente novas (como eu havia dito antes). Por exemplo, eles podem oferecer poções que curam ou armas especiais quando o jogador mais precisar delas durante o gameplay real.

 

Nova utilidade para o PS Vita:
(porque a anterior parece não ter dado muito certo)

A Nintendo deve ter dado uma leve risadinha sarcástica quando a Sony anunciou qual será a funcionalidade do PS Vita com o PS4. O console integrará o sistema de telas secundárias (ou “Second Screens”) incluindo o Vita, smartphones e tablets, para envolver os jogadores em seus conteúdos onde quer que eles estejam. Em resumo, você poderá jogar seu game de PS4 sem precisar estar na frente da TV, ou sequer com ela ligada, e poderá usar seu Vita (ou tablet, ou smartphones compatíveis) como a própria tela do jogo! Alguém aí “tossiu” que no Wii U já é possível fazer isso?

sony-ps4-girlsofwar (10)

Pois bem, continuando… Um novo aplicativo chamado “PlayStation app ” permitirá que o iPhone, o iPad, smartphones e tablets 3, baseados em Android, se tornem segundas telas também. Uma vez instalado nesses dispositivos, os usuários podem, por exemplo, ver mapas em sua segunda tela enquanto jogam um game de aventura, comprar games do PS4 enquanto estão longe de casa e baixá-los diretamente para o console em casa, ou remotamente assistir a outros gamers jogando em seus dispositivos.

 

Gameplay instantâneo:

sony-ps4-girlsofwar (9)O PS4 apresentará o “modo de suspensão”, que mantém o sistema em um estado de baixo consumo de energia e ao mesmo tempo preserva a sessão do jogo. O tempo que leva hoje para iniciar um console e carregar um jogo salvo será reduzido drasticamente, segundo a Sony. Basta agora os jogadores apertarem o botão liga-desliga novamente e eles voltam ao game instantaneamente no ponto exato em que pararam. Além disso, os usuários podem iniciar uma variedade de aplicativos, incluindo um navegador, enquanto jogam no PS4.

Agora vem uma parte bem útil: o console também permite que games sejam baixados ou atualizados em segundo plano ou mesmo no modo Stand by. O sistema permite que títulos digitais sejam jogados enquanto são baixados (espero que isso funcione com as massantes atualizações de sistema também!). Quando um jogador compra um jogo, o PS4 baixa apenas uma fração dos dados de modo que os jogadores possam começar a jogar imediatamente, e o restante é baixado em segundo plano durante o gameplay real (mais ou menos como já acontece com os baixadores dos games da Blizzard).

 

Grandes empresas mostram o que levarão ao PS4:

Bom, nada de “The Last Guardian” ainda (que está se tornando mais uma lenda urbana dos games), mas grandes publishers e desenvolvedoras subiram ao palco apresentando seus novos motores gráficos, novos títulos ou simplesmente dizendo o que pretendem fazer do novo filhote da Sony.

O game designer, programador e produtor Mark Cerny – que trabalhou na Atari e no primeiro Sonic – foi o primeiro a apresentar seu novo game para o PS4 chamado “Knack”. Mas o negócio começou a esquentar mesmo com o anúncio e primeiras cenas do gameplay de “Killzone Shadow Fall”, que está visualmente lindo!

Mais um jogo de corrida vem por aí com “DriveClub”, que abusou da possibilidade de criar texturas ultra realistas para os carros e efeitos de iluminação. Agora, se é realmente legal de jogar, isso não deu para perceber. Eis que, logo em seguida, a Sucker Punch mostra o primeiro trailer do exclusivo do PS4 “Infamous Second Son”, para meu delírio pessoal – já que amo a série inFamous.

O criador de “Braid”, Jonathan Blow, sempre alegre e carismático (só que não) também aparece para anunciar seu próximo jogo: The Witness, que mais uma vez é um puzzle que promete queimar os miolos de muita gente para resolver.

Um momento de apreensão tomou conta de todos quando David Cage, da Quantic Dream (criadora de Heavy Rain) apareceu. Mas, infelizmente, nenhum detalhe a mais sobre Beyond: Two Souls foi mostrado. No entanto, Cage demonstrou tudo o que a desenvolvedora será capaz de produzir graficamente em seus próximos títulos.

Yoshinori Ono (que já foi entrevistado pelo blog), famoso por Street Fighter IV contra o mundo e qualquer coisa, mais uma vez nos encantou com sua simpatia (esse sim!) e seu inglês horroroso! Qual o problema desses japoneses em falar um inglês compreensível? Enfim… Ono não falou de Street Fighter, mas sim da nova engine da Capcom, chamada de “Panta Rhei”, desenvolvida exclusivamente para o PS4. A Square Enix também não trouxe nenhum novo jogo, mas mostrou um belo vídeo do que sua também nova engine será capaz de fazer.

A Ubisoft marcou presença na conferência e, finalmente, desenterrou mais informações sobre “Watch_Dogs” – mostrando um pouco da jogabilidade do título, que irá usar e abusar da nova ordem mundial da conectividade (terei esse jogo. Fato!). E olha quem também apareceu para a festa: a Blizzard! Que anunciou que Diablo III será lançado para o PS3 e PS4. A Bungie, desenvolvedora da série Halo, também deu as caras e irá lançar no PS3 e PS4 o game “Destiny”.

 

Considerações finais:

ps4-girlsofwar

Bom, depois de lerem esse pergaminho do Mediterrâneo de texto (meus dedos doem de tanto escrever!) vocês devem estar se perguntando: ok… Interessante… Mas cadê o raio do console do Playstation 4 pra gente ver???!!!! Há! Pegadinha do Malando da Sony, que óbvio que deixou a cereja do bolo apenas para a próxima E3, no meio do ano.

Agora começa mais um ciclo de especulações sobre como será o design do PS4. Mas até agora achei a proposta (se tudo REALMENTE funcionar como prometido) bem interessante. Nada foi dito, durante toda a conferência, sobre a possibilidade de usar os jogos em mídia física do PS3 no PS4, ou sobre o polêmico tema de jogos usados ou da possível rede online paga para jogar multiplayer e tal. Acho que a Sony preferiu apostar no mais “seguro” mesmo. Já sabemos que o console deve sair esse ano ainda e próximo do Natal. Bom, agora é esperar a E3 (é a resposta da Microsoft também! Hehehe…).

 

PS: um agradecimento especial à Jejé, que catou os vídeos pra mim! ^^

…………………………………………………………………………………

[ATUALIZAÇÃO]

PlayStation 4 não irá bloqueará jogos usados, segundo a Sony! Leia AQUI.

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
46 Comentários em "Sony anuncia oficialmente o Playstation 4 e outras novidades!"
  1. MARCELO
    21/02/2013

    Parabéns pela Qualidade e pela velocidade na qual essa matéria saiu

    • Vivi Werneck
      21/02/2013

      Obrigada! Minha tendinite agradece o elogio! rsrs XD

  2. 21/02/2013

    Bom, o que deu pra ver não me surpreendeu tanto assim, os gráficos e tudo mais tão dentro do esperado pra essa próxima geração.
    Acredito que vai dar para julgarmos os consoles novos só daqui a um bom tempo, quando eles forem lançados e os sites de games tiverem contato com a nova geração para fazerem reviews e tudo mais.
    Vale lembrar também que os gráficos mudam muito com o tempo, podemos perceber isso comparando Uncharted: Drake’s Fortune ao Uncharted 3 e o primeiro Gears of War à esse último, o Judgement.
    Enfim estou bastante curioso pra saber o que vem por aí :]

  3. Lipe!
    21/02/2013

    É verdade que teremos que ficar 100% conectados com a internet pra usar o play 4? é o que dizem por aí, isso não me serve se for assim.
    Dizem que o novo X Box Também vai ser assim…

    • Vivi Werneck
      21/02/2013

      Eles também não tocaram nesse assunto Lipe. Bem lembrado!

      • Lipe!
        21/02/2013

        Tem o lance que a Bebs tbm falou, olha… vou ser super sincero:

        Essa geração vai ser meio fail.

        Eu acho.

  4. Vivi Werneck
    21/02/2013

    Misericórdia divina! Imagina a quanto isso não vai chegar no Brasil?! Pelo visto só terei competência financeira suficiente pra comprar um PS4 quando lançarem a versão “slim” dele! XD

  5. 21/02/2013

    O que mais achei irônico foi o fato de mostrarem o controle mas não mostrarem o console lol
    Estou apostando que ele dará as caras na E3

  6. The Punisher
    21/02/2013

    Bem bacana Vivi e até impressiona mesmo graficamente, só estranhei uma coisa, certa vez li em um site, não me lembro em qual agora que o próximo InFAMOUS poderia não ficar o que não ficaria mesmo a cargo da Suncker Punch, mas, ao que parece e pode ser visto aí mudaram de ideia.

    Faltou realmente mostrar o console.

    E outra Vivi, não saberia me dizer ou dar mais detalhe do Hardware e/ou arquitetura do PS4 do processador, e algo como, por exemplo, a GPU é nVidia ou ATI?

    No mais, ótimo post Vivi!

    • Vivi Werneck
      21/02/2013

      Fico feliz que tenha gostado do post! ^^

      E sobre sua pergunta, infelizmente ainda não tenho a informação sobre qual a marca do processador que utilizaram. :/

    • The Punisher
      21/02/2013

      Hummm…então se o processador (CPU) é AMD se possa imaginar que a GPU (Placa Gráfica) seja ATI já que a ATI pertence à AMD, pelo menos seria a lógica.

      Thanks Bebs ;)

  7. The Punisher
    21/02/2013

    Nada tão absurdo assim Bebs, é até normal pro começo e todo hype que vai estar em cima e cercando o console e seus games no lançamento. Lembro que na época do PS2 cheguei a pagar R$230,00 em um game que era lançamento.

  8. The Punisher
    21/02/2013

    Tem esse vídeo também Vivi mostrando desse Game “Deep Down” que mostra um pouco dessa engine “Panta Rhei” da Capcom: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d9UmHm9HA3c#!

    Só não se sabe se é exatamente o gameplay ou uma cut scene

  9. 21/02/2013

    Ai meu rim. Senti a dor no bolso desde agora. Gente, vamos começar a fazer uma vaquinha pra comprar essa belezinha? *-*

  10. 21/02/2013

    E meninas, que babado o nome ser um simples “4”, hein? Eu jurava que o nome seria PlayStation Orbis! Seria tão luxo Playstation Vita e Playstation Orbis: “Círculo da Vida”. Decepcionado por não ser isso. Vai ser flop no Japão só pelo 4 ser considerado um número de azar e maldição. HASHAUSHAUSH

  11. PH!
    21/02/2013

    Espero que não venha com trava de região.

    • Vivi Werneck
      21/02/2013

      Acho que só a Nintendo é adepta desses chiliques. Espero que não também!

  12. HaPa
    21/02/2013

    Depois de mais de 10 anos de espera finalmente anunciaram o Ps4.Os gráficos iniciais propostos para os proximos jogos estão incriveis e espero que a jogabilidade e interação de um passo evolutivo em relação ao PS3. Achei o controle meio feinho, a mini telinha touch parece interessante, tomara que funcione como teclado tambem porque o sistema de mensagem do ps3 ninguem merece. As expectativas são boas mas tem muita coisa pra acontecer ainda, inclusive o anuncio do proximo xbox. Dessa vez a sony não marcou bobeira, espero que o preço final do produto não seja exorbitante!

  13. Bruno
    21/02/2013

    Vale lembrar que o anúncio da Microsoft, quando acontecer, não será muito diferente. A próxima geração, assim como todas as tecnologias atuais apontam para uma integração de todos os periféricos em tempo real, ou seja, tudo estará conectado. O novo Xbox será apostará na conexão entre pessoas, pois é assim que o windows 8 funciona.

  14. Hélio
    21/02/2013

    Eu fiquei profundamente impressionado com o poder do bicho. Salto monstruoso, por exemplo, se pensarmos q o PS3 tem 512 MB de RAM, contra 8GB do PS4. Killzone está belíssimo. Tem algumas gifs rolando na net por aí q são de deixar embasbacado.

  15. Renan Sousa
    21/02/2013

    Parabéns meninas pela velocidade e grande qualidade do post! :)
    vamos ver como se desenrola isso aí. me impressionou um pouco graficamente, mas não sou muito disso. Watch Dogs ainda parece ser foda. E curti o anúncio de Diablo3. Deve ser legal jogar em co-op com os amigos :)

    você compraria um PS4 Vivi? quer esperar pra ver o novo Xbox pra decidir qual vai ser?

    • Vivi Werneck
      21/02/2013

      Eu compraria sim Renan, mas apenas quando ficasse um pouco barato, pois certamente ele deve chegar aqui quase o preço da entrada de um carro novo! rs. É claro que me interessa ver a carta da manga da Microsoft, mas os exclusivos da Sony me agradam mais.

  16. Adriana
    21/02/2013

    A matéria está muito boa Vivi, mas o PS4 ainda não me convenceu a voltar para os consoles. Acredito que o PC esteja mais em conta. Em matéria de hardware, logo, o PC supera embora um PC para game ainda seja mais caro que um console. Stream já dá para fazer no PC, é claro que no PS4 será mais simples, já que a máquina virá pronta para isso. Ajuda remota do amigo, não terá utilidade para mim, pois a graça do jogo para mim está em superar o desafio, e quando perco a paciência (o que é raro) recorro ao Youtube ou ao GameFaqs. Compartilhar triunfos não me interessa também, alguns jogos de PC vem com essa ferramenta e nunca usei.

    Achei interessante o PlayStation App, o app do Steam até tem algumas funções como comprar o jogo remotamente e conversar com os amigos, mas não chega aos pés do app da Sony de qualquer forma não vai funcionar no meu Playbook e tanto meu celular quanto meu ipod são pequenos, portanto, o uso não será tão eficaz quanto num tablet.

    Acho que ao final deste ano, vou acabar comprando um PC novo mesmo.

    • andre
      01/04/2013

      do que adianta investir em pc se os games mais da hora saem só nos consoles deep dwn por exemplo só pra ps4 , kd um compra o que quiser mas é comum eu ver donos de pc reclamar por naõ ter determinado jogo pra pc e isso acontece sempre pois são consoles que interessam mais pras produtoras ou seja melhor lugar pra jogos são consoles .

  17. Guto Collares
    21/02/2013

    Excelente report, gente.
    Alguém tem notícia sobre a futura PSN cobrando subscription?
    Esse pra mim é um tema central. Significaria um retrocesso a Sony cobrar pelo que hoje dá de graça (online play). E é porque eles já tem a Plus como forma de “paid-psn”.

  18. Leandro Sousa
    21/02/2013

    Parabéns pela velocidade, dedicação e belo texto da Vivi. Enfim anunciaram PS4, porém sem o console em si. Pelo que percebi, a Sony aprendeu a lição quanto a facilitar a vida das desenvolvedoras quanto a hardware. A respeito de interatividade, streaming, etc, será mais complicado para quem tem sérios problemas em países que não tem velocidade de internet boa, principalmente internet móvel. Sobre os títulos: Killzone está lindo em termos de gráfico e jobalidade. Watch Dogs é o que mais me chamou atenção, pela proposta do jogo. Infelizmente os preços são abusivos mesmo quando uma nova geração de games surgem, restando aos meros mortais para que os preços logo fiquem próximos aos da atual geração.

  19. Juliano
    21/02/2013

    Me formar, ficar rico, depois pensar se compraria isso. Mas acho que não tá nada mal não, acho que estão fazendo um bom trabalho. Aguardem microsoft. Por enquanto me mantenho pc gamer com um Wii U de prioridade.

  20. HaPa
    21/02/2013

    Em meus sonhos ja posso ver Elder scroll VI!

  21. Leonardo
    21/02/2013

    “A Sony fez questão de enfatizar, ao longo das duas horas de apresentação, que o ponto forte da nova geração da linha Playstation será a imersão e a conectividade. Nunca se falou tanto em compartilhar as experiências in-game com o mundo como agora.

    O que se viu também foi um esforço monumental em destacar que a qualidade gráfica do PS4 será algo nunca visto antes em um aparelho voltado para o entretenimento.”

    As razões porque este anúncio não me dizem NADA!
    1º- eu jogo sozinho e odeio quando as companhias vêm e se focam sobretudo nesta coisinha do social e compartilhar e blábláblá. Meh.
    2º- a potência/qualidade gráfica aumenta, mas 99,9% dos jogos continuam a roer até ao tutano as mesmas fórmulas batidas sem inovação.
    Já a PS3 não me deixou entusiasmado. Acho que metade do “eu gamer” morreu com o fim da PS2…depois disso veio a época da chulice pura com os dlc’s e passes.
    Posso parecer fanboy da Nintendo (tenho PS3 e Nintendo DS portanto não sigo a cartilha de nenhuma) mas a WiiU ainda me entusiasmou pelo GamePad e com o sonho de um dia ver um MGS e Castlevania na consola com mais fácil e rápido acesso por conta do GamePad.

    PS: o controlo da PS4 até que está bem giro, parece ter uma superfície anti-deslizante e o sítio onde se agarra parece “aderir” bem às mãos.

  22. Shaka
    21/02/2013

    Muito bom, tudo redondinho para ser um sucesso de vendas, só fala mostrar o design e alguns jogos foderosos para chamar público.

    Não falaram nada de o jogo ficar atrelado à conta e não poder emprestar para outros jogadores?

    • Hélio
      21/02/2013

      O PS4 não vai bloquear jogos usados, se é isso q vc quis dizer.

      • Shaka
        21/02/2013

        Era essa minha dúvida, obrigado.
        Agora me diga que vai ter retrocompatibilidade pela mídia física? =)

        • Guto Collares
          21/02/2013

          Não, não há retrocompatibilidade.
          Isso já foi confirmado por fontes internacionais. (Joystiq, Polygon, Eurogamer).

          A compatibilidade (outra pegadinha do malandro) será via digital com o Stream Service Gakai, recém adquirido pela Sony.
          Nada boba, a Sony cobrará (novamente se você já é dono) pelos jogos antigos no mesmo estilo que a PSN cobra pelos PS2 e PSOne classics.

          “Tudo como d´antes no quartel de Abrantes”

          Quero saber é se a PSN (possivelmente com a nova alcunha de Playstation World) vai cobrar pela experiência Online, no mesmo estilo da Xbox Live Gold… ESSA DÚVIDA ainda paira no ar.

          • Shaka
            21/02/2013

            Bom se der pra comprar os exclusivos do ps3 na psn e jogar no ps4 já tá bom pra mim.

  23. Leandro Tonetto
    21/02/2013

    Meu medo com toda essa coisa de net pra quem mora no Brasil vai ser meio complicado usar tudo isso com essa internet lixosa que a gente tem né?
    Só vou acreditar que tudo isso vai funcionar como deve quando o PS4 for lançado rsrs
    Agora na espera da Microsoft, vamos ver o que ela vai nos trazer.

  24. leandro(leon belmont) alves
    21/02/2013

    assisti ontem a conferência e achei que estava vendo uma da Nintendo.

    mas é para demonstrar que o console está bem próximo de nós, então não poderia exigir muito.

    mas sobre os games, a Decepção pelo que vi em vários Sites foi Diablo 3 para PS4. como sou uma das poucas pessoas que gostaram do game…não vejo nada demais, mas aos outros, vai saber.

    Watchdogs,Killzone e Destiny foram incríveis. sem duvidas.

    esse Drive Club pode ser até legalzinho, mas prefiro Gran. lá tem o Escudo Pykes Trial Mountain 98. só por ele. para mim, vale compra-lo.

    agora a Square mostrou aquele vídeo mostrando a Tecnologia gráfica e diz que o FFXV está em produção…eu não tenho a menor fé nesse projeto de jogo. FFXIII seria meu ultimo Final Fantasy e praticamente apenas 6 pessoas do planeta gostaram do game. então..tanto faz se der certo ou não, pois vai ser um protagonista com cara de emo com crise existencial, como sempre.

    quando botarem um protagonista como Basch( que deveria ser o herói do game) em FFXII, a Square irá ter o meu respeito novamente

    mas o que eu queria não foi nem mencionado: CADÊ O LAST GUARDIAN????? CADE AQUELA OBRA PRIMA DA TEAM ICO???

    o futuro do mundo gamer não precisa de mais FPS…eu lhes digo

    • Guto Collares
      21/02/2013

      “o futuro do mundo gamer não precisa de mais FPS”

      AMÉM

  25. leonardo
    21/02/2013

    Esperava mais, nem dá para chamar de next gen

  26. HaPa
    22/02/2013

    O que mais me preocupa e a internet de merda que temos no Brasil, esta na cara que vai precisar de uma boa conexao banda larga com um auto upload!

  27. Nero
    22/02/2013

    Me desagradou esse PS4,ele é uma máquina social demais para o meu gosto,eu gosto de jogar sozinho,e não ser importunado com atualizações do facebook,ou como foi prometido:”Uma atualização dos seus amigos para saber o que eles estão fazendo no jogo!”.Se meus amigos acabaram de matar um mago do chaos ou estão invocando um meteoro num vilarejo aleatorio isso é problema deles.No mais,o console parece bem…interessante.

  28. Soldado Rock
    22/02/2013

    Esse controle é horroroso, mas fiquei impressionado com os jogos, os gráficos estão incríveis, mas a real evolução será na interação dos elementos e uma movimentação mais realista.

    • HaPa
      23/02/2013

      Tambem acho! e sempre bom ter graficos fodasticos mas a física do jogo parece estar realmente em um novo nivel!

  29. 23/02/2013

    ufa! pensei que só eu não tinha me surpreendido nem um pouco com o que foi mostrado…

  30. The Punisher
    27/02/2013

    Pelo que parece, os preços dos games não vão estar tão absurdo assim como mostrado no site Amazon no link postado pela Bebs, e sim no valores atuais dos lançamentos na faixa de US$60,00.

    Mais detalhes aqui: PS4: Valor dos jogos e funcionalidades no Brasil

  31. andre
    01/04/2013

    não vi grande evolução em grafico como ja diziam mesmo não iria ter uma mudança como antes , espero que tenha jogos que prestem só isso me interessa .

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.