Viva em Estado Play: saiba o que rolou na conferência da Sony!

Tags: Brasil, Eventos, GTA, Last of Us, playstation, ps3, ps4, Sony

logo-carioca-menor-1024x312

No dia 07 de Maio durante a coletiva de imprensa da Sony realizada em São Paulo, alguns anúncios foram enfim oficializados e esclarecidos, e chegou a hora de dissecarmos estas informações!

O anfitrião e também gerente geral da Sony para a América Latina, Mark Stanley, foi quem iniciou a conferência, primeiramente apresentando todo o processo de expansão e evolução da marca PlayStation nos últimos anos em território nacional, reiterando passos pequenos como a estabilização de um escritório para a Redação do Blog PlayStation, até o grande e esperado anúncio oficial de títulos, serviços e a fabricação do console vigente no país.

Foi o presidente da Sony Computer Entertainment of America, Jack Tretton, entretanto, quem oficializou a notícia sobre a fabricação do PlayStation 3 no Brasil, apresentando no palco até mesmo o primeiro console fabricado no país. O executivo comentou que a produção começou a alguns dias em uma fábrica na Zona Franca de Manaus, e o modelo nacional estará disponível nas lojas a partir deste final de semana em São Paulo, progredindo para o comércio brasileiro em outras regiões do país posteriormente. Confirmando alguns rumores espalhados anteriormente, o “PlayStation 3 Super Slim” será vendido por R$ 1.099 em dois modelos, sendo um com disco rígido de 250GB e sendo o outro um bundle acompanhado de uma cópia de God of War: Ascension, com a mesma capacidade do anterior.

Andrew-House-e-Jack-Tretton

O último convidado da noite – e pela primeira vez no Brasil, reforçando a importância do evento – o Presidente e CEO do Grupo Sony Computer Entertainment, Andrew House, subiu ao palco também e abordou ainda a questão da manufatura do console, revelando que a marca cresceu 168% no Brasil desde 2009. Sem revelar dados e/ou nomes das empresas envolvidas, o executivo comentou que a Sony está trabalhando com 20 estúdios na criação de futuros títulos a serem desenvolvidos no país e exportados para o mundo, criando uma espécie de “incubadora” para o desenvolvimento de jogos para a marca no Brasil. Com isso uma grande e mútua vantagem cresce na economia brasileira, e com a previsão de uma média de US$ 300 milhões movimentados, os jogadores, os varejistas e os desenvolvedores sairão beneficiados com esta manufatura pelos próximos 12 meses, segundo House.

Por fim, Mark Stanley retornou ao palco para apresentar mais algumas novidades e encerrar a conferência com chave de ouro. Começando pelo anúncio de que o serviço de música por demanda, Music Unlimited, finalmente será disponibilizado e funcionará tanto no PlayStation 3 quanto em smartphones.

O gerente aproveitou ainda para divulgar “uma campanha de comunicação que inspirará a milhões de brasileiros a mergulharem no mundo PlayStation”, completou Stanley. Trata-se de um concurso para os jogadores, a ser iniciado em 15 de Maio, via Facebook, até o fim do mês, onde a Sony premiará 10 sortudos com as primeiras unidades fabricadas nacionalmente. Fiquem ligados na página para detalhes sobre a promoção em breve!

Ainda entre os anúncios, um fantástico trailer inteiramente dublado em português, do aguardado título The Last of Us (Naughty Dog), foi mostrado no telão e estará disponível para nós no mesmo dia do lançamento mundial, em 14 de junho! O trabalho de dublagem melhorou bastante em relação aos títulos anteriores localizados totalmente em PT-BR, e mesmo durante dois minutos de trailer é possível reconhecer alguns talentos da dublagem nacional. Além dele, Grand Theft Auto V (Rockstar Games), será o primeiro jogo na história da série a ter legendas em português! Segundo Stanley, isso é só o começo, e além do próprio God of War: Ascension, muitos títulos ainda estão por vir.




Por fim, foi então confirmado que o PlayStation 4 será lançado no Brasil junto com o restante do mundo. Nada mais foi divulgado, nem mesmo preços ou datas, ou quais serviços estarão ou não disponíveis no lançamento, mas é importante ressaltar que a princípio, a fabricação do novo console NÃO será feita em solo nacional.

Mark Stanley encerrou então o luxuoso evento respondendo algumas perguntas do público. Entre algumas questões que valem serem destacadas, estão o serviço pago da Sony, a PlayStation Plus, e o preço do console nacional. Referente à Plus, ainda não foi dessa vez… Muito embora a Sony ainda não tenha descartado uma versão do serviço para nós – e estudam até mesmo a possibilidade de disponibilizar cartões pré-pagos para a PlayStation Store nacional. E referente ao preço, o gerente contorna nossos desejos reiterando que a Sony sempre teve e ainda tem muitos planos para com o Brasil, revelando que o preço do PlayStation 3 já sofreu 30% de corte.

Em entrevista à INFO, o gerente comentou que o preço final divulgado na coletiva consegue se balancear sobre o fato de eles quererem que o jogador não perca em nada a experiência que é ter o console, afinal eles poderiam muito bem conseguir um preço mais acessível reduzindo a capacidade do disco rígido, por exemplo, mas isso acabaria com a estratégia de trazer a melhor experiência ao jogador. Segundo Stanley, o PlayStation 3 ainda possui bastante fôlego, e por pelo menos mais três ou quatro anos, ele prevê fortes vendas no Brasil.

 

Vocês concordam? Deixem seus comentários e expectativas!

 

Allons-y!

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
32 Comentários em "Viva em Estado Play: saiba o que rolou na conferência da Sony!"
  1. 08/05/2013

    Apesar de estar com um preço relativamente baixo, tenho medo de comprar um PS3 só agora, e depois de 1 ano ele já estar defasado. Sei que existem vários jogos excelentes que não joguei, mas acho que vou arriscar espera-los lançar para o Wii U

    • Hélio
      09/05/2013

      Cara, pode ter certeza q nenhum Uncharted, Heavy Rain, God of War, MGS, The Last of Us, Beyond, Infamous, Gran Turismo, etc. vai sair pra WiiU. Esperar por isso é absurdo.

    • Jejé
      09/05/2013

      Acho difícil alguns títulos embarcarem no Wii U, e a experiência online do PS3 é única! Vale ser comprado, mesmo agora!

  2. 08/05/2013

    Sem duvidas os consoles do PlayStation são os mais popular no Brasil (herança do sucesso do PlayStation 2). É legal ver que a Sony está investindo aqui.

    “Segundo Stanley, o PlayStation 3 ainda possui bastante fôlego, e por pelo menos mais três ou quatro anos, ele prevê fortes vendas no Brasil.”

    É bem isso mesmo. =\ Mas sei lá, por alguma razão não consigo achar isso bom.

    Eu acho as dublagens tão estranhas. Ai, não gostei, apesar de saber que estão bem-feitas. O que você achou Jejé?

    • Jejé
      09/05/2013

      Eu gostei da dublagem do Last of Us. E muitos me crucificam, mas eu me divirto MUITO com a dublagem do Uncharted 3, acho que ficou engraçada! Ahuaheoaeua!
      O PS3 aqui vai ser o que irá definir o futuro da Sony no país, e eu espero que dê tudo certo, pro PS4 vir de buenas pra cá também.

  3. Rafael
    08/05/2013

    Bom,eu acho que o novo preço do PS3 não mudou muita coisa. Em lojas conceituadas, sempre encontro o PS3 por não mais que 1.300 reais. Daí agora falam que vai custar ‘apenas’ 1.099. Ou seja, no fundo, não fizeram lá grande coisa. Um exemplo é o Xbox360, que custa em média, 700-800 reais, e é tão bom quanto o PS3. Ou seja, é possível baixar bem mais o custo do PS3. (Acredito eu)

    • Rafael
      09/05/2013

      Na verdade o xbox é vendido a 700/ 8000 reais na versão de 4gb, e a experiência não é a mesma, nada melhor que instalar o game no hd e poder rodar os jogos diretamente, ter músicas, vídeos e filmes e o quanto de conteúdo desejar.
      Entendo a preocupação da sony, pois tenho os dois consoles, e quando comprei meu ps3 a experiência foi completa, diferente do xbox que só pude desfrutar de todos os recursos quando comprei o hd do mesmo. Mas é uma questão de gosto.

      • Jejé
        09/05/2013

        Exatamente, é o que eu acho também. Meu PS3 por exemplo tem 160GB se não me engano e eu comprei ele há uns 3 anos atrás… Hoje em dia eu fico me preocupando com espaço e planejo comprar HD externo, mas olha só a trabalheira que tá sendo se preocupar o tempo todo com isso, ter que desinstalar jogos pra dar espaço pra outros, pesquisar um HD que não ferre meu console depois… Até desanima.

    • Jejé
      09/05/2013

      É possível sim, e com o tempo vai baixar o preço, mas também o console nacional vem, com 250GB, e isso conta muito no preço final né.

      • The Punisher
        09/05/2013

        Ué Jejé, mas você pode muito bem instalar um HD de maior capacidade no teu PS3, não precisa exatamente comprar um externo, o meu PS3 mesmo era com HD de 320GB depois que o HD deu pau instalei logo um de 640GB.

        • Jejé
          09/05/2013

          Eu sei que posso, mas não é só comprar e instalar, preciso pesquisar onde comprar um bom, por preço legal, e que depois não danifique de alguma forma o meu PS3. Isso demanda tempo (e dinheiro), algo que tá escasso ultimamente. :\

          • The Punisher
            09/05/2013

            PS3 é como um PC não creio que o HD danifique o console e, já que o PS3 utiliza HD de 2.5(notebook) pode se utilizar de qualquer capacidade e outra, HD interno é mais barato que externo. Digo isso por experiência própria de 13 anos como técnico em informática… :)

          • The Punisher
            09/05/2013

            Já ia esquecendo..se não me engano, no próprio manual do PS3 ensina como fazer a troca do HD, mas se ainda assim você tiver receio em fazê-lo só procurar um técnico de confiança que ele faz isso numa boa pra você.

          • Jejé
            09/05/2013

            Bom saber, valeuzão! \o/

  4. HaPa
    09/05/2013

    porque não começam a fabricar o ps4 no Brasil? nos ultimos suspiros do PS3 querem ganhar um pouco mais em um pais do terceiro mundo! não vejo com olhos tão inocentes essa iniciativa da sony, espero que eu esteja errado e seja fabricado tambem o ps4 aqui nem que seja daqui a 2 anos.

    • Jejé
      09/05/2013

      Acho que o PS3 tá chegando aqui agora justamente pra eles levantarem dados referentes ao PS4 em solo nacional também. :)

  5. Hélio
    09/05/2013

    Hypando aqui o The Last of Us. Junto de Tomb Raider, Beyond e GOW Ascension, são meus 4 must buys do ano.

    • Jejé
      09/05/2013

      Eu achei sensacional essa dublagem do Last of Us, e a tendência é melhorar.

      • Hélio
        09/05/2013

        Eu costumo jogar tudo no original mesmo, mas é bom q estão dando atenção ao público q fala português. Ajuda os mais novinhos principalmente. :)

    • Vivi Werneck
      09/05/2013

      O novo Tomb Raider foi uma das surpresas mais agradáveis que tive ultimamente. Não esperava mesmo que o jogo fosse tão foda!

      • AbraãoSt
        09/05/2013

        Concordo muito!!! Tomb Raider ficou MUITO MUITO foda mesmo!
        Sem contar que a Lara Croft agora é mais humana, adorei ver todo aquele sofrimento dela, pq afinal de contas ninguém passa por toda aquela bagaça dando uma de gostosa. E GoW Ascension, mesmo tendo sido Fã do 1,2 e 3, as únicas coisas que gostei foi do desafio de Arquimedes no ultimo nível de dificuldade (sem aquele maldito patch 1.04 que eu estava adiando sem saber pra que servia) e dos cortes que estão por todo o corpo de Kratos no final do jogo, pq ainda acho que deveria ter sofrido mais!!!

      • Hélio
        09/05/2013

        Foi excelente mesmo. Foi o primeiro TR q eu realmente curti.

    • The Punisher
      09/05/2013

      Consegui o GoW Ascension por R$105,00

    • The Punisher
      10/05/2013

      Já eu além 3 desses pois 1 já tenho, ainda quero o Bioshock Infinite.

  6. georges
    09/05/2013

    Porque não comprei um PS3? Porque?!!!!!!!!!!
    Necessidade de jogar co-op é uma desgraça mesmo, caramba…

    Provavelmente vai ser um dos melhores jogos desse ano. To muito interessado em ver como a IA vai se sair já que ela está prometendo bastante e, não sendo uma Ashley de RE4 já é uma vitória.

    A dublagem do jogo parece estar muito boa, tirando a da Ellie que não está tão natural. Deve ser uma dubladora novata eu acho…
    Se o trabalho ficar tão bom como o de Injustice, ta valendo!
    Onde está a Bebs pra dizer o que achou desta dublagem? kkkkk

    • georges
      12/05/2013

      Hm eu não achei gears of war tão lento no co-op, e RE5 rodou de boa no X-box.
      Valeu pela informação parceiro o/

  7. The Punisher
    09/05/2013

    Tem o vídeo evento na íntegra que o pessoal da vgBR fez:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jjSL1utHROo

  8. The Punisher
    09/05/2013

    É bem certo que a Sony vá sim fabricar o PS4 por aqui, pois afinal, não estariam fazendo gastos estabelecendo uma fábrica de consoles aqui no Brasil somente para fabricação do PS3.

  9. leandro(leon belmont) alves
    10/05/2013

    queria ter estado lá.

  10. douglas jorge
    10/05/2013

    Mesmo sabendo um pouco de ingles prefiro jogar dublado , Quero ver o The Last Of Us se possivel no PS4. É legal ver as pessoas que nao ligam para jogos ficarem curiosas ao ver um jogo dublado principalmente quando é um jogo bom como Uncharted , Heavy rain etc..

    • The Punisher
      10/05/2013

      Eu posso até ter uma curiosidade e dar uma sacada/checada em como ficou as dublagens do game, mas jogar dublado não mesmo, no máximo com a legenda mesmo, pois assim como em filmes, seriados e outras coisas, prefiro o áudio original.

  11. Abraão Santos
    12/05/2013

    É verdade Douglas é muito legal mesmo, aqui em casa Heavy Raain fez muito sucesso e outros ainda chamam muita atenção do pessoal.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.