Sua avó já dizia: Nada se cria, tudo se copia

Tags: Kevin Butler, TV3

Por Carla Rodrigues

Aparentemente não são só os gamers que gostam das propagandas da Sony estreladas por Kevin Butler. Um canal de televisão da Nova Zelândia copiou na cara dura um dos comercias do VP de qualquer coisa do PS3. O canal TV3 escolheu o vídeo “Montage” para mostrar a programação que o canal oferece aos seus assinantes na segunda-feira a noite.

Essa é a propaganda original:

E essa é a versão da TV3:

[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=b0ZwCk_F_tw&feature=player_embedded&fmt=18]

Que feio, que feio. Não importa se é plagio ou se foi uma homenagem meio ilegal, a Sony teria todo o direito de processar o canal por conta deste episódio. Mas KB não faria uma coisa dessas. Ao invés disso, a Sony escreveu um post no blog oficial do PlayStation 3 assinado por ele mesmo, o homem da hora, Kevin Butler.

O “VP de diplomacia internacional” deixou claro que só ficou sabendo do comercial porque o vídeo foi parar na internet, mas ele considerou como sendo uma homenagem. Apesar dele falar que estava lisonjeado, acrescentou algumas críticas construtivas muito bem humoradas:

“- O cara de vocês não tem nenhum título? VP de Grandes coisas Grandiosas? VP de Homenagem ao Comercial do PS3? Detalhes, pessoal.

- A versão da TV3 não tem nenhuma imagem de jogos do PS3. Clipes de Uncharted 2, MAG, God of War 3 ou, até mesmo, clipes de futuros lançamentos como Killzone 3 e Twisted Metal teriam deixado o comercial muito mais épico.

- A barba. Eu acho que ela deveria ser mais comprida.

- Eu gostei do efeito em slow motion no final e do solo de guitarra. Belo jeito de incrementar.

- Duas cores de confete > confete com todas as cores. Só estou comentando.”

O personagem ainda acrescenta: “Ficou claro que a TV3 aprecia bons comerciais e eu gostaria de agradecê-los pelo esforço deles. Aliás, gostaríamos de ajudá-los e vamos deixar a nossa COLEÇÃO DE COMERCIAS INTEIRA disponível para que eles copiem para promover a programação deles. Eu apenas peço que a TV3 não use as nossas imagens originais, mas todas essas futuras homenagens serão sancionadas por Kevin Butler”.

O post foi concluído com KB dizendo que em troca gostaria que a TV3 o ajudasse a tornar o PS3 o console oficial da Nova Zelândia, e sugeriu um Box com o DVD do Flight of the Concords.

A TV3 mandou uma cesta de presentes para KB para se desculpar. Nela havia alguns produtos da Nova Zelândia, um DVD do Flight of the Concords e uma placa com a foto de KB dizendo que o PS3 era o console oficial da região.

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
30 Comentários em "Sua avó já dizia: Nada se cria, tudo se copia"
  1. 09/08/2010

    Eu tenho uma PEQUENA impressão de que a Carla é fã do Kevin Butler.

    Mas é só PEQUENA mesmo. E ainda é impressão…

    • Raimann_R3
      09/08/2010

      E quem não é fan do KB???
      O cara é f*** de mais, o discurso dele na E3 foi épico procurem e verão!

  2. 09/08/2010

    O país, apesar de ser uma ex-colônia inglesa e ser até relativamente rico, tem trabalhos péssimos na área da comunicação, um amigo que mora lá e grava os casts com a gente me passa uns sites que parecem ter vindo do tunel do tempo,
    e segundo ele não tem nem quem faça um cartãozinho de visita.
    fraga só que nostalgia : http://www.reelcollectibles.co.nz/

    é comum coisas assim acontecerem por lá.

  3. 09/08/2010

    o KB eh foda pq ele tem um jeitao comedia e a auto estima necessaria, acredito ser essa a razao do sucesso que ele fez, eu gosto pelo menos, mas tem que sacar ingles pra entender algumas piadas =]

  4. victorfoll
    09/08/2010

    Comercial igualzin igualzin.
    Pelo menos se desculparam (não queriam processo).
    E Kevin tem um bom censo de humor.hehe

  5. Danilo Mizuta
    09/08/2010

    Isso mostra saber sair por cima…mesmo sendo plágiado, cópia na cara dura, com a jogada de markenting da boa vizinhança e acima de tudo, KB (diga-se, pessoal da nova campanha da Sony) “confiança no taco”.

    Sem processo, sem esforço a Sony fez o PS3 ter o selo de “Video Game oficial da Nova Zelãndia”, selo que pode não significar nada, mas a Sony não gastou nadica pra promover o console.

    Genial, temos que admitir!

  6. Mih
    09/08/2010

    Só uma palavra resume o título do Post:fato!!!! ^-^

  7. 09/08/2010

    “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” é exatamente isso que eles estão querendo, a publicidade que foi feita com esse “plagio”, ja paga por nao ter sido aberto processo nenhum!

    em outras palavras, publicidade terceirizada!

  8. Heishiro Mitsurugi
    09/08/2010

    Antes de ver o segundo o vídeo fiquei na expectativa que iria encontrar algum vestígio da cópia no vídeo, como uma cena de algum jogo mostrado no primeiro vídeo, mas ao menos isso eles não copiaram.

    Mas pensando bem a cópia foi tão descarada, que tenho certeza que a “ideia” surgiu assim, “é só substituir o cara do início por um casal, e trocar o loiro e por um gordinho moreno, enquanto mostram cenas de alguns filmes, assim o nosso será original”.

  9. lipe-monge!
    11/08/2010

    isso comfirma a tese de que as ideias são limitadas….

  10. georges
    11/08/2010

    Hoje em dia parece q ninguem tem mais criatividade…

  11. 12/08/2010

    salve salve garotas do Girls of War
    Bem o fato que acontece aqui pode ser vistos de outra forma, uma vez que a TVNZ tem um contrato exclusivo com a sony
    Ela possui um sistema on demand onde você pode ver todo o conteudo da programação em seu computador e inclusive PS3. Eu vivo aqui na nova zelandia e possuo este sistema no meu Playstation, isso poderia por exemplo ser uma jogada de marketing (o que acontece com freqüência aqui)
    fica ae o recado. Muito bom o blog de vocês, ta nos favoritos agora.

    • 12/08/2010

      ó meu amigo desbravador da Oceania ae! aheua.

      Puxando saco, né miserave, rsrs.

  12. Erick
    12/08/2010

    “Nada se cria, tudo se copia” Ué?… em que Sony que eu ouvi isso?…

    • Hélio
      12/08/2010

      Depois sou eu que provoco…

      • Erick
        12/08/2010

        Argumentum ad hominem

        • Hélio
          12/08/2010

          Vc quer um argumento? Então tá bom. Vc diz que a Sony copia tudo da Nintendo, mas quem inventou o sensor de movimento nos controles foi a Sony, com o Sixaxis, que veio antes do WiiMote, pois foi lançado para PS2, mas como não fez sucesso, relançaram no PS3.

          • Erick
            12/08/2010

            Levou apenas 1 hora para vc descobrir o significado de argumentum ad hominem? Parabens!Toda informação deve ser detalhada, senão não há credibilidade.Por favor cite datas e softwares lançados para o periferico. Grato

          • Hélio
            12/08/2010

            Não, levou poucos minutos, mas eu não fico o tempo todo ligado em vc.
            Quanto ao sensor de movimento, a Sony lançou o PS3 em 11 de novembro de 2006, enquanto o Wii saiu no dia 19. Logo, o sensor do PS3 veio antes. E agora? Ainda acha que a Sony copia tudo dos outros?

          • erickhg
            12/08/2010

            A Nintendo anunciou as especificações do Wii em janeiro de 2006, favor se informar melhor.E por favor decida-se: em um post vc disse que o sensor saiu para PS2(por isso pedi que informa-se os supostos jogos que usavam o controle), agora já mudou de novo para o PS3.Quanto a sua ultima pergunta eu não acho que a Sony copia, isto é um fato e neste caso especificamente foi uma copia feita as pressas haja visto que o Sixaxis só entendia movimentos laterais.

          • Hélio
            15/08/2010

            E eu lá to falando de qdo as empresas anunciaram os videogames? To falando de qdo lançaram, po. E o sensor saiu sim pra PS2, mas não fez mto sucesso, daí tiraram do mercado antes.
            E dane-se se vc acha q a Sony copia, pelo menos ela não faz jogos pra crianças de oito anos q nem vc, bebezão. Mané.

          • Erick
            16/08/2010

            “Bebezão”? “´Mané”? e eu que sou a criança de oito anos? Meu caro pela ultima vez quais são os jogos (quero os nomes) que sairam para o PS2 que usavam o sensor de movimentos? E para ter uma ideia roubada basta mostra-la, como fez a Nintendo em janeiro de 2006 quando apresentou o controle do Wii para a imprensa de todo mundo. Ah e leia novamente o meu post eu não acho que a Sony copia, isto é um fato.

          • Hélio
            16/08/2010

            http://titanz.forum.st/games-f6/copias-e-fraudes-nos-games-t233.htm
            Leia esse link, vc vai ver a notícia. Vai ver q realmente saiu sensor pra PS2.

          • Erick
            16/08/2010

            Que noticia? Entrei em um forum onde eles estão discutindo a mesma coisa, o usario “mestre Gohan” faz a mesma indagação que fiz e assim como eu ficou sem resposta. Desespero mode on?

          • Hélio
            16/08/2010

            Cara, eu não gosto da Sony pela originalidade na hora de fabricar periféricos e tal, a Nintendo pode até lançá-los antes e tal. Mas no fim das contas, o que interessa mais são os jogos, pois não adianta ter um sensor de movimento maravilhoso e não ter games hardcore no seu console. Eu já joguei muito Mario, acho fantástico, já joguei Zelda (só Metroid q ainda não), mas não me divirto mais tanto assim com esses games hoje em dia. Às vezes eu dou uma jogadinha neles, mas eu gosto da Sony pq ela tem jogos, em sua maioria, com uma temática mais adulta, e é isso q eu procuro. No momento, por exemplo, estou jogando Crisis Core: FFVII no PSP e estou adorando por causa da história profunda e bem encadeada do game. Acho q, mesmo q a Sony não seja muito inovadora nos periféricos q ela lança pros seus consoles, tenho certeza q os jogos q saem pros Playstations são muito bons (não todos, é claro, mas os q eu costumo jogar são muito bons). Então, em vez de odiar a Sony, se eu fosse vc daria uma chance e jogaria um Prince of Persia, Final Fantasy, God of War, Resistance, Resident Evil, Metal Gear, etc., q eu garanto q vc vai se amarrar.

          • Erick
            16/08/2010

            Quem disse que eu odeio a Sony? Já zerei todos os God of War!Achei Heavy Rain fantastico, Infamous muito divertido.Apenas gosto de esclarecer as coisas quando o assunto é quem contribuiu para oque.Meus videogames são XBOX360 e Wii, mas tenho um grande camarada que de vez em quando deixa o PS3 dele para eu jogar alguns exclusivos(os que citei acima).Essa conversa so se extendeu porque eu nunca ouvi falar mesmo de nenhum jogo do PS2 que utiliza-se sensor de movimento, apenas isso, blz?

          • Hélio
            16/08/2010

            Blz, cara. Entendi seu ponto. Blz.

  13. 13/08/2010

    caramba quanta discussao por causa de um controle de movimento!
    gente, e’(teclado americano) video-games.
    que bom se ele copiam mesmo, pois assim, os jogadores tem a oportunidade de experiementar uma nova jogabilidade.
    pessoal olhem para os jogos e nao para as marcas.

  14. 13/08/2010

    mas para mim ainda e jogada de marketing

  15. Yan
    25/05/2011

    Nossa, mas alguém aí me diga:
    Quem NÃO é fã do Kevin Butler??
    Eu acho que no mínimo 3 das propagandas dele mereceme star entre as 5 melhores propagandas do mundo =D

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.