Super Metroid

Tags: metroid, Notícias, samus aran, snes, Super Famicom, super metroid, super nintendo

Por Old Clarice

Finalmente! Depois de um baita tempão tentando terminar esse jogo bagacento (to brincando, o jogo é ótimo, mas difícil pra diabo!), consegui zerá-lo! Todos comemora!

Felizmente tenho acesso a DOIS Super Metroid: Americano (esquerda) e Japonês (direita). Terminei o japonês. ^^

Depois de minhas Férias Metroid – já que o último que terminei faz um tempão – resolvi criar vergonha na cara e terminei Super Metroid, já que meu Save estava bem na cara do gol e eu não continuava porque o Ridley é um bicho EXTREMAMENTE ESCROTO. Depois de pedir arrego ao namorado (viciado em Metroid e sabia direitinho onde tinha os “power ups” de energia e mísseis #Clá noob), consegui matar o desgraçado. Gente, to falando o fim do jogo, isso tá errado, peraí!

O jogo é continuação de Metroid 2, lançado para Game Boy, mantendo a jogabilidade de plataforma em 2D. Gente, até que tentei jogar Metroid 2 no meu Game Boy Color roxinho lindo, mas não dá! Por enquanto não estou com muito pique pra continuar, depois até faço um review dele, prometo.

Já no comecinho de Super Metroid, Samus Aran faz uma pequena recapitulação sobre os eventos de Metroid (NES) e Metroid 2 (Game Boy) onde ela luta contra a Mother Brain no Planeta Zebes e depois vai até o Planeta natal dos Metroids, encontrando uma larva de Metroid, levando-a para uma base científica para ser avaliada e estudada sobre sua energia. Inesperadamente, a base é atacada por Ridley (maldito), que leva a larva de volta para Zebes.

O esquema é o mesmo de sempre: Samus volta à Zebes para recapturar a larvinha de Metroid – que acha que Samus é sua mãe – e descobrir quem é o responsável pelo seu sequestro. E toca andar por todos os cenários que vimos em Metroid, só que com uma pequena diferença no “layout”. Alguns cenários são exatamente os mesmos, como por exemplo a sala onde derrotamos a Mother Brain no primeiro Metroid, a sala de onde começamos o jogo, entre outros locais. Nostalgia total!

Samus usando a Gravity Suit. Liiiinda!! *-*

Ao longo do jogo, Samus consegue fazer melhorias em sua armadura e habilidades. Em algumas salas ela não pode entrar por estar quente demais, em outras ela não consegue ir muito acima pra explorar novas áreas, mas aos poucos ela consegue avançar mais na sua jornada ao encontrar a Varia Suit e Gravity Suit, entre outros itens. Seu armamento também melhor ao encontrar Power Bombs, mísseis, um ganchinho horrível de se usar. O problema é que precisa pegar todos esses itens, pois algumas portas não são abertas com tiros normais. Por exemplo, a porta vermelha é aberta com cinco tiros de mísseis vermelhos, a porta verde por um tiro de míssel verde e a amarela é por uma power-bomb-from-hell-a-la-vivi-werneck que detona tudo e ainda mostra algumas passagens secretas.

O que mais senti dificuldade foi em achar os Power Ups de mísseis e de energia, já que sempre ficam escondidos em lugares que você nunca vai imaginar! Mas uma dica: procurem tudo, pelo amor de Deus, senão é simplesmente IMPOSSÍVEL matar os dois últimos chefes. Vão por mim. Fucem em tudo quanto é lugar, porque sempre tem algum item escondido ou passagem secreta que pode levá-los por caminhos alternativos ou salas com mais itens. Pra não se deseperarem, em um ponto do jogo Samus consegue um Raio-X que mostra caminhos alternativos e itens escondidos. Já que ela é uma caçadora de recompensas, precisamos “caçar” os itens por todo o planete. Não é fácil não, e demora pra dedéu.

Por ser um jogo do começo dos anos 90, Super Metroid tem gráficos surpreendentes, uma boa trilha sonora e uma jogabilidade “boazinha”. Porque boazinha? Não sei se eu que sou ruim (acho meio difícil, já que namoradão pena um pouco também) mas quando Samus consegue os Space Boots e o Screw Attack, tem hora que é absolutamente IMPOSSÍVEL pular de um lado pro outro no ar, tem horas que simplesmente não responde.

Se você é novinho(a) em Metroid, não se assuste com Super Metroid (chamado também de Metroid 3). O jogo é um dos mais difíceis da série, mas é legal gastar horas fuçando em todos os cantinhos de Zebes procurando itens, armaduras e habilidades para Samus finalmente encontrar o “seu” bebê. Só posso dizer que os chefes finais compensam todo o sofrimento que passamos no jogo, assim como o final surpreendente. Super Metroid vale MUITO a pena, gente. Tentem nem que seja uma vez pois esse jogo foi considerado um dos melhores jogos de Super Nintendo / Super Famicom.

Foto horrível tirada com o celular quando terminei o jogo. FINALMENTE!

Meu próximo alvo agora é Metroid Prime. E lá vamos nós!

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
36 Comentários em "Super Metroid"
  1. Lucas Gatto
    09/03/2011

    Caaaaaara, zerei Super Metroid qdo eu tinha Super Nintendo ainda, muuuuuuitos anos atrás! *-*
    Nostalgia total! =D
    Na época eu fiquei ferrado de raiva pq não consegui pegar todos os itens e fazer 100%!
    Zerei outra vez esses tempos (em agosto pra ser exato), mas dessa vez no emulador (o que facilita mto pra salvar).
    Pena que nunca joguei nenhum outro Metroid, só esse =s

  2. Alisson
    09/03/2011

    Poxa, bateu uma nostalgia agora… acho que vou emular SM aqui!

    Quanto à jogabilidade, esses jogos de plataforma mais antigos realmente tem muitos problemas com precisão e sensibilidade de movimentos… quem é que nunca se enfureceu com os Castlevania’s da vida por cair em absolutamente todos os precipícios e buracos do game?

    Mas acho que isso que realmente tornou estes jogos marcantes… a gnt gastava horas, e repetia as fases várias vezes… não era só chegar no nível 99 e invocar o Bahamut, hahaha! (tá bom, isso tb é divertido!)

    Mas enfim, grande clássico! Vale à pena!

  3. raphaelfranck
    09/03/2011

    Você não tirou a roupa de Samus :P ela é tão sexy. ahauhauahauahua

    Metroid é minha série favorita todos os jogos da série são perfeito, bom, só não posso falar por Other M, mas o restante são ótimos jogos, menos o Prime Hunter pra DS, canhotos sofrem nesse jogo. ¬¬

    Parabéns Clarice. Vamos lá! temos que terminar toda série hein? E na boa Prime e Super Metroid são os dois melhores de toda série. Impossível não gostar desses jogos. E osso duro é Metroid II aff…

  4. Hélio
    09/03/2011

    “Por ser um jogo do começo dos anos 90, Super Metroid tem gráficos surpreendentes”

    Pra época, vc quer dizer, né? rsrs
    Super Metroid é um grande jogo, só acho q muitos analistas exageram colocando ele em primeiro lugar em muitas listas de melhores de todos os tempos. Mas é um belo game, isso é inegável.

    • 09/03/2011

      Ah meo, você não entendeu!
      Claro que eu to falando que os gráficos de Super Metroid são os melhores até hoje!!!!
      Gears of War? Metal Gear? God of War? Eca, gráficos horríveis!

      #sarcasmo

      P.S.: Vc sabe que te amamos,né Hélio? xD~

      • Hélio
        09/03/2011

        Claro, nem Crysis em Full HD em DX9 peita Super Metroid! rsrsrs
        Tbm amo vcs, meninas xD

  5. Jhun
    09/03/2011

    Agora sim vc falou minha língua Clarice. Old games é a minah praia. No meu Top 5 Super Metroid é presença garantida. Um dos mais jogados na minha época de SNES. Joguei até conseguir o “final verdadeiro” onde Samus aparece sem a armadura.

    Jogabilidade muito boa, que por sinal influenciou grandemente a série Castlevania à partir de Symphony of the Night.

    Gosto de todos os games da série inclusive o famigerado Other M (que foi o primeiro que terminei qdo comprei meu Wii).[opinião pessoal apenas]

    Gráficos excelentes, trilha sonora impecável. Posso ficar horas aqui elogiando o game. Um grande clássico. o/

    @raphaelfranck – Metroid 2 é tenso msm. =/

    PS: me amarro na mania da Nintendo de associar o nome dos consoles aos jogos. rsrsr

    Super Metroid, Super Mario World, Super Castlevania, Super Bomberman, Mario 64, Castlevania 64, Mario Kart Wii e por aí vai. kkkkk

  6. Angelo
    09/03/2011

    É preocupante ler um review de um jogo da epoca da minha adolescencia =/
    como eu jogava isso, caraca. Lembro que fiquei empacado semanas pois nāo sabia usar o speed boost e o pulo em determinada parte do jogo. Ou entao usar as bombinhas para acessar determinadas partes impossiveis sem o super pulo, isso sim era hardcore!

  7. Ironfist
    09/03/2011

    Ótimas informações, vou tentar jogar esse =)…

  8. Mih
    09/03/2011

    Caraca,esse jogo é muito f*****da *O* Mas,realmente também é muito difícil(sinceramente,não conheço nenhum jogo de milnovecentos e vovó surfava que seja fácil xD)

    Falando em Hardcore,um jogo que eu acho MEGA ignorante é Contra(NES).PQP,O cara criou esse jogo não tinha mãe ou odiava muito ela.Até hoje eu ainda não consegui passar da metade da primeira fase xD

  9. Danilo
    09/03/2011

    In Samus we trust!!!!

    A loira mais querida dos video games……

    Old Clarice…você usa tapa olho (lê-se Solid Eye)?

    Olha só o que vi esse dias…

    A síndrome de Werner é uma doença de origem genética cujos sintomas coincidem com aqueles observados em pessoas de idade avançada, podendo também ser denominada de “Síndrome do envelhecimento precoce”. As principais manifestações que caracterizam esta doença são a aparição de alterações na pele (muito marcada nas extremidades), calcificações sub-cutâneas, arteriosclerose prematura, catarata e diabetes mellitus.

    A Síndrome de Werner é uma doença hereditária autossômica recessiva gerada por uma mutação no gene WRN, que codifica uma helicase de DNA. ESTUDOS RECENTES INDICAM QUE A EXPRESSÃO DA TELOMERASE PODERIA CONSTITUIR NO FUTURO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA.

    DA PRA SALVAR O SNAKE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Erick Faria
    09/03/2011

    Nossa, deu até vontade de jogar novamente, especialmente porque nunca consegui ver o final com a Samus sem a armadura. Jogaço, e com uma trilha sonora boa pra caramba.

  11. willllllllll
    09/03/2011

    Parabéns Clarice e um ótimo jogo, só fiquei na duvida(não lembro) não era neste que se zera em menos de 4hs aparece um final alternativo(CUIDADO SPOLLER) onde ela tira o capacete e mostra que na verdade e uma mulher??

    • 09/03/2011

      Então, essa foto que tirei foi em menos de 4 horas, mas aparece só o rosto com uns óculos escuros esquisitos =/

      • willllllllll
        10/03/2011

        deve ser isso mesmo .. os finais nunca era grande coisa, mais eu passei a maior parte do jogo achando que era um homem, que bom esta enganado, depois disso fiquei fã da Samus Aran. xDDD

    • 20/03/2011

      O Final citado é ativado se concluir o jogo com menos de 3 horas…

      • 20/03/2011

        Maaaaano,mas aí tem que ser muito ninja,hein?
        =X

        • Hélio
          20/03/2011

          Hein, Clá, teve uma vez q a EGM publicou uma reportagem mostrando vários recordes de jogadores no mundo. Tinha gente q terminava Sonic 2 em menos de 15 minutos, um outro cara q terminou Metroid Prime em 1:29 fazendo aquele supersalto… É fogo. Eu, por mim, só termino muito rápido os games q já conheço. GOW 2 eu termino em menos de 5 horas.

  12. ADR
    09/03/2011

    “esse jogo foi considerado um dos melhores jogos de Super Nintendo / Super Famicom.”

    Correção.

    …foi considerado um dos jogos mais FDP do Super Nintendo / Super Famicom.

    Na primeira vez que joguei eu levei horas só pra encontrar a gravity suit.

    rsrs

  13. 10/03/2011

    Que jogasso! O máximo que consegui foi 1 hora e alguns minutos. O recorde é de 32 minutos. Fantástico!

  14. Gerador de lero lero
    10/03/2011

    Terminei duas vezes !

    As duas vezes com 57 % :|

  15. Draulung
    12/03/2011

    Que saudades do Super MetroidXD. Faz muito tempo que não jogo ele (tenho ele no emulador mas jogar no teclado é meio que sem condições).
    BTW Vou adorar ver o review do return of samus (especialmente porque tenho 2 cartuchos dele aqui em casaXDD). E ainda tenho um save com o meu melhor tempo 1:37 com 100%^^

  16. MarCel'
    25/03/2011

    Ridley (maldito) heheh
    ainda estou rindo até agora

    Belo post e bela homenagem a esse jogão! Um abraço e continue com o blog

  17. mario henrique
    29/03/2011

    Sem querer me gabar em 1998 quando tinha 12 anos fiz os 100% com uma 1:29.

    aparecia a Samus de maio no final ….

    Mas um amigo meu fez em 1:14, :o, ele tinha SNES e acabou me vencendo nesse desafio em busca do record que levou meses hauhaahuah…. se a gente errava apenas um pulo, ja metia o dedão no reset huahauhauahua

  18. bQUARKz
    13/04/2011

    Pois é rapaiz, me lembro do 100% com 01h30. A Samus aparecia com roupas de baixo :) E era bem diferente desta Samus de hoje em dia. Lembro que tinha TODOS os itens do jogos na memória. Muito bom.

  19. 17/04/2011

    Como seu próximo alvo é o Metroid Prime, vai ter uma ótima surpresa eu imagino.

  20. Iuri
    27/05/2011

    Pra nao se decepcionar, recomendo jogar metroid Fusion e depois metroid zero missio antes dos consagrados prime 1 2 3 e o ultimo other M, pq vc pode seguir todo o suspense da historia complexa de METROID, eu msm soh nao curti muito o Metroid Hunted, mas isso pq joguei depois de Prime

  21. Romário Gondim
    28/07/2011

    Ai gente to jogando esse jogo, mas eu so consegui até agora 205 mísseis eu simplesmente não acho os outros, so faltam os outros para eu completar 100%, alguém ai poderia me dar uma luz!!!, tipo eu acho que já completei todo mapa, mas me falaram que tem 2 paredes falsas em Nofair, que o raio-x não pega, onde fica essas paredes, já matei todos os chefes menos o último, e não acho os outros misseis, to jogando esse jogo e fechando ele pela primeira vez agora, na época do Super lá em 1995, quando eu era criança pegeui trauma desse jogo porque eu não consegui jogar e passar os desáfios, na primeira vez que cheguei no começo de Nofair ná época simplesmente desisti do jogo, agora já depois de muitos jogos de diversas plataformas que eu joguei, muitos deles muito dífícil, resolvi tentar a impreitada de novo, jogar depois de adulto o jogo, e sentir que quando vc pega um jogo agora e diz: -nem é tão difícil assim, mas a questão é que mesmo que eu jogue hoje, metroid é um jogo dífícil, talves por ser a primeira vez que eu realmente o jogue até o final, o jogo é legal sim, mas não supera outros do mesmo estilo não, é viajem falar que é o melhor de todos os tempos, dizem Que Symphony of the Night “copiou” o sistema de mapas, mas a verdade é que esse jogo nem arranha a obra prima da konami, mesmo porque são propostas diferentes, bom se alguém poder me ajudar serei muito grato, e muito boa matéria.

  22. Arthur
    02/09/2011

    Só vc que curti jogos retrô Clarisse, ou é só a responsável por esta parte?

  23. 20/10/2011

    esse jogo é o melhor do melhor do mundo em todos os quesitos, jogabilidade, trilha, muito emocionante mesmo.
    Já zerei quase todos, o 3 shiiii 100% em 1:58 .-.
    Agora estou em busca do 100% no emulador de Wii, na primeira vez que joguei consegui 54%!
    Torce por mim aeee Clarie =*

  24. 27/10/2012

    meu jogo favoritooo..meu recorde eh de 00:50 minutos com 100%
    jogo todos os dias pr anaum perder o costume…
    mas fico feliz sabendo ki tem mulheres ki jogam Super Metroid o/

  25. willian
    16/05/2014

    Esse jogo ė simplesmente fenomenal..zerei varias vezes…..ė o segundo melhor jogo que já joguei na minha vida….só perde para o grandioso Metal Gear Solid 4….parabéns pelo post….adorei

  26. 17/05/2014

    Derrotar o Ridley não é tão difícil… basta usar o Charge Beam Plasma (depois de pegar em Norfair o ítem que faz ele ficar duplo) em vez dos mísseis. A gente se engana achando que os mísseis e supermísseis são mais fortes, mas contra os chefes o tiro comum carregado quase sempre é mais eficiente (falando de Super Metroid especificamente, em Fusion e Zero Mission pode ser diferente).

  27. 19/07/2014

    Confirmado, em Zero Mission é o contrário, a melhor forma de derrotar Ridley é usando mísseis. Atirando super mísseis e depois mísseis normais nele sem parar e sem se importar em perder energia, ele cai em menos de 10 segundos. Por isso é bom ter achado vários tanques de energia e alguns super mísseis a mais antes de chegar até ele…

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.