The Last of Us e suas polêmicas

Tags: beyond two souls, ellen page, ellie, naughty dog, quantic dream, the last of us

the-last-of-us-promo-pic

Se tem um jogo que eu estou esperando com certa ansiedade é esse The Last of Us. Nem tanto pela proposta dele que é meio batida e nem por conta de ser um jogo da Naughty Dog (apesar de eu ser fangirl deles), mas por conta da quantidade de bafafá que surgiu nesse já um ano de espera pelo game.

Vocês já sabem/notaram isso, mas não custa comentar DE NOVO que  a “protagonista” se chama Ellie e que calhou de ser a cara da nossa querida atriz de Juno, Ellen Page. Coincidência? Há quem diga que sim. Até porque o diretor Bruce Straley fez o favor de dizer que a semelhança entre Ellie e a Ellen Page não foi intencional e, NÃO SATISFEITO, ainda comentou que os desenvolvedores nem tinham se tocado disso até surgirem os comentários. Naughty Dog contratando deficientes visuais – tem que ver isso aí.

ellen page_the last of us

Mas a grande merda nem foi essa. Tempos depois, eis que a Quantic Dream anuncia Beyond: Two Souls (esse sim um jogo que eu espero jogar pela proposta que é parecidíssima com Heavy Rain,  clássico da Quantic)  e advinha quem está divando muito no game? Ela, a bonita da Ellen Page! Já que o jogo se baseia em tomadas cinematográficas e múltiplas escolhas narrativas, nada melhor do que uma atriz de verdade para assumir a essência da protagonista Jodie Holmes, né? Mandaram bem.

Após essa jogada da Quantic, o pessoal da Naughty Dog resolveu que ia “fazer uma plástica” na pequena Ellie para que ela se parecesse um pouco menos com a Ellen Page. MAS ACHARAM DE BOM TOM, dizer que essa mudança não foi feita nem por causa dos comentários dos fãs muito menos por causa da contratação de Ellen Page pela Quantic. O tal do Straley veio cheio das historinhas dizendo que o único motivo da mudança era “dar à personagem uma vida própria”, para que ela se sustentasse por si só sem a necessidade de relacionarem a menina com elementos já conhecidos da galere. (E de quebra fazer ela parecer um pouco mais com a dubladora real dela, a Ashley Johnson, né? – Estamos de olho, seu Straley HE-HE)

The-LAst-of-us-trailer-1

E como se essa história já não fosse bafão suficiente, recentemente eu andei lendo que o pessoal da Naughty rodou a baiana com um povo aí que estava criticando a pequena Ellie como protagonista. Mas isso até eu achei escroto.  Parece que estavam questionando que o jogo teria menos força se a Ellie ilustrasse as capas estando em evidência em relação ao personagem masculino, Joel.

“Eu sinto que eles não colocam mulheres nas capas porque tem medo de não vender. Não quero ser sexista, mas eu tenho a impressão de que eles acham que o jogo não venderá tão bem com uma mulher na capa, comparada a um cara fodão na frente”  ( Ashley Johnson, atriz)

Neil Druckmann que é  diretor criativo contou que a Naughty Dog foi solicitada a tirar Ellie da frente da arte da caixa de The Last of Us.

“Eu acho que existe um equívoco de que se você colocar uma menina ou mulher na capa, o jogo vai vender menos. Eu estive em discussões onde nós fomos solicitados a colocar a Ellie mais atrás,  e todo mundo na Naughty Dog recusou.”

Que bom né? Eu acho a Ellie legal, acho que, pelo contrário, ela é super badass para uma garotinha. Embora eu preferisse que ela ainda tivesse a cara da Ellen Page, hihi. E vocês? Acham que The Last of Us tem menos força por causa dela? Quero ouvir as opiniões machas huehuehue

Aline Carvalhal
Share on Tumblr
Feed do Post
90 Comentários em "The Last of Us e suas polêmicas"
  1. The Punisher
    18/12/2012

    Parece que a mudança do visual da Ellie a deixou mais artificial. Agora já em relação à arte da capa de quem deve ficar atrás ou na frente é ridículo, não vai ser a capa que vai fazer o game ser bom ou ruim, é como se diz “não julgue o livro pela capa”.

  2. The Punisher
    18/12/2012

    Nem o antes nem o depois (no caso agora) se parece com a dubladora como pode ser visto abaixo..

  3. The Punisher
    18/12/2012

    Opa falhou. Está AQUI.

    • Aline Carvalhal
      18/12/2012

      Realmente! A Ellie ficou muito estranha, tadinha! Uma pena, eu acho a Ashley Johnson bonita, mas não ficou parecida mesmo.

    • leandro(leon belmont)alves
      18/12/2012

      nada a ver essa foto, não se parecem em nada.

  4. 18/12/2012

    Eu não gostei do fato de ter mudado os traços da personagem, eu acho que a primeira versão feita já esta ótima e pelo menos para mim vai fazer diferença essa mudança. Eu acho que eles devem por em evidencia ela na capa, e parar de vez com essa crítica de que mulher não pode brilhar no jogo. Um exemplo é a Arte de capa de Bioshock Infinite, que eu acho que ficaria perfeito com a elizabeth na capa.

    • Lipe!
      18/12/2012

      Bah, a capa de Bioshock infinite podia ser tanta coisa legal.
      Queria que fosse algo com ambos os personagens… sem um estar na frente do outro como se disputassem a importância do jogador.

      • Lipe!
        18/12/2012

        Exato, tipo um Army of Two, só que legal.

        <3

  5. Lipe!
    18/12/2012

    Não entendi o motivo de tanta polêmica, nem saquei a moral dos comentários maldosos sexistas… sério, que gente desocupada.

    • The Punisher
      18/12/2012

      Eu é que não entendi os seu comentário sobre o dos outros!

    • The Punisher
      18/12/2012

      Tu tá se referindo aos comentários escritos no post ou aos comentários sobre o post?!

      • Lipe!
        18/12/2012

        Falo dos comentários que levaram a essa polêmica, um deles é:

        “Eu sinto que eles não colocam mulheres nas capas porque tem medo de não vender. Não quero ser sexista, mas eu tenho a impressão de que eles acham que o jogo não venderá tão bem com uma mulher na capa, comparada a um cara fodão na frente”

        • Lipe!
          18/12/2012

          Tipo, só disseram isso pra botar mais lenha na fogueira, né não?

          • The Punisher
            18/12/2012

            Pra tu ver o tamanho da maldade das pessoas em querer ver quem é melhor ou pior, até nos games.

        • leandro(leon belmont)alves
          18/12/2012

          mas mulheres nas capas de jogos vendem, e se forem bonitas então…um exemplo clássico aí em baixo, Lipe

          http://www.gophoto.it/view.php?i=http://www.pcgames.de/screenshots/970×546/2010/04/Tomb_Raider_Pal.jpg#.UNAsmx082y4

          • mrhertz
            18/12/2012

            essa lara croft ae ta mais pra nicky minaj ahahahaha

          • Lipe!
            18/12/2012

            Eu sei disso, mas daí é uma questão muito mais profunda pra se discutir.
            Muito mais profunda e séria.

  6. LeonardoNerd
    18/12/2012

    Tava realmente muito parecida com a Ellen Page, mas não havia porque mudar, até porque o design novo ficou bem estranho.

  7. georges
    18/12/2012

    Com certeza vai ser um grande jogo.
    Não acho que se colocar uma mulher na capa o jogo vende menos. Se os dois personagens são os principais, o mais correto seria que os dois tivessem o mesmo espaço. Um bom exemplo de capa em que um personagem feminino e um masculino dividem o mesmo espaço, e ninguém ficou sem brilho é a capa de Resident Evil 5(já ta enchendo o saco eu colocar Resident Evil em tudo XD). Só dar uma olhada aqui:http://www.downloadswallpapers.com/papel-de-parede/resident-evil-5-capa-do-jogo-12352.htm

    Ps: pena eu não ter ps3 pra jogar esse possível jogaço:/

    • leandro(leon belmont)alves
      18/12/2012

      RE5? o game do Chris e Sheeva um jogaço?

      ……………………………..

      err, a foto focaliza os dois personagens, tá biitá.

      • georges
        18/12/2012

        Eu tava falando do The Last of Us Leandro…. Tenho um 360, por isso não vai dar pra jogar este possível jogaço.

        E eu adoro Resident Evil 5 também. Não sou nenhum fã chorão.

  8. The Punisher
    18/12/2012

    Parece que Willem Dafoe vai ser o próximo a estar no Beyond Two Soul.

  9. 18/12/2012

    A atriz molde de Ellie é Ashley Johnson:
    http://24.media.tumblr.com/tumblr_mdhtbvuXxK1qfq4k3o2_1280.jpg
    O grande problema foi ter tirado alguns anos de Ellie, pra melhorar a trama. Acabou ficando parecida com Ellen Page.

    • 18/12/2012

      Depois de comentar o texto apareceu com a informação ¬¬

      • Aline Carvalhal
        18/12/2012

        Não tinha aparecido para você?

        • 18/12/2012

          Não. Aparecia somente a metade do texto. Não sei se isso aconteceu pq tava baixando jogo no Steam no meu desktop e afetou o carregamento no meu smartphone (tava usando wifi de casa pra entrar) ou foi o navegador da Nokia, que usa uma tecnologia de compressão.

  10. Fabão
    18/12/2012

    eu preferia o visual anterior, tava bem mais realista… e não concordo com essa ideia de q se a ellie ficasse na capa o jogo seria menos impactante, acho q muito pelo contrário, caras bombadões e com cara de mal ja temos aos montes no jogos por ae, agora menininhas q sobrevivem num período pós apocalipse contando só com a inteligencia e instinto, bem, isso sim pra mim é ser impactante… vide as crianças de The Walking Dead… aquilo sim é foda…

    • Aline Carvalhal
      18/12/2012

      Apoiado! =]

  11. Hélio
    18/12/2012

    Não tem sentido querer colocar uma disputa entre ambos os protagonistas. Ao meu ver é como a relação entre Trip e Monkey de Enslaved: Odyssey to the West. Ambos merecem estar em evidência juntos.
    Na questão da semelhança com a Ellen Page, o q eu tinha visto é q estavam fazendo uma espécie de versão mais nova da Ashley Johnson, daí calhou de ficar parecida com a Ellen Page. Acontece!

  12. Ana
    18/12/2012

    Colocaram uma foto muito ruim da nova cara da Ellie :/ E acho sim que a personagem está parecida com a Ashley, deem uma olhada:
    http://25.media.tumblr.com/bf3934587266b607c96430d9a08ed68b/tumblr_mevomsGW871r863jjo1_500.jpg
    http://25.media.tumblr.com/c6caafd5a393fe5199af51bf60b8c3d4/tumblr_mf3hfzF7yD1rpe3loo1_500.png

  13. The Punisher
    18/12/2012

    É um tanto ridículo e antiquado ainda se ter isso hoje em dia de disputa de gênero ou sexo. Aliás, não só hoje em dia, nunca vi sentido nisso, nessa disputa. Pra mim o que determina uma pessoa ser boa naquilo que faz é seu empenho, determinação e experiência, e se uma pessoa é boa ou ruim não depende também do sexo dela e sim do seu caráter independe de ser homem ou mulher.

  14. The Punisher
    18/12/2012

    E no caso de “The Last of Us” faz menos sentido anda essa disputinha besta, afinal eles estão agindo em conjunto pelo instinto, raciocínio já que assim terão mais chance de sobrevivência.

  15. 18/12/2012

    Gente, é parecido com a Ellen Página mesmo! O.O Mas assim, por via das dúvidas de que personagem vai na capa, façam como Silent Hill, Resident Evil ou Bioshock, coloquem um monstro bem horroroso que todo mundo gosta! (Y)

    Mas eu entendi… (e me corrijam se estiver errado) que os jogadores só não querem a personagem se destacando mais na frente da capa, não por serem sexistas, mas sim por ela ser parecida com a Ellen Página. Realmente, a produtora do game tá se aproveitando do bafão anterior pro jogo se destacar mais, aí de certa maneira eu até concordo que é meio forçado. Mas assim… indiferente dos artifícios que usam ou não para o jogo aparecer mais, acredito que isso não seja motivo pra tanto discussão entre fãs e a Naughty.

    • The Punisher
      18/12/2012

      Usando ou não desse tipo de artificio para divulgar o que quer que seja seria realmente lamentável. Esse é o tipo de coisa que uma subcelebridade faria para continuar ou ser relembrada na mídia.

  16. July
    18/12/2012

    Affe, nada a ver isso de mulher na capa vende menos. Por acaso realizaram uma pesquisa pra constatar tal fato? Tomb Raider então não deveria vender, afinal, tem mulher na capa…

  17. Sovereign
    18/12/2012

    Preferia a Ellie anterior, essa remodelacao ficou sinistra. Quanto a capa, qual problema em colocar a menina em destaque? Querem achar chifre em cabeca de cavalo? So sei que comprarei o jogo, esse e o novo tomb raider estao na fila so aguardando o lancamento.

  18. Erik
    19/12/2012

    The last of us é um game q quero jogar muito, curto muito jogos coop assim, não coop 2 player jogando, mas esse tipo de coop ai um player e um npc, pena q é so para ps3, esa onda de exclusivos é meio chata, meio q força a compra o console para jogar o jogo, espero q n seja ruim rsrsr

    • Hélio
      20/12/2012

      Os exclusivos de firsts sempre vão existir pq é exatamente o q a dona do videogame quer: vender o VG pra vc por causa do exclusivo X ou Y.
      Isso nem adianta reclamar, nenhuma empresa vai deixar de fazer esse tipo de promoção do seu game.
      Comprando o PS3, vc terá à sua disposição: GT5, MGS4, GOW 3 e Ascension, 3 Uncharteds, 2 Yakuzas (Dead Souls é o terceiro mas nem conta, muito ruim), Heavy Rain, Infamous 1 e 2, séries Resistance e Killzone, LBP 1 e 2, Heavenly Sword, Tales of Graces F, The Last of Us, Beyond: Two Souls e muitos outros.
      Um PS3 atualmente é um investimento q vale cada centavo.

      • The Punisher
        20/12/2012

        Vários fatores fazem do PS3 um console que vale mais a pena do que os outros, não somente seus games e/ou franquias exclusivas, entre os fatores de vantagem do PS3 sobre seus concorrentes é seus jogos serem em mídia Blu-ray que todo mundo já sabe tem capacidade de armazenamento bem superior às outras mídias físicas fazendo assim com que seus games sejam em apenas uma mídia não precisando assim trocá-la para continuar o jogo, isso me faz lembrar uma de parte no Metal Gear Solid 4 em que o Otacon fala para o Snake após derrotar a Crying Wolf para trocar o disco e depois ver que não há necessidade por estar usando o Sistema PS3 que é em Blu-ray. Foi o que me fez optar pelo PS3 assim podendo também poder usá-lo como reprodutor de Blu-ray.

        • Soldado Rock
          20/12/2012

          Vocês tem razão, tenho um 360, mas os exclusivos do PS3 são muito superiores, e para mim o único exclusivo épico do 360 é o Gears, o 360 leva vantagem nos multis que tem melhor gráfico e na rede online, por mais que seja paga, o valor cobrado pela Live não é alto, e o serviço é excelente.

          • Hélio
            20/12/2012

            Eu gosto do 360 tbm, acho bom o fato dele ter bons JRPGs e The Witcher 2, q não saiu no PS3 (não tenho PC de jogos).
            Estou aproveitando agora q já joguei os exclusivos do PS3 pra aproveitar a gameteca do Xbox e acho ele legal tbm. É um bom complemento para o outro console q possuo.

          • Erik
            20/12/2012

            -Hélio
            Nossa qnt exclusivos, compensa comprar so por causa dos exclusivos.

            -Soldado Rock
            gears 1,2 e 3 são meu sonho de game, rsrs n vejo a hora de ter um xbox, porem com a chegada do The last of us fico na dúvida, acho melhor comprar o x360 pelo fato dos jogos serem baratos, e o ps3 só pelos exclusivos

          • andre
            25/01/2013

            NÃO VEJO NADA MELHOR NOS MULTIS NO 360 A MAIORIA SÃO IGUAIS ALGUNS O PS3 GANHA E ALGUNS O 360 MAS A MAIORIA É IGUAL O FF13 E CASTLEVania do ps3 dao um banho no do 360 essa é a verdade

        • The Punisher
          20/12/2012

          Pois é e, olha ainda o vi no site Gamespot “A franquia Metal Gear não é a única série que se estabeleceu que optou por ignorar o Wii U. BioShock Infinite, Borderlands 2, Dead Space 3, Resident Evil 6, Lego: O Senhor dos Anéis, e Metro: Last Light não aparecerá no consolar. Além disso, não está claro se Crysis 3 ou Battlefield 3 será lançado para o sistema.” Isso numa notícia em que diz que os produdores não andam pensando em lançar Metal Gear Rising: Rvenge para o console. Ao que parece de que o Wii U teria jogos para os hard gamers vai ficar só na promessa mesmo.

          • Soldado Rock
            20/12/2012

            Não sabia dessa Punisher, mas como o Wii U será hardcore se ele é apenas um pouco superior aos consoles atuais? É só pensar no futuro, quando for lançado o RE7, Dead Space 4, GTA VI, MW 5, e outras franquias hardcore, duvido que teremos esses jogos para o Wii U, ou terá, mas em uma versão inferior, pode até ser o líder de vendas o que acho que não acontecerá, mas para hardcore não será, vou ficar entre Sony ou Microsoft.

  19. Soldado Rock
    19/12/2012

    Eu gostei muito da capa, com a Ellie na frente demonstra que o jogo é mais de sobrevivência, se o destaque fosse o Joel passaria a informação de o jogo ser mais voltado a ação e a garota ficaria como uma simples ajudande ou como alguém que o Joel teria que salvar, claro, o que eu comentei é com base no que eu já li e e nos textos diz que esso jogo será de sobrevivência mesmo, só espero que não caia munição dos corpos dos inimigos e dinheiro.

    Gosto muito dos REs, não vejo problema os corpos se decompondo rápido, dá para usar a desculpa de ser um efeito do virús, mas aí dessa composição resultar munição, dinheiro ou pontos? onde está a lógica? acho que o ponto chave deste jogo está nisso, dinheiro por exemplo, nas roupas dos corpos, em gavetas, dentro ou não de uma carteira, armas e munição em lojas especializadas ou escondidas em móveis das casas, que certamente estarão abandonadas, tendo esse cuidado esse jogo tem tudo para marcar essa geração, pois pelos vídeos que vi na parte técnica já está garantido.

    • andre
      25/01/2013

      hardcore não tem nada a ver com hardware cara e quem disse que tais consoles vai ser la diferente ao tudo que vi essa tal proxima gen mudara pouca coisa em grafico senão estariam mostrando j algo muito diferente quem acha que os demais consoles que nem anunciado foram vai ser diferente dos demais vai cair do cavalo .

  20. MrHertz
    21/12/2012

    voces tem q entender que capa de videogame é uma coisa que vai ser vista por varios públicos, tipo:

    1) pessoas que ja estavam acompanhando o jogo desde os rumores
    2) pessoas que viram por acaso e começaram a gerar interesse
    3) pessoas que mal sabiam da existencia, mesmo com toda propaganda, e viram o jogo em uma loja de game qualquer.

    Então a maioria de voces aqui do blog está no nivel 1, e alguns no nivel 2, mas tambem temos o nivel 3 pra considerar, porque eles nao estão aqui entre nós no blog, mas eles são responsaveis por parte das compras tambem.

    E sim, pegar um jogo grande como esse, e colocar uma menina com cara de triste na capa, vai certamente enfraquecer a venda do produto.

    Entao melhor mostrar que tem um personagem bom de briga e adulto, que terá maturidade e vivência pra encarar toda problemática da sobrevivência de uma catastrofe, e ao mesmo tempo serve de guia para voce que é adulto entender que na maior parte do tempo voce supostamente estará controlando um adulto como voce, e nao uma criança no meio dos escombros.

    claro que todos aqui sabem que o jogo nao parece tratar a coisa dessa forma como falei no paragrafo anterior, mas quem nao tem tanta informacao sobre o jogo, vai pensar mil coisas diferentes, entao a capa tem q TENTAR passar uma informação única pra todas as pessoas que a verão, mesmo nós sabendo que cada pessoa que ver a capa irá ter uma interpretacao ou mesmo impressões diferentes, e isso pode significar um SIM ou NAO na hora de gastar seus 60 dolares, ou 200 reais no produto.

    • The Punisher
      21/12/2012

      Informação sobre o que quer que seja na internet é o que não falta, sobre algum game então nem se fala, não importa se a pessoa está acompanhando ou se está sabendo desde o início do que se trata, basta ter o mínimo de interesse e o mínimo de boa vontade e ir atrás destas informações.

    • Soldado Rock
      21/12/2012

      Mas esse é um diferencial desse jogo MrHertz, em minha opinião se a capa for com o Joel em destaque, passará a impressão de mais do mesmo.

  21. MrHertz
    21/12/2012

    punisher, voce nao pode obrigar alguem que acaba de ver uma capa, assim do nada, a ir na internet e procurar todo tipo de informacao.
    simplesmente nao se parte deste principio.

    alias, voce nao pode agir como se esse comportamento fosse regra, e sair condicionando a mostragem de um produto por conta disso. ainda mais um produto que vai ficar em uma prateleira ao alcance de qualquer pessoa. sao questões de comportamento de consumidor, e publicidade.

    se tu vai vender teu jogo so pela net, fica mais facil conduzir como vc pensa, porque voce ja dará informacao direto junto com o jogo, mas produto de prateleira, ae a coisa muda.

    Se o cara quiser mais informacao, ae sim ele faz isso, mas caso contrário, ele pode querer apenas a informação rápida, entao o que vai ser informado na capa tem que agradar mais a quem nao conhece nada, porque os que ja conhecem (e ja compraram a ideia do jogo so pelos videos na net) irão comprar o jogo mesmo que a capa so tenha as letras brancas num fundo preto.

    ……..

    Soldado Rock, eu tou a par do jogo tambem. mas a ellie mais ta pra uma curiosidade (até o momento), do que pra um item super valioso do jogo. Até onde posso ver, ta sendo curioso ver como fizeram o jogo de modo q ela participe e interaja como se fosse outro jogador, mas enfim isso em si nao é o jogo.

    O problema mesmo é em passar isso pra quem jamais viu nada, ou viu pouco.

    O certo mesmo é por os 2, ja q são parte integrante do jogo todo. Mas jamais dar a entender que o Joel terá ser a babá da ellie o jogo todo.

    Essa seria minha abordagem pra capa.

    • The Punisher
      21/12/2012

      Isso que você diz não tem nada a ver, essa sua colocação de dizer que alguém é obrigado ou não a procurar informação sobre o que lhe interessa essa sua colocação que é equivocada, a não ser que, não estejamos falando de um gamer de verdade e sim um pseudo gamer ou aquele tipo de pessoa que só quer algo pra curtir na hora zerar e depois passar pra frente vendendo ou trocando por ou jogo, ou o tipo que julga um produto por sua embalagem ou capa ou então pais mesmo que não se importam com o que estão comprando para seus filhos, porque gamer que é gamer vai sim atrás de informação daquilo lhe instigou a curiosidade, daquilo que lhe interessa não vai comprando logo de cara só porque achou a capa legal ou bonitinha. Nesses primeiros casos, aí sim você pode chegar à conclusão de que não há principio ou regra.

      • mrhertz
        22/12/2012

        cara, o jogo é um produto que está a venda… quem compra é “comprador”. e so, para por aê.

        esse negocio de pseudo gamer, gamer A, B, C. isso ae é entendimento seu. são valores atribuídos e aceitos por voce mesmo, e nao ha qualquer obrigacao de qualquer outra pessoa reconhecer isso.

        entao um cara que é casual, que joga so pra ver tiro na tela, voce vai dizer q ele nao é gamer? porque? so porque ele nao joga do jeito que voce?

        para com isso de achar que existe algum tipo de honra no cara ser um bom gamer, que ele tem q procurar tudo, estar ciente de todas as novidades, porque isso nao existe. são valores só seus, que interessam somente a você e seus amigos, possivelmente.

        esse post do blog é sobre vendas, e é disso que tou falando, so da venda. é você chegar num canto, olhar alguma coisa em meio a mil outras, e aquela coisa provocar em voce motivos de decidir comprar aquilo, seja pelo motivo que for.

        nao tem isso de que o cara é menos ou mais jogador que outro. quem vende jogos nao ta interessado no que voce é, mas somente em causar uma boa impressao em voce, e concretizar a venda. somente isso, nada mais.

        é bom lembrar que essa reportagem aqui ta relacionada ao fator de venda. e nao a estudo ou relacao de qual jogador tem qual comportamento.

        • The Punisher
          22/12/2012

          Não me venha com essa meu caro de dizer que estou me julgando melhor ou superior a quem quer que seja não coloque palavras na minha boca ou pensamento se você tem essa interpretação ou esse pensamento errado sobre mim realmente eu só lamento se tem uma coisa que nunca fui na vida é uma pessoa prepotente ou arrogante, aliás, meu caro pra ser bem sincero contigo você parece que só está querendo contornar e justificar os preconceitos dos comentários, mostrados e ditos no post pela Aline e se está se referindo a venda ou ao post como você diz ser refere aos preconceitos de quem deve ou não ficar a afrente na arte da capa. Pra lhe ser bem franco também amigo pouco me importa o julgamento que você faz sobre mim, afinal não lhe devo nada, tu não me ajuda a viver e muito menos paga as minhas contas, me julgue e faça a interpretação que tu quiseres sobre mim ok?!

          • Juliano
            23/12/2012

            caramba mano, como a falta do que fazer deixa as pessoas com um pensamento tão atrofiado que só o que pensa no final das contas é ofender, ou se ‘defender’, assim é difícil captar a ideia dos outros quando a pessoa discute pra ter a razão e não consegue ao menos ler e entender

    • The Punisher
      21/12/2012

      Eu mesmo poderia estar esse nível 3 a qual você diz anteriormente chegando a uma loja vendo um game que não tinha ouvido falar ainda e achar a capa dele legal e tal, mas seria inconsequência de minha parte comprar algo um produto que eu não tenha o mínimo de conhecimento ou informações sobre, isso serve para várias coisas não só para games, como eu falai mais acima seria o mesmo que comprar um livro o julgando pela sua capa e não pelo seu conteúdo que é sem dúvida o mais importante, isso além de inconsequente seria um preconceito de minha parte. A não ser que estivesse nesses patamares que eu disse (pseudo gamer ou aquele tipo de pessoa que só quer algo pra curtir na hora zerar e depois passar pra frente vendendo ou trocando por ou jogo, ou o tipo que julga um produto por sua embalagem ou capa ou então pais mesmo que não se importam com o que estão comprando para seus filhos) no caso trocando o game pelo livro ou vice-versa.

    • The Punisher
      21/12/2012

      Aliás, preconceito foi exatamente o que gerou essa “polêmica” de quem deve ou não ficar na frente da capa!

    • The Punisher
      22/12/2012

      É ou seria precipitação ou ingenuidade demais alguém comprar algo sem o mínimo de conhecimento daquilo e ir só pela embalagem e/ou capa e, se tratando de games, as análises, preview ou review existem exatamente para isso para ajudar o gamer em sua decisão para não acabar comprando algo que vá se arrepender depois e, mais precipitado ainda é dizer já tem ir logo acessando a internet em seu celular, tablete ou ir correndo para sua casa ou um lan house para isso como se fosse obrigado a fazer na hora que viu aquilo que lhe interessou. Eu pelo menos não quis dizer isso você que interpretou assim. Mas que seria muita precipitação e ingenuidade da pessoa já ir comprando assim que viu só porque achou à capa “maneira” ou legal isso realmente seria.

    • Juliano
      22/12/2012

      cara até cansa ler e nem li tudo que vocês falaram mas por 3 linhas de cada argumento já deu pra notar que mrhertz entende todas as variáveis que rolam em torno do marketing de um jogo, nem todo comprador é um gamer compulsivo e interessado no assunto para sempre levar as melhores vantagens, existem vários países de diversas rendas e culturas

      • The Punisher
        22/12/2012

        Pois é Juliano, como você mesmo disse “diversas rendas e culturas”, pessoas daqui do Brasil não tem a mesma renda de um país de 1º mundo pra chegar a comprar um game em lançamento caríssimo, o que justifica mais ainda de que seria insensato precipitado e ingênuo comprar uma game logo de cara assim que o vê só pela arte da capa para depois se arrepender!

      • The Punisher
        23/12/2012

        Pra mim cerebro atrofiado e falta do que fazer Juliano é quem distorce as palavras ou pensamentos dos outros e fica querendo usar isso contra a a pessoa a julgando e ofendendo!

  22. Hélio
    22/12/2012

    Na minha opinião o fato da Ellie estar triste e ser só uma menina não interferiria em nada na publicidade da capa. Acho q, pelo contrário, desperta um interesse do jogador pq se fosse só o Joel talvez pensariam: “mais um jogo com um barbudo fodão”. Acho bem mais interessante mostrarem uma relação entre ambos ao longo da jornada pela sobrevivência.
    Tbm não interpreto uma capa dessas como “Joel é babá de Ellie”. Pra mim, parece mais uma dupla legal, talvez pai e filha.

    • The Punisher
      22/12/2012

      Isso é e foi um dos meus pensamentos também Hélio!

    • The Punisher
      22/12/2012

      Já não chega Chris Redfielde e CIA?! Isso só me faz lembrar do filmes do Stallone e o demais brucutus/trogloditas de Hollywood.

    • Soldado Rock
      22/12/2012

      É isso aí Hélio, muitos jogadores hoje em dia não tem sensibilidade para games que fogem a regra: tiro+pancada, um exemplo é Okami, um jogo maravilhoso e emocionante que poucos se interessaram.

      • mrhertz
        22/12/2012

        pois é… e qual o benefício do okami ser tudo de bom, se pouca gente se interessou, como vc falou???

        de todo jeito o jogo tem q vender, e sobre a venda voce vai ter de ouvir profissionais de venda, do marketing, da publicidade.

        é sobre isso que se trata esse post. afinal, o jogo DEVE vender, se nao num tem mais continuacao, e menos ainda empresa viva pra fazer a segunda parte.

  23. Soldado Rock
    22/12/2012

    Eu entendo essa parte do marketing, mas a proposta do game é de algo desolador, e com a Ellie em destaque passa essa impressão, quem o adquirir já vai saber disso, acho que não irá vender pouco por conta da capa, quem não o adquirir por causa disso vai é perder um grande jogo(pelo menos essa é a promessa), já comprei alguns jogos pela capa e me arrependi.

    • The Punisher
      22/12/2012

      Ihhh Soldado Rock, já fiz muito isso até a minha adolescência, só na época de ouro dos consoles e games não se corria tanto o risco de “jogar dinheiro fora” e se arrepender com o game que se comprava, pois os games em sua grande maioria eram realmente bons, divertidos e etc., não era igual ao que se ocorre hoje em dia em que se priorizam mais o visual como a própria arte da capa em si, o visual do game no caso os seus gráficos e se esquecem do restante que é o mais importa e que seria justamente o que faria o game vender mais.

      • Soldado Rock
        22/12/2012

        Pois é Punisher, quando eu não tenho muitas informações do jogo eu jogo antes de comprar, só confio quando vejo gameplays e o estilo for bem interessante e em franquias de qualidade garantida, como GTA e Dead Space, fora isso eu testo sempre.

        • mrhertz
          22/12/2012

          certo, soldado. mas ae esse é teu comportamento. eo jogo ta sendo vendido pra todas as pessoas, e como tal, nao ha uma regra de comportamento a ser seguido.

          tem gente que simplesmente compra pela capa… tem quem testa 1, 2x e compra, tem todo tipo de gente.

          e quando tu vende, tu tem q pensar mais em quem ta indeciso, e nao em quem ja ta dizendo q o jogo é a melhor coisa do universo, mesmo antes do jogo ter saído, sacou.

          o problema é q vcs tem q aceitar que existem todos os tipos de comportamentos de consumidor, e ninguem é obrigado tomar o de voces como cartilha, entao por isso quando vc faz uma capa, tem mil coisas a pensar.

          somente a título de curiosidade… houve um estudo que citou que a media de tempo pra o nome de um carro novo ser elaborado é 1 ano.

          trabalho com publicidade, e todo dia tenho q fazer banners, informativos, outdoors, tudo isso pra vender produto pra todo tipo de gente, e voces nao fazem ideia de como pega o processo de voce escrever uma simples frase em um cartaz.

          tu tem q ler e reler pra ver se a informacao nao gerou outro sentido, e por ae vai. e olhe que isso é uma peça de 400 reais….. imagine entao um jogo de 30 milhoes.

          é peso, veio.

          • Soldado Rock
            22/12/2012

            Te entendo mrhertz, sei que tem vários tipos de jogadores e consumidores, mas não temos muitas informações desse jogo, mas digamos que esse jogo seja bem de sobrevivência mesmo e você use no máximo uma pistola e uma calibre 12, e que tenha pouquissímas munições dessas armas e esse fato o limitaria a usar praticamente armas brancas ou pior, fugir o tempo todo, daí eles fazem a capa apenas com o Joel, a pessoa leva em conta apenas a capa e compra o jogo, chega em casa coloca o jogo no console e se depara com a garota o acompanhando e com as limitações do jogo, mas esse jogador comprou o jogo apenas pela capa e pela capa pensou: o cara vai meter o terror e viu que o jogo é algo diferente ou seja, foi enganado pela capa, é a isso que nos referimos.

            Sei que as produtoras precisam fazer lucro, mas acho a capa excelente pois mostra exatamente como o jogo deverá ser mesmo, mostra a esência do jogo e sabemos que jogos com propostas diferentes não fazem muito sucesso, independente da capa.

  24. HaPa
    24/12/2012

    PQP 0,5% das pessoas compram um jogo pela capa! ja ouviram falar do youtube? digita o gameplay do jogo e ponto final! que discussão idiota!o mundo e o que é, não vai ser uma capa de um jogo que vai mudar os conceitos de uma pessoa! em relação a proposta do jogo esta bem claro que os personagens se completam no mundo caotico proposto pelo tema, ou seja, tanto o joel quanto a menina triste whatever tem a mesma importancia na narrativa!

  25. The Punisher
    24/12/2012

    Dizer que alguém hoje em dia vai comprar um game na hora assim que o viu somente porque achou a capa “maneira”, bonitinha ou legal é tão precipitado, absurdo e ridículo quanto dizer que um game do gênero de The Last Of Us é jogo casual para jogador casual que só quer sair dando tiro na tela a torto e a direito. Isso é até uma ofensa para um jogador seja ele casual ou não é como se o estivesse chamando de estúpido descerebrado ou bocó ou o considera como uma criança porque nem um adolescente hoje em dia faria uma coisa dessas. E tem mais, se um cara um jogador casual como foi dito aí vai querer simplesmente sair dando tiro a esmo ele que compre um jogo estilo arcade como um The House Of The Dead ou um FPS para jogar online com outros, ou até então adquira um console em que não faltam jogos casuais como os da Nintendo.

    PS.: Encerro por aqui minha opinião sobre o post e me reservo ao direito de não dizer mais nada já que tem algumas criaturas aqui que estão agindo como advogado de acusação e/ou promotor distorcendo minhas palavras e as usando contra mim.

  26. HaPa
    24/12/2012

    Last of us pode ser alvo de jogadores casuais não vejo porque não, todos nos sabemos que a capa faz parte do marketing, mas é totalmente insano alguem comprar um jogo unica e exclusivamente por causa da capa. Tomb raider vem ai e vao tirar a lara da capa porque não vende!! toda essa ideia feminista do post não faz o menor sentido

  27. Carlos Alberto
    25/12/2012

    O Antes estava beeeeeemmmm melhor!! detestei a versao modificada… já não gostei… se ela parece ou nao com a menina… eu acharia melhor pagar uma ponta = $$ e fim de papo!!!

  28. 26/12/2012

    A primeira versão da Ellie era bem mais bonita.. hahaha!
    Esse é um jogo que aguardo desde o primeiro trailer! Promete!

  29. Full Moon
    27/12/2012

    A versão anterior da Ellie tava melhor…

    Mas uma coisa eu tenho que dizer essa atriz Ellen Page deve estar com auto-estima lá em cima rsrs
    Com dois jogos estampando a cara dela em seus personagens.
    Essa menina ta requisitada rsrs

    • Hélio
      28/12/2012

      Na verdade não tem dois jogos estampando a cara dela. Só o Beyond: Two Souls. A atriz de The Last of Us é a Ashley Johnson.

  30. 03/01/2013

    Mulher na capa não vende? Lara Croft manda abraços a quem quer que seja o infeliz que tenha solicitado a Naughty Dog a colocar a Ellie mais atrás…

  31. xxx
    04/01/2013

    achei um mal sinal quando retiraram o coperativo campanha. Vai ser um uncharted mais sombrio e sem humor.O hardware do ps3 não tem mais para onde ir e não suporta coperative campanha como x360( resident 5 quase o ps3 queima para rodar de 2 e o próprio gears com split screen os gráficos ficam mais quadrados e borrados). Com o x720 chegando ae, watch dogs, tomb raider , não sei se irá ser tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo isso que os sonystas esperam. E o “the last guardian”? já cancelaram o kingdoom hearts 3 …só vai para ps4 mesmo?

  32. xxx
    04/01/2013

    nossa ajeitem meu “mal”ae kk só foi falar do ps3 xD

  33. Gabriel
    07/01/2013

    Só não entendi o motivo de ter dito que a proposta do jogo é meio batida, quantos jogos existem hoje que colocam você num mundo pós apocalíptico? Hoje em dia o que tem mais é Call of Duty. E pelo contrário, eu acho que deveriam ter mais jogos que lidam com esse tipo de assunto, como o I Am Alive (o que foi meio que uma decepção, já que não era o que mostrava no primeiríssimo trailer), Metro 2033, Fallout 3 e The Last of Us.

    • Aline Carvalhal
      11/01/2013

      Gabriel, o que eu quis dizer é que o jogo tem uma premissa meio batida, mas como eles vão trabalhá-la aí sim está a chance de se ver originalidade. Concordo com você que deveriam ter mais jogos com esse assunto e de preferência inovando cada vez mais no estilo =]

  34. 11/01/2013

    Personagem parecida com fulana? Se o jogo vende mais pela capa? Sexismo?

    Na minha época, “polêmica” era se um jogo fosse ruim… Tempos modernos. =]

    • Aline Carvalhal
      11/01/2013

      Tárcio, acho que tem tanto jogo ruim atualmente que nem dá mais para fazer disso uma polêmica! hahahaha Mas você tem razão, antigamente era bem diferente =]

      • 15/01/2013

        Pra mim podia ter o chupa-cabra na capa! Aquele gameplay de 15min que os caras liberaram são mais que suficientes para decidir se vai querer comprar o jogo ou não (para quem assistiu pelo menos 3min, a resposta só pode ser SIM)!

  35. helinux
    24/01/2013

    ¨Eu sinto que eles não colocam mulheres nas capas porque tem medo de não vender…¨é uma lógica que sempre prevalecerá tanto em games como em filmes,,,,mas é melhor do que ver um homem na capa!!!!!belo post!!!!

  36. luciano
    24/06/2013

    A mudança nem foi tanta assim ja joguei esse jogo e digo a mina continua a cara da elle page e impressionante ate o jeito a linguagem de juno kkkk o jogo e muito foda

  37. Frank
    04/08/2013

    Com certeza não, justamente o que caracteriza o jogo é a Ellie, sem ela seria totalmente diferente, se tem alguém que deve ficar na frente da capa esse alguém é ela!! De qualquer modo, é o melhor jogo que já joguei, com uma história interessante e que acaba valorizando a proposta.

  38. bernardo
    22/10/2013

    eu acho so por causa dela ser uma menina não significa que se ela tivesse na capa o jogo iria vender meno pelo contrario

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.