World of Warcraft jogado com o Kinect? Sério mesmo?

Tags: FAAST, Kinect, Kinect Super Mario Bros, Kinect World of Warcraft, kinect WoW

Por Vivi Werneck

Não sou muito fã de MMORPGs ou jogos online em geral, no máximo um coop com os amigos, mas World of Warcraft sempre me chamou a atenção no sentido de que amo RPG e a história é muito interessante. Meus três únicos problemas com WoW são os seguintes:

1) não posso mais me dar ao luxo de ficar viciada num game a ponto de jogar por horas e dias seguidos, senão perco o emprego;

2) Não posso aniquilar novamente a minha suada e reconquistada vida social, após meus três anos reclusos de Oblivion e Neverwinter Nights;

3) Não quero ficar pagando mensalidade para jogar.

Mas mesmo assim não se pode negar que a Blizzard criou um verdadeiro LSD gamer e que a cada dia conquista mais usuários (interprete “usuários” em ambos os sentidos, se preferir). Essa paixão por WoW leva a criação de experiências bem interessantes, mas a meu ver, não muito usuais a longo prazo.

Pesquisadores serelepes do Instituto de Tecnologias Criativas da University of Southern California criaram um programa que adapta os movimentos do corpo como comandos do teclado, isso tudo utilizando o Kinect – mais novo brinquedinho de papar dinheiro da Microsoft.

O software, chamado de Flexible Action and Articulated Skeleton Toolkit (FAAST), foi demonstrado por um de seus desenvolvedores jogando WoW. Muito interessante, mas acho que pelas horas que uma pessoa geralmente leva jogando este game, no mínimo, iria desenvolver uma tendinite. Ainda prefiro o teclado e mouse para jogar RPG.

OBS: Para quem não sabe, o Kinect já está sendo amplamente testado e hackeado por programadores ao redor do mundo. Já apareceram projetos de jogos que simulam sexo e tudo. Veja esse vídeo em que o Kinect é usado como controle para o Super Mario Bros.

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
39 Comentários em "World of Warcraft jogado com o Kinect? Sério mesmo?"
  1. Popi
    29/12/2010

    Nussa! Correr uma raid ou um battleground com isso deve dar uma canseira…. ^^

    • Fernanda Martins
      08/01/2011

      Eu jogo WoW e acho que seria MUITO cansativo passar horas a fio me inclinando, mas pelo menos iria emagrecer com tanto exercício físico :P

  2. 29/12/2010

    Muito legal, mas a jogabilidade é imcompativel com o jogo em si, a falta de botões, a quantidade de skills e botões nao dão oportunidade de uma jogabilidade justa com os jogaderes comuns, mas com certeza será/seria muito divertido, até o jogo começar a complicar!

    acho que ao inves de fazer isso, poderiam em fazer um castlevania para kinect hein! aí sim eu acho que ia ficar bonito. mesmo podendo causar TENDINITE como disse a Vivi, acho que a jogabilidade poderia ser mais compatível!

    mas o post foi ótimo!

  3. Flexa
    29/12/2010

    Ou quem sabe Assassin’s Creed hemm… Defesa e ataque com espada xD

  4. Leo
    29/12/2010

    Concordo com o Denis. É legal, mas falta na questão de botões disponíveis, mas o post foi super interessante, gostei de ver o vídeo tb.

  5. Khronny
    29/12/2010

    É, o Kevin Butler tem razão, existe uma coisinha muito importante para os gamers chamado “botões”. Eu ainda mantenho minha opinião, Kinect funciona para qualquer coisa, menos para games, ou pelo menos, menos para games hardcore. Um joguindo de esporte, um adventure point and click, um puzzlezinho ia ser legal, qualquer outra coisa ia ser extremamente frustrante.

    Sobre MMO, também nunca gostei, mas WoW também sempre me chamou atenção. Gosto muito do universo, cheguei a jogar Warcraft 2 e o 3, mesmo não gostando de RTS, então resolvi tentar jogar WoW esses dias, mas não deu certo. Não consegui me adaptar. Mas por outro lado hoje eu comprei Global Agenda na promoção do Steam, vamos ver se esse vai pra frente! Me chamou muita atenção, e não paga mensalidade \o/

    Mas não pretendo abandonar os single players, que de longe ainda são meus favoritos!

    • 29/12/2010

      Eu acho a ideia do Kinect bacana, mas, como disseram, botões são necessários – no caso dos video-games. Imagina aquelas cenas em que você precisa rodar um analógico em determinada direção – eles colocariam “rode sua perna esquerda em sentido horário”? Acho que não, né?

      Eu acho que se juntasse o Kinect com alguns acessórios ele funcionaria bem. Não acessórios eletrônicos, que você tem que ligar ao video-game. Digo acessórios comuns. Um jogo de corrida, pro exemplo… Segurar um volante de ar? Não rola. Mas poderia ter um volante “de brinquedo”, só para o jogador ter noção do que ele tá fazendo.

      Enfim, ainda me chama mais a atenção uma caixa de periférico que diz “mais de 22 botões totalmente mapeáveis” xD

  6. Yan Paulo
    29/12/2010

    Nossa, justo quando eu tava pensando em voltar a jogar WoW, aparece esse post!
    Com “voltar a jogar WoW”, eu quero dizer daqui a uns 6 meses, no mínimo! Agora com meu PS3 vou ter muito mais Uncharted, MGS4, Assassin’s Creed, além de outras coisas não-gamers pra me preocupar antes de jogar WoW =D

    Ah, como sempe: quando eu chegar em casa, vejo o vídeo!

  7. Jair
    29/12/2010

    Passo longe do WOW pelo mesmo motivo, trabalho e vida social huhuahuahuahuahau

    Quanto ao Kinnect acho que botões ainda são necessários, sei lá, não consigo me ver jogando um video-game sem botões.

  8. Gabriel
    29/12/2010

    Eu jgo WoW mas nem ferrando que eu jogaria com o Kinect…..eu tenho que apertar uns 20 botões por minuto quando entro num Battleground…a proposito…eu jogo WoW e ainda tenho vida social,claro que ela ainda existe pq existem raves por ae!

    • 29/12/2010

      Você já chegou em alguma quest e gritou “Let’s do this: LEEROOOOOY”?

      • Gabriel
        29/12/2010

        não…mas meu amigo fez isso numa dungeon e kickaram ele no ato

        • 29/12/2010

          Poxa, que pessoal sem senso de humor :(

          Eu faço isso direto no Battlefield hahahaha

          • lipe-monge!
            30/12/2010

            quero jogar um mmorpg só pra falar isso:
            “Let’s do this: LEEROOOOOY JEEEEEEENNNNNNNNNKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKIIIIIIIIIIIINNNSSSSSSSSSSSS”
            XDD
            toda que revejo o video eu me mato de tanto rir.
            =D

  9. Jhun
    29/12/2010

    Vivi vc falou tudo. Wow é uma LSD do mundo dos games. Há uns anos atrás jogava WoW (e olha que por um período cheguei a jogar com net discada =D) mas hj em dia estou parado. É um ótimo MMO com grande história, um sistema magnífico, mas infelizmente ficava difícel levar duas vidas. Online hj em dia só NFS World e futuramente Battlefield Bad Company 2.

    Porém sempre serei a favor da jogatina offline. Beleza que jogar Street Fighter com pessoas do mundo inteiro é massa, mas nada se compara a zoar o amigo que está sentado ao seu lado no sofá qdo ele morre pra um “soco fraco”. kkkkk Se todos jogássemos Banco Imobiliário online, como iríamos roubar dinheiro do banco qdo ele não está olhando? ^^

    Agora sobre o Kinect, eu já tinha uma opinião formada. Depois do BGS, onde pude experimentar um game lá (acho que era Kinect Adventures não era?) realmente vi que estava certo. Acho que esse tipo de controle tem que evoluir mt antes de cair nas graças da comunidade gamer em geral.

    O Kinect tenta te dar uma sensação de que vc faz parte do jogo mas vc não faz parte. Se tivesse uma forma de gerar imagens tridimensionais que lhe colocassem realmente no lugar do personagem com movimentos sendo executados na sua frente, o sangue jorrando de seu corpo… ok chega.

    Pra mim é impossível jogar WoW de boa com Kinect. =/ Essa semana tb descobri que é impossível jogar Dragon Age no 360. O_o Amo meu mouse e meu teclado. u_u

    Pra controle de movimento, Wii Wins. =D

    • PH!
      29/12/2010

      “…mas nada se compara a zoar o amigo que está sentado ao seu lado no sofá qdo ele morre pra um “soco fraco”. kkkkk Se todos jogássemos Banco Imobiliário online, como iríamos roubar dinheiro do banco qdo ele não está olhando?”

      Adorei essa parte! OIUHIUHAIUAHIUAHIUAHAIUHIUAHAIUHAIU!!! Fiz muito isso!

      • 29/12/2010

        “Essa semana tb descobri que é impossível jogar Dragon Age no 360. O_o Amo meu mouse e meu teclado”.

        Não foi por falta de aviso! rss

        • Jhun
          29/12/2010

          KKKKK verdade. E olha que nem falarei dos gráficos senão os caixistas me matam. u_u

  10. 29/12/2010

    Não posso negar que isso seria deveras interessante.
    Sou jogador de wow, movimentação em raid/pvp é importante, imagino no pvp ficar girando para fugir do alvo do seu inimigo ia ser cansativo!

  11. PH!
    29/12/2010

    Não sei até onde o Kinect pode ir, mas vai ser bem complicado jogar WoW nele. Joguei pouco, mas sei que é intenso o suficiente para se exigir uma grande destreza na hora do uso de skills.

    Acho q um bom adicional no Kinect que o tornaria bom para jogos hardcore seria um preciso comando de voz. Se ele reconhecer bem o movimento das mãos, ao ponto de distinguir bem até o movimento dos dedos, dava pra se fazer uma bagaceira.

    Uma mão indicando movimento do personagem, outra a movimentação da tela ou o alvo (dintinguido pelo dedo usado), e o cara dizendo o atalho da skill – Poison Arrow lvl 5, por exemplo. Difícil seria jogar na madrugada, acordando a família.

  12. Fabão
    29/12/2010

    acho q tudo é uma questão de costume, obvio q o kinect não é a melhor opção pra se jogar wow, justamente pq o jogo não foi criado pensando em usar essa tecnologia… porem nada impede q futuros mmos possam funcionar…

  13. 29/12/2010

    WOW é uma coisa que me assusta. Tem um povo que fica viciado demaaaais!

    Já leu isso aqui: http://www.cracked.com/article_18461_5-creepy-ways-video-games-are-trying-to-get-you-addicted.html ?

    É bem creepy! (Mas todas as coisas que eles mencionam do behaviorismo é bem verdade. Estudei vááários semestres essa história toda.)

    • Bebs
      29/12/2010

      O mais creepy de tudo na teoria behaviorista é justamente que, apesar de ela ser barra pesada, é bem verdade. O ser humano é muito condicionável. =(

      Aliás, engraçado cê falar nisso Cacau, porque outro dia eu li um texto massa sobre o John Watson e como os estudos dele ajudaram a moldar a sociedade americana, com traços behavioristas que dá pra enxergar até hoje. Lembrei de você quando li. ^^

      • Hélio
        31/12/2010

        É mais ou menos verdade, né, Bebs? Seres humanos pensam e, portanto, não vão cair em qualquewr condicionamento q for imposto a eles. Mas concordo q tem muitas vezes q as pessoas nem percebem q estão sendo condicionadas.

  14. Mih
    29/12/2010

    Apesar de eu amar World of Warcraft[tive a oportunidade de jogar a demo Warcraft III no PC da minha prima *______*],não tenho paciência pra MMORPGs em geral[Aliás o Warcraft é o único MMO que eu gosto]Particularmente eu prefiro aqueles RPGs estilo Singleplayer[Tipo Dragon Age]

    “Não posso aniquilar novamente a minha suada e reconquistada vida social, após meus três anos reclusos de Oblivion e Neverwinter Nights” Nem me fale,depois que eu fiquei viciada em Left 4 Dead,minha vida social já era >.< E a tendência é piorar já que próximo ano finalmente terei meu Xbox 360 pra jogar Brutal Legend *¬*

    P.s:Também não vivo sem meu mouse e meu teclado ^^

    • Gabriel
      29/12/2010

      @Mih
      Você é um garota que gosta de brutal legend?????????
      OMG!
      Voc~e veio de algum universo paralelo ou algo do genero?alguma dimensão alternativa onde garotas curtem jogos onde o tema é metal?
      por favor me mande para seu mundo desconhecido!

      • Mih
        29/12/2010

        @Gabriel
        Pra falar a verdade,eu já curtia metal antes do Brutal Legend ^^

        • Gabriel
          30/12/2010

          @Mih
          Da onde você disse que é mesmo? *-*

  15. Joanilson
    29/12/2010

    Não sei se estou dando uma de careta e tal,mas desde que comprei o Wii vi que essa onda de jogar se movimentando não é pra mim. As vezes compro um game com o recurso,como comprei o Heavy Rain Move Edition para o PS3,mas sempre prefiro o modo de jogo normal: sentado,controle na mão e imóvel(preguiçoso mode ON).Mesmo assim,torço para que essas técnicas sejam todas bem evoluídas,pois vejo tb a possibilidade desses games serem usados em tratamentos,simulações e muitos outros meios que possam vir a favorecer a população.

    • lipe-monge!
      30/12/2010

      D:
      que triste!
      x.x

    • The Punisher
      31/12/2010

      Triste e lamentável alguém morrer em circunstâncias estúpidas como essa.

  16. The Punisher
    31/12/2010

    Bom….não tem nada haver com o post, mas creio que seja muito importante ainda sim. Vim desejar FELIZ ANO NOVO as Girls of War e a todos os leitores que acompanham o blog sejam participantes com seus comentários ou não. Beijos para vocês Girls e abraços aos demais!!!

  17. Thiago (Spectrumframer)
    31/12/2010

    OPA!

    Pausa pro off-topic:
    VALEU, MARILSOOOOOOOOOOOOOOONNNN!!!!!

    Parabéns \o/

  18. Hélio
    31/12/2010

    Cara, isso é legal pq expande as possibilidades pra se jogar o WOW. Mas fico imaginando se não é cansativo DEMAIS passar várias horas diárias fazendo movimentos num jogo q exige tanto tempo e dedicação. Sei lá, ainda acho q o teclado é a melhor pedida.

  19. Lord Balthus
    01/01/2011

    Parece bastante… divertido, mas eu ainda acho que o melhor modo de se jogar é usando o teclado e o mouse, mas talvez valha a pena tentar

  20. Lord Balthus
    01/01/2011

    Eu esqueci de colocar no meu post antigo FELIZ ANO NOVO para as girls e para os leitores do blog

  21. 25/06/2012

    mudei minha forma de vício de video-game e outros para sexo e somente sexo(seguro, logico)….bem melhor..sai pelo mesmo preço e o prazer é maior….Bjos meninas

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.