The Darkness – Jackie Estacado nos consoles

Tags: , , , , , , , , , , ,

Por Rebeca Gliosci

Venimim, Jackie! Seu lindo!

Eu tinha pensado em postar algo feliz para levantar o astral, depois da onda deprê que tomou conta do blog com o último post da Carlinha. Mas estava lendo uma matéria no Games Radar e me deparei com outra cena profunda e triste que não poderia deixar de mostrar aqui. Nela, o protagonista do jogo é forçado a presenciar o assassinato de sua namorada sem poder protegê-la. Reparem que ao fim ele se mata, mas o bicho-ruim-carcará-sanguinolento que habita seu corpo o revive.

The Darkness é uma série de quadrinhos produzida desde 1996, que conta as desventuras de Jackie Estacado, um assassino profissional ultra-fanfarrão que trabalha para os mafiosos da família Franchetti. O diferencial do moçoilo, e sua grande vantagem em serviço, é ser o atual hospedeiro de uma entidade que representa as forças das trevas. O ser dumal lhe confere habilidades como força sobre-humana e capacidade de criar tentáculos e demoninhos cretinos que obedecem seu comando. Se fosse só isso, Jackie estaria well na tape. Mas o problema é que grandes poderes quase sempre vem com grandes responsabilidades incômodas limitações. As de Estacado são duas:

1 – Só pode usar os poderes no escuro. Eles até funcionam de dia, mas apenas em lugares mal iluminados (nada que uma sombrinha marota não resolva).

2 – Não pode, digamos, deixar mulheres brincarem em seu playground. (Quem se amarra num eufemismo brega levanta a mão! o/) O problema é que o ser das trevas troca de hospedeiro hereditariamente, matando o antecessor no processo. Por isso, se Jackie tiver um filho a entidade passa para o bebê e ele morre, daí o pobre evita fazer saliência com a mulherada para não correr o risco de engravidar alguma. (E aqui a gente percebe que o autor quis zuar mesmo o personagem, já que existe uma palavrinha mágica que resolveria fácil o problema, chamada “vasectomia”.)

Apesar do meu contato com The Darkness ter se resumido a uns poucos volumes que ganhei de um amigo anos atrás, gosto bastante da HQ. Ela mistura doses de humor negro e questões morais do jeitim que me agrada. Dos poucos quadrinhos americanos que já li, esse foi um dos meus preferidos. A editora de Darkness, Top Cow, também publicou uma série de comics bem bacaninhas de Tomb Raider. Tenho quatro deles, que vieram de brinde numa revista de games que eu comprava na adolescência. ^^

Voltando ao jogo, pelo que li ele parece ser uma adaptação fiel no geral, mas com mudanças nos papéis de alguns personagens. O enredo cobre o primeiro volume da HQ, em que os poderes da entidade das trevas começam a “acordar” em Jackie quando ele completa 21 anos. Durante o curso da trama acompanhamos as tentativas do rapaz de eliminar seu ex-chefe mafioso, que tentou assassiná-lo, e de se libertar da maldição do coisa ruim. A jogabilidade é FPS e o título foi lançado em 2007 para PS3 e Xbox 360.

O game pareceu interessante pelos vídeos e as críticas que recebeu na época de seu lançamento foram bem positivas. Fiquei curiosa para testar. Se algum de vocês já jogou, conta aí nos comentários se The Darkness vale a pena. ;-)

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
30 Comentários em "The Darkness – Jackie Estacado nos consoles"
  1. 22/02/2011

    A cade a Witchblade?
    Tem que ser da mesma versão do Darkness a japonesa é muito sem sal!

  2. 22/02/2011

    Nossa, achei a historia interessante!

    Será que o jogo é bom tambem?

    Fiquei curiosa! :D

    Beeejs.

  3. Khronny
    22/02/2011

    Eu tenho vontade de jogar eses jogo. Eu joguei a demo e achei bem interessante, mas eu achei a jogabilidade um pouco travada, talvez por ser logo do comecinho da geração. Quando comprei o Ps3 tava de olho nesse jogo, o preço tá bem barato, mas acabou passando o tempo e eu não peguei.

    Mas o anúncio do segundo jogo (com Mike Patton dublando o Estacado) arrancou alguns sorrisos do meu rosto! Com certeza é algo pra ficar de olho.

    Rebeca, se esqueceu de um detalhe, o Jack é um tremeeeeeeeendo mulherengo UEAHUAEHAEUHAEUAE o que faz a limitação do sexo muito mais divertida! UHUEAHAEUHEAUAEHAEUAE

    Eu lí alguns volumes só, não gosto muito de HQs americanas porque os personagens ficando rodando de artista em artista e perde a personalidade. Nesse sentido eu prefiro Mangás, que, via de regra, tem alguns volumes e se encerra a história, dai não tem tempo pra descobrir que aquele personagem que você tatuou no seu corpo virou gay (eu ouvi alguém falar Constantine por aí?) ou morreu e ressucitou pela 10 vez (Hã, o que? Superhomem?) =

    Enfim, eu lembro que nessa HQ tinha uma parte, quando Jack descobre que se tiver um filho ele morre, ele vira pra cara e fala que não tem problema, pois existem anticoncepcionais. Dai o cara fala “Mas você conhece algum anti concepcional 100% seguro?” e o Jack fica com a cara de FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Mas agora você falou em vasectomia e eu não tinha pensado nisso!!! É verdade!!! Se ele fizer vazectomia acabam-se todos os problemas dele! UHAEUEHEAUHAEUAEHAUEAE

    Bem chega, esse comentário já tá longo demais! UEAHUEAHEAUAE

    • Bebs
      22/02/2011

      Deixei isso implícito quando disse que ele era um ultra-fanfarrão, uai! heuehueheu
      As situações cômicas em relação a limitação sexual dele são as mais engraçadas. Me acabo de rir. xD

      Eu também li pouquíssimas HQs americanas por causa desse motivo. Não tenho paciência pra acompanhar séries que não acabam nunca e tem 3578362 spin-offs e universos paralelos (X-Men & Cia mandaram um abraço). Das americanas prefiro as meio alternativas/cult, que geralmente são mais curtas. Uma que eu adoro da Top Cow, por exemplo, é Fathom. Primeiro eles lançaram só 4 volumes e tava perfeito como minissérie. Mas aí fez sucesso e inventaram de continuar a publicação, hoje em dia nem sei mais em qual volume está. ¬¬

      • Khronny
        23/02/2011

        Acho que só tem 3 HQs americanas que eu comecei a ler, The Darkness, Hellblaze e Spawn, mas como eu tenho mania de querer ler TUUUUUUUUUDO desde o primeiro capítulo então eu acabo desistindo antes de começar porque é difícil achar o começo ou depois de começar porque tem muita coisa UHAUAEHAEUHAEU

        Mas essas três tem histórias bem bacanas!!! Queria continuar a lendo. Eu lembro que Spawn eu comprei a nº 1 na banca!!! Mas como eu era um pobre pirralho (ou um pirralho pobre, nesse caso a ordem dos fatores não alterna o produto) eu não pude manter meu vício auheuhuaeaea Agora que eu trabalho já tá na 18239128381923 mil edição, dai não rola voltar a comprar ¬¬

        Nossa, eu acho tão desanimador quando se tem uma história redondinha, fechada, perfeita, e daí vem algum ser abênçoado e resolve fazer uma continuação totalmente sem sentido!!! Isso devia ser proibido por lei e o autor que estragasse o personagem devia ser obrigado a indenizar todos os leitores ¬¬

        Reparei que o WordPress é meio recatado. Ele tá precisando passar uns tempos com o nosso amiguinho Jack Estacado euehuhaeuhueahauae.

        • Bebs
          23/02/2011

          Eu posso contar nos dedos também as que já li. Das mais conhecidas/populares acho que foram só The Darkness, Witchblade, a HQ de Tomb Raider e Fathom. Das mais alternativas/cult foram algumas do selo Vertigo da DC, sabe? Daí eu li alguns do Sandman, Hellblazer, Preacher e uma série curtinha (5 volumes) que eu amo chamada Mansão dos Segredos. Ainda quero ler V de Vingança, que se não me engano também é pela Vertigo. Fora esses, os que eu li mas não lembro de qual editora são foram 300 e Watchmen. ^^

          E também me desanima demais quando mexem com uma história que já tava redondinha, fechada e perfeita! heuehuehe Por isso que eu prefiro o formato dos mangás, que raramente eles criam continuações malucas, spin-offs, universos paralelos e tal. Mesmo séries bem longas (oi, Dragon Ball?), quando termina é o fim mesmo e pronto cabô! xD

    • 23/02/2011

      Err, foi mal em ser chato mas… como disse o cara.. “você conhece algum anticoncepcional 100% seguro?”

      A vasectomia NÃO é…
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasectomia

      “Embora uma falha tardia (causada pela recanalização dos ductos deferentes) seja muito rara, ela também foi documentada.”

      E vejamos.. o cara, com seus poderes, consegue sobreviver a tiros, não? Acham que um “pequeno cortezinho” vai resolver o problema dele?

      (E putz… discutir lógica de revista em quadrinhos!? tou mal! :s )

      • Bebs
        23/02/2011

        Mas a taxa de casos de recanalização natural é tão ridiculamente pequena que nem conta, vai? Deixa o Jackiezinho vasectomizar e se divertir a vontade, coitado!

        rsrsrs

        (Discutir lógica em quadrinhos, games ou filmes é tenso mesmo. rsrs)

  4. Khronny
    22/02/2011

    Droga, eu fiz um comentário enorme e não foi = vê se não foi pra caixa de spams (é assim que chama no WordPress?), por favor!

    • Bebs
      22/02/2011

      Já fui em busca do comentário perdido! o/ *música de indiana jones ao fundo*

      Acho que é porque vc colocou “sexo” no comentário. heuheue Já reparei que o wordpress é muito recatado. xD

  5. Mih
    22/02/2011

    Uia,parece legal =D

    “Venimim, Jackie! Seu lindo!”KKKKKKKKKKKKKKKKKKK xD

    Falando em Hq,cê já leu Watchman,Bebs?

    P.s:Ah,eu já li algumas dessas HQs de Tomb Raider!!!São muito maneiras *O*

  6. 22/02/2011

    Já ouvi falar nessa HQ, mas nunca li e o game também apesar de 2007, ainda não o joguei também.

  7. Kessloshy
    23/02/2011

    Pessoal, o jogo eh muito fera .. apesar dele ser de 2007, os gráficos realmente são muito bons para um game dessa época.

    Agora o que me surpreendeu foi a qualidade dos efeitos sonoros(a maléfica voz de Mike Patton bem atras de vc… haha), usei a tecnologia THX do meu receiver em 7.2 vindo do xbox360 e ficou muitoooo bem feita… (tirando silent hill que é o mais tesao de todos !!!! minha irma nao aguenta ficar no quarto.. XP)

    A história achei “cool”(para quem esta acostumado com historias do silent hill), não vou entrar em detalhes, mas em geral recomendo o jogo.

    ;P

  8. Hélio
    23/02/2011

    Bebs, vc me deu spoiler sem avisar!!! Edita lá pra não acabar com as surpresas de mais alguém.
    Sobre o texto, ri pacas. O número 2 foi sacanagem mesmo rsrs. Eu que não queria ser o Jackie depois dessa.
    Nunca li a HQ original, aliás só li HQs na infância, a maioria da Turma da Mônica, Pato Donald e Superman.] Mas parece legal. Pelo menos eu sei quem é o Stan Lee rsrs.

    • Bebs
      23/02/2011

      Que spoiler??? =O

      Mas sacanearam com o Jackie, tadinho. hehe Como eu li poucos, não sei se em algum volume o autor justificou isso, tipo o bicho-ruim impedindo o Jackie de fazer esse procedimento por exemplo, ou se ele simplesmente abstraiu a vasectomia mesmo. heuheuhue

      • Hélio
        23/02/2011

        Foi logo no início, Bebs, qdo vc disse: “e me deparei com outra cena profunda e triste que não poderia deixar de mostrar aqui. Nela, o protagonista do jogo é forçado a presenciar o assassinato de sua namorada sem poder protegê-la. Reparem que ao fim ele se mata, mas o bicho-ruim-carcará-sanguinolento que habita seu corpo o revive”.

        Eu nunca joguei The Darkness e me acabei sabendo de algo q não gostaria. Enfim, era só um toque mesmo. ^^
        Mas concordo plenamente, sacanearam. Coitado. Merecia no mínimo uma indenização por “castrarem” sua masculinidade assim por tanto tempo (ui rsrs)

        • Bebs
          23/02/2011

          Ohh é mesmo, acabei spoileando a morte da Jenny. heuheueh Agora já era. xD

  9. PH!
    23/02/2011

    Sei lá, desanimei com a idéia do jogo ser em primeira pessoa. Acho que em terceira pessoa, mais prum hack´n slash, seria mais divertido. Daria pra ver com maior clareza os poderes do Jackie, os demonimducapeta em ação e tb o seu uniforme super fodástico.

    Não estou dizendo de maneira alguma que o jogo seja ruim, já que eu não experimentei-o.

    • Bebs
      23/02/2011

      Concordo 100%. ^^

      • Jhun
        24/02/2011

        Apesar de Deus Ex sempre ter sido uma série em primeira pessoa, eu tive o msm sentimento do PH qdo vi o trailer do Human Revolution. Fizeram tanta questão de mostrar o Adam de corpo inteiro fazendo aquelas paradas que fiquei tristão qdo lembrei que o game era FPS.

        Não que o game vá ser ruim.

  10. Gide
    24/02/2011

    Eu tinha esse jogo até anteontem, vendi por R$ 40,00. Joguei, mas sinceramente não curti o jogo, apesar dos gráficos bem produzidos bom enredo e recursos inovadores para um FPS; ele peca muito na jogabilidade com armas, mirar e acertar os inimigos é quase um sacrilégio!

    Sou viciadasso fps’s, termino todos que jogo, mas esse não deu pra terminar, reprovou nos meus critérios gamísticos..rsrsrs…

    Um outro jogo que é tlvz tão inovador qnto esse (nos recursos para gamesd FPS) é o Condemned 2, tô jogando e curtindo muito este game!

    É isso, abço meninas e parabens pelo excelente trabalho q vcs fazem aqui!

  11. Guto Collares
    25/02/2011

    No tópico, o jogo é um FPS bom. Há quem julgue ser excepcional – inclusive muitos reviews – mas aqui eu o julgo apenas bom.

    Não há assim uma INFINIDADE de armas, nem de poderes. Mas tem um ponto fortíssimo na estória – unanimidade para todo mundo que jogou, assim como a qualidade do som. Pontos positivos inegáveis.

    Há uma variedade boa de cenários, o diálogo é denso, o enredo é consistente e eu gostei MUITO do fato do game se passar nos meados dos anos 90, sem telefone celular, notebooks, internet, GPS e essas ferramentas ultra modernas. A atmosfera do game, pra mim, apesar de ser conceitualmente ABSURDA, acaba se revelando um dos trunfos positivos do game. É uma união entre: 1) a máfia americana de ascendência italiana; 2) forças sobrenaturais milenares; e 3) um drama existencialista.

    Mas eu demorei a me acostumar com a mecânica do reload (o clip é wasted se você ainda tinha balas no pente – você perde o restinho se manda recarregar a arma sem ter gasto toda a munição). Acho que os dark minions são muito mal controlados, alguns setores do game são muito fáceis, outros são difíceis. Os “power-ups” das dark abilities são interessantes, mas não chegam a ter um impacto real sobre o game.

    Um único ponto, eu não consigo encaixar como bom ou ruim. Vai depender muito aqui do gosto pessoal. O sistema de comer corações humanos… é brutal. Tem gente que vai adorar, tem gente que vai amar, tem gente que vai odiar.

    O multiplayer parece ser divertido e talz, mas está MORTO há muito tempo. Considerando que sai um shooter por semana pra se jogar em rede, ninguém mais deve jogar The Darkness, tendo Halo: Reach e Call of Duty Black Ops em casa.

    Sumário: Bom jogo. Se for um saudosista, sentindo falta da última vez que usou um telefone público ou que recebeu mensagens no pager (o que é isso mesmo?!?!), já dá até pra ver aquele sorriso de canto-de-boca que você vai dar quando Jack anotar os números de telefone para ligar de um “orelhão”.

  12. brunopessoa
    26/02/2011

    eu tenho esse jogo logo que comprei o meu ps3 e sinceramente eu não recomendo esse jogo é bem ruimzinho é um jogo sem objetivo, nema mapa interativo, jogabilidade ruim, os minions são bem inuteis. eu não recomendo mesmo

  13. Blablabla
    21/04/2011

    Ah cacete,baita spoiler,hein? E a Jenny não é(era) namorada dele,pow!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.