Uncharted 3: Drake’s Deception

Tags: naughty dog, playstation, PlayStation 3, ps3, Sony, Uncharted, uncharted 3: drake's deception

FINALMENTE CHEGOU! Depois de tanto esperar pela terceira parte da jornada de Nathan Drake (seu lindo!), finalmente Uncharted 3: Drake’s Deception chegou arregaçando com tudo!

História

Começamos o jogo com Drake e Sully entrando em um bar indo de encontro a um almofadinha que lhes entrega uma maletona de dinheiro pelo anel que cansamos de ver pendurado no pescoço de Drake. Ao descobrirem que o dinheiro da maleta é FALSO, eles cancelam a troca e a pancadaria começa. Depois de descerem o cacete nos capangas no chatinho, eles saem do Bar e são surpreendidos pela véia Katherine Marlowe, que está há ANOS procurando o anel de Francis Drake, o tal anel no pescoço do nosso gatão.

Katherine Marlowe

O que eu achei bonitinho foi jogar com o Nathan novinho, há 20 antes de Uncharted 3, quando ele encontra Sully pela primeira vez (noviiinho) e, curiosamente, ambos estavam à procura do mesmo objeto: o tal anel de Francis Drake. Dá pra ter uma noção em torno do quê gira o enredo do jogo, não?

Gráficos

Os gráficos estão melhores que os do jogo anterior.Chloe não está tão com cara de traveco e com olho esquisito, a Elena está mais bonitona, Nathan também (vem ni mim), assim como os outros personagens estão bem feitos, PORÉM, acho que a Naughty Dog deve ter uma tara por personagens com olhinhos caídos que nem cachorro cagando debaixo da chuva, já que a maioria dos capangas da Tia parece que tem a mesma CARA, mas isso são detalhes.

Chloe bonitona

Os cenários do jogo merecem o mesmo destaque de Uncharted 2: Among Thieves, já que continuam enormes, agora com mais lugares para nos esconder, e sempre bem detalhistas. Tem uma parte do cenário na França no começo do jogo que mostra uma cachoeira que PQP, está PERFEITA!!!

Jogabilidade

AÍ QUE O JOGO PECA! Infelizmente encontrei BUGS no jogo (Naughty Dog, trate de lançar um patch pra baixarmos e arrumar isso, tá?) como o NPC (non-playable character, ou o personagem que o computador controla) do meu aliado conseguir me encurralar na parede ao me acompanhar pelo cenário e eu não conseguir sair, ou apertar o triângulo e dar pause do nada (WTF? Pelo pedaço do jogo não sei se foi de propósito ou bug, mas enfim…) demorar pra responder comandos, entre outros.

Outra coisa que me emputeceu também foi o fato de ter um tesouro quase LAMBENDO  a minha cara, eu VI que estava lá e CADÊ O COMANDO PRA EU PEGAR?? Outra coisa que achei ruim também foi o fato de eu escalar o cenário e, quando vou pular pra um outro lado pra eu me pendurar, eu CANSO de colocar o analógico pro sentido contrário e NADA do Drake pular, um saco!

Com esses “poucos”, porém irritantes, falhas no controle, a jogabilidade é boa… quando não se é tão DESESPERADO(A) que nem eu.

Dublagem

Chegou a parte polêmica de Uncharted 3: como está a dublagem em português?

Bom, no começo eu estranhei bastante, já que estou acostumada em jogar tudo em inglês e achei a dublagem meio “porca”, mas depois de alguns minutos de jogo você acaba acostumando com a dublagem. Não sei também se, no decorrer do trabalho os atores foram se soltando mais, tornando a tradução um pouco mais natural, mas chega uma hora eles falam até coisas meio toscas que costumamos ouvir no cotidiano, como “Vou ir por aqui” (doeu meu ouvido quando ouvi isso, mas tudo bem), e essas coisas.

O que vi que o pessoal anda reclamando MUITO é dos palavrões gratuitos. Sério, se você tem criança pequena em casa ou mamãe não gosta de coisas com palavrão, jogue com as vozes originais, pois “Porra!” e “Merda!” serão seus companheiros por toda a viagem. Se você não se convenceu se a dublagem PT-BR ficou boa ou não, joga a versão original e seja feliz!

Trilha Sonora

A trilha é o mesmo estilão dos jogos anteriores: bem orquestradas, e com uma grande variedade de músicas que cabem perfeitamente com cada cenário que passamos e situações que Drake enfrenta. Nota 10.

Multiplayer

O Multiplayer de Uncharted 3 não está limitado somente a jogar Co-op de um PS3 para outro localizado bem longe de você: agora temos o modo multiplayer Co-op que pode jogar você e um(a) amigo(a) no mesmo console, em split screen. Além do mais, podemos jogar do mesmo jeito online. Infelizmente só testei um pouco do co-op com o namorado e uma partida Deathmatch (mata ou morre) online.

Em Uncharted 2, se bem me lembro, não podíamos escolher a aparência dos nossos personagens no multiplayer online: tanto vilão quanto herói, a sua “pele” era escolhida aleatoriamente. Agora você pode selecionar o personagem que quer usar (alguns bloqueados dependendo do nível que você se encontra ou o tanto de dinheiro que você arrecada a cada partida, personalizar as roupas, armas, provocações, entre outras coisitas.

O que gostei do multiplayer de Uncharted 3 é que não demora muito pra conectar ao servidor, GRAÇAS A DEUS!!! Em Uncharted 2 às vezes precisava de uma reza brava pra conseguir conectar e depois pra conseguir alguém pra jogar com você (ficava eras procurando), mas consegui conectar rapidinho e achei jogadores na mesma velocidade. Tudo bem que o fator “jogo novo e todo mundo tá jogando online” conta, mas mesmo assim fiquei satisfeita. E lag foi quase o mínimo, mas preciso testar mais um pouco pois só joguei com brasileiros. Yay!

E aí? Vale a compra?

Olha, vale MUITO a compra. Independente da dublagem PT-BR ruim (é só deixar no original mesmo, isso é o de menos) e umas bobeiras na jogabilidade (que creio que vão lançar um patch que corrija isso… espero), o jogo prende a atenção pelo enredo e os puzzles que já estamos acostumados a resolver desde o primeiro jogo, sem falar nos gráficos que estão muito bons mesmo.

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
53 Comentários em "Uncharted 3: Drake’s Deception"
  1. Carcaju
    28/11/2011
  2. 28/11/2011

    Eu sempre achei Uncharted uma série completamente overrated, e o post da Cla só fez com que eu, de fato, confirmasse isso.

    Sim, o enredo é ótimo, a dublagem é ótima, os gráficos são lindos… Mas, glitches de jogabilidade? Sério? E eu vi um gringo comentando que o que mais incomoda ele na série, no geral, são as animações. Ele chegou a comentar que os personagens parecem “gansos” correndo.

    Sinceramente, eu não consigo ver a série Uncharted, como conjunto da obra, como melhor que a série Resistance (comparação entre franquias exclusivas, só pra constar). Acho que Resistance só perde claramente para Uncharted no nível gráfico, porque de resto tá pau-a-pau.

    • Hélio
      28/11/2011

      É, realmente opinião é igual vc sabe o q, cada um tem uma! Impressionante, jamais passou pela minha cabeça ver alguém dizer isso de Uncharted!

      • 28/11/2011

        Começa a ler os comentários do Kotaku (do americano, não do BR). Lá tem MUITA gente que critica Uncharted e outras séries hiper aclamadas de forma válida. ;)

        • Hélio
          28/11/2011

          Boa dica, Bruno! Agora já sei aonde eu NÃO IREI, pois amo Uncharted e discordo absolutamente de tais comentários! ;)

          • 28/11/2011

            O fato de você discordar de tais comentário não os torna inválidos, só pra constar. Uncharted é, de fato, um puta jogo, mas tá longe de ser perfeito. E eu, que não gosto de temática medieval, me atrevo a dizer que, no conjunto da obra, Skyrim é um jogo melhor e um candidato bem mais plausível a GOTY do que Uncharted 3. ;)

          • Hélio
            28/11/2011

            De fato, não é inválido pra quem pensa assim. Pra mim, Uncharted é a série mais bem feita e melhor de todas criadas nesta geração.
            Posso citar desde a movimentação de Drake, q é muito bem feita, pois ele pisa de acordo com os relevos do chão, toma impulso antes de saltar, se desequilibra, se curva, etc., tudo de acordo com a situação.
            Posso citar tbm o belíssimo trabalho gráfico (seguramente o top da geração), a história simples mas muito cativante e recheada de personagens ultra carismáticos, o gameplay q melhorou tudo q foi visto em Gears of War e ainda acrescentou combate corpo a corpo muito bem elaborado e divertido, etc. A trilha sonora tbm é um primor, nunca me senti tão dentro de um “jogo-filme” de ação qto com Uncharted.
            Mas fazer o q, né, acho q todo grande sucesso atrai muitos adoradores e tbm muitos haters!

          • 28/11/2011

            Quer dizer que se a franquia é um sucesso, todos os que criticam (muitas vezes de forma bem feita) são haters?

            Ok, então. Skyrim é um sucesso, você só critica o jogo, e automaticamente eu estou classificando você como um hater de Skyrim. E daqui pra frente é essa a classificação que eu dou pra você quando ver você criticando algo que você não gosta. Afinal, se pra você críticas dessa natureza são inválidas porque “Uncharted é a série mais bem feita e melhor de todas criadas nesta geração” (na sua opinião, que fique bem claro), suas críticas à jogos como Skyrim e Dark Souls também se tornaram inválidas, mesmo que sejam construtivas. Afinal, se não vale pra você, a recíproca é verdadeira, correto? ;)

          • Hélio
            28/11/2011

            Massao, vc provavelmente está tendo um mau dia, por isso relevarei suas ondas de ira.
            Se vc leu com atenção o q eu disse, verá q eu disse “De fato, não é inválido pra quem pensa assim”, logo concordei q as pessoas podem ter opiniões diferentes.
            Qdo falei de haters, estava me referindo apenas ao fato de q quase todo jogo muito famoso e aplaudido tem algumas fases:

            1º O jogo é lançado, elogiado e aclamado, ganha prêmios e é considerado referência por crítica e público;
            2º Ele ganha status de mega produção e fica ainda mais famoso e é considerado clássico da plataforma;
            3º As mesmas pessoas q se divertiram muito com o game anos antes começam a falar mal, procurar pelo em ovo e fazer muitas críticas non sense q não correspondem à verdade na maioria absoluta dos casos.

            Eu estou acostumado: Metal Gear Solid foi lançado e considerado clássico e perfeito e maravilhoso na sua época, depois de uns anos começaram a surgir pessoas denegrindo. God of War tbm, depois de todos se divertirem, a moda agora é falar mal; e Uncharted está passando pelo mesmo momento.
            Sinceramente, a única crítica q eu aceito sobre Uncharted é q ele não é original. Mas em todos os outros aspectos, ele é um game vencedor e muitíssimo bem executado. Jogabilidade perfeita, personagens muito interessantes, gráficos do melhor já visto e som idem. Se vc acha overrated, paciÊncia, mas overrated é uma obra q recebe elogios e prêmios q não merece, e Uncharted merece SIM tudo o q conquistou.
            Graças a Deus, Uncharted foi lançado e só vem melhorando, pois eu já estava bastante entediado com o rumo dos games e essa série só veio me trazer alegrias. Abraços.

          • 28/11/2011

            Eu não critiquei a série falando que é um lixo, que não presta e afins, tampouco condenei a indústria de games por causa de milhares de jogos que eu não gosto. Se você não gosta da maioria dos jogos que são lançados, bom pra você e para o seu bolso.

            Eu não gosto de Uncharted e sim, considero a série extremamente overrated. E sabe por que? Pelo ponto que você tocou: não é uma série original. A série pegou TUDO que tem de meia boca no mercado e aprimorou – e é esse o mérito do jogo. Se a série é merecedora de tudo quanto é award, não cabe a mim julgar, mas se levarmos em consideração que TODO CALL OF DUTY LANÇADO GANHA ALGUM AWARD, essa sua lógica é falha.

            E da mesma forma que eu acho a série Uncharted ótima, eu também considero ótimas as séries The Elder Scrolls e Demon’s/Dark Souls. Mas são dois jogos que eu também não gosto e, de certa forma, considero a galera que fica idolatrando Demon’s/Dark Souls pela dificuldade um tipo de overrating.

            No mais, você realmente quer que eu leia direito, vamos lá:

            O seu “De fato, não é inválido pra quem pensa assim” tem teor de exclusão. Você garante que quem crítica Uncharted só vai ter suas críticas válidas para quem aceita críticas, o que não é seu caso. Ou seja, como você mesmo disse, as pessoas podem ter opiniões diferentes, mas isso não significa que você vá aceitá-las. É só você ler direito seus próprios comentários (não só desse, mas de todos os posts do GoW em geral) e ver o quão “cego e surdo” às opiniões alheias você é. As pessoas não podem gostar de um jogo que você não gosta (ex: Skyrim) que você vai lá e critica, mas se alguém faz uma crítica à algo que você gosta, você tem que responder. Você precisa discordar. Você precisa impor sua opinião. É só ver essa continuação de comentários. Você não precisava ter respondido meu segundo comentário, que eu citei o Kotaku. Se você vai evitar o site porque não quer ler a opinião contrária à sua, não é nem um pouco necessário expôr isso. Você podia ter ficado quieto e ter evitado todo essa linha de comentários, assim como poderia ter ficado quieto nos posts sobre Skyrim e Dark Souls, afinal todo mundo conhece de cor o seu discurso “bla bla bla RPGs ocidentais não são bons e bla bla bla não fazem mais jRPGs como antigamente e bla bla bla jRPGSs tem mudado a fórmula por causa do câncer dos RPGs ocidentais e bla bla bla não tem mais narrativa”.

            Só pra reafirmar meu segundo comentário, a galera que comenta no Kotaku US é bastante crescida e, tirando um ou outro, eles criticam de forma bastante centrada os jogos – acredite, todos os jogos recebem críticas de uma forma ou de outra. Alguns dos leitores, inclusive, trabalham na indústria de games, o que torna as críticas deles muito mais válidas.

            No dia que você aprender a respeitar, de fato, a opinião dos outros sem querer impor a sua, eu tento debater contigo. Até lá, por favor, abstraia-se e tente não responder aos comentários que eu postar, ok? Principalmente se for referente a algum dos poucos jogos que você curta.

          • Hélio
            28/11/2011

            Deixe-me entender: vc está dizendo q eu não gostei da maioria dos jogos desta geração com q base? Vc me conhece? Vc realmente sabe o q eu joguei e o q eu não joguei? Conhece minha história de gamer, os consoles q eu possuo, qto tempo eu já passei na frente dos meus VGs terminando um game melhor do q o outro?
            Não vou citar todos os jogos q eu ADOREI nesta geração pq ficaria um post enorme, mas vc se baseia apenas no fato de q eu não curto shooters em geral e WRPGs pra me acusar de não gostar de quase nada?
            Pense direito em quem está sendo preconceituoso e precipitado.
            Se vc acha q não ser original é muito ruim e te faz não gostar de um jogo, então eu só lamento por vc, pq TUDO tem referências extras, até Mario teve influência de Donkey Kong e MGS foi baseado em filmes antigos protagonizados pelo Kurt Russell. Mas enfim, vc pode gostar do q quiser, não me interessa.
            Vc reclama q eu não aceito as críticas a Uncharted, mas quem disse q eu sou obrigado a aceitá-las? Eu aceito o q tem lógica e é coerente com a realidade. Dizer q Resistance tem a mesma qualidade q Uncharted exceto nos gráficos não é uma realidade. Não vou entrar nessa questão, se quiser discutimos depois os pontos. Se não quiser, mantenha sua opinião e não o importunarei.
            Da mesma forma q vc me critica por falar mal de RPGs ocidentais, coisa q eu parei (fiz um bom comentário sobre Skyrim hoje), vc vem aqui desmerecer Uncharted, dizer q é overrated e valorizar críticas a defeitos bobos como glitches q podem perfeitamente ser corrigidos por patches e 90% dos jogos têm. Se eu não posso falar nada negativo sobre um game, então vc tbm não pode, certo?;)
            Vc reclama q eu não aceito críticas, q eu tenho q responder, mas vc é o primeiro a provocar com frases nada cordiais. Exemplo? No post sobre multiplayer, eu estava ABSOLUTAMENTE QUIETO, NA MINHA, fazendo um comentário pessoal sem responder a ninguém e vc fez questão de responder q eu estava errado só por não achar Multiplayer algo prioritário, mas só um extra. Ora, é minha opinião, jogo SP desde q eu era uma simples criança. Pela sua lógica, entao não responda mais a ninguém se vc não concordar, certo?
            Quem está tentando impor um posicionamento é vc, q não aceita o direito democrático das pessoas de divergir nas opiniões.
            Eu respondi ao seu comentário do Kotaku pq da mesma forma q eles acham correto acusar Uncharted de N DEFEITOS, eu já zerei a série vezes suficientes pra ver o q realmente considero ruim (minoria) e o q eu não acho um defeito. Não preciso da opinião de users de lá pra me dizer como pensar, eu tenho cérebro pra isso. E só pq muitos no Kotaku trabalham na indústria, não quer dizer q eles são donos da verdade nem muito menos q Uncharted é uma série q não merece ser premiada, bem vendida e ter altas notas. Se vc não gosta, tudo bem, façamos assim: eu me divirto em Uncharted e em DMC4, GOW 3, Yakuza e todos as outras centenas de jogos q eu adorei nesta geração e não discutimos mais a respeito.

    • Clarice dos Santos
      28/11/2011

      Oi, dá pros dois pararem?
      Obrigada!

    • Juliano
      28/11/2011

      bah, vamos se respeitar pessoal, eu tava lendo a discussão aqui, mas ela tá muito grande, cansei de ler, euheuheuheuehueh

      mas sobre uncharted, realmente é o segundo jogo que me faz ter vontade de possuir um ps3(o primeiro seria Valkyria Chronicles), então eu diria que o jogo sim deve ser super interessantérrimo. Mas se acontecer como meu planejado, irei adquirir o próximo nintendo, pois eu gosto mais de jogabilidade propriamente do que história em jogos. E nunca enjoarei de jogar mario

  3. Leandro (Shady)
    28/11/2011

    Esse jogo realmente parece bom, ainda tem o tronco voador? algo assim rsrs

    Pelo jeito nunca poderei jogar nenhum uncharted pq nao pretendo comprar um PS3 (no money!) Se a Clarice quiser emprestar o PS3 dela eu aceito hahahaha
    O bom daqui é que não tem fanboys, cada um fala o que pensa respeitando o próximo, e isso aê.

    • Clarice dos Santos
      28/11/2011

      Não tenho mais PS3… ele morreu…snif.
      Eu uso o PS3 do namorado, e ele comprou o jogo…rs.
      Se quiserem fazer uma “vaquinha” pra eu comprar um PS3, agradeço ^_^
      *Clá folgada mode on*

      • Hélio
        28/11/2011

        Sério, Clá? Puxa, eu acho q o Brasil realmente não tem um clima adequado pro PS3 e o 360. A quantidade de gente q reporta problemas desse tipo é tão grande! Sorte minha q moro num lugar frio e sempre deixo o PS3 ao ar livre, pq senão nem sei o q aconteceria! Boa sorte pra conseguir um novo PS3.
        P.S.: Me desculpe pela discussão no post esta tarde, não era minha intenção. Mas parece q minha opinião não bate com a de alguns. Abraços e parabéns pela análise.

  4. Hélio
    28/11/2011

    Não joguei ainda, mas pegarei dentro de algumas semanas sem falta. Estou quase roendo minhas unhas de tanta ansiedade, pena q a carteira não ajuda… :/
    Bom, qdo jogar, darei um parecer melhor sobre UN3, mas só queria comentar sobre a Chloe: ela era bonita em Uncharted 2, não fala mal dela! rsrs Ela não tinha cara de traveco, vc é má, Clá! rsrs (xiliques a parte, bom review!).

  5. Vivi Werneck
    28/11/2011

    estou jogando agora Ucharted 3 e em inglês para não me estressar! rs. Em relação ao gameplay só achei estranho nos momentos em que vc tem que cair no braço com os capangas e os outros ficam em volta “esperando vc terminar” rsrs. Essa questão de vc estar de cara com um item e não aparecer o botão pra pega-lo aconteceu algumas vezes comigo tb.

    • 28/11/2011

      Vivi, você fez o preorder do seu Uncharted no ShopTo? E ele veio com opção de legenda ou áudio em Língua Portuguesa?
      É que comprei o meu lá, mas veio só com Inglês, vai que veio errado, sei lá :P

      Isso dos carinhas ficarem em volta eu não achei tão estranho, comigo pelo menos eles sempre atacavam meio que “juntos” (enquanto eu distribuía umas porradas na cara de um, o outro vinha querendo me chutar e eu revidava). O que eu achei esquisito foi a repetição do combate contra os “Brutes” lá, é sempre a mesma sequência de golpes :P

      • Vivi Werneck
        28/11/2011

        ” E ele veio com opção de legenda ou áudio em Língua Portuguesa?”

        tenta configurar o sistema do seu ps3 para portugues. acredito que assim ficará com o áudio como vc quer. aconteceu isso comigo em infamous e coloquei todo o sistema em ingles para poder jogar com o áudio original.

        • The Punisher
          28/11/2011

          É o mesmo caso de alguns DVDs e o caso mesmo do MK, o jogo já fica com o idima de acordo com o sistema, no caso do menu e tudo mais, já em relaçao a legenda já não sei, mas se for da mesma forma que um DVD se coloca e legenda que quiser.

          • The Punisher
            28/11/2011

            Que idimia, “idioma”

        • 28/11/2011

          Vivi, fiz isso antes mas nem adiantou (eu saquei isso quando joguei a demo do inFAMOUS 2 também. Ouvi que tinha dublagem mas o meu sempre falava em Inglês, aí troquei o idioma do sistema e foi que foi :P
          O sistema do meu PS3 eu deixo como padrão no Inglês, mudei pra Português mas meu Uncharted 3 não tem essa opção mesmo. Sei lá se o que vendem na ShopTo não vem com isso mesmo, com o 2 foi a mesma coisa (já o 1, tem).

  6. 28/11/2011

    Uia, imaginei que fosse ver a Bebs ou a Vivi postando algo sobre o Uncharted 3 coisalindiDeus, mas não me surpreendi tanto com a Clá postando :P

    Platinei o jogo anteontem (o meu chegou sexta retrasada, dia 18) e vou comentar aqui o que achei (sem spoilers da história, óbvio) e/ou se concordo/discordo com algo que a Clá disse. Mais óbvio ainda que respeito a opinião dela, só vou comparar com a minha, OK? ;D
    Ah é, meu comentário pode ter leves spoilers sobre elementos do jogo, então quem não quer saber NADA (tipo eu antes de jogar XD), nem leia.

    A história do jogo eu achei o ponto mais fraco. Não que seja ruim, muito pelo contrário, a ND me fisgou logo de cara ao usar T. E. Lawrencee o universo árabe na trama, mas ainda acho que a história geral e o desenrolar de Uncharted 2 é mais agradável. Fora alguns furos no roteiro, como coisas que a gente vê e ninguém explica.
    Claro que isso existe em vários jogos, mas geralmente é de propósito (Silent Hil, oi?) . Em Uncharted 3 você fica com cara de WTF?!, mas não é algo que seja ruim.

    Os gráficos chegaram a um nivel, com o perdão da palavra, BABACA de tão convincente como atmosfera! É bom lembrar que Uncharted jamais vai ter gráfico considerado realista, já que o estilo do jogo em si é um pouco cartunesco, mas a ambientação (especialmente do mercado na Síria) é demais! Você chega a sentir o calor do sol, tamanha a perfeição do ambiente (OK James, menos… xD).

    Eu não gostei de terem mudado as feições do povo, confesso que fiquei abismado com a cara nova da Chloe. Ela tá diferente dessa imagem, e alteraram o principal atributo dela yes, THAT *SS! xD. A Elena ficou estranhona, puxaram demais os olhos. O Talbot também tá BEm diferente do que aparecia nos trailers, mas enfim, isso não é nem ponto negativo, eu é que sou chato ah vá, é mesmo?

    Esses bugs são FATO, principalmente o dos NPC te atrapalhando. É irritante em algumas partes, como num corredor estreito, você querer passar e eles zanzando na sua frente. Isso de apertar triângulo e pausar do nada nunca aconteceu comigo, eeu joguei 8 dias DIRETO :P
    O comando pra pegar um tesouro também acontece com itens, cansei de ver armas no chão e ter que parar EXATAMENTE em cima delas pra aparecer o triângulo pra pegá-las.

    Clá, não sei se você reparou nisso, mas uma coisa que me incomodou (e também a muita gente lá fora) foi a MIRA do jogo. Em algumas partes ela é TÃO lenta que você se sente um idiota tentando alcançar os inimigos. Eles correm e você jamais alcança, mesmo aumentando a sensibilidade não adianta. Mas calma que já explico algo :P

    A dublagem… bom, o meu jogo é Europeu, veio só com Inglês mesmo, e eu não senti a menor falta (nem das legendas, com erros esdrúxulos de tradução em Língua Portuguesa). Concordo com você quanto a muita gente reclamar dos excessos de palavrões, no jogo original todo você ouve NO MÁXIMO um “sh*t” e um “son of…” aqui e ali, mas na dublagem muita gente diz que colocaram coisas bem mais pesadas.

    A trilha sonora eu digo com toda certeza: é ABSURDA de perfeita!!!
    Sério, os vocais da Azam Ali, a percussão e o estilo típico do tio Greg voltam com tudo! Eu daria nota 11, já ouvi a OST toda umas vinte vezes xD #psicótico

    Eu também joguei bem pouco o multiplayer, mas gostei muito disso de poder jogar no mesmo console (e dá pra jogar via LAN também, wuhul!) ia splitscreen.
    O multiplayer tem BEM mais mapas gratuitos que o U2 (U2 tinha uns 3, se não me engano, e no U3 tem pelo menos uns dez). De fato, no Uncharted 2 não tinha como personalizar seu avatar, mas não era tão aleatório assim, você podia escolher se queria ser o Nate, a Elena, Chloe, os soldadinhos do mal lá e tal.

    Também é fato que conecta bem rápido. A espera inicial do U2 era beeem demorada, no 3 não passa de 1 minuto. Não cheguei nem a reparar em lag (n00b total em multiplayer).
    Clá, adiciona eu, mulé! Mas sou ruim pra caramba, já aviso xD
    Minha ID (quem quiser pode adicionar, é só avisar que pegou aqui do blog) é jamesunderland01.

    OK, terminei minhas impressões. Agora o “mais” que comentei ali em cima…
    Clá, se puder, atualize o post com o lançamento do Patch 1.02, ontem, corrigindo uma das maiores falhas que eu vi no jogo (a ausência da galeria de CGs), a maledeta da mira e mais uma porrada de coisas do multiplayer que eu nem vi direito. Acabei de ver e já digite um Editorial novo no meu site de Uncharted pra avisar o povo (que não visita xD).

  7. The Punisher
    28/11/2011

    Como um carro se dobra, é feito de origami?!

    • 28/11/2011

      /rialto xDDDDD~

      The Punisher, é só dobrar, e não “se dobrar”, expressão regionalista pra “virar” (tipo, o carro dobrou à direita). Mas soa meio estranho mesmo, assim como semáforo também pode ser “sinal” ou “farol”.

      • The Punisher
        28/11/2011

        É James…rsrs..sei que se refere ao carro virar, mas que realmente fica estranho fica, a meu ver o mais certo/correto é “o carro virou”.

        • aureliox
          30/11/2011

          Pois eu acho que virou a esquina é também muito estranho. Porque ele não virou um robô, uma nave, uma estante? KKKK

  8. The Punisher
    28/11/2011

    Essas dublagens são tão “naturais” quanto as que eu via em tokusatsus.

    Já disse isso aqui, eu prefiro ver a dublagem original e colocando só à legenda em português.

    Outra coisa que já disse, ainda está por começar essa série, pois nem se quer comprei o 1º ainda. E pra ser bem sincero, estou com 38 games de PS3 aqui pra zerar sendo que a maioria eu nem se quer comecei.

    • Hélio
      28/11/2011

      Punisher, te dou uma sugestão: largue os 38 games pra depois e comece Uncharted JÁ! rsrs Depois q vc vir do q essa série é capaz, nunca mais vai conseguir parar!
      Sobretudo Uncharted 2, esse é divino, épico e obrigatório! Vai ser uma das maiores diversões da sua vida, te garanto! ;)

    • 28/11/2011

      Também acho bem não natural esse tipo de dublagem. Mas é complicado, pelo menos ao meu ver, já que se colocassem tudo do jeito que se fala no Brasil, o jogo seria lotado de gírias e coisas faladas pela metade. É complicado principalmente porque a maioria dos brasileiros não tem o costume de usar a língua na forma culta, por isso soa tão artificial.

      Acho que mesmo com a legenda traduzida pra Língua Portuguesa seria estranho… Como eu disse no mega comentário anterior, o meu veio só com Inglês e eu não senti a menor falta de tradução. Claro, eu entendo Inglês, mas podiam ter traduzido um pouco melhor certas partes do jogo pra quem não entende.
      O que mais matou essa tradução foi o excesso de palavrões, me deu um treco quando traduziram o “abra-goddamn-cadabra” do Sully pra “p*rr* de abracadabra” =\

  9. Lucas
    28/11/2011

    O povo reclama tanto dos companheiro NPCs com IA falha, mas no meu caso nunca tive problemas, inclusive nesse lance de ser cercado em algum corredor, sempre que você anda em direção a ele ele volta pra trás. Um jogo que tive problemas sérios com a IA do NPC, foi L.A. Noire, tive que reiniciar o jogo do checkpoint, pq o parceiro do Phelps me encurralou do lado de uma cama em uma casa, como ele não pula, foi tenso. Eu acho que em alguns casos a IA do inimigo dá umas falhadas, principalmente em modos mais fácil de dificuldade, mas dos amigos que acompanham o Drake acho que tá ótimo, comparado a maior parte dos jogos em 3ª pessoa.

  10. 28/11/2011

    Bebsss!!! Tá viva, criatura! (não, besta, é um isprito mandando comentário via telefone do Além Samara feelings XD)

    Eu não achei que os personagens ficaram feios, mas estranhei eles terem mudado “tanto” o rosto da Elena e da Chloe. No trailer eles apareciam de um jeito, mas no jogo o rosto ficou diferente, de novo. O Talbot então, no jogo ele parece quase outra pessoa (OK, talvez nem tanto…). É esquisito eu ter acompanhado U1, U2 e os trailers do U3 e, na hora do jogo, ver a Elena com “outra cara” xD~

    E um adendo aqui, especialmente pra você: prepare-se pra DELIRAR com a dublagem da Rosalind Ayres, o Inglês britânico dela é ridiculamente apaixonante! *_*

  11. Fabiot
    28/11/2011

    Pena que eu tive problema de prazo com um site virtual de vendas e cancelei a compra.
    Com certeza é a melhor série exclusiva dos sistemas atuais.
    Em breve também colocarei minhas mãos nessa belezinha.
    P.S: Pelos vídeos que assisti, não achei a dublagem tão lixo como muitos andam falando. Não parece ter sido um trabalho perfeito, mas pelo menos parece decente.

  12. leandro(leon belmont) alves
    28/11/2011

    que bom que o pessoal tá achando o Uncharted legal e tudo mais,mesmo com a dublagem questionável….a voz do Nicholas Cage vai fazer falta,MUITA FALTA MESMO!!! mas o que importa é jogar.

    se sair um desses para PC, eu jogarei com certeza.

    • Vivi Werneck
      28/11/2011

      acho um pouco difícil sair pra PC leandro. a franquia Uncharted é exclusiva da Sony. A não ser se mudarem de nome como fizeram com Dark Souls.

  13. xxx
    29/11/2011

    alguém jogou no 3D galera? ficou legal? :D

  14. Hélio
    29/11/2011

    Clá, seu post de The King of Fighters está dando “comentários fechados” :s

    • Vivi Werneck
      29/11/2011

      consertei. já pode ir lá ^^

  15. 29/11/2011

    Só pra reiterar, já que meu primeiro comentário ficou gigante jura? XD e o pessoal não deve ter aguentado ler até o fim :P

    MUITOS jogadores reclamaram da mira do jogo e da ausência do menu de cutscenes, como era de costume em UDF e U2, além de outras cositas más no Multiplayer.
    A Naughty Dog atendeu às reclamações e lançou dia 27 o Patch 1.02, adicionando o player de cutscenes (menu principal > Campaign > Bonuses > Story Cutscenes) e melhorando a mira. Pra ativar as configurações novas da mira, você tem que acessar o menu Options (no menu principal ou no Pause do jogo), entrar em Camera e mudar o Alternate Aim Settings pra ON.

    Eu testei e achei que ficou bem melhor. A mira anterior era meio imprecisa, você não conseguia mover direito o ponteiro na diagonal, nem mirar mais devagar.
    Já as configurações do multiplayer eu não cheguei a perceber porque joguei pouco, e nem pude continuar do level em que parei durante o Beta, porque meu Uncharted 3 é Europeu e só dá pra fazer isso com o dos EUA =\

    Ah, claro que quem quiser “arrumar” o jogo precisa estar conectado à internet. É só fazer o login na PSN antes de iniciar e assim que o jogo carregar, já vai detectar e mostrar a atualização (do mesmo jeito que vários jogos fazem).

  16. Fabiot
    29/11/2011

    Argh ! Não posso passar no camelódromo do Centro do RJ que compro um joguinho. Acabei comprando o Uncharted 3(R$150 merréis na fonte).
    Vamos estrear essa criança !!

    • Hélio
      29/11/2011

      Por isso q eu até evito passar em lojas de games sempre. Se deixar, minha carteira vai pro beleléu rsrs

      • Fabiot
        29/11/2011

        Rapaz, nem fala!
        Outubro e novembro foram meses de falência pra mim.
        Comprei: Resistance 3, Dark Souls, Portal 2, Battlefield: Bad Company(1), Dj Hero, Skyrim e agora o Uncharted 3.
        Cara, vou ficar uns 2/3 meses sem comprar jogo agora. Eh muito dinheiro indo embora.
        Menos mal que sanei quase todas as minhas vontades de jogos mais recentes. Só falta Killzone 3 e L.A. Noire.
        Battlefield 3 e MW3 vou deixar pra bem mais tarde :)

  17. Tarcísio
    30/11/2011

    Terminei o jogo e na minha opinião é muito bacana, mas inferior ao 2, um dos melhores jogos que joguei nessa geração, em todos os aspectos. Em relação a jogabilidade e movimentaçao, pioraram a mira e mesmo com o patch está bem menos fluida. Uncharted não é realismo, atirar era bem mais gostoso e natural, mesmo no 1o. Nesse forçaram a barra e tem que se acostumar, não combina com a proposta IMO. O Drake correndo parece que está bêbado,tentaram esse negócio de colisão e bracinho na parede que pra mim não rolou. Ficou esquisito pra caramba e soou como inovação forçada onde não precisava. Fora os bugs e a resposta nos comandos falhos na parte de parkour, em um jogo em que metade é escalar. Uma das principais evoluções do U1 pro 2 IMO eram que as partes de combate + parkour + puzzles eram bem misturadas. Nesse parece que deram 2 passos pra trás. “ah, agora tenho correr atrás de fulano”, “entrei num ambiente aberto com muretas à Gears of War, hora do tiroteio”. Igual ao 1o. O U3 está mais cinematográfico, mas quiseram meter profundidade onde não presisa. Toda hora do nada cutscene com “oh, pq vc estã fazendo isso, não vale a pena”. Transformar um anti-herói canalha carismático pra caramba em mocinho que justifica atos por conta de traumas num jogo sessão da tarde é soda. Em relação aos gráficos, maravilhosos como o 2, modelagem dos personagens melhor mas na ambientação achei = ao 2. Aliás, ai é minha opinião, gostei bem mais da ambientação e gameplay do 2, bem mais variado e com + possibilidades, vide fase do tanque no tibet, perfeita no 2. IMO o 2 é mais jogo mas, mesmo assim, vale a aquisição pois acho que ficamos mal acostumados com a fodisse que foi o 2 :)

    • Hélio
      30/11/2011

      Rapaz, sei q é sua opinião, mas Drake não é um anti-herói canalha… Ele é e sempre foi um mocinho. :/

  18. Fabiot
    30/11/2011

    O jogo está excelente mesmo, apesar de alguns bugs que podem ser irritantes. No geral, as melhorias vieram para somar.
    Os gráficos estão espetáculares e as cenas cinematográficas, de tirar o fôlego. As fases do navio, do avião e do chateu merecem destaque.

    Infelizmente a campanha não ficou muito longa. Pode-se chegar ao final do jogo em poucas horas.

    Eu colocaria pareo a pareo com o segundo jogo, ou até um pouco melhor.

  19. Fabiot
    30/11/2011

    Ah, faltou reafirmar o que eu tinha dito anteriormente sobre a dublagem:

    Tem muita gente reclamando de barriga cheia, falando que a dublagem está ruim, isso e aquilo. Um conselho: não critiquem antes de jogar o jogo, pois podem se surpreender. Aconteceu comigo mesmo, pois não esperava que o trabalho estivesse tão bacana como está.
    Poucos são os momentos em que algo não se encaixa na dublagem e para mim, tudo pareceu bastante convincente. Só não gostei muito da dublagem para a Chloe, achei que a voz não encaixou legal com a personagem. Mas no geral, achei um trabalho muito bem feito.

    Em relação aos palavrões, também acho que ficou legal. Exceto o fato de falarem “porra” um tempo todo e deixarem “merda” de lado, o que ficaria melhor em algumas situações.

    A ESRB avaliou o jogo como Teen, ou seja, de 13 anos para cima. Talvez seria melhor avaliar de 16 pra cima por conta dos palavrões. Se bem que hoje em dia a molecada de 13 anos já faz coisas muito “piores” do que falar palavrão, então não acho que seja desculpa.

    O trabalho de dublagem não está perfeito, mas está muito bom.
    A Sony está no caminho certo.

    • Juliano
      30/11/2011

      Eu vi trailer e acho boa a dublagem, na verdade esse departamento pra mim de ver jogos com áudio em português em tão novidade que acho o negócio legal pra caramba, acho que só joguei Age of Empires assim, então numa questão de adaptação, quanto mais cresce nesse sentido, melhores serão os trabalhos de dublagem em games. O que eu vi eu gostei, mesmo sem conhecer o jogo inteiro, que não acontecerá, pois não tenho ps3 mas pra jogar essa franquia, eu adoraria ter um.

  20. Marianna
    27/12/2011

    ” Sério, se você tem criança pequena em casa ou mamãe não gosta de coisas com palavrão, jogue com as vozes originais, pois “Porra!” e “Merda!” serão seus companheiros por toda a viagem. ” Verdade, quando você disse isso eu fiz JOINHA

  21. Elias
    02/01/2012

    Jogo maravilhoso…só fiquei um pouco chateado com os bugs também e com o audio 5.1 que nao ficou tao 5.1 assim…chegando o ouvido bem perto das caixas traseira…podia ouvir o dialogo tbm dos personagens….coisa que no Killzone 3 ficou muito bem trabalhada….mas no mais curtir de mais o jogo….agora só falta platinar…rsrsrsr

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.